Boletim de Serviço Eletrônico em 14/10/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

GABINETE DA DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

 

EDITAL nº 07/2022

Dispõe sobre  o procedimentos necessários para a participação dos alunos concluintes na Solenidade de Colação de Grau Magna, formato presencial, do 2º semestre de 2022 dos cursos de graduação do Campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

A Direção-Geral do Campus Francisco Beltrão da UTFPR, comunica aos alunos concluintes da graduação os procedimentos necessários para a participação na  Solenidade de Colação de Grau Magna, no formato presencial, referente ao segundo semestre de 2022.

 

Art. 1º São requisitos para participação da solenidade de Colação de Grau Magna Institucional:

I. cumprir todas as exigências curriculares, incluindo atividades complementares, estágios obrigatórios e prerrogativas do ENADE;

II. estar em dia com a documentação exigida pelo Departamento de Registros Acadêmicos - DERAC-FB;

§ 1º Os alunos concluintes que estiverem com documentos pendentes deverão apresentar o documento original até 27/01/2023 para autenticação administrativa no Departamento de Registros Acadêmicos - DERAC-FB, sendo que o processo de emissão do diploma só será iniciado após apresentação do documento original. 

 

Art. 2º Os alunos concluintes deverão observar a data e local onde será realizada a Colação de Grau Magna, conforme descrito a seguir:

EVENTO

DATA

HORÁRIO

LOCAL

Reunião informativa

18/10/2022

18h

Plataforma Virtual Google Meet, por meio de link a ser divulgado via e-mail aos prováveis formandos (de acordo com lista disponível no sistema acadêmico).

Inscrição para participar da Solenidade de Colação de Grau

de 26/12/2022 a 25/01/2023

____

Portal do Aluno

Prazo para formandos com documentos pendentes apresentarem o documento original para o DERAC

27/01/2023

 

DERAC

Prazo para requerimento de participação na colação de grau fora do prazo de inscrição (RESTRITO para casos específicos constantes no § 2º desse artigo)

até 01/02/2023

______

DERAC

Ensaio geral

08/02/2023

19h

Teatro Municipal Eunice Sartori (Espaço da Arte)

Colação de Grau Magna Presencial de Engenharia Química

 

09/02/2023

 

19h

Teatro Municipal Eunice Sartori (Espaço da Arte)

Colação de Grau Magna Presencial de Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em informática

10/02/2023

19h

Teatro Municipal Eunice Sartori (Espaço da Arte)

§ 1º As datas acima divulgadas poderão sofrer alterações, que, caso se confirmem, serão comunicadas antecipadamente ao público interessado.

§ 2º Discentes que constarem no sistema acadêmico como formados após o encerramento do prazo de inscrições poderão solicitar sua participação na cerimônia de Colação de Grau Magna, nos seguintes termos:

I - o pedido de colação de grau deverá ser solicitado pelo formando ou seu procurador no DERAC, por meio de requerimento específico com as devidas justificativas e comprovantes;   

II -  o requerimento deverá ser encaminhado pelo DERAC à Chefia de Gabinete da Direção-Geral do Campus, que analisará o pedido e decidirá pelo seu deferimento ou não;

III - o prazo para apresentação do requerimento ao DERAC é até 01/02/2023, improrrogável.

 

Art. 3º Para participação no Ato de Colação de Grau Magna serão necessários os seguintes procedimentos por parte dos alunos concluintes:

I. acessar o portal do aluno, atualizar o seu cadastro, principalmente e-mail e telefone, e se inscrever na Solenidade de Colação de Grau dos cursos de Graduação do Campus Francisco Beltrão;

II. manter obrigatoriamente seus dados cadastrais atualizados, bem como monitorar seus e-mails eletrônicos e estar atento aos cumprimentos de quaisquer normas ou funcionalidades do Sistema Acadêmico, no Portal do Aluno e concernentes ao processo de Colação de Grau;

III.  comparecer à reunião de informativos e ao ensaio da Colação de Grau para receber as devidas instruções necessárias em relação à solenidade;

IV. entregar, no prazo definido, todas as informações solicitadas pela ASCEV-FB ou pela chefia de Gabinete da Direção-Geral.

V. no dia da Colação de Grau, estar no local indicado uma hora e meia antes do início da solenidade, ou seja, às 17h30min.

§ 1º  Caso o formando tenha quaisquer problemas que o impeça de participar da Sessão Solene de Colação de Grau ou mesmo parte desta  que comprometa os atos protocolares, como o de Juramento; o mesmo deverá realizar inscrição para participação na cerimônia de Colação de Grau Magna do próximo semestre (1º sem. de 2013) ou,  requerer junto ao DERAC, cerimônia de colação de grau em gabinete, caso atenda os critérios previstos em regulamento próprio.

 

Art. 4º Os formandos que participarão da Sessão Solene de Colação de Grau na modalidade Magna envergarão vestes talares, conforme o seguinte: beca preta, jabour, torçal, capelo e faixa padrão nas cores preta, amarela e branca e com a logomarca da UTFPR;

Parágrafo Único: É vetado aos formandos qualquer tipo de vestimenta, ornamentos e acessórios que não atendam os preceitos estabelecidos pela UTFPR para a modalidade da sessão.

 

Art. 5º  O discente que participar da modalidade de Colação de Grau em Gabinete poderá participar posteriormente da modalidade magna, entrando junto com sua turma, porém estando impedido de fazer o juramento e receber outorga de grau novamente.

 

Art. 6º O cerimonial poderá ser assessorado por empresa contratada pela Comissão de Formatura de comum acordo com todos os formandos, e com a anuência da Chefia de Gabinete da Direção Geral do Campus;

§ 1º Quando houver empresa contratada por parte dos formandos, essa deve ater-se ao plano de trabalho e aos procedimentos normativos e regulatórios, cerimonial e protocolo da instituição, coordenados pelas ASCEV ou pela Chefia de Gabinete da Direção-Geral do Campus.

§ 2º A entrada de empresa para registro de fotos nas dependências da UTFPR, será permitida mediante prévia autorização da ASCEV ou da Chefia de Gabinete da Direção Geral do Campus.

§ 3º Somente será permitida a participação de uma empresa por cerimônia de Colação de Grau Magna.

 

Art. 7º  Todo formando que participar da Solenidade de Colação de Grau  Magna do 2º semestre de 2022 dos cursos de graduação do Campus Francisco Beltrão deverá conhecer e seguir as regras desse Edital e do Regulamento de Colação de Grau da UTFPR, das quais não poderá alegar desconhecimento.

 

Art. 8º Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Chefia de de Gabinete da Direção-Geral do Campus.

 

 

Assinado eletronicamente por

HERNAN VIELMO

Diretor-Geral 

Campus Francisco Beltrão

UTFPR


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 14/10/2022, às 11:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3051890 e o código CRC (and the CRC code) 8450C977.



 


Referência: Processo nº 23064.044040/2022-38 SEI nº 3051890