Boletim de Serviço Eletrônico em 01/11/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

REITORIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

 

EDITAL PROPPG nº 15/2022

HOMOLOGAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) torna público o Edital de Homologação de Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica, no qual estabelece as diretrizes para a participação dos pesquisadores (as) da UTFPR e apresenta as normas de seu funcionamento em sistema  de fluxo contínuo.

 

OBJETIVOS

Estabelecer as diretrizes para o processo de homologação de Projetos Institucionais de Pesquisa Científica e Tecnológica.

Viabilizar o registro, o acompanhamento e a divulgação de Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica no âmbito institucional.

Atender o requisito de dispensa de licitação, no que tange ao inciso XXI do art. 24 e inciso XX do art. 6 da Lei nº 8.666/93 (alterados pela Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016).

 

REQUISITOS, DEVERES E DIREITOS DO PESQUISADOR (A)

Poderá participar do presente Edital o pesquisador (a) que se enquadre em uma das categorias a seguir:

Docente ativo do quadro permanente de servidores da UTFPR, em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva ou 40 horas.

Docente aposentado, nos termos do Regulamento do Programa de Serviço Voluntário de Pesquisador ou Extensionista na UTFPR (Deliberação 01/2011 COUNI).

Docente que atenda os termos do Regulamento do Programa de Professor Visitante da UTFPR (Resolução 039/2016 COPPG).

Quando cabível, será de responsabilidade do pesquisador (a) adotar todas as providências que envolvam permissões e autorizações especiais de caráter ético  ou legal, necessárias para a execução do(s) Projeto(s) submetido(s).

O pesquisador (a), ao submeter Projeto(s) para homologação conforme os preceitos deste Edital, assume o compromisso de atuar como avaliador ad hoc de Projetos Institucionais de Pesquisa Científica e Tecnológica, dentro de sua área de conhecimento e durante a vigência deste edital.

O pesquisador (a) que for convidado a realizar a análise de mérito de um Projeto de pesquisa, caso opte por rejeitar o convite, deverá apresentar justificativa plausível que o ampare, podendo tornar-se impedido de participar dos demais editais da PROPPG, durante a vigência deste edital.

O pesquisador (a) que realizar a avaliação de mérito de um Projeto Institucional de Pesquisa Científica e Tecnológica receberá a  respectiva declaração, tantas quantas forem as análises realizadas.

 

PROCESSO DE INSCRIÇÃO E REQUISITOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETO

Os projetos deverão ser submetidos somente pelo sistema Sispeq, no endereço eletrônico: https://sistemas2.utfpr.edu.br

Os projetos deverão apresentar necessariamente caráter de Pesquisa Científica e Tecnológica e atender expressamente os critérios dispostos no presente Edital.

A vigência máxima de desenvolvimento do projeto é de até 5 (cinco) anos, contados a partir da data de homologação do Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica.

Projetos homologados com período de vigência inferior poderão solicitar prorrogação, mediante justificativa, uma única vez e até o limite de cinco anos, diretamente no sistema Sispeq.

Projetos de Pesquisa Científica e Pesquisa Científica e Tecnológica que tenha sido contemplado com fomento por agência ou instituição externa à UTFPR deverá  ter vigência igual à prevista na Chamada Pública/Edital da agência de fomento.

Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica sem fomento e que tenha sido aprovado por mérito por agência ou instituição externa à  UTFPR deverá ter vigência igual ao cronograma do projeto submetido à respectiva agência de fomento.

Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica que disponha de aprovação e fomento concedido por instituição externa à UTFPR e seja caracterizado como projeto de longa duração, em caráter de excepcionalidade, poderá ter seu prazo de vigência acima de 5 anos.

Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica desenvolvidos em equipe devem ser objeto de uma única submissão e esta deverá ser realizada pelo(a) respectivo(a) coordenador(a).

Caso o(a) coordenador(a) de um Projeto que possua aprovação por mérito ou com fomento seja externo à UTFPR, caberá ao(à) pesquisador(a) integrante da equipe apresentar obrigatoriamente o  arquivo original do projeto e o arquivo do subprojeto, no qual constará sua contribuição no desenvolvimento da pesquisa, seguindo este os termos do presente Edital.

