Boletim de Serviço Eletrônico em 12/09/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS MEDIANEIRA

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS MEDIANEIRA

 

Retificado em 09/09/2022

EDITAL nº 01/2022

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

 

Pelo presente, fazemos saber aos interessados que se acham abertas as inscrições para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO (CEEST), nível Lato Sensu, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR – COPPG, conforme Resolução Nº 051/2020 de 21 de dezembro de 2020, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução COPPG Nº 33/2019 de 30 de setembro de 2019, do COPPG, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:

 

I – FINALIDADE DO CURSO

ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO (CEEST)

Modalidade: À distância.

Local do polo presencial: UTFPR – Campus Medianeira.

Área de Conhecimento: Higiene e Segurança do Trabalho (3.08.01.03-6).

Nível: Pós-Graduação Lato-Sensu (Especialização).

O Curso destina-se aos graduados em Engenharia de qualquer modalidade ou em Arquitetura e Urbanismo, e para profissionais graduados que queiram se especializar na área, e tem como objetivo habilitar estes profissionais de nível superior, para atuar na área de Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

II – LOCAL DO CURSO

O curso será ministrado por meio de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), Moodle Institucional da UTFPR, e de serviço de conferência web. A sede física do curso se localiza na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Medianeira, situada à Av. Avenida Brasil, 4232, CEP 85884-000, e admite alunos de qualquer localidade do país.

 

III – DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

O Curso terá duração total de 630 (seiscentas e trinta) horas, das quais 60 (sessenta) horas se referem a atividades práticas presenciais, excluindo o tempo destinado a atividades extracurriculares individuais e ao Trabalho de Final de Curso (monografia ou artigo).

As aulas síncronas e assíncronas serão ministradas por TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) às quartas, quintas e sextas-feiras no turno da noite (18h40 às 22h40). As atividades presenciais, referente a 60 (sessenta) horas, terão as datas disponibilizadas previamente aos alunos com 2 meses de antecedência, serão realizadas aos sábados e domingo nos turnos da manhã (08h00 às 12h00) e a tarde (13h00 às 17h00). Eventualmente poderão ser ministradas aulas em outros dias da semana. Informações adicionais podem ser obtidas por meio do e-mail: segtrab-md@utfpr.edu.br.

 

IV – VAGAS

O Curso oferece 60 vagas, sendo:

  1. 54 (cinquenta e quatro) vagas destinadas aos interessados da comunidade, denominados de alunos pagantes;

  2. 06 (seis) vagas prioritárias, reservadas aos servidores da UTFPR, que estão isentos do pagamento da mensalidade, conforme Art. 16 do Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu da UTFPR.

A turma será aberta se houver no mínimo 49 (quarenta e nove) candidatos selecionados com matrícula confirmada. Obs. o mínimo corresponde a 90% do número de vagas ofertadas.

 

V – DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA

 

Período de Inscrição

16/05/2022 a 14/11/2022

Resultado da Classificação

18/11/2022

Interposição de Recurso

21 a 25/11/2022

Período de Matrícula

28/11 a 02/12/2022 

Segunda chamada para matrícula

05 a 09/12/2022

 

VI – CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Os interessados em participar do processo de classificação deverão:

1. Efetuar a inscrição no site http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/

2. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$50,00 (cinquenta reais).

3. Encaminhar através do site da inscrição, até o dia 14/11/2022, cópia dos seguintes documentos:

4. O candidato, ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.

5. O candidato deve armazenar o número do protocolo e código de acesso, gerados no momento da inscrição no sistema. Essas informações são necessárias para acompanhar os processos de inscrição e classificação.

 

VII – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

Início das atividades letivas

01/02/2023

Férias

o período letivo respeitará o calendário institucional

Data limite para entrega do Trabalho de Conclusão de Curso

01/08/2024

 

VIII – CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO

Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor Geral do Campus Medianeira, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR;

1. A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes na concorrência pública. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.

2. A Seleção dos Candidatos será feita pelos seguintes critérios e obedecerá à seguinte prioridade:

3. O resultado da seleção será informado por e-mail a todos os inscritos, na data indicada no item V e publicado no site: http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/.

4. A interposição de recurso, em relação ao resultado do processo de seleção, deve ser feita junto à Assessoria de Pós-Graduação Lato Sensu/Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, das 8h00min às 17h00min, na data indicada no item V do presente documento.

 

IX – MATRÍCULA

1. O processo de matrícula compreende entrega ou envio dos seguintes documentos:

(*) O certificado ou declaração de conclusão será aceito apenas para matrícula; para receber o Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente enviar cópia autenticada do Diploma de Graduação conforme especificado no edital;

(**) Os diplomas de graduações adquiridos no exterior, deve estar autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem.

(***) Ao chegar ao país, existe o prazo de 30 dias, contados da data da entrada, para que o estrangeiro se apresente à Polícia Federal para solicitar o RNE. A cédula, entretanto, não fica pronta imediatamente. O estrangeiro receberá um protocolo. Este protocolo já possui o número do RNE necessário para proceder à matrícula. O estudante poderá agendar o atendimento na Polícia Federal pela Internet, mesmo antes de entrar no país.

2. Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula até 02/12/2022 (último dia da matrícula). 

3. Os candidatos selecionados deverão enviar, pelos Correios, as cópias autenticadas em cartório ou documento certificado digitalmente para: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Avenida Brasil, 4232 – Parque Independência. CEP 85.884-000 – Medianeira – PR.

4. Os candidatos selecionados que prefiram entregar os documentos diretamente no campus Medianeira da UTFPR, poderão entregar os documentos autenticados ou apresentar os originais seguidos de cópias para autenticação para concluir o processo de matrícula, junto à Secretaria da Pós-Graduação (Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação), que fica no bloco C, do campus Medianeira, no período previsto no item V deste documento, das 8h00min às 12h00min e das 13h30min às 17h00min.

5. Os candidatos que não fizerem a matrícula até a data limite perderão suas vagas, sendo as mesmas preenchidas a partir da lista de espera.

 

X – CONVÊNIO UTFPR E FUNTEF-PR

1. A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) atuará como apoio à UTFPR na gestão financeira do presente curso, sendo a responsável pela inscrição inicial e captação das mensalidades, e esta parceria entre a UTFPR e FUNTEF-PR é regulada pelo CONTRATO Nº 02/2022.

 

XI – CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

1. O candidato, no ato da matrícula, fará a opção por uma das condições de pagamento do Curso abaixo relacionadas:

2. Não haverá a devolução da taxa de inscrição dos candidatos desistentes ou não classificados, caso o curso tiver sua abertura confirmada.

3. A devolução da taxa de matrícula, no caso de desistência, se fará no montante de 80% de seu valor, desde que solicitada antes do início das aulas do curso.

 

XI – CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

1. Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, acompanhado de seu Histórico Escolar.

 

XII – INFORMAÇÕES GERAIS

1. O candidato não selecionado poderá interpor recurso, conforme prazos estabelecidos no item V do edital de abertura, nos termos do artigo 59 da lei 9.784/99.

2. Conforme artigo 1° da RESOLUÇÃO Nº 325, DE 27 NOV 1987 – CONFEA, o exercício da especialização de Engenheiro de Segurança do Trabalho é permitido, exclusivamente ao ENGENHEIRO ou ARQUITETO, portador de certificado de conclusão de curso de especialização em nível de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho; Não existe neste curso a prerrogativa de Aperfeiçoamento.

3. Eventuais questões do presente edital poderão ser dirimidas, em caso de discordância, no foro da Justiça Federal de Foz do Iguaçu para dirimir eventuais questões decorrentes do edital, não solucionadas administrativamente.

4. Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelos telefones (44) 99912-9415, ou pelo e-mail da coordenação: segtrab-md@utfpr.edu.br.

5. O presente edital será publicado em meio eletrônico no site da FUNTEF-PR (http://www.funtefpr.org.br/).

6. Casos omissos a este edital serão resolvidos pela Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação.

 

Medianeira, 04 de julho de 2022.

 

 

Prof. Dr. Claudio Leones Bazzi

Diretor-Geral do Campus Medianeira

 

 

Relação de links desse edital:

- Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Campus Medianeira (DIRPPG-MD): http://portal.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/medianeira

- Pós-Graduação Lato Sensu - Especializações: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/especializacao

- Inscrição | Postagem de documentos | Consulta seleção: http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/

- Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR:

https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php? acao=publicacao_visualizar&id_documento=1211323&id_orgao_publicacao=0

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 12/09/2022, às 10:13, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2969532 e o código CRC (and the CRC code) 719D6836.



