Boletim de Serviço Eletrônico em 30/08/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS FRANCISCO BELTRAO
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

 

 
 

 

EDITAL DIRPPG-FB Nº 02/2022

prorrogação

PROGRAMA DE APOIO À PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA QUALIFICADA DO CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO (PAPCQ-FB)

 

Edital para execução de serviços de revisão de manuscritos (artigos científicos) para língua estrangeira, de acordo com a Instrução Normativa PROPPG/PROPLAD UTFPR nº 2, de 09 de junho de 2021

 

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) da UTFPR Campus Francisco Beltrão torna pública a prorrogação do prazo de submissão de proposta ao do presente Edital do Programa de Apoio à Publicação Científica Qualificada 2022 visando à execução de serviços Revisão de manuscritos (artigos científicos) para língua estrangeira. Os demais itens do Edital permanecem os mesmos.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Antes de efetuar a solicitação, o proponente deverá tomar conhecimento do disposto neste edital, certificando-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

DO OBJETIVO

O Programa de Apoio à Publicação Científica Qualificada objetiva apoiar financeiramente a participação de pesquisadores do Campus Francisco Beltrão em serviços de revisão de manuscritos (artigos científicos) para língua estrangeira, por meio do custeio de:

Revisão gramatical em língua estrangeira de artigos científicos para submissão em Periódicos Qualificados.

Neste edital, o idioma inglês é entendido como eletivo para traduções e/ou revisões de língua estrangeira.

Para os fins deste edital, será considerado como um periódico qualificado aquele que atenda os seguintes aspectos:

Possui SNIP 2020 ≥ 0.5 (https://www.scopus.com/sources) e/ou Fator de Impacto JCR 2020 ≥ 1 (https://jcr-clarivate.ez48.periodicos.capes.gov.br/jcr/home).

Apresentar boas práticas de publicação e não fazer parte de Periódicos predatórios (definição de periódicos predatórios pode ser obtida em Grudniewicz et al. (2019), disponível em https://www.nature.com/articles/d41586-019-03759-y).

 

DA ELEGIBILIDADE

Poderão solicitar apoio para serviços de revisão de manuscritos (artigos científicos não publicados) já escrito em língua estrangeira, apoiados com recursos da DIRPPG-FB (recursos financeiros são provenientes de recursos do Tesouro/Campus Francisco Beltrão), os servidores da UTFPR-FB que sejam responsáveis pela submissão/publicação (autor para correspondência) e cumpram todos os seguintes requisitos:

O autor solicitante deve pertencer à categoria de servidor ativo do quadro permanente da UTFPR, Campus Francisco Beltrão.

O autor solicitante deve apresentar Currículo Lattes/CNPq atualizado no ato da solicitação de serviços de revisão;

O autor solicitante e coautores não devem ter pendências de relatórios em programas de fomento à pesquisa da UTFPR e nem pendências administrativas junto à DIRPPG/PROPPG.

O autor solicitante deve ter projeto de pesquisa ativo e homologado em edital próprio da PROPP.

O autor solicitante deve ser orientador em programas de iniciação científica ou orientador/coorientador em programa de pós-graduação stricto sensu da UTFPR-FB. 

Vincular, por meio da filiação, obrigatoriamente a publicação revisada/editorada à UTFPR;

O autor solicitante não poderá estar afastado integralmente para: cursar pós-graduação stricto sensu; realizar estágio de pós-doutoramento; licença capacitação; quaisquer dos motivos de afastamentos dispostos na Lei 8.112/1990 ou na Lei 12.772/2012.

O autor solicitante poderá se beneficiar do serviço de revisão previsto neste Edital uma única vez.

Os artigos científicos deverão conter em coautoria pelo menos um discente de cursos de graduação e/ou pós-graduação stricto sensu da UTFPR Campus Francisco Beltrão e/ou discentes sob orientação/coorientação do solicitante.

 

DOS VALORES MÁXIMOS A SEREM RESTITUÍDOS

Somente serão restituídos valores para os serviços de revisão de manuscritos para língua estrangeira, executados por pessoa jurídica, obedecendo o limite máximo de até R$ 1.000,00 (mil reais) para cada manuscrito.

Os serviços de revisão de artigos científicos para língua estrangeira deverão ocorrer, preferencialmente, por meio de restituição (elemento de despesa 339093), seguindo a base do conhecimento SEI Orçamento e Finanças: Restituição/Reembolso/Ressarcimento (Necessário estar logado no sistema para acessar a base).

 

DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS A SEREM UTILIZADOS

Os recursos orçamentários a serem utilizados para os serviços previstos neste edital estarão sujeitos à disponibilidade orçamentária, sendo que para o presente Edital, a DIRPPG-FB dispõe de R$ 10.000,00 (dez mil reais) conforme Fonte 8100000000, Ação 20RK, PI M20RKG0100J PTERES 169382.

Os valores que extrapolarem os valores máximos estabelecidos no item 3.1 não serão restituídos e não gerarão qualquer direito ao solicitante.

