Boletim de Serviço Eletrônico em 21/11/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CAMPO MOURÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - CM

 

EDITAL nº 08/2022 - PPGCC-CM

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UTFPR-CM

 

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão, por meio de seu Diretor-Geral, torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de alunos regulares e especiais para o curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC-CM), para início das atividades acadêmicas em 2023/1.

 

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

As informações e resultados referentes ao processo seletivo de que trata este edital serão divulgados exclusivamente na página Web do PPGCC-CM disponível em http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto- sensu/ppgcc-cm.

A realização do processo seletivo será coordenada pela Comissão de Seleção do PPGCC-CM Portaria do Diretor-Geral nº 132, de 15 de setembro de 2020.

A inscrição é gratuita e implica na aceitação pelo candidato das normas de admissão contidas neste Edital e das normas definidas pelo Regulamento e Resoluções do PPGCC-CM disponíveis em http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/documentos/regulamentos.

O presente edital está publicado em http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/editais.

 

 CRONOGRAMA

Procedimentos

Datas Limite

Inscrições 03/02/2023
Resultados das inscrições 06/02/2023, até às 18h
Solicitação de recursos 07/02/2023, até às 18h
Homologação das inscrições 08/02/2023, até às 18h
Arguições 09/02/2023 a 11/02/2023
Resultado preliminar 13/02/2023, até às 18h
Solicitação de recursos 14/02/2023, até às 12h
Resultado final 15/02/2023

 

VAGAS

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para alunos regulares distribuídas entre as linhas de pesquisa detalhadas no Anexo I. Aluno regular corresponde ao candidato que é admitido pelo Programa durante o processo de seleção.

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para alunos especiais distribuídas entre as linhas de pesquisa detalhadas no Anexo I. Aluno especial é aquele admitido no curso de Mestrado para cursar disciplinas durante, no máximo, 1 ano letivo.

O aluno especial deve realizar sua matrícula formal de acordo com as normas da UTFPR e o regulamento do programa disponível em http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/documentos/regulamentos.

Considerando o Art. 6° da Resolução da COPPG/UTFPR nº 68, de 22 de dezembro de 2021, serão reservadas 30% das vagas (6 para alunos regulares e 6 para alunos especiais) para pessoas autodeclaradas negras, 2 vagas adicionais (1 para alunos regulares e 1 para alunos especiais) para pessoas autodeclaradas indígenas e 2 vagas adicionais (1 para alunos regulares e 1 para alunos especiais) para pessoas autodeclaradas com deficiência.

As vagas reservadas para pessoas autodeclaradas negras, se não preenchidas, serão remanejadas para ampla concorrência.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas exclusivamente pela Internet na página de inscrição disponível no endereço http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/editais/edital-selecao-2023-1/formulario-de-inscricao de acordo com o cronograma.

O candidato pode optar em se inscrever somente para vagas de aluno especial. Essa opção deve ser assinalada na questão 9 do formulário de apresentação e intenção de pesquisa (Anexo IV). 

O candidato deverá submeter, em um único arquivo no formato PDF, os seguintes itens:

Cópia digitalizada de documento de identificação que especifique RG e CPF, com foto e órgão expedidor, ou passaporte (se estrangeiro).
     i. O candidato estrangeiro classificado deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil.

Cópia digitalizada do diploma de graduação em curso da área de Ciência da Computação ou áreas afins ou documento equivalente que comprove que completará o curso, até o último dia de matrícula no PPGCC-CM, emitida pela Instituição de Ensino Superior de origem. Neste caso, o candidato deverá apresentar documento que comprove sua conclusão no curso de graduação, impreterivelmente, até a data final do requerimento de matrícula, conforme será indicado no resultado final do processo seletivo. Os candidatos selecionados que não atenderem este prazo terão suas matrículas canceladas pela Coordenação do PPGCC-CM. O candidato que utilizar documento equivalente de finalização de curso de graduação para fins de inscrição e matrícula deverá apresentar, na Secretaria do PPGCC-CM, o respectivo diploma até o final do curso de Mestrado. Este documento constitui um dos requisitos obrigatórios para o agendamento da defesa de Dissertação.
    i. Os brasileiros portadores de títulos de graduação plena obtidos no exterior deverão apresentar diploma devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação (MEC), anexando cópia do referido diploma devidamente traduzido para o português. Candidatos estrangeiros obedecerão aos critérios de seleção estabelecidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR.