Parágrafo único:  Caso mais de um pesquisador (a) da UTFPR seja membro de um projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica aprovado por mérito ou com fomento e coordenado por pesquisador (a) externo, este deverá incluir uma declaração de que é o responsável pelo projeto no âmbito UTFPR.

A ausência de informações, documentos ou a apresentação em discordância com os termos deste Edital implica em sua inadmissibilidade.

Os Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica submetidos a este Edital deverão seguir a estrutura em conformidade com o modelo de preenchimento do Sistema Sispeq e a não observância a este critério implicará na necessidade de realizar os devidos ajustes. No anexo A encontra-se um modelo da estrutura do projeto com os campos principais a serem preenchidos no sistema Sispeq.

Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica que tenham sido comprovadamente analisados quanto ao mérito e aprovados por instância externa à UTFPR, para que sejam homologados institucionalmente deverão ser submetidos conforme os procedimentos previstos no presente Edital e na mesma versão e formato que foram aprovados. Compreende-se instância externa à UTFPR as Agências de Fomento à Pesquisa, a nível internacional, nacional ou estadual (ex.: CNPq, FINEP, Fundação Araucária, FAPESP, entre outros) ou Institutos destinados à financiamento de Pesquisa (ex.: Instituto Serrapilheira).

Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica aprovados por mérito e não contemplados com recursos financeiros externos à UTFPR deverão ser corretamente informados no ato da submissão e apresentar:

Preenchimento, em conformidade com o modelo do sistema Sispeq, da relação dos itens financiáveis/elementos de despesa (custeio, capital e/ou serviço de terceiro) vinculados ao seu desenvolvimento;

arquivo do projeto aprovado quanto ao mérito e que, obrigatoriamente, deverá ser apresentado na mesma versão e formato;

comprovante de análise de mérito, que demonstre claramente a avaliação técnico-Científica do projeto e o(s) parecer(es) dela decorrente, emitido pela instância externa ao qual foi submetido.

Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica aprovados por mérito e contemplados com recursos financeiros oriundos de instituição ou  agência de fomento à pesquisa deverão ser corretamente informados no ato da submissão e apresentar:

Preenchimento, em conformidade com o modelo do sistema Sispeq, da relação dos itens financiáveis/elementos de despesa (custeio, capital e/ou serviço de terceiro) vinculados ao seu desenvolvimento;

arquivo do projeto que foi aprovado e contemplado com fomento e que, obrigatoriamente, deverá ser apresentado na mesma versão e formato;

comprovante de concessão de recursos financeiros, emitido pela respectiva Instituição ou agência de fomento concedente, assim como documentação que comprove o período de vigência do projeto.

Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica que sejam financiados com recursos provenientes de parcerias com empresas ou de outras  fontes de financiamento (ex.: recursos concedidos na forma de Emenda Parlamentar), deverão apresentar:

Preenchimento, em conformidade com o modelo do sistema Sispeq, da relação dos itens financiáveis/elementos de despesa (custeio, capital e/ou serviço de terceiro) vinculados ao seu desenvolvimento;

Plano de trabalho apresentado pelo pesquisador (a) preenchidos corretamente, quando cabível, que caracterize a  vinculação do recurso financeiro ao desenvolvimento do  projeto, assim como documento assinado, onde conste a concessão do financiamento;

Acordo de Cooperação Técnica (ACT), quando cabível, acompanhado do respectivo Plano de Trabalho, que deverá conter o valor total do recurso financeiro concedido e os elementos de despesa vinculados ao projeto.

O período de vigência de projetos enquadrados no item 3.6.1, 3.6.2 e 3.6.3 deverá ser igual ao previsto na sua versão original e no(s) documento(s) de concessão e execução financeira apresentados na submissão.

Todos os projetos de pesquisa que disponham de itens financiáveis ou recursos financeiros concedidos diretamente ao projeto deverão, no ato da submissão, declarar os valores dos elementos de despesa no formulário de submissão do sistema Sispeq.

Os valores de materiais de consumo, serviços de terceiros, bolsas, diárias e demais itens que caracterizem custeio devem ser preenchidos no subitem Corrente.

Os valores de materiais permanentes devem ser preenchidos no subitem Capital.

Bolsas de iniciação Científica, bolsa de iniciação tecnológica, bolsas de pós-graduação (mestrado ou doutorado) somente serão consideradas como fomento externo quando concedidas diretamente ao Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica por instância externa à UTFPR e deverão ter seus valores inseridos corretamente no formulário de submissão.

