Boletim de Serviço Eletrônico em 01/11/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD. PROG. DE POS-GRAD. EM QUIMICA-CT

 

EDITAL nº 11/2022

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

MESTRADO STRICTO SENSU

EDITAL 11/2022 - PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2023

 

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), torna público, para conhecimento dos interessados, as normas do processo de seleção dos candidatos para o ingresso no PPGQ, no primeiro semestre de 2023.

 

1. Das vagas

1.1. Estarão abertas 26 (vinte e seis) vagas para admissão para ingresso no primeiro semestre do ano de 2023.

1.2. Do total de vagas ofertadas, em atendimento a Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021 e Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022, serão reservadas:

1.2.1. 30% para pessoa autodeclarada negras, de acordo com a classificação prevista na Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021.

1.2.2. No caso da inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, será adicionada 01 (uma) vaga para concorrência exclusiva deste público.

1.2.3. No caso da inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada com deficiência (PcD), será adicionada 01 (uma) vaga para concorrência exclusiva deste público.

1.3. Em caso de não preenchimento das vagas reservadas para os candidatos negros, indígenas e com deficiência, o programa poderá destiná-las para os candidatos da ampla concorrência.

 

2. Da inscrição

2.1. Poderão inscrever-se como candidatos para a seleção do nível Mestrado, os Graduados em Química, Engenharia Química, Farmácia, e áreas afins.

2.2. As inscrições poderão ser realizadas no período definido no cronograma constante no item 7 deste edital, e serão recebidas exclusivamente online por meio do Sistema Acadêmico da UTFPR, disponível no link: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgq/admissao

2.3. No ato da inscrição on-line, deverão ser anexados na plataforma de inscrição em um ÚNICO ARQUIVO que contenha toda a documentação constante nas alíneas “a – f”, deste subitem. Este ARQUIVO ÚNICO não poderá ultrapassar 10 (dez) MB em tamanho e deverá ser gerado no formato PDF.

a) Fotocópia do diploma da Graduação, ou atestado de conclusão de curso ou declaração de provável formando emitida pela Coordenação do curso de Graduação do candidato;

b) Currículo no formato Lattes (lattes.cnpq.br) atualizado;

c) Comprovantes do Currículo Lattes constante no Anexo IV;

e) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação;

f) Fotocópia da carteira de Identidade (ou carteira nacional de habilitação ou Passaporte), CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista para homens. Para candidatos estrangeiros, cópia da Cédula de Identidade para Estrangeiros (RNE), do passaporte e/ou solicitação de Visto, expedido pelo consulado do Brasil no exterior;

2.3. Além dos documentos listados no item anterior, o candidato que concorrer à(s) vagas reservadas deverá anexar:

a) Candidatos negros (pretos ou pardos) - Autodeclaração ASSINADA em que se enquadra nesta categoria;

b) Candidatos indígenas - Cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente;

c) Candidatos com deficiência - Laudo médico atestando sua deficiência, emitido nos últimos 12 (doze) meses indicando o tipo, grau e nível de deficiência."

2.6. Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houver pendência sobre a documentação requerida para a inscrição.

2.7. A inscrição será homologada após a verificação de que o candidato apresentou toda a documentação prevista nas condições explicitadas anteriormente.

2.8. A lista dos candidatos com inscrição homologada será divulgada em ordem alfabética, conforme o cronograma do item 7 deste edital no site http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgq/ppgq.

2.9. Os recursos relativos a essa etapa devem ser encaminhados por escrito para a Comissão de Seleção, via e-mail ppgq-ct@utfpr.edu.br, no prazo de até 24 horas (dias úteis) a partir da divulgação da lista dos candidatos com inscrição homologada.

2.10. Ao se inscrever, o candidato atesta estar ciente e concorda com o contido no presente edital.

 

3. Da Seleção

3.1. O exame de Seleção ao Programa será realizado através de uma prova composta por questões discursivas e de múltipla escolha na modalidade remota (on-line).

3.2. A prova será de caráter classificatório e eliminatório.

3.3. O candidato deverá providenciar acesso à internet para realização da prova.

3.4. Os tópicos para a prova aplicada pelo PPGQ encontram-se no Anexo I deste edital.

3.5. A prova será aplicada conforme o cronograma constante no item 7 deste edital, às 8 h (oito horas) no horário de Brasília e terá duração de 4 h (quatro horas).

3.6. O procedimento para a realização da prova será enviado no e-mail cadastrado no ato da inscrição com antecedência.

3.7. Serão considerados pré-aprovados os candidatos ao mestrado que obtiverem uma pontuação igual ou superior a 50% do valor total da prova. A critério da Comissão de Seleção, as notas da prova poderão ser normalizadas.

3.8. Os candidatos pré-aprovados serão classificados de acordo com a pontuação obtida.

3.9. Em caso de empate, o desempate será efetuado com base na análise do Currículo seguindo os critérios da tabela constante no ANEXO II deste Edital. Persistindo o empate, a Comissão de Seleção tomará como segundo critério de desempate a idade, dando preferência ao candidato com maior idade.

 

4. Da divulgação dos resultados

4.1. A classificação dos candidatos pré-aprovados será divulgada no site no programa, http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgq/ppgq, na data indicada no cronograma constante no item 7 deste edital.

 

5. Dos Recursos

5.1. Os recursos aos resultados do processo seletivo devem ser encaminhados por escrito para a Comissão de Seleção, via e-mail ppgq-ct@utfpr.edu.br, no prazo de até 24 horas (dias úteis) a partir da divulgação dos resultados.

5.2. A análise dos recursos será feita pela Comissão de Seleção levando em conta a aplicação dos critérios dispostos neste edital.

