Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT |
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EDITAL 69/2022 - DIRGRAD
PROGRAMA DE APOIO AOS DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DO CAMPUS CURITIBA DA UTFPR
A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, conforme o que estabelece o presente Edital, as inscrições de bolsistas para o Programa de Apoio aos Departamentos Acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba.
1. DO OBJETIVO
1.1 - O presente Edital busca selecionar estudantes, regularmente matriculados, para atuarem no apoio aos Departamentos Acadêmicos do Campus Curitiba da UTFPR;
1.2 - Os estudantes selecionados atuarão no apoio as atividades administrativas, técnicas e didático-pedagógicas dos Departamentos Acadêmicos;
1.3 - O apoio será efetuado por meio da concessão de bolsas, no âmbito do Campus Curitiba da UTFPR, destinadas aos estudantes da graduação, regulamente matriculados.
2.DAS DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
2.1 - As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR para o exercício de 2022, conforme o Programa 2080 (Educação de Qualidade para Todos), da Ação 4002 (Assistência ao Estudante de Ensino Superior), para o pagamento de bolsas aos estudantes de Graduação.
2.2 - Serão concedidas bolsas no valor de até R$ 700,00 (setecentos reais) cada, para o período de 10 (dez) meses, totalizando R$ 258.000,00 (duzentos e cinquenta e oito mil reais) com recursos da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-CT) e R$ 15.000,00 (quinze mil reais) com recursos do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN-CT), totalizando R$ 273.000,00 (duzentos e setenta e três mil reais).
2.2.1 - A concessão das bolsas de apoio aos estudantes dos cursos de graduação está condicionada ao atendimento das condições previstas neste edital e à disponibilização de dotação orçamentária referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023 para o Campus Curitiba da UTFPR.
3. DAS BOLSAS
3.1 - Os recursos da presente chamada serão destinados somente ao pagamento de bolsas aos estudantes dos cursos de graduação do Campus Curitiba selecionados conforme cronograma disponível no item 4 do presente edital;
3.2 - Os pagamentos serão realizado de acordo com o cronograma disponibilizado no Quadro 1.
Quadro 1 – Cronograma de Pagamento Previsto
Bolsa nº |
Valor |
Vigência |
Mês de Pagamento |
1 |
R$ 700,00 |
23/02/23 a 22/03/23 |
Abril/2023 |
2 |
R$ 700,00 |
23/03/23 a 22/04/23 |
Maio/2023 |
3 |
R$ 700,00 |
23/04/23 a 22/05/23 |
Junho/2023 |
4 |
R$ 700,00 |
23/05/23 a 22/06/23 |
Julho/2023 |
5 |
R$ 700,00 |
23/06/23 a 22/07/23 |
Agosto/2023 |
6 |
R$ 700,00 |
23/07/23 a 22/08/23 |
Setembro/2023 |
7 |
R$ 700,00 |
23/08/23 a 22/09/22 |
Outubro/2023 |
8 |
R$ 700,00 |
23/09/23 a 22/10/23 |
Novembro/2023 |
9 |
R$ 700,00 |
23/10/23 a 22/11/23 |
Dezembro/2023 |
10 |
R$ 700,00 |
23/11/23 a 22/12/23 |
Janeiro/2024 |
Total |
R$ 7.000,00 |
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3.3 – A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante selecionado. É de responsabilidade do estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.
3.4 - A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, com cadastro no Sistema de Transferência de Reservas (STR), que pode ser consultado na lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf
3.4.1 - A abertura da conta corrente ou conta poupança deverá ser providenciada pelo estudante, caso não a possua, e fica sob responsabilidade do bolsista inseri-la no Sistema de Alunos no Portal do Aluno da UTFPR (na aba de Dados Pessoais).
3.5 - Os discentes exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregaticio com a UTFPR e em regime de 15 (quinze) horas semanais presenciais.
3.5.1 – As atividades ocorrerão presencialmente, nos locais definidos pelo chefe de departamento e/ou professor orientador;
3.5.2 - Poderão ocorrer pagamento proporcionais da bolsa, em caso de não cumprimento da carga horária mínima semanal estabelecida;
3.5.3 – Os pagamentos somente serão realizados mediante a entrega do relatório de atividades mensais, dedidamente assinado pelo professor orientador.