Em todos os Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica submetidos a este Edital, nos quais se declare a existência de itens financiáveis, a inclusão de elementos de despesa é requisito obrigatório e, quando cabível, será critério condicionante para a execução financeira na modalidade de dispensa de licitação, sempre que houver concessão de recursos financeiros para o desenvolvimento do projeto.

O(a) pesquisador(a) é responsável por todos os elementos de despesa que declarar serem necessários ao desenvolvimento do projeto, a  saber: itens de consumo, materiais permanentes e/ou serviços de terceiros ou outros.

Excepcionalmente, durante a vigência do projeto de pesquisa, o(a) pesquisador(a) poderá solicitar a adequação dos  elementos de despesa, fazendo-o através do sistema Sispeq. A Diretoria de Pesquisa do campus a que o pesquisador (a) estiver lotado será responsável pela avaliação, a qual irá analisar e emitir parecer acerca da solicitação.

O correto preenchimento do formulário de submissão e o envio de arquivos na forma de anexos são de responsabilidade do pesquisador (a). A PROPPG não se responsabiliza por informações preenchidas erroneamente e projetos não recebidos e/ou com documentos faltantes.

 

ANÁLISE DE PROJETOS

Ao serem submetidos no sistema Sispeq, os projetos serão primeiramente analisados quanto à admissibilidade pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) do campus de lotação do pesquisador (a).

Projetos que não atendam os critérios deste Edital poderão ser devolvidos ao pesquisador (a)  para a realização de ajustes. Após realização dos ajustes, a critério da DIRPPG, poderá ser recomendado, não recomendado ou solicitado ajuste novamente.

A sequência de etapas de análise do projeto poderá ser acompanhada pelo pesquisador (a) no sistema Sispeq e, quando houver necessidade de ajustes, este será  notificado através de mensagem automática (email) emitida pelo sistema.

Em todas as etapas de análise, ao serem solicitados ajustes na plataforma, o pesquisador (a) terá até 15 (quinze) dias úteis para realizá-los, sob a pela de ter seu projeto considerado não aprovado.

A tramitação do projeto permanecerá parada durante o período que o pesquisador (a) estiver realizando os ajustes solicitados, podendo  incorrer em atraso na sua análise global e comprometer cumprimento do prazo de deliberação previsto no item 7.2.

Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica aprovados por mérito com ou sem fomento externo, conforme item 3.6 deste Edital, desde que corretamente cadastrados, serão avaliados pela DIRPPG do campus de origem do pesquisador (a) e homologados sem a  necessidade de análise de mérito.

Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica que não tenham sido aprovados quanto ao mérito por instância externa à UTFPR (e, portanto, que não atendam critérios do item 3.6) serão avaliados pela DIRPPG do campus de origem do pesquisador (a) e posteriormente analisados por, no mínimo, dois avaliadores ad hoc designados pela PROPPG.

O sistema de análise é do tipo double-blind, ou seja, a identidade do autor do projeto e do avaliador ad hoc são mantidas em sigilo, salvo quando o autor do projeto inserir seu nome nos campos de preenchimento do sistema Sispeq; neste caso ele concorda automaticamente com a opção single-blind, na qual apenas a identidade do avaliador será mantida oculta.

O avaliador receberá convite por email para realizar a análise de mérito do projeto no sistema Sispeq e, antes de acessar o projeto, deverá concordar com o Termo de Confidencialidade, Sigilo e Conflito de Interesses, que lhe será apresentado automaticamente no sistema Sispeq (Anexo B deste Edital).

O mérito técnico-cientifico será analisado nas seguintes dimensões:

Se apresenta todos os elementos pertinentes ao projeto de pesquisa, como: resumo, introdução, objetivo, objetivos específicos, referencial teórico e metodologia do Projeto.

Se em caso de possuir itens financiáveis, preencheu corretamente a planilha dos elemetos de despesa.

Se os objetivos são exequíveis, considerando a metodologia do projeto .

Em caso de parceria com membros da equipe ou instituição parceira, se possui anuência destes.

Apresentação dos principais resultados esperados em relação ao objetivo do projeto.

Benefícios para a Instituição (relevância das contribuições do projeto para a UTFPR, nas dimensões: potencial de captação de recursos, interação com a sociedade e/ou setor produtivo, formação de recursos humanos, dentre outros).