ANEXO A - DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA

 

Declaro ter ciência da Lei nº 7.410/85 e suas atualizações, que dispõe sobre a Especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a Profissão de Técnico de Segurança do Trabalho, e dá outras Providências, as Resoluções CONFEA n.º 325 de 27/11/87, que dispõe sobre o exercício profissional, o registro e as atividades do Engenheiro de Segurança do Trabalho e dá outras providências, e CAU n° 10, de 16/01/2012, que dispõe sobre o exercício profissional, o registro e as atividades do Arquiteto e Urbanista com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e dá outras providências.

 

 

Medianeira-PR, _______de _______________________ de ____________.

 

 

 

____________________________________________________________

Assinatura

 

 

ANEXO B – Disciplinas do Curso (Plano de Ensino)

 

Disciplina: Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Fornecer ao discente um panorama geral sobre a engenharia de segurança do trabalho

Programa:

A evolução da Engenharia de Segurança do Trabalho. Aspectos econômicos, políticos e sociais. A história do prevencionismo. Entidades públicas e privadas. A Engenharia de Segurança do Trabalho no contexto capital-trabalho. O papel e as responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho. Acidentes: conceituação e classificação. Causas de acidentes: fator pessoal de insegurança, ato inseguro, condição ambiental de insegurança. Consequências do acidente: lesão pessoal e prejuízo material. Agente do acidente e fonte de lesão. Riscos nas atividades laborais.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): apresentação de seminários; estudos de caso (entregue via moodle) e aula expositiva.

Previsão de Trabalhos Discentes: Lista de exercícios.

Forma de Avaliação:

Avaliação descritiva (50%); Seminário (25%); Trabalhos (25%)

Bibliografia:

1. Manuais de Legislação Atlas - Segurança e Medicina do Trabalho. 68ª edição, Atlas: São Paulo, 2011.

2. Saliba, Tuffi M.; Saliba, Sofia C. R. Legislação de Segurança, Acidente do Trabalho e Saúde do Trabalhador. 7a. ed., LTr: São Paulo, 2010.

3. IVONE Vieira, Sebastião. Manual de saúde e segurança do trabalho. 2. ed. São Paulo: Editora LTr, 2008.

4. ______, PR. NTEP e FAP: Novo olhar sobre a saúde do trabalhador. 2. ed. São Paulo, Editora LTr, 2010.

5. EQUIPE ATLAS. Segurança e medicina do trabalho. [s. l.], 2019.

6. CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Segurança e saúde na indústria da construção: prevenção e inovação. Brasília, DF, 2019. 211 p.

7. CHIRMICI, A. Introdução à segurança e saúde no trabalho. [s. l.], 2016.

 

Consulta a base Bibliotec.: 20/01/2022

 

Disciplina: Legislação e Normas Técnicas

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Conhecer a legislação nacional e internacional aplicada a segurança do trabalho.

Programa:

Conceituação, Constituição, Lei, Decreto e Portaria. Hierarquia: Legislação Federal, Estadual e Municipal. Legislação Acidentária. Legislação Previdenciária. Legislação Sindical. Consolidação das Leis do Trabalho. Trabalho da Mulher e do Menor. Atribuições do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho. Responsabilidade Profissional, Trabalhista, Civil e Criminal. A Corresponsabilidade. Portarias Normativas e outros Dispositivos Legais. Embargo e Interdição. Convenções e Recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Normas Técnicas - Normas Nacionais, Estrangeiras e Internacionais. Técnicas do Preparo de Normas, Instruções e Ordens de Serviço. Importância da Utilização de Normas Técnicas Internas para a Engenharia de Segurança.

Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Sala de Aula Invertida; Utilização da plataforma Moodle para disponibilizar conteúdos e realizar listas de exercícios; dinâmica de grupo;

Previsão de Trabalhos Discentes:

Lista de exercícios via moodle e trabalhos em grupo;

Forma de Avaliação:

Avaliação objetiva (40%); Debates e participação (25%); Lista de exercícios (35%);

Bibliografia:

1. Manuais de Legislação Atlas - Segurança e Medicina do Trabalho. 68ª ed., Atlas, São Paulo, 2011.

2. MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. Legislação - Normas regulamentadoras NRs 1 a 37 – Disponível em: https://enit.trabalho.gov.br/portal/index.php/seguranca-e-saude-no-trabalho/sst-menu/sst-normatizacao/sst-nr-portugues?view=default.

3. Oliveira, Sebastião G. Proteção Jurídica à saúde do trabalhador. LTr: São Paulo, 2002.

4. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Atmosferas explosivas: parte 29-2 - Detectores de gases - Seleção, instalação, utilização e manutenção de detectores para gases inflamáveis e oxigênio (NBR-IEC-60079-29-2). Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2011. 100 p.

5. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Atmosferas explosivas: parte 10-1 - Classificação de áreas - Atmosferas explosivas de gás (NBR-IEC-60079-10-1). Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2009. 63 p.

6. EQUIPE ATLAS. Segurança e medicina do trabalho. [s. l.], 2019.

7. PEREIRA, E. Direitos sociais trabalhistas : responsabilidade, flexibilização, sindicabilidade judicial e as relações negociadas. [s. l.], 2017. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000012606&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 18 fev. 2020.

 

Consulta a base Bibliotec.: 20/01/2022

 

Disciplina: PCRMEI: Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações Civil

Carga Horária: 20 horas

19 horas teóricas

01 horas práticas

Objetivo:

Identificar os riscos oriundos da indústria da construção civil e os mecanismos de neutralização.

Programa:

Localização industrial. Arranjo físico. Edificações: fases construtiva e operacional. Estruturas e superfícies de trabalho. Transporte, armazenagem e manuseio de materiais. Tanques, silos e tubulações. Cor, sinalização e rotulagem. Características da construção civil. Riscos principais. Programa das Condições do Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT. Análise dos subsistemas: pessoal, equipamento, material e ambiente.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Aprendizagem baseada em problemas; Aula expositiva; Seminário;

 

Aula prática: visita técnica a uma obra;

Previsão de Trabalhos Discentes:

Elaboração de um PCMAT (Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção).

Forma de Avaliação:

Trabalho em Grupo: avaliação do PCMAT

Bibliografia:

1. Faria, Maila T. Apostila de Prevenção e Controle de Riscos em Maquinas, Equipamentos e Instalações na Construção Civil. UTFPR, Curitiba, 2007.

2. Sampaio, José C. de A. Manual de Aplicação da NR 18. Editora PINI.

3. Sampaio, José C. de A. PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil. Editora PINI.

4. Rousselet, Edison da S., Falcão, César. Segurança na Obra. Editora Interciência, 1999.

5. RODRIGUES, Flavio Rivero. Prevenindo acidentes na construção civil. 2. ed. São Paulo, SP: LTr, 2013. 223 p.

6. CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Segurança e saúde na indústria da construção: prevenção e inovação. Brasília, DF, 2019. 211 p.

7. OLIVEIRA, L. de C. P. Elaboração de um programa de prevenção de riscos ambientais para uma empresa do ramo da construção civil. Brazil, 2019.

 

Consulta a base Bibliotec.: 20/01/2022

 

Disciplina: PCRMEI: Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações – Mecânica

Carga Horária: 30 horas

27 horas teóricas

03 horas práticas

Objetivo:

Identificar os riscos oriundos dos processos industriais de origem mecânica e os mecanismos de neutralização.

Programa:

Conceituação e importância. Bombas e motores. Veículos industriais. Equipamentos de guindar e transportar. Ferramentas manuais. Ferramentas motorizadas. Vasos sob pressão. Caldeiras. Equipamentos pneumáticos. Fornos. Compressores. Soldagem e corte. Equipamentos de processos industriais. Sistema de proteção coletiva. Equipamentos de proteção individual – EPI. Projeto de proteção de máquinas. Cor, sinalização e rotulagem. Área de utilidades. Manutenção preventiva.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Aprendizagem Baseada em Projetos;; Estudo de caso;

Aula prática: visita técnica ao laboratório de mecânica da UTFPR realizando um diagnóstico das máquinas e equipamentos.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Realizar um Inventário de máquinas e equipamentos apontando as não conformidades diagnosticadas conforme a NR12;

Forma de Avaliação:

Avaliação descritiva e entrega de relatório.

Bibliografia:

1. Duncan, Jerry R. Human Factors – Operator Behavior: Reseponses to interruptions of a machine function. American Society of Agricultural Engineers – ASAE, 1991.

2. Saliba, T. M.; Côrrea, M. A. C. Manual prático de avaliação e controle de gases e vapores: PPRA. 2. ed. São Paulo: LTr, 2003.

