Boletim de Serviço Eletrônico em 16/09/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO

Central de Análises do Campus Pato Branco

 

 

EDITAL 04/2022 – SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL MÉDIO PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO CENTRAL DE ANÁLISES

 

O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário Central de Análises, homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria e Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult- PROPPG), informa que no período de 15/09/2022 30/09/2022 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer por 1 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível médio, com recursos da PROPPG/UTFPR.

 

1 - OBJETIVO GERAL

1.1 - O objetivo deste Edital é contribuir para a consolidação dos Laboratórios Multiusuários da UTFPR em relação à necessidade de recursos humanos, por meio da concessão de cotas de Bolsas de Apoio Técnico de Nível Médio, com recursos oriundos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, visando potencializar o desenvolvimento de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Parágrafo único: Para efeito deste Edital, Laboratório Multiusuário é definido como uma unidade da Instituição que justifique a presença de um técnico especializado e que cumulativamente:

a) Congregue equipamentos específicos para pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

b) Preste serviços especializados, relacionados à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

c) Possua equipe técnico-científica de competência reconhecida;

d) Disponibilize a sua infraestrutura laboratorial e de serviços, conforme suas regras de uso, para grupos de pesquisa da UTFPR e de outras instituições brasileiras ou do exterior;

e) Atenda, conforme sua especificidade, às necessidades de análises e de soluções para produtos e processos apresentados pela comunidade externa.

 

2 - CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS

2.1 - A bolsa destina-se a aluno(a) de graduação e consistirá em 11 cotas no valor mensal de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais). O recurso financeiro para a cota de bolsa técnico é proveniente do orçamento anual da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR.

2.2 - São requisitos para os candidatos:

a) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 20 horas semanais, exclusivamente no LabMult Nome do Laboratório da UTFPR; 

b) Estar desvinculado(a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício, de qualquer natureza, no momento da implementação e durante a vigência da bolsa;

c) Estar cursando ou ter concluído a disciplina de Análise Instrumental I ou de Análise Instrumental II do curso de Bacharelado em Química. 

 

3- DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

 3.1 - Os candidatos deverão ENVIAR seu histórico escolar e o formulário preenchido e assinado (ANEXO A) para o e-mail centraldeanalisespb@gmail.com ou centralanalises- pb@utfpr.edu.br no período de 15/09/2022 a 30/09/2022. Após análise documental, os candidatos que tiverem inscrição deferida serão chamados para avaliação presencial, a ser realizada no dia 11/10/2022 no LabMult Central de Análises, bloco X1 da UTFPR-PB.

 

4 - DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1 - Poderão ser selecionados os candidatos que apresentarem corretamente os documentos de inscrição e que obtiverem desempenho na avaliação, com nota mínima igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

4.2 - A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:

a) Coeficiente de rendimento geral (peso) e os oito primeiros classificados na etapa (a) serão avaliados na prova de conhecimentos práticos;

b) Prova de conhecimentos práticos na área de química analítica (peso 6,0). Serão avaliados conhecimentos relacionados a boas práticas de laboratório e preparo de soluções;

c) A nota final de cada candidato será dada pela seguinte equação: Média = [(Nota item a * 4,0) + (Nota item b * 6,0))/10].

 

4.3 - Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota e o primeiro colocado será contemplado com a cota de bolsa objeto do presente Edital, ficando os demais candidatos em lista de espera e, caso ocorra desistência da bolsa pelo contemplado ou se houver concessão de novas cotas de bolsa, os candidatos subsequentes poderão ser contemplados seguindo a ordem de classificação.

4.4 - Os candidatos selecionados serão apresentados no documento resultado final, que será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico e divulgado na página institucional do Laboratório, na seção Editais (http://portal.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios- multiusuarios/ca) no dia 24/10/2022.

Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório

 

5 - CRONOGRAMA

 

ETAPA

Período ou data

5.1 Inscrições (período mínimo de 15 dias)

15/09/2022 a 30/09/2022

5.2 Divulgação das inscrições deferidas

03/10/2022

5.3 Avaliação dos candidatos

11/10/2022

5.4 Publicação do resultado preliminar

13/10/2022

5.5 Período de interposição de recurso ao resultado preliminar

14/10 a 20/10/2022

5.6 Publicação do resultado final

24/10/2022

 

6 - DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

6.1 - Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 5.6 do presente edital na página institucional do Laboratório, na seção Editais (http://portal.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios- multiusuarios/ca), onde constarão demais informações sobre o processo de contratação.

6.2 - Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 5.4.

6.3 - O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: (indicar aqui os e-mails para contato).

 6.4 - Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pela Diretoria de Pesquisa do Campus Pato Branco, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.

 

7 - DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. Os casos omissos serão analisados pela DIRPPG do Campus Pato Branco, podendo ser remetidos à comissão ad hoc especialmente designada para este fim.

7.2. O candidato, ao se inscrever, declara estar ciente e concordar com os termos deste Edital.

7.3 O presente Edital tem validade de 12 meses a contar da data de sua publicação.

7.3. Fica eleito o Foro da Justiça Federal da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

7.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE).

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) TATIANE LUIZA CADORIN OLDONI, SUPERVISOR(A), em (at) 15/09/2022, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 16/09/2022, às 10:45, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2983701 e o código CRC (and the CRC code) C3DA1694.



APÊNDICE A - modelo

EDITAL INTERNO – BOLSISTA-TÉCNICO DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS

Formulário de inscrição

 

  I - Identificação:

Nome: _________________________________________________________

Idade: __________________________________________________________

Curso de graduação que está cursando: _______________________________

Período: _____________________________ CR: _______________________

 

II  - Atividades a serem desenvolvidas:

As atividades relacionadas à bolsa-técnico do Laboratório Multiusuário Central de Análises estão abaixo indicadas:

  1.   Elaboração e revisão de documentos word, tais como formulários, modelos de relatórios, organização de informações e arquivos a partir de consulta aos SEI;
  2. Auxílio na prestação de contas anual do Laboratório Multiusuário;

  3. Zelo pela organização do ambiente de trabalho;

  4. Realização de cotações referentes à manutenção de equipamentos, consumíveis e reagentes;

  5. Acompanhamento de manutenções (preventiva e/ou corretiva) nos equipamentos;

  6. Auxílio aos alunos de graduação e pós graduação na execução de análises (preparo de soluções padrões, operação do equipamento);

  7. Atendimento dos usuários para agendamento de horários para utilização dos equipamentos e recebimento de amostras;

  8. Elaboração de documentos de Procedimento Operacional Padrão (POP) para os equipamentos da Central de Análises;

  9. Acompanhamento de reuniões do Comitê, elaborando atas com registro de todas as informações discutidas e respectivos encaminhamentos;

  10. Elaboração de dados em planilhas Excel;

 

III - Reconhecimento pessoal:

Assinale a opção que melhor corresponde a sua percepção atual:

( ) - Estou ciente e sinto-me plenamente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário;

( ) - Estou ciente e sinto-me parcialmente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário;

( ) - Estou ciente e sinto-me pouco apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário.

 

IV - Motivação:

Descreva, em linhas gerais, quais são suas principais aptidões e motivações para ocupar a vaga de bolsista a qual se refere esse processo de seleção:

____________________________________________________________________(máximo 10 linhas)

 

 

 

Local de Data:

 

 

Nome e assinatura do candidato:


Referência: Processo nº 23064.027416/2022-40 SEI nº 2983701