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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA PROG.POS-GRAD.FORM.CIENT.ED. TECNOLOGICA |
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EDITAL nº 06/2022
EDITAL DE BOLSAS para mestrado e doutorado PPGFCET 2022
A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - informa que no período de 27/09/2022 a 03/10/2022 estarão abertas as inscrições para solicitação de bolsas de auxílio estudantil para discentes regularmente matriculados(as) no PPGFCET – Campus Curitiba.
1.DOS OBJETIVOS
O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes de mestrado regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - para concessão de bolsa auxílio estudantil pelo período de até 12 (doze) meses.
2.DOS REQUISITOS, DIREITOS E DEVERES DO BOLSISTA
Para concessão de bolsa auxílio estudantil, apresentam-se as seguintes exigências:
I – mestrandos ingressantes no PPGFCET em 2021 e 2022; e doutorandos ingressantes em 2020, 2021 e 2022
II – dedicação de forma integral às atividades do programa de pós-graduação;
III – quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais sem percepção de vencimentos;
IV – comprovar desempenho acadêmico satisfatório, consoante às normas definidas pela instituição promotora do curso;
V – não acumular a percepção de bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa de Pós-Graduação, de agências de fomento pública, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada, excetuando-se:
3.DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO/SOLICITAÇÃO DE BOLSA
3.1 Serão aceitas inscrições de estudantes de mestrado regularmente matriculados (as) no PPGFCET que foram aprovados(as) no processo de seleção 2021 e 2022 e estudantes de doutorado aprovados(as) na seleção 2020, 2021 e 2022;
3.2 Para efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá, obrigatoriamente, encaminhar dentro do prazo de inscrição, para o e-mail fcet-ct@utfpr.edu.br, os seguintes documentos:
a) Formulário de Inscrição de Candidatos a Bolsa Auxílio Estudantil – Anexo II;
b) Histórico Escolar do PPGFCET atualizado;
c) Termo de Compromisso do(a) discente (modelo PPGFCET) – Anexo III;
d) Formulário sobre a trajetória acadêmica preenchido e assinado, com o link do Currículo Lattes atualizado e sua devida comprovação - Anexo IV.
O (a) candidato(a) ao se inscrever declara estar ciente e concordar com as disposições do edital.
4.DO PROCESSO DE SELEÇÃO
4.1 Para a seleção serão consideradas as informações apresentadas pelo(a) candidato(a) no desempenho acadêmico (Anexo I), formulário de inscrição (Anexo II), o histórico escolar do PPGFCET atualizado, o preenchimento do Anexo III e a trajetória acadêmica (Anexo IV). Todos os referidos documentos deverão ser entregues de forma digital no ato da inscrição no e-mail fcet-ct@utfpr.edu.br;
4.2 Em caso de empate na pontuação geral, o desempate se dará pelo maior tempo de permanência do discente no programa e caso ainda persista o empate, o desempate se dará pela maior idade do candidato;
4.3 Este edital contempla bolsas de auxílio estudantil para mestrandos e doutorandos a serem atribuídas, conforme a vacância, durante o ano de 2022 a 2023. O valor de bolsa de mestrado será de R$1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) e a do doutorado de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) e obedece àquele atribuído aos órgãos de formação e fomento à pesquisa. A bolsa de mestrado e do doutorado terá duração de até 12 (doze) meses.
5.CRONOGRAMA
ETAPAS |
DATAS |
Lançamento do Edital |
27/09/2022 |
Inscrições |
27/09/2022 a 03/10/2022 |
Divulgação da Homologação das Inscrições |
04/10/2022 |
Prazo para Recurso das Homologações das Inscrições |
06/10/2022 |
Publicação do Resultado das bolsas |
08/10/2022 |
Prazo para Recurso |
10/10/2022 |
Publicação do Resultado Final |
13/10/2022 |
6. DIVULGAÇÃO DAS INDICAÇÕES DE BOLSISTAS EFETIVADAS E INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
A divulgação do resultado final do processo de seleção de bolsas será no site do PPGFCET (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgfcet/editais). A interposição de recurso deve ser feita por manifestação via e-mail fcet-ct@utfpr.edu.br até às 18 horas das datas previstas no item 5 deste Edital.
7.DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1 O (a) candidato (a) selecionado (a) deve entregar dados da agência e da conta corrente, obrigatoriamente, Banco do Brasil (conta individual), com numeração legível no dia 13 de outubro de 2022.
Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Bolsas, com consulta direta ao Colegiado do PPGFCET.
7.2 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
7.3 Este Edital, aprovado pela Comissão de Bolsas do PPGFCET, pelo Colegiado do PPGFCET e pela DIRPPG-CT estará vigente a partir da data de sua publicação no Site do PPGFCET (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgfcet/editais).
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) TAMARA SIMONE VAN KAICK, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 26/09/2022, às 17:17, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 26/09/2022, às 17:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 27/09/2022, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3008308 e o código CRC (and the CRC code) 0288AF33. |
ANEXO I
TABELA COM A PONTUAÇÃO DE DESEMPENHO ACADÊMICO NO PPGFCET
ATIVIDADE |
PONTUAÇÃO |
Créditos homologados no histórico |
01 ponto por crédito já homologado |
Publicação de Artigo (ou no prelo) em periódico com Qualis na Área de Ensino, vigente no ato da solicitação da bolsa, em estrato A do WebQualis Capes, em que constem o nome do pós-graduando, nome do orientador e o nome da UTFPR. |
04 pontos por publicação |
Publicação de Artigo (ou no prelo) em periódico com Qualis na Área de Ensino, vigente no ato da solicitação da bolsa, em estrato B do WebQualis Capes, em que constem o nome do pós-graduando, nome do orientador e o nome da UTFPR. |
02 pontos por publicação |
Participação em comissões do PPGFCET. |
02 pontos por comissão |
Participação em Grupos de Pesquisa da Área de Ensino ou Educação homologados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
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01 ponto para no mínimo um ano de participação enquanto discente do PPGFCET (atestado pelo líder do grupo).
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ANEXO II
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA AUXÍLIO - 2022
Aluno(a):
Orientador(a):
Ano de Ingresso no PPGFCET:
Linha de pesquisa:
( ) Práticas Pedagógicas e Formação de Professores de Ciências e Matemática;
( ) Educação Matemática;
( ) Mediações por TIC no Ensino de Ciências e Matemática;
( ) Relações CTSA no Ensino de Ciências
Nível: Mestrado ( )
Doutorado ( )
Obs. As informações aqui prestadas devem estar em conformidade com o declarado em seu Currículo Lattes, que deve estar atualizado. Indique o link de acesso ao seu Lattes: Quando for o caso, indique o link do grupo de pesquisa do CNPq que você possui vínculo:
( ) integralmente ( ) parcialmente
( ) outra. Descreva: _______________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
Se SIM
2.1) Se Empresa
nome da Empresa: _________________________________ telefone: (___) _____________
Data de admissão: / / período em que trabalha: _________ total de horas semanais: _________
2.2) Se Escola ou outra Instituição de Ensino
nome da Escola/Instituição: __________________________ telefone: (___) ____________ Data de admissão: / /_____ período em que trabalha: total de horas semanais:
Independentemente de conseguir bolsa, durante o curso, em relação ao seu serviço, você terá:
a.1 () nenhuma liberação com atuação de até no máximo 40 horas semanais
a.2 () nenhuma liberação com atuação de até no máximo 20 horas semanais
d.1 ( ) com remuneração
d.2 ( ) sem remuneração
3.Se você tiver vínculo empregatício e for contemplado com uma bolsa-auxílio você:
( ) pedirá demissão do emprego
( ) pedirá afastamento sem remuneração
( ) outra decisão (especifique):
4. Caso seu vínculo de trabalho seja com Escolas, especifique:
Rede de Ensino: ( ) Estadual; ( ) Municipal; ( ) Particular; ( ) Federal.
Instituição(ões): __________________________________________________________________________ Níveis da Educação Básica:
( ) Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano); ( ) Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano); ( ) Ensino Médio
Você desempenha Função de:
( ) Docente ( ) Direção ( ) Pedagogia ( ) Outra
Sua carga horária semanal total é de ________ horas-aula ou _____ horas de atividades administrativas.
Seu/s contrato/s de trabalho é/são de:
( ) 20 h; ( ) 40 h; ( ) 60 h; ( ) outro tipo (especifique)
( ) além do meu contrato também atendo _________ horas de aulas extraordinárias.
b)Educação Superior
Rede de Ensino: ( ) Estadual; ( ) Municipal; ( ) Particular; ( ) Federal
Instituição(ões): __________________________________________________________________________________
Função: ( ) Docente ( ) Direção ( ) Pedagogia ( ) Outra
Especifique o tipo de contrato de trabalho que você tem nessa/s instituição/ões:
Sua carga horária semanal total é de __________ aulas ou _____ horas de atividades administrativas.