O avaliador Ad Hoc poderá recomendar, não recomendar ou solicitar ajustes do projeto, com base na análise de mérito do item 4.8.

Todos os Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica submetidos a este Edital e considerados admissíveis serão analisados pelo Comitê de Homologação de Projetos da UTFPR, nomeado por portaria do reitor, que irá deliberar pela recomendação ou não de sua homologação.

O Comitê de Homologação de Projetos da UTFPR realizará a análise global da tramitação do projeto, conferência de documentos, deliberação final e envio do resultado no sistema Sispeq.

O parecer final da avaliação do Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica será disponibilizado para consulta do(a) pesquisador (a) no sistema Sispeq no prazo previsto no item 7.2.

Os projetos homologados institucionalmente poderão ser publicados no portal institucional, com a divulgação das seguintes informações: titulo, palavras-chave, área do conhecimento, Campus, período de vigência, objetivo geral, resumo, abstract, autor e e-mail institucional.

Caso seja necessário o sigilo de alguma(s) da(s) informação(ões) de seu projeto, o(a) docente deverá se manifestar no ato da submissão, incluindo os itens que detalhem o(s) aspecto(s) que requerem sigilo e sua justificativa

INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

Caso o Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica seja considerado “ não recomendado”, o docente poderá, a seu critério, interpor recurso no sistema Sispeq, ou eventualmente pelo SEI (Tipo Geral: Análise de Encaminhamento de Documentos), enquanto essa funcionalidade no sistema não tiver sido desenvolvida.

O prazo máximo para interpor recurso é de 5 (cinco) dias após a emissão do parecer.

A interposição de recursos deverá conter uma descrição objetiva e específica do questionamento do pesquisador (a), bem como apresentar a  devida fundamentação que conteste o parecer obtido.

Uma Comissão Interna, cujos integrantes serão definidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, será designada para análise de recursos a este Edital e emitirá parecer em até 15 (quinze) dias úteis após sua interposição.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

O pesquisador (a), ao realizar a submissão de seu Projeto no sistema Sispeq, declara que está de acordo com os termos deste Edital e que seu Projeto se enquadra como Pesquisa Científica e Tecnológica.

A homologação de Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica poderá, a critério da PROPPG, constituir pré-requisito para participação em outros editais de sua competência.

A homologação de Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica não garante a concessão de bolsa ou quaisquer outros auxílios financeiros.

A atribuição de carga horária decorrente da dedicação do pesquisador (a) ao desenvolvimento de Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica não será objeto de análise ou ponderação por parte do Comitê de Homologação de Projetos ou da PROPPG.

O presente edital não altera a vigência ou validade de projetos anteriormente homologados institucionalmente.

A submissão e avaliação dos projetos estarão condicionadas ao calendário de recessos e feriados da UTFPR.

Os casos omissos, assim como os recursos a este Edital (conforme item 5) serão resolvidos pela Comissão Interna (item 5.2).

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste edital.

Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de serviços da UTFPR e subsequente publicação no portal institucional.

 

PRAZOS RELATIVOS AO EDITAL

 

7.1 Submissão de Projeto

Fluxo Contínuo

7.2 Emissão de Parecer

até 60 dias após a submissão

7.3 Interposição de Recursos

até 5 dias úteis após resultados

7.4 Devolutiva de Recursos

até 15 dias úteis após o recurso

 

 

       Profa. Dra. Claudia Regina Xavier

       Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 01/11/2022, às 16:31, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3086421 e o código CRC (and the CRC code) 22F6EC68.



 

ANEXO A – MODELO DE ESTRUTURA PARA O PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

(apenas para finalidade de consulta dos tópicos principais do relatório do projeto de pesquisa, os campos para preenchimento serão disponibilizados automaticamente no sistema Sispeq aos pesquisadores (as) no momento da submissão de seu  Projeto de Pesquisa Cientifica e Tecnológica)

                   

                                                  MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA

DADOS DO PESQUISADOR

Pesquisador

Nome

 

Função

Coordenador

CPF

 

Instituição

 

Titulação máxima

 

 

 

 

MEMBROS DA EQUIPE

Brasileiros e Estrangeiros com CPF

Nome

 

Função

 

CPF

 

Instituição

 

