Boletim de Serviço Eletrônico em 27/09/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS MEDIANEIRA

DIR. DE REL. EMPRES. E COMUNITARIAS - MD

 

EDITAL CIENTECH Nº 08/2022 

SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA A INSTALAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE P.D.&I. NO CIENTECH – PARQUE CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DA UTFPR CAMPUS MEDIANEIRA em espaços não edificados E CELEBRAÇÃO DE ALIANÇA ESTRATÉGICA PARA A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COM A UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

 

A UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS MEDIANEIRA, doravante denominada UTFPR-MD, inscrita no CNPJ sob nº 75.101.873/0002-70, com sede na Avenida Brasil, 4232, Parque Independência, CEP 85.884-000, em Medianeira – PR, e a FUNDAÇÃO DE APOIO À EDUCAÇÃO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO UTFPR, doravante denominada FUNTEF-PR, inscrita no CNPJ sob n° 02.032.297/0001-00, com sede Avenida Silva Jardim, 775 - Bloco V4 – Rebouças, CEP 80230-000, em Curitiba - PR, tornam público que a partir do dia 28 de Agosto de 2022, estará recebendo propostas de pessoas jurídicas qualificadas como empresas nacionais ou internacionais, instituições públicas ou organizações de direito privado, doravante denominada como EMPREENDIMENTO, nos termos e condições estabelecidas neste edital de chamada pública e seus anexos, interessados em instalação de Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em espaço físico não edificado no PARQUE CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DA UTFPR – CAMPUS MEDIANEIRA, doravante denominado CIENTECH, com sede na Rua Somis Feline, 600, CEP 85.884-000, Medianeira – PR, mediante permissão de uso e que durante a sua permanência mantenham convênios de Aliança Estratégica com a UTFPR, considerando o disposto:

  1. na Lei de Inovação (Lei Nº 10.973 de 02 de dezembro de 2004);

  2. no Marco Legal da Ciência Tecnologia e Inovação (Lei Nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016) e no Decreto que a regulamenta (Decreto Nº 9.283 de 07 de fevereiro de 2018);

  3. na Lei Federal Nº 8.666 de 21 de junho de 1996, em seu Art. 24, inciso XXXI;

  4. na Deliberação COUNI nº 01/2020, que institui a Política de Inovação da UTFPR;

  5. na Deliberação COUNI nº 22/2014, que aprova o Regulamento do Parque Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;

  6. na Deliberação COUNI nº. 08/2011, que aprova o Regulamento das Relações entre a Universidade Tecnológica Federal   do   Paraná   e   a   Fundação   de   Apoio   à   Educação, Pesquisa   e Desenvolvimento   Científico   e   Tecnológico da   Universidade   Tecnológica Federal do Paraná, e

  7. na Deliberação COUNI nº 07/2018, que dispõe sobre  a  Norma  Complementar  nº  01/2018  ao  Regulamento  das relações  entre  a  Universidade  Tecnológica  Federal  do  Paraná  (UTFPR)  e  a Fundação  de  Apoio à  Educação,  Pesquisa  e  Desenvolvimento  Científico  e Tecnológico  da  Universidade  Tecnológica  Federal  do  Paraná  (FUNTEF-PR), aprovado pela Deliberação COUNI n° 08/11, de 02 de dezembro de 2011.

 

PREAMBULO

O CIENTECH (Parque Científico e Tecnológico da UTFPR – Campus Medianeira) tem como objetivo ampliar a interação com Sistema Nacional e Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da realização de pesquisa colaborativa e multidisciplinar, com organizações públicas e privadas, voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico e na promoção da inovação, por meio da estruturação e gestão sustentável de um ambiente de negócios capaz de potencializar as atividades de pesquisa científica e tecnológica, a introdução de inovações e a transferência de tecnologia, além de criar e consolidar EMPREENDIMENTOS de classe mundial no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas e de novas tecnologias, produtos e processos, bem como a transformação de EMPREENDIMENTOS que passem a utilizar tecnologia no desenvolvimento de seus produtos e processos produtivos.

 

OBJETO

O presente Edital visa a seleção de propostas de EMPREENDIMENTO interessado em implantar LABORATÓRIO DE PD&I no CIENTECH, para utilização a título precário, oneroso e intransferível, com outorga de Permissão de Uso, dos espaços empresariais não edificados na área do CIENTECH e que, durante sua permanência, mantenham Aliança Estratégica com a UTFPR-MD.

 

DOS REQUISITOS PARA CANDIDATURA

A candidatura à presente chamada pública requer das empresas interessadas na implantação de LABORATÓRIO DE PD&I o atendimento aos seguintes requisitos técnicos:

Ser legalmente constituída como pessoa jurídica;

Demonstrar interesse na colaboração científica e no desenvolvimento de inovação tecnológica, por meio do estabelecimento de Acordo de Cooperação Técnica e Aliança Estratégica com a UTFPR-MD;

Aceitar as condições físicas e de funcionamento do espaço disponível para cessão de uso no CIENTECH;

Estar comprometida com a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis no desenvolvimento de suas atividades produtivas e de pesquisa, e

Apresentar documentação de regularidade jurídica, fiscal, trabalhista e qualificação econômica.

 

DA CONDIÇÃO

A área objeto da presente permissão deverá ser utilizado única e exclusivamente para a instalação de LABORATÓRIO DE PD&I, conforme a solicitação de permissão, sendo vedado o uso para qualquer outra finalidade, bem como a cessão ou transferência a terceiros, no todo ou em parte, a qualquer título.

Para inscrever-se no presente edital o proponente deve ser pessoa jurídica legalmente constituída, que esteja engajada em pesquisa, projeto e desenvolvimento de produtos, processos ou serviços, sendo prioritariamente elegíveis as propostas voltadas à colaboração, pesquisa e desenvolvimento em parceria com a UTFPR, por meio de suas unidades de ensino e pesquisa, que tenham a necessidade de permissão de uso de espaço físico dentro do CIENTECH/UTFPR para o desenvolvimento de projetos de parceria em pesquisas e desenvolvimento por meio de LABORATÓRIO DE PD&I.

A definição de LABORATÓRIO DE PD&I, o qual se contemple obrigatoriamente os itens 3.3.3 e 3.3.4, e opcionalmente os itens 3.3.1 e 3.3.2:

Pesquisa básica: esta atividade é baseada na elaboração de trabalhos e projetos teóricos ou experimentais que têm como objetivo o alcance de novos aprendizados em relação a fatos observáveis. No entanto, não há nenhuma pretensão de aplicá-los de fato nessa primeira etapa;

Pesquisa aplicada: é focada na realização de pesquisas originais com o objetivo de alcançar novos conhecimentos. Porém, seu foco é a obtenção de metas práticas e específicas;

Desenvolvimento experimental: baseia-se em projetos e pesquisas sistemáticas que fazem uso de informações e conhecimentos já existentes. Seu objetivo é produzir novos dispositivos, produtos e materiais, além de instalar sistemas, processos e serviços inovadores;

Inovação tecnológica: consiste em realizar pesquisas para a confecção de novos processos de fabricação ou de produtos, além de desenvolver novas ferramentas e funcionalidades a um determinado processo ou produto. Seu objetivo é implementar melhorias, a fim de aumentar a produtividade e a qualidade de produtos e serviços oferecidos pelas instituições.

Caso se constate a ocorrência das situações impeditivas, ainda que “a posteriori”, a PERMISSIONÁRIA (hora candidata) terá revogado o Termo de Permissão de Uso, podendo incorrer, juntamente com seus representantes, nas sanções previstas na Lei nº 8.666/93, sem prejuízo das demais sanções civis e penais cabíveis.

A participação implica no reconhecimento de que tem ciência, atende e se submete a todas as cláusulas e condições do presente edital, bem como as disposições contidas na Lei Federal nº 8.666/93, no Regimento Interno do CIENTECH e demais normas complementares que disciplinam a presente seleção que regerá a permissão de uso dos espaços pertencentes ao CIENTECH.

 

DA ALIANÇA ESTRATÉGICA COM OS EMPREENDIMENTOS

Aliança Estratégica, objeto da presente chamada pública, é um instrumento formal a ser firmado entre a UTFPR-MD e o LABORATÓRIO DE PD&I, como requisito prévio ao estabelecimento do contrato de cessão de uso onerosa.

Aliança Estratégica objetiva estabelecer os pressupostos para a colaboração técnico-científica entre a UTFPR-MD e o LABORATÓRIO DE PD&I residente no CIENTECH, visando a geração de produtos, processos e serviços inovadores, a transferência e a difusão de tecnologia.

 

UTILIZAÇÃO DO OBJETO

A área objeto da presente permissão deverá ser utilizado única e exclusivamente para desenvolvimento de PD&I realizada pelo EMPREENDIMENTO, conforme a solicitação de permissão, sendo vedado o uso para qualquer outra finalidade, bem como a cessão ou transferência a terceiros, no todo ou em parte, a qualquer título.

Deverão ser observadas as normas internas do CIENTECH constantes no Regimento Interno do mesmo.

Deverão ser respeitadas as normas do Plano Diretor do Município de Medianeira e do CIENTECH para ocupação de solo.

 

PRAZOS E VIGÊNCIA

A vigência do Termo de Permissão de Uso será de 12 (doze) meses, contados a partir da assinatura do Termo de Permissão, prorrogáveis, que será formalizado por meio de Termo de Aditamento firmado entre as partes.

Em todos os casos, a prorrogação será condicionada ao desempenho do empreendimento, a ser avaliado pela comissão de acompanhamento designado pelo Diretor do Parque Cientifico e Tecnológico, e ao atendimento dos critérios previamente estabelecidos.

Os empreendimentos serão avaliados anualmente em acordo com o plano de trabalho pré-estabelecido.

Caso o empreendimento não apresente ou justifique satisfatório desenvolvimento, será advertido sendo concedido prazo para adequação ou desocupação do espaço.

A empresa terá um prazo de 60 (sessenta) dias, a partir da data da assinatura, para providenciar toda documentação exigida para sua ocupação no CIENTECH sob pena de revogação do Termo de Permissão de Uso.

