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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-CP |
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EDITAL 019/2022 – DIRGRAD-CP
APOIO A PROJETOS DE ENSINO HOMOLOGADOS – BLOCO 2
A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Cornélio Procópio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção do segundo bloco de discentes bolsistas e voluntários para atuarem nos projetos de ensino homologados no EDITAL 001/2022 – DIRGRAD-CP.
1. DO OBJETO
O presente edital tem como objetivo selecionar discentes, regularmente matriculados nos cursos de graduação da UTFPR Câmpus Cornélio Procópio, que integrarão as equipes de desenvolvimento do projeto de ensino homologados no EDITAL 001/2022 – DIRGRAD-CP, que solicitaram apoio e estão descritos no Anexo I deste edital.
2. PREÂMBULO
Os projetos de ensino, homologados no Edital 001/2022, deverão desenvolver atividades no contexto do Edital conforme cronograma aprovado nas documentações apresentadas no link no Quadro 1.
Quadro 1 - Link dos Projeto de Ensino Homologado e Vaga(s) aberta(s).
Coordenação do Projeto de Ensino Homologado |
Link do Projeto de Ensino |
Vaga(s) solicitada(s) |
---|---|---|
Paulo Rogério Scalassara |
https://drive.google.com/open?id=13Io5rg_d1rTcgoB4-oCaZUhuoWR6JCzV |
01 |
Evandro Estevão Marquesone |
https://drive.google.com/open?id=1-0JherSd0mipIZrFqZ4zHdKP-JE2Nd3l |
01 |
Este edital deverá atender o projeto que solicitou a participação de alunos bolsistas e discentes voluntários.
3. ATRIBUIÇÕES DOS DISCENTES BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS
3.1 O discente bolsista deverá desenvolver uma carga horária de 15 horas/aula semanais.
3.2 O discente bolsista deverá trabalhar nas atividades descritas no Anexo 1 (e mais detalhadamente no Plano de Trabalho).
3.3 Os discentes bolsista deverá apresentar relatório mensal no link https://forms.gle/nJASPHVQguT92yEH9, sempre entre os dia 24 e 26 de cada mês, com exceção do último relatório que deverá ser enviado pelo coordenador do projeto.
4. DAS BOLSAS OFERECIDAS PARA 2022
Referente às Bolsas para 2022, tem-se as seguintes especificações:
O valor da bolsa de apoio será de R$600,00 (seiscentos reais), para cada período de um mês trabalhado. Cada depósito será realizado em conta bancária com titularidade do bolsista, a partir do mês subsequente a data de publicação do resultado do processo seletivo;
A data de referência para os pagamentos será dia 26 para cada mês, portanto, as atividades iniciadas após este dia receberão valores proporcionais;
Os pagamentos serão realizados no início de cada mês subsequente ao mês de referência conforme indica o Quadro 2;
A abertura da conta bancária deverá ser providenciada pelo estudante selecionado, caso não a possua. Enquanto não for providenciada a abertura da Conta Bancária, o recebimento fica suspenso, perdendo o direito de recebimento mês a mês, limitando-se às duas primeiras parcelas;
Caso, na data do depósito da segunda parcela, o estudante não tenha ainda apresentado os dados da sua conta bancária junto à coordenação do projeto, este será considerado como desistente e será chamado o próximo candidato da lista de espera.
Quadro 2 – Cronograma do processo seletivo e de pagamentos das bolsas de Apoio a Projetos de Ensino Homologados no Edital 001/2022 DIRGRAD-CP.
Parcela |
Início |
Fim |
Valor R$ |
Observação |
- |
12/09/2022 |
14/09/2022 |
- |
Inscrições (até as 12h). |
- |
15/09/2022 |
16/09/2022 |
- |
Entrevistas com os candidatos inscritos (até as 17h). |
- |
16/09/2022 |
16/09/2022 |
- |
Divulgação dos resultados (até as 18h). |
- |
19/09/2022 |
20/09/2022 |
- |
Recursos sobre os resultados (até as 17h) |
- |
21/09/2022 |
21/09/2022 |
Resultado final |
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- |
21/09/2022 |
23/09/2022 |
- |
Entrega do Plano de Trabalho. |
1 |
26/09/2022 |
25/10/2022 |
600,00 |
Pagamento no início de novembro de 2022 |
2 |
26/10/2022 |
25/11/2022 |
600,00 |
Pagamento no início de dezembro de 2022 (relatório final) |
Total |
1200,00 |
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5. DA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS
Apenas será permitida uma inscrição. Caso haja mais de uma inscrição, prevalecerá a inscrição mais recente. As inscrições dos candidatos serão realizadas até o dia 14/09/2022 às 12h no formulário eletrônico https://forms.gle/EwE8dW6pRnorzFac6.
6. DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
A seleção dos discentes bolsistas para cada projeto homologado seguirá os critérios apresentados no Anexo 1 deste Edital. As entrevistas serão agendadas e realizadas pelas coordenações de forma remota ou presencial (a critério da Coordenação do Projeto).