Histórico Escolar do Curso de Graduação, com Coeficiente de Rendimento (calculado pela IES do candidato) e número total de horas (carga horária do curso). Caso a IES não deixe claro o coeficiente de rendimento, o candidato pode realizar o cálculo de acordo com a seguinte equação:

Sendo:
CR = coeficiente de rendimento absoluto;
NF = nota final na unidade curricular, expressa de 0,0 a 10,0;
CH = carga horária total na unidade curricular, em horas;
k = número total de unidades curriculares cursadas.
Para fins de pontuação, o coeficiente de rendimento será normalizado entre 0,0 e 1,0.

Currículo na Plataforma Lattes na versão completa. O currículo na Plataforma Lattes está disponível em http://lattes.cnpq.br/. Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, outros tipos de currículos.

Ficha de avaliação preenchida pelo candidato conforme Anexo III com documentos comprobatórios obrigatórios para pontuação na Seção 5. Itens indicados na ficha sem comprobatórios serão zerados.

Formulário de apresentação e intenção de pesquisa conforme Anexo IV.

Candidatos cotistas devem apresentar documentação adicional conforme descrito nos Art. 8°, 9° e 11º da Resolução da COPPG/UTFPR nº 68, de 22 de dezembro de 2021. A Resolução está disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=2722196&id_orgao_publicacao=0.

O candidato deverá providenciar duas cartas de recomendações, sendo uma obrigatória.

As cartas de recomendação deverão ser preenchidas e enviadas diretamente pelos signatários para o e-mail selecao-ppgcc-cm@utfpr.edu.br usando o endereço eletrônico institucional do signatário.

Recomenda-se que pelo menos um dos signatários das cartas de recomendação seja o orientador de TCC/IC (no caso de recém-graduado) ou do empregador (no caso de profissional na indústria ou professor).

É de responsabilidade do candidato solicitar a cada signatário a carta de recomendação segundo o modelo do Anexo II.

O candidato deverá imprimir, assinar e digitalizar o comprovante de inscrição (dados de inscrição após o preenchimento e envio do formulário de inscrição) e enviar para o e-mail selecao-ppgcc-cm@utfpr.edu.br

As inscrições serão homologadas caso sejam entregues, legíveis e válidos os documentos solicitados nesta seção dentro do prazo de inscrição.

 

 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo de seleção dos candidatos ao PPGCC-CM considerará os seguintes itens avaliativos: histórico escolar (coeficiente de rendimento), currículo do candidato, arguição. As Seções 5.2 a 5.4 detalham os critérios de avaliação e pontuações para cada item.

Histórico Escolar

  A pontuação para o histórico considera o coeficiente de rendimento escolar e é obtida pelos seguintes critérios:

Critérios

Pontuação

coeficiente >= 0,85

10

0,7 <= coeficiente < 0,85

8

0,6 <= coeficiente < 0,7

6

0,5 <= coeficiente < 0,6

2

coeficiente < 0,5

0

Para os históricos contendo notas de conceitos ou escalas de notas diferentes de 0 a 10, deve-se calcular o Coeficiente de Rendimento Absoluto conforme documento de conversão da Instituição de Ensino Superior do candidato. Em caso de inexistência de documento de conversão, deve-se seguir o padrão para notas de conceitos: A: 8,5, B: 7,0, C: 6,0, D: 4,0 e E: 0; e, para escalas numéricas, deve-se converter de forma proporcional à escala de 0 a 10.

Arguição

A arguição será composta por uma banca de pelo menos 3 (três) professores indicados pela Comissão de Seleção e com duração estimada de 15 (quinze) minutos para averiguação de conhecimentos, experiências profissionais/acadêmicas e condições gerais do candidato para realização do curso de mestrado.

Ao candidato será atribuída uma nota de 0,0 a 10,0, considerando os seguintes critérios:

Critérios

Pontuação Máxima

Perfil do candidato para realizar estudos avançados

2,5

Conhecimento do candidato em Informática e na linha de pesquisa do PPGCC-CM 

4,5

Trajetória acadêmica e/ou profissional do candidato

3,0

Local, horário e especificações serão divulgados na página do programa após a homologação das inscrições.

Avaliação do Currículo

Os currículos dos candidatos serão avaliados de acordo com a ficha de avaliação preenchida pelo candidato conforme Anexo III. Os itens serão aceitos mediante comprovantes anexados na inscrição.

Não é obrigatório a apresentação de certificados de inglês, entretanto, se apresentado, serão aceitos os certificados especificados na Instrução Normativa 002/2019 disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=867003&id_orgao_publicacao=.

