Boletim de Serviço Eletrônico em 27/10/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA

PROG. DE POS-GRAD ENS. CIENCIA E TEC-PG

 

Retificação nº 01, de 26 de outubro de 2022

 

EDITAL nº 29/2022 DIRPPG-PG

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa, através da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – PPGECT, torna público que estão abertas as inscrições para a Seleção de acadêmicos para ingresso no Curso de Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia, PPGECT, turma 2023, obedecendo às seguintes condições:

 

1. CLIENTELA

O Curso de Doutorado será ofertado a candidatos(as) portadores(as) de título de Mestre, que tenham capacidade comprovada para estudos e pesquisas avançadas.
De acordo com a Resolução nº. 079/12-COPPG de 26 de junho de 2012 da UTFPR, serão disponibilizadas aos servidores de Instituições de Ensino Superior Públicas, aos quais a UTFPR tenha convênios específicos para fins de qualificação de pessoal, um adicional de até 20% das vagas ofertadas. Conforme o § 2º da referida Resolução, o servidor deverá manifestar interesse nas vagas adicionais no momento da confirmação da inscrição, inserindo cópia em arquivo PDF de documento comprobatório do convênio, juntamente com a declaração do estabelecimento de ensino ao qual o professor está vinculado (item 2, subitem 2.7).

 

2. VAGAS

2.1 O número total de vagas ofertadas para ano de 2023 é de até 21 (vinte e uma) vagas.

2.2 Do número total de vagas ofertadas, 06 (seis) são exclusivas para pessoas autodeclaradas negras, de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022;

     2.2.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para negros (pretos ou pardos) deverá entregar autodeclaração em que se enquadra nesta categoria.

2.3 No caso de inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, será adicionada 01 vaga no número total de vagas, de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022;

     2.3.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para indígenas deve entregar, ao menos um dos seguintes documentos:

2.4 No caso de inscrição de ao menos uma PCD, será adicionada 01 vaga no número total de vagas de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022;

2.4.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para pessoa com deficiência deve entregar os seguintes documentos:

2.5 Os candidatos indígenas ou com deficiência, que optarem pelas cotas, concorrerão exclusivamente a estas vagas reservadas.

2.6 As vagas não preenchidas neste edital, após a divulgação dos candidatos aprovados, permanecerão abertas para o ano de 2023 e estarão vinculadas à(s) linha(s)/sublinhas(s) que não teve(tiveram) candidato(s) aceito(s) (ver item 2.3). As vagas em aberto poderão ser; disponibilizadas em termo aditivo, a ser lançado durante 2023. Caso a(s) vaga(s) disponibilizada(s) posteriormente, na vigência deste edital, não seja(m) preenchida(s), a(s) mesma(s) será(ão) ofertada(s) juntamente com as vagas disponibilizadas para ingresso no PPGECT no ano de 2024.

 

2.7 RELAÇÃO DE LINHAS E SUBLINHAS DEPESQUISA

 

Área de

concentração

Linhas de Pesquisa

Sublinhas

Ciência,

Tecnologia e

Ensino

 

Fundamentos e

Metodologias para o

Ensino de Ciências e

Matemática

 

- Ensino de Ciências Naturais;

 

 

- Ensino de Matemática;

 

 

- Ensino e Inclusão;

 

 

- Ensino de Estatística;

 

Educação Tecnológica

 

- Desenvolvimento de Produtos para a Educação Tecnológica;

 

 

- Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias;

 

 

- Relações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino-aprendizagem;

 

 

- Informática no Ensino de Ciências e Tecnologia;

 

 

3. INSCRIÇÕES

3.1 PRAZO PARA INSCRIÇÕES (1ª etapa)

O processo de inscrição compreende o preenchimento online de ficha de inscrição e a confirmação através da submissão correta da documentação, de acordo com o item 3.2.

As inscrições online deverão ser realizadas, no período de 20 de setembro de 2022 a 20 outubro de 2022, exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico:

https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad06/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=6&p_curscodnr=63&p_cursoanonr=2023

 