6.1 O discente candidato à bolsa, prevista neste edital, não poderá acumular quaisquer tipos de bolsas da instituição, exceto as bolsas de Auxílio Estudantil.
7. CANCELAMENTO DA CONCESSÃO.
A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela DIRGRAD-CP, por ocorrência, durante sua implementação, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, sem prejuízo de outras providências cabíveis em decisão devidamente fundamentada para uma ampla defesa.
8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.
8.1 Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.
8.2 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, observada a legislação vigente. As questões não solucionadas administrativamente serão dirimidas pelo foro da Justiça Federal.
8.3 Os recursos, devidamente fundamentados, deverão ser apresentados no prazo de 2 (dois) dias corridos à divulgação, ao Diretor do Câmpus.
8.4 O candidato ao se inscrever no presente Processo de Seleção declara ter conhecimento e aceitar as normas e condições previstas neste Edital.
8.5 O presente Edital será publicado no site da DIRGRAD-CP: http://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/cornelioprocopio/?b_start:int=20
Cornélio Procópio, 12 de setembro de 2022
Prof. Dr. Márcio Jacometti
Diretor Geral do Câmpus Cornélio Procópio
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCIO JACOMETTI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 12/09/2022, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2973273 e o código CRC (and the CRC code) B27CF319. |
ANEXO 1
Projeto de Ensino: Preparação de Material Didático para Laboratório de Processamento Digital de Sinais Usando DSP
Coordenador: Paulo Rogério Scalassara
Critérios de classificação:
Ter conhecimentos de programação em DSP TMS320 da Texas Instruments
Ter cursado a disciplina Sistemas Microcontrolados
Ter cursado a disciplina Processamento Digital de Sinais
Ter cursado a disciplina Sistemas Embarcados
As atividades que o bolsista deverá realizar (Atribuições).
Auxiliar na preparação de apostila e atividades práticas para a disciplina "Laboratório de Processamento Digital de Sinais". Explicar o funcionamento e programação básica do DSP TMS320, converter exemplos de processamento digital de sinais em MATLAB para o DSP (em linguagem C). Fazer tutoriais de utilização do dispositivo.
Projeto de Ensino: Impulsão Aplicada - Grupo de Estudos e Discussões, de Estudantes Formandos(as) do Curso de Licenciatura em Matemática, Candidatos em Programas de Pós-Graduação em Matemática Pura, Aplicada ou Estatística
Coordenador: Evandro Estevão Marquesone
Critérios de classificação:
Ser estudante regularmente matriculada(o) a partir do sexto período, do curso de licenciatura em matemática, com perspectiva de formatura em 2022/1 ou em 2022/2.
Para a entrevista, a coordenação do projeto irá avaliar o histórico escolar, de forma especial o desempenho nas disciplinas: Álgebra Linear 1 e 2, as disciplinas de Cálculo, Teoria dos Números e Álgebra. Estudantes do sétimo e oitavo período terão ainda considerados o seu desempenho nas disciplinas de Análise Real 1 e 2, e Equações Diferenciais Ordinárias. Será também observado o Coeficiente de Rendimento. A pontuação final será obtida da seguinte forma:
Notas nas disciplinas citadas (peso 5);
CR Absoluto (peso 3);
Entrevista (peso 2).
Sobre o que se espera da postura da(o) estudante: que tenha interesse em fazer pós-graduação em matemática, estatística ou matemática aplicada; que tenha no mínimo a disponibilidade de tempo de 15 horas-aula (de 50 minutos cada) semanais para se dedicar ao projeto; que tenha capacidade de organização de material, seja didático, de estudo, ou planejamento pessoal; que tenha motivação e planejamento pessoal, para cumprir as atividades discentes, as atividades do projeto, e demais atividades pessoais, de forma produtiva.
As atividades que o bolsista deverá realizar (Atribuições).
O plano de trabalho da(o) bolsista consistirá em dois tipos de tarefas: acompanhar a atualização de informações junto aos programas de pós-graduação de interesse, e acompanhar os(as) estudantes que tenham a pretensão de prestar algum dos exames citados no projeto. Quanto ao primeiro item, a(o) bolsista deverá, periodicamente, monitorar e atualizar as informações dos programas de pós-graduação, citadas no projeto. Qualquer alteração na ementa, bibliografia, ou forma de seleção nestes respectivos programas, bem como qualquer outra informação relevante para a seleção e ingresso em algum programa, deverá ser comunicada à coordenação deste projeto.
Quanto ao acompanhamento das(os) estudantes, a(o) bolsista deverá: contribuir com o direcionamento de tópicos e temas a serem estudados; contribuir na organização de material, seja para acervo do projeto para futuras(os) estudantes, seja com sugestões de bibliografias, notas de aula, videoaulas e qualquer outro material que ajude as(os) participantes deste projeto a melhorarem seu nível de conhecimento e amadurecimento matemático.
Referência: Processo nº 23064.043674/2020-10 | SEI nº 2973273 |