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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS MEDIANEIRA DEPARTAMENTO DE APOIO DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU DO CAMPUS MEDIANEIRA |
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EDITAL Nº 16/2022 (RETIFICADO)
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Campus Medianeira
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO
Pelo presente, fazemos saber aos interessados que se acham abertas as inscrições para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO, nível Lato Sensu, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - COPPG, conforme Resolução COPPG/UTFPR Nº 81, de 06 de junho de 2022, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução Nº 33/2019, de 30 de setembro de 2019, do COPPG, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:
I - FINALIDADE DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO: MBA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO
Modalidade: À distância.
Local do polo presencial: UTFPR – Campus Medianeira.
Área de Conhecimento: Engenharia de Produção (3.08.00.00-5).
Nível: Pós-Graduação Lato-Sensu (Especialização).
O curso destina-se aos profissionais graduados que queiram se especializar na área de gerência da produção ou operação, por meio da formalização do conhecimento e técnicas de gestão que visam uma produção eficiente e competitiva.
II - LOCAL DO CURSO
As aulas presenciais serão ministradas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Medianeira, situada à Av. Brasil, 4232 – Parque Independência – Medianeira PR e também no Parque Científico e Tecnológico da UTFPR Campus Medianeira (CienTech), situado à R. Somis Feline, 600 - Medianeira, PR.
As aulas síncronas (online) serão ministradas via conferência web por meio da ferramenta Google Meet. A carga horária assíncrona será desenvolvida por meio de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), Moodle Institucional da UTFPR.
III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO
O curso de especialização MBA em Gestão da Produção terá aulas e atividades a distância e também aulas presenciais.
A carga horária total do curso é de 360 (trezentos e sessenta) horas, das quais 120 (cento e vinte) horas são referentes as aulas e atividades práticas presenciais, 60 (sessenta) horas com aulas remotas síncronas (aulas remotas em tempo real via conferência web por meio da ferramenta Google Meet ) e 180 (cento e oitenta) horas assíncronas (não presenciais), trabalhadas via plataforma Moodle.
As aulas presenciais serão ministradas aos sábados, uma vez ao mês, e terá duração de 8 (oito) horas, das 08h00min às 17h30min com 01h30min de intervalo para almoço. As aulas síncronas serão ministradas durante a semana no turno da noite, uma vez ao mês, e terá duração de 4 (quatro) horas com início às 19h00min. Caso houver consenso entre todos os integrantes da turma e professor(a), poderá ser feito dois encontros síncronos de 2 (duas) horas cada.
IV - VAGAS
O curso oferece 40 (quarenta) vagas para concorrência pública, sobre o número total de alunos matriculados a UTFPR se reserva o direito de acrescer vagas adicionais (10%) visando a capacitação de servidores, conforme política institucional da UTFPR.
A quantidade de vagas para concorrência pública pode ser majorada em até 25%, respeitando os critérios de seleção e classificação.
A turma será aberta se houver no mínimo 36 (trinta e seis) candidatos selecionados com matrícula confirmada.
V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA
Período de Inscrição |
26/09/2022 à 31/01/2023 |
Resultado da classificação |
03/02/2023 |
Interposição de Recurso |
06/02 à 08/02/2023 |
Período de Matrícula |
13/02 à 17/02/2023 |
Segunda chamada para matrícula |
23/02 à 27/02/2023 |
VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
Os interessados em participar do processo de classificação deverão:
1. Efetuar a inscrição no site http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/
2. Encaminhar através do site da inscrição, até o dia 31/01/2023, cópia dos seguintes documentos:
Para Brasileiros, documento de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF);
Para Estrangeiros, passaporte e/ou carteira de registro nacional de migrante (CRNM). Na falta de um dos documentos, cópia do documento de identidade do seu país;
Diploma de graduação de curso superior contendo a data de colação de grau e legalmente reconhecido pelo Ministério da Educação (se estrangeiro, autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem) ou cópia digital de declaração de conclusão do curso concedido pela respectiva Coordenação de curso da Instituição;
Histórico escolar do curso de graduação;
Curriculum Vitae;
Comprovante de Residência (com data máxima de três meses após vencimento);
3. O candidato, ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.
4. O candidato deve armazenar o número do protocolo e código de acesso, gerados no momento da inscrição no sistema. Essas informações serão necessárias para acompanhar os processos de inscrição e classificação.
VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO
Início das atividades letivas |
04/03/2023 |
Férias |
01/07/2023 a 04/08/2023 22/12/2023 a 31/01/2024 |
Reinício das atividades letivas |
07/08/2023 01/02/2024 |
Término das atividades letivas |
30/05/2024 |
Data limite para entrega do Trabalho de Conclusão de Curso |
30/09/2024 |
VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO
Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor Geral do Campus Medianeira, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR;
1. A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes na concorrência pública. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.
2. A Seleção dos Candidatos será feita pelos seguintes critérios (obedecer aos critérios estabelecidos e aprovados no PPC).
3. O resultado da seleção será publicado no site de inscrição, na data indicada no item V;
4. A interposição de recurso, em relação ao resultado do processo de seleção, deve ser feita junto à Assessoria de Pós-Graduação Lato Sensu/Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, até a data indicada no item V do presente documento, pelo e-mail secppg-md@utfpr.edu.br.
IX - MATRÍCULA
1. O processo de matrícula compreende entrega ou envio dos seguintes documentos:
Requerimento de Matrícula (será disponibilizado no Edital de Resultado);
Cópia autenticada frente e verso do diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso de graduação contendo a data da colação de grau (*) (**);
Cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação;
Cópia autenticada do documento de identidade com foto;
Cópia simples do CPF ou comprovante de inscrição no CPF (impresso a partir da página da Receita Federal com código de controle e data de impressão), somente se o documento de identidade não contiver o número do CPF;
Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento;
Cópia autenticada do Certificado de Reservista, ou no caso de ser Militar, documento que comprove sua atividade (para homens);
Cópia autenticada do passaporte (candidatos estrangeiros);
Cópia autenticada do visto de permanência no país (candidatos estrangeiros);
Cópia autenticada da Carteira de Registro Nacional de Migrante (CRNM) ou protocolo de registro de visto (***).