3. Torreira, R. P. Manual de segurança industrial. 1. ed. São Paulo: Margus, 1999.

4. Zocchio, Álvaro; Pedro, Luiz Carlos F. Segurança em trabalhos com maquinaria. LTr: São Paulo, 2002.

5. RASERA, Carmen Caroline. Análise quantitativa da pressão de dióxido de carbono expirado por capnografia como índice preditivo de sucesso na retirada da ventilação mecânica invasiva em pediatria. 2015. 155 p. Tese (Doutorado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial, Curitiba, 2015.

6.Cunha Filho J de S, Bentes FM, Nóbrega M de JR da. Exigências Da Norma Regulamentadora 13 Sobre Tubulações Industriais - Importância E Abrangência. 2018.

7. ALMEIDA, P. S. de. Manutenção mecânica industrial : princípios técnicos e operações. [s. l.], 2016.

 

Consulta a base Bibliotec.: 20/01/2022

 

Disciplina: PCRMEI: Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações – Elétrica

Carga Horária: 30 horas

Objetivo:

Identificar os riscos oriundos de instalações elétricas, legislação, proteção e mecanismos de neutralização.

Programa:

Cabines de transformação. Aterramento elétrico. Para-raios. Ambientes especiais. Eletricidade estática. Instalações elétricas provisórias. Legislação e normas relativas à proteção contrachoques elétricos. Equipamentos e dispositivos elétricos. Área de utilidades. Manutenção preventiva. Riscos na eletrificação rural. Acidentes com cercas energizadas.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Grupos de estudo sobre a legislação; Sala de aula invertida que utilizará a plataforma moodle como ferramenta para disponibilizar os conteúdos e entrega dos trabalhos.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Elaborar uma folha de verificação da NR10, a ser aplicada em um estudo de caso. Resolução de lista de exercícios.

Forma de Avaliação:

Listas de exercícios (50%) e trabalhos (50%)

Bibliografia:

1. Reis, Jorge S. Noções de Segurança em eletricidade. Fundacentro, 1981.

2. Barros, Cláudio M. Isolamento elétrico e sua manutenção preventiva. IBP, 1965.

3. BRASIL. Norma Regulamentadora NR 10. Ministério do Trabalho e Emprego, 2019.

4. Ferreira, V. L. Segurança em eletricidade: trabalhar com segurança é essencial. 1. ed. São

Paulo, 2005.

5. FERREIRA, Vítor Lúcio. Segurança em eletricidade. São Paulo, SP: LTr, 2004. 136 p.

6. ALBUQUERQUE, D. F.; NETO, O. C. de A. Procedimentos De Manutenção Padrão Para Atividades E Serviços Em Eletricidade E Seu Papel Na Prevenção De Acidentes Do Trabalho. Revista Gestão Industrial v12 n 4 2016.

7. SANTOS JUNIOR, J. R. dos. NR-10, segurança em eletricidade : uma visão prática. São Paulo: Erica, 2016. ISBN 9788536518039.

 

Consulta a base Bibliotec.: 20/01/2022

 

Disciplina: Agentes Físicos

Carga Horária: 50 horas

34 horas teóricas

16 horas práticas

Objetivo:

Fornecer ao discente um panorama geral sobre a engenharia de segurança do trabalho

Programa:

Introdução aos agentes físicos (conceituação; classificação e considerações iniciais). Ruídos: Grandezas, unidades e embasamento teórico inicial; som; nível de pressão sonora; grandezas (decibel) audibilidade e sensação sonora; respostas dinâmicas; norma Brasileira NBR 1051 seu contexto e aplicação (medição; correção; avaliação do ruído; determinação do nível de critério de validação NCA; conteúdo necessário para o relatório de ensaio; principais aspectos da NBR 10152 níveis de ruído para conforto acústico (pressão sonora ponderada em Pascal (PA); nível de pressão sonora em decibéis (Lp); nível de pressão sonora ponderando (Lpa) em decibel (A); curva de avaliação de ruído (NC); Atenuação de protetores auriculares (o método do RC/NRR; correções para o uso real dos protetores) Vibrações: Exposição ocupacional às vibrações – ocorrências; classificação; critério legal; Vibrações localizadas no corpo humano e os efeitos da exposição; avaliação da exposição à vibração transmitida às mãos. Sobrecarga térmica: conceitos gerais e ocorrências, transmissão de calor, prática de técnicas de medição, critérios de avaliação, medidas de avaliação e controle. Temperaturas baixas: conceitos gerais e ocorrência, critérios de avaliação, medidas de controle e avaliação, trabalho prático. Iluminação: conceitos gerais, níveis de iluminamento, efeitos estroboscópicos, técnicas de medição, fatores interferentes na iluminação, iluminação especial, laboratório de avaliação e análise de projeto de iluminação. Pressões: pressões anormais; efeitos da pressão atmosférica no organismo; barotrauma; embolia traumática pelo ar; medidas de controle (compressão; descompressão; câmara de compressão).

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): disponibilizando via Moodle os materiais necessários; Aprendizagem baseada em problemas onde o trabalhador esteja exposto a riscos ambientais, sendo necessários os discentes proporem mecanismos de neutralização; Sala de aula invertida;

Aulas práticas presenciais: realizadas no laboratório através da utilização dos equipamentos decibelímetro, luxímetro, termômetro de globo, vibração, utilização de drone para realizar inspeções de segurança e emissão de laudos;

Previsão de Trabalhos Discentes:

Laudo técnico de avaliação ambiental a ser elaborados em grupo; Lista de exercícios;

Forma de Avaliação:

Relatórios (40%); avaliação objetiva/descritiva (60%).

Bibliografia:

1. BRASIL. Norma Regulamentadora NR 15. Ministério do Trabalho e Emprego, 2019.

2. Wadden, Richard A; Scheff, Peter A. Engineering design for the control of workplace hazards.Ed. McGraw-Hill Book Company: New York, USA.

3. NormasACGIH. TLVs® e BEIs®: baseados na documentação dos limites de exposição ocupacional (TLVs®) para substâncias químicas e agentes físicos & índices biológicos de exposição (BEIs®). Tradução ABHO. São Paulo: ABHO, 2007.

4 national institute for occupational safety and health (niosh). Applications manual for the revised NIOSH lifting equation. U.S. Dept. of Health and Human Services (NIOSH), Public health Service, Cincinnati, OH, 2010.

5. Saliba, Tuffi M. Manual prático de avaliação e controle de ruído. LTr: São Paulo, 2001.

Consulta a base Bibliotec.: 18/11/2019

6. BALTHAZAR, M. A. P. et al. Riscos ocupacionais, condições de trabalho e a saúde dos soldadores Rev enferm UFPE on line., Recife, 12(4):997-1008, abr., 2018.

7. SILVA, L. J. da. Eficiência energética e conforto térmico nas edificações residenciais correlacionados à ABNT NBR 15575:2013. 2017.

 

Consulta a base Bibliotec.: 20/01/2022

 

Disciplina: Agentes Químicos

Carga Horária: 30 horas

22 horas teóricas

08 horas práticas

Objetivo:

Metodologia de avaliação e exposição a agentes químicos.

Programa:

Limites de exposição ocupacional a agentes químicos (limites de tolerância, níveis aceitáveis de exposição; limites de exposição ocupacional; níveis de exposição permitidos; concentrações máximas aceitáveis; níveis de exposição recomendados; guia de níveis de exposição ambiental em locais de trabalho; valores limites limiares; valor de referência tecnológico; critérios para estabelecer padrões – (proibitivo, permissor, restritivo, especulativo, prognosticador). Interações entre substâncias – (interação físico-química, aditiva e ambiental; sinergética e ambiental; antagônica e ambiental; sinergética no organismo; antagônica no organismo; biológica e aditiva; biológica, sinergética ou antagônica). Relações dose-efeito e dose-resposta – (dimensões da dose; do efeito; relação Dose-efeito; relação dose resposta). Concentração média e concentração máxima (TETO). Limites de exposição segundo a ACGHI. Limites para exposição segundo a legislação Brasileira (anexo 11, 12, 13 da NR – 15). Limites de exposição ocupacional para mulheres. Limites de exposição ocupacional e hábito de fumar. Contaminantes sólidos e líquidos: classificação e ocorrência, estratégia de amostragem, técnicas de avaliação. Contaminantes gasosos: classificação e ocorrência, estratégia de amostragem, técnicas de avaliação. Medidas de controle coletivo para agentes químicos. Medidas de controle individual. Laboratório de manuseio de equipamentos de avaliação de contaminantes sólidos, líquidos e gasosos. Laboratório de aferição e determinação de vazão dos equipamentos de avaliação. Trabalho prático de controle de agentes químicos. Riscos relativos ao manuseio, armazenagem e transporte de substâncias agressivas.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Aulas teóricas e materiais disponibilizados via Moodle.