Os pagamentos estão condicionados à disponibilidade de recursos financeiros repassados à UTFPR-FB e serão atendidos conforme ordem de recebimento.

 

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS (INSCRIÇÃO)

Período de envio de propostas é até 06 de setembro de 2022 (prazo sujeito a ajustes por calendário financeiro), ou até existirem recursos financeiros descritos no item 4.1.

 

APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

As propostas deverão ser encaminhadas à DIRPPG-FB exclusivamente via Processo SEI do tipo Geral: Análise e encaminhamento de documentos, contendo:

 Ofício (Modelo apresentado no Anexo 2) de pedido de aprovação da proposta de revisão; 

Versão em PDF do manuscrito (artigo científico em preparação) a ser revisado, contendo os nomes de todos os autores/coautores e afiliações;

Declaração de que o periódico atende ao item 1.2 deste edital: Comprovantes SNIP ≥ 0.5 (https://www.scopus.com/sources) e/ou Fator de Impacto JCR ≥ 1 (https://jcr-clarivate.ez48.periodicos.capes.gov.br/jcr/home) do Periódico a que o manuscrito revisado será submetido. 

Comprovante ou declaração de que o Periódico atenda ao item 1.2.2, referente a apresentar boas práticas de publicação e não fazer parte de Periódicos predatórios (definição de periódicos predatórios pode ser obtida em Grudniewicz et al. (2019), disponível em https://www.nature.com/articles/d41586-019-03759-y).

Orçamento de três empresas diferente de tradução (contendo CNPJ), emitidos em nome da UTFPR-FB – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (se possível, solicitar que conste também o nome do docente solicitante), com os seguintes dados:

UTFPR - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
Endereço: Rua Gelindo João Folador, nº 2000, Bairro Novo Horizonte
Francisco Beltrão-PR-Brasil
CNPJ: 75.101.873/0012-42 Inscrição Estadual: ISENTO
Fone: (46) 3520-2600

Aos cuidados de: <<docente solicitante>>

Em caso revisão por Microempreendedor Individual (MEI), deve ser informado se a conta bancária a ser realizado o pagamento está vinculada ao CNPJ ou ao CPF.

 

APROVAÇÃO DAS SOLICITAÇÕES

A aprovação das solicitações estará fundamentada na análise do atendimento aos critérios estabelecidos na seção 2 – Elegibilidade e nos documentos apresentados (ver check-list do Anexo 1).

A solicitação será analisada pela DIRPPG-FB, por ordem de chegada, somente após o recebimento de toda a documentação requerida pelo Edital;

A DIRPPG-FB emitirá parecer para cada uma das solicitações, aprovando ou não a concessão do auxílio solicitado.

As solicitações não aprovadas pela DIRPPG-FB serão devolvidas aos solicitantes.

 

8. DA OPERACIONALIZAÇÃO DO PAGAMENTO

O pedido de restituição deve ser formalizado de acordo com base do conhecimento SEI Orçamento e Finanças: Restituição/Reembolso/Ressarcimento, conforme estabelecidos na Instrução Normativa PROPPG/PROPLAD UTFPR nº 02/2021 e direcionados para a DIRPPG-FB.

A nota fiscal ou recibo devem ser emitidos em favor da UTFPR Campus Francisco Beltrão conforme item 6.1.

A data máxima para o Envio de processos via SEI deve seguir os prazos estabelecidos nos itens 5 e 11.

 

9. DO RECURSO ADMINISTRATIVO

O pedido de recurso no caso de solicitações não aprovadas no presente Edital deverão ser enviados para a DIRPPG-FB, via SEI, no mesmo processo em que foi realizada a solicitação. O prazo de recurso é de 03 dias úteis a partir da data de divulgação do resultado no processo SEI. As respostas aos recursos serão encaminhadas pela DIRPPG-FB, por e-mail interno do SEI, em até 05 dias úteis a partir do recebimento do recurso.

 

10. PRESTAÇÃO DE CONTAS

O servidor será responsável pela prestação de contas do benefício recebido do Programa.

Entregar, via SEI à DIRPPG-FB, no mesmo processo, até no máximo 30 dias após o recebimento do benefício, uma cópia em formato digital do manuscrito revisado.

Entregar, via SEI à DIRPPG-FB, no mesmo processo, até no máximo 30 dias após o recebimento do benefício, a nota fiscal ou recibo da revisão.

Entregar, via SEI à DIRPPG-FB, no mesmo processo, até no máximo 60 dias após o recebimento do benefício, uma cópia em formato digital do manuscrito submetido ao Periódico Qualificado conforme item 1.2.

 

11. CRONOGRAMA

 

Quadro 1. Cronograma detalhado do fluxo contínuo para submissão de propostas de revisão de manuscritos ao edital nº 02/2022 - DIRPPG-FB.

11.1. Publicação do edital

19/05/2022

11.2. Início do recebimento de propostas

20/05/2022

11.3. Prazo máximo para submissão de propostas

06/09/2022

11.4. Prazo máximo para prestação de contas (itens 10.1.1 e 10.1.2)

Em até 30 dias após aprovação do processo, ou em até 05/10/2022 (o que ocorrer antes).