(*) O certificado ou declaração de conclusão será aceito apenas para matrícula; para receber o Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente enviar cópia autenticada do Diploma de Graduação conforme especificado no edital; (**) Os diplomas de graduações adquiridos no exterior, deve estar autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem. (***) Ao chegar ao país, existe o prazo de 30 dias, contados da data da entrada, para que o estrangeiro se apresente à Polícia Federal para solicitar o RNE. A cédula, entretanto, não fica pronta imediatamente. O estrangeiro receberá um protocolo. Este protocolo já possui o número do RNE necessário para proceder à matrícula. O estudante poderá agendar o atendimento na Polícia Federal pela Internet, mesmo antes de entrar no país.
2. Os candidatos selecionados poderão enviar por Correios, as cópias autenticadas em cartório ou documento certificado digitalmente para: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação. Avenida Brasil, 4232 – Parque Independência. CEP 85.884-000 – Medianeira – PR;
3. Os candidatos selecionados que prefiram entregar a documentação diretamente no Campus Medianeira da UTFPR, poderão entregar os documentos autenticados ou apresentar os originais seguidos de cópias para autenticação para concluir o processo de matrícula, junto à Secretaria da Pós-Graduação (Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação), localizada no Bloco C, do Campus Medianeira, das 8h00min às 12h00min e das 13h30min às 17h00min;
4. Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula até 17/02/2023;
5. Os candidatos que não fizerem a matrícula até a data limite perderão suas vagas, sendo as mesmas preenchidas a partir da lista de espera.
X – CONVÊNIO UTFPR E FUNTEF-PR
1. A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) atuará como apoio à UTFPR na gestão financeira do presente curso, sendo a responsável pela inscrição inicial e captação das mensalidades, e esta parceria entre a UTFPR e FUNTEF-PR é regulada pelo Contrato 16/2022.
XII - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
1. O candidato, no ato da inscrição fará a opção de uma das seguintes condições de pagamento:
Valor do curso à vista: Matrícula no valor de R$278,00 (duzentos e setenta e oito reais) e parcela única no valor de R$5.282,00 (cinco mil duzentos e oitenta e dois reais) com vencimento até o dia 17/02/2023.
Valor do curso parcelado: Matrícula no valor de R$278,00 (duzentos e setenta e oito reais), mais 20 parcelas de R$278,00 (duzentos e setenta e oito reais) com vencimento no dia 10 de cada mês, a partir do mês de março de 2023
2. Não haverá a cobrança da taxa de inscrição.
3. A devolução da taxa de matrícula, no caso de desistência, se fará no montante de 80% de seu valor, desde que solicitada antes do início das aulas do curso.
Atenção: Para fins de formalização dos serviços prestados durante o curso, o aluno deverá realizar o aceito eletrônico na etapa de inscrição. http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/
XIII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista, acompanhado de seu Histórico Escolar.
XIV – INFORMAÇÕES GERAIS
1. O candidato não selecionado poderá interpor recurso, conforme prazos estabelecidos no item V do edital de abertura.
2. Eventuais questões do presente edital poderão ser dirimidas, em caso de discordância, no foro da Justiça Federal para dirimir eventuais questões decorrentes do edital, não solucionadas administrativamente.
3. Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelo telefone (45) 99114-0046 ou pelo e-mail da coordenação (mbaproducao-md@utfpr.edu.br).
4. O presente edital será publicado em meio eletrônico no site da FUNTEF (http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/).
5. Casos omissos a este edital serão resolvidos pelo Diretor de Pesquisa e Pós-graduação.
Medianeira, 21 de novembro de 2022.
Prof. Claudio Leones Bazzi
Diretor Geral Campus Medianeira
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 21/11/2022, às 13:25, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3125637 e o código CRC (and the CRC code) 6005E44C. |
Relação de links desse edital:
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação-Campus Medianeira (DIRPPG-MD): http://portal.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/medianeira
Pós-Graduação Lato Sensu-Especializações: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/especializacao
Inscrição | Postagem de documentos | Consulta seleção: http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/
Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR: http://portal.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/proppg/latosensu/regulamento_lato_sensu_2018/view
DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
MBA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO
Disciplina:
Gerenciamento da Produção |
Carga Horária Total: 24 horas |
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Presencial |
Remota |
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Síncrona |
Assíncrona |
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08 |
04 |
12 |
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Objetivo: Fornecer uma visão integrada e estratégica da função produção, das responsabilidades que são atribuídas aos gerentes de produção e das diversas ferramentas disponíveis para o desempenho desta função. Dar conhecimento dos processos do projeto de bens físicos e serviços. Contribuir para a aquisição e domínio dos conceitos envolvidos no Gerenciamento da Produção. |
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Programa (Ementa): Estruturas organizacionais. O Contexto Globalizado, Dinâmico e Competitivo das Organizações. Análise do ambiente organizacional. Evolução da produção. Sistemas produtivos. Projeto da gestão da produção e da rede de operações produtivas. Planejamento e pensamento estratégico. Desempenho da produção. Estrutura e escopo da produção. Arranjo físico e fluxo. Tecnologias de processo. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Nas aulas expositivas presenciais serão utilizados recursos áudios-visuais. Para esclarecer os conceitos teóricos, serão apresentados exemplos reais e estudos de caso aos alunos. As aulas síncronas serão via Google Meet. As aulas assíncronas serão via Moodle. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Exercícios, Estudo de caso, Aplicação Prática. |
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Forma de Avaliação: Seminário (25%); Relatório de Estudo de caso/Artigo científico (75%). |