3.6 - As atividades dos bolsistas serão definidas pelo chefe de departamento em comum acordo com o professor orientador, com base nos critérios estabalecidos no presente edital.
4. DO CRONOGRAMA
Atividade |
Data/Período |
Publicação do Edital |
Até 01/12/2022 |
Inscrições dos candidatos |
23/01/2023 a 03/02/2023 |
Seleção e Classificação dos Candidatos |
06/02/2023 a 10/02/2023 |
Publicação do Resultado Preliminar |
Até 13/02/2023 |
Recurso quanto a Resultado preliminar |
14/02/2023 |
Resultado dos Recursos |
15/02/2023 |
Publicação dos Resultado Final |
Até 16/02/2023 |
Entrega da Documentação |
17/02/2023 |
Início das Atividades |
23/02/2023 |
Término das Atividades e Entrega do Relatório Final |
22/12/2023 |
5. DAS VAGAS
5.1 - Serão ofertadas no âmbito deste edital 39 (trinta e nove) vagas para estudantes bolsistas.
5.2 – No Quadro 2 apresentamos o código de vaga, requisitos, descrição das atividades e professor orientador.
Quadro 2 - Descrições das Vagas
Código da vaga |
Requisito das vagas |
Descrição das Atividades |
Professor Orientador |
DAELN1 (1 vaga) |
Acadêmico dos cursos de Engenharia Elétrica ou Mecatrônica ou Eletrônica ou Tecnologia de Sistema de Telecomunicações a partir do 4º período. Conhecimentos em circuitos elétricos, eletrônica digital e analógica e desenho assistido por computador |
Auxiliar no desenvolvimento de kits didáticos aplicados em disciplinas de máquinas elétricas, acionamentos industriais, instrumentação industrial e afins. I) Apoiar o desenvolvimento de kits didáticos para ensaios de máquinas elétricas, acionamentos industriais e instrumentação industrial; II) Apoiar o desenvolvimento de roteiros para ensaio de soft-starter e inversores de frequência; II) Montar gabinetes contendo contactores e dispositivos para acionamento e proteção de motores de indução trifásicos; III) Desenvolver interface de entrada e saída (I/O) para servomotores; IV) Desenvolver retificadores controlados para acionamento de motor de corrente contínua; V) Desenvolver conversores CC-CC redutores de tensão para controle de velocidade de motor de corrente contínua; VI) Projetar e produzir peças utilizando impressora 3D; VII) Desenvolver, montar e aplicar ensaio de placas eletrônicas em circuito impresso; e, VIII) Realizar manutenção de equipamentos para instrumentação industrial e redes industriais. |
Valmir de Oliveira |
DAELN2 (1 vaga) |
Acadêmico dos cursos de Engenharia Elétrica ou Mecatrônica ou Eletrônica ou Tecnologia de Sistema de Telecomunicações a partir do 4º período. |
Atuação no EFAB - Prototipagem Eletrônica. I)Apoiar fabricação de Placas de Circuitos; II) Apoiar montagens eletrônicas e soldagem de placas; III) Elaborar inventario de material e componentes; IV) Organizar e executar atividades de manutenção dos laboratórios do EFAB; V) Executar atividades de manutenção elétrica e de equipamentos; VI) Apoiar disciplina de Desenho Eletrônico; VII) Apoiar aos Projetos de combate ao COVID19; VIII) Apoiar a montagem e recuperação de computadores; e, IX) Apoiar Projetos de Extensão e de Iniciação Científica e Tecnológica. |
Fernando Castaldo |
DAELN3 (1 vaga) |
Acadêmico dos cursos de Comunicação Organizacional, Letras Português ou Design cursando a partir do 4º período. Conhecimentos e aplicação de novas práticas da comunicação organizacional. |
Atuação junto a chefia do DAELN. I)Atender e dar apoio aos docentes; II)Atender ao público externo (estudantes e visitantes); III) Desenvolver e apoiar a realização de processos para manutenção do departamento (controle e solicitação de materiais, insumos, etc); IV) Apoiar demandas externas recebidas no DAELN-CT; V) Apoiar as atividades de secretariado; VI) Apoiar na execução de documentos eletrônicos; VII) Apoiar o levantamento e compilação de informações para o planejamento e execução das atividades cotidianas do departamento; VIII) Auxiliar no planejamento de atividades, colaborar com o desenvolvimento do plano de ações do departamento; IX) Apoiar a zeladoria do departamento (segurança física, acesso e itens patrimoniais); X) Estudar os processos departamentais visando otimizá-los; e, XI) Atualizar e acompanhar as redes sociais do departamento. |
