Boletim de Serviço Eletrônico em 02/09/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS DOIS VIZINHOS

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV

 

EDITAL Nº 30/2022  DIRGRAD/DIRGE - DV E GRUPOS PET - DV

I GINCANA DA INDEPENDÊNCIA - SOLIDARIEDADE EM PAUTA

Da ordem do Diretor-Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)  - Campus Dois Vizinhos (DV), a Diretoria de Graduação e Educação Profissional, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público o Edital da I Gincana da Independência - Solidariedade em Pauta do Campus Dois Vizinhos, para os alunos regularmente matriculados nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas modalidade licenciatura, licenciatura em Educação do Campo, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal, Engenharia de Software e  Zootecnia.

 

1. DA REALIZAÇÃO

A I Gincana da Independência será realizada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional em conjunto aos grupos de educação tutorial do campus, a saber: PET Agricultura Familiar, PET Engenharia Florestal, PET Produção Leiteira, PET Zootecnia e Grupo Tutorial em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

 

2. DOS OBJETIVOS

2.1 Promover a integração entre calouros, veteranos e o ambiente da Universidade.

2.2 Incentivar a participação voluntária dos alunos, estimulando envolvimento em ações sociais e despertando consciência solidária, ambiental e sócio-cultural.

2.3 Mobilizar os alunos no período da gincana, garantindo interação, humanização e harmonia entre os participantes.

2.4 Ajudar instituições da cidade de Dois Vizinhos por meio da doação de alimentos, materiais de higiene, roupas e brinquedos.

 

3. DA FORMAÇÃO DAS EQUIPES

3.1 Podem participar como inscritos na I Gincana da Independência, os estudantes regularmente matriculados nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Licenciatura em Educação do Campo, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal, Engenharia de Software e  Zootecnia.

3.2  A formação das equipes deverá seguir os seguintes critérios:

  1. Ser composta por no mínimo 8 (oito) e máximo 10 (dez) alunos;

  2. Contar com membros de pelo menos 2 cursos de graduação;

  3. Indicar um aluno para assumir o papel de líder, que se responsabilizará pela inscrição da equipe e pela comunicação entre a equipe e a comissão organizadora;

  4. Cada estudante poderá compor apenas uma equipe;

  5. É obrigatório a indicação de uma denominação criativa para cada equipe.

 

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 A inscrição na gincana é voluntária e gratuita.

4.2 Será aceita uma única inscrição por grupo, inscrito pelo líder.

4.3 Os alunos interessados em participar deverão montar suas equipes e preencher o formulário disponibilizado no link https://forms.gle/7b86kY6pZbAsitMFA conforme cronograma (Quadro 2).

4.4 A UTFPR-DV não se responsabiliza por inscrições não recebidas em razão de ordem técnica de computadores, rede de internet ou domínio de acesso que causem a indisponibilidade de transmissão de dados.

 

5. DAS ETAPAS

5.1 A gincana será constituída por três etapas: Etapa Solidariedade, Etapa We’re Google e Etapa Corpo em Movimento, com atividades previamente definidas.

5.2 A depender do número de equipes inscritas, as atividades das Etapas Corpo em Movimento e We’re Google serão realizadas por sistema de mata-mata ou sistema de chaveamento de equipes.

5.3 Cada etapa terá pontuação específica que será somada ao término de cada tarefa, constituindo a pontuação final das equipes.

5.3.1 Primeira Etapa: Solidariedade

As equipes deverão arrecadar alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza, calçados, roupas novas/seminovas para adultos e crianças,  brinquedos, roupa de cama, mesa                            e banho, livros e gibis, além de estimular a doação de sangue. A pontuação para cada item arrecadado ou doação de sangue consta no Quadro 1.

Pontuação: 1º - 400 pontos; 2º - 300 pontos; 3º - 200 pontos; 4° - 100 pontos

Tempo: Conforme cronograma apresentado no Quadro 2

 

5.3.2 Segunda Etapa: We’re Google

Nesta etapa as equipes deverão realizar as seguintes provas, a saber:

- TORTA NA CARA: Para a realização desta tarefa cada equipe deverá apresentar no mínimo 6 alunos, onde os mesmos deverão responder corretamente às questões de conhecimentos gerais, previamente formuladas pela Comissão Organizadora. As questões formuladas serão apresentadas às equipes aleatoriamente. Após a leitura de cada pergunta, as equipes deverão aguardar o sinal do membro da organização, e dirigir-se até o sino para responder a pergunta. É obrigatório o revezamento de pelo menos cinco membros da equipe para responder à pergunta, não sendo permitida a repetição do mesmo jogador em sequência. É permitida a comunicação entre os membros da equipe, no entanto, fica vedada a utilização de tecnologias de informação e comunicação durante a atividade. Receberá a maior pontuação, a equipe que responder corretamente o maior número de perguntas, distribuindo-se as pontuações seguintes, proporcionalmente ao número de acertos de cada equipe.

