|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA PROGRAMA POS-GRAD FIS ASTRONOMIA-CT |
|
|
EDITAL Nº 03/2022
REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSAS DE MESTRADO NO PPGFA
A Diretoria Geral do Campus Curitiba, por meio da Comissão de Permanente de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), torna público os critérios para a inscrição e classificação de candidatos a bolsas de mestrado no programa, para a distribuição de bolsas de mestrado. O presente edital terá vigência da sua data de publicação até 10 de fevereiro de 2024 e se aplica somente às cotas de bolsa disponibilizadas ao programa, oriundas do Programa de Demanda Social (DS) da CAPES e Recursos Próprios da UTFPR.
1- Cronograma
|
Datas |
Período de inscrição |
21/12/2022 a 24/02/2023 |
Divulgação das Inscrições homologadas |
01/03/2023 |
Divulgação do resultado |
até 02/03/2023 |
Impetração de recursos sobre homologação e/ou resultado |
03/03/2023 até 07/03/2023 |
Divulgação do resultado final |
Até 10/03/2023 |
Envio da documentação dos candidatos classificados |
Até 11/03/2023 |
2- Inscrição
O candidato à bolsa, ou terceiro por ele designado, deverá enviar ao e-mail da coordenação do PPGFA os seguintes documentos digitalizados:
ficha de inscrição disponível no Anexo I,
formulário de pontuação disponível no Anexo II, e
cópia dos documentos comprobatórios numerados, a serem utilizados para a pontuação descrita no Anexo II.
Os alunos deverão indicar na ficha de inscrição seu orientador e título provisório para o projeto. Para este fim devem entrar em contato direto com Docentes Permanentes ou Colaboradores do PPGFA, requisitando o seu aceite, título provisório e assinatura na ficha de inscrição em anexo. O envio dos documentos deverá ser feito para o e-mail ppgfa-ct@utfpr.edu.br.
3- Requisitos
Para concorrer à bolsa de mestrado do PPGFA o aluno deve estar regularmente matriculado no curso, ou aprovado no último edital de seleção do PPGFA, e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa do curso.
É vedado ao candidato à bolsa:
possuir bolsa, ou ter usufruído por mais de 12 meses, de qualquer modalidade ou agência financiadora, em outro programa de mestrado ou no PPGFA;
possuir vínculo empregatício no ato da assinatura do termo de aceitação de bolsa.
Parágrafo único – Bolsas CAPES-DS não serão implementadas para alunos com 12 meses ou mais de matrícula como aluno regular e bolsas UTFPR não serão implementadas para alunos 18 meses ou mais de matrícula como aluno regular. Nestas situações, as bolsas serão destinadas ao próximo classificado que atenda as condições e prazos para implementação da bolsa.
4- Classificação para as bolsas disponíveis
A classificação se dará em ordem decrescente da pontuação conferida ao candidato. A pontuação deverá ser requisitada pelo candidato com o uso do Anexo II e será validada pela comissão conforme a documentação apresentada pelo candidato.
A pontuação da produção acadêmica (A) do candidato será a nota normalizada em relação a maior obtida pelos candidatos.
A = 100 (NOTA PRODUÇÃO ACADEMICA CANDIDATO / MAIOR NOTA PRODUÇÃO ACADEMICA CANDIDADOS)
O candidato que não entregar o Anexo II preenchido receberá nota zero na produção acadêmica. A comissão de bolsas não poderá aumentar a pontuação previamente preenchida pelo candidato.
5- Resultado
Após o período de inscrição, a comissão de bolsas oficializará a classificação dos candidatos à bolsa, seguindo os critérios acima. Em caso de empate na pontuação, a maior pontuação na ordem crescente dos itens no Anexo II será adotada para desempate. A lista classificatória será publicada na página web oficial do PPGFA.
Os candidatos terão 48 horas após o resultado, conforme as datas divulgadas no cronograma da chamada, para contestar junto à coordenação do PPGFA, mediante justificativa, a pontuação concedida pela comissão. Os recursos serão avaliados no prazo estabelecido pelo cronograma, por uma comissão designada para este fim, quando a classificação definitiva será divulgada em edital.