5) Outros vínculos profissionais
Você tem outros vínculos profissionais?
( ) Não
( ) Sim. Qual? Instituição(ões) com a qual mantém vínculo:
Endereço:
É profissional liberal? ( ) Não; ( ) Sim
Cargo ou função: _________________________________________________________________________________
Carga horária semanal: ______________
Qual atividade?
Renda: R$ (descreva de forma sintética)?
6) Trabalho autônomo ou temporário
Natureza do trabalho: _______________________________________ Renda mensal: R$ _________
Qual atividade (descreva sumariamente)?
7) Justifique porque você está pleiteando essa bolsa.
8) Você tem conta corrente no Banco do Brasil?
Sim ( ) Indique agência e Conta corrente__________________________________________
Não ( )
Esteja ciente que é obrigatório abrir uma conta corrente no Banco do Brasil conforme o prazo estipulado no edital.
Declaro que as informações acima descritas são verdadeiras.
Curitiba, / /
Assinatura: ________________________________________________________
ANEXO III
TERMO DE COMPROMISSO
Declaro, para os devidos fins, que eu, _____________________________, nacionalidade___________,
Profissão_______________________________________________, residente à (Rua/Av.)_____________________________, nº_____________, Bairro_______________________,Cidade____________________________, CPF____________________________________________,
aluno(a) devidamente matriculado(a) no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, sob o número de matrícula ___________, em nível de_________________ (Mestrado ou Doutorado), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tenho ciência das obrigações inerentes à qualidade de bolsista e, nesse sentido, COMPROMETO-ME a respeitar as seguintes cláusulas:
I – mestrandos ingressantes no PPGFCET em 2021 e 2022 e doutorandos ingressantes em 2020, 2021 e 2022;
II –dedicação de forma integral, às atividades do programa de pós-graduação;
III – quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais sem percepção de vencimentos;
IV – comprovar desempenho acadêmico satisfatório, consoante às normas definidas pela instituição promotora do curso;
V – não acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa de Pós-Graduação, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada, excetuando-se:
A inobservância dos requisitos citados acima, e/ou se praticada qualquer fraude pelo(a) bolsista, implicará(ão) no cancelamento da bolsa, com a restituição integral e imediata dos recursos, de acordo com os índices previstos em lei competente.
Assinatura do(a) beneficiário(a) de bolsa: Curitiba, de de 2022.
Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação
Tamara Simone van Kaick |
Representante da Comissão de Bolsas Capes
João Amadeus Pereira Alves |
ANEXO IV – TRAJETÓRIA ACADÊMICA
NOME DO CANDIDATO:
Linha de pesquisa: ( ) Práticas Pedagógicas E Formação De Professores Em Ensino De Ciências E Matemática ( ) Educação Matemática ( ) Mediações por Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática ( ) Ensino de Ciências e Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)
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Área de Concentração: |
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Já passou pelo processo de qualificação do mestrado? |
( ) Sim – Data: ( ) não |
Tempo previsto de conclusão do Mestrado (em meses): |
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Créditos homologados no histórico: |
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Participa ou participou em comissões do PPGFCET: ( ) Sim. Qual(ais): ( ) Não |
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Participação em Grupos de Pesquisa da Área de Ensino ou Educação homologados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: ( ) Não ( ) Sim. Cite qual (ais) e insira declaração assinada pelo do líder do grupo no arquivo com documentos:
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INSTRUÇÕES:
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Guia de informações relevantes para o currículo lattes (períodos na graduação e na Pós-graduação) |
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Intercâmbio |
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Monitoria |
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Iniciação Científica |
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Iniciação à Docência |
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Bolsista de Extensão |
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Bolsista de Ações Afirmativas |
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Bolsista Permanência |
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Participação em eventos científicos/extensionistas/participação em eventos de Movimentos Sociais |
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Participação em Projeto de Extensão |
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Palestra/Oficinas/Workshops/Vivências realizadas vinculada com a pesquisa de Mestrado |
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Organização de Evento de Extensão |
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Produção Intelectual (Artigos e capítulos publicados) |
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Produção Técnica |
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Produção Artística |
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Curitiba, ___ / / Assinatura: |
Referência: Processo nº 23064.048402/2022-60 | SEI nº 3008308 |