Após o término de vigência do Termo de Permissão de Uso ou da sua revogação, a PERMISSIONÁRIA terá um prazo de 180 (cento e oitenta) dias, para restituir o espaço físico cedido, nas mesmas condições em que o recebeu ou com as benfeitorias aproveitáveis por outras PERMISSIONÁRIAS, sendo que as modificações não aproveitáveis deverão ser retiradas, deixando a sala nas mesmas condições que recebeu, modificar o seu endereço sede deixando de usar o endereço do CIENTECH em sua documentação e qualquer referência a esta.

 

VALORES E PAGAMENTO

Pelo uso do espaço cedido, a PERMISSIONÁRIA recolherá o valor correspondente à metragem da área do lote, conforme Tabela de Arrecadação vigente do CIENTECH.

Se houver pedido de registro de patente dos produtos ou processos gerados no espaço cedido, a PERMISSIONÁRIA deve recolher a porcentagem de royalties proporcional à ocupação conforme Tabela de Arrecadação Vigente e acordo firmado entre a PERMISSIONÁRIA e a UTFPR-MD.

A PERMISSIONÁRIA deve recolher Taxa de Condomínio, que será apurada com base na área do lote, pelo fator de espaço e pelo rateio das despesas gerais de manutenção do Parque Científico e Tecnológico, de acordo com a Tabela de Arrecadação Vigente;

Os pagamentos devidos pela ocupação da área, royalties e taxas condominiais deverão ser efetuados pela PERMISSIONÁRIA, mensalmente, até o 10º dia útil do mês subsequente ao vencido.

Será de inteira responsabilidade da PERMISSIONÁRIA o pagamento do valor correspondente aos encargos provenientes do funcionamento e operacionalização da área ocupada, objeto da permissão de uso devendo, ainda, participar dos programas e projetos que visem à melhoria das condições de funcionamento do Parque Científico e Tecnológico.

 

VAGAS

Serão disponibilizadas as áreas que estiverem disponíveis conforme Tabela de Área Vigente, que deve ser validada junto à direção do CIENTECH antes da candidatura, visando um acordo de reserva de tal espaço.

As áreas serão ocupadas pelos candidatos selecionados de acordo com a ordem de classificação, o qual será julgado pela Comissão Julgadora.

A classificação será definida por meio das notas atribuídas aos projetos e mediante demais critérios estabelecidos neste edital.

A aprovação do projeto não implica em imediata convocação do candidato classificado, ficando condicionada a disponibilidade de espaço físico, bem como ao suporte técnico operacional e demais necessidades de estrutura disponíveis.

A seleção de empreendimentos fica condicionada à capacidade de atendimento da estrutura do CIENTECH.

Os EMPREENDIMENTOS serão convocados para ocuparem os espaços assim que disponibilizados, de acordo com a ordem de classificação.

As inscrições para credenciamento e apresentação de propostas de qualificação técnica/propostas de projetos serão aceitas em qualquer período, sendo que a banca pública será realizada em até 30 dias úteis.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições ficarão permanentemente abertas (edital de fluxo contínuo) até preenchimento de todas as vagas ou até que ocorra alguma alteração nas normas da UTFPR, do CIENTECH, da Legislação cabível, ou sob recomendação/revisão do Comitê Gestor, que ensejará a publicação de novo Edital.

A inscrição à presente chamada pública será realizada por meio do preenchimento de formulário on-line, disponível no endereço http://cientech.md.utfpr.edu.br. Após envio do formulário de inscrição, o candidato receberá em seu endereço eletrônico cadastrado os Anexos I, II, III, IV e V para sua análise e preenchimento. Uma vez preenchidos, tais anexos deverão ser devolvidos ao endereço eletrônico do CIENTECH (cientech-md@utfpr.edu.br). O candidato a LABORATÓRIO DE PD&I deverá preencher o Memorial Descritivo, presente no Anexo V, contendo identificação dos coordenadores responsáveis pelo projeto de pesquisa, se há projeto em andamento, e identificação dos potencias coordenadores de projeto tanto por parte da instituição de ensino e pesquisa quanto por parte da Empresa/Laboratório, caso os projetos ainda estejam em fase de identificação e prospecção.

Para a edificação, deverá ser apresentado Projeto Arquitetônico (locação, implantação, planta baixa, cobertura, cortes/vistas, perspectivas/elevações) da estrutura a ser construída, juntamente com Memorial Descritivo contendo a identificação, finalidade e metragem dos espaços. No caso da necessidade de estruturas específicas para acomodação de dejetos, deverá ser apresentado um plano de manejo ou aproveitamento. Tal documentação também deve ser enviada por e-mail (cientech-md@utfpr.edu.br).

Poderão ser enviados outros documentos que os candidatos considerarem relevantes como gráficos, tabelas, fotos, reportagens e outros, desde que devidamente especificados.

A inscrição estará validada quando da confirmação, em um prazo de até 10 dias úteis, do recebimento da documentação via e-mail. Caso não haja o recebimento deste e-mail, o candidato deverá entrar em contato via telefone com a Direção do CIENTECH (contatos disponíveis na página do CIENTECH).

 

VISTORIA DOS ESPAÇOS

Os candidatos deverão realizar visita técnica e tomar conhecimento das condições do local objeto da presente permissão, verificando a conformidade das informações contidas neste edital, ficando às suas expensas, sob sua responsabilidade e risco, todas as informações e verificações necessárias à elaboração de candidatura, devendo apresentar atestado de vistoria (Anexo IV), para que posteriormente não possa alegar qualquer desconhecimento como elemento impeditivo da formulação da proposta de candidatura.

A vistoria deverá ser realizada previamente à apresentação dos documentos de credenciamento, podendo esta ser agendada pelo email cientech-md@utfpr.edu.br.

 

ENTREGA DOS DOCUMENTOS ORIGINAIS

Após a homologação da inscrição, a Diretoria do CIENTECH solicitará quais documentos deverão ser entregues de forma física.

 

DOCUMENTAÇÃO DA HABILITAÇÃO JURÍDICA, FISCAL E TRABALHISTA E QUALIFICAÇÃO ECONÔMICA

A candidatura à presente chamada pública requer da PERMISSIONÁRIA candidata a demonstração de habilitação jurídica, fiscal e trabalhista, mediante a apresentação de cópias da seguinte documentação:

Registro comercial, no caso de empresa individual;

CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica ativo;

Ato Constitutivo, Estatuto e Contrato Social em vigor e suas alterações posteriores, dependendo da natureza jurídica da organização interessada, devidamente registrados nos órgãos competentes;

Carteira de Identidade - CI, Cadastro de Pessoa Física - CPF e ata de eleição/indicação e posse no cargo do representante legal. No caso de procurador, além de CI e CPF será requerida a procuração;

Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento do país e, se for o caso, ato de registro ou autorização para funcionamento, expedido pelo órgão competente, quando assim o exigir;

Certidão Negativa de Débitos (ou Certidão positiva com efeitos de Negativa) relativos a créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União;

Certidão de Regularidade de Situação perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS;

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT, junto ao Tribunal Superior do Trabalho;

Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas - CEIS (Pessoa Jurídica e Representante Legal);

Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Atos de Improbidade Administrativa - CNJ (Pessoa Jurídica e Representante Legal);

Lista de Inidôneos, mantida pelo Tribunal de Contas da União - TCU (Pessoa Jurídica e Representante Legal), e

Comprovante de inscrição no Cadastro de Contribuinte Estadual e Municipal, relativo ao domicílio ou sede da PERMISSIONÁRIA.

Os documentos deverão ser nomeados conforme descrito no Anexo XI, gravados no formato Portable Document Format (PDF) e compactados em um único arquivo para envio no próprio formulário on-line (formato ZIP/RAR), e enviados por e-mail para o endereço cientech-md@utfpr.edu.br.

 

DOS IMPEDIMENTOS

A participação no certame está condicionada a que o interessado declare que inexiste qualquer fato impeditivo de sua participação ou de sua contratação. Neste contexto, estarão impedidos os entes:

Que estejam com o direito de licitar e contratar temporariamente suspenso, ou que tenham sido impedidas de licitar e contratar com a Administração Pública direta e indireta, com base no artigo 87, inciso III, da Lei federal nº 8.666/1993 e no artigo 7º, da Lei federal nº 10.520/2002.

Que estejam punidos pela Administração Pública Direta e/ou Indireta, Federal, Estadual ou Municipal, bem como àquelas que foram declaradas inidôneas para contratar com Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição, ou até que seja promovida a sua reabilitação.

Que tenham sido declaradas inidôneas pela Administração Pública Federal, estadual ou municipal, nos termos do artigo 87, inciso IV, da Lei Federal nº 8.666/1993;

Que possuam vínculo de natureza familiar, comercial, econômica ou financeira com o Diretor do CIENTECH ou algum dos membros da respectiva equipe de avaliação das propostas, nos termos do artigo 9º da Lei Federal nº 8.666/1993.

Que não tenham representação legal no Brasil com poderes expressos para receber citação e responder administrativa ou judicialmente;

As proponentes estrangeiras que não possuírem sede no Brasil  atenderão às exigências das cláusulas do presente CHAMAMENTO, mediante documentos equivalentes e aceitos pela Comissão de Avaliação. Todos os documentos emitidos em outro idioma deverão ser autenticados pelos respectivos consulados e traduzidos por tradutor juramentado, devendo ter representação legal no Brasil, com poderes expressos para receber citação e responder administrativamente ou judicialmente.

Que tenham sido proibidas pelo Plenário do CADE de participar de licitações promovidas pela Administração Pública federal, estadual, municipal, direta e indireta, em virtude de prática de infração à ordem econômica, nos termos do artigo 38, inciso II, da Lei Federal n° 12.529/2011.

Que estejam proibidas de contratar com a Administração Pública em virtude de sanção restritiva de direito decorrente de infração administrativa ambiental, nos termos do art. 72, § 8°, inciso V, da Lei Federal n° 9.605/1998.

Que tenham sido proibidas de contratar com o Poder Público em razão de condenação por ato de improbidade administrativa, nos termos do artigo 12 da Lei Federal nº 8.429/1992.

Que tenham sido declaradas inidôneas para contratar com a Administração Pública pelo Plenário do Tribunal de Contas da União.

Que tenham sido suspensas temporariamente, impedidas ou declaradas inidôneas para licitar ou contratar com a Administração Pública, direta e indireta, por desobediência à Lei de Acesso à Informação, nos termos do artigo 33, incisos IV e V, da Lei Federal nº 12.527/2011.

