|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS DOIS VIZINHOS DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV |
|
|
EDITAL Nº 30/2022 DIRGRAD/DIRGE - DV E GRUPOS PET - DV
I GINCANA DA INDEPENDÊNCIA - SOLIDARIEDADE EM PAUTA
Da ordem do Diretor-Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Dois Vizinhos (DV), a Diretoria de Graduação e Educação Profissional, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público o Edital da I Gincana da Independência - Solidariedade em Pauta do Campus Dois Vizinhos, para os alunos regularmente matriculados nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas modalidade licenciatura, licenciatura em Educação do Campo, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal, Engenharia de Software e Zootecnia.
1. DA REALIZAÇÃO
A I Gincana da Independência será realizada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional em conjunto aos grupos de educação tutorial do campus, a saber: PET Agricultura Familiar, PET Engenharia Florestal, PET Produção Leiteira, PET Zootecnia e Grupo Tutorial em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.
2. DOS OBJETIVOS
2.1 Promover a integração entre calouros, veteranos e o ambiente da Universidade.
2.2 Incentivar a participação voluntária dos alunos, estimulando envolvimento em ações sociais e despertando consciência solidária, ambiental e sócio-cultural.
2.3 Mobilizar os alunos no período da gincana, garantindo interação, humanização e harmonia entre os participantes.
2.4 Ajudar instituições da cidade de Dois Vizinhos por meio da doação de alimentos, materiais de higiene, roupas e brinquedos.
3. DA FORMAÇÃO DAS EQUIPES
3.1 Podem participar como inscritos na I Gincana da Independência, os estudantes regularmente matriculados nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Licenciatura em Educação do Campo, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal, Engenharia de Software e Zootecnia.
3.2 A formação das equipes deverá seguir os seguintes critérios:
Ser composta por no mínimo 8 (oito) e máximo 10 (dez) alunos;
Contar com membros de pelo menos 2 cursos de graduação;
Indicar um aluno para assumir o papel de líder, que se responsabilizará pela inscrição da equipe e pela comunicação entre a equipe e a comissão organizadora;
Cada estudante poderá compor apenas uma equipe;
É obrigatório a indicação de uma denominação criativa para cada equipe.
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1 A inscrição na gincana é voluntária e gratuita.
4.2 Será aceita uma única inscrição por grupo, inscrito pelo líder.
4.3 Os alunos interessados em participar deverão montar suas equipes e preencher o formulário disponibilizado no link https://forms.gle/7b86kY6pZbAsitMFA conforme cronograma (Quadro 2).
4.4 A UTFPR-DV não se responsabiliza por inscrições não recebidas em razão de ordem técnica de computadores, rede de internet ou domínio de acesso que causem a indisponibilidade de transmissão de dados.
5. DAS ETAPAS
5.1 A gincana será constituída por três etapas: Etapa Solidariedade, Etapa We’re Google e Etapa Corpo em Movimento, com atividades previamente definidas.
5.2 A depender do número de equipes inscritas, as atividades das Etapas Corpo em Movimento e We’re Google serão realizadas por sistema de mata-mata ou sistema de chaveamento de equipes.
5.3 Cada etapa terá pontuação específica que será somada ao término de cada tarefa, constituindo a pontuação final das equipes.
5.3.1 Primeira Etapa: Solidariedade
As equipes deverão arrecadar alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza, calçados, roupas novas/seminovas para adultos e crianças, brinquedos, roupa de cama, mesa e banho, livros e gibis, além de estimular a doação de sangue. A pontuação para cada item arrecadado ou doação de sangue consta no Quadro 1.
Pontuação: 1º - 400 pontos; 2º - 300 pontos; 3º - 200 pontos; 4° - 100 pontos
Tempo: Conforme cronograma apresentado no Quadro 2
5.3.2 Segunda Etapa: We’re Google
Nesta etapa as equipes deverão realizar as seguintes provas, a saber:
- TORTA NA CARA: Para a realização desta tarefa cada equipe deverá apresentar no mínimo 6 alunos, onde os mesmos deverão responder corretamente às questões de conhecimentos gerais, previamente formuladas pela Comissão Organizadora. As questões formuladas serão apresentadas às equipes aleatoriamente. Após a leitura de cada pergunta, as equipes deverão aguardar o sinal do membro da organização, e dirigir-se até o sino para responder a pergunta. É obrigatório o revezamento de pelo menos cinco membros da equipe para responder à pergunta, não sendo permitida a repetição do mesmo jogador em sequência. É permitida a comunicação entre os membros da equipe, no entanto, fica vedada a utilização de tecnologias de informação e comunicação durante a atividade. Receberá a maior pontuação, a equipe que responder corretamente o maior número de perguntas, distribuindo-se as pontuações seguintes, proporcionalmente ao número de acertos de cada equipe.