Tânia Monteiro |
DAELN4 (1 vaga) |
Acadêmico dos cursos de Engenharia mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica ou de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações cursando a partir do 4º período. Conhecimento e aplicação de projetos em impressoras 3D, básico de hardware e softwares de TI |
Atuação no Projeto Zeladoria e sala MEI-U. I) Auxiliar os demais estudantes a usarem a impressora 3D do DAELN-CT; II) Acompanhar execução de projetos na impressora 3D do DAELN-CT; III) Manter a impressora 3D operacional; IV) Auxiliar nas atividades do projeto zeladoria. Levantar demandas, acompanhar solução de problemas no escopo do projeto; V) Acompanhar e apoiar os professores e alunos em demandas dos projetos desenvolvidos nas disciplinas de metodologia MEI-U; e, VI) Auxiliar em atividades de documentação de informações inerentes aos laboratórios do DAELN-CT. |
Simone Crocetti |
DAELN5 (1 vaga) |
Acadêmico dos cursos de Engenharia mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica ou de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações cursando a partir do 4º período. Conhecimento e aplicação de projetos em impressoras 3D, apoio a manutenção de hardware e instalação de softwares nos laboratórios do DAELN-CT. |
Atuação Sala MEI-U e laboratórios de Informática do DAELN. I) Atender demandas de TI dos laboratórios do DAELN-CT do Bloco CQ; II) Atender demanda de equipamentos das áreas administrativas do DAELNCT; III) Executar revisão preventiva dos laboratórios (anotar e separar, contabilizar e substituir equipamentos danificados - PRIORIDADE DATASHOWS); IV) Identificar pontos de rede que não funcionam; V) Organizar a sala de equipamentos do DAELN-CT ( fazer triagem de equipamentos); VI) Manutenção e reconfiguração de equipamentos (laboratórios e áreas administrativas do DAELN-CT); VII) Executar levantamento de itens faltantes para atender demandas dos Laboratórios do Bloco CQ; e, VIII) Atender demandas do projeto Zeladoria. |
Tânia Monteiro |
DAEFI1 (1 vaga) |
Acadêmico de Educação Física |
Aplicar exercícios de Ginástica Laboral aos servidores administrativos da UTFPR sede Centro |
Fabio Mucio Stinghen |
DAEFI2 (1 vaga) |
Acadêmico de Educação Física |
Auxiliar na publicação de redes sociais e aplicativos do departamento, atualizações e informes |
Fabio Múcio Stinghen |
DAFIS1 (1 vaga) |
Acadêmico do Curso de Radiologia |
Apoio às atividades do departamento. |
Fausto Hideki Matsunaga |
DAFIS2 (1 vaga) |
Acadêmico do Curso de Licenciatura em Física |
Apoio às atividades do departamento. |
Fausto Hideki Matsunaga |
DAEST1 (1 vaga) |
Conhecimento básico de produção e pós edição de materiais audiovisuais. Conhecimento do Pacote Adobe ou similares. |
Apoio na gravação e edição de vídeos. Criação da identidade visual e animação de projetos educacionais; Realizar formatação de textos em template previamente definido para roteiros; Realizar pesquisa de imagens, recursos audiovisuais, gráficos, tabelas etc.; Realizar a integração do conteúdo em plataforma específica (Youtube e Moodle); Conhecer e apoiar as demais atividades (Organização de agenda para gravações, organização do estúdio, auxílio em atividades administrativas). Operações com OBS, Premiere ou similares. Conhecimento básico de pós produção. |
Mauricio Koubay do Amaral |
DAEST2 (1 vaga) |
Habilidades no desenvolvimento de projetos em Python e LaTeX. Conhecimento em R será considerado um diferencial. |
Apoio na preparação de materiais didáticos sobre programação em Python e LaTeX, voltados para a área de Estatística.