Que não apresentem qualquer dos documentos previstos neste Edital (item 12).

 

CRONOGRAMA

As propostas serão recebidas e analisadas conforme cronograma abaixo:

Etapa

Descrição

Prazo

I

Publicação do Edital

28 de agosto de 2022

II

Recepção das Propostas

(fluxo contínuo)

III

Avaliação formal das propostas (homologação)

Até 15 (quinze) dias* após a data de entrega/formalização da proposta.

IV

Banca para julgamento pela comissão de avaliação e divulgação do resultado para o proponente

Até 40 (trinta) dias* após a data de entrega/formalização da proposta.

V

Agendamento de reunião com a Diretoria do CIENTECH para tratativas do contrato e da Aliança Estratégica

Até 10 (dez) dias* após o deferimento de proposta

* Os prazos estabelecidos são computados em dias corridos e quando o dia final coincidir com feriados ou finais de semana será considerado o próximo dia útil subsequente.

 

DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção será composto de duas fases:

Primeira fase, que consiste na recepção das propostas que deverão conter os arquivos indicados no item relativo às inscrições deste edital. Nesta fase a comissão realizará a validação dos documentos previstos para participar do processo de seleção, de onde será emitido o parecer “Proposta Homologada”, a qual estará automaticamente classificada para a segunda fase; “Não Homologada”, a qual será devolvida ao proponente com a respectiva justificativa. As propostas “Não Homologação” não impede ao proponente reenviar uma nova proposta, ou a mesma proposta desde que seja sanada as não-conformidades para participação no próximo certame.

Segunda fase, apresentação da proposta de implantação do LABORATÓRIO DE PD&I  para banca de avaliadores especializados. A banca deverá emitir o parecer “Aprovado”, “Aprovado com Ressalvas” ou “Não Aprovado”. As propostas aprovadas serão automaticamente convocadas para reunião junto a Direção do CIENTECH para elaboração do Termo de Permissão de Uso e instruções. As propostas “Aprovadas com Ressalvas” deverão fazer as readequações necessárias e submeter a mesma em um prazo de até 10 dias úteis para reavaliação, visando o parecer “Aprovada” ou “Não Aprovada”.

 

PROCEDIMENTOS, CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS PROPOSTAS DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA/PROPOSTAS DE PROJETOS E REGIME DE EXECUÇÃO

A Análise Técnica dos documentos será de responsabilidade da Comissão Especial para realização da Chamada Pública, deferindo ou indeferindo o credenciamento dos interessados.

As propostas passarão por análise técnica de caráter eliminatório pela Comissão em relação a documentação de habilitação.

As propostas consideradas suficientes serão encaminhadas para apresentação em banca pública.

Na banca pública em local e horário a ser previamente divulgados, a PERMISSIONÁRIA apresentará e defenderá seu projeto.

A banca poderá se tornar fechada ao público em assuntos relativos a segredo industrial, propriedade intelectual e novas tecnologias.

A Banca Pública será constituída por uma comissão com no mínimo 6 (seis) e no máximo 08 (oito) membros. Serão convocados para compor a Comissão:

Diretor do CIENTECH, na ausência deste, indicará um substituto;

Representante da ACIME - Associação Empresarial de Medianeira;

Representante da FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná;

Representante do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas;

Professor Especialista da área de Gestão indicado pelo Departamento de Produção da UTFPR – Campus Medianeira;

Professor da área de Engenharia Civil ou Arquitetura indicado pela direção do CIENTECH;

Especialista na área de conhecimento da proposta de negócio, indicado pela DIRGE-MD, e

Coordenador do Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR-MD.

A Comissão Julgadora na Banca Pública realizará avaliação, pontuando com base nos critérios abaixo estabelecidos:

Planilha de avaliação Anexo VII;

Enquadramento da proponente nos Critérios de elegibilidade descritos neste edital;

Aderência aos objetivos do presente edital com as áreas respectivas de atuação;

Viabilidade Técnica e Econômica do projeto de pesquisa(s) colaborativa(s), nas áreas do conhecimento científico e tecnológico, bem com potencial de crescimento e projeto arquitetônico exequível;

Diferencial tecnológico que represente avanço do conhecimento, inovação e desenvolvimento tecnológico na área;

Capacidade e recursos próprios, tanto financeiros quanto humanos, para desenvolvimento dos projetos;

Capacidade financeira para instalação do LABORATÓRIO DE PD&I no CIENTECH;

Será considerado como diferencial as propostas que contemplarem envolvimento de alunos de graduação, mestrado e doutorado nos projetos de pesquisa colaborativa;

Análise sobre o diferencial tecnológico que represente avanço do conhecimento, inovação e desenvolvimento tecnológico na área;

Em caso de empate na pontuação, serão utilizados como critérios de desempate, na seguinte ordem:

O maior montante de investimentos;

A maior quantidade de empregos gerados (projeção para o primeiro ano);

Maior faturamento (projeção para o primeiro ano), e

Em persistindo o empate entre duas ou mais propostas de qualificação técnica/propostas de projetos, decidir-se-á por meio de sorteio público, onde todas as interessadas serão convocadas.

 

APRESENTAÇÃO DE RECURSOS E REPRESENTAÇÕES

À PERMISSIONÁRIA é assegurado o direito de interposição de Recurso.

Os eventuais recursos devem ser protocolados pela PERMISSIONÁRIA, proponente ou procurador em um prazo de até 48 horas após a divulgação dos resultados das etapas.

Os autos do processo administrativo permanecerão com vista franqueada aos interessados.

O recurso deverá ser protocolado junto a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR – Campus Medianeira, na Avenida Brasil, nº 4232, Parque Independência, em Medianeira – PR.

A devolutiva quanto a eventuais recursos será publicada em até 10 (dez) dias úteis a contar da data de protocolo do recurso por parte do representante legal da PERMISSIONÁRIA, proponente ou procurador.

Caso a devolutiva quanto ao recurso dependa de agentes externos, o prazo estipulado para devolutiva por parte deste agente externo deverá ser respeitado e somado ao prazo padrão já explicitado.

 

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

O resultado será publicado no endereço http://cientech.md.utfpr.edu.br e enviado para o e-mail fornecido no formulário de inscrição.

É obrigação da PERMISSIONÁRIA observar e acompanhar rigorosamente o edital, todas as fases do certame e comunicados oficiais divulgados, ler e interpretar o conteúdo destes, desobrigando totalmente o CIENTECH, por interpretações errôneas ou inobservâncias.

A proponente deverá indicar a Comissão todos os meios de contato, telefone, endereço eletrônico, para comunicação, e obriga-se a manter os dados devidamente atualizados durante todo o decurso processual. Será de sua inteira responsabilidade o retorno imediato de todos os atos comunicados, os quais serão considerados recebidos, não lhe cabendo qualquer alegação de não recebimentos dos documentos.

Os projetos selecionados resultarão na celebração de Termo de Permissão de Uso com a UTFPR-MD, os quais estabelecem direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da chamada de projetos.

 

GESTÃO, SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES

A implementação da Permissão de Uso será avaliada e supervisionada por comissão designada pelo Diretor do CIENTECH.

O CIENTECH indicará um gestor do Termo de Permissão de Uso, dentro dos padrões determinados pela Lei de Licitações e Contratos nº 8.666/93, que será responsável pelo acompanhamento e fiscalização da sua execução, procedendo ao registro das ocorrências e adotando as providências necessárias ao seu fiel cumprimento, tendo por parâmetro os resultados previstos no Termo de Permissão. Entre suas atribuições está a de apurar a ocorrência de quaisquer circunstâncias que incidam especificamente no art. 78 e 88 da Lei 8666/93 que trata das sanções administrativas para o caso de inadimplemento contratual e cometimento de outros atos ilícitos.

 

ASSINATURA DO TERMO DE PERMISSÃO DE USO

O CIENTECH convocará a PERMISSIONÁRIA para assinar o Termo de Permissão de Uso Oneroso de Bem Público em até 15 (quinze) dias após a comunicação, sob pena de decair do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no artigo 81 da Lei nº 8.666/93.

O CIENTECH poderá, quando o convocado não assinar o termo de permissão no prazo e condições estabelecidos neste Edital, convocar os participantes remanescentes, na ordem de classificação.

A recusa injustificada da PERMISSIONÁRIA em assinar o Termo de Permissão Uso, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido, caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-se às penalidades legalmente estabelecidas.

 

IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DA CHAMADA DE PROJETOS

Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar o edital por irregularidade, devendo protocolar o pedido junto a Diretoria de Relações Empresariais da UTFPR – Campus Medianeira, na Avenida Brasil, nº 4232, Parque Independência, em Medianeira – PR.

 

ANULAÇÃO OU REVOGAÇÃO DO EDITAL

O presente Edital poderá ser anulado, revogado, no todo ou em parte ou ainda aditado, a critério do CIENTECH sem que isto implique direitos à indenização, compensação ou reclamação de qualquer natureza.

 

CASOS OMISSOS

Os casos omissos serão resolvidos pela Direção do CIENTECH em conjunto com o comitê gestor do CIENTECH.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

As informações administrativas relativas ao presente edital poderão ser obtidas junto ao CIENTECH, na rua Somis Fellini, 600, em Medianeira – PR,  e/ou por e-mail cientech-md@utfpr.edu.br.

As normas disciplinadoras desta Chamada Pública serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, desde que a interpretação não viole a lei e não comprometa o interesse da Administração Publica, a finalidade e a segurança da contratação.

Das sessões públicas serão lavradas atas, as quais serão assinadas pelos presentes.

A autoridade competente poderá revogar a presente Chamada por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado, sem que caiba à PERMISSIONÁRIA o direito à indenização.

A anulação do procedimento induz a do Termo de Permissão de Uso, ressalvado o disposto no parágrafo único, art. 59 da Lei 8.666/93.

Será facultado à Comissão ou à autoridade superior, em qualquer fase do julgamento, promover diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, bem como solicitar aos órgãos competentes, elaboração de parecer técnico destinado a fundamentar a decisão.

O acolhimento das propostas de qualificação técnica/propostas de projetos e sua classificação final não geram direito adquirido às proponentes à contratação do objeto desta Chamada.