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Bibliografia: ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de. Estratégias de gestão: processos e funções do administrador / Rui Otávio Bernardes de Andrade, Nério Amboni. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. BALDAM, Roquemar de Lima. Gerenciamento de processos de negócios - BPM : uma referência para implantação prática. Rio de Janeiro : Elsevier, 2014. BATALHA, Mário O. Gestão da Produção e Operações. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2019. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788597021288 CRUZ, Tadeu. Manual para Gerenciamento de Processos de Negócio: Metodologia DOMP™: Documentação, Organização e Melhoria de Processos. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2015. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522499700 CRUZ, Tadeu. Processos Organizacionais e Métodos. Disponível em: Minha Biblioteca, 5. ed. Grupo GEN, 2021. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788597027488 CRUZ. Tadeu. Sistemas, Métodos e Processos: Administrando Organizações por meio de Processos de Negócios. Disponível em: Minha Biblioteca, 3.d: Grupo GEN, 2014. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788597007626 MINTZBERG, Henry. Criando Organizações Eficazes: Estruturas Em Cinco Configurações. Brasil, Atlas, 2003. MOREIRA, Daniel. Administração da produção e operações. São Paulo: Saraiva, 2012. SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistair; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 8. ed. Brasil: Atlas, 2018. |
Disciplina:
Logística e Cadeia de Suprimentos |
Carga Horária Total: 24 horas |
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Presencial |
Remota |
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Síncrona |
Assíncrona |
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08 |
04 |
12 |
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Objetivo: A importância de aprender Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos reside no fato de que vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, onde essa gestão se torna fator crucial para a competitividade e sustentabilidade de organizações de diferentes setores da economia. Diante de tais premissas é fundamental estabelecer estratégias colaborativas para geração de valor aos integrantes da cadeia de valor com foco na competitividade e sustentabilidade organizacional dando eficácia operacional aos diversos atores da Cadeia de Suprimentos |
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Programa (Ementa): O ambiente de negócios. Conceito e evolução da logística. Cadeia de suprimentos (supply chain). O sistema logístico. Custos logísticos. Nível de serviço ao cliente. A logística de suprimento. A distribuição física de produtos. O subsistema transporte: os modais de transporte; característica e escolha do modal; os processos de coleta, transferência e distribuição. O subsistema armazém: funções e meios de armazenagem; unitização de cargas; sistemas de endereçamento dos produtos. O gerenciamento de estoques: classificação ABC, sistemática de ressuprimento.(Síncrona) |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Pensamento analítico e inovador através de estudos orientados práticos; (Assíncrona) Estar em constante aprendizado por visitas técnicas em empresas da área Ferroviária, Rodoviária, Portuária e Canais de Marketing e Distribuição; (Síncrona) Solucionar problemas complexos através de cases vinculados a empresas reais; (Assíncrona) Pensamento crítico através de jogos para tomadas de decisão; (Assíncrona) Criatividade, originalidade e iniciativa através de estratégias a serem implementadas em Jogos de Empresas disponibilizados para o desenvolvimento de estratégias desde o diagnóstico até a avaliação do DRE como fator estratégico na tomada de decisões. (Assíncrona) As aulas síncronas serão via Google Meet. As aulas assíncronas serão via Moodle. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Jogos de empresa Um Trabalho Integrativo da Disciplina, integrado ao mercado realizado de forma assíncrona com controle de etapas feitos de forma síncrona o Feito em equipes. O trabalho exige a integração dos conhecimentos básicos sobre a Logística e contribui ao desenvolvimento nos alunos de habilidades na solução de problemas logísticos. Consiste na projeção de um Canal de Distribuição de Produtos, no qual tem que se definir como fazer chegar os produtos a determinados mercados, de forma eficiente e com o adequado nível de serviço. Os discentes terão suas responsabilidades na estrutura do canal de abastecimento onde serão os protagonistas das ações diretamente na prática do estudo (Assíncrona) |
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Forma de Avaliação: Avaliação através de estudos de caso em equipes e individuais ancorados em situações reais do mercado. (Assíncrona) |
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Bibliografia: Ballou R. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial - 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. Bowesox D.j.; Closs, D.J. Logísica Empresarial. Editora Atlas São Paulo, 2001. CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. 5. ed. São Paulo, SP : Cengage, 2018. DIAS, M. A. P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2019. NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. 5. ed., rev. e atual. - São Paulo : Atlas, 2021. NOGUEIRA, A. S. Logística empresarial – um guia prático de operações logísticas. 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2018. |
Disciplina:
Produção Enxuta – Lean Manufacturing |
Carga Horária Total: 24 horas |
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Presencial |
Remota |
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Síncrona |
Assíncrona |
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Objetivo: Abordar a gestão moderna de sistemas produtivos. Classificar os tipos de perdas. Aplicar as ferramentas de Lean Manufacturing em sistemas de produção |
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Programa (Ementa): Gestão Moderna de Sistemas Produtivos. Sistema Toyota de Produção: Pilares, Objetivos e Princípios. Produção Enxuta – Lean Manufacturing: Características, Abordagens, Técnicas e Ferramentas |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Apresentação de seminários; Aplicação de um estudo de caso; Aula expositiva. As aulas síncronas serão via Google Meet. As aulas assíncronas serão via Moodle. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Exercícios, Estudo de caso, Aplicação Prática. |
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Forma de Avaliação: Seminário (25%); Relatórios de Estudos de caso (75%). |
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Bibliografia: TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2017. KRAJEWSKI, Lee J.; RITZMAN, Larry P.; MALHOTRA, Manoj K. Administração de produção e operações. 11. ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2017. MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 3. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2015. FERNANDES, Flavio Cesar Faria; GODINHO FILHO, Moacir. Planejamento e controle da produção: dos fundamentos ao essencial. São Paulo, SP: Atlas, 2010. CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e de operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 3. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2017. PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade: Teoria e Prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2019. |