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José Carlos Pereira Coninck |
COTED1 (1 vaga) |
Conhecimento audiovisual, configurações de telas interativas, streamdeck, áudio em rede, configurações de câmeras PTZ, automatização áudio e vídeo. Cursos que podem concorrer a vaga: Design, Comunicação |
Apoio na configuração e operação das salas multimeios e cabines de produção de material digital. |
João Paulo Kuzma |
COTED2 (1 vaga) |
Conhecimento em wordpress, CSS e demais ferramentas de design (Indesign, photoshop, illustrator) |
Apoio nas configurações e manutenção dos blogs da COTED-CT (sejautfpr; manualmoodle; repositórioREA; Portal Sophia, página COTED-CT) Apoio na produção de materiais digitais (imagens vídeos e áudios) |
João Paulo Kuzma |
DALIC1 (1 vaga) |
Acadêmico de Letras-Português ou Comunicação Organizacional |
Apoio às atividades do departamento (COE, manutenção de laboratórios, atualização das redes sociais e páginas do departamento, auxiliar do LAPIS).
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Andreia Rutikewski Gomes |
DALIC2 (1 vaga) |
Acadêmico de Letras-Português ou Comunicação Organizacional |
Apoio às atividades do departamento (COE, manutenção de laboratórios, atualização das redes sociais e páginas do departamento, auxiliar do LAPIS). |
A definir |
DAMAT1 (1 vaga) |
Acadêmico de Engenharia de Computação ou Bacharelado em Sistemas de Informação. Disponibilidade no período matutino. Conhecimento em manutenção de computadores e instalação de softwares. |
Acompanhamento do estado dos computadores do LIMAT. Controle da agenda de utilização do LIMAT. Suporte de TI aos professores do DAMAT. |
João Luis Gonçalves |
DAMAT2 (1 vaga) |
Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática Disponibilidade no período vespertino |
Apoio às atividades desenvolvidas no LEMAT, organização do espaço e de materiais disponíveis no LEMAT, estudo acerca do uso, desenvolvimento e confecção de materiais didáticos manipuláveis para o ensino de Matemática nos diversos níveis, apoio às atividades da licenciatura que demandem a participação do LEMAT, sendo que estas atividades poderão ser ampliadas, reduzidas ou substituídas de acordo com a progressividade do bolsista e do currículo, sempre dentro das atribuições do cargo. Atualização do site do laboratório para a divulgação dos materiais do mesmo. |
Luciana S Oliveira |
DEPED1 (1 vaga) |
Acadêmico a partir do 2º período em cursos de Licenciaturas da UTFPR, conhecimento: CANVA, Power Point, edição de vídeos, edição de materiais |
Participar da Organização de eventos acadêmicos, acompanhar o programa de monitoria, produzir material para os cursos de licenciatura, acompanhar demandas do departamento, diagramar revista TRANSMUTARE |
Jamile Cristina Ajub Bridi |
DEPED2 (1 vaga) |
Acadêmico a partir do 2º período em cursos de Desing ou Licenciaturas da UTFPR, conhecimento: CANVA, Power Point, edição de vídeos, edição de materiais |
Participar da Organização de eventos acadêmicos, acompanhar o programa de monitoria, produzir material para os cursos de licenciatura e Libras, acompanhar demandas do departamento, |
Silvia Andreis Witkoski |
DAMEC1 (1 vaga) |
Acadêmico do curso de Engenharia Mecânica ou Mecatrônica ou cursos relacionados à computação. |
Suporte de TI para o Departamento de Mecânica
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Laercio Javarez Junior
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DAMEC2 (1 vaga) |
Acadêmico do curso de Engenharia Mecatrônica ou Mecânica a partir do 3o período, com conhecimentos de eletricidade e de programação, ser pró-ativo para resolver problemas.