A participação neste Edital de Chamada Pública implica na aceitação integral e irretratável pelo interessado dos termos deste Edital, não sendo aceita, sob qualquer hipótese, alegação do seu desconhecimento.

Para dirimir as dúvidas ou controvérsias decorrentes deste Edital que não puderem ser resolvidas amigavelmente pelas partes, fica eleito o foro da Justiça Federal da Comarca de Foz do Iguaçu, com renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

DOS ANEXOS

Constituem parte integrante dessa chamada pública os anexos seguintes:

 

PUBLICAÇÃO

Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação na página do CIENTECH - Parque Científico e Tecnológico da UTFPR Campus Medianeira. Maiores informações em http://cientech.md.utfpr.edu.br

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FERNANDO SCHUTZ, DIRETOR(A), em (at) 27/09/2022, às 16:49, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 27/09/2022, às 17:06, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3011513 e o código CRC (and the CRC code) FFFDA06F.



 

Seção de Anexos

Os anexos aqui apresentados são validados de acordo com a data disponível na publicação do edital, e servem para conferência. Os anexos podem ser encontrados em arquivos editáveis em http://cientech.md.utfpr.edu.br e, em termos de formatação, podem estar diferentes dos aqui encontrados. Após a inscrição, o responsável receberá em seu e-mail cadastrado os anexos a serem preenchidos para a banca de avaliação.

 

ANEXO I

DECLARAÇÃO EM CUMPRIMENTO ART. 7º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

 

A/C

Comissão para realização da Chamada de Projetos

CIENTECH – Parque Científico e Tecnológico da UTFPR Campus Medianeira

Referente: Edital de Chamada de Projetos 02/2022

 

A Empresa __________________, devidamente inscrita no  CNPJ nº _____________________, com endereço na Rua______________________, nº _______, CEP __________  na cidade de  Estado do ____________, Telefone (    ) ______- __________ por  intermédio     de      seu representante legal, o(a)____________ Sr (a) _____________ ,   portador   (a)   da   Carteira   de   Identidade   nº ______________e   do   CPF/MF   nº _______________, DECLARA expressamente que:

 

  1. Não foi declarada inidônea por nenhum órgão público de qualquer esfera de governo, estando apta a contratar com o poder público.

  2. Que para cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal, não emprega menores de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e nem menores de dezesseis anos, em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos de idade, em cumprimento ao que determina o inciso V do art. 27 da Lei nº 8.666/93, acrescida pela Lei nº 9.854/99.

  3. Comprometemo-nos a manter durante a vigência contratual, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas.

 

 

Medianeira, ____de_________    de _____.

 

Assinatura do representante legal

 

 

 

ANEXO II

DECLARAÇÃO EM CUMPRIMENTO ART. 9º, INCISO III DA LEI N° 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

 

A/C

Comissão para realização da Chamada de Projetos

CIENTECH – Parque Científico e Tecnológico da UTFPR Campus Medianeira

Referente: Edital de Chamada de Projetos 02/2022

A Empresa__________________, devidamente inscrita no  CNPJ nº _____________________, com endereço na Rua______________________, nº _______, CEP __________  na cidade de  Estado do ____________, Telefone (    ) ______- __________ por  intermédio     de      seu representante legal, o(a)____________ Sr (a) _____________ ,   portador   (a)   da   Carteira   de   Identidade   nº ______________e   do   CPF/MF   nº _______________, DECLARA sob as penas da Lei, para os fins requeridos no inciso III, do artigo 9° da Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993, que não tem em seu quadro societário e de empregados, servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.

 

 

Medianeira,______de_____________de___________.

 

 

 

 

Assinatura do representante legal

 

 

 

 

ANEXO III

DECLARAÇÃO CONHECIMENTO E CONCORDÂNCIA DO EDITAL

 

A/C

Comissão para realização da Chamada de Projetos

CIENTECH – Parque Científico e Tecnológico da UTFPR Campus Medianeira

Referente: Edital de Chamada de Projetos 02/2022

 

A Empresa ___________________, devidamente inscrita no  CNPJ nº________, com endereço na Rua _______________, nº ______, CEP____-_______ na cidade de ___________Estado do ________,  telefone          (   ) ______-________ por intermédio de      seu     representante         legal,          o(a) Sr(a) ____________________________,   portador   (a)   da   Carteira   de   Identidade   nº __________ e   do   CPF   nº ________________, DECLARA sua total aceitação, concordância e conhecimento ao edital em epigrafe e seus anexos, inclusive quanto ao valor mensal.

Por ser a expressão da verdade, firmo a presente.

 

 

Medianeira, ___de _____________ de ______.

 

 

 

Assinatura do representante legal

 

 

ANEXO IV

TERMO DE VISTORIA

 

A/C

Comissão para realização da Chamada de Projetos

CIENTECH – Parque Científico e Tecnológico da UTFPR Campus Medianeira

Referente: Edital de Chamada de Projetos 02/2022

 

A Empresa ___________________, devidamente inscrita no  CNPJ nº________, com endereço na Rua _______________, nº ______, CEP____-_______ na cidade de ___________Estado do ________,  telefone          (   ) ______-________ por intermédio de      seu     representante         legal,          o(a) Sr(a) ____________________________,   portador   (a)   da   Carteira   de   Identidade   nº __________ e   do   CPF   nº ________________, DECLARA  que   efetuou   a   vistoria   do   imóvel   designado   Espaço Empresarial nº _____________ localizado na Rua Somis Felline, 600, em Medianeira - PR, e que o mesmo se encontra de acordo com as informações contidas no edital.

Declaramos ainda que estamos cientes e nos submetemos a todas as regras do edital em epígrafe, ficando sob nossa inteira responsabilidade todas as informações necessárias à elaboração da presente proposta de qualificação técnica/proposta de projeto.

Por ser a expressão da verdade, firmamos a presente.

 

Medianeira, ___de _____________ de ______.

 

 

 

Assinatura do representante legal

 

 

 

ANEXO V

SOLICITAÇÃO DE PERMISSÃO DE USO DE ESPAÇO E PROPOSTA DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA/PROPOSTA DE PROJETO

 

1 EMPRESA / LABORATÓRIO

Identificação da Empresa / Laboratório

CNPJ

 

Nome

 

Endereço

 

Município/UF

 

Telefones

 

Atividade CNAE

 

Data criação

 

Home page

 

Email contato

 

Instalações

M2

(       ) próprias

(       ) alugadas

Participação societária (sócios, CPF, participação)

- Nome do sócio, CPF:, Participação na empresa;

 

1.1 Histórico da Empresa

Faça um breve relatório descrevendo a história de sua empresa até esse momento. Máximo de meia página.

 

2 TECNOLOGIA

2.1. Identificação do Problema

Qual é o ramo de atividade em que sua empresa atua? Qual problema sua empresa (produto/serviço/processo) resolve? Por quê este problema é relevante? Que prejuízos ele causa? A Quem? Se possível, apresente informações de fontes confiáveis que reforcem a relevância do problema a ser atacado por seu produto/serviço. Máximo de meia página.

 

2.2. Características da Solução Inovadora e Proposta de Valor

Apresente a solução inovadora que pretende resolver para equacionar ou amenizar o problema identificado. Quais são suas principais características inovadoras dentro de sua empresa? Qual o seu grau de inovação e diferenciação em relação às soluções existentes que, direta ou indiretamente, atuam sobre o mesmo problema? A solução é passível de proteção da propriedade intelectual? Qual a proposta de valor oferecida aos clientes, ou seja, que benefícios estarão sendo entregues a eles? Máximo de duas páginas.

 

2.3. Viabilidade Técnica para Desenvolvimento da Solução

Existem tecnologias e conhecimentos disponíveis no mercado que permitam desenvolver e manter a solução inovadora proposta? Quais são? Vocês já as possuem e/ou as dominam? Elas são acessíveis na região? Como pretendem ter acesso a estas tecnologias e conhecimentos, caso ainda não as possuam? Máximo de meia página.

 

2.4. Concepção Tecnológica dos Produtos

Liste, utilizando a tabela a seguir, os produtos/serviços oferecidos por sua empresa e quais são os percentuais de concepção tecnológica envolvidos nessas soluções

Produtos/ Serviços

Própria %

Importada %

Outras % (especifique)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.5. Parcerias e Laboratórios já firmados

Possui laboratórios próprios? Quais? Já têm firmadas parcerias com Universidades e/ou Institutos de Pesquisa? Quais? Já possui parcerias ou associações firmadas com entidades de classe? Quais?

 

3. MERCADO

3.1. Canais de Venda, Distribuição e Comunicação

Que canais de venda e distribuição você adota ou pretende utilizar para fazer com que sua solução chegue até o segmento de clientes desejado? Ou seja, como os potenciais clientes terão acesso ao seu produto/serviço? Você terá vendedores próprios, representantes comerciais, vendas pela web, etc.? Venderá diretamente para os consumidores finais ou chegará até eles através de canais intermediários de distribuição (como distribuidores, atacados, supermercados, lojas varejo, e-commerce já estabelecido, etc.)? E quanto aos canais de comunicação, como pretende fazer a divulgação de sua empresa, seus produtos e serviços? Máximo de meia página.

 

 

4. GESTÃO

4.1. Parcerias e Fornecedores

Existe possibilidade de interação do projeto com a UTFPR durante o desenvolvimento da solução ou mesmo na operação do negócio? Que áreas da universidade seriam demandadas ou envolvidas? Você depende de fornecedores que são críticos para o sucesso do negócio? Quais? Existem potenciais fornecedores na região? Quais são eles? E quanto às demais parcerias, quais delas seriam ou já são estratégicas para o sucesso do empreendimento? Os sócios já possuem uma rede de contatos profissionais relacionados ao negócio (com potenciais fornecedores, parceiros, canais, clientes, etc.)? Se ainda não, como pretendem construí-la? Máximo de meia página.

 

Preencha a tabela a seguir com seus fornecedores adequando o percentual de acordo com a região de onde vêm os insumos para cada produto ou serviço oferecido por sua empresa.

Fonte de fornecimento de matéria prima ou insumo por produto %

Produto

Local

Estadual

Nacional

Internacional

Total

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4.2. Motivos para buscar instalação no CienTech

Marque e/ou especifique qual é a motivação de pleitear uma vaga no Cientech.