Critério de Avaliação: Resposta correta, Envolvimento dos componentes e Respeito ao adversário e equipe coordenadora.
Pontuação: 1º - 200 pontos; 2º - 150 pontos; 3º - 100 pontos; 4° - 50 pontos
Tempo: Indeterminado
- SOLETRANDO: Para a realização desta tarefa, as equipes deverão apresentar o mínimo de 4 alunos. As palavras serão selecionadas aleatoriamente pela equipe organizadora e ao sinal, o aluno representante de cada equipe deverá se dirigir para pronunciar corretamente a palavra. Receberá a maior pontuação a equipe que soletrar corretamente o maior número de palavras, distribuindo-se as pontuações seguintes proporcionalmente ao número de acertos de cada equipe.
Critério de Avaliação: Resposta correta, Envolvimento dos componentes e Respeito ao adversário e equipe coordenadora.
Pontuação: 1º - 200 pontos; 2º - 150 pontos; 3º - 100 pontos; 4° - 50 pontos
Tempo: Indeterminado
5.3.3 Terceira Etapa: Corpo em movimento
Nesta etapa as equipes deverão realizar as seguintes provas, a saber:
- GRITO DE GUERRA: Cada equipe deve criar um grito de guerra.
Critério de Avaliação – Serão avaliadas a criatividade e a força vocal do grupo.
Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.
- CORRIDA DO SACO: Serão escolhidos dois membros de cada equipe para participar da corrida. Ambos devem participar de mãos dadas durante o trajeto previamente estabelecido pela equipe organizadora.
Critério de Avaliação – Tempo necessário para realizar o percurso.
Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.
Tempo: Indeterminado.
- CORRIDA DO OVO NA COLHER: A equipe será representada por uma dupla que deverá revezar o transporte de um ovo apoiado sobre uma colher ao longo de um trajeto previamente estabelecido pela equipe organizadora. A colher deve ser mantida necessariamente na boca do participante e a transferência do ovo de um participante para o outro deve ocorrer sem a ajuda das mãos. Quando um participante deixar o ovo cair no chão durante o trajeto deve retornar ao ponto de partida.
Critério de Avaliação – Tempo necessário para realizar o percurso.
Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.
Tempo: Indeterminado.
- BATATA QUENTE: Participarão 8 componentes de cada equipe, em círculos sentados no chão e que irão passar a bola. Ao parar a música, quem estiver com a bola sairá da brincadeira. Se o participante tentar passar a bola para outro jogador após a interrupção da canção, também é eliminado.
Critério de Avaliação: Vencerá a última equipe que permanecer na brincadeira.
Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.
Tempo: Indeterminado.
- CIRCUITO: Nesta prova cada equipe deverá inscrever 4 participantes para realizar um circuito de treinamento no menor tempo possível. As estações deverão ser realizadas de forma sequencial e cada integrante executará uma única estação do circuito. A classificação final será de acordo com o tempo de realização do circuito, vencendo a equipe que realizar o circuito completo no menor espaço de tempo.
O circuito será composto por 4 estações, conforme segue:
Estação 1: Abdominal - Fazer 30 abdominais. Serão contabilizados somente os abdominais em que o participante retirar o tronco do chão.
Estação 2: Argolas - O participante desta estação deverá acertar 5 argolas no alvo estipulado.
Estação 3: Arremesso à cesta de basquetebol - O participante deverá acertar 6 cestas.
Estação 4: Corrida - O participante deverá pegar a medalha, correr pelo circuito estipulado e colocar a medalha no participante da primeira estação para finalizar o circuito.
Critério de Avaliação – Tempo necessário para realizar o percurso.
Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.
Tempo: Indeterminado.
- TIRO AO ALVO COM ESTILINGUE ("PELOTAÇO"): Cada equipe deve indicar um integrante para participar dessa prova, que deverá portar seu próprio estilingue. Serão permitidos 5 arremessos para cada participante. Cada alvo representará um número de pontos, a depender de sua forma e tamanho. Será permitido o empréstimo do estilingue, desde que em comum acordo entre os envolvidos.
Critério de Avaliação – Somatório do número de pontos dos alvos atingidos. Em caso de empate, serão realizados ciclos de três arremessos adicionais, até que haja um vencedor.
Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.
Tempo: Indeterminado.