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Suporte às atividades práticas da disciplina da graduação de Pneumática e Hidráulica (ME75D e ME77E), envolvendo a montagem, simulação, programação e teste de sistemass. |
Celso Salamon |
DAMEC3 (1 vaga) |
Acadêmico do curso de Engenharia Mecatrônica ou Mecânica a partir do 4o período, com conhecimentos de eletricidade e de programação, ser pró-ativo para resolver problemas. |
Suporte às atividades práticas das disciplinas da graduação de Manufatura Integrada (ME78B), Projeto Integrador 2 (ME78F) e Programação de Robôs (ME77B), envolvendo a montagem, simulação, programação e teste de sistemass.
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Sidney Gasoto / Márcio Souza |
GADIR/ASCOM (2 vagas) |
Acadêmico de Comunicação Organizacional ou Design, com conhecimento de produção de textos escritos, gráficos e fotográficos. |
Produção de conteúdos institucionais, auxílio em assessoria de imprensa para projetos da gestão do campus Curitiba. |
Anuschka Lemos
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DAFCH1 (1 vaga) |
Habilidades de gerenciamento e edição de site/blog e mídias sociais. |
Gerenciamento de laboratório de informática, mídias sociais e edição de site/blog. |
Renan B Campos |
DAQBI1 (1 vaga) |
Acadêmico do curso de Bacharelado em Química/Química Ambiental ou Licenciatura em Química |
Auxílio na preparação de aulas práticas e organização dos laboratórios de ensino. |
Tiago P Camargo |
DAQBI2 (1 vaga) |
Acadêmico do curso de Bacharelado em Química/Química Ambiental ou Licenciatura em Química |
Auxílio na preparação de aulas práticas e organização dos laboratórios de ensino. |
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DADIN1 (1 vaga) |
Acadêmico dos cursos de Bacharelado em Design ou Tecnologia em Design Gráfico |
Auxiliar o professor nas aulas do laboratório de processos gráficos |
Ivone Terezinha de Castro |
DADIN2 (1 vaga) |
Acadêmico dos cursos de Bacharelado em Design ou Tecnologia em Design Gráfico |
Apoio às atividades do laboratório de Narrativas Visuais |
Marcelo Publio |
DEAAU1 (1 vaga) |
Acadêmico de qualquer curso do Câmpus Curitiba. Ter disponibilidade de 20 horas livres, entre 08h e 19h, de segunda à sexta-feira. |
Colaborar nas atividades operacionais da chefia do DEAAU e da coordenação do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Colaborar nas atividades dos docentes do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Colaborar nos levantamentos e solicitações de materiais para o DEAAU. Colaborar nas atividades de inventário de patrimônio no DEAAU. Atuar nas atividades de manutenção do laboratório de informática, incluindo revisão preventiva dos computadores e levantamento de demandas. Colaborar nas atividades do laboratório de canteiro de obras experimental. Apoiar o andamento dos Projetos de Ensino, de Extensão, de Inovação e de Iniciação Científica e Tecnológica dos docentes do DEAAU. Apoio na criação, gravação e edição de textos, imagens e vídeos acerca dos projetos coordenados pelos docentes no DEAAU. Participar da organização de eventos acadêmicos no DEAAU. |
Isabel Maria de Melo Borba
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DEAAU2 (1 vaga) |
Acadêmico de qualquer curso do Câmpus Curitiba. Ter disponibilidade de 20 horas livres, entre 08h e 19h, de segunda à sexta-feira. |
Colaborar nas atividades operacionais da chefia do DEAAU e da coordenação do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Colaborar nas atividades dos docentes do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Colaborar nos levantamentos e solicitações de materiais para o DEAAU. Colaborar nas atividades de inventário de patrimônio no DEAAU. Atuar nas atividades de manutenção do laboratório de informática, incluindo revisão preventiva dos computadores e levantamento de demandas. Colaborar nas atividades do laboratório de canteiro de obras experimental. Apoiar o andamento dos Projetos de Ensino, de Extensão, de Inovação e de Iniciação Científica e Tecnológica dos docentes do DEAAU. Apoio na criação, gravação e edição de textos, imagens e vídeos acerca dos projetos coordenados pelos docentes no DEAAU. Participar da organização de eventos acadêmicos no DEAAU. |
Márcia Ferreira Prestes |
DAGEE1 (1 vaga) |
Acadêmico de qualquer curso do campus. Estar cursando pelo menos o 3º período do curso e ter alguma experiência. |
Prestar assistência à chefia de departamento e coordenações em atividades operacionais que são essenciais para que estes profissionais tenham mais controle e organização de seu trabalho. Auxiliar: no controle de agenda de reuniões e eventos, auxiliar os demais professores que precisam algum tipo de apoio; realizar atendimento telefônico, presencial ou remotamente (home office) à parceiros, professores e/ou outros indivíduos que entrem em contato com o departamento; Apoiar na execução de rotinas administrativas tais como: elaboração e encaminhamento de documentos oficiais como memorandos, editais, calendários, declarações, etc; auxiliar no planejamento das ações de comunicação, gestão das mídias sociais, e, facilitar a comunicação com os demais departamento e setores institucionais. |
Paulo Daniel Batista de Sousa
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DAGEE2 (1 vaga) |
Acadêmico dos cursos de Administração, Comunicação, Arquitetura |
Apoio ao departamento e professores.