Disciplina:
Gestão do Conhecimento e Inovação |
Carga Horária Total: 24 horas |
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Presencial |
Remota |
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Síncrona |
Assíncrona |
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08 |
04 |
12 |
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Objetivos: Sensibilização dos estudantes acerca da relevância da inovação para o êxito empresarial. Compreender o papel da inovação no contexto empresarial e mercadológico. Discutir técnicas e instrumentos por meio dos quais o processo de inovação na empresa pode ser fomentado e gerido dentro das organizações. Possibilitar que os participantes conheçam os princípios do gerenciamento da informação e do conhecimento. Articular para que os estudantes possam, por meio da Gestão do Conhecimento, gerenciar os fluxos do conhecimento e com isso gerar inovações como estratégia de negócios. |
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Programa (Ementa): Conceitos Fundamentais da Gestão do conhecimento: criação do conhecimento; evolução do conhecimento; aprendizagem e cultura organizacional; a noção de competências; os tipos de competências (individuais e gerenciais); Gestão de competências; Conceitos aplicados da Gestão do Conhecimento: Inteligência organizacional e competitividade; os tipos e modelos de conversão do conhecimento; Espirais do conhecimento; Capital intelectual; Práticas da gestão do conhecimento (criatividade, design thinking e inovação; Profissionais do conhecimento e as soft skills. Conceitos fundamentais da Inovação: Importância, definições e modelos de inovação; Organização para a inovação; planejamento de produtos e projetos de inovação (inovação aberta x fechada). Conceitos aplicados de inovação: Inovações frugais e tecnologias para o futuro; Inteligência artificial; internet das coisas; Big Data; Inovação e sustentabilidade; propriedade intelectual. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Procedimentos de ensino: Aulas síncronas com conteúdo expositivo acerca dos assuntos; Estudos de caso para entrega de forma assíncrona; Seminários síncronos com discussão e rodada de questionamentos; Atividades complementares: Leitura de artigos científicos; Leitura e resenhas de textos vinculados à inovação e gestão do conhecimento. As aulas síncronas serão via Google Meet. As aulas assíncronas serão via Moodle. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Estudos de caso e artigo científico como trabalho final. |
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Formas de Avaliação: 1.A atividade avaliativa 1- Estudo de Caso 1: (peso 1,0) será realizado através da plataforma Moodle institucional com a entrega de material escrito de forma assíncrona (Deverão ser postadas em local específico). 2. Atividade avaliativa2 – Seminários (peso 2,0): serão realizados, individualmente ou em duplas, em formato síncrono/ presencial. 3. Atividade avaliativa 3: Estudo de caso 2 (peso 1,0) será realizado através da plataforma Moodle institucional com a entrega de material escrito de forma assíncrona (Deverão ser postadas em local específico) 4.Atividade avaliativa: projeto da disciplina – Artigo científico (peso 6,0) : deverá ser feito, individualmente ou em duplas (mesmas do seminário) e postado na plataforma Moodle, em local específico. |
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Bibliografia: BARBIERI, J. C. Organizações Inovadoras. Rio Janeiro: Ed. FVG, 2003. 164 p. BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 249 p. BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Tradução Carlos Alberto Silveira Netto Soares. 2. ed. rev. Porto Alegre: Bookman, 2002. CHESBROUGH, H. Inovação Aberta: como criar e lucrar com a tecnologia, eds. Bookman, Porto Alegre, 2012. DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997. SABBAG, P. Y. Espirais do conhecimento: ativando indivíduos, grupos e organizações. São Paulo: Saraiva, 2007. SENGE, P.M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 16. ed. (Tradução: OP Traduções). São Paulo: Editora Nova Cultural, 2004. SCHUMPETER J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultura, 1988. TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial: uma abordagem baseada no aprendizado e na criatividade. São Paulo: Negócio Editora, 2000. TIDD, Joe; BESSANT, John; PAVITT, Keith. Gestão da Inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008. TIGRE Paulo Bastos. Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. |
Disciplina:
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
Carga Horária Total: 24 horas |
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Presencial |
Remota |
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Síncrona |
Assíncrona |
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Objetivo: Capacitar os alunos para construção de projetos de pesquisa, para busca, leitura, interpretação e fichamento de artigo científicos, bem como para elaboração de artigos e monografias dentro dos preceitos científicos. |
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Programa (Ementa): Fundamentos da Ciência e do Conhecimento Científico. Formas de classificação da pesquisa científica, ferramentas de busca de informações científicas. Elaboração de fichamentos, para construção de artigos, revisões sistemáticas ou metanálises. Realização de análises críticas de artigos e outros materiais científicos. Pesquisa científica: métodos e técnicas. Diretrizes para a elaboração e apresentação gráfica de projetos, artigos e monografias. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva dialogada, Vídeo aulas assíncronas, Seminários. As aulas síncronas serão via Google Meet. As aulas assíncronas serão via Moodle. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Análise crítica de artigo científico e apresentação de seminários, Fichamentos, Elaboração de Revisão Sistemática, Elaboração de Projeto de Pesquisa. |
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Forma de Avaliação: A avaliação será composta por diversos tipos de atividades tais como seminários, apresentações colaborativas, trabalhos escritos individuais ou em grupos, bem como pela participação do aluno no decorrer da disciplina. |
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Bibliografia: AZEVEDO, C. B. Metodologia científica ao alcance de todos. São Paulo: Manole, 2018. CASTRO, S.P. TCC, trabalho de conclusão de curso: uma abordagem leve, divertida e prática. São Paulo: Saraiva, 2019. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017. LAKATOS, E. M. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017. MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Atlas, 2016. SANTOS, P. A. dos. Metodologia da pesquisa social: da proposição de um problema à redação e apresentação do relatório. São Paulo: Atlas, 2015. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2016. |
Disciplina:
Gestão e Controle da Qualidade |
