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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT |
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EDITAL PPGEM-CT 07/2022
SELEÇÃO DOUTORADO 2023
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais do Câmpus Curitiba (PPGEM-CT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), vem através do presente edital tornar pública a disponibilidade de vagas para o ingresso no Curso de Doutorado no ano letivo de 2023.
Obs.I: Este edital não se refere e não alocará bolsas de estudos aos aprovados. A distribuição de bolsas segue edital específico.
Obs.II:(CANDIDATOS A ESTE EDITAL DE SELEÇÃO DEVEM CANDIDATAR-SE TAMBÉM AO EDITAL DE BOLSAS, CASO TENHAM INTERESSE EM PLEITAR UMA BOLSA).
1. DO NÚMERO DE VAGAS
Este processo de seleção visa o preenchimento de até cinquenta (50) vagas no ano letivo de 2023 no curso de doutorado do PPGEM-CT.
§1º: Serão disponibilizadas 20% das vagas para servidores públicos de Instituições Públicas de Ensino Superior, segundo Resolução 079/12-COPPG, sendo que o candidato servidor deverá se submeter igualmente a todas as regras do processo seletivo definidas neste edital de seleção.
§2º: Do total de vagas ofertadas, em atendimento a Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021 e Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022, serão reservadas:
I. 30% do total de vagas para pessoa autodeclarada negras, de acordo com a classificação prevista na Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021.
II. No caso da inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, será adicionada 01 vaga para até 20 vagas disponibilizadas, 02 vagas para até 40 vagas e assim sucessivamente, para concorrência exclusiva deste público.
III. No caso da inscrição de ao menos uma PcD, será adicionada 01 vaga para até 20 vagas disponibilizadas, 02 vagas para até 40 vagas e assim sucessivamente, para concorrência exclusiva deste público."
2. SÍTIO ELETRÔNICO OFICIAL DO PPGEM-CT
Website do Programa: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct
3. DA CANDIDATURA
A inscrição de candidatos para ingresso em 2023 no Curso de Doutorado é realizada em regime contínuo. A matrícula no curso é realizada pelo candidato após aprovação neste processo seletivo e conforme calendário letivo do PPGEM-CT.
Para se candidatar a uma vaga no curso de doutorado do PPGEM os seguintes requisitos básicos são necessários: (i) possuir título de mestre ou estar na situação de iminente defesa de dissertação de mestrado (conforme descrito na Seção 5 - item II.5) e (ii) possuir pelo menos um artigo científico completo publicado em anais de congresso ou em periódico em qualquer área das engenharias ou ciências exatas e da terra.
O presente edital não contempla os casos de ex-alunos do PPGEM-CT que desejam realizar, por quaisquer motivos, o processo de "reingresso" no Programa. Nesses casos, o aluno deverá se informar diretamente junto à coordenação do PPGEM-CT, conforme RESOLUÇÃO NORMATIVA 05/2018 – EXIGÊNCIAS PARA O REINGRESSO NO PPGEM-CT, publicada na Página do PPGEM-CT - Regulamentos e Normas PPGEM-CT, disponível no link:
Ao se inscrever para a seleção o candidato declara conhecer e concordar com os termos deste Edital.
4. DO PROCESSO
1. Inscrições: envio integral da documentação exigida no ato da inscrição conforme descrito na Seção 5 - item II deste edital para o endereço de e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br, exclusivamente dentro do período de inscrição discriminado na Seção 13.
2. Análise das candidaturas pela Comissão de Seleção do PPGEM-CT.
3. Divulgação das inscrições homologadas e não homologadas: somente serão homologadas as inscrições de candidatos que constem todos os documentos exigidos no ato da inscrição conforme descrito na Seção 5 – Item II. A homologação da inscrição não implica em aprovação no processo de seleção. A divulgação é feita na página de internet do PPGEM-CT.
4. Divulgação da lista dos aprovados e reprovados (caberá recurso endereçado a coordenação do PPGEM-CT para o e-mail ppgem-ct@utfpr.edu.br até a data prevista na Seção 13 deste edital).