3.2 CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES (2ª etapa)

Serão consideradas confirmadas as inscrições dos candidatos que, no período de 20 de setembro de 2022 a 20 de outubro de 2022, realizarem a submissão online correta em arquivos PDF da documentação constante nas alíneas a, b, c, d, e, f, g deste subitem, através do seguinte endereço eletrônico: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/

a) Diploma de mestre(a), comprovante de diploma em trâmite de emissão, ou comprovante de defesa de dissertação realizada:
Parágrafo Único: Os portadores de títulos de mestre obtidos no exterior deverão apresentar o respectivo diploma devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação do país de origem, anexando cópia do referido diploma com tradução para o português do Brasil;

b) Histórico de Mestrado;

c) Currículo Lattes, atualizado;

d) Quadro anexo I preenchido e, no mesmo arquivo pdf, a documentação comprobatória do Currículo Lattes (somente produções acadêmicas e demais atividades realizadas a partir do ano de 2019 com base no Qualis Capes 2013- 2016) com soma de pontuação sendo mínima de 7,0 (sete) pontos, respeitando o item 5.1.1 deste edital, da seguinte forma:

• Autor(a) ou coautor(a) de artigo completo publicado em periódicos com qualis segundo apontado pela CAPES na classificação atual: comprovar com a primeira página somente, com nome do periódico, ISSN e autores;

• Autor(a) ou coautor(a) de livros publicados: comprovar com a capa do livro, ficha catalográfica, sumário e, quando for capítulo, primeira página do capítulo.

e) Ficha de inscrição online, conforme orientações no subitem 3.1;
Obs: para que a inscrição seja efetivada, a ficha de inscrição deverá ser finalizada e salva em formato .pdf.

f) Projeto de Pesquisa, conforme modelo disponível em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-doutorado
“Projeto de Pesquisa (Modelo)”. O projeto deve ter compatibilidade com a linha e sublinha de pesquisa escolhida pelo candidato. Ver item2.3 e ANEXO II. Destacar o ineditismo do projeto no texto;

g) Documento de identificação oficial, onde conste o órgão emissor da identidade civil;


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES REFERENTE À SUBMISSÃO DOS DOCUMENTOS:

• Na página de “Submissão de documentos para inscrição (Doutorado) - PPGECT”, antes de submeter a documentação o candidato deverá certificar-se de que todos os arquivos foram inseridos corretamente;

• Os documentos inseridos devem estar legíveis, sem cortes ou rasuras;

• Após realizar a submissão dos documentos o candidato deverá imprimir ou salvar em arquivo o comprovante;

• A inobservância dos itens acima especificados implicará na eliminação do candidato do processo de seleção.

• O sistema de submissões de inscrições é comum a todos os programas de pós-graduação do Campus Ponta Grossa. Desta maneira, apenas anexar os documentos requeridos neste edital.

 

3.3 HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

A relação das inscrições homologadas será publicada em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, até o dia 25 de outubro de 2022, após as 17 horas.

Os recursos relacionados à homologação das inscrições serão aceitos o dia 27 de outubro de 2022 exclusivamente via internet, em formato PDF, no endereço eletrônico: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/.

O formulário para requerimento de recurso encontra-se disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-doutorado.

A relação final das inscrições homologadas será publicada no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, no dia 01 de novembro de 2022, após às 17 horas.

 

4. ANÁLISE E DEFESA DO PROJETO

4.1 Após homologação os(as) candidatos(as) selecionados(as) terão seus projetos submetidos para a análise pela banca composta de pesquisadores(as) dentro das sublinhas de pesquisa. lista preliminar com o resultado da análise será divulgado no dia 11 de novembro de 2022, após às 17 horas, no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais

 

4.1.1 - A banca atribuirá uma nota ao projeto de 0 a 10 (dez). Será considerado classificado(a) o(a) candidato(a) que obtiver nota igual ou superior à 7,0 (sete). Os projetos que não atingirem a nota mínima de 7,0 (sete) serão desclassificados do processo de seleção. Para efeitos de pontuação do projeto de pesquisa serão observados os seguintes aspectos:

a) Coerência entre título, problema de pesquisa, objetivos e sublinha de pesquisa; (2,5 pts)

b) Consistência do referencial teórico; (2,5 pts)

c) Adequação dos procedimentos metodológicos; (2,5 pts)

d) Originalidade da proposta; (2,5 pts)

 

4.1.2  - Os recursos relacionados à lista preliminar da Análise dos Projetos, serão aceitos até o dia 14 de novembro de 2022, exclusivamente via internet, em formato PDF, no endereço eletrônico: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/.

O formulário para requerimento de recurso encontra-se disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-doutorado.

 

4.1.3 - A lista final das Análises dos Projetos, conjuntamente com o cronograma das apresentações e defesas (conforme itens 4.2 e 4.3 deste edital), será publicada no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, no dia 16 de novembro de 2022, após às 17 horas.