Carga Horária Total: 24 horas |
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Presencial |
Remota |
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Síncrona |
Assíncrona |
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04 |
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Objetivo: Apresentar aos alunos as principais ferramentas, técnicas e programas relacionados à Gestão da Qualidade, enfatizando a forma como esses conceitos podem ser usados na mudança e melhoria contínua dos processos de uma empresa, levando em consideração o ponto de vista dos diferentes stakeholders. |
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Programa (Ementa): HISTÓRICO DA GESTÃO DA QUALIDADE: Evolução do conceito da qualidade; Eras da qualidade; Gurus da qualidade (Deming, Juran, Feigenbaum, Taguchi). PRINCÍPIOS DA QUALIDADE: Dimensões e perspectivas da qualidade; Princípios da gestão da qualidade. GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE: Controle da qualidade total; Gestão da qualidade total; Impacto estratégico da qualidade; Custos da qualidade. MÉTODOS PARA MELHORIA CONTÍNUA: Ciclo PDCA; Método MASP. FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE? Folhas de verificação; Planos de ação 5W2H; Diagrama de causa e efeito; Fluxogramas; Histogramas; Diagrama de Pareto; Diagrama de correlação. TÉCNICAS DE GESTÃO DA QUALIDADE: Análise do modo e do efeito da falha. Etapas do FMEA; Desdobramento da Função Qualidade (QFD); A matriz da qualidade. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Nas aulas expositivas presenciais serão utilizados recursos áudios-visuais. Para esclarecer os conceitos teóricos, serão apresentados exemplos reais e estudos de caso aos alunos. As aulas síncronas serão via Google Meet. As aulas assíncronas serão via Moodle. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalhos em grupo e individuais. |
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Forma de Avaliação: Realização de estudos de caso e discussão de questões que serão resolvidas em sala de aula. Os alunos também terão o auxílio de leituras complementares, listas de exercícios e um trabalho em grupo. O sistema de avaliação somativa será composto por: Uma avaliação individual (P1) – 40 pontos; Lista de exercícios (T1) – 20 pontos; Um trabalho em grupo (T2) – 40 pontos. |
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Bibliografia: BALLESTERO-ALVAREZ, María E. Gestão de Qualidade, Produção e Operações . Disponível em: Minha Biblioteca, (3. Ed.). Grupo GEN, 2019. CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas / Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti. 3. ed. São Paulo : Atlas, 2016. CARPINETTI, L. C. R.; MIGUEL, P. A. C.; GEROLAMO, M. C. Gestão da qualidade: ISO 9001:2015 princípios e requisitos. [4. Reimpr.]. – São Paulo : Atlas, 2022. COSTA, A. F. B.; EPPRECHT, E. K.; CARPINETTI, L. C. R. Controle Estatístico de Qualidade. 2. ed. Atlas, 2005. PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 4. ed. – São Paulo : Atlas, 2019. VIEIRA, S. Estatística para a qualidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. |
Disciplina:
Gestão por Processos |
Carga Horária Total: 24 horas |
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Presencial |
Remota |
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Síncrona |
Assíncrona |
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08 |
04 |
12 |
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Objetivo: Abordar a gestão moderna de empresas, conceituar e classificar os vários tipos de processos. Estruturar uma organização através dos processos de negócios. |
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Programa (Ementa): Conceito e classificação de processos. Estruturação de uma organização através dos processos de negócios. Aplicação de um método de gestão por processos. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Apresentação de seminários; Aplicação de um estudo de caso; Aula expositiva. As aulas síncronas serão via Google Meet. As aulas assíncronas serão via Moodle. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Exercícios, Estudo de caso, Aplicação Prática. |
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Forma de Avaliação: Seminário (25%); Relatório do Estudo de caso (75%). |
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Bibliografia: De SORDI, J. O. Gestão Por Processos: Uma Abordagem da Moderna Administração. 5. ed. São Paulo, SP: Editora Saraiva, 2017. KRAJEWSKI, Lee J.; RITZMAN, Larry P.; MALHOTRA, Manoj K. Administração de produção e operações. 11. ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2017. MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 3. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2015. OLIVEIRA, D. P. R. de. Administração de Processos: Conceitos, Metodologia, Práticas. 6ª Edição. São Paulo, SP: Editora Atlas, 2019. PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade: Teoria e Prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2019. PEREIRA JÚNIOR, E.H. Um método de gestão por processos para micro e pequena empresas. 2011. 137p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Ponta Grossa, 2011. PEREIRA JUNIOR, E. H. Proposição de ferramentas para a gestão de unidades de secagem e armazenagem de grãos utilizando gestão por processos. 2022. 102 f. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel – PR, 2022. |
Disciplina:
Gestão em Movimentação e Armazenagem |
Carga Horária Total: 24 horas |
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Presencial |
Remota |
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Síncrona |
Assíncrona |
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08 |
04 |
12 |
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Objetivo: Contribuir para formação profissional do aluno, permitindo que o mesmo consiga, dimensionar o volume de materiais para o processo e definir a estrutura e infraestrutura mínima para armazenagem e movimentação. |
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Programa (Ementa): Dimensionamento e Controle de Estoques: Níveis de estoques, Estoques de segurança, Lote econômico de compras, Metodologias de controle de estoques; Estruturas e infraestruturas de armazenagem, Classificação de materiais, Padronização de materiais, Codificação e normalização de materiais, Fluxo de materiais; Equipamentos e estratégias de movimentação de materiais. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula presencial expositiva dialogada, aula síncrona para apresentação e discussão de trabalhos, vídeo aulas assíncronas. As aulas síncronas serão via Google Meet. As aulas assíncronas serão via Moodle. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Projeto de estruturação de ambientes de armazenagem e movimentação. |
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Forma de Avaliação: Projeto: peso 6,0 (seis); Atividades assíncronas: peso 4,0 (quatro). |