- CHUTE AO ALVO: Cada equipe deve indicar um integrante para participar dessa prova. Serão permitidos 5 arremessos para cada participante, que deverá chutar uma bola até um alvo (pneu ou travessão) previamente definido.
Critério de Avaliação – Somatório do número de acertos. Em caso de empate, serão realizados ciclos de três arremessos adicionais, até que haja um vencedor.
Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.
Tempo: Indeterminado.
- CAÇA AO TESOURO: A partir de orientações/charadas previamente elaboradas, as equipes deverão se deslocar pelo campus a procura de "tesouros" (objetos que valerão pontos).
Critério de Avaliação – Somatório do número de pontos atribuídos a cada objeto. Em caso de empate, ganha a equipe que encontrar o maior número de objetos.
Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.
Tempo: Indeterminado.
- QUEIMADA: a competição é composta por duas equipes, com mínimo de 6 jogadores, que tentam acertar os oponentes com uma bola, evitando serem atingidos. O jogador que estiver com a bola deve arremessá-la tentando acertar (queimar) uma pessoa do outro time. Quem for queimado sai do jogo. Vence a equipe que conseguir ter o maior número de jogadores dentro do tempo estipulado de jogo.
Critério de Avaliação – Equipe que vencer o maior número de partidas.
Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.
Tempo: Máximo de 20 minutos.
- TACO: Cada equipe deve indicar apenas uma dupla para participar desta atividade. Será permitida a substituição de um participante ao longo da partida. As duplas deverão somar 15 pontos para vencer cada partida, observadas as regras previamente estabelecidas pela equipe organizadora.
Critério de Avaliação – Equipe que vencer o maior número de partidas.
Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.
Tempo: Máximo de 20 minutos ou máximo de 15 pontos.
5.4 Cada atividade será fiscalizada por integrantes da Comissão Organizadora.
6. DA PONTUAÇÃO E RESULTADOS
6.1 A classificação geral da Gincana será realizada levando em consideração as equipes que somarem o maior número de pontos ganhos em toda a competição, a saber: 1° lugar: 1200 pontos; 2° lugar: 900 pontos; 3° lugar: 600 pontos; 4° lugar: 300 pontos
6.2 A Etapa Solidariedade será pontuada de acordo com os critérios estabelecidos no Quadro 1. As Etapas We're Google e Corpo em Movimento serão pontuadas conforme descritas no item 5.3.2 e 5.3.3, respectivamente.
Quadro 1 - Critérios de pontuação
Os itens da Etapa Solidariedade serão computados da seguinte forma: |
|
ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS (*O peso líquido ou volume apontados nas embalagens será o critério considerado para a contagem de pontos) |
|
Arroz (1 Kg) |
20 pontos |
Feijão (1 Kg) |
15 pontos |
Açúcar (1 Kg) |
15 pontos |
Óleo (1 litro) |
10 pontos |
Trigo (1 Kg) |
5 pontos |
Café em pó (500 g) |
5 pontos |
Macarrão (500 g) |
10 pontos |
Leite (1L) |
15 pontos |
Sal (1kg) |
10 pontos |
MATERIAL DE HIGIENE E LIMPEZA (*O peso líquido ou unidades apontadas nas embalagens será o critério considerado para a contagem de pontos) |
|
Sabão em Pó (500 g) |
20 pontos |
Detergente Líquido (Louça - 500ml) |
5 pontos |
Sabão em Pedra (6 barras) |
20 pontos |
Água Sanitária (1 litro) |
10 pontos |
Sabonetes (1 unidade de 90g) |
5 pontos |
Papel Higiênico (4 rolos de 30m) |
10 pontos |
DOAÇÃO DE ROUPAS NOVAS OU SEMINOVAS PARA ADULTOS E CRIANÇAS, E BRINQUEDOS (*Serão consideradas apenas roupas e brinquedos em condições adequadas de uso) |
|
Camiseta |
10 pontos |
Calça jeans |
20 pontos |
Camisa |
10 pontos |
Short |
10 pontos |
Roupa de frio (calça ou camisa) |
20 pontos cada |
Calçados |
10 pontos |
Brinquedos |
15 pontos |
OBRAS LITERÁRIAS (*Serão considerados apenas livros e gibis em bom estado de conservação) |
|
Livros |
15 pontos |
Gibis |
10 pontos |
DOAÇÃO DE SANGUE (*Somente serão computados os pontos das doações comprovadas e feitas durante o período de realização da gincana) |
|
Cada doação |
50 pontos |
6.3 Totalização dos pontos:
6.3.1 Os pontos acima especificados, uma vez totalizados por meio das doações, servirão apenas para a classificação das equipes.