5. Análise dos recursos.
6. Divulgação do resultado dos recursos (até a data prevista na Seção 13 deste edital).
7. Matrícula dos candidatos aprovados (conforme calendário do PPGEM-CT para 2023).
5. DA INSCRIÇÃO
As inscrições deverão ser realizadas de acordo com o período referente ao Item 1 disposto na Tabela 2 – Datas do processo de seleção, constante na Seção 13 deste edital. O processo de inscrição compreende o preenchimento on-line da ficha de inscrição, que deverá ter seus campos totalmente preenchidos, e o envio da documentação exigida no ato da inscrição conforme descrito nesta seção e a proposta de projeto de pesquisa, exclusivamente dentro do período de inscrição discriminado na Seção 13. O processo de seleção ocorrerá nos seguintes termos:
I. Preenchimento da ficha de inscrição on-line, disponível em:
II. Entrega da documentação das inscrições:
Envio de todos os documentos via e-mail, para o endereço: ppgem-ct@utfpr.edu.br, respeitando o período de inscrição disposto na Tabela 2 – Datas do processo de seleção, constante na Seção 13.
A documentação a ser enviada deve estar obrigatoriamente em formato PDF e é descrita a seguir:
1. Cópia digital da ficha de inscrição gerada no preenchimento on-line:
2. Uma (1) cópia digitalizada do documento de identidade civil.
3. Uma (1) cópia digitalizada do CPF ou, se estrangeiro sem CPF, página do passaporte onde contenha a foto e o respectivo número.
4. Uma (1) cópia digitalizada do Diploma de Graduação.
a) Para graduação no exterior, o candidato deve apresentar no ato da matrícula o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o mesmo foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina."
b) Para diplomas emitidos no exterior, cujo idioma não seja Português, Inglês ou Espanhol, é necessário no ato da matrícula a apresentação de tradução juramentada do diploma de graduação emitido no exterior.
5. Uma (1) cópia digitalizada do Diploma de Mestrado ou Declaração de Defesa do Mestrado que ocorreu ou que ocorrerá antes da data de matrícula no curso.
O candidato deverá comprovar a defesa do mestrado no ato da matrícula no Curso de Doutorado e deverá comprovar a conclusão do mestrado (com a entrega da cópia do diploma ou da declaração de diploma em trâmite), junto à Secretaria Stricto Sensu da Sede Ecoville, até o final do seu 3° quadrimestre letivo como aluno regular do curso de doutorado do PPGEM-CT, sob a pena de ter sua matrícula no PPGEM-CT cancelada caso tal comprovação não seja realizada.
Obs.: Os portadores de títulos de mestre obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento dos diplomas, termo de acordo ou tratado internacional.
6. Uma (1) cópia digitalizada do Histórico Escolar do Curso de Graduação.
O candidato deverá enviar histórico que contenha o coeficiente de rendimento médio obtido no curso e número total de horas.
7. Uma (1) cópia digitalizada do Histórico Escolar do Curso de Mestrado.
O candidato deverá enviar histórico que contenha o coeficiente de rendimento médio obtido no curso e número total de horas.
8. Uma (1) cópia digital ou preenchida manualmente e digitalizada da planilha de pontuação preenchida (Anexo I) com documentos comprobatórios.
A planilha deverá vir acompanhada de cópias dos documentos comprobatórios. A planilha deverá ser preenchida pelo candidato e a pontuação correspondente será validada após análise da Comissão de Seleção do PPGEM-CT, com base na comprovação de cada um dos critérios contidos na mesma.
9. Uma (1) cópia digital do Currículo Lattes.
O Currículo Lattes pode ser preenchido a partir do site do CNPq (https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio).
10. Uma (1) via digital da proposta de projeto de pesquisa (plano de trabalho).
A proposta do projeto de pesquisa/plano de trabalho deverá ser apresentada segundo modelo disponível em:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/documentos/formularios/selecao
11. Duas (2) Cartas de Recomendação conforme modelo disponibilizado no site do PPGEM-CT.
Deverão ser enviadas duas (2) cartas de recomendação expedidas há, no máximo, seis meses, de professores ou pesquisadores, preferencialmente com o título de doutor. As cartas deverão ser devidamente preenchidas, assinadas e enviadas diretamente pelos recomendantes para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br.
O modelo de carta de recomendação (obrigatório) está disponível em:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/documentos/formularios/selecao
Observações sobre a inscrição:
1. No caso de falta de documentação, o processo não será homologado e o(a) candidato(a) será eliminado(a) do processo de seleção.
2. O resultado da homologação será publicado na página do PPGEM-CT conforme data informada na Tabela 2 – Datas do processo de seleção, constante na Seção 13.