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Bibliografia: BEGNON, Wanderley. NR 11. Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. Viena: 2016. DIAS, M. A. P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2019. OLIVEIRA, Daniele Melo de Oliveira. Gerenciamento e automação de armazém. InterSaberes: 2021. PAOLESCHI, Bruno. ALMOXARIFADO E GESTÃO DE ESTOQUES . Disponível em: Minha Biblioteca, (3. Ed.). Editora Saraiva, 2019. SILVA, Bráulio Wilker. Gestão de Estoques: Planejamento, Execução e Controle. 2. ed. João Monlevade: BWS Consultoria, 2020. TADEU, Hugo Ferreira Braga (organizador). Gestão de Estoques: Fundamentos, Modelos Matemáticos e Melhorias Práticas Aplicadas. São Paulo: Atlas, 2019. |
Disciplina:
Gestão dos Custos de Produção |
Carga Horária Total: 24 horas |
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Presencial |
Remota |
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Síncrona |
Assíncrona |
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08 |
04 |
12 |
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Objetivo: Apresentar e discutir abordagens teóricas e práticas ligadas a gestão e análise de custos de produção, propiciando determinar custos de produção sob diferentes enfoques e métodos de custeio, bem como oferecer condições de entendimento do inter-relacionamento com as diversas áreas e sistemas que envolvem o processo de apoio e tomada de decisão. Também, objetiva oferecer mecanismos ligados a custos e que são imprescindíveis aos controles empresariais, de forma crítica e suficientemente ampla para que se entenda a organização nos seus vários aspectos relacionados com a produção de bens e serviços. |
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Programa (Ementa): Custeio Variável; Relação Custo-Volume-Lucro; Custos imputados e custos perdidos (oportunidade); Custos para controle (orçamento); Custeio baseado em atividades (ABC) e Método das unidades de esforço de produção – UEP’s. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: No curso serão abordadas questões teóricas e práticas de interesse do curso por meio de aulas expositivas e discussão em grupo, exercícios sobre os diferentes temas e leitura orientada com indicação prévia dos assuntos. Para atingir os objetivos propostos serão utilizados recursos, conforme normativas, como: a) Ambiente Virtual: Será adotada a Plataforma Moodle como ambiente virtual de ensino e aprendizagem, que conterá as informações necessárias para o funcionamento da disciplina, postagem do conteúdo e trabalhos e exercícios dos diferentes temas. O aluno deve estar apto a acessar o ambiente, observar as instruções, orientações e as atualizações comunicadas e disponibilizadas, estudar os materiais disponíveis e desenvolver os exercícios e as avaliações constantes. b) Sistema de interação das aulas síncronas: Serão adotadas uma ou mais plataformas que ofereçam serviços de comunicação e colaboração para encontros virtuais de aulas e reuniões a Google Meet (https://meet.google.com/). Haverá aulas remotas, interações e atendimentos. c) Participação das atividades: os encontros, do total de 24 horas, 8 horas serão presenciais; e, em 16 horas serão remotas, sendo destas, 4 horas síncronas e 12 horas assíncronas. As aulas síncronas serão via Google Meet. As aulas assíncronas serão via Moodle. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: No transcorrer da disciplina, os alunos precisarão elaborar trabalhos sobres os diferentes tópicos. Todos esses trabalhos serão entregues via Moodle®, porém alguns deles deverão ser apresentados aos demais colegas de sala, nesse caso, em apresentações utilizando o PowerPoint®. |
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Forma de Avaliação: A avaliação final do aluno será expressa da seguinte maneira: 1) Uma prova parcial, presencial; 2) Uma nota pela participação e entrega dos trabalhos; 3) Uma nota pelos trabalhos entregues e apresentados. O conceito final será computado pela média simples das três avaliações, num conjunto de três notas com pesos iguais. |
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Bibliografia: CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso Básico de Contabilidade de Custos. 6. ed., São Paulo: Atlas, 2017. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 11. ed., São Paulo: Atlas, 2018. MARTINS, Eliseu; ROCHA, Welington. Métodos de Custeio Comparados: Custos e Margens Analisados sob Diferentes Perspectivas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015. PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade de Custos, Teoria, Prática, Integração com Sistemas de Informações (ERP). São Paulo: Cengage Learning, 2018. |
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Disciplina:
Gestão Ergonômica no Trabalho |
Carga Horária Total: 24 horas |
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Presencial |
Remota |
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Síncrona |
Assíncrona |
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08 |
04 |
12 |
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Objetivo: Capacitar o discente a entender a interação entre trabalhador, máquina e ambiente e seus reflexos para o processo a fim de otimizar o desempenho do sistema. |
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Programa (Ementa): Gestão ergonômica e análise do trabalho (interações da ação ergonômica na proposição de transformação no trabalho; trabalho, tarefa e atividade; a função integradora da atividade e trabalho, a abordagem ergonômica; a separação entre a função organizadora e a atividade de trabalho). Sistema homem-máquina-ambiente; Estudo do homem e seus canais sensoriais; Biomecânica ocupacional; Antropometria; Postos de trabalho; Fatores humanos e ambientais do trabalho; Metodologia de análise ergonômica do trabalho; Métodos e técnicas e de análise de variáveis em ergonomia. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula síncrona (meet.google.com/ Big Blue Button): elaboração de um AET (análise Ergonômica do Trabalho) de um posto de trabalho; Seminários; Aprendizagem baseada em problemas. As aulas síncronas serão via Google Meet. As aulas assíncronas serão via Moodle. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Relatórios AET; Lista de exercícios; Apresentação de Trabalhos. |
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Forma de Avaliação: Relatório (50%); Lista de exercícios (25%) e Seminário (25%). |