 

4.2 A apresentação e defesa do projeto acontecerá no período de 21 de novembro de 2022 a 22 de novembro de 2022, por meio virtual, via Sistema RNP ou similar, em horário que será especificado na relação dos candidatos selecionados. Neste documento será informado o link da sala virtual (videoconferência) para defesa de projeto de pesquisa. O PPGECT não se responsabiliza pela qualidade da conexão de internet dos(as) candidatos(as). Está fase tem valor de 10,0 (dez) pontos. Os(as) candidatos(as) que não atingirem nota igual ou superior à 7,0 (sete)nesta última fase serão desclassificados.

a) Defesa de problema de pesquisa, objetivos e pertinência na sublinha de pesquisa; (5,0 pts)

b) Defesa da originalidade da proposta; (5,0 pts)

 

4.3 A apresentação e defesa do projeto serão realizadas perante banca constituída por dois ou três professores do curso, designados pela Coordenação do PPGECT, para atestar a originalidade e pertinência da proposta. O professor responsável pela sublinha de pesquisa, escolhida pelo candidato(a), serão(a) presidente(a) da banca.

 

5. CRITÉRIOS DESELEÇÃO

Serão selecionados para o curso proposto os(as) candidatos(as) que atenderem às condições, de caráter obrigatório, de acordo com os seguintes critérios:
5.1 A classificação dos candidatos por linha e sublinha de pesquisa, será composta pela média aritmética simples, dos itens 5.1.1, 5.1.2 e 5.1.3, conforme explicitado a seguir:

5.1.1- Nota referente à produção acadêmica. Este item será limitado a 10 pontos, atendendo os determinantes do subitem 3.2 deste edital e obedecendo aos valores apontados na tabela a seguir.

 

Qualificação (Estrato CAPES 2013 – 2016)

Área de Ensino

e/ou Educação

Artigo publicado em revista A1

10

Artigo publicado em revista A2

8,5

Artigo publicado em revista B1

7,0

Artigo publicado em revista B2

5,5

Artigo publicado em revista B3

4,0

Patente Submetida/Concedida

10

Registro de Software

7,0

Livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação

2,0 (limite de 2)

Livro Organizado Publicado na área de Ensino e/ou Educação

1,5 (limite de 2)

Capítulo de livros Publicado na área de Ensino e/ou Educação

1,0 (limite de 2)

 

5.1.2 - Nota do projeto atribuída pela banca, conforme item 4.2.
5.1.3 - Nota do projeto atribuída pela banca na apresentação e defesa do projeto.

 

6. RESULTADO

O resultado preliminar estará disponível no endereço eletrônico abaixo a partir do dia 08 de dezembro de 2022: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.

Os recursos para o resultado da seleção serão aceitos até o dia 12 de dezembro de 2022 e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, no site: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/

Após análise dos recursos será publicado o Resultado Final até o dia 14 de dezembro de 2022, após às 17 horas, no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.

 

7. MATRÍCULA

O período para realização da matrícula dos(as) candidatos(as) selecionados(as) será comunicado juntamente no Resultado Final e deverá ser realizada com o envio digital (documentos digitalizados, legíveis e sem rasuras) para o e-mail institucional do programa: ppgect-pg@utfpr.edu.br, inserir como título/assunto: Matrícula Edital 29.2022 DIRPPG, cópias dos seguintes documentos:

 

IMPORTANTE: Documentos devem ser encaminhados individualizados (arquivos separados) e obrigatoriamente em formato PDF/A.

Obs: Não será efetuada a matrícula em outro formato, senão conforme acima exigido, e atendendo ao parágrafo único deste item 7 (apresentação dos documentos originais) 

 

a) Diploma de Graduação (frente e verso);

I) Para graduação obtida no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o mesmo foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir;

II) Para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil.

Obs1:  Os candidatos estrangeiros devem apresentar os documentos descritos no respectivo item 7, com as seguintes variações:

      a.1) Documento de identificação estrangeiro;

      a.2) Diploma de Graduação, reconhecido no Brasil, ou com o selo consular da Embaixada Brasileira no verso, ou com o selo de Apostilamento de Haia;

Obs2: A documentação de candidatos estrangeiros pode ser aceita nos idiomas: Inglês, Francês e Espanhol. Documentos estrangeiros em outros idiomas devem ser apresentados com tradução juramentada.

b) Histórico escolar referente ao diploma especificado no item anterior;

 

c) Diploma de Mestrado (frente e verso) ou declaração de conclusão de mestrado;

c.1) Para mestrado obtido no Brasil, o candidato poderá apresentar comprovante de diploma em trâmite sendo-lhe concedido 12 (doze) meses para a apresentação do diploma.

c.2) Para mestrado obtido no exterior, o candidato deve apresentar o diploma reconhecido pelo Ministério da Educação do País de origem e revalidado no Brasil. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil.

d) Histórico escolar referente ao diploma especificado no item anterior;

 

e) CPF ou página impressa do site da Receita Federal;

f) Documento de identificação, para brasileiros, que especifique RG e CPF, com foto e órgão expedidor/UF.

g) Certidão de Nascimento e/ou de Casamento.