Critério de Avaliação: Resposta correta,  Envolvimento dos componentes e  Respeito ao adversário e equipe coordenadora.

Pontuação: 1º - 200 pontos; 2º - 150 pontos; 3º - 100 pontos; 4° - 50 pontos

Tempo: Indeterminado

 

- SOLETRANDO: Para a realização desta tarefa, as equipes deverão apresentar o mínimo de 4 alunos. As palavras serão selecionadas aleatoriamente pela equipe organizadora e ao sinal, o aluno representante de cada equipe deverá se dirigir para pronunciar corretamente a palavra. Receberá a maior pontuação a equipe que soletrar corretamente o maior número de palavras, distribuindo-se as pontuações seguintes proporcionalmente ao número de acertos de cada equipe.

Critério de Avaliação: Resposta correta,  Envolvimento dos componentes e  Respeito ao adversário e equipe coordenadora.

Pontuação: 1º - 200 pontos; 2º - 150 pontos; 3º - 100 pontos; 4° - 50 pontos

Tempo: Indeterminado

 

5.3.3 Terceira Etapa: Corpo em movimento

Nesta etapa as equipes deverão realizar as seguintes provas, a saber:

- GRITO DE GUERRA: Cada equipe deve criar um grito de guerra.

Critério de Avaliação – Serão avaliadas a criatividade e a força vocal do grupo.

Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.

 

- CORRIDA DO SACO: Serão escolhidos dois membros de cada equipe para participar da corrida. Ambos devem participar de mãos dadas durante o trajeto previamente estabelecido pela equipe organizadora.

Critério de Avaliação – Tempo necessário para realizar o percurso.

Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.

Tempo: Indeterminado.

 

- CORRIDA DO OVO NA COLHER: A equipe será representada por uma dupla que deverá revezar o transporte de um ovo apoiado sobre uma colher ao longo de um trajeto previamente estabelecido pela equipe organizadora.  A colher deve ser mantida necessariamente na boca do participante e a transferência do ovo de um participante para o outro deve ocorrer sem a ajuda das mãos. Quando um participante deixar o ovo cair no chão durante o trajeto deve retornar ao ponto de partida.

Critério de Avaliação – Tempo necessário para realizar o percurso.

Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.

Tempo: Indeterminado.

 

- BATATA QUENTE: Participarão 8 componentes de cada equipe, em círculos sentados no chão e que irão passar a bola. Ao parar a música, quem estiver com a bola sairá da brincadeira. Se o participante tentar passar a bola para outro jogador após a interrupção  da canção, também é eliminado.

Critério de Avaliação: Vencerá a última equipe que permanecer na brincadeira.

Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.

Tempo: Indeterminado.

 

- CIRCUITO: Nesta prova cada equipe deverá inscrever 4 participantes para realizar um circuito de treinamento no menor tempo possível. As estações deverão ser realizadas de forma sequencial e cada integrante executará uma única estação do circuito. A classificação final será de acordo com o tempo de realização do circuito, vencendo a equipe que realizar o circuito completo no menor espaço de tempo.

O circuito será composto por 4 estações, conforme segue:

Critério de Avaliação – Tempo necessário para realizar o percurso.

Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.

Tempo: Indeterminado.

 

- TIRO AO ALVO COM ESTILINGUE ("PELOTAÇO"): Cada equipe deve indicar um integrante para participar dessa prova, que deverá portar seu próprio estilingue. Serão permitidos 5 arremessos para cada participante. Cada alvo representará um número de pontos, a depender de sua forma e tamanho. Será permitido o empréstimo do estilingue, desde que em comum acordo entre os envolvidos.

Critério de Avaliação – Somatório do número de pontos dos alvos atingidos. Em caso de empate, serão realizados ciclos de três arremessos adicionais, até que haja um vencedor.

Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.

Tempo: Indeterminado.

 

- CHUTE AO ALVO: Cada equipe deve indicar um integrante para participar dessa prova. Serão permitidos 5 arremessos para cada participante, que deverá chutar uma bola até um alvo (pneu ou travessão) previamente definido.

