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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais - Campus Curitiba |
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EDITAL 02/2022 – COMITÊ DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS
SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL SUPERIOR PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE EQUIPAMENTOS E ANÁLISES AMBIENTAIS (LAMEAA)
O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEAA) homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 26 de setembro a 03 de outubro de 2022 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível superior, com recursos oriundos da Chamada Pública 05/2021 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.
1. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
1.1 A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de graduação concluído e consistirá em 05 cotas no valor mensal de R$ 2.000,00. O recurso financeiro para a cota de bolsa técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária.
1.3 São requisitos para os candidatos:
a) Ter concluído curso de graduação em Química, Tecnologia em Processos Ambientais ou Tecnologia em áreas afins às áreas Química e Ambiental;
b) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEAA) da UTFPR;
c) Estar desvinculado (a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.
Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório.
2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo a ficha de inscrição (ANEXO I) e o Anexo II, inserindo as pontuações em cada item, assim como todos os DOCUMENTOS COMPROVANTES DA PONTUAÇÃO; estes documentos deverão ser unificados em formato pdf antes de serem enviados. Os documentos devem ser encaminhados para o e-mail lameaa.ct@gmail.com. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.
3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LabMult https://portal.utfpr.edu.br/ct/lameaa (na opção “Editais”). Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.
3.2 O(a) candidato(a) será chamada(a) respeitando a ordem de classificação. A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação de substituição de bolsista junto à Fundação Araucária.
3.3 A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
a) Avaliação da pontuação mediante conferência dos documentos comprovantes (peso 8,0), sendo que pontuação será calculada segundo critérios estabelecidos no Anexo B;
b) Prova de conhecimentos técnicos na área de atuação do Laboratório Multiusuário (peso 2,0). A prova será aplicada utilizando a plataforma Google Classroom, em horário previamente divulgado aos candidatos que tiverem suas inscrições homologadas e versará sobre os seguintes conteúdos:
a) técnicas cromatográficas: Cromatografia Gasosa e Cromatografia Líquida;
b) espectroscopia da região do UV-Vis;
c) conceito do processo de secagem de amostras por liofilização;
d) boas práticas de laboratório.
4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
4.1 Os resultados serão divulgados de acordo com as datas descritas nos itens 6.3 e 6.5 do presente edital na página do Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEAA) https://portal.utfpr.edu.br/ct/lameaa (opção “Editais”) e o(a) candidato(a) aprovado(a) deverá enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:
1. ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.
b. ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Pública 05/2021 da Fundação Araucária, preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.
4.2 Após a divulgação do resultado da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.
4.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: lameaa.ct@gmail.com.
4.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do LAMEAA, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.
5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.
5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.
5.3 O período de validade do presente edital é de 6 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
6. DATAS IMPORTANTES
6.1 |
Período de inscrição |
De 26 de setembro a 03 de outubro de 2022 (horário limite para envio: 18h) |
6.2 |
Homologação das inscrições |
04 de outubro de 2022 |
6.3 |
Análise da pontuação e avaliação online |
06 de outubro de 2022 |
6.4 |
Resultado preliminar da seleção |
07 de outubro de 2022 |
6.5 |
Interposição de Recursos |
de 08 a 10 de outubro de 2022 |
6.6 |
Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital |
11 de outubro de 2022 |
6.7 |
Envio de documentos de contratação, descritos no item 4.1, à PROPPG |
12 de outubro de 2022 |
Curitiba, 19 de setembro de 2022.
Profº Drº Thomaz Aurélio Pagioro Profª Drª Cláudia Regina Xavier
Supervisor do LAMEAA Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THOMAZ AURELIO PAGIORO, SUPERVISOR(A), em (at) 22/09/2022, às 14:35, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 26/09/2022, às 09:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2990096 e o código CRC (and the CRC code) CEDDC4E4. |
ANEXO I DO EDITAL № 02/2022
SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL SUPERIOR PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE EQUIPAMENTOS E ANÁLISES AMBIENTAIS (LAMEAA)
FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL 02/2022 Seleção de Bolsista Nível Superior NOME COMPLETO: CURSO DE FORMAÇÃO: E-MAIL: Descreva a experiência prévia que possui na operação de equipamentos instrumentais de análise: ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
Para a comissão preencher após a classificação CLASSIFICAÇÃO:___________ |
ANEXO II DO EDITAL № 02/2022
SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL SUPERIOR PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE EQUIPAMENTOS E ANÁLISES AMBIENTAIS (LAMEAA)
1. Critérios para a pontuação do Currículo Lattes Os comprovantes atividades descritas nos currículos serão valorados de acordo com a pontuação con1da neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2018-2022 (últimos cinco anos).
1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital)
Atividade |
Pontos por ocorrência |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s |
Confirmados pela comissão |
|
a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES |
A1 |
10 |
|||
A2 |
8,5 |
||||
B1 |
7,0 |
||||
B2 |
5,5 |
||||
B3 |
4,0 |
||||
B4 |
2,5 |
||||
B5 |
1,0 |
||||
C |
0,7 |
||||
b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES. |
Internacional |
1,0 |
|||
Nacional |
0,5 |
||||
c) Patente (pedido ou registro) |
3 e 7 respectivamente |
||||
d) Livro científico*** |
5 |
||||
e) Capítulo de livro*** |
2 |
* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.
** A distinção entre nacional e internacionalserá feita a partir do idioma de publicação.
***Necessariamente com ISBN
1.2 Publicações em eventos
Atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
|
a) Trabalho completo*** |
Internacional/Nacional* |
1,0 |
4,0 |
|||
regional/local** |
0,3 |
1,0 |
||||
b) Resumo (simples ou expandido)*** |
Internacional/Nacional* |
0,5 |
2,0 |
|||
regional/local |
0,2 |
1,0 |
*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.
** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.
***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.
1.3 Pontuação de experiência profissional
Discriminação da atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
a) Monitoria* |
0,3 |
1,0 |
|||
b) Iniciação científica/tecnológica* |
0,5 |
- | |||
c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação* |
0,5 |
- | |||
d) Atividade profissional de ensino |
0,5 |
2,0 |
|||
e) Atividade profissional técnica na área de análises laboratoriais* |
1,5 |
- | |||
f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída |
Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 |
|||
g) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento |
Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 |
*Pontuados por semestre (proporcional)
ANEXO III - DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL (PREENCHIMENTO INDIVIDUAL)
Eu, _______________________________________________________, CPF: _____________________, RG: ______________________, candidato(a) à bolsa-técnico nos termos do Programa de Bolsas Técnico da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PROPPG 15/2021, DECLARO que, caso seja contemplado(a), tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa Técnico desta Chamada Pública.
__________, de _________ de 2022.
_______________________________________
(Assinatura)
Nome do candidato:
E-mail:
Telefone:
________________________________________
(Assinatura e Carimbo)
Nome do Supervisor:
Campus da UTFPR:
E-mail:
Telefone:
ANEXO IV - PLANO DE TRABALHO E DECLARAÇÃO DE BOLSISTA (ESTE DOCUMENTO EM FORMATO EDITÁVEL SERÁ OPORTUNAMENTE DISPONIBILIZADO APÓS FINALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO)
Referência: Processo nº 23064.048057/2022-64 | SEI nº 2990096 |