 

6. Das matrículas 

6.1. A matrícula será realizada conforme o cronograma constante no item 7 deste edital.

6.2. Os candidatos pré-aprovados para o curso de Mestrado só serão considerados aprovados e habilitados a fazer matrícula quando obtiverem uma carta de aceite, emitida por um orientador credenciado ao Programa, ratificando a disponibilidade de orientação. A carta de aceite do orientador é, portanto, documento indispensável para a aprovação final no Processo Seletivo e, se aplicável, para a indicação de bolsa para o aluno.

6.3. Para realizar a matrícula, o candidato habilitado no processo seletivo deverá encaminhar por e-mail, para a coordenação do Programa (ppgq-ct@ufpr.br), os seguintes documentos:

a) Carta de aceite de orientação emitida pelo orientador credenciado no Programa;

d) Diploma de curso de Graduação, frente e verso, ou declaração de Conclusão de Curso assinada pelo representante IES de Graduação. A declaração de conclusão do curso de Graduação é aceita para a matrícula, porém é necessária a apresentação do Diploma em até 1 (um) ano após a matrícula no curso. O discente será desligado do curso se não apresentar a documentação obrigatória.

 

7. Cronograma

Etapas

Datas

Publicação do Edital

01/11/2022

Período de Inscrições

01/11/2022 a 03/02/2023

Divulgação da Homologação das Inscrições

06/02/2023

Prazo para Recurso das Homologações das Inscrições

08/02/2023

Exame de Seleção

10/02/2023

Publicação do Resultado

14/02/2023

Prazo para Recursos

16/02/2023

Publicação do Resultado Final

17/02/2023

Matrículas

23/02/2023 a 03/03/2023

 

8. Disposições finais

8.1. A prova é obrigatória e classificatória.

8.2. É vedada a matrícula concomitante no mesmo curso ou em cursos diferentes, em uma ou mais instituições públicas de ensino superior, em todo o território nacional conforme a Lei 12.089 de 11 de novembro de 2009.

8.3. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do PPGQ.

8.4. O presente edital será publicado conforme o cronograma constante no item 7 deste edital na página do programa (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgq/ppgq) para que atenda aos interessados e cumpra as suas finalidades.

8.5. Fica definido o foro da Justiça Federal de Curitiba, para dirimir quaisquer dúvidas que possam existir no presente edital.

 

 

PUBLIQUE-SE.

 

Curitiba, 01 de novembro de 2022

 

Comissão Permanente de Seleção do PPGQ

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química

Diretoria de Pós-Graduação -UTFPR - CT

Diretoria-Geral do Câmpus Curiba da UTFPR

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) POLIANA MACEDO DOS SANTOS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 31/10/2022, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 31/10/2022, às 17:04, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALEXANDRE MOECKEL, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 31/10/2022, às 17:42, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 01/11/2022, às 13:32, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3042159 e o código CRC (and the CRC code) B4C20391.



ANEXO I

Prova de Seleção para o PPGQ – UTFPR – Mestrado – 2023/1

 

A prova terá duração de 4 h, iniciando-se às 8 h conforme o cronograma do item 7 do Edital 11/2022.

 

Tópicos:

Teoria Atômica e Propriedades Periódicas; Ligações Químicas; Geometria molecular; Propriedade dos Gases; Líquidos e Sólidos; Termodinâmica (Leis da Termodinâmica); Equilíbrio Químico; Ácidos e Bases; Eletroquímica; Cinética Química.

 

Bibliografia recomendada:

ATKINS, Peter; JONES, Loretta, Princípios de Química, Porto Alegre, Editora Bookman, 2006.

KOTZ, John C., TREICHEL JÚNIOR, Paul, Química & Reações Químicas, Rio de Janeiro, Editora LTC, 1998.

CHANG, Raymond; GOLDSBY, Kenneth A, Química, 11ª Edição, São Paulo, Editora McGraw-Hill, 2013.

MAHAN, B. H., Química: Um Curso Universitário, São Paulo, Editora Edgard Blücher, 1992.

 

 

ANEXO II

 

TABELA DE PONTUAÇÃO PARA CANDIDATOS AO MESTRADO

 

Ítem

Quantidade

Valor por comprovante

Pontos obtidos

1.Artigos publicados ou aceitos*

 

2,0

 

2. Capítulo de livro Nacional

 

1,5

 

3. Capítulo de livro internacional

 

2,0

 

4.Trabalhos completos ou resumos em eventos científicos internacionais

 

0,5 (máximo 2,0 pontos)

 

5.Trabalhos completos ou resumos em eventos científicos  nacionais

 

0,4 (máximo 2,0 pontos)

 

6. Trabalhos completos ou resumos em eventos científicos regionais

 

0,2 (máximo 1,0 pontos)

 

7. Apresentação oral em eventos científicos internacionais ou nacionais

 

0,4 (máximo 2,0 pontos)

 

8. Participação em programas de Iniciação Científica e/ou Tecnológica ou de extensão

 

0,5 por semestre (máximo 2,0 pontos)

 

9. Participação em programas de monitoria ou estágio

 

0,3 por semestre (máximo 1,2 pontos)

 

10. Registro de patentes

 

2,0

 

11. Participação em cursos e mini-cursos

 

0,2 pontos para cada 4 horas (máximo de 2,0 ponto)

 

12. Participação em congresso científico nacionais ou internacionais

 

0,1 (máximo de 0,5 ponto)

 

 

Total

 

 

* Aceito com comprovação: DOI ou carta de aceite do Editor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.050902/2022-61 SEI nº 3042159