Motivos para instalação em Medianeira, no CienTech

Mão de obra

(              )

Incentivos fiscais

(              )

Proximidade mercado consumidor

(              )

Fornecedor de insumos

(              )

Infraestrutura

(              )

Outros

(              )

* Especificar Outros

 

4.3. Mão de Obra

Preencha a tabela abaixo de acordo com as informações de quantidade e necessidades específicas relacionadas à mçao de obra necessária ao desenvolvimento da solução.

 

Empregos

Número de empregos atual:

 

Projeção de novos empregos após instalação no Parque

Ano 01

Ano 02

Ano 03

Ano 04

Ano 05

 

 

 

 

 

Tipo de mão de obra a ser utilizada conforme projeção - qualificação

Função

Número de colaboradores

 

 

 

 

Necessidade de programas de qualificação? Quais?

 

Programas

Programas que executa atualmente

Número de inclusos

Acessibilidade necessidades especiais

 

Menor aprendiz

 

Outros (especificar)

 

 

4.4. Aspectos Legais de Operação

O negócio exige autorizações especiais para sua operação? Existem legislações específicas que você deve observar para condução da empresa? Quais são os órgãos que regulam a operação? Máximo de meia página.

 

 

4.5. Impactos Sociais

O produto/serviço ou a operação da empresa geram impactos sociais positivos ou negativos significativos? Trata-se de uma solução que ajudará a transformar a realidade atual de pessoas? Como? Ela pode prejudicar de alguma forma a coletividade? De que forma? E o que fazer para amenizar este eventual impacto negativo? Nem todos os negócios geram impactos sociais relevantes. Máximo de meia página.

 

 

4.6. Impactos Ambientais

O processo produtivo para desenvolver e/ou fabricar seu produto/serviço gera impactos ambientais significativos? E a utilização dos produtos/serviços pelos clientes? Quais são os aspectos da legislação ambiental que precisam ser observados para a correta operação de seu empreendimento? O que fazer para minimizar eventuais impactos ambientais negativos? Nem todos os negócios geram impactos ambientais relevantes. Máximo de meia página.

 

5. CAPITAL

5.1. Investimento Inicial e Fontes de Recursos

Quais foram os investimentos já realizados? E quais ainda precisam ser feitos? Preencha os quadros abaixo de acordo com as seguintes instruções:

TIPO DE INVESTIMENTO

Investimento Realizado (R$)

Investimento a Realizar (R$)

Desenvolvimento da Solução

 

 

Aquisição de Máquinas e Equipamentos

 

 

Aquisição de Mobiliário

 

 

Matéria-prima e Insumos

 

 

Marketing Inicial

 

 

Outros Investimentos

 

 

Pesquisa & Desenvolvimento (P & D)

 

 

Laboratórios

 

 

...inserir outros itens necessários para avaliação do projeto...

 

 

INVESTIMENTO INICIAL TOTAL

 

 

 

TIPO DE INVESTIMENTO

DESCRIÇÃO RESUMIDA

(no que foi realizado)

DESCRIÇÃO RESUMIDA

(no que será realizado)

Desenvolvimento da Solução

 

 

Aquisição de Máquinas e Equipamentos

 

 

Aquisição de Mobiliário

 

 

Matéria-prima e Insumos

 

 

Marketing Inicial

 

 

Outros Investimentos                                   

 

 

Pesquisa & Desenvolvimento (P & D)

 

 

Laboratórios

 

 

...inserir outros itens necessários para avaliação do projeto...

 

 

 

5.2. Modelo de Receitas

Qual é o faturamento médio mensal atual de sua empresa? Como a empresa gera ou pretende gerar seu fluxo de receitas? Ou seja, através de qual modelo a empresa é ou será monetizada pela sua entrega de valor ao mercado? Pela venda de unidades aos clientes ou canais intermediários? Pagamento de taxas mensais ou anuais pela utilização do serviço? Receitas através de publicidade? Taxas sobre transações realizadas? A definição do modelo de receitas tem relação tanto com o perfil e comportamento dos clientes quanto com as características da solução e da proposta de valor oferecida. Máximo de meia página.

 

5.3. Estrutura de Gastos

Quais são os principais gastos (custos e despesas) do negócio? Ou seja, dentro da estrutura, quais são os gastos mais significativos no dia-a-dia da empresa, reais ou projetados? Alguns gastos que podem ser relevantes para um negócio, dependendo de suas características: infraestrutura, matéria-prima e insumos, equipe, prestadores de serviços, comissionamento sobre vendas, marketing, impostos, etc. Para definir seus principais gastos analise as características do seu negócio, em especial as atividades-chave, recursos-chave, modelo de receitas e canais. Máximo de meia página.

 

5.4. Projeções Financeiras

Quanto a empresa espera gerar de receita nos próximos anos? E quais serão suas despesas? Preencham os quadros abaixo observando as seguintes instruções:

 

PROJEÇÃO FINANCEIRA

ANO I

ANO II

ANO III

ANO IV

ANO V

RECEITAS

 

 

a- Nº de clientes ou transações

 

 

 

 

 

b- Valor médio por cliente ou transação

 

 

 

 

 

RECEITA TOTAL ( a X b)

 

 

 

 

 

GASTOS

 

 

c- Salários e Encargos

 

 

 

 

 

d- Fornecedores

 

 

 

 

 

e- Despesas Administrativas

 

 

 

 

 

f- Despesas Comerciais

 

 

 

 

 

g- Impostos

 

 

 

 

 

DESPESA TOTAL (c+d+e+f+g)

 

 

 

 

 

RESULTADO (Receita Total – Despesa Total)

 

 

 

 

 

 

ITEM DE RECEITA OU DESPESA

PREMISSAS ADOTADAS

a- Nº de clientes ou transações

 

b- Valor médio por cliente ou transação

 

c- Salários e Encargos (ex: nº de funcionários, salário médio e % de encargos)

 

d- Fornecedores (ex: principais fornecedores, % sobre faturamento bruto)

 

e- Despesas Administrativas (ex: taxa da incubadora, energia, telefone, internet, contador)

 

f- Despesas Comerciais (ex: % comissão sobre vendas, % taxas cartão de crédito, verba de marketing)

 

g- Impostos (ex: regime do Simples ou do Lucro Presumido, alíquota de impostos considerada)

 

 

 

6. MEMORIAL DESCRITIVO (Apenas para Laboratórios de PD&I)

Preencha a tabela abaixo indicando os membros coordenadores e quais são os Projetos de Pesquisa sendo executados e/ou a executar. Copie as tabelas e linhas de cada tabela quantas vezes forem necessárias para descrever todos os projetos sendo desenvolvidos e a quantidade total de coordenadores responsáveis.

Informações de Projeto de Pesquisa já em execução

Nome do projeto

 

Descrição resumida do Projeto de Pesquisa

 

Coordenadores Responsáveis

Nome

 

CPF

 

Cargo/Função no Projeto

 

Membro do laboratório ou da Universidade?

(    ) Laboratório;

(    ) Universidade.

 

 

Informações de Projeto de Pesquisa em fase de prospecção

Possível nome do projeto

 

Descrição resumida do Projeto de Pesquisa

 

Potenciais Coordenadores Responsáveis

Nome

 

CPF

 

Cargo/Função no Projeto

 

Membro do laboratório ou da Universidade?

(    ) Laboratório;

(    ) Universidade.

 

 

ANEXO VI

PROJETO ARQUITETÔNICO

Para apresentação à banca julgadora, um  Projeto Arquitetônico básico deve ser apresentado, contendo no mínimo os projetos referentes à locação, implantação, planta baixa, cobertura, cortes/vistas, perspectivas/elevações. Incluir Memorial Descritivo da obra contendo a identificação, finalidade e metragem dos espaços. No caso da necessidade de estruturas específicas para acomodação de dejetos, deverá ser apresentado um plano de manejo ou aproveitamento neste documento.

Após a banca, em caso de aprovação, outros projetos necessários à execução da obra serão exigidos ainda com aprovação de órgãos oficiais de fiscalização vigentes.

 

 

ANEXO VII

MODELO DE FICHA DE AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PARA LABORATÓRIO de PD&I

ITEM

Ponto de avaliação

Discordo plenamente

Discordo

parcialmente

Não concordo nem discordo

Concordo parcialmente

Concordo plenamente

1

O Projeto apresenta aderência aos objetivos do presente edital com as áreas respectivas de atuação;

 

 

 

 

 

2

O Projeto do Laboratório se apresenta viável tecnicamente

 

 

 

 

 

3

O projeto do Laboratório se apresenta viável economicamente

 

 

 

 

 

4

O projeto do Laboratório apresenta Diferencial tecnológico que represente avanço do conhecimento, inovação e desenvolvimento tecnológico na área

 

 

 

 

 

5

O mantenedor do Laboratório tem capacidade e recursos próprios, tanto financeiros quanto humanos, para desenvolvimento dos projetos

 

 

 

 

 

6

O mantenedor apresenta capacidade financeira para instalação do Laboratório 

 

 

 

 

 

7

O projeto apresenta em sua proposta o envolvimento de alunos de graduação, mestrado e doutorado nos projetos de pesquisa colaborativa

 

 

 

 

 

8

O projeto apresenta diferencial tecnológico que represente avanço do conhecimento, inovação e desenvolvimento tecnológico na área

 

 

 

 

 

9

Montante de investimento previsto para o primeiro ano

 

 

 

 

 

10

Número de empregos previstos a serem gerados para o primeiro ano de operação

 

 

 

 

 

Parecer e observações

 

 

 

 

 

ANEXO VIII

ÁREAS DISPONÍVEIS PARA USO

 

Identificação

Setor

Área (m2)

LOTE 05

BLOCO E5

2.495,15

LOTE 07

BLOCO G1

1.175,07

LOTE 08

BLOCO G2

1.174,30

LOTE 09

BLOCO G3

1.171,94

LOTE 10

BLOCO G4

1.219,35

LOTE 11

BLOCO H1

679,79

LOTE 12

BLOCO H2

652,40

LOTE 13

BLOCO H3

655,68

LOTE 14

BLOCO H4

812,99

LOTE 15

BLOCO I1

645,22

LOTE 16

BLOCO I2

614,22

LOTE 17

BLOCO I3

666,76

LOTE 18

BLOCO I4

615,80

LOTE 19

BLOCO J

3.423,88

LOTE 20

BLOCO K

2.748,35

LOTE 21

BLOCO L1

2.072,39

LOTE 22

BLOCO L2

1.928,39

LOTE 23

BLOCO L3

1.929,36

LOTE 24

BLOCO L4

1.905,01

LOTE 25

BLOCO L5

2.250,53

LOTE 26

BLOCO L6

2.204,46

LOTE 27

BLOCO L7

2.203,81

LOTE 28

BLOCO L8

2.203,13

LOTE 29

BLOCO L9

2.337,78

 

 

ANEXO IX

TERMO DE PERMISSÃO DE USO DE ESPAÇO NÃO EDIFICADO

 

TERMO DE PERMISSÃO DE USO QUE CELEBRAM ENTRE SÍ A UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS MEDIANEIRA E A EMPRESA/EMPREENDIMENTO E/OU LABORATÓRIO DE PD&I ...........................