11.5. Prazo máximo para comprovação da submissão dos manuscritos em Periódico Qualificado (item 10.1.3)

Em até 60 dias após o recebimento dos benefícios, ou em até 05/11/2022 (o que ocorrer antes).

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

A qualquer momento, a DIRPPG-FB poderá cancelar este Edital por motivos de interesse público ou impeditivos à sua continuidade, sem ônus legais à instituição;

As solicitações que não atendam aos critérios estabelecidos no presente Edital, especialmente quanto aos limites de prazo, valores e documentos requeridos, serão consideradas inelegíveis;

A DIRPPG-FB não se responsabiliza pelos atrasos operacionais de execução do pagamento das taxas de revisão;

Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

Os casos omissos a esse Edital serão analisados e deliberados pela DIRPPG-FB em consonância com a Diretoria Geral do Campus Francisco Beltrão, desde que formalizados por e-mail dirppg-fb@utfpr.edu.br;

 


Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR e será publicado na página de editais da  DIRPPG-FB.

 

 

Francisco Beltrão, 29 de agosto de 2022.




CAMILA NICOLA BOERI DI DOMENICO
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG-FB)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB)


HERNAN VIELMO
Diretor-Geral do Campus Francisco Beltrão
 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CAMILA NICOLA BOERI DI DOMENICO, DIRETOR(A), em (at) 29/08/2022, às 17:59, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 29/08/2022, às 18:15, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2942698 e o código CRC (and the CRC code) 94741F77.



ANEXO 1

 

Check-list de documentos para solicitação de aprovação de taxa de revisão de manuscritos (artigos científicos), EDITAL nº 02/2022- DIRPPG-FB:



(  ) Ofício (Modelo apresentado no Anexo 2) assinado eletronicamente declarando que está em conformidade e de acordo com todos os requisitos do EDITAL nº 02/2022- DIRPPG-FB e solicitando a aprovação da taxa revisão do manuscrito (artigo científico):

(  ) Versão em PDF do manuscrito (artigo científico em preparação), a ser revisado contendo os nomes de todos os autores/coautores e afiliações;

(  ) Comprovantes SNIP ≥ 0.5 (https://www.scopus.com/sources) e/ou Fator de Impacto JCR ≥ 1 (https://jcr-clarivate.ez48.periodicos.capes.gov.br/jcr/home) do Periódico a ser submetido o manuscrito traduzido e/ou revisado.

(  ) Comprovante ou declaração de que o Periódico atenda ao item 1.2.2, referente a apresentar boas práticas de publicação e não fazer parte de Periódicos predatórios (definição de periódicos predatórios pode ser obtida em Grudniewicz et al. (2019), disponível em https://www.nature.com/articles/d41586-019-03759-y).

(  ) Três orçamentos da empresa (contendo CNPJ) para revisão, emitidos em nome da UTFPR-FB – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (se possível, solicitar que conste também o nome do docente solicitante), com os seguintes dados:

 

UTFPR - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
Endereço: Rua Gelindo João Folador, nº 2000, Bairro Novo Horizonte
Francisco Beltrão-PR-Brasil
CNPJ: 75.101.873/0012-42 Inscrição Estadual: ISENTO
Fone: (46) 3520-2600

Aos cuidados de: <<docente solicitante>>

________________________________________________________


ANEXO 2

MODELO DE OFÍCIO PARA SOLICITAÇÃO DE APOIO A REVISÃO DE MANUSCRITOS
EDITAL Nº 02/2022- DIRPPG-FB

 

                          <<Nome>>, Docente do quadro permanente de servidores da UTFPR, ocupante do cargo de <<Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ou Professor do Magistério Superior>> , matrícula interna nº <<Matrícula>>, CPF nº <<CPF>>, lotado no <<Departamento ou Coordenação>>, do Campus Francisco Beltrão, declaro que estou em conformidade e de acordo com todos os requisitos do EDITAL nº XX/2022- DIRPPG-FB e suas retificações e vem mui respeitosamente requerer a aprovação da taxa de Revisão do manuscrito (artigo científico) <<Título>>, a ser submetido para publicação no periódico <<nome>>, ISSN nº <<nº>>, SNIP (<<nº>>), JCR (<<nº>>), sob autoria de <<nome primeiro autor seguido dos demais autores>>, com autor correspondente <<nome do autor>> correspondente>>, sendo que conforme os orçamentos realizados, o valor solicitado para Revisão é de <<R$ valor>>. Considerando que a solicitação seja deferida, o pagamento deverá ser realizado no banco <<nº>>, agência <<nº>>, conta <<nº>> e operação <<nº>>.

 

Nestes termos, Pede Deferimento.

 

 

ASSINATURA DIGITAL DO DOCENTE NO PROCESSO SEI
_______________________________________


Referência: Processo nº 23064.024145/2022-71 SEI nº 2942698