Aulas práticas presenciais: visita técnica com estudo de caso in loco.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Lista de exercícios; relatórios; elaboração de laudo técnico utilizando a metodologia adequada.

Forma de Avaliação:

Avaliação descritiva e objetiva (40%); relatórios e laudos técnicos (40%); lista de exercícios (20%).

Bibliografia:

1. Michel, Oswaldo. Controle do uso de produtos químicos causadores de dependência e lesões entre os trabalhadores. LTr: São Paulo, 2002.

2. Wadden, Richard A; Scheff, Peter A. Engineering design for the control of workplace hazards. McGraw-Hill Book Company: New York, USA.

3. NormasACGIH. TLVs® e BEIs®: baseados na documentação dos limites de exposição ocupacional (TLVs®) para substâncias químicas e agentes físicos & índices biológicos de exposição (BEIs®). Tradução ABHO. São Paulo: ABHO, 2007.

4 national institute for occupational safety and health (niosh). Applications manual for the revised NIOSH lifting equation. U.S. Dept. of Health and Human Services (NIOSH), Public health Service, Cincinnati, OH, 2010.

5. Saliba, Tuffi M. Manual prático de avaliação e controle de gases. LTr: São Paulo, 2003.

6 BRASIL. Ministério do Trabalho. Limite de tolerância. Portaria 3214 NR 15 de 08 de junho de 1978.

7. EQUIPE ATLAS. Segurança e medicina do trabalho. [s. l.], 2019.

8. BAPTISTA, F. dos S. ACGIH X anexo 11 da NR15: uma análise comparativa entre índices de exposição. Brazil, South America [s. n.].

9. VIEIRA, C. A. Exposição aos agentes químicos no setor de transformação e impressão de plásticos ; Exposure to chemical agents in the plastics transforming and printing sector. Brazil, South America [s. n.].

 

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Disciplina: Ventilação Aplicada à Eng. de Segurança do Trabalho

Carga Horária: 30 horas

Objetivo:

Ambiência no local de trabalho e dimensionamento da ventilação.

Programa:

Ventilação geral: ventilação para conforto térmico, ventilação natural, ventilação geral diluidora. Ventilação local exaustora aplicada ao controle de contaminantes dos ambientes de trabalho. Trabalho prático de ventilação. Laboratório de avaliação de sistemas de ventilação: manuseio de aparelhos de medição. Medição de velocidade de ar e pressão estática em dutos.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aulas teórica e prática; Seminários.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Relatórios; Lista de exercícios; apresentação de trabalho oral em grupo.

Forma de Avaliação:

Avaliação descritiva e objetiva (40%), trabalhos e lista de exercícios (60%).

Bibliografia:

1. Carlos, A. Clezar. Ventilação industrial. UFSC, 2009.

2. Macintyre, Archibald J. Ventilação Industrial e Controle da Poluição. LTC: Rio de Janeiro, 1990.

3. Salomon, Lúcio B. R. Ventilação industrial, saúde e conforto. UnB, Brasília, 1992.

4. COSTA, Ennio Cruz da. Física aplicada à construção: conforto térmico. 4.ed. rev. São Paulo: E. Blücher, 1999. 264 p.

5. SCHMID, Aloísio Leoni. A idéia do conforto: reflexões sobre o ambiente construído. Curitiba, PR: Pacto Ambiental, 2005. 339 p.

6. BRUNA KARINE DOS SANTOS; DIEGO MICHAEL DOS SANTOS; CÉSAR GABRIEL DOS SANTOS. Dimensionamento de um sistema de exaustão para uma célula de soldagem de uma indústria de máquinas agrícolas. Tecno-Lógica, [s. l.], n. 2, p. 146, 2019.

7. MITCHELL, J. W. Princípios de aquecimento, ventilação e condicionamento de ar em edificações. [s. l.], 2018.

 

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Disciplina: Radiações Eletromagnéticas

Carga Horária: 30 horas

Objetivo:

Abordar a legislação referente a radiações ionizantes, propagação e mecanismos de controle.

Programa:

Radiação ionizante: (o átomo; ionização e excitação; radiação ionizante; a radioatividade; fontes de radiação ionizante. Classificação das radiações ionizantes – (radiações diretamente ionizantes, partícula alfa e beta). Radiações indiretamente ionizantes – (raios gama e X). Grandezas e unidades – (atividade; meia vida física; dose de exposição; dose absorvida; dose equivalente ou dose de efeito). Detectores de radiação ionizante – (câmara de ionização; detector Geiger mulher; detector de cintilação; caneta dosimétrica; filme dosimétrico; dosímetro termoluminescente). Efeitos biológicos da radiação ionizante – (ação direta e indireta da radiação; radiossensibilidade; síndrome aguda das radiações; efeitos tardios). Acidentes com fontes radioativas. Limites de exposição à radiação ionizante – (diretrizes de radioproteção – CNEN NE 3.01). Controle da exposição à radiação ionizante – (radiação externa, interna). Contaminação radioativa e descontaminação. Radiação não ionizante: (Radiação ultravioleta, radiação visível; laser; radiação infravermelha; microondas; ondas de rádio; ondas de frequência extra baixa (ELF). O problema dos campos magnéticos. Campos magnéticos e Leucemia.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Ferramentas digitais; Aula expositiva; Grupos de trabalho.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Seminários e avaliações descritivas/dissertativas.

Forma de Avaliação:

Avaliação (50%) e seminários (50%).

Bibliografia:

1. OIEA – Manual sobre teleterapia e alta energia – Organização Internacional de Energia Atômica –Viena – 1994.

2. Bitelli, Thomaz. Dosimetria e Higiene das Radiações. Instituto Politécnico da USP, 1982.

3. Hoxter, Erwin A. Introdução à técnica radiográfica. Edgard Blücher: São Paulo, 1977.

4. SANCHES, José A. Garcia; NARDY, Mariane B. Compri; STELLA, Mercia Breda. Bases da bioquímica e tópicos de biofísica: um marco inicial. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2012. 303 p.

5. BRAGA, Newton C. Infravermelho : a luz que não podemos ver. Saber Eletrônica, São Paulo, SP , n. 154, p. 46-50, ago 1985.

6. Silva,Denize Francisca da, Barros,Warley Rocha, Almeida,Maria da Conceição Chagas de, Rêgo,Marco Antônio Vasconcelos, Exposição a radiações eletromagnéticas não ionizantes da telefonia celular e sintomas psiquiátricos. Cadernos de Saúde Pública, 2015.

7. TEIXEIRA JUNIOR, L. M. Riscos Da Radiação Ionizante Em Aeronautas. Brazil, 2019.

 

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Disciplina: Proteção contra Incêndios e Explosões

Carga Horária: 60 horas

36 horas teóricas

24 horas práticas

Objetivo:

Realizar dimensionamento dos de combate a incêndio considerando aspectos específicos da edificação

Programa:

Conceito, importância e participação da engenharia de segurança do trabalho na proteção contra incêndios. Legislação e normas brasileiras relativas à proteção contra incêndio. Seguro-incêndio. Relação empresa segurança. Programas de proteção contra incêndio. Química e Física do fogo. Produtos da combustão e seus respectivos efeitos. Proteção estrutural: identificação, seleção e análise de materiais. Conceito e avaliação de carga-incêndio. Importância da análise dos processos industriais sob o ponto de vista incêndio. Proteção especial contra incêndio. Incêndios florestais. Sistema de detecção e alarme. Agentes extintores. Sistemas fixos e equipamentos móveis de combate a incêndio. Rede de hidrantes. Equipe de combate a incêndio. Inspeções oficiais: órgãos públicos e seguradoras. Laboratórios de ensaios no Brasil. Novo código de segurança contra incêndio e pânico – CSCIP previsto no artigo 144 § 5º da Constituição Federal, ao artigo 48 da Constituição Estadual e ao disposto na Lei Estadual nº 16.575 de 28 de setembro de 2010.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Aula expositiva, matérias e normas aplicadas.

Aulas práticas presenciais: realizadas através da utilização de extintores, hidrantes e elaboração de projeto de proteção contra incêndio e pânico; Dinâmica de Grupo; Visita técnica ao corpo de bombeiros;

Previsão de Trabalhos Discentes:

Elaborar projetos de proteção contra incêndio e pânico.

Forma de Avaliação:

Entrega de um projeto de proteção contra incêndio e pânico.