6.3.2 Em caso de empate, será declarada vencedora a equipe que, atender os seguintes critérios, sucessivamente:
i) Obtiver a maior pontuação na Etapa Solidariedade;
- Obtiver a maior pontuação na arrecadação de alimentos;
- Obtiver a maior pontuação no item Doação de roupas novas ou seminovas;
- Obtiver a maior pontuação na Arrecadação de material de limpeza e higiene;
- Obtiver a maior pontuação no item Obras Literárias;
- Obtiver a maior pontuação no item Doação de Sangue;
ii) Obtiver a maior pontuação na Etapa We’re Google seguindo os critérios;
iii) Obtiver a maior pontuação na Etapa Corpo em Movimento.
7. DA PREMIAÇÃO
7.1 As equipes vencedoras serão aquelas que somarem o maior número de pontos após decorridas as três etapas, com classificação, respectivamente, em 1º, 2º e 3º lugares.
1° Lugar Geral: R$700,00 para a equipe.
2° Lugar Geral: R$500,00 para a equipe.
3° Lugar Geral: R$300,00 para a equipe.
7.2 Todos os participantes receberão certificado de participação.
8. DAS PENALIDADES
8.1 Haverá uma equipe responsável por averiguar e apreciar infrações cometidas durante a realização das atividades.
8.2 A equipe que não participar de todas as provas da Gincana, será desclassificada.
8.3 O descumprimento das normas deste Edital, assim como das normas específicas de cada atividade sujeitará os infratores a não participação na atividade.
9. DA COMISSÃO ORGANIZADORA
A Comissão Organizadora da I Gincana da Independência - Solidariedade em Pauta é composta pelos tutores e membros dos grupos de educação tutorial: PET Agricultura Familiar, PET Engenharia Florestal, PET Produção Leiteira, PET Zootecnia e Grupo Tutorial em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.
10. DO CRONOGRAMA
O cronograma consta do Quadro 2:
Quadro 2 - Cronograma
Atividade |
Data |
Inscrição das equipes |
05/09/2022 a 16/09/2022 |
Etapa Solidariedade |
|
Início da Atividade |
20/09/2002 a 28/10/2022 |
Datas de entrega das doações da Etapa Solidariedade |
21/10 no Centro de Convivência das 13h30 às 19h30 |
Divulgação Parcial dos pontos Link: http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos |
25/10 |
Etapa We’re Google |
|
Início da Atividade |
24/09/2022 |
Divulgação Parcial dos pontos Link: http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos |
27/09/2022 |
Etapa Corpo em Movimento |
|
Início da Atividade |
01/10 e 22/10 |
Divulgação Parcial dos pontos Link: http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos |
25/10/2022 |
Resultado final e Premiação Link: http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos |
28/10/2022 |
11. DOS RECURSOS
11.1 No caso de interposição de recurso, este deverá ser dirigido à Comissão Organizadora, devidamente fundamentado e assinado pelo líder da equipe.
11.2 Recursos relativos à execução de uma tarefa, pontuação e/ou bonificação de tarefas serão recebidos até, no máximo, uma hora após a execução desta.
11.3 Recursos que visam tumultuar ou prejudicar o bom andamento da gincana poderão acarretar punições para a equipe recorrente.
12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
12.1 Para participação nas atividades promovidas pela DIRGRAD em parceria com os grupos de tutoria, é indispensável que seja respondido o formulário de inscrição, informando a equipe responsável e informações de contato.
12.2 Características como honestidade, lealdade, respeito e firmeza na realização das tarefas, por parte dos membros das equipes, serão determinantes para a participação na gincana.
12.3 Em todo o evento deverá ser respeitado o regulamento geral e assim ser seguida.
12.4 Qualquer situação não prevista neste edital será avaliada e a decisão será tomada pela comissão organizadora.
12.5 A realização da gincana descrita no presente Edital fica condicionada a inscrição de no mínimo 4 equipes participantes. A não realização não gera qualquer direito adquirido pelas equipes inscritas quanto à premiação descrita no item 7.1
EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA
Diretor-Geral
Campus Dois Vizinhos
MARINA CELANT DE PRÁ
Diretora de Graduação e Educação Profissional
Campus Dois Vizinhos
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARINA CELANT DE PRA, DIRETOR(A), em (at) 02/09/2022, às 14:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 02/09/2022, às 15:10, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2953561 e o código CRC (and the CRC code) EA04327E. |
Referência: Processo nº 23064.043722/2022-23 | SEI nº 2953561 |