Departamento

 

Titulação máxima

 

 

PROJETO

Título do Projeto (em Português):

 

Título do Projeto (em Inglês):

 

Palavras-chave (em Português):

(Informe entre uma e seis palavras-chave, separadas por vírgula)

 

 

Palavras-chave (em Inglês):

(Informe entre uma e seis palavras-chave, separadas por vírgula)

 

 

 

RESUMO DA PROPOSTA

O resumo poderá ser divulgado nos projetos de pesquisa da UTFPR

Resumo (em português)

(Texto limitado a 2000 caracteres)

 

 

Resumo (em inglês):

(Texto limitado a 2000 caracteres)

 

 

 

ÁREA DE CONHECIMENTO

Área Predominante:

 

Áreas Correlatas (selecionar dentre as áreas de conhecimento do CNPq):

 

 

INSTITUIÇÃO

Instituição

UF

País

Função

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

PR

BRA

Executora/Sede

 

 

 

Colaboradora

 

ITENS FINANCIÁVEIS

O projeto de pesquisa possui itens financiáveis?

(   ) Sim, declaro que o projeto de pesquisa possui itens financiáveis.

(   ) Não, declaro que o projeto de pesquisa não possui itens financiáveis ou necessidade de recursos financeiros para sua execução.

 

RECURSOS SOLICITADOS - Insumos

O preenchimento dessa tabela segue as especificações disponíveis no documento da Instrução Normativa Conjunta PROPPG/PROPLAD - UTFPR nº 9, de 22 de março de 2022
O tipo de insumo corresponde ao anexo B da IN acima citada.
A descrição geral corresponde a natureza genérica do item

 

Item

Tipo

Descrição Geral

Valor total

Jutificativa

 1

 

 

R$ 

 

 2

 

 

R$ 

 

                                                                                                                   Valor Total

R$

 

 

RECURSOS SOLICITADOS - Bens necessários ao desenvolvimento do Projeto

O preenchimento dessa tabela segue as especificações disponíveis no documento da Instrução Normativa Conjunta PROPPG/PROPLAD - UTFPR nº 9, de  22 de março de 2022
A descrição Geral corresponde a natureza genérica do item

Item

Tipo

Descrição Geral

Valor total

Justificativa

 1

 

 

R$ 

 

 2

 

 

R$ 

 

                                                                                              Valor Total

R$

 

 

RECURSOS SOLICITADOS - Serviços de terceiros (pessoa jurídica) necessários ao desenvolvimento do Projeto.

O preenchimento dessa tabela segue as especificações disponíveis no documento da Instrução Normativa Conjunta PROPPG/PROPLAD - UTFPR nº 9, de  22 de março de 2022
A descrição Geral corresponde a natureza genérica do item

Item

Tipo

Descrição Geral

Valor total

Justificativa

 1

 

 

R$ 

 

 2

 

 

R$ 

 

                                                                                                      Valor Total

R$

 

 

SOBRE RECURSOS EXTERNOS PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO

Há recursos financeiros de outras fontes aprovados para aplicação no projeto?

Indicar, caso houver, a fonte de financiamento, o valor dos recursos aprovados e a natureza da despesa (item itens financiáveis.).Além de submeter o arquivo do projeto contemplado e o comprovante do aceite.

(Texto limitado a 600 caracteres)

 

 

 

 

MARCOS FÍSICOS DE EXECUÇÃO DE PROJETO

Apresentar cronograma do projeto com respectivos marcos físicos de execução, os seja, indicadores concretos que permitam sem sombra de dúvida decidir se a etapa foi cumprida.

ID

Atividade

Marcos Físicos

Início*

Fim*

1

 

 

 

 

2

 

 

 

 

3

 

 

 

 

4

 

 

 

 

...

 

 

 

 

*Indicar mês e ano  (ex. setembro/2022..).

 

SOBRE O PROJETO

Motivação

Descrever a motivação da pesquisa, isto é, qual a questão central abordada neste projeto. Apresentar de forma clara e objetiva a pergunta ou hipótese principal que será investigada neste projeto.

(Texto limitado a 600 caracteres)

 

 

 

Objetivo Geral

(Texto limitado a 600 caracteres)

 

 

 

Objetivos Específicos

(Texto limitado a 600 caracteres)

 

 

 

Quais objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS o projeto contribuirá?