Critério de Avaliação – Somatório do número de acertos. Em caso de empate, serão realizados ciclos de três arremessos adicionais, até que haja um vencedor.

Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.

Tempo: Indeterminado.

 

- CAÇA AO TESOURO: A partir de orientações/charadas previamente elaboradas, as equipes deverão se deslocar pelo campus a procura de "tesouros" (objetos que valerão pontos).

Critério de Avaliação – Somatório do número de pontos atribuídos a cada objeto. Em caso de empate, ganha a equipe que encontrar o maior número de objetos.

Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.

Tempo: Indeterminado.

 

- QUEIMADA: a competição é composta por duas equipes, com mínimo de 6 jogadores, que tentam acertar os oponentes com uma bola, evitando serem atingidos. O jogador que estiver com a bola deve arremessá-la tentando acertar (queimar) uma pessoa do outro time. Quem for queimado sai do jogo. Vence a equipe que conseguir ter o maior número de jogadores dentro do tempo estipulado de jogo.

Critério de Avaliação – Equipe que vencer o maior número de partidas.

Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.

Tempo: Máximo de 20 minutos.

 

- TACO: Cada equipe deve indicar apenas uma dupla para participar desta atividade. Será permitida a substituição de um participante ao longo da partida. As duplas deverão somar 15 pontos para vencer cada partida, observadas as regras previamente estabelecidas pela equipe organizadora.

Critério de Avaliação – Equipe que vencer o maior número de partidas.

Pontuação 1º Colocado – 100 pontos; 2º Colocado – 75 pontos; 3º Colocado – 50 pontos.

Tempo: Máximo de 20 minutos ou máximo de 15 pontos.

 

5.4 Cada atividade será fiscalizada por integrantes da Comissão Organizadora.

 

6. DA PONTUAÇÃO E RESULTADOS

6.1 A classificação geral da Gincana será realizada levando em consideração as equipes que somarem o maior número de pontos ganhos em toda a competição, a saber: 1° lugar: 1200 pontos; 2° lugar: 900 pontos; 3° lugar: 600 pontos; 4° lugar: 300 pontos

6.2 A Etapa Solidariedade será pontuada de acordo com os critérios estabelecidos no Quadro 1. As Etapas We're Google e Corpo em Movimento serão pontuadas conforme descritas no item 5.3.2 e 5.3.3, respectivamente.

 

Quadro 1 - Critérios de pontuação

Os itens da Etapa Solidariedade serão computados da seguinte forma:

ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS (*O peso líquido ou volume apontados nas embalagens será o critério considerado para a contagem de pontos)

Arroz (1 Kg)

20 pontos

 Feijão (1 Kg)

15 pontos

Açúcar (1 Kg)

15 pontos

Óleo (1 litro)

10 pontos

 Trigo (1 Kg)

5 pontos

Café em pó (500 g)

5 pontos

Macarrão (500 g)

10 pontos

 Leite (1L)

15 pontos

Sal (1kg)

10 pontos

MATERIAL DE HIGIENE E LIMPEZA (*O peso líquido ou unidades apontadas nas embalagens será o critério considerado para a contagem de pontos)

 Sabão em Pó (500 g)

20 pontos

Detergente Líquido (Louça - 500ml)

5 pontos

Sabão em Pedra (6 barras)

20 pontos

 Água Sanitária (1 litro)

10 pontos

 Sabonetes (1 unidade de 90g)

5 pontos

 Papel Higiênico (4 rolos de 30m)

10 pontos

DOAÇÃO DE ROUPAS NOVAS OU SEMINOVAS PARA ADULTOS E CRIANÇAS, E BRINQUEDOS (*Serão consideradas apenas roupas e brinquedos em condições adequadas de uso)

 Camiseta

10 pontos

Calça jeans

20 pontos

Camisa

10 pontos

Short

10 pontos

 Roupa de frio (calça ou camisa)

20 pontos cada

Calçados

10 pontos

Brinquedos

 15 pontos

OBRAS LITERÁRIAS (*Serão considerados apenas livros e gibis em bom estado de conservação)

Livros

15 pontos

Gibis

10 pontos

DOAÇÃO DE SANGUE (*Somente serão computados os pontos das doações comprovadas e feitas durante o período de realização da gincana)

 Cada doação

50 pontos

 

6.3 Totalização dos pontos:

6.3.1 Os pontos acima especificados, uma vez totalizados por meio das doações, servirão apenas para a classificação das equipes.