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Bibliografia: ABRAHÃO, J. I.; TORRES, C. C. Entre a organização do trabalho e o sofrimento: o papel de mediação da atividade. Revista Produção, v. 14, n. 3, p. 67-76, 2004. Disponível em : https://www.scielo.br/j/prod/a/3r5BYwZyBkP7QYmvk5zxYKD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 set. 2021. ABRAHÃO, Júlia.; SZNELWAR, Laerte.; SILVINO, Alexandre.; SARMET, Maurício.; PINHO, Diana. Introdução à ergonomia: da prática à teoria. Editora Blucher, 2009. 9788521214403. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521214403/. Acesso em: 30 set. 2021. FALZON, Pierre. Ergonomia. Editora Blucher, 2015. 9788521213475. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521213475/. Acesso em: 30 set. 2021. IDA, Itiro. Ergonomia - Projeto e Produção. Editora Blucher, 2005. 9788521215271. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521215271/. Acesso em: 30 set. 2021. KROEMER, Karl.H. E.; GRANDJEAN, Etienne. Manual de Ergonomia. Grupo A, 2015. 9788560031290. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788560031290/. Acesso em: 30 set. 2021. CORRÊA, Vanderlei. M.; BOLETTI, Rosane. R. Ergonomia. Grupo A, 2015. 9788582603154. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582603154/. Acesso em: 30 set. 2021. SOUZA, Dulce.América. D.; WEBER, Fernando. P.; RECCHI, Andressa. F.; AL., et. Ergonomia do ambiente construído. Grupo A, 2019. 9788595029675. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595029675/. Acesso em: 30 set. 2021. |
Disciplina:
Gestão de Projetos |
Carga Horária Total: 24 horas |
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Presencial |
Remota |
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Síncrona |
Assíncrona |
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08 |
04 |
12 |
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Objetivo: Compreender os conceitos relacionados com a gestão de projetos. Conhecer estratégias e metodologias de planejamento e monitoramento de projetos. Desenvolver competências para o planejamento e execução de projetos. |
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Programa (Ementa): Contexto do gerenciamento de projetos nas organizações. Coordenação das atividades do projeto e Gestão do escopo do Projeto. Processos de gestão do tempo no contexto do projeto. Mapeamento dos custos do projeto e Gerência da Qualidade do Projeto. Dimensionamento dos Recursos Humanos do projeto. Gerência dos Riscos do Projeto e Gerência das Aquisições. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Apresentação de seminários; Aplicação de um estudo de caso; Aula expositiva. As aulas síncronas serão via Google Meet. As aulas assíncronas serão via Moodle. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Exercícios, Estudo de caso, Aplicação Prática de um projeto. |
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Forma de Avaliação: Seminários (25%); Elaboração de um projeto na prática (75%). |
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Bibliografia: CAMARGO, Marta. Gerenciamento de Projetos. Disponível em: Minha Biblioteca, (2nd edição). Grupo GEN, 2018. DUFFY. M. Gestão de Projetos: arregimente os recursos - estabeleça prazos - monitore o orçamento - gere relatórios: soluções práticas para os desafios do trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2014. KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: As Melhores Práticas. Porto Alegre; Bookman, 2020. LARSON, Erik, W. e Clifford F. Gray. Gerenciamento de Projetos. Disponível em: Minha Biblioteca, (6ª edição). Grupo A, 2016. LARSON, W., E., GRAY, F., C. Gerenciamento de Projetos: O Processo Gerencial. 6. ed. Porto Alegre; Bookman. 2016. MENEZES, Luís César de M. Gestão de Projetos. 4. ed. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2018. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. |
Disciplina:
Análise Econômica e Financeira de Projetos |
Carga Horária Total: 24 horas |
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Presencial |
Remota |
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Síncrona |
Assíncrona |
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08 |
04 |
12 |
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Objetivo: Proporcionar ao acadêmico a condição de fazer a avaliação da viabilidade econômica e financeira de projetos para tomada de decisões sobre investimentos |
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Programa (Ementa): Matemática financeira. Cálculo de Valor presente, Valor futuro, prestações e taxas. Métodos determinísticos de análise de investimentos: TIR, VPL, VAUE/CAUE E Payback. As três esferas de avaliação: técnica, mercadológica e financeira. Custos de captação e rentabilidade de projetos. Análise de riscos |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: As aulas presenciais serão expositivas e intercaladas com debates. As aulas síncronas também serão um misto de aulas expositivas e debates com utilização da ferramenta google meeting. Durante as aulas assíncronas serão desenvolvidas atividades práticas, como listas de exercícios e estudos de casos. As aulas síncronas serão via Google Meet. As aulas assíncronas serão via Moodle. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Lista de exercícios sobre a matemática financeira; Lista de exercícios sobre métodos determinísticos de análise de investimentos; e Estudos de casos sobre o tema, em situações reais ocorridas nas organizações/empresas. |
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Forma de Avaliação: A avaliação se dará mediante a entrega das 2 listas de exercícios (peso 5,0) e dos estudos de casos propostos (peso 5,0) |
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Bibliografia: ALVES, Aline, et al. Engenharia Econômica. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2017. CASAROTTO FILHO, N.; KOPITTKE, B. H. Análise de investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2019. GITMAN, L. j. Princípios de Administração Financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2010. HIRSCHFELD, H. Engenharia econômica e análise de custos. 7. ed. São Paulo Atlas, 2000. VANNUCCI, Luiz R. Matemática Financeira e Engenharia Econômica. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Blucher, 2013. |
Disciplina:
Técnicas para Tomada de Decisão na Produção |
Carga Horária Total: 24 horas |
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Presencial |
Remota |
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Síncrona |
Assíncrona |
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08 |
04 |
12 |
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Objetivo: Capacitar os alunos para o processo de tomada de decisão em ambiente empresarial, tendo em vista a utilização de métodos de multicritério com apoio ferramentas de TI. |
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Programa (Ementa): Decisão nas organizações; Conceitos do processo decisório; Problemas de decisão; Modelos de decisão e seleção de métodos; Análise de cenários; Técnicas qualitativas de auxílio à decisão; Métodos multicritério de apoio à decisão. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula presencial expositiva dialogada, aula síncrona para apresentação e discussão de trabalhos, vídeo aulas assíncronas. As aulas síncronas serão via Google Meet. As aulas assíncronas serão via Moodle. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Resolução de estudo de caso com a utilização de softwares para tomada de decisão em ambiente de produção industrial. |
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Forma de Avaliação: Projeto: peso 6,0 (seis) Atividades assíncronas: peso 4,0 (quatro) |