 

1-Erradicação da pobreza

 

10-Redução das desigualdades

 

2-Fome zero e agricultura sustentável

 

11-Cidades e comunidades sustentáveis

 

3-Saúde e bem estar

 

12-Consumo e produção responsáveis

 

4-Educação de qualidade

 

13-Ação contra mudança global no clima

 

5-Igualdade de gênero

 

14-Vida na água

 

6-Água potável e saneamento

 

15-Vida terrestre

 

7-Energia limpa e acessível

 

16-Paz, justiça e instituições eficazes

 

8-Trabalho decente e crescimento econômico

 

17-Parcerias e meios de implementação.

 

9-Indústria, inovação e infraestrutura

 

 

 

Quais as áreas do MCTI que o projeto contempla?

(     )

1-Tecnologias Estratégicas (Espacial, Nuclear, Cibernética, Segurança Pública e de Fronteira).

(    )

4- Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável (Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Energias Renováveis/inteligentes; Bioeconomia; Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos; Tratamento de Poluição; Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e Preservação Ambiental).

(     )

2-Tecnologias Habilitadoras (Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Materiais Avançados, Biotecnologia, Nanotecnologia)

(    )

5- Tecnologias para Qualidade de Vida (Saúde; Saneamento Básico; Segurança Hídrica; e Tecnologias Assistivas).

(    )

3-Tecnologias de Produção (Indústria; Agricultura e Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços).

(    )

6- Áreas transversais: Sociedade, Educação, Economia e Letras

 

Revisão da Literatura

(Texto limitado a 4000 caracteres)

 

 

 

 

SOBRE A METODOLOGIA

Descrever a maneira como se pretende conduzir este projeto de forma a garantir o atingimento dos objetivos dentro do prazo e orçamento previstos.

(Texto limitado a 2000 caracteres)

 

 

 

 

SOBRE COLABORAÇÕES E PARCERIAS

Há colaborações ou parcerias já estabelecidas para a execução do projeto?

(  )

Há colaborações ou parcerias nacionais já estabelecidas para execução do projeto. Quais?

(  )

Há colaborações ou parcerias nacionais já estabelecidas para execução do projeto. Quais?

(  )

Há perspectiva de instituições interinstitucionais para a execução do projeto? Quais?

(  )

Possui anuência ou ACT da Instituição parceira?

Descrever quais?

(Texto limitado a 600 caracteres)

 

 

 

RELEVÂNCIA E POTENCIAL DE INOVAÇÃO

Este projeto originará algo prático (uma nova técnica, uma nova tecnologia, um novo equipamento ou produto)? Isto é, seus resultados poderão ser imediatamente usados para resolver algum problema prático?

Se sim, qual prazo para aplicação dos resultados?

( )

Curto Prazo – 1 a 2 anos após finalização do projeto

( )

Médio Prazo – 3 a 5 anos após finalização do projeto

( )

Longo Prazo – Acima de 5 anos após finalização do projeto

 

Este projeto originará algo teórico? Isto é, seus resultados resolverão uma dúvida ainda existente no arcabouço teórico da área de conhecimento a que se refere o projeto?

Se sim, qual prazo para aplicação dos resultados?

 

( )

Curto Prazo – 1 a 2 anos após finalização do projeto

( )

Médio Prazo – 3 a 5 anos após finalização do projeto

( )

Longo Prazo – Acima de 5 anos após finalização do projeto

 

Justifique e descreva sobre a relevância e potencial inovador do resultado da pesquisa.

Apenas se respondeu afirmativamente para uma das questões acima.

(Texto limitado a 2000 caracteres)

 

 

 

RESULTADOS ESPERADOS

Apresentar as hipóteses do estudo e indicar as potencialidades de contribuições do projeto para a UTFPR (potencial de captação de recursos, interação com a sociedade e/ou setor produtivo, formação de recursos humanos, dentre outros).

 (Texto limitado a 2000 caracteres)

 

 

 

Qual prazo para aplicação dos resultados?

( )

Curto Prazo – 1 a 2 anos após finalização do projeto

( )

Médio Prazo – 3 a 5 anos após finalização do projeto

( )

Longo Prazo – Acima de 5 anos após

finalização do projeto

 

REFERÊNCIAS

Inserir apenas aquelas efetivamente citadas no documento 

 

(Texto limitado a 900 caracteres)

 

 

 

AUTORIZAÇÃO DE DIVULGAÇÃO DO PROJETO

 (       ) AUTORIZO a divulgação de informações deste Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica no portal institucional (conforme item 4.14 do Edital PROPPG 28/2021).