Bibliografia:

1. BARSANO, Paulo Roberto; BARBOSA, Rildo Pereira. Segurança do trabalho: guia prático e didático: fundamentos, riscos ambientais, higiene e acidentes de trabalho, medidas de proteção, doenças ocupacionais, CIPA e SESMT, normas de segurança, proteção contra incêndios e explosões, primeiros socorros, qualidade de vida, impactos ambientais e sociais 1. ed. São Paulo, SP: Érica, 2012.

2. Chaveau, H – Seguridad contra incendio en la empresa – Ed. Blume.

3. _________ - INMETRO – NBR 13.714 – Sistema de hidrantes e mangotinhos para combate a incêndio.

4. _________ - INMETRO – NBR 10.897 – Proteção contra incêndio por chuveiro automático.

5. _________ - INMETRO – NBR 9.441 – Execução de sistema de detecção e alarme.

6. _________ - INMETRO – NBR 6.135 – Chuveiros automáticos para extinção de incêndio.

7. SARILHO, J. P. P. T. de A. B. Manual de proteção contra explosões instalação piloto síntese. [s. l.], 2018.

 

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Disciplina: Ergonomia

Carga Horária: 30 horas

Objetivo:

Capacitar o discente a realizar uma análise ergonômica do trabalho.

Programa:

A ação ergonômica e análise do trabalho (interações da ação ergonômica na proposição de transformação no trabalho; trabalho, tarefa e atividade; a função integradora da atividade e trabalho, a abordagem ergonômica; a separação entre a função organizadora e a atividade de trabalho). Bases para a prática da ergonomia (As bases de uma ação ergonômica; diversidade e variabilidade dos indivíduos; a construção dos modos operatórios; os níveis da organização da ação; relações entre a atividade, o desempenho e a saúde; a diversidade das ações ergonômicas; o estatuto do ergonomista). A construção a ação ergonômica A condução da análise em situação de trabalho (a elaboração das hipóteses; a elaboração do rediagnostico; demonstração e compreensão; a observação; o meio e a análise da atividade; técnicas de registro; a descrição da atividade observada) do diagnóstico à transformação (as verbalizações; as verbalizações simultâneas, consecutivas; as modalidades de questionamento; o diagnóstico e transformação).

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): elaboração de um AET (análise Ergonômica do Trabalho) de um posto de trabalho; Seminários; ; Aprendizagem baseada em problemas;

Previsão de Trabalhos Discentes:

Relatórios AET; Lista de exercícios; Apresentação de Trabalhos;

Forma de Avaliação:

Relatório (50%); Lista de exercícios (25%) e Seminário (25%).

Bibliografia:

1. IIDA, I.; GUIMARÃES, L. B. de M. Ergonomia : projeto e produção. 3. ed. rev. [s. l.]: Blucher, 2016. ISBN 9788521209331. 

2. Grandjean, Etienne. Manual de Ergonomia – Adaptando o trabalho ao homem. Bookman: Porto Alegre, 1998.

3. Singleton, W. T. The ergonomics of safety and Design. Birmingham, 1971.

4. Pires, Rodrigo; Pires, Licínia. Fundamentos da prática ergonômica. LTr: São Paulo, 2001.

5. ABRAHÃO, J. I.; TORRES, C. C. Entre a organização do trabalho e o sofrimento: o papel de mediação da atividade. Revista Produção, v. 14, n. 3, p. 67-76, 2004.

6. KROEMER, K. H. E. Manual de ergonomia, 2015.

7. ERGONOMIC workplace design for health, wellness, and productivity. Boca Raton, FL: CRC Press, 2017. xx, 443 p. ISBN 9781466598430.

8.KROEMER, Anne D.; KROEMER, K. H. E. (Autor). Office ergonomics: ease e efficiency at work. 2. ed. Boca Raton, FL: CRC Press, 2017. xiii, 280 p. ISBN 9781498747943.

 

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Disciplina: Primeiros Socorros

Carga Horária: 20 horas

15 horas teóricas

05 horas práticas

Objetivo:

Fornecer aos discentes meios para realizar uma intervenção em uma situação de emergência através de técnicas de primeiros socorros.

Programa:

Noções de fisiologias aplicáveis e primeiros socorros. Primeiros Socorros (leigo) e Socorro de urgência (profissional). Material de primeiros socorros. Feridas, queimaduras e hemorragias. Fraturas, torções e luxações. Corpos estranhos nos olhos, nariz e garganta. Intoxicação e envenenamento. Parada respiratória e cardíaca. Respiração artificial e massagem cardíaca. Estado de inconsciência. Transporte de acidentados. Equipes de primeiros socorros.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): aula expositiva, materiais, vídeos e lista de exercícios.

Aulas práticas presenciais: simulação de situações que requerem primeiros socorros com envolvimento dos discentes.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Relatórios; Lista de exercícios.

Forma de Avaliação:

Avaliação descritiva e objetiva (30%); participação e desempenho aulas de simulação (20%); relatórios (30%), lista de exercícios (20%).

Bibliografia:

1. Botelho, M. H. C. Manual de primeiros socorros do engenheiro e do arquiteto. São Paulo: Edgard. Blücher, 1984.

2. Bono Neto, A.; Bono, E. A. Primeiros socorros e prevenção de acidentes de trabalho e domésticos. São Paulo: LTr, 1998.

3. Maciel, O. Guia de Primeiros Socorros. LTr: São Paulo, 2003.

4. ORAES, Márcia Vilma G. Atendimento pré-hospitalar: treinamento da brigada de emergência do suporte básico ao avançado. 1. ed. São Paulo, SP: Iátria, 2010. 160 p.

5. CHAPLEAU, Will. Manual de emergência: um guia para primeiros socorros. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2008. xx, 408 p.

6. ROSALES, S. (Santiago P. R. Prevenção e primeiros socorros I. Texto de Santiago Rosales, revisão de Piedade Goia. [s. l.]: Cultural, 2018.

7. HAUBERT, M. Primeiros socorros. [s. l.], 2018.

 

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Disciplina: Toxicologia

Carga Horária: 15 horas

Objetivo:

Contaminação de agentes químicos e métodos de prevenção.

Programa:

Agentes tóxicos. Vias de penetração e eliminação dos tóxicos no organismo. Mecanismos de proteção do organismo. Absorção e metabolismo. Mecanismos de desintoxicação. Sistemas enzimáticos. Limites de tolerância. Limites de tolerância biológicos. Métodos de investigação toxicológica.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Aulas teórica e estudo de caso.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Relatórios; elaboração de laudo; Lista de exercícios.

Forma de Avaliação:

Avaliação descritiva e objetiva (40%); relatórios e laudo (40%); lista de exercícios (20%).

Bibliografia:

1. Brito Filho, D. Toxicologia humana e geral. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 1988.

2. Comissão das Comunidades Européias. Valores limite de exposição profissional: Relatório de critérios e diretrizes – Serviço de Publicações Oficiais das Comunidades Europeias, Bruxelas, 1992.

3. Marano, V. P. Medicina do trabalho: controles médicos e provas funcionais. 4. ed. São Paulo: LTr, 2001.

4. MICHEL, Oswaldo. Acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. 3. ed. São Paulo: LTr, 2008. 424 p.

5. SCLIAR, Claudio. Amianto: mineral mágico ou maldido? Ecologia humana e disputa política-econômica. Belo Horizonte: Novatus, 2005. 158 p.

6. GIANNUZZI, L. Toxicología general y aplicada. Argentina, South America: Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2018.

7. CORTÉS-IZA, S. C.; RODRÍGUEZ, A. I. Estrés oxidativo y enfermedad por pesticidas: un reto en toxicología ; Oxidative stress and pesticide disease: a challenge for toxicology. [s. l.], 2018. 

 

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Disciplina: Doenças do Trabalho

Carga Horária: 15 horas

Objetivo:

Identificar as principais doenças ocupacionais dos processos produtivos e meios de prevenção.

Programa:

Conceituação e importância. Serviços de medicina do trabalho: atribuições e relacionamento com a engenharia de segurança. Relação entre agentes ambientais e doenças do trabalho. Fatores oriundos das doenças do trabalho que influenciam a produtividade e o bem-estar do trabalhador. Estudo de doenças do trabalho: doenças causadas por agentes físicos, químicos e biológicos. Doenças do trabalho na indústria e no meio rural. Aspectos epidemiológicos das doenças do trabalho.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Seminários; Aprendizagem baseada em problemas do meio industrial.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Elaboração de mapa de risco e seminários.

Forma de Avaliação:

Avaliação descritiva e objetiva ( 50%), mapa de risco (25%); seminário (25%).