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Paulo Daniel Batista de Sousa |
DACOC1 (1 vaga) |
Aluno de Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental e Sanitária, a partir do 3o período. |
Atividades de apoio às Coordenações e ao Departamento.
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Renata Sa Brito Stramandinoli
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DACOC2 (1 vaga) |
Aluno de Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental e Sanitária, a partir do 3o período. |
Auxílio aos professores do Departamento nas aulas de laboratório. |
Flávio Bentes Freire |
DAINF1 (1 vaga) |
Acadêmico dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação ou Engenharia de Computação |
Elaborar um sistema para controle interno das atividades de extensão e estágio do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
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Paulo Roberto Bueno
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DAINF2 (1 vaga) |
Acadêmico dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação ou Engenharia de Computação |
Auxílio nos processos acadêmicos (incluindo automação de alguns desses processos); auxílio no atendimento de alunos; |
Marilia Abrahão Amaral |
DAELT1 (1 vaga) |
Acadêmico do curso de engenharia elétrica ou engenharia de controle e automação; uso de aplicativos básicos de computador (editor de texto, planilha eletrônica) |
Auxílio nos processos acadêmicos (incluindo automação de alguns desses processos); auxílio no atendimento de alunos;
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Marcelo de Oliveira Rosa
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DAELT2 (1 vaga) |
Acadêmico do curso de engenharia elétrica ou engenharia de controle e automação; uso de aplicativos básicos de computador (editor de texto, planilha eletrônica) |
Auxílio nos processos acadêmicos (incluindo automação de alguns desses processos); auxílio no atendimento de alunos; |
Annemarlen Gerhke Castagna |
6. DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS
Constituem-se atribuições do Estudante selecionado neste edital:
Dedicar 15 (quinze) horas semanais para atividades definidas pelo orientador, conforme suas características e especificidades, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;
Comprometer-se a não acumular essa bolsa com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil;
Participar da capacitação oferecida pelo Departamento de Educação (DEPED-CT) e pela Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED-CT);
Auxiliar o Departamento Avadêmico em demandas administrativas, técnicas e didático-pedagógicas, em tarefas compativeis com o seu grau de conhecimento;
Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;
Elaborar mensalmente o relatório das atividades desenvolvidas;
Elaborar o relatório final de realização das atividades como bolsistas;
7 - DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR
Constituem-se atribuições do Professor Orientador:
Estabelecer as atividades a serem realizadas pelo bolsista em consonância com as propostas deste Edital e das demandas do Departamento Acadêmico;
Acompanhar e orientar as atividades realizadas pelo bolsista;
Informar à DIRGRAD-CT, caso haja a necessidade de substituição ou exclusão do bolsista selecionado;
Informar, mensalmente, em um processo SEI, os relatórios das atividades desenvolvidas pelo bolsista, para que sejam realizados os pagamentos das bolsas;
Apresentar, ao final da execução orçamentária do presente edital, o relatório das atividades desenvolvidas pelo bolsista à DIRGRAD-CT.
8 – DAS INSCRIÇÕES
8.1 – As inscrições ocorrerão no período de 23/01/2023 a 03/02/2023, conforme consta no Cronogramaestabelecido no CRONOGRAMA.