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Bibliografia: ALMEIDA, A.T. Processo de decisão nas organizações: Construindo modelos de decisão multicritério. São Paulo: Atlas, 2013. GOMES, Luiz Flavio Autran M. Princípios e Métodos para Tomada de Decisão Enfoque Multicritério. Disponível em: Minha Biblioteca, (6ª edição). Grupo GEN, 2019. DEHE, B.; BAMFORD, D. Development, test and comparison of two Multiple Criteria Decision Analysis (MCDA) models: A case of healthcare infrastructure location. Expert Systems with Applications, Elsevier Ltd, v. 42, n. 19, p. 6717–6727, 2015. ISSN 09574174. Hodgett, R. E. (2016). Comparison of multi-criteria decision-making methods for equipment selection. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, 85(5-8), 1145- 1157. DOI: https://doi.org/10.1007/s00170-015-7993-2 |
Disciplina:
Gestão de Pessoas e Liderança |
Carga Horária Total: 24 horas |
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Presencial |
Remota |
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Síncrona |
Assíncrona |
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08 |
04 |
12 |
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Objetivo: Capacitar para a tomada de decisão em ambiente organizacional, em contextos que envolvem a gestão de pessoal, relacionamento interpessoal e exercício da liderança. |
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Programa (Ementa): Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Relacionamento Interpessoal. Gestão de Conflitos. Avaliação de Desempenho. Produtividade. Estilos de Liderança. Inteligência Emocional. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aulas expositivas e explicativas. Trabalhos em grupo. Seminários. Pesquisas de Campo e Estudos de Caso. As aulas síncronas serão via Google Meet. As aulas assíncronas serão via Moodle. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Desenvolvimento de estudo prático sobre governança, gestão de conflitos e produtividade em âmbito organizacional. |
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Forma de Avaliação: Seminários – 50% Avaliação escrita – 50% |
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Bibliografia: BLANCHARD, Ken. Liderança de Alto Nível: Como Criar e Liderar Organizações de Alto Desempenho. Disponível em: Minha Biblioteca, (3ª edição). Grupo A, 2019. DAHL, Jean. Liderança Lean. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Alta Books, 2021. LACOMBE, Francisco José M. Recursos humanos. Disponível em: Minha Biblioteca. 3. ed. Editora Saraiva, 2020. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas - O Novo Papel da Gestão do Talento Humano. Disponível em: Minha Biblioteca, (5ª edição). Grupo GEN, 2020. VERGARA, Sylvia C. Gestão de Pessoas. 16. ed. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2016. |
Disciplina:
Gestão Empreendedora |
Carga Horária Total: 24 horas |
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Presencial |
Remota |
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Síncrona |
Assíncrona |
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08 |
04 |
12 |
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Objetivo: Oferecer ao aluno uma ampla visão dos aspectos que envolvem o empreendedorismo e a gestão de empresas em suas diferentes formas, instigando o espírito empreendedor como uma das formas de desenvolvimento dos diversos segmentos empresariais. |
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Programa (Ementa): O processo empreendedor. Reconhecimento de oportunidades. Negócios tradicionais e de base tecnológica. Processos de inovação e inovação social. Raciocínio empreendedor com visão crítico-analítica e interdisciplinar nas organizações. Perfis e tipos de empreendedor. Solução de problemas em uma perspectiva empreendedora e criativa. Novas vertentes do empreendedorismo (empreendedorismo social, negócios sociais e de impacto, intra empreendedorismo). Economia criativa e busca de oportunidades. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Apresentação de seminários; Aplicação de um estudo de caso; Aula expositiva. As aulas síncronas serão via Google Meet. As aulas assíncronas serão via Moodle. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Exercícios, Estudo de caso, Aplicação Prática de um projeto. |
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Forma de Avaliação: Seminários (25%); Elaboração de um projeto na prática (75%) |
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Bibliografia: AVENI, Alessandro. Empreendedorismo Contemporâneo: Teorias e Tipologias. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2014. BESSANT, John, e Joe Tidd. Inovação e Empreendedorismo. Disponível em: Minha Biblioteca. 3. ed. Grupo A, 2019. CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo - Dando Asas ao Espírito Empreendedor. Disponível em: Minha Biblioteca. 5. ed. Grupo GEN, 2021. DORNELAS, José. Empreendedorismo, transformando ideias em negócios. Disponível em: Minha Biblioteca. 8. ed. Editora Empreende, 2021. DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Empreende, 2020. FARAH, Osvaldo, E. et al. Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. Disponível em: Minha Biblioteca. 2. ed. Cengage Learning Brasil, 2017. GRANDO, Nei (org.). Empreendedorismo inovador: como criar startups de tecnologia no Brasil. São Paulo: Editora Évora, 2012. HISRICH, Robert, D. et al. Empreendedorismo. Disponível em: Minha Biblioteca. 9. ed. Grupo A, 2014. SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984. |
DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
MBA em Gestão da Produção
Disciplina |
Carga Horária (horas) |
Titulação |
Docente Responsável |
Link para o Currículo Lattes |
Instituição |
Gerenciamento da Produção |
24 |
Drª. |
Bethânia Ávila Rodrigues |
UTFPR |
|
Logística e Cadeia de Suprimentos |
24 |
Dr. |
Cidmar Ortiz dos Santos |
UTFPR |
|
Produção Enxuta – Lean Manufacturing |
24 |
Dr. |
Edson Hermenegildo Pereira Junior |
UTFPR |
|
Gestão do Conhecimento e Inovação |
24 |
Dr. |
Luciano da Costa Barzotto |
UTFPR |
|
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
24 |
Drª. |
Carla Adriana Pizarro Schmidt |
UTFPR |
|
Gestão e Controle da Qualidade |
24 |
Drª. |
Lidiana Zocche |
UTFPR |
|
Gestão por Processos |
24 |
Dr. |
Edson Hermenegildo Pereira Junior |
UTFPR |
|
Gestão em Movimentação e Armazenagem |
24 |
Dr. |
Reginaldo Borges |
UTFPR |
|
Gestão dos Custos de Produção |
24 |
Dr. |
Sérgio Adelar Brun |
UTFPR |
|
Gestão Ergonômica no Trabalho |
24 |
Me. |
Peterson Diego Kunh |
UTFPR |
|
Gestão de Projetos |
24 |
Me. |
Neron Alípio Cortes Berghauser |
UTFPR |
|
Análise Econômica e Financeira de Projetos |
24 |
Dr. |
Lotário Fank |
UTFPR |
|
Técnicas para Tomada de Decisão na Produção |
24 |
Dr. |
Reginaldo Borges |
UTFPR |
|
Gestão de Pessoas e Liderança |
24 |
Dr. |
Márcio Becker |
UTFPR |
|
Gestão Empreendedora |
24 |
Dr. |
Carlos Laércio Wrasse |
UTFPR |
Obs.: O quadro de professores poderá sofrer alterações sem perda de conteúdo ou de qualidade das aulas.
Referência: Processo nº 23064.046268/2022-62 | SEI nº 3125637 |