INFORMAÇÕES PARA ENVIO DOS DOCUMENTOS:
i) O candidato deverá enviar três (3) arquivos, todos obrigatoriamente em formato PDF, conforme descrito abaixo:
- Arquivo 1: itens 1 a 7 (arquivo único com os documentos em ordem, conforme listados nesses itens);
- Arquivo 2: itens 8 e 9 (arquivo único com os documentos em ordem, conforme listados nesses itens);
- Arquivo 3: item 10 (arquivo único com a Proposta de Pesquisa/Plano de Trabalho);
ii) ao final do preenchimento da ficha on-line (item 1) deverá ser gerado um arquivo em formato PDF. Deve-se adicionar a este PDF os documentos dos itens 2 a 7 para compor o Arquivo 1.
Certificar-se, na Etapa 1 do preenchimento desta ficha, de ter selecionado 2023 como ano de início do curso;
iii) As comprovações dos coeficientes de rendimento da graduação e do mestrado são feitas mediante apresentação dos históricos escolares;
iv) No item 8 só deverão ser incluídos comprovantes que estejam listados na planilha de pontuação. Para comprovar a publicação de artigo em periódico e em anais de congresso deverá ser apresentada cópia da primeira página do artigo. As demais atividades deverão ser comprovadas por histórico, certificado, declarações, conforme o caso.
v) Somente serão pontuados os itens listados na planilha – Anexo I, que estejam devidamente comprovados. Informações incluídas na planilha de pontuação, mas não comprovadas, serão desconsideradas;
vi) A planilha de pontuação (Anexo I) poderá ser preenchida a mão e digitalizada em formato PDF, devendo, entretanto, ser legível;
vii) O tamanho total dos três arquivos não poderá exceder 14 Mb;
viii) O assunto do e-mail deverá ser, obrigatoriamente: "Seleção Doutorado 2023/PPGEM-CT - NOME DO CANDIDATO".
6. DA PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA
O candidato deverá apresentar Proposta de Projeto de Pesquisa que demonstre vínculo com os Projetos de Pesquisa em andamento no PPGEM-CT, sob pena de eliminação do processo seletivo. Recomenda-se que o candidato entre em contato com um possível professor orientador para maiores esclarecimentos e aconselhamentos no que diz respeito à elaboração da Proposta de Projeto de Pesquisa (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/area-academica/docentes).
Observações para definição dos Projetos de Pesquisa:
1. Acessar a homepage do PPGEM-CT: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct;
2. Identificar a Área de Concentração de interesse;
3. Examinar a Linha de Pesquisa escolhida e os Projetos de Pesquisa vinculados.
As Áreas de Concentração e respectivas Linhas de Pesquisa do PPGEM-CT podem ser encontradas no link:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/sobre
7. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
1. Histórico escolar da graduação (peso 0,15/1,0): coeficiente de rendimento médio do candidato e carga horária do curso de graduação (4.000 h é o máximo contabilizado para a carga horária de um curso de graduação);
2. Histórico escolar da pós-graduação (peso 0,2/1,0): coeficiente de rendimento médio do candidato no mestrado e conceito CAPES do Programa onde foi realizado o mestrado;
3. Análise curricular (peso 0,5/1,0), considerando:
a) Publicações de artigos completos ou resumos em anais de congressos e periódicos;
b) Patentes e depósitos de patentes;
4. Cartas de recomendação (peso 0,05/1,0);
5. Proposta de projeto de pesquisa (peso 0,1/1,0).
Os pesos desses itens apresentam-se na Tabela 1 e as pontuações absolutas estão detalhadas na planilha do Anexo I.
Tabela 1 – Pesos para análise curricular.
Item |
Peso |
1. Histórico escolar da graduação |
0,15 |
2. Histórico escolar do mestrado |
0,20 |
3. Currículo (publicações e patentes) |
0,50 |
4. Cartas de recomendação |
0,05 |
5. Proposta de projeto de pesquisa |
0,10 |
Em caso de empate entre candidatos, estes serão classificados de acordo com o maior Coeficiente de Rendimento no curso de mestrado. Caso permaneça o empate, será melhor classificado o candidato com o menor interstício entre as datas de colação de grau na graduação e defesa de mestrado.
