Boletim de Serviço Eletrônico em 01/11/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS MEDIANEIRA

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-MD

EDITAL 25/2022 - DIRGRAD-MD

SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

PETAMB/Conexões de Saberes 2022

 

1. DIVULGAÇÃO

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, campus Medianeira, no uso de suas atribuições e considerando a Lei nº 11.180/2005, a Portaria MEC nº 3.385/2005, tendo em vista o parágrafo único do artigo 17° da Portaria 976, de 27 de julho de 2010. E ainda, em cumprimento à Portaria do MEC nº. 591, de 18 de junho de 2009, com as alterações da Portaria MEC nº 975-6, de 27 de julho de 2010, publicada no Diário Oficial da União – DOU, em 28 de julho de 2010, e que foi alterada pela Portaria nº 343, de 24 de abril de 2013, publicada no DOU de 25 de abril de 2013, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial (PET) e que prevê a expansão de grupos PET vinculados a áreas prioritárias e a políticas públicas de desenvolvimento, torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso ao Programa de Educação Tutorial – PETAMB/Conexões de Saberes para 2022.

 

2. DESCRIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem por objetivos:

2.1 Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.

2.2 Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, da diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.3 Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural.

2.4 Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.

2.5 Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior.

2.6 Estimular a vinculação dos grupos às áreas prioritárias e às políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais, regionais e a interiorização do programa.

 

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE BOLSISTA

Constituem-se atribuições dos petianos:

i) Participar das atividades previstas no plano de trabalho proposto;

ii) Apresentar relatórios das atividades desenvolvidas, quando solicitado pelo tutor;

iii) Manter o tutor do projeto informado sobre situações e/ou condições que comprometam o andamento das atividades;

iv) Zelar pelo patrimônio, nome da Instituição e do Programa de Educação Tutorial, bem como cumprir suas normas internas;

v) Manter atitudes de solidariedade e respeito a toda a comunidade e atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente;

vi) Manter Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 0,60.

 

4. DAS BOLSAS

Os alunos selecionados como bolsistas receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (Quatrocentos Reais), depositados em conta corrente específica, oriundo de recursos do FNDE PROGRAMA PET, de acordo com a Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005; Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010 e; Resolução nº 42, de 4 de novembro de 2013, pelo período em que estiverem vinculados ao Programa de Educação Tutorial.

 

5. DAS VAGAS

Este Edital destina-se ao preenchimento de 6 (seis) vagas na categoria de bolsistas e 6 (seis) vagas na categoria de voluntário, especificamente para alunos dos Cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e de Engenharia Ambiental, sem distinção de vagas.

É previsto o desligamento da bolsa caso o aluno tenha 2 reprovações enquanto é bolsista do grupo PETAMB/Conexões de Saberes.

 

6. DA COMISSÃO

O processo seletivo descrito neste edital será realizado pela Comissão de Seleção. A Comissão de Seleção é composta por membros do grupo PETAMB/Conexões de Saberes, pelo professor Tutor e um professor convidado.

 

7. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Poderão candidatar-se ao PETAMB os alunos, que atendam às seguintes condições:

7.1 Estar regularmente matriculado como estudante do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental ou de Engenharia Ambiental;

7.2 Ser aluno do 2º, 3° ou 4° período para o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, de acordo, com o apresentado no sistema acadêmico;

7.3 Ser aluno do 2°, 3°, 4°, 5°, 6°ou 7° período para o curso de Engenharia Ambiental, de acordo, com o apresentado no sistema acadêmico;

7.4 Não ser bolsista de qualquer outro programa na época da implementação da bolsa PET, exceto bolsa permanência e auxílio estudantil, caso sejam classificados (Obs.: caso o aluno aprovado tenha alguma outra modalidade de bolsa, deverá se desligar da mesma antes de assumir a bolsa do grupo PETAMB).

7.5 Apresentar Coeficiente de Rendimento Absoluto igual ou superior a 0,60; e

7.6 Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do programa.

 

8. DO PERÍODO E FORMA DE INSCRIÇÃO

8.1 O presente Edital será publicado na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Medianeira da UTFPR (http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira).