6.3.2 Em caso de empate, será declarada vencedora a equipe que, atender os seguintes critérios, sucessivamente:

 i) Obtiver a maior pontuação na Etapa Solidariedade;

- Obtiver a maior pontuação na arrecadação de alimentos;

- Obtiver a maior pontuação no item Doação de roupas novas ou seminovas;

- Obtiver a maior pontuação na Arrecadação de material de limpeza e higiene;

- Obtiver a maior pontuação no item Obras Literárias;

 - Obtiver a maior pontuação no item Doação de Sangue;

ii) Obtiver a maior pontuação na Etapa We’re Google seguindo os critérios;

iii) Obtiver a maior pontuação na Etapa Corpo em Movimento.

 

7. DA PREMIAÇÃO

7.1 As equipes vencedoras serão aquelas que somarem o maior número de pontos após decorridas as três etapas, com classificação, respectivamente, em 1º, 2º e 3º lugares.

1° Lugar Geral: R$700,00 para a equipe.

2° Lugar Geral: R$500,00 para a equipe.

3° Lugar Geral: R$300,00 para a equipe.

7.2 Todos os participantes receberão certificado de participação.

 

8. DAS PENALIDADES

8.1 Haverá uma equipe responsável por averiguar e apreciar infrações cometidas durante a realização das atividades.

8.2 A equipe que não participar de todas as provas da Gincana, será desclassificada.

8.3 O descumprimento das normas deste Edital, assim como das normas específicas de cada atividade sujeitará os infratores a não participação na atividade.

 

9.  DA COMISSÃO ORGANIZADORA

A Comissão Organizadora da I Gincana da Independência - Solidariedade em Pauta é composta pelos tutores e membros dos grupos de educação tutorial: PET Agricultura Familiar, PET Engenharia Florestal, PET Produção Leiteira, PET Zootecnia e Grupo Tutorial em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

 

10. DO CRONOGRAMA

O cronograma consta do Quadro 2:

 

Quadro 2 - Cronograma

Atividade

Data

Inscrição das equipes

05/09/2022 a 16/09/2022

Etapa Solidariedade

Início da Atividade

20/09/2002 a 28/10/2022

Datas de entrega das doações da Etapa Solidariedade

21/10 no Centro de Convivência das 13h30 às 19h30

Divulgação Parcial dos pontos

Link: http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos

25/10

Etapa We’re Google

Início da Atividade

24/09/2022

Divulgação Parcial dos pontos

Link:  http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos

27/09/2022

Etapa Corpo em Movimento

Início da Atividade

01/10 e 22/10

Divulgação Parcial dos pontos

Link:  http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos

25/10/2022

Resultado final  e Premiação

Link:  http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos

28/10/2022

 

11. DOS RECURSOS

11.1 No caso de interposição de recurso, este deverá ser dirigido à Comissão Organizadora, devidamente fundamentado e assinado pelo líder da equipe.

11.2 Recursos relativos à execução de uma tarefa, pontuação e/ou bonificação de tarefas serão recebidos até, no máximo, uma hora após a execução desta.

11.3 Recursos que visam tumultuar ou prejudicar o bom andamento da gincana poderão acarretar punições para a equipe recorrente.

 

12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 Para participação nas atividades promovidas pela DIRGRAD em parceria com os grupos de tutoria, é indispensável que seja respondido o formulário de inscrição, informando a equipe responsável e informações de contato.

12.2 Características como honestidade, lealdade, respeito e firmeza na realização das tarefas, por parte dos membros das equipes, serão determinantes para a participação na gincana.

12.3 Em todo o evento deverá ser respeitado o regulamento geral e assim ser seguida.

12.4 Qualquer situação não prevista neste edital será avaliada e a decisão será tomada pela comissão organizadora.

12.5 A realização da gincana descrita no presente Edital fica condicionada a inscrição de no mínimo 4 equipes participantes. A não realização não gera qualquer direito adquirido pelas equipes inscritas quanto à premiação descrita no item 7.1

 

 

EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA

Diretor-Geral

Campus Dois Vizinhos

 

 

MARINA CELANT DE PRÁ

Diretora de Graduação e Educação Profissional

Campus Dois Vizinhos   

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARINA CELANT DE PRA, DIRETOR(A), em (at) 02/09/2022, às 14:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 02/09/2022, às 15:10, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2953561 e o código CRC (and the CRC code) EA04327E.



 


Referência: Processo nº 23064.043722/2022-23 SEI nº 2953561