 

Pelo presente instrumento, de um lado, a UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CÂMPUS MEDIANEIRA, autarquia federal de regime especial, sediada na Av. Brasil, 4232, Parque Independência, em Medianeira/PR, inscrita no CNPJ 75.101.873/0002-70, por meio do CIENTECH – Parque Científico e Tecnológico da UTFPR – Campus Medianeira, neste ato representado por seu Diretor-Geral, Claudio Leones Bazzi, portador da Carteira de Identidade nº 6.837.155-4 - SSP/PR, CPF nº 006.053.209-26, no uso das atribuições conferidas pela Portaria  n° 841, de 25 de maio de 2021, , denominado PERMITENTE, e de outro lado e <nome da EMPRESA>, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ nº <xx.xxx.xxx/xxx-xx>, Inscrição Estadual nº <ie> com sede <endereço, cep, cidade e estado>, neste ato representada por <nome do representante legal>, inscrito no CPF nº <xxx.xxx.xxx-xx>, portador do RG nº <xx.xxx.xxx-x órgão emissor/uf>, residente e domiciliado em <endereço, cep, cidade e estado>, de ora em diante denominada PERMISSIONÁRIA, devidamente selecionada por meio do Edital de Chamada de Projetos nº 01/2021, firmam o  presente Termo  de Permissão  de Uso, mediante  as seguintes  cláusulas e  condições:

CLÁUSULA PRIMEIRA – OBJETO

O presente Termo de Permissão de Uso tem por objeto a utilização a título precário, oneroso e intransferível, do espaço vago <denominação do espaço> com área de <xxx,xx m2> (<metragem> metros quadrados), situado no o CIENTECH - Parque Científico e Tecnológico da UTFPR – Campus Medianeira, na Rua Somis Fellini, 600, em Medianeira - PR, destinados exclusivamente a implantação de unidades, a céu aberto, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) conforme previsto no Regimento Interno do Parque Científico e Tecnológica da UTFPR – Campus Medianeira.

CLÁUSULA SEGUNDA - PRAZOS E VIGÊNCIA

A vigência do Termo de Permissão de Uso será de 12 meses, contados a partir da assinatura do Termo de Permissão, prorrogáveis, que será formalizado por meio de Termo de Aditamento firmado entre as partes.

Em todos os casos, a prorrogação será condicionada ao desempenho da PERMISSIONÁRIA, a ser avaliado pela Diretoria do Parque Cientifico e Tecnológico da UTFPR – Campus Medianeira, e aos critérios previamente estabelecidos.

O LABORATÓRIO DE PD&I será avaliado anualmente em acordo com o plano de trabalho pré-estabelecido.

Caso a PERMISSIONÁRIA não apresente ou justifique satisfatório desenvolvimento será advertido, sendo concedido prazo para adequação ou desocupação do espaço.

A PERMISSIONÁRIA terá um prazo de 30 (trinta) dias, a partir da data da assinatura, para providenciar toda documentação exigida para sua ocupação do espaço empresarial no CIENTECH sob pena de revogação do Termo de Permissão de Uso.

Após o término de vigência do Termo de Permissão de Uso ou da sua revogação a PERMISSIONÁRIA terá um prazo de máximo de 120 (cento e vinte) dias, para restituir o espaço físico cedido, nas mesmas condições em que o recebeu ou com as benfeitorias aproveitáveis por outras permissionárias, sendo que as modificações não aproveitáveis deverão ser retiradas.

A PERMISSIONÁRIA terá um prazo de 120 (cento e vinte) dias, a partir da data término de vigência do Termo de Permissão de Uso ou da sua revogação, para modificar o seu endereço sede deixando de usar o endereço do CIENTECH.

CLÁUSULA TERCEIRA - VALORES E PAGAMENTO

Pelo uso da área objeto do presente termo, instalações e serviços disponíveis, a PERMISSIONÁRIA recolherá os valores correspondentes a metragem da área utilizada e a taxa condominial. Tais valores estão estabelecidos na "Tabela de Arrecadação do CIENTECH" vigente.

Pelo uso da área objeto do presente termo, instalações e serviços disponíveis, a PERMISSIONÁRIA recolherá os valores correspondentes aos royalties sobre os produtos ou processos desenvolvidos, conforme estabelecido pela "Tabela de Arrecadação do CIENTECH" vigente e demais documentações necessárias ao registro junto aos órgãos competentes.

Os pagamentos devidos pela ocupação do espaço deverão ser efetuados pela PERMISSIONÁRIA, mensalmente, até o 10º dia útil do mês subsequente ao vencido, mediante o recolhimento por meio de BOLETO/GRU.

Será de inteira responsabilidade da PERMISSIONÁRIA o pagamento do valor correspondente aos encargos provenientes do funcionamento e operacionalização da área ocupada, objeto da permissão de uso, devendo, ainda, participar dos programas e projetos que visem à melhoria das condições de funcionamento do CIENTECH.

CLÁUSULA QUARTA - UTILIZAÇÃO DO OBJETO

O espaço objeto da presente permissão deverá ser utilizado única e exclusivamente para a instalação de unidades de PD&I, sendo vedado o uso para qualquer outra finalidade, bem como a cessão ou transferência a terceiros, no todo ou em parte, a qualquer título.

Deverão ser observadas as normas internas constantes no Regimento Interno do CIENTECH, bem como de seu Plano Diretor vigente e do Plano Diretor do município de Medianeira/PR.

CLÁUSULA QUINTA - OBRIGAÇÕES DA PERMISSIONÁRIA

Utilizar a área concedida única e exclusivamente conforme a CLÁUSULA QUARTA deste TERMO DE PERMISSÃO DE USO;

 

Zelar pela guarda, limpeza e conservação da área concedida e seus anexos, e devolvê-la à concedente, ao final do prazo contratual, observadas as condições do TERMO DE PERMISSÃO DE USO;

Praticar atividades de PD&I em conformidade com os regulamentos ambientais da área;

Desenvolver suas atividades respeitando o disposto no TERMO DE PERMISSÃO DE USO e no Regimento;

Permitir que a marca da EMPRESA/LABORATÓRIO figure no material de divulgação do CIENTECH;

Não praticar quaisquer atividades que coloquem em risco a idoneidade do CIENTECH e de sua Direção, ou a segurança dos que nele transitam;

Apresentar anualmente os relatórios de atividades desenvolvidas na(s) área(s) do presente TERMO DE PERMISSÃO DE USO;

Participar das atividades obrigatórias contidas no cronograma de atividades do CIENTECH, justificando por escrito e antecipadamente eventual impedimento;

Assegurar livre acesso à(s) área(s) do presente TERMO DE PERMISSÃO DE USO, por parte de pessoal indicado pela Direção do CIENTECH, mediante prévio agendamento e preservadas as necessárias condições de sigilo;

Efetuar os pagamentos especificados no TERMO DE PERMISSÃO DE USO;

Não suspender suas atividades na área concedida, sem prévia comunicação e anuência da Direção do CIENTECH;

Arcar com os custos de manutenção da(s) área(s) do presente TERMO DE PERMISSÃO DE USO;

Arcar com todos os custos de construção, adaptação e melhoria da área concedida, para a realização das atividades específicas do negócio, com aprovação da Direção do CIENTECH, quando couber;

Responsabilizar-se por qualquer dano, material ou imaterial, que causar ao CIENTECH ou à sua Direção, e arcar com a correspondente indenização;

Responsabilizar-se pelas ações das pessoas que lhe são vinculadas, quando envolver o nome do CIENTECH ou de sua Direção;

Observar e respeitar todas as regras de horário, postura e comportamento exigidas pelo CIENTECH;

Informar à Direção do CIENTECH sobre os convênios de cooperação acordados com outros laboratórios, grupos de pesquisa ou pesquisadores, em virtude da atividade desenvolvida no CIENTECH;

Fazer as adaptações necessárias para a aprovação do corpo de bombeiros, se necessário;

Manter a regularidade fiscal da PERMISSIONÁRIA;

O estabelecimento da PERMISSIONÁRIA na área do CIENTECH não gera direito à retribuição pelo ponto comercial, ou contrapartida que se assemelhe ao regime da locação de imóveis;

O estabelecimento da PERMISSIONÁRIA na área do CIENTECH não cria vínculo empregatício entre os seus servidores ou colaboradores e a Gestora;

Manter durante a vigência contratual todas as condições de habilitação e qualificação exigidas; e

Responsabilizar-se pela execução dos serviços, respondendo civil e criminalmente por todos os danos, perdas e prejuízos que, por dolo ou culpa sua, de seus empregados, preposto ou terceiros no exercício de suas atividades, vier a direta ou indiretamente, causar ou provocar ao CIENTECH, tanto em sua área privativa como na área de domínio do Parque ou a terceiros.