8.2 As inscrições deverão ser realizadas das 9h do dia 04/11/2022 às 18h de 15/11/2022, exclusivamente pelo formulário disponível no seguinte endereço:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfxWLysyA9IjxBYzFi329a21bUsB9tKxC3aBwj4IAliyd04Nw/viewform?usp=sharing

8.3 Inscrições enviadas após o período de inscrição não serão aceitas para o processo seletivo deste edital.

 

9. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

Os candidatos ao PETAMB/Conexões de Saberes deverão anexar ao formulário on-line, no processo de inscrição, os seguintes documentos:

9.1 Cópia do documento de identificação com foto (Identidade, carteira de motorista, passaporte e carteira de trabalho) (formato pdf);

9.2 Histórico Escolar obtido através do portal do aluno na aba de declarações com código de validação (formato pdf);

9.3 Anexo A – Declaração de Não Acúmulo de Bolsas (preenchida e assinada) (arquivo em formato pdf);

9.4 Anexo B – Uma redação falando sobre você (idade, de onde vem, seu perfil), como você conhece o PET, como você espera trabalhar com o PET e como você lidaria com algumas situações que serão destacadas no anexo (arquivo em formato pdf);

A inscrição implica no reconhecimento e na aceitação pelo candidato das condições totais previstas neste Edital.

 

10. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

A homologação das inscrições será realizada pela Comissão de Seleção. Serão homologadas todas as inscrições que atenderem ao item 9 supracitado. A relação das inscrições homologadas será divulgada por meio eletrônico na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Medianeira da UTFPR (http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira).

A falta de qualquer um dos documentos previstos no item 9 deste edital implicará na não homologação de sua inscrição e na desclassificação do candidato.

 

11. PROCESSO SELETIVO

11.1 DINÂMICA EM GRUPO

  1. A dinâmica em grupo ocorrerá no dia 19 de novembro de 2022 no período da manhã das 8:00 às 10:00.

  2. A Comissão de Seleção analisará os candidatos no momento da dinâmica a nota obtida pela dinâmica será denominada de DG e terá um valor de 0 a 10.

  3. O não comparecimento do candidato nesta etapa do processo de seleção caracteriza desistência por parte do mesmo.

11.2 DINÂMICA INDIVIDUAL

  1.  A Dinâmica Individual dos candidatos será no dia 19 de novembro de 2022 no período da manhã das 10:20 às 12:30. Essa dinâmica ocorrerá individualmente por ordem alfabética na UTFPR, a sala onde ocorrerá a dinâmica será previamente enviada no e-mail que foi atribuído no formulário de inscrição. O link e o horário da defesa serão enviados ao e-mail do candidato informado no momento da inscrição.

  2.   A pontuação atribuída à dinâmica individual, pela Comissão de Seleção, será entre 0 e 10 pontos. Essa nota será denominada de DI.

  3.  O não comparecimento do candidato nesta etapa do processo de seleção caracterizará desistência por parte do mesmo.

 

12. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A seleção dos candidatos será realizada pela Comissão de Seleção, composta pelo Tutor, petianos do grupo PETAMB e um professor convidado, sob supervisão da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus, que selecionará e classificará os candidatos em ordem decrescente da Nota Final (NF), calculada por:

 

NF = 4.DG + 4.DI + 2.CRA

 

Sendo: CRA igual ao Coeficiente de Rendimento Absoluto obtido diretamente pela comissão em consulta ao Sistema Acadêmico da UTFPR multiplicado por 10; DG a nota obtida pelo candidato pela comissão devido à seu desempenho na dinâmica em grupo e DI a nota obtida pelo candidato na Dinâmica Individual.

No caso de empate na nota obtida pela fórmula apresentada neste Edital, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:

i) O maior valor da nota DG

ii) O maior valor da nota DI

iii) O maior valor obtido da nota CRA

 

13. DO RESULTADO PRELIMINAR

O resultado preliminar com os nomes dos candidatos selecionados será divulgado até às 21:00 horas, do dia 21 de novembro de 2022, na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Medianeira da UTFPR (http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira).

 

14. DOS RECURSOS

Recursos contra o resultado preliminar poderão ser protocolados até às 19:00 horas, do dia 22 de novembro de 2022, e deverão ser encaminhados ao e-mail do PETAMB (petamb.utfpr@gmail.com). Os recursos serão analisados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, conjuntamente com a Comissão de Seleção designada.

 

15. RESULTADO FINAL

O resultado final com os nomes dos candidatos selecionados será divulgado até as 19:00 h do dia 24 de novembro de 2022, na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Medianeira da UTFPR (http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira).

 

16. CRONOGRAMA

O Cronograma (datas importantes) contemplando os principais eventos com datas e prazos para a operacionalização do processo seletivo consta no quadro seguinte.