Os critérios de pontuação são:
 

Participação Extracurricular

Pontuação

Pontuação Máxima

Especialização Lato Sensu  (mínimo 360h)

15

15

Iniciação Científica

7

7

Iniciação à Extensão

3

3

Monitoria

3

3

Disciplina de Mestrado/Doutorado com conceito “Aprovado”

5

15

Certificação de Inglês

5

5

Pontuação Máxima em Participação Extracurricular

48

 

Experiência Profissional

Pontuação

Pontuação Máxima

Docência na área em Instituição de Ensino Superior (anual)

3

9

Trabalho na área de Computação (anual), exceto estágio

3

9

Pontuação Máxima em Experiência Profissional

18

 

Publicação

Pontuação

Pontuação Máxima

Artigo completo na área de Ciência da Computação com Qualis CAPES 2013-2016 em Ciência da Computação nos estratos A1, A2 ou B1 ou JCR >= 0.5

10

20

Artigo completo na área de Ciência da Computação com Qualis CAPES 2013-2016 em Ciência da Computação nos estratos de B2 a B5 ou JCR < 0.5

5

10

Resumo estendido em eventos

2

4

Pontuação Máxima em Publicações

34

A nota final é dada pela média ponderada das notas obtidas através da avaliação do currículo, arguição e histórico escolar do candidato de acordo com a equação:

Nota Final =

0,3 x (Avaliação do Currículo/10) + 0,4 x Arguição + 0,3 x Histórico Escolar

O candidato com nota final inferior a 4,0 será eliminado do processo de seleção.

O candidato com nota inferior a 6,0 na Arguição será classificado como aluno especial.

A nota final determinará a classificação como aluno especial ou lista de espera.

Em casos de empate na classificação, fica estabelecido o maior coeficiente de rendimento escolar como critério de desempate e, persistindo o empate, terá preferência o candidato de  idade mais elevada.

 

RESULTADOS E RECURSOS

Os resultados intermediários, retificações, complementos e o resultado final deste edital serão divulgados exclusivamente na página http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/editais/edital-selecao-2023-1/.

As datas de divulgação dos resultados preliminares e solicitação de recursos são:

Resultado preliminar 13/02/2023 às 18h
Solicitação de recursos 14/02/2023 às 12h

Os recursos deverão ser solicitados via e-mail selecao-ppgcc-cm@utfpr.edu.br dentro dos prazos determinados. O candidato deve descrever detalhadamente em um documento o(s) item(ns) contestado(s), converter para o formato PDF e anexar ao e-mail com assunto “RECURSO”.

O resultado final com a classificação dos candidatos aprovados será em ordem alfabética e dos candidatos na lista de espera ordenados por pontuação.

 

MATRÍCULAS

O período de requerimento de matrícula será divulgado juntamente com o resultado final do processo seletivo.

Considera-se o aluno, regularmente matriculado no Programa, ciente e de acordo com o regulamento vigente do Programa, disponível no endereço http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/documentos.

Para matrícula deverá ser entregue uma cópia, acompanhada dos respectivos originais, dos seguintes  documentos:

Carteira de identidade (RG) e/ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou passaporte (se estrangeiro).

Cópia do CPF ou comprovante de inscrição obtido no site da Receita Federal em https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp. O CPF não é necessário para estrangeiro, entretanto, caso classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil.

Certidão de nascimento ou casamento.

Diploma de graduação:

i. Para graduação no Brasil, o candidato poderá apresentar comprovante de diploma em trâmite; sendo-lhe concedido 12 meses para a apresentação do diploma.

ii. Para graduação no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o mesmo foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil.

Histórico Escolar referente ao diploma especificado no item anterior.

Perderá o direito à vaga o candidato que:

Não efetuar seu requerimento de matrícula no PPGCC-CM no período estabelecido.

Deixar de apresentar a documentação exigida no item 7.3.

Não observar os procedimentos estabelecidos neste Edital.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

Será desclassificado e excluído do processo seletivo, o candidato que apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção ou não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste Edital.

O presente Edital é válido até publicação do próximo edital de seleção de alunos regulares e especiais do PPGCC-CM.

O presente documento entra em vigor na data de sua publicação na página Web do PPGCC-CM.

Casos omissos serão julgados pela Comissão de Seleção e pelo Colegiado do PPGCC-CM.