Bibliografia:

1.Irineu, Antonio Pedrotti. Doenças profissionais ou do trabalho 4ª ed. Servanda, São Paulo, 2010

2. Maciel, Oswaldo. Controle do uso de produtos perigosos causadores de dependência e lesões entre os trabalhadores. LTr: São Paulo, 2002.

3. Santos, Rosângela V. Silicose ocupacional – a face de um problema social. LTr: São Paulo, 2000.

4. ICHEL, Oswaldo. Acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. 3. ed. São Paulo: LTr, 2008. 424 p.

5. BEZERRA, Aída Couto Dinucci (Org.). Alimentos de rua no Brasil e saúde pública. São Paulo: Annablume; Cuiabá: EdUFMT, 2008. 223 p.

6. MONTEIRO, A. L. Acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. [s. l.], 2018. 

7. RAMAZZINI, B. As doenças dos trabalhadores. 4. ed. [s. l.]: FUNDACENTRO, 2016.

 

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Disciplina: Meio Ambiente

Carga Horária: 15 horas

Objetivo:

Aspectos legais, técnicas de avaliação e controle de poluentes.

Programa:

Aspectos legais, institucionais e órgãos regulamentadores. Conceituação e importância da preservação do meio ambiente. Programa de preservação meio ambiente. Sistemática a seguir na preparação de um estudo do meio ambiente - RIMA. Critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Aula expositiva; Dinâmica de Grupo; Aprendizagem baseada em projetos;

Previsão de Trabalhos Discentes:

Relatório de estudo de caso.

Forma de Avaliação:

Relatório (60%); participação nas atividades propostas (40%).

Bibliografia:

1. Di Bernardo, L.; Di Bernardo, A.; Centurione Filho, P. L. Ensaios de tratabilidade de água e dos resíduos gerados em estações de tratamento de água. São Carlos: RiMa, 2002.

2. Donaire, D. Gestão ambiental na empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

3. Harrington, H. J. A implementação da ISO 14000: como atualizar o SGA com eficácia. São Paulo: Atlas, 2001.

4. CARVALHO, Telismar Cardoso de. Análise geral do SGQ: sistema ISO 14000 (SGA ou SGQA) e sistema ISO 18000 (SGL ou SGQL) complementando o sistema ISO 9000 (SGP ou SGQP). Belo Horizonte: Literal, 1997. 238 p.

5. Viterbo Junior, Ê. Sistema integrado de gestão ambiental: como implementar um sistema de gestão que atenda à norma ISO 14001, a partir de um sistema baseado na norma ISO 9000. São Paulo: Aquariana, 1998.

6. JEREMIAS, F. da R. A importância do licenciamento ambiental e da obediência aos princípios ambientais como forma de assegurar a atividade econômica compatível com a proteção ao meio ambiente. Brazil. 2019.

7. GUIMARÃES, C. de S. Controle e monitoramento de poluentes atmosféricos. [s. l.]: Elsevier, 2016. 

8. BARBOSA FILHO, A. N. Segurança do trabalho e gestão ambiental. [s. l.], 2018. 

 

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Disciplina: Saneamento Ambiental

Carga Horária: 15 horas

14 horas teóricas

01 horas práticas

Objetivo:

Orientação sobre destinação de contaminantes de processos industriais.

Programa:

A preservação do meio ambiente e a qualidade do ar. A preservação do meio ambiente e a qualidade da água. Processos expeditos de purificação. Preservação do meio ambiente e preservação do solo. Serviços básicos de saneamento em casos de emergência. Destinação de resíduos industriais.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Dinâmica de Grupo; Sala de aula invertida;

Aula prática presencial: utilização do laboratório ambiental para avaliação de contaminantes;

Previsão de Trabalhos Discentes:

Apresentação de trabalho em grupo e elaboração de laudo técnico.

Forma de Avaliação:

Relatório (50%) e seminário (50%).

Bibliografia:

1. Bezerra, L. A. H. Saneamento do Meio. Curitiba: Gênesis, 1995.

2. Bezerra, J. F. M.; Kawai, H.; Costa, J. R.; Vidal, W. L.; Ohno, R. H.; Jordão, E. P. Avaliação de desempenho de estações de tratamento de esgotos. Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB. São Paulo: CETESB, 1991.

3. Leme, F. P. Engenharia do saneamento ambiental. Rio de Janeiro: LTC, 1982.

4. IBGE. Atlas de saneamento. Rio de Janeiro, RJ, 2011. 265 p.

5. BRASIL Ministério das Cidades. Caderno metodológico: para ações de educação ambiental e mobilização social em saneamento. Brasília, DF: Ministério das Cidades, 2009. 98 p.

6. AMÉRICO-PINHEIRO, J. H. P.; DIAS, L. S.; BENINI, S. M. Saneamento e o ambiente. 2. ed. [s. l.]: ANAP, 2019.

7. VILELA, P. A. Manual de saneamento e segurança ambiental em Mato Grosso. 3. ed. atual. [s. l.]: Instituto Mato- Grossense do Algodão- IMAmt, 2018.

 

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Disciplina: Saneamento Rural

Carga Horária: 15 horas

13 horas teóricas

02 horas práticas

Objetivo:

Trabalho realizado no ambiente rural e os riscos desta atividade.

Programa:

Considerações gerais. Aspecto socioeconômico do trabalho rural. Acidentes de trabalho rural. Segurança ocupacional rural. Principais fontes de risco: tratores agrícolas, máquinas e implementos agrícolas, ferramentas manuais, incêndios florestais, depósito de matéria, transportes, animais peçonhentos. Higiene Ocupacional - agrotóxicos.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button):; Estudo de caso; Aula expositiva.

Aula prática presencial: Visita técnica a uma propriedade rural para identificar as condições dos equipamentos/ máquinas utilizadas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho em grupo; Lista de exercícios;

Forma de Avaliação:

Relatório (7); avaliação (3);

Bibliografia:

1. Cynamon, S. E. Saneamento Rural. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, SP, v.4, n.14, 1976.

2. Barreto, G. B. Noções de saneamento rural. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1994.

3. Machado, Í. L. Manual de educação sanitária: educação sanitária e seu planejamento, métodos de abordagem comunitária, saneamento na zona rural e periferia urbana. Goiânia: 1988.

4. MACHADO, Ítalo de Lima. Manual de educação sanitária: educação sanitária e seu planejamento, métodos de abordagem comunitária, saneamento na zona rural e periferia urbana.. Goiania: [s. n.], 1988. 72 p.

5. DEMOLINER, Karine Silva. Água e saneamento básico: regimes jurídicos e marcos regulatórios no ordenamento brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. 220 p.

6. AMÉRICO-PINHEIRO, J. H. P.; DIAS, L. S.; BENINI, S. M. Saneamento e o ambiente. 2. ed. [s. l.]: ANAP, 2019.

7. RACHEL GERMINIANI RESENDE; SINDYNARA FERREIRA; LUIZ FLÁVIO REIS FERNANDES. O saneamento rural no contexto brasileiro. [s. l.], 2018.

 

Consulta a base Bibliotec.: 20/01/2022

 

Disciplina: Administração Aplicada à Eng. de Segurança

Carga Horária: 30 horas

Objetivo:

Importância da documentação de procedimentos realizados na área de segurança do trabalho.

Programa:

Conceitos e Princípios de Administração. Política e Programa de Engenharia de Segurança do Trabalho. Organização dos Serviços Especializados de Segurança do Trabalho. Inter-relacionamento de Engenharia de Segurança com as demais Áreas da Empresa. Aspectos Éticos da Profissão de Engenheiro de Segurança do Trabalho. Recursos de Informática de interesse da Engenharia de Segurança do Trabalho. Relação Custo-Benefício. Elaboração Orçamentária para Execução de um Programa de Segurança. Entidades e Associações Nacionais, Estrangeiras e Internacionais Dedicadas e Relacionadas à Prevenção de Acidentes.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Aprendizagem entre pares através da formação de equipes que seja feito em conjunto e haja compartilhamento de ideias; Aula expositiva;

Previsão de Trabalhos Discentes:

Seminário e trabalhos em grupo;

Forma de Avaliação:

Seminário (40%) e trabalhos (60%).

Bibliografia:

1. Sharique, Jaques. Aprenda como fazer Laudo Técnico e PPP. LTr: São Paulo, 2002.

2. Oliveira, Celso L.; Minicucci, Agostinho. Prática da Qualidade da Segurança do Trabalho. LTr: São Paulo, 2001.

3. Possibom, Walter L. P. Métodos para elaboração dos programas. NR 7, 9 e 17. Atlas: São Paulo, 2001.

4. HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 11. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2014. xxii, 583 p.