8.2 - Para concorrer ao processo de seleção de bolsistas, o candidato deverá:
a) Estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UTFPR, Campus Curitiba;
b) Não ser bolsista em qualquer outro programa, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil;
c) Não estar respondendo a Processo Administrativo Disciplinas Discente ou ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.
d) Atender aos requisitos da vaga pretendida.
8.3 - Somente será aceita uma inscrição por estudante mediante preenchimento do Formulário de Inscrição on-line disponibilizado no link https://forms.gle/XUfuoymfzCB4dV1N8
8.3.1 – No ato de inscrição, o estudante poderá optar por até dois departamentos/vagas, escolhidas em ordem de prioridade, para concorrer a apenas uma vaga remunerada.
8.3.2 – No caso de mais de uma inscrição, será considerada a última resposta realizada no link de escrição;
8.3.3 - A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.
8.3.4 - O candidato será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição on-line no prazo estabelecido no CRONOGRAMA ou se as informações prestadas não forem verdadeiras.
9. DAS ETAPAS DO EDITAL E OS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
9.1 - A etapa de seleção e classificação dos discentes bolsistas será integralmente conduzida pelo Departamento Acadêmico.
9.2 - poderão ser solicitados aos candidatos inscritos, por e-mail, documentação complementar para efeitos de classificação e seleção.
9.2.1 - A critério da coordenação poderá ser agendada uma entrevista;
9.2.2 - Cabe ao chefe de departamento e/ou professor orientador, informar o resultado preliminar da seleção à DIRGRAD-CT, conforme CRONOGRAMA, para que seja publicada a lista preliminar de estudantes classificados.
9.3 - No Quadro 3 estão apresentados os critérios de seleção para cada uma das vagas constantes neste edital.
Quadro 3 - Critérios de Seleção
Código da vaga |
Critérios de Seleção |
DAELN1 |
A seleção será realizada através de entrevista e/ou análise de currículo e/ou demonstração das habilidades requeridas para a vaga. |
DAELN2 |
A seleção será realizada através de entrevista e/ou análise de currículo e/ou demonstração das habilidades requeridas para a vaga. |
DAELN3 |
A seleção será realizada através de entrevista e/ou análise de currículo e/ou demonstração das habilidades requeridas para a vaga. |
DAELN4 |
A seleção será realizada através de entrevista e/ou análise de currículo e/ou demonstração das habilidades requeridas para a vaga. |
DAELN5 |
A seleção será realizada através de entrevista e/ou análise de currículo e/ou demonstração das habilidades requeridas para a vaga. |
DAEFI1 |
coeficiente acadêmico, nota na disciplina de Fundamentos da qualidade de vida, do curso de educação física, experiência com Ginástica Laboral. |
DAEFI2 |
Coeficiente acadêmico e comprovação de conhecimento de informática e redes sociais, cursando até o 5 período. |
DAFIS1 |
Maior coeficiente acadêmico. |
DAFIS2 |
Maior coeficiente acadêmico. |
DAEST1 |
A seleção será realizada através de entrevista, análise de currículo, e demonstração das habilidades requeridas para a vaga. |
DAEST2 |
A seleção será realizada por entrevista, análise de currículo, e demonstração das habilidades requeridas para a vaga. |
COTED1 |
Demonstrar por meio de portfólio as habilidades requeridas para a vaga. |
COTED2 |
Demonstrar por meio de portfólio as habilidades requeridas para a vaga. |
DALIC1 |
Maior coeficiente acadêmico. |
DALIC2 |
Maior coeficiente acadêmico. |
DAMAT1 |
Análise de currículo/questionário comprovando as habilidades exigidas. Período no curso e coeficiente de rendimento (peso 0,8 para alunos até o 3º semestre do curso, peso 1 para os alunos do 4º semestre em diante). |
DAMAT2 |
A seleção e classificação dos candidatos será realizada por uma banca composta de no mínimo dois professores (supervisor e coordenação do curso). A classificação levará em conta: Desempenho na entrevista com a banca; Coeficiente de Rendimento; |
DEPED1 |
Coeficiente de rendimento + 1 ponto para cada certificados de cursos ou oficinas de edição, programação, design + 1 ponto para cada participação como membro de organização de eventos acadêmicos + 1 ponto para cada ano de experiências comprovadas em atividades a fim a vaga |