CLÁUSULA sexta - OBRIGAÇÕES DO CIENTECH PARQUE CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DA UTFPR – CAMPUS MEDIANEIRA

Entregar o imóvel em estado de servir ao uso a que se destina;

Incentivar a divulgação das atividades desenvolvidas pela PERMISSIONÁRIA no período em que utilizar o imóvel;

Fiscalizar a qualquer tempo, a utilização e manutenção regular do imóvel, determinando providências necessárias a sua regular utilização e manutenção;

Revogar a permissão, unilateralmente, desde que verificada qualquer circunstância que atente contra o interesse público, independentemente de indenização e notificação prévia; e

A Direção do CIENTECH, a seu exclusivo critério, poderá autorizar a execução de obras que por ventura sejam necessárias no local, desde que com prazo razoável, cujas despesas correrão às expensas exclusivamente da PERMISSIONÁRIA; e

Para atender às demandas da PERMISSIONÁRIA, o CIENTECH poderá, por meio de contratação, termos de parceria ou convênios oferecer os serviços de:

Serviços de conservação e manutenção das áreas comuns, tais como limpeza e segurança das instalações físicas e paisagismo, serviços de informação e divulgação de interesse comum (manutenção de portal eletrônico do CIENTECH, seminários de divulgação de editais de fomento, esclarecimentos sobre propriedade intelectual), os quais poderão ser custeados mediante taxa rateada mensalmente entre as PERMISSIONÁRIAS, de forma proporcional à área concedida e pelo fator indicado na Tabela de Arrecadação Vigente;

Promover a divulgação de informações de interesse relacionadas ao CIENTECH, especialmente pela manutenção de seu portal eletrônico, bem como a sensibilização para a propriedade intelectual, por meio da realização de seminários de divulgação e esclarecimento;

Serviços gerais de apoio, tais como cessão de sala de reuniões, anfiteatro e outras facilidades disponíveis, nos termos das regras próprias, que poderão ser utilizados mediante pagamento de taxa fixada em função de sua utilização efetiva.

CLÁUSULA Sétima - REVISÃO E DO REAJUSTE DO TERMO DE USO

O Termo de Uso poderá ser revisto a qualquer instante, desde que com a expressa concordância da UTFPR - Campus Medianeira.

A cada 12 (doze) meses o valor acordado será reajustado de acordo com a tabela de arrecadação vigente, mediante Termo de Aditamento.

O primeiro reajuste ocorrerá após 12 (doze) meses contados da apresentação da documentação e da proposta de qualificação técnica/proposta de projeto.

CLÁUSULA oitava - INEXECUÇÃO, EXTINÇÃO E REVOGAÇÃO DA PERMISSÃO DE USO

A inexecução total ou parcial do Termo de Permissão de Uso enseja a sua revogação, com as consequências contratuais e as previstas em lei ou regulamento;

Na ocorrência de qualquer das hipóteses previstas nos artigos 77, 78 e 88 da Lei nº 8.666/93, a UTFPR - Campus Medianeira poderá, garantida a prévia defesa, revogar unilateralmente a permissão de uso, na forma do artigo 79 do mesmo diploma legal, bem como aplicar à contratada as sanções previstas no artigo 87 da LL;

Será automaticamente extinto o Termo de Permissão de Uso quando do término do prazo estipulado, e ainda, quando não houver acordo de prorrogação;

O Termo de Permissão de Uso poderá ser revogado amigavelmente pelas partes ou unilateralmente pela UTFPR - Campus Medianeira;

Em sendo revogado por iniciativa da PERMISSIONÁRIA, a comunicação referida no item anterior deve ser acompanhada de relatório de desempenho, devendo também ser remetido à gestora com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias para fins de eventuais débitos existentes;

O Termo de Permissão de Uso será revogado quando verificadas as seguintes situações, isoladas ou acumuladas:

não cumprimento, cumprimento irregular ou insatisfatório, das cláusulas contratuais, condições constantes do edital, especificações, prazos e/ou conjunto de dispositivos legais aplicáveis ao Termo de Permissão de Uso;

ocorrência de caso fortuito ou força maior ou fato de terceiros ou ainda motivo de relevante interesse público e de amplo conhecimento que imponha a suspensão da execução do Termo de Permissão de Uso pela UTFPR - Campus Medianeira;

o não desenvolvimento do EMPREENDIMENTO ou LABORATÓRIO DE PD&I em conformidade com os processos-chaves estabelecidos no ato da aceitação do projeto;

a inobservância do Regimento Interno do CIENTECH.

CLÁUSULA nona - OCORRERÁ O DESLIGAMENTO DA PERMISSIONÁRIA QUANDO

Ocorrerá o desligamento da PERMISSIONÁRIA, observadas as normas e os dispositivos contratuais em vigor, nas seguintes hipóteses:

ao término do prazo estabelecido no TERMO DE PERMISSÃO DE USO;

se ocorrer infração a qualquer cláusula do TERMO DE PERMISSÃO DE USO ou descumprimento de disposição contratual, legal ou regimental;

se houver suspensão das atividades, caracterizada pela não utilização da área concedida ou dos serviços do CIENTECH por mais de 3 (três) meses, consecutivos e ininterruptos, ou 6 (seis) meses alternados;

se for decretada falência ou insolvência da PERMISSIONÁRIA; ou

se houver riscos à segurança humana, ambiental e patrimonial do CIENTECH, devidamente comprovado por laudo técnico.

O atraso da PERMISSIONÁRIA, superior a dois meses, em relação às obrigações de pagamento, incluindo todas as despesas judiciais ou extrajudiciais que tal inadimplência causar, remoção, transporte e armazenamento de materiais e ou equipamentos, custos e honorários advocatícios resultarão em rescisão do TERMO DE PERMISSÃO DE USO.

A execução da proposta de qualificação técnica/proposta de projeto será avaliada, anualmente, com base no relatório anual de atividades. No caso de não cumprimento das metas, sem justificativa previamente apresentada, caracterizará infração contratual, ensejando proposta de exclusão.

A proposta de exclusão será precedida de processo administrativo, assegurado o contraditório e ampla defesa, com prazo de 10 dias para apresentação de defesa, o qual será julgado no mesmo prazo pela banca pública de seleção responsável pela seleção da permissão.

Ocorrendo o desligamento da PERMISSIONÁRIA do CIENTECH, esta se obriga a devolver à Gestora, em perfeitas condições, as instalações e os equipamentos cujo uso lhe foi permitido, sem direito a indenização, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias.

No momento da desocupação da área concedida e de toda área de posse do CIENTECH, devido a qualquer caso de rescisão, estas deverão ser restituídas, livres e desimpedidas de coisas e pessoas ligadas ao EMPREENDIMENTO ou LABORATÓRIO DE PD&I residente, não cabendo à PERMITENTE, efetuar qualquer pagamento ou indenização, seja a que título for, inclusive por realização de benfeitorias.

As benfeitorias efetuadas por responsabilidade da PERMISSIONÁRIA reverterão em benefício do CIENTECH.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - TÉRMINO DO TERMO DE PERMISSÃO

A permissão cessa de pleno direito findo o prazo estipulado, independente de notificação ou aviso, e não ocorrendo o acordo de prorrogação.

De pleno direito, independentemente de qualquer formalidade, judicial ou extrajudicial, nos seguintes casos:

 

Desapropriação do imóvel, quando ficará A UTFPR - Campus Medianeira desobrigado de quaisquer cláusulas deste Termo de Permissão;

Incêndio, desabamento ou qualquer incidente que sujeite os imóveis ora concedidos a obras de reconstrução parcial ou total, ou que impeçam o uso dos imóveis por mais de 30 (trinta) dias.

Na hipótese da PERMISSIONÁRIA subcontratar a presente permissão, no todo ou em parte, sem autorização prévia, por escrito da UTFPR – Campus Medianeira.

Pela revogação unilateral pela UTFPR – Campus Medianeira, na hipótese de descumprimento de qualquer das obrigações da PERMISSIONÁRIA e sempre que se revelar conveniente e oportuno para Administração Pública Federal.

A partir de 3 (três) notificações de irregularidades apontadas tanto por ordem administrativa.

Serão ainda observados todos os documentos legais do Regimento Interno do CIENTECH.

CLÁUSULA DÉCIMA primeira - MULTAS E PENALIDADES POR INADIMPLÊNCIA

À PERMISSIONÁRIA que não satisfazer os compromissos assumidos na proposta de qualificação técnica/proposta de projeto ou nas disposições contidas no presente instrumento, serão aplicadas as seguintes penalidades:

Multa de até 10% (dez por cento) sobre o valor anual da permissão, no caso de desistência de proposta de qualificação técnica/proposta de projeto protocolada, cobrados extrajudicialmente ou judicialmente, se for o caso, e ainda poderão ser aplicadas, nestes casos, as penalidades seguintes:

Suspensão do direito de licitar pelo prazo que a autoridade competente fixar, segundo gradação que for estipulada em razão da natureza da falta;

Declaração de inidoneidade para participar de licitações e contratar com órgãos da Administração Pública.

Pela inexecução total ou parcial do Termo de Permissão de Uso, a UTFPR - Campus Medianeira poderá, garantida a prévia defesa, aplicar à PERMISSIONÁRIA as seguintes sanções:

Advertência;

Multa no valor de 0,2% (dois décimos por cento) por dia de atraso da ocupação da área e início das atividades, calculado sobre o valor mensal vigente correspondente à ocupação da área, que poderá se dar no dia imediatamente posterior ao da obtenção do Auto de Licença de Funcionamento, ou até o limite de 05 (cinco) dias, após o que restará caracterizada a desistência da ocupação da área;

Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração Pública, por prazo não superior a 02 (dois) anos;

Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a PERMISSIONÁRIA ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.

A PERMISSIONÁRIA estará sujeita à revogação da permissão de uso, a qualquer tempo, observado o interesse público, atendendo-se a precariedade do título e, ainda, quando comprovadas as infrações cometidas, poderão, anteriormente à revogação e a critério da Administração, serem-lhe aplicadas, preventivamente, as penalidades de advertência por escrito e suspensão das atividades por prazo de até 07 (sete) dias, podendo ser aplicada em dobro em caso de reincidência.

O prazo para pagamento das multas será de 05 (cinco) dias úteis a contar da data de intimação da PERMISSIONÁRIA. Não havendo pagamento, o valor será inscrito em dívida ativa, sujeitando-se ao processo executivo.

As sanções são independentes e a aplicação de uma não exclui a das outras, assim como, não exclui a possibilidade de revogação do Termo de Permissão.