5. BRAIDOTTI JUNIOR, José Wagner. A falha não é uma opção: Aprenda como entender, tratar e eliminar definitivamente a ocorrência de uma falha funcional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2013. 177 p.

6. LACOMBE, F. Administração : princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2016.

7. WILLIAMS, C. ADM : princípios de administração. [s. l.], 2017. 

 

Consulta a base Bibliotec.: 20/01/2022

 

Disciplina: Psicologia na Eng. Comunicação e Treinamento

Carga Horária: 15 horas

Objetivo:

Questões psicológicas que envolve o comportamento humano durante o trabalho

Programa:

Noções de Psicologia. Características da Personalidade. Aspectos Psicológicos do Trabalho e do Acidente. Aspectos Psicológicos da Seleção de Pessoal. O Treinamento, sua importância na Engenharia de Segurança do Trabalho. Requisitos de Aptidão. Aspectos Comportamentais na utilização do Equipamento de Proteção Individual. A Ação Sindical: A Atuação do Engenheiro de Segurança do Trabalho na Relação Capital-Trabalho. Técnicas de Comunicação. Desenvolvimento Organizacional. Relações Humanas.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Sala de aula invertida; Estudo de casos; Aula expositiva;

Previsão de Trabalhos Discentes:

Realizar o uso de técnicas para entender o aspecto comportamental do trabalhador; Avaliação descritiva/objetiva e estudos de casos.

Forma de Avaliação:

Seminário (40%); Avaliação (60%)

Bibliografia:

1. Fernandes, Almesinda Martins de O. Psicologia e relações humanas no trabalho. AB Editora: São Paulo, 2006.

2. Cataldi, Maria J. G. Stress no meio ambiente de trabalho. LTr: São Paulo, 2002.

3. Knowles, Malcolm S. O líder procura o autodesenvolvimento. Fundacentro: São Paulo, 1986.

4. CARVALHO, Marco Aurélio de. Inovação em produtos: IDEATRIZ : uma aplicação da TRIZ : inovação sistemática na ideação de produtos. São Paulo, SP: Blucher Acadêmico, 2011. 201 p.

5. MÉTODOS de tomada de decisão com múltiplos critérios: aplicações na indústria aeroespacial. São Paulo: Blucher, 2010. 248 p.

6. CAMPOS, D. C. de. Atuando em psicologia do trabalho, psicologia organizacional e recursos humanos. [s. l.], 2017.

7. FIORELLI, J. O. Psicologia para administradores : integrando teoria e prática. [s. l.], 2018.

 

Consulta a base Bibliotec.: 20/01/2022

 

Disciplina: Gerência de Riscos

Carga Horária: 60 horas

Objetivo:

Utilização de dados estatísticos e técnicas de gerenciamentos de riscos para prevenir acidentes.

Programa:

Fundamentos Matemáticos: Confiabilidade e Álgebra Booleana. Avaliação de Riscos: Riscos e Probabilidades, Distribuição de Probabilidade, Previsão de Perdas por Estatística. Análise de Modos de Falha e Efeito, Série de Riscos, Análise de Árvores de Falhas, "Técnicas de Incidentes Críticos". Avaliação de Riscos. Natureza dos Riscos Empresariais, Riscos Puros Especulativos. Conceituação e Evolução histórica. Segurança de Sistemas. Sistemas e Subsistemas. Identificação de Riscos: Inspeção de Segurança, Investigação e Análise de Acidentes: Avaliação das Perdas de um Sistema. Custo de acidentes. Prevenção e Controle de Perdas: Controle de Danos, Controle Total de Perdas. Programas de Prevenção e Controle de Perdas. Planos de Emergência.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Sala de aula invertida; Estudo de casos; Aula expositiva;

Previsão de Trabalhos Discentes:

Realizar o uso de técnicas de análise de riscos em um estudo de caso;

Forma de Avaliação:

Seminário (40%); Avaliação (60%)

Bibliografia:

1. Oliveira, Cláudio D. A. Passo a passo da segurança do trabalho. LTr: São Paulo, 2000.

2. Burgess, W. A. Identificação de possíveis riscos à saúde do trabalhador nos diversos processos industriais. Ergo: Belo Horizonte, 1997.

3. De Cicco, M. F.; Fantazzini, M. L. Introdução à Engenharia de Segurança de Sistemas. Fundacentro: São Paulo, 1993.

4. SALLES JÚNIOR, Carlos Alberto Corrêa. Gerenciamento de riscos em projetos. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. 174 p.

5. MANUAL de saúde e segurança do trabalho. 2. ed. São Paulo, SP: LTr, 2008. 964 p.

6. DE SOUZA, K. S. F. et al.Análise quantitativa e qualitativa dos riscos de uma refinaria de petróleo. [s. l.]: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 2017.

7. ALBUQUERQUE, D. F. et al.Gerenciamento de riscos físicos em ambiente fabril de calçados. [s. l.]: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 2018.

 

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Disciplina: Segurança em Transportes

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Apresentar os tipos de modais existentes e suas características de operação.

Programa:

Incêndio e Explosões na Área de Transporte: Veículos, Trens, Metrô, Aeronave e Embarcações. Transporte de Produtos Químicos. Transporte Aéreo, Transporte Ferroviário. Transporte Rodoviário. Transporte Fluvial e Marítimo.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Aulas expositivas; Dinâmica de grupo; Utilização da plataforma moodle para disponibilizar os conteúdos e entrega das atividades propostas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Lista de exercícios, seminário e relatórios

Forma de Avaliação:

Trabalhos (50%); seminário (30%) e lista de exercício (20%).

Bibliografia:

1. Caixeta, Jose Vicente e Gameiro, Augusto Hauber. Sistemas de Gerenciamento de Transportes. Editora Atlas, 2001.

2. Ministério dos Transportes – Regulamentação do transporte rodoviário de produtos perigosos – DL 2063 de 06/10/83 e DL 96044 de 18/10/88.

3. DEPARTMENT OF TRANSPORTATION – USA. Transportes de Produtos Perigosos: Guia para

Emergências. In Emergency Respond Guidebook. Brasília: tradução e edição do Ministério dos Transportes, 1984.

4. ARAÚJO, Giovanni Moraes de. Regulamentação do transporte terrestre de produtos perigosos comentada: manual de MOPP : legislação de segurança, saúde e meio ambiente aplicada. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: GVC Gerenciamento Verde Consultoria, 2007.

5. RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrosio. Introdução aos sistemas de transporte no Brasil e à logística internacional. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo, SP: Aduaneiras, 2007. 248 p.

6. Resolução ANTT nº. 3665/11, atualizada pela Resolução ANTT nº 5.848/19.

7. OSMAR MARTINS DE SOUZA; SIVANILZA TEIXEIRA. Influência da evolução da legislação e da fiscalização na incidência de acidentes com transporte rodoviário de produtos perigosos. Revista Fatec Zona Sul, [s. l.], n. 3, p. 1, 2019.

8. ROBERTO MARINI LADEIRA et al. Acidentes de transporte terrestre: estudo Carga Global de Doenças, Brasil e unidades federadas, 1990 e 2015.

 

Consulta a base Bibliotec.: 20/01/2022

 

Disciplina: Planificação de Emergência e atendimento a catástrofes

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Planejamento de ações a serem executadas em emergências.

Programa:

Riscos Urbanos. Técnicas de Salvamento e Noções de Salvamento. Explosivos: conceituação e identificação. Poeiras e Misturas explosivas: reconhecimento e avaliação. Técnicas e Controle de Explosões. Técnicas de Inspeções e Análise de Causas de Explosões. Relação Proteção Pública e Proteção Privada. Planos de Ação Mútua e Comunitária. Planos de Evacuação. Legislação e Normas Relativas à Proteção contra Explosivos. Acidentes Aéreos, Enchentes, Vazamentos de Produtos Químicos e Radioatividade. Defesa Civil.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Aulas expositivas e estudo de casos;

Previsão de Trabalhos Discentes:

Elaborar um plano de emergência de um estabelecimento;

Forma de Avaliação:

Trabalhos e avaliação objetiva/descritiva.

Bibliografia:

1. Martins, William Malagutti e Amado, José Carlos. Catástrofes - atuação multidisciplinar em emergências, Martinari, São Paulo, 2011.