 (       ) NÃO AUTORIZO a divulgação das seguintes informações deste Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica no portal institucional. Quais e justificativas:

Listar os itens que não autoriza a publicação e sua justificativa:

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO B - TERMO DE CONFIDENCIALIDADE, SIGILO E CONFLITO DE INTERESSES

(apenas para finalidade de consulta; este documento será disponibilizado automaticamente no sistema Sispeq aos avaliadores ad hoc e ao seu relator, quando do convite para análise e parecer deliberativo; a concordâncias com seus termos é prerrogativa para acesso do respectivo Projeto de Pesquisa Cientifica e Tecnológica)

 

Eu,________________________________________,________________________,______________, inscrito(a) no CPF sob o nº ____________________________, assumo o compromisso de manter confidencialidade e sigilo sobre todas as informações relacionadas ao projeto de pesquisa intitulado __________________________________ do Edital de Chamada Pública Sispeq, não possuindo interesse pessoal nos resultados das avaliações dos projetos.

Por este termo de confidencialidade e sigilo, me dou por ciente e me comprometo:

1. A não utilizar as informações confidenciais a que tiver acesso, para gerar benefício próprio exclusivo e/ou unilateral, presente ou futuro, ou para o uso de terceiros;

2. A não efetuar nenhuma gravação ou cópia da documentação confidencial a que tiver acesso;

3. A declarar-me imediatamente impedido quando houver qualquer modalidade de vínculo direto ou indireto, seja entre o(s) proponente(s), ou quanto às atividades por mim desempenhadas no âmbito profissional.

4. A não me apropriar ou remeter de qualquer forma a outrem, material confidencial e/ou sigiloso da tecnologia que venha a ter acesso;

5. A não repassar o conhecimento das informações confidenciais, me responsabilizando por todas as pessoas que vierem a ter acesso às informações por meu intermédio, e me obrigando, assim, a ressarcir a ocorrência de qualquer dano e/ou prejuízo oriundo de eventual quebra de sigilo das informações fornecidas.

6. A informar o sistema Sispeq os casos de projetos designados para minha avaliação em que ocorra o envolvimento de qualquer pessoa com parentesco de até 2º grau ou quaisquer outros conflitos de interesse que possam ocorrer, recusando a avaliação de tal projeto.

7. A avaliar os projetos de acordo com meu mérito, sempre considerando os critérios de avaliação do edital e orientações encaminhadas.

8. Isentar o sistema Sispeq de qualquer responsabilidade resultante da prática unilateral de ato ilícito, em quaisquer das modalidades de culpa ou dolo. Neste Termo, as seguintes expressões serão assim definidas:

Informação Confidencial significará toda informação revelada através da apresentação da tecnologia, a respeito de, ou, associada com a Avaliação, sob a forma escrita, verbal ou por quaisquer outros meios.

Informação Confidencial inclui, mas não se limita, à informação relativa aos projetos, métodos e metodologia, fluxogramas, especializações, componentes, fórmulas, produtos, amostras, diagramas, desenhos de esquema industrial, patentes, operações, processos, planos ou intenções, informações sobre produção, instalações, equipamentos, segredos de negócio, segredo de fábrica, dados, habilidades especializadas, oportunidades de mercado e questões relativas a negócios revelados da tecnologia supramencionada.

Avaliação significará todas e quaisquer discussões, conversações ou negociações entre, ou com as partes, de alguma forma relacionada ou associada com a apresentação dos projetos por mim avaliados.

A vigência da obrigação de confidencialidade e sigilo, assumida pela minha pessoa por meio deste termo, terá a validade enquanto a informação não for tornada de conhecimento público por qualquer outra pessoa, ou mediante autorização escrita, concedida à minha pessoa pelas partes interessadas neste termo.

Pelo não cumprimento do presente Termo de Confidencialidade e Sigilo, fico, ciente de todas as sanções civis, criminais e administrativas que poderão advir.

 

 

Nome do Avaliador

 

 


Referência: Processo nº 23064.055061/2022-89 SEI nº 3086421