Boletim de Serviço Eletrônico em 13/10/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS MEDIANEIRA

MESTRADO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS - MD

 

EDITAL nº 04/2022

 

CREDENCIAMENTO DE DOCENTE PERMANENTE AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS – PPGTAMB

 

1. APRESENTAÇÃO                                                                                                                 

1.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais PPGTAMB da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Medianeira torna público que no período de 13/10/2022 a 12/11/2022, estarão abertas as inscrições para credenciamento de Docente Permanente (DP).

 

2. ATRIBUIÇÕES DO DOCENTE PERMANENTE

2.1 O Docente Permanente deve realizar as seguintes atividades vinculadas ao Programa:

    I. Propor, executar e participar de projeto de pesquisa;
    II. Ministrar disciplina;
    III. Contribuir com produção intelectual;
    IV. Orientar aluno do programa;
    V. Colaborar com a administração.

 

3. VAGAS

3.1 Será ofertada 1 (uma) vaga para credenciamento no âmbito deste Edital.

 

4. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

4.1 Requisitos de elegibilidade para o credenciamento como docente permanente:

    I. Estar credenciado como docente colaborador do PPGTAMB;

    II. Apresentar Ficha de Inscrição assinada eletronicamente pelo candidato e pelo chefe do departamento acadêmico de lotação do candidato (por meio do SEI) (ANEXO 1);

    III. Apresentar Currículo atualizado até 30 dias do fim do prazo para inscrições no formato Lattes/CNPq indicando as publicações indexadas e/ou suas qualificações pelo Qualis da CAPES dentro da área de Engenharias I (ANEXOS 2 e 3);

    IV. Apresentar plano de trabalho detalhado para o período 2022-2024 de acordo com o ANEXO 4, justificando aderência com os objetivos e as linhas de pesquisa do PPGTAMB-MD;

    V. Apresentar anuência da chefia imediata do docente.

 

5. DOCUMENTOS EXIGIDOS E LOCAL DA INSCRIÇÃO

5.1 As propostas deverão ser apresentadas por meio de um processo no Sistema Eletrônico de Informações - SEI (Tipo Pesquisa: Projeto e Acompanhamento) que deverá ser enviada para unidade PPGTAMB-MD, obedecendo-se a sequência de documentos a serem inseridos no processo de inscrição, nos quais estão descritos abaixo. No processo deverão ser incluídos os documentos descritos em I na forma de ofício eletrônico e II a V inseridos como documento externo, no formato “PDF” ou no formato nato digital (documento interno no SEI).

    I. Ficha de inscrição preenchida e assinada pelo candidato e chefe do departamento acadêmico de lotação, por meio de um ofício no SEI (ANEXO 1 como modelo de ofício);

    II. Ficha de pontuação do currículo (ANEXO 2);

    III. Cópia do diploma de Doutorado obtido junto a Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu credenciado pela CAPES;

    IV. Cópia dos comprovantes da produção científica objeto de pontuação, conforme orientações especificadas no ANEXO 3 deste Edital considerando o período de 2017 a 2022. Apresentar em documento único;

    V. Plano de trabalho solicitado para o período 2022 a 2024 (ANEXO 4);

5.2 A inscrição, contendo os documentos solicitados nos subitens de I a V, que não for recebida até o dia 12/11/2022, via SEI na unidade PPGTAMB-MD, será desclassificada deste Edital.

 

6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

6.1 As propostas serão analisadas por comissão específica do PPGTAMB, com base nos critérios de avaliação dispostos neste Edital.

6.2 A primeira etapa do processo será eliminatória e consistirá na conferência do cumprimento dos requisitos do Item 4 e da entrega dos documentos previstos no item 5 deste Edital.

6.3 Serão credenciados para atuar na função de Docente Permanente no PPGTAMB o candidato que, havendo atendido aos requisitos expostos no Item 4 deste Edital, obtenha a maior pontuação na somatória da produção, conforme o ANEXO 2 deste edital. Em ocorrendo empate, o critério a ser adotado para desempate será o candidato com maior maior pontuação em periódicos científicos (período 2017-2022) indexados no Qualis (2013-2016) no extrato A1, A2 e B1 na Área de Engenharias I.

 

7. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

7.1 O resultado preliminar do processo de credenciamento será publicado na forma de uma lista de candidatos em 21/11/2022 por meio do site http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtamb/ppg-tamb/ppgtamb-1. em ordem decrescente de pontuação, a qual será utilizada para definição da ordem de chamada dos candidatos para o credenciamento ao PPGTAMB. 

7.2 Recursos fundamentados relacionados ao resultado do processo de seleção serão aceitos entre 22/11/2022 a 23/11/2022, os quais deverão ser enviados na forma de oficio ao e-mail ppgtamb-md@utfpr.edu.br.

7.3 O resultado final do processo de credenciamento será publicado em 28/11/2022 no site http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtamb/ppg-tamb/ppgtamb-1.

7.4 O credenciamento do candidato classificado será efetivado mediante ciência por escrito ao Colegiado do PPGTAMB.

 

8. CRONOGRAMA

 

ATIVIDADE

PERÍODO

Período da inscrição

13/10/2022 a 12/11/2022

Avaliação da documentação

14/11/2022 a 18/11/2022

Resultado preliminar

21/11/2022

Período para recursos

22/11/2022 a 23/11/2022

Resultado final (pós-recurso)

28/11/2022

 

                                                             

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 O não cumprimento das normas definidas neste edital, ou em comunicados do PPGTAMB, acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.