Para dirimir questões do Edital não solucionadas administrativamente, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Campo Mourão – Seção Judiciária do Paraná.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) IVANILTON POLATO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 16/11/2022, às 19:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) WYRLLEN EVERSON DE SOUZA, DIRETOR(A), em (at) 17/11/2022, às 11:22, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROBERTO RIBEIRO NELI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 17/11/2022, às 11:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3070182 e o código CRC (and the CRC code) BBA009B7.



 

ANEXO I - Disponibilidade de Vagas

 

Linha de Pesquisa

Vagas

Aluno Regular

Aluno Especial

Engenharia de Software

10

10

Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos

10

10

 

 

 

ANEXO II - Carta de Recomendação

Modelo disponível em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/editais/edital-selecao-2023-1/

 

ANEXO III - Ficha de Avaliação de Currículo

Modelo disponível em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/editais/edital-selecao-2023-1/

 

Esta tabela deverá ser preenchida e entregue fixado ao final do currículo Lattes. Posteriormente, na sequência dos itens, deverão ser anexados os comprovantes de cada item desta tabela, deixando claro e legível o item ao qual se deseja pontuar.

Item

Descrição

Pontuação Solicitada

Pontuação Homologada

01

Especialização Lato Sensu (mínimo 360h)

 

 

02

Iniciação Científica

 

 

03

Iniciação à Extensão

 

 

04

Monitoria

 

 

05

Disciplina de Mestrado/Doutorado com conceito “Aprovado”

 

 

06

Certificação de Inglês

 

 

07

Docência na área em Instituição de Ensino Superior (anual)

 

 

08

Trabalho na área de Computação (anual), exceto estágio

 

 

09

Artigo completo na área de Ciência da Computação com Qualis CAPES 2013-2016 em Ciência da Computação nos estratos A1, A2 ou B1 ou JCR >= 0.5

 

 

10

Artigo completo na área de Ciência da Computação com Qualis CAPES 2013-2016 em Ciência da Computação nos estratos de B2 a B5 ou JCR < 0.5

 

 

11

Resumo estendido em eventos

 

 

Pontuação Total:

 

 

 

ANEXO IV - Formulário de Apresentação e Intenção de Pesquisa

Modelo disponível em:  http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/editais/edital-selecao-2023-1/

 

Responder objetivamente as perguntas:

 Qual a sua motivação para cursar pós-graduação stricto sensu (Mestrado) em Ciência da Computação?

 Em que linha de pesquisa você pretende ingressar (Engenharia de Software ou Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos)? Por qual razão? Há algum tema de interesse específico nesta linha?

 Você já entrou em contato com algum professor do programa (Anexo V) para que este seja seu orientador? Se sim, quem?

 Quais linguagens de programação você domina? Comente seu grau de conhecimento.

 Você pretende exercer alguma atividade profissional durante o curso? Se sim, quantas horas semanais se dedicaria a esta atividade?

 Como você pretende organizar seu tempo para se dedicar aos estudos?

 Discorra em poucas palavras sobre projetos, experiências de extensão e pesquisa, trabalhos que você realizou durante a graduação que não estão descritos em seu currículo.

 O programa disponibiliza bolsas de pesquisa por meio de editais e projetos de professores. Você teria interesse em obter uma bolsa de pesquisa? 

 Você desejaria participar somente da seleção como aluno especial? Se sim, justifique.

 

ANEXO V – Lista de Orientadores

 

Orientadores

Linha de Pesquisa

André Luis Schwerz
andreluis@utfpr.edu.br

Engenharia de Software

André Luiz Satoshi Kawamoto
kawamoto@utfpr.edu.br

Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos

Diego Bertolini Gonçalves
diegobertolini@utfpr.edu.br

Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos

Frank Helbert Borsato
frankhelbert@utfpr.edu.br

Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos

Igor Fábio Steinmacher
igorfs@utfpr.edu.br

Engenharia de Software

Igor Scaliante Wiese
igor@utfpr.edu.br

Engenharia de Software

Ivanilton Polato
ipolato@utfpr.edu.br

Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos

Marco Aurélio Graciotto Silva
magsilva@utfpr.edu.br

Engenharia de Software

Reginaldo Ré
reginaldo@utfpr.edu.br

Engenharia de Software

Rodrigo Campiolo
rcampiolo@utfpr.edu.br

Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos

Rogério Aparecido Gonçalves
rogerioag@utfpr.edu.br 

Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos


Referência: Processo nº 23064.054231/2022-16 SEI nº 3070182