No processo de aplicação de penalidades, é assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa, ficando esclarecido que o prazo para apresentação de defesa prévia será de 05 (cinco) dias úteis contados da respectiva intimação.

CLÁUSULA DÉCIMA segunda - GESTÃO, SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES

A implementação da permissão será avaliada e supervisionada pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR – Campus Medianeira, conforme descrito no Regimento Interno do CIENTECH.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Medianeira indicará como gestor do Termo de Permissão o Diretor do CIENTECH, dentro dos padrões determinados pela Lei de Licitações e Contratos nº 8.666/93, que será responsável pelo acompanhamento e fiscalização da sua execução, procedendo ao registro das ocorrências e adotando as providências necessárias ao seu fiel cumprimento, tendo por parâmetro os resultados previstos no Termo de Permissão. Entre suas atribuições está a de apurar a ocorrência de quaisquer circunstâncias que incidam especificamente no art. 78 e 88 da Lei 8666/93 que trata das sanções administrativas para o caso de inadimplemento contratual e cometimento de outros atos ilícitos.

As decisões e providências que ultrapassarem a competência destes deverão ser solicitadas à autoridade superior, em tempo hábil, para a adoção das medidas convenientes.

CLÁUSULA DÉCIMA terceira – ALTERAÇÕES

Nenhuma das partes poderá ceder ou transferir a terceiros, no todo ou em parte, os direitos e obrigações decorrentes deste Termo de Permissão de Uso sem expressa anuência Direção do CIENTECH.

CLÁUSULA DÉCIMA quarta – BENFEITORIAS

As benfeitorias realizadas pela EMPRESA no espaço físico que lhe for cedido, ainda que voluptuárias, entenda-se também como tal, divisórias, instalações elétricas e de comunicação, etc, poderão ser realizadas mediante autorização do CIENTECH e passarão a integrar o patrimônio do CIENTECH, não sendo devido àquela qualquer indenização ou reembolso pelas despesas efetuadas.

É vedada ao EMPREENDIMENTO ou LABORATÓRIO DE PD&I a retenção da área cedida, por qualquer motivo, inclusive por benfeitorias realizadas;

O CIENTECH, se assim desejar, poderá renunciar a prerrogativa contida no item I da presente cláusula e exigir da EMPRESA a restauração da área cedida, devolvendo à mesma as suas características primitivas.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA – SIGILO

Para preservar o sigilo de todas as atividades em execução nos EMPREENDIMENTOS ou LABORATÓRIOS DE PD&I residentes a circulação de pessoas nas dependências do CIENTECH dependerá de prévio credenciamento e restringir-se-á às partes que forem designadas.

A PERMISSIONÁRIA, por seus sócios, representantes legais, prepostos, ou pessoas por ela autorizadas, compromete-se a não divulgar, sob qualquer forma, e não utilizar, em benefício próprio ou de EMPRESA/LABORATÓRIO das quais participe direta ou indiretamente, as informações confidenciais de que tiver conhecimento em razão de sua participação no CIENTECH.

O descumprimento do compromisso de confidencialidade, pelos sócios, representantes ou prepostos da PERMISSIONÁRIA residente sujeita os responsáveis às sanções legais.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA – FORO

Para dirimir as dúvidas ou controvérsias decorrentes deste Termo de Permissão de Uso que não puderem ser resolvidas amigavelmente pelas partes, fica eleito o foro da Justiça Federal da Comarca de Foz do Iguaçu, com renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

Assim, por estarem certos e ajustados obrigando-se à bem e fielmente cumprir todas as disposições do TERMO DE PERMISSÃO DE USO, firmam-no em 02 (duas) vias de igual teor e forma.

 

Medianeira, _____ de _____________________ de _______

 

 

 

Claudio Leones Bazzi

Diretor-Geral da UTFPR Campus Medianeira

 

<nome>

Representante Legal da <nome_empresa_laboratório>

 

 

 

 

Fernando Schütz

Diretor do CIENTECH

 

<testemunha>

Nome

cpf

 

 

ANEXO X

Aliança estratégica

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS MEDIANEIRA

 

ALIANÇA ESTRATÉGICA PARA PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO QUE ENTRE SI CELEBRAM A UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS MEDIANEIRA E A EMPRESA XXXXXXXXXXXX, PARA OS FINS QUE ESPECIFICAM.

 

 

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS MEDIANEIRA, inscrita no CNPJ sob nº 75.101.873/0002-70, com sede e foro na Avenida Brasil, 4232, Parque Independência, CEP 85.884-000,  representado neste ato por seu Diretor-Geral, Professor Claudio Leones Bazzi, portador da Carteira de Identidade nº 6.837.155-4 - SSP/PR, CPF nº 006.053.209-26, residente e domiciliado na cidade de Medianeira - Paraná, à Rua Sarandi, 2982, Bairro Nazaré, CEP 85.884-000, no uso das atribuições conferidas pela Portaria  n° 841, de 25 de maio de 2021, doravante denominada UTFPR-MD e a XXXXXXXX inscrita no CNPJ nº 00.000.000/0000- 00, com sede na XXXXXX, nº XXX, Quadra XXX, Lote XXX, Setor XXXXXX, cidade de XXXXX, Estado de XXXX - CEP 00.000-000, neste ato representada por seu proprietário XXXXXXX, portador da carteira de identidade nº 000000, expedida pela SSP/XX e CPF nº XXX.XXX.XXX-XX, residente e domiciliado em XXXXXXX, doravante denominada XXX, resolvem celebrar esta Aliança Estratégica, sujeitando-se os partícipes, no que couber, aos termos das disposições da Lei n.° 8.666, de 21/6/1993, com suas alterações posteriores, da Lei Nº 10.973 de 02/12/2004, da Lei Nº 13.243 de 11/01/2016 e do Decreto Nº 9.283 de 07/02/2018, mediante as seguintes cláusulas e condições:

 

DO OBJETO

CLÁUSULA PRIMEIRA. Esta Aliança Estratégica para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação tem por objeto formalizar o interesse mútuo e fixar os pressupostos iniciais para a colaboração técnico- científica, visando o desenvolvimento conjunto de produtos, processos e serviços inovadores, bem como a transferência e a difusão de tecnologias entre a UTFPR-MD e a empresa XXX, selecionada para se instalar no Parque Científico e Tecnológida da UTFPR - Campus Medianeira por meio do EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA UTFPR-MD/CIENTECH n° 01/2021.

 

DA FORMALIZAÇÃO DA COLABORAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA

CLÁUSULA SEGUNDA. A colaboração técnico-científica prevista na Cláusula Primeira será efetivada mediante instrumentos jurídicos específicos a serem celebrados entre os partícipes, em momento oportuno, quando serão estabelecidas as condições e cláusulas definitivas para alcançar o fim estipulado nesta Aliança Estratégica.

CLÁUSULA TERCEIRA. Os instrumentos jurídicos específicos a serem celebrados no âmbito da Aliança Estratégica entre a UTFPR-MD e a empresa XXXX deverão prever, quando couber, a titularidade da propriedade intelectual e a participação nos resultados da exploração das criações resultantes da parceria.

 

DA VIGÊNCIA

CLÁUSULA QUARTA. Esta Aliança Estratégica vigorará por 05 (cinco) anos, a contar da data de sua assinatura, podendo ser renovada, a critério das partes.

 

DA EXTINÇÃO

CLÁUSULA QUINTA. Esta Aliança Estratégica, observado o prazo de trinta dias de antecedência para comunicação prévia, por escrito, poderá ser extinta por rescisão, decorrente de inadimplência de quaisquer de suas cláusulas e condições, por resilição bilateral (distrato) e por resilição unilateral (desistência ou renúncia), tomadas as necessárias providências para a salvaguarda dos trabalhos já iniciados, sem que isso implique em ônus para quaisquer um dos partícipes.

 

DO FORO

CLÁUSULA SEXTA. Fica eleito o Foro da Justiça Federal, Seção Judiciária de Foz do Iguaçu, com a renúncia expressa a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir quaisquer dúvidas oriundas deste Convênio que não possam ser resolvidas administrativamente entre os partícipes.

    

E assim, por estarem de pleno acordo, os partícipes assinam este instrumento em três vias de igual teor e forma, na presença de duas testemunhas abaixo nomeadas e indicadas, para que surta seus jurídicos e legais efeitos, em juízo e fora dele.

 

 

Medianeira-PR, ______ de _________________ de ______.

 

 

 

Claudio Leones Bazzi

Diretor-Geral da UTFPR Campus Medianeira

 

<nome>

Representante Legal da <nome_empresa_laboratório>

 

 

 

 

 

 

Fernando Schütz

Diretor do CIENTECH

 

<testemunha>

Nome

cpf

 

 

ANEXO XI

NOMENCLATURA DOS ARQUIVOS PARA INSCRIÇÃO

Documento

Nomenclatura do Arquivos (.PDF)

Anexo I - Declaração Cumprimento Art. 7º, Constituição Federal (item 12-e)

1_DC7CF

Anexo II - Declaração Cumprimento Art. 9º, Inciso III Lei 8.666

2_DC8666

Anexo III - Declaração conhecimento e concordância do edital

3_DCCE

Anexo IV – Termo de Vistoria

4_TV

Anexo V – Solicitação de permissão de uso de espaço e proposta de qualificação técnica/proposta de projeto (somente para EMPREENDIMENTOS)

5_SPU

Memorial Descritivo (somente para LABORATÓRIO DE PD&I)

6_MD

Projeto Arquitetônico Básico e Memorial descritivo da obra

7_PABMDO

Registro Comercial (item 12-a)

8_RC

CNPJ (item 12-b)

9_CNPJ

Ato Constitutivo (item 12-c)

10_AC

Documentos pessoais (item 12-d) (arquivo único com todos docs)

11_DP

Declaração empresa estrangeira (item 12-f)

12_DEEX

Declaração Negativa (item 12-g)

13_CND

Declaração FGTS (item 12-h)

14_FGTS

CNDT (item 12-i)

15_CNDT

CEIS  (item12-j)

16_CEIS

Cadastro de Improbidade (item 12-k)

17_CNCCAIAI

Lista de inidoneidade TCU (item 12-l)

18_LITCU

Cadastro domicílio (item 12-m)

19_CD

 

 

 

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.046585/2022-89 SEI nº 3011513