 

Quadro – Cronograma do Processo Seletivo contendo os eventos, datas e períodos.

Evento

Data/período

Início das Inscrições (9:00 h)

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfxWLysyA9IjxBYzFi329a21bUsB9tKxC3aBwj4IAliyd04Nw/viewform?usp=sharing

4 de novembro de 2022

Término das inscrições (até às 18:00 h)

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfxWLysyA9IjxBYzFi329a21bUsB9tKxC3aBwj4IAliyd04Nw/viewform?usp=sharing

15 de novembro de 2022

Publicação da homologação das inscrições (até as 19:00 h)

http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira

16 de novembro de 2022

Envio de Recurso da Não homologação (até às 19:00 h)

e-mail: petamb.utfpr@gmail.com

17 de novembro de 2022

Resultado dos Recursos da Não Homologação (até as 19:00 h)

http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira

18 de novembro de 2022

Dinâmica em grupo e Dinâmica Individual (8:00h às 12:30h)

19 de novembro de 2022

Publicação do resultado preliminar (até as 19:00 h)

http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira

21 de novembro de 2022

Envio de Recurso (até às 19:00 h)

e-mail: petamb.utfpr@gmail.com

22 de novembro de 2022

Resultado Final

http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira

24 de novembro de 2022

 

17. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

O resultado do presente edital terá validade até o edital seguinte, a contar da data de publicação.

 

18. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

O prazo para interposição do recurso é preclusivo e comum a todos os candidatos;

O recurso interposto em desacordo com este Edital não será recebido; 

Os recursos serão recebidos sem efeito suspensivo, exceto no caso de ocasionar prejuízos irreparáveis ao candidato, caso que deverá ser cabalmente comprovado;

Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos;

O candidato, no ato da sua inscrição, declara estar ciente de todo o conteúdo do presente Edital, bem como os termos nele apresentados, ficando ciente de que a inexatidão das declarações, irregularidades de documentos, ou eventuais vícios constatados no decorrer do processo, ou posteriormente a ele, eliminará do certame o candidato infrator, anulando todos os atos decorrentes à sua inscrição;

 

19. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela Comissão de Seleção ouvida a Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus.

Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Foz do Iguaçu-PR, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

 

Medianeira, 01 de novembro de 2022.

 

 

CLAUDIO LEONES BAZZI

Diretor Geral

UTFPR - campus Medianeira 

 

 

EDUARDO EYNG

Diretor de Graduação e Educação Profissional

UTFPR - campus Medianeira 

 



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDUARDO EYNG, DIRETOR(A), em (at) 01/11/2022, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 01/11/2022, às 15:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3087674 e o código CRC (and the CRC code) 045A26AF.



Anexo A – Declaração de Não Acúmulo de Bolsa

Eu,__________________________________________________________, registro acadêmico(a) nº ___________________, CPF nº ______________________, estudante do curso de ____________________________________________________________, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira, comprometo-me, no caso de vir a ser selecionado como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), a não receber qualquer outro tipo de bolsa durante a vigência desta (exceto bolsa permanência e auxílio estudantil), bem como a não adquirir vínculo empregatício durante a permanência no PET. Declaro estar ciente que poderei responder civil, administrativa e criminalmente pelas informações prestadas.

 

(Local e Data) _____________________, ______de _____________de 2022

 

____________________________________________

Assinatura do(a) candidato(a)

*O Decreto-Lei n° 2.848, de 07 de dezembro de 1940 – Código Penal - Falsidade ideológica

Art. 299: omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

 _____________________________________________________________

Anexo B – Atividade PS para o Grupo PETAMB

Neste documento você deve elaborar um texto falando sobre você (idade, de onde vem, seu perfil), como você conhece o PET, como você espera trabalhar com o PET e como você lidaria com algumas situações que serão destacadas a seguir:

Regras de envio:

Situação 1: Você, como membro do grupo PETAMB, precisa organizar um minicurso. Esse minicurso é sobre o tema "produção de mudas utilizando vermicomposto". Explique, detalhadamente, como você organizaria o minicurso.

Situação 2: Muitas vezes os alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Gestão Ambiental não participam dos eventos organizados pelo PETAMB, Centro Acadêmico, Empresa Júnior ou pela própria universidade. O que você faria para aumentar a visibilidade dos eventos? Descreva detalhadamente sua(s) ideia(s).