9.2 Os casos omissos neste edital serão decididos pelo Colegiado do PPGTAMB.

9.3 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente no presente Edital, fica eleito Foro  da Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná/Subseção de Foz do Iguaçu, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

Medianeira, 13 de outubro de 2022.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO EDWIGES, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 13/10/2022, às 14:25, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 13/10/2022, às 14:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO 1 AO EDITAL Nº 04/2022 – PPGTAMB

FICHA DE INSCRIÇÃO

1. Dados Pessoais

Nome: 

Data de nascimento:     

Naturalidade:             

Nacionalidade:                                                                

Estado Civil: 

Carteira de identidade (RG):                                   Órgão Expedidor/Estado:                                                           CPF:

Filiação: Pai:                                                    Mãe:

Endereço:                                                                                                       

Cidade:                                                      UF:                             CEP: 

Telefone: 

E-mail: 

Departamento de lotação: 

Data:

OBS: Assinar documento eletronicamente no SEI.

 

 

ANEXO 2 AO EDITAL Nº 04/2022 – PPGTAMB

FICHA DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO

 

Itens da Avaliação (atividades entre 2017 a 2022)

Pontuação Requisitada (preenchida pelo candidato)

Pontuação Homologada (preenchida pelo PPGTAMB)

Artigos publicados em periódicos científicos indexados no Qualis 2013-2016 (Engenharias I). Quando não houver enquadramento no referido Qualis, será adotado o JCR do periódico.

A1 ou JCR ≥ 2,5

(10 pontos/artigo)

 

 

A2 ou JCR ≥ 1,5

(8,5 pontos/artigo)

 

 

B1 JCR < 1,5

(7,0 pontos/artigo)

 

 

B2

(5,5 pontos/artigo)

 

 

B3 a B5

 (4,0 pontos/artigo)

 

 

Patente concedida

10 pontos/patente

 

 

Patente depositada/registrada

8,5 pontos/patente

 

 

Autoria de livro técnico-científico publicado por editora com corpo editorial

10 pontos/livro

 

 

Capítulo de livro técnico-científico publicado por editora com corpo editorial

6,0 pontos/capítulo

 

 

Publicação de trabalho em evento técnico-científico no Exterior

1,0 pontos/artigo

(limitado a 10 pontos)

 

 

Publicação de trabalho em evento técnico-científico no Brasil

0,5 pontos/artigo

(limitado a 10 pontos)

 

 

Projeto aprovado em órgão de fomento externo

5,0 pontos/projeto

(limitado a 10 pontos)

 

 

Orientação de Tese de Doutorado

10,0 pontos/orientação concluída

 

 

Coorientação de Tese de Doutorado

7,5 pontos/orientação concluída

 

 

Orientação de Dissertações de Mestrado

5,0 pontos/orientação concluída

 

 

Coorientação de Dissertações de Mestrado

2,5 pontos/orientação concluída

 

 

Orientação de Monografias de Especialização

2,0 pontos/orientação concluída

(limitado a 10 pontos)

Orientação de Iniciação Científica ou Tecnológica

1,5 pontos/orientação concluída

(limitado a 10 pontos)

Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

1,0 pontos/orientação concluída

(limitado a 10 pontos)

TOTAL

 

 

 

 

 

ANEXO 3 AO EDITAL Nº 04/2022–PPGTAMB

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES

 

  1. Deverá ser entregue digitalizado, com boa qualidade (documentos legíveis), em arquivo PDF, na ordem e numeração constante no item 5 deste edital.

  2. As atividades descritas no currículo serão valoradas de acordo com a pontuação contida no Anexo 2. A  documentação comprobatória do Curriculum lattes deverá ser enviada na ordem do Anexo 2, sempre com o subtítulo correspondente e os documentos comprobatórios.

  3. No caso de artigo científico, deverá ser apresentado a primeira página, onde constam o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o periódico onde o mesmo foi publicado, com DOI, ano, volume, número e páginas (quando houver).

  4. No caso de patente concedida, apresentar documento comprobatório de detentor da mesma.

  5. No caso dos capítulos de livro poderá ser apresentado apenas a primeira página, onde constam o(s) nome(s) do(s) autor(es), juntamente com a capa do livro, ficha catalográfica e sumário.

  6. Para a comprovação da publicação de livro, deverá ser apresentada a capa e a ficha catalográfica do mesmo.

  7. No caso de projeto, a comprovação do órgão de fomento externo;

  8. No caso das orientações ou coorientações, deve-se entregar uma declaração de orientação ou coorientação concluída.

 

 

ANEXO 4 AO EDITAL N° 04/2022-PPGTAMB

PLANO DE TRABALHO

 

O Plano de Trabalho, com no máximo 10 páginas, deve prever o desenvolvimento de atividades de docência e  pesquisa a serem desenvolvidas ao longo do período 2022-2024. Deve-se constar:

 

1. JUSTIFICATIVA PARA O CREDENCIAMENTO E RELAÇÃO COM AS LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA (1 página)

 

2. DESCRIÇÃO DE PROPOSTA DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE 2022-2024 (até 10 páginas)

 

2.1 PROPOSTA DE PESQUISA (Introdução, Objetivos, Revisão Bibliográfica, Materiais e Métodos, Resultados Esperados e Referências Bibliográficas)

2.2 PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE PESQUISA DO PPGTAMB

2.3 PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE DOCÊNCIA

2.4 ATIVIDADES DE COORIENTAÇÃO

 

3. PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA COM POTENCIAL PARA SER MINISTRADA NO PPGTAMB (1 página)

 

Indicar nome da disciplina, objetivos de acordo com as linhas de pesquisa do PPGTAMB, ementa e referências.

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.046608/2022-55 SEI nº 3050061