|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA GERAL - CAMPUS DOIS VIZINHOS DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV |
||
EDITAL nº 40/2022 DIRGRAD/DIRGE-DV
Processo Seletivo para Estágio obrigatório não-Remunerado na UTFPR CAMPUS DOIS VIZINHOS
De ordem da Direção-Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Dois Vizinhos (DV), a Diretoria de Graduação e Educação Profissional, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições para o para processo seletivo para estágio obrigatório não-remunerado para 2023, de acordo com o que estabelece o presente Edital.
DO OBJETO
O processo de seleção de que trata este edital tem como objeto a seleção de acadêmico de instituição de ensino superior para o provimento de vagas de estágio obrigatório não-remunerado a ser exercido nos Laboratórios de Ensino no âmbito da UTFPR-DV.
DAs VAGAs
Serão oferecidas 02 (duas) vagas de estágio obrigatório não-remunerado, com duração contratual de no mínimo 06 (seis) meses, podendo ser renovado por igual período, no limite máximo de 01 (um) ano, conforme Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008.
O estágio será realizado em 20 (vinte) horas semanais, nos turnos matutino/vespertino e/ou noturno, de segunda à sexta-feira.
Uma vez que o presente edital estabelece a contratação de apenas 2 (duas) vagas, não se aplica a previsão do art. 1º do Decreto nº 9.427/2018, que reserva aos negros 30% (trinta por cento) das vagas oferecidas em cada seleção, visto que não é possível garantir a proporcionalidade entre a ampla concorrência e a reserva de cota.
Uma vez que o presente edital estabelece a contratação de apenas duas vagas, não se aplica a previsão do Capítulo VI, Art. 17, § 5° da Lei 11.788/2008, que assegura às pessoas portadoras de deficiência o percentual de 10% (dez por cento) das vagas, visto que não é possível garantir a proporcionalidade entre a ampla concorrência e a reserva de cota.
O processo seletivo será executado e acompanhado pela Secretaria de Bacharelados e Licenciaturas da UTFPR-DV.
DAS CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA PARTICIPAÇÃO
Estar regularmente matriculado no mínimo, no 4º (quarto) período/semestre do curso superior de Bacharelado em Agronomia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal, ou no mínimo, no 3º (terceiro) período/semestre de curso superior de Bacharelado em Zootecnia da UTFPR-DV;
Ter no mínimo dois semestres faltantes para concluir o curso de graduação no qual está matriculado;
Ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para realizar o estágio nos turnos matutino/vespertino e/ou noturno, de segunda à sexta-feira.
DOS DEVERES DO ESTAGIÁRIO
Desempenhar as atividades conforme previstas no termo de compromisso.
Cumprir com todo empenho e interesse a programação estabelecida para o estágio.
Observar e obedecer às normas internas da unidade concedente.
Responder por perdas e danos consequentes da inobservância das normas internas da unidade concedente ou das constantes do termo de compromisso.
Não divulgar quaisquer informações, dados ou trabalhos reservados ou confidenciais de que tiver conhecimento em decorrência do estágio.
Apresentar à instituição de ensino relatório semestral de suas atividades de estágio.
Manter assiduidade nas atividades de estágio.
Entregar qualquer documentação relativa ao estágio quando solicitada pelo supervisor.
das atividades do estagiário
Preparar soluções, organizar vidrarias e equipamentos, bem como insumos e outros materiais utilizados em experimentos, aulas práticas e demais atividades de ensino.
Operar equipamentos laboratoriais, zelando pela segurança e eficiência nos processos, aplicando boas práticas em laboratório.
Auxiliar na organização, limpeza, manutenção e conservação de ambientes laboratoriais, instalações, equipamentos e material dos laboratórios.
Apoiar no inventário e controle de estoque de reagentes, vidrarias, insumos, materiais de consumo e equipamentos dos laboratórios, sempre zelando pelo patrimônio público;
Elaborar documentos, manuais, procedimentos operacionais padrão que orientem, facilitem e coordenem o desenvolvimento de atividades e o manuseio de equipamentos nos ambientes laboratoriais.
Apoiar a execução de atividades administrativas relacionadas à operacionalização, organização e manutenção dos laboratórios, inclusive processos de compras de reagentes, vidrarias, equipamentos, insumos e material consumível.
Auxiliar na gestão de resíduos laboratoriais do campus.
Realizar apresentações, orientações, palestras, inclusive demonstrativas, na temática de sua formação e sempre sob supervisão.
DAS INSCRIÇÕES
Os alunos interessados em participar do processo de seleção deverão preencher o formulário disponibilizado no link conforme cronograma (item 12 desse edital).
Exclusivamente no ato de inscrição, o candidato deverá anexar comprovante/declaração de matrícula atualizada, histórico escolar atualizado, e curriculum Lattes.
DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O processo de seleção é regido por este edital e consistirá em duas fases:
1º fase: análise documental, com o máximo de 100 pontos: apresentação de currículo (conteúdo e clareza de apresentação) (até 40 pontos), a grade das disciplinas (até 30 pontos), coeficiente/nota (até 30 pontos).
2º fase: entrevista, a ser realizada pela unidade concedente, com o máximo de 100 pontos.
A entrevista será realizada conforme cronograma (item 12 desse edital) pelo(s) supervisor(es) de estágio, designado(s) pela Secretaria de Bacharelados e Licenciaturas.
O horário e local da entrevista serão comunicados via e-mail (conforme endereço eletrônico fornecido pelo candidato no ato da inscrição).
Os seguintes critérios serão analisados na entrevista:
Competências (até 25 pontos): candidato demonstra competências necessárias para a vaga pretendida;
Interesse pela instituição (até 25 pontos): candidato demonstra interesse em contribuir para a realização das atividades, bem como aplicar e adquirir conhecimentos relativos à área do curso;
Formação acadêmica (até 25 pontos): candidato possui conhecimento suficiente para o exercício das funções no estágio;
Desenvoltura para o trato pessoal (até 25 pontos): candidato demonstra habilidade de convívio, comunicação e atendimento ao público.
O Resultado final consistirá na média aritmética simples das duas avaliações
Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terá preferência, para efeito de desempate, o candidato com maior coeficiente acadêmico normalizado, seguido daquele de idade mais elevada.
DO RESULTADO preliminar
O resultado preliminar da seleção será publicado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional conforme cronograma (item 12 desse edital) no link https://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos
DO recurso
Os recursos contra o resultado preliminar deverão ser encaminhados, exclusivamente, para o e-mail editais-dirgrad-dv@utfpr.edu.br, apresentando como assunto "Recurso Edital 40/2022 DIRGRAD/DIRGE-DV", conforme cronograma (item 12 desse edital).
Os recursos serão analisados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Campus Dois Vizinhos.
DO RESULTADO FINAL
O resultado final da seleção será publicado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no link https://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos, conforme cronograma (item 12 desse edital).
DA CONVOCAÇÃO para contratação
A convocação dos candidatos selecionados para apresentação de documentos ocorrerá via e-mail, conforme cronograma (item 12 desse edital).
Será considerado convocado o candidato para o qual foi encaminhado e-mail (conforme endereço eletrônico fornecido pelo candidato no ato da inscrição).
O candidato selecionado que desistir formalmente, ou não assumir as atribuições do estágio quando convocado, será excluído da lista de classificação.
O início das atividades dar-se-á conforme cronograma (item 12 desse edital), dependendo do processo de contratação pela COGERH-DV.
DO CRONOGRAMA
O cronograma contemplando os principais eventos e datas/prazos para a operacionalização do processo seletivo consta no Quadro 1:
Quadro 1: Cronograma
Datas |
|
Inscrição dos candidatos
|
Da data de publicação às 23h59min do dia 30/11/2022
|
Entrevista presencial
|
02/12/2022
|
Publicação do resultado preliminar https://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos |
até às 23h59min do dia 06/12/2022 |
Interposição de recurso e-mail: editais-dirgrad-dv@utfpr.edu.br |
até às 23h59min do dia 07/12/2022 |
Publicação do resultado final https://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos |
até às 23h59min do dia 09/12/2022 |
Convocação para contratação
|
a partir de 19/12/2022
|
Início das atividades de estágio
|
a partir de 02/01/2023
|
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
O processo seletivo terá validade de 12 (doze) meses, podendo, a critério da UTFPR- DV, ser prorrogado por mais 12 (doze) meses.
O preenchimento das vagas de estágio ocorrerá a partir da publicação do resultado, de acordo com as necessidades da UTFPR-DV.
A UTFPR-DV reserva-se no direito de convocar candidatos em número que atenda às necessidades do serviço e a existência de vagas de estágio.
Os prazos constantes deste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.
Os casos omissos acerca do presente edital serão dirimidos pela DIRGRAD-DV, observada a legislação vigente.
O candidato ao se inscrever, declara ter conhecimento e aceitar as normas e condições previstas neste Edital.
Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
Dois Vizinhos, 01 de Novembro de 2022
Everton Ricardi Lozano da Silva
Diretor-Geral
Campus Dois Vizinhos
Marina Celant De Prá
Diretora de Graduação e Educação Profissional
Campus Dois Vizinhos
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARINA CELANT DE PRA, DIRETOR(A), em (at) 01/11/2022, às 15:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 01/11/2022, às 18:51, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3088924 e o código CRC (and the CRC code) D159D0C3. |
Referência: Processo nº 23064.055289/2022-79 | SEI nº 3088924 |