6 - Informações adicionais
i) O discente, ao se inscrever, declara estar ciente e concordar com os termos deste Edital;
ii) Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação na página web oficial do PPGFA (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgfa), conforme cronograma;
iii) No caso de um novo processo de seleção para ingresso no mestrado do PPGFA, após o período de inscrições no referido processo, e a critério da Comissão de Bolsas, a lista classificatória de candidatos a bolsa poderá ser refeita através de uma segunda chamada nos termos deste edital. Esta deverá prever ao menos 30 dias para período de inscrição e ao menos 48 horas para impetração de recursos. O calendário de cada etapa (inscrições, recursos, resultados e envio de documentação) será definido em nova chamada, a ser divulgada na página do programa. Os candidatos já classificados por este edital poderão, a seu critério, enviar nova documentação para nova contabilização da sua pontuação. Caso uma nova documentação não seja enviada, a pontuação recebida na primeira chamada será mantida.
iv) Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital;
v) Os casos omissos serão analisados pelo colegiado do PPGFA.
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FELIPE BRAGA RIBAS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 09/11/2022, às 09:10, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 09/11/2022, às 10:03, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALEXANDRE MOECKEL, ASSESSOR(A), em (at) 09/11/2022, às 10:04, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3094623 e o código CRC (and the CRC code) 0E39ECFD. |
ANEXO I
FICHA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE MESTRADO NO PPGFA
Eu,___________________________________________________, venho por meio deste encaminhar minha candidatura à bolsa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da UTFPR.
Declaro que todas as informações e documentações fornecidas são verdadeiras. Além disso, declaro, conforme assinalo abaixo, que:
( ) Tenho disponibilidade em tempo integral para o desenvolvimento das atividades de mestrado.
( ) Não usufruí de bolsa de mestrado fornecida por qualquer agência de fomento por mais de 12 meses.
( ) Estou ciente que não poderei possuir vínculo empregatício no momento da assinatura do termo de compromisso para implementação da bolsa.
______________________________
Assinatura do candidato
De acordo, (nome legível do orientador)
_____________________________________________________________
Título provisório do projeto:
_____________________________________________________________________________________________________
______________________________
Assinatura do Orientador
Curitiba, ______ de______________ de 2023.
ANEXO II
Tabela de pontuação de pontuação acadêmica
Item (somente trabalhos na área de avaliação em Física/ Astronomia) |
Percentil (p) Scopus ou Web of Science* conforme tutorial disponível na página do PPGFA |
Ponto por item ou subitem |
Numerações dos documentos do item/subitem (Coluna preenchida pelo candidato) |
Pontos do candidato (Coluna preenchida pelo candidato) |
Validação da comissão (Coluna preenchida pela comissão de bolsas) |
||
1 |
Artigos publicados (nos últimos 10 anos mais o ano corrente) |
p >= 75% |
40 por artigo |
|
|
|
|
75 > p >= 50% |
20 por artigo |
|
|
|
|||
50% > p |
10 por artigo |
|
|
|
|||
2 |
Iniciação científica ou tecnológica ou especialização lato sensu, em ciências exatas |
5 por semestre (max. 20 pts)
|
|
|
|
||
4 |
Trabalhos, resumos publicados em anais de eventos científicos, capítulo de livro editorado ou prêmios científicos (neste item somente será considerada a produção como primeiro autor nos últimos 5 anos) |
5 pontos por trabalho / resumo / capítulo/prêmio (max. 20 pts) |
|
|
|
||
5 |
Nota do Exame Unificado das Pós-Graduações da Física (normalizada a 10) |
(1,5x) |
|
|
|
||
6 |
Aprovação em disciplinas deste PPGFA, ou já homologadas pelo PPGFA (cursadas nos últimos 4 anos) |
0,5 ponto por crédito |
|
|
|
||
Pontuação total
|
|
|
|||||
Pontuação total normalizada (exclusivo da comissão de bolsas)
|
|
*Após a divulgação do novo Qualis Referencia o mesmo será usado no lugar dos percentis das bases bibliométricas, da seguinte maneira:
A1 a A3, 40 pontos, A4 a B1, 20 pontos e B2 a B4, 10 pontos, sempre na área de avaliação Astronomia / Física.
___________________________________________________
Assinatura do candidato e data
Referência: Processo nº 23064.043589/2022-13 | SEI nº 3094623 |