2. Dupuy, Jean Pierre. O Tempo das Catástrofes. É Realizações, São Paulo, 2011

3. Abreu, Lauro B. Emergências: pronto atendimento de acidentados de mão. Imprensa oficial do Estado, São Paulo, 1993.

4. KOSSAR, Simone Regina Santos. Planificação de emergência aplicada em uma agência bancária. Curitiba, 2005 46 f. Monografia (Especialização) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Curitiba, 2005.

5. SANTOS, Sandro Cardoso; SALES, Wisley Falco (Autor). Aspectos tribológicos da usinagem dos materiais. São Paulo, SP: Artliber, 2007. 246 p.

6. OLIVEIRA, P. R. de. Implantação do plano de emergência para hospitais: estudo de caso. Brazil, 2017.

7. ARAÚJO, A. et al. Sistemas de suporte a planos de emergência: Integração de procedimentos operacionais de proteção e segurança. CISTI (Iberian Conference on Information Systems & Technologies / Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação) Proceedings, [s. l.], v. 1, p. 579–585, 2016.

 

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Disciplina: Metodologia da Pesquisa

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Metodologia a ser realizada na elaboração do trabalho de conclusão e artigo científico.

Programa:

Reflexão sobre ciência, conhecimento científico e pesquisa. A pesquisa experimental e não experimental. Os estudos: bibliográfico, exploratório, descritivo, experimental. Os métodos usados em pesquisas qualitativas e quantitativas. O problema de pesquisa. As hipóteses e as variáveis. Orientação sobre elaboração de projetos de pesquisa, redação e comunicação científicas. Aplicação simplificada em sala de aula de metodologia científica: um roteiro simplificado para a pesquisa.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Sala de aula invertida; Aprendizagem baseada em projetos;

Previsão de Trabalhos Discentes:

Elaborar o pré-projeto/artigo da especialização;

Forma de Avaliação:

Pré-projeto e indicação do orientador.

Bibliografia:

1. SPROULL, N. L. Handbook of research methods: a guide for practitioners and students in the social sciences. Rowman & Littlefield, USA, 2003.

2. CASTRO, Claudio de Moura. A prática da Pesquisa. 2ª ed. Prentice Hall Brasil: São Paulo, 2006.

3. UTFPR. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Curitiba, UTFPR, 2008.

4. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação:

Referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

4. PEREIRA, Maurício Gomes. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2013. 383 p.

5. PEREIRA, Maurício Gomes. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2013. 383 p.

6. MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. [s. l.], 2016.

7. PEREIRA, A. S. et al.Metodologia da pesquisa científica. Brazil, South America: Brasil, 2018. 

 

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Disciplina: Perícia da Justiça Cível Aplicada à Segurança do Trabalho

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Procedimentos e requisitos para elaboração de perícias.

Programa:

O que é prova pericial e sua importância; meios de prova pericial; nomeação de perito; perícias judiciais e extrajudiciais; exigências da justiça a um perito; tipos de varas que o perito pode atuar; honorários periciais; recusa do perito; equipamentos; a função do assistente técnico; conferência com assistentes técnicos; mercado de trabalho dos assistentes técnicos; importância do assistente técnico; empresas de avaliações; termos utilizados pelo perito judicial; roteiro de execução do serviço pericial da nomeação ao término do trabalho e recebimento dos honorários; como proceder às vistorias de campo, coleta e informações (diligências); prazos dos peritos, assistentes técnicos, audiências, pedido de prorrogação de prazos, pedido de esclarecimento do laudo; técnica e confecção de laudos periciais; apresentação de laudos; técnicas de confecção de laudos e avaliações; métodos de avaliação pericial.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): Aulas expositivas para apresentação dos procedimentos e etapas de uma perícia; Aprendizagem baseada em problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Elaborar um laudo pericial; Apresentação de trabalho;

Forma de Avaliação:

Laudo (70%); Apresentação (30%)

Bibliografia:

1. Espíndula, Alberi. Perícia criminal e cível. São Paulo: Millenium, 2009.

2. Malta, Cynthia Guimarães tostes. Vade Mecum legal do perito de insalubridade e periculosidade. São Paulo: LTr, 2000.

3. Yee, Zung Che. Perícia Civil. Curitiba: Juruá, 2008.

4. Neto, Antonio Buono e Buono, Elaine Arbex. Perícia e processo trabalhista. Curitiba: Genesis, 2002.

5. HERIQUE, Jaques. Aprenda como fazer: perfil profissiográfico previdenciário PPP, riscos ambientais do trabalho RAT/FAP, PPRA/NR-9, PPRA-DA (INSS), PPRA/NR-32, PCMAT, PGR, LTCAT, laudos técnicos, custeio da aposentadoria especial GFIP. 8. ed. São Paulo, SP: LTr, 2015. 309 p.

6. SHERIQUE, Jaques. Aprenda como fazer: perfil profissiográfico previdenciário PPP, riscos ambientais do trabalho RAT/FAP, PPRA/NR-9, PPRA-DA (INSS), PPRA/NR-32, PCMAT, PGR, LTCAT, laudos técnicos, custeio da aposentadoria especial GFIP . 7. ed. São Paulo: LTr, 2011. 548 p.

7. SILVA, M. S. da. Análise das impugnações periciais e aspectos relativos às perícias de insalubridade e periculosidade na justiça do trabalho. Brazil, 2017.

8. OLIVEIRA, J. de C. P. Análise dos processos na justiça do trabalho dos acidentes na construção civil. Brazil, 2019.

 

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ANEXO C – Disciplinas, Docentes Responsáveis, Titulação e Instituições Envolvidas

 

Ordem

Disciplina

Carga

Horária

(horas)

Titulação

Docente responsável

Vínculo/Atuação

1

Introdução à engenharia de segurança do trabalho

20

Esp.

Itamar Cassol

Autônomo

2

Legislação e normas técnicas

20

MSc.

Peterson Diego Kunh

UTFPR-MD

3

Prevenção e controle em máquinas, equipamentos e instalações - civil

20

Esp.

Prisicila Ramallo

UTFPR-MD

4

Prevenção e controle em máquinas, equipamentos e instalações - mecânica

30

Dr.

Marlos Wander Grigoleto

UTFPR-MD

5

Prevenção e controle em máquinas, equipamentos e instalações - elétrica

30

Dr.

Leandro Antonio Pasa

UTFPR-MD

6

Higiene do trabalho - agentes físicos

50

MSc.

Peterson Diego Kunh

UTFPR-MD

7

Higiene do trabalho - agentes químicos

30

Dr.

Ismael Laurindo Costa Junior

UTFPR-MD

8

Higiene do trabalho - ventilação aplicada à engenharia de segurança do trabalho

30

Dr.

Laercio Mantovani Frare

UTFPR-MD

9

Higiene do trabalho - radiações eletromagnéticas

30

Dr.

Fabio Rogerio Longen

UTFPR-MD

10

Ergonomia

30

Dr.

Carlos Aparecido Fernandes

UTFPR-MD

11

O ambiente e as doenças do trabalho - primeiros socorros

20

Esp.

Adriano Langwinski

Corpo de Bombeiro

12

Proteção contra incêndio e explosões

60

Esp.

Prisicila Ramallo

UTFPR-MD

13

O ambiente e as doenças do trabalho - toxicologia

15

Esp.

André de Casemiro e Almeida Filho

Clínica do Trabalho

14

O ambiente e as doenças do trabalho - doenças do trabalho

15

Esp.

André de Casemiro e Almeida Filho

Clínica do Trabalho

15

Proteção do meio ambiente - meio ambiente

15

Dr.

Laercio Mantovani Frare

UTFPR-MD

16

Proteção do meio ambiente saneamento ambiental

15

Dr.

Fabio Orssatto

UTFPR-MD

17

Proteção do meio ambiente - saneamento rural

15

MSc.

Poliana Paula Quitaiski

Autônomo

18

Psicologia na engenharia comunicação e treinamento

15

MSc.

Gilberto Luiz Mattielo Junior

UTFPR-MD

19

Administração Aplicada a Engenharia de Segurança

30

MSc.

Neron Alipio Cortes Berghauser

UTFPR-MD

20

Planificação de emergência e atendimento a catástrofes

20

Esp.

Mohamed Hawali

Autônomo

21

Perícia da Justiça civil aplicada a segurança do trabalho

20

Esp.

Itamar Cassol

UTFPR-MD

22

Gerência de riscos

60

Esp.

Mohamed Hawali

Autônomo

23

Segurança em transportes

20

Dr.

Marlos Wander Grigoleto

UTFPR-MD

24

Metodologia da pesquisa

20

MSc.

Cidmar Ortiz dos Santos

UTFPR-MD


Referência: Processo nº 23064.022811/2022-36 SEI nº 2969532