DEPED2 |
Coeficiente de rendimento + 1 ponto para cada certificados de cursos ou oficinas de edição, programação, design + 1 ponto para cada participação como membro de organização de eventos acadêmicos + 1 ponto para cada ano de experiências comprovadas em atividades a fim a vaga |
DAMEC1 |
Experiencia em manutenção de TI e instalação de programas, qualquer coisa relacionada a TI |
DAMEC2 |
A seleção para a vaga levará em consideração o histórico escolar e entrevista com os candidatos. |
DAMEC3 |
A seleção para a vaga levará em consideração o histórico escolar e entrevista com os candidatos. |
ASCOM |
Ser estudante de cursos de Comunicação ou Design / Coeficiente de rendimento / Portfolio com textos produzidos pelos estudantes / Entrevista |
DAFCH1 |
Comprovação das habilidades exigidas. |
DAQBI1 |
Ter sido aprovado nas disciplinas (Química Fundamental e Fundamentos de Estrutura atômica e molecular) com bom desempenho; tempo de curso; índice acadêmico. |
DAQBI2 |
Ter sido aprovado nas disciplinas (Química Fundamental e Fundamentos de Estrutura atômica e molecular) com bom desempenho; tempo de curso; índice acadêmico. |
DADIN1 |
Ter cursado a disciplina de Processos Gráficos. Seleção por currículo, habilidade nas práticas, e entrevista. |
DADIN2 |
Ter cursado a disciplina de fotografia e proatividade. Seleção pelo coeficiente e disponibilidade nos horários necessários no laboratório. |
DEAAU1 |
Disponibilidade de horário entre 08h e 19h, de segunda à sexta-feira. Rendimento acadêmico. |
DEAAU2 |
Disponibilidade de horário entre 08h e 19h, de segunda à sexta-feira. Rendimento acadêmico. |
DAGEE1 |
Currículo. Ter conhecimento e/ou experiência na área a ser selecionado(a). Entrevista |
DAGEE2 |
Entrevista, coeficiente, período acadêmico (mais novo) |
DACOC1 |
CR normalizado e disponibilidade de horário |
DACOC2 |
CR normalizado e disponibilidade de horário |
DAINF1 |
Conhecimentos em ferramentas em desenvolvimento Web Seleção baseada no coeficiente do aluno |
DAINF2 |
seleção baseada no coeficiente do aluno. |
DAELT1 |
seleção baseada no coeficiente do aluno. |
DAELT2 |
seleção baseada no coeficiente do aluno. |
10. DOS RESULTADOS
10.1 - Os resultados serão homologados e publicados pela Diretoria da Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Campus Curitiba, conforme CRONOGRAMA.
10.2 – Os resultados serão publicados na página da DIRGRAD-CT, no endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba.
10.3 - Em caso de desistência ou vacância, durante o período de vigência do edital, poderá ser convocado pela chefia de departamento, com anuência da DIRGRAD-CT, outro candidato, respeitando a ordem publicada no resultado final homologado.
11. DOS RECURSOS
11.1 - Após a divulgação do resultado o candidato poderá protocolar recurso quanto ao resultado apresentado, conforme período estabelecido no CRONOGRAMA.
11.2 - Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail dirgrad-ct@utfpr.edu.br, devidamente fundamentados, com assunto RECURSO EDITAL xx/2022 - DIRGRAD-CT.
12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1 - Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.
12.2 - As vagas não preenchidas poderão ser redirecionadas, conforme análise da DIRGRAD-CT, para outras demandas da diretoria.
12.3 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela DIRGRAD-CT, observada a legislação vigente.
12.4 - O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba
12.5 - Para as questões decorrentes deste Edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.
Curitiba, 17 de novembro de 2022.
Prof. Marcelo Souza Motta
Diretor de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Campus Curitiba
(assinado eletronicamente)
Profa. Rossana Finau
Diretora Geral
UTFPR - Campus Curitiba
(assinado eletronicamente)
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO SOUZA MOTTA, DIRETOR(A), em (at) 24/11/2022, às 09:49, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 24/11/2022, às 13:02, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3119143 e o código CRC (and the CRC code) 3D659821. |