Os candidatos que receberem nota inferior a 60 (na escala de 0 a 100) na proposta de projeto de pesquisa estarão automaticamente desclassificados.
Nota de corte: os candidatos que não atingirem nota final geral igual ou superior a 35 estarão automaticamente eliminados do processo.
8. DOS RESULTADOS
A lista com os nomes dos candidatos aprovados para ingressar como alunos regulares nos cursos de Mestrado Stricto Sensu ofertados pelo PPGEM-CT será publicada no portal do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/strictosensu/ppgem-ct) até a data referente ao Item 3 disposto na Tabela 2– Datas do processo de seleção, constante na Seção 13.
Pedidos de recursos serão aceitos impreterivelmente via e-mail, respeitando a data referente à Seção 4, disposto na Tabela 2 – Datas do processo de seleção, constante na Seção 13.
Os resultados dos mesmos serão publicados na página do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/strictosensu/ppgem-ct) até a data referente ao Item 5 apresentado na Tabela 2 – Datas do processo de seleção, constante na Seção 13.
9. DA MATRÍCULA
O período de matrícula no curso (para candidatos aprovados) e início das aulas será divulgado no site do PPGEM-CT.
10. DOS CASOS OMISSOS
Os casos omissos neste Edital serão decididos pelo Colegiado do PPGEM-CT da UTFPR.
11. PUBLICAÇÃO
Este edital será publicado na página do PPGEM-CT:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct.
12. DAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS E DISPOSIÇÕES GERAIS
Ao se inscrever o candidato declara ter ciência e aceitar o constante neste Edital. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
13. DATAS IMPORTANTES
As datas referentes a este edital são informadas na Tabela 2.
Tabela 2 – Datas do processo de seleção.
Item |
Períodos/Datas |
1. Período de inscrição e envio da documentação, descrita na Seção 5, para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br |
i) Para candidatura para ingresso no 1° quadrimestre de 2023: de 03/10/2022 até 04/11/2022. |
2. Data limite para divulgação das inscrições homologadas* |
i) Para candidatura para ingresso no 1° quadrimestre de 2023: até 22/11/2022. |
3. Data limite para divulgação da relação de candidatos aprovados no processo seletivo deste edital |
i) Para candidatura para ingresso no 1° quadrimestre de 2023: até 28/11/2022; |
4. Data limite para enviar pedidos de recursos (relacionados ao processo seletivo deste edital) pelo email: ppgem-ct@utfpr.edu.br |
i) Para candidatura para ingresso no 1° quadrimestre de 2023: até 30/11/2022; |
5. Data limite para divulgação dos resultados dos pedidos de recursos relacionados ao processo seletivo deste edital |
i) Candidatura para ingresso no 1° quadrimestre de 2023: até 06/12/2022; ii) Candidatura para ingresso no 2° ou 3° quadrimestre de 2023: até três dias úteis após a data limite para envio dos pedidos de recursos para cada quadrimestre letivo do PPGEM-CT, conforme calendário vigente |
6. Data de matrícula no curso** e início das aulas nos períodos letivos |
Datas a serem divulgadas no site do PPGEM-CT (Previsões:) - Matrícula: fevereiro/2023; - Início do período letivo 2023-1: março/2023) |
*Inscrição homologada indica a entrega de toda a documentação e não necessariamente a aprovação no processo seletivo.
**Na matrícula no curso (para os aprovados), nova documentação deverá ser entregue, a ser informada quando da divulgação dos resultados.
Nota: É vedada a matrícula concomitante no mesmo curso ou em cursos diferentes, em uma ou mais instituições públicas de ensino superior, em todo o território nacional, conforme a Lei 12.089 de 11 de novembro de 2009.
Curitiba, 20 de setembro de 2022.
LUCAS FREITAS BERTI - Coordenador do PPGEM-CT
MÁRCIO MAFRA - Presidente da Comissão Permanente de Seleção do PPGEM-CT
ROSSANA APARECIDA FINAU - Diretora Geral do Campus Curitiba da UTFPR
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCAS FREITAS BERTI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 26/09/2022, às 12:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCIO MAFRA, PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A), em (at) 26/09/2022, às 13:42, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 26/09/2022, às 14:45, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 26/09/2022, às 15:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2992628 e o código CRC (and the CRC code) A754CD01. |
Referência: Processo nº 23064.048286/2022-89 | SEI nº 2992628 |