 

Parágrafo Único: A efetivação da matrícula está condicionada a apresentação dos documentos originais para autenticação das cópias digitais encaminhadas no e-mail institucional do programa.

Obs: Deverá ser apresentado mesmo período de matrícula que será divulgado no Resultado Final.

Deverão ser apresentados na Secretaria da DIRPPG, Bloco E, Piso Superior. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa

Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330, Jardim Carvalho, CEP: 84017-220, Ponta Grossa - PR

Telefone +55 (42) 3235-7044. Horário para apresentação dos documentos originais (para autenticação): das 09h às 11:30 e das 14h às 17h.

IMPORTANTE: O(a) candidato(a) que não realizar o procedimento de conferência será impossibilitado de ingressar no curso.

 

8. INÍCIO DAS AULAS

Os horários das disciplinas, datas importantes e início das aulas do Curso de Doutorado serão publicados na página do programa, no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/area-academica

 

9. VALIDADE

A Seleção, ora descrita, terá validade somente para a Turma do Curso de Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia a que se refere o presente Edital.

 

10. DIPLOMA

Ao acadêmico concluinte do curso, aprovado em todas as etapas, conforme consta no Regulamento Acadêmico, será conferido Diploma de Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia.

 

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e aceitar as normas que regulamentam a atividade de pós- graduação stricto sensu no país, bem como as regulamentações internas da UTFPR, http://portal.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/ponta-grossa, e as normas deste edital;

11.2 O Curso de Doutorado será realizado em tempo integral;

11.3 Em caso de empate o(a) candidato(a) mais velho(a) terá a preferência na vaga;

11.4 Os casos omissos neste Edital serão decididos pela Coordenação do PPGECT e pela DIRPPG - Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação do Campus Ponta Grossa;

11.5 Fica eleito o foro da Justiça Federal de Ponta Grossa como competente para dirimir questões não solucionadas administrativamente.

11.6 O presente edital será publicado no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto- sensu/ppgect/editais.

 

Ponta Grossa, 27 de outubro de 2022.

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) AWDRY FEISSER MIQUELIN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 26/10/2022, às 16:05, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROZANE DE FATIMA TURCHIELLO GOMEZ, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 26/10/2022, às 16:18, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 26/10/2022, às 17:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I

SOLICITAÇÃO DE PONTUAÇÃO REFERENTE A PRODUÇÃO ACADÊMICA CONFORME ITEM 5.1.2 DESTE EDITAL

Artigo publicado em revista Qualis A1

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

10

Artigo publicado em revista Qualis A2

Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou

Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

8,5

Artigo publicado em revista Qualis B1

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

7,0

Artigo publicado em revista Qualis B2

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

5,5

Artigo publicado em revista Qualis B3

Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou

Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

4,0

Patente Submetida/Concedida

Pontuação

solicitada:

(sem limite)

Colocar após o quadro o comprovante expedido pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo.

10,0

Registro de Software

Pontuação

solicitada:

(sem limite)

Colocar após o quadro o comprovante expedido INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo.

7,0

Livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

2,0 (limite 4,0 pontos)

Livro Organizado Publicado na área de Ensino e/ou Educação

Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou

Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

1,5 (limite 3,0 pontos)

Capítulo de livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

1,0 (limite 2,0 pontos)

TOTAL DE PONTUAÇÃO SOLICITADA

ESTA SOMA DEVE SER MAIOR OU IGUAL A 7,0

 

 

ANEXO II

RESUMO DESCRITIVO DE ABRANGÊNGIA TEMAS DE PESQUISAS PARA LINHAS/SUBLINHAS

APRESENTADAS PELO PPGECT, CONFORME ITEM 2.7 DESTE EDITAL

 

Linha de Pesquisa: Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências e Matemática

Sublinhas:

Para saber mais, consulte o Currículo Lattes dos(as) pesquisadores(as) pertencentes a cada sublinha: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/area-academica/docentes/doutorado/fm

 

Linha de Pesquisa: Educação Tecnológica

Sublinhas:

Para saber mais, consulte o Currículo Lattes dos(as) pesquisadores(as) pertencentes a cada sublinha: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/area-academica/docentes/doutorado/et

 

 


Referência: Processo nº 23064.045419/2022-65 SEI nº 3079504