Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT |
|||
EDITAL 70/2022 - DIRGRAD
PROGRAMA DE BOLSISTAS E MONITORES DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS DO CAMPUS CURITIBA DA UTFPR
Conforme Nota Jurídica 01189 (documento SEI 3125236) da PROJU, 21.11.2022.
O Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas do Câmpus Curitiba (DALEM-CT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) , juntamente com a Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Campus Curitiba (DIRGRAD-CT), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, para o ano letivo de 2023, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para o Programa de Bolsistas e Monitores do DALEM-CT.
1. DO OBJETO
1.1 - O Programa de Bolsistas e Monitores do DALEM-CT tem como finalidade a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Letras Inglês e Letras Português/Inglês do Campus Curitiba, podendo, quando da sua conclusão, ser pontuado como Atividade Complementar. Tal melhoria pode ser obtida de forma direta, com o envolvimento dos acadêmicos desses cursos como monitores de disciplinas e/ou de projetos de pesquisa e extensão; e, de forma indireta, com a participação de acadêmicos de outros cursos como bolsistas de apoio ao corpo docente.
2. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
2.1 - As despesas decorrentes do presente Edital são custeadas com recursos de arrecadação própria do DALEM-CT advindas de verba de dotação geral, elemento de despesa 339018.00 (Auxílio Financeiro a Estudantes) e 339000.00 (Aplicações Diretas).
3. DAS NORMAS GERAIS
3.1 - Serão concedidas 12 (doze) bolsas no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) cada, para o período de 10 (dez) meses, totalizando R$ 84.000,00 (vinte e oito mil reais). As bolsas atenderão demandas distintas do departamento e estão organizadas em tipo, quantidade e público alvo, conforme quadro a seguir:
Quadro 1: Tipos de bolsas, Quantidade e Público Alvo
Tipo de bolsa |
Quantidade |
Público alvo |
|
04 |
Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Letras Inglês e Letras Português/Inglês |
|
05 |
Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Letras Inglês e Letras Português/Inglês |
|
03 |
Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Letras Inglês, Letras Português/Inglês, Sistemas da Informação, Engenharia de Computação |
3.2 - Este edital está fundamentado no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação (COEPP) por meio da Resolução n° 15/2009; pela Instrução Normativa nº 03/2009, relativa aos procedimentos operacionais para a implantação do Programa de Monitoria.
3.3 - A concessão da Monitoria está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.
3.4 - O valor da Bolsa-Monitoria será de R$700,00 para os meses de março a dezembro de 2023.
3.5 - A bolsa correspondente à atuação mensal será creditada em conta corrente ou poupança de titularidade do estudante, podendo ser interrompida por solicitação do professor orientador ou pelo próprio estudante.
3.5.1 - A abertura da conta corrente ou conta poupança deverá ser providenciada pelo aluno, caso não a possua.
3.6 - Os Estudantes-Monitores exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 15 (quinze) horas semanais, que deverão ser distribuídas em atividades de atendimento e atividades de preparação de material didático/atendimento, a combinar com o Professor-Orientador.
3.7 - As atividades desenvolvidas pelos Estudantes-Monitores poderão ser do tipo atendimento remoto e/ou presencial, a depender das instruções normativas publicadas pela Reitoria da UTFPR e/ou DIRGE-CT, vigentes no período de execução orçamentária do presente edital.
3.8 - Em caso de atendimento remoto, os Estudantes-Monitores devem possuir recursos próprios para conexão de internet, equipamentos de hardware, e softwares apropriados para realização desse tipo de atendimento, o qual é caracterizado por:
I) Capacidade de comunicação em tempo real por texto, vídeo e áudio através de computador e/ou smartphone;
II) Capacidade de envio de fotos/figuras de resoluções parciais ou integrais de exercícios, deduções, textos, explicações, desenhos, esquemas, gráficos, etc;
III) Capacidade de exportar em tempo real a imagem do ambiente de trabalho (desktop) do computador ou smartphone.
3.8.1 - A UTFPR não disponibilizará recursos para atendimento remoto, como acesso a computador e internet.
3.8.2 - Em casos específicos, o estudante poderá utilizar a infraestrutura de equipamentos e conexão de internet do campus da UTFPR, desde que obedecidas as condições de segurança sanitária determinadas pela UTFPR ou por legislação específica, autorizado pela Comissão de Biossegurança do campus e homologado pela DIRGRAD.
3.8.3 - O Estudante-Monitor será desligado do programa caso fique impossibilitado de realizar o atendimento remoto e/ou presencial.
3.8.4 - Não serão disponibilizados, ao Estudante-Monitor, recursos financeiros além das cotas de bolsa já previstas.
3.9 - Os Estudantes-Monitores deverão propor seus Horários de Atividades, em comum acordo com os Professores-Orientadores, não podendo estes coincidirem com suas atividades acadêmicas regulares.
3.9.1 - Os Estudantes-Monitores têm autonomia para ajustar os horários propostos de acordo com a sua disponibilidade e a demanda dos alunos, observando o limite de 5 horas diárias e 15 horas semanais de atividades.
3.10 - O Professor-Orientador deve estar ministrando a disciplina/unidade curricular.
3.10.1 - O Professor-Orientador é responsável por acompanhar as atividades de monitoria, verificar os horários das atividades, bem como receber Ficha de Inscrição, Termo de Acordo, Ficha de Controle de Frequência, Relatório Mensal de Atendimento e demais documentações fornecidas em formato digital pelo seu respectivo Estudante-Monitor, bem como encaminhar as documentações conforme orientação do DALEM-CT.
3.10.2 - Cada Estudante-Monitor terá um único Professor-Orientador.
3.10.3 - Em caso de impossibilidade do Professor-Orientador por motivo de afastamento e/ou troca de disciplina, o Estudante-Monitor será orientado por pelo novo professor que atuará na disciplina a que a bolsa está vinculada.
3.11 - A formalização da Monitoria ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre o DALEM-CT e o Estudante-Monitor.
4. DAS ATRIBUIÇÕES DOS ESTUDANTES-MONITORES
Por se tratar de um edital destinado a diferentes tipos de bolsas, as atribuições dos estudantes-monitores também são distintas, conforme a seguir.
4.1 - Constituem-se atribuições do ESTUDANTE-MONITOR DE DISCIPLINAS (tipo 1):
I) Realizar assistência aos estudantes dos Cursos de Licenciatura em Letras Inglês e Letras Português/Inglês, das disciplinas do Quadro 1 do item 5.2 deste Edital;
II) Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;
III) Participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais, como Semana Acadêmica de curso ou outros eventos promovidos pela Coordenação dos Cursos de Licenciatura em Letras Inglês e Letras Português/Inglês ou a Chefia do DALEM-CT, quando solicitados;
IV) Elaborar a Ficha de Controle de Frequência (Apêndice II) e o Relatório Mensal de Atendimento (Apêndice III) e enviar mensalmente ao professor orientador.
4.2 - Constituem-se atribuições do ESTUDANTE-MONITOR DE PESQUISA/EXTENSÃO (tipo 2):
I) Dedicar 15 (quinze) horas semanais para atividades relativas à bolsa, de acordo com o plano de trabalho, conforme suas características e especificidades, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;
II) Comprometer-se em realizar as atividades solicitadas pelo professor orientador e comparecer pontualmente aos encontros de orientação agendados;
III) Auxiliar os docentes em tarefas pertinentes ao projeto a que estão vinculados, compatíveis com o seu grau de conhecimento;
IV) Apresentar ao professor orientador, ao final do presente Edital, um relatório de atividades;
V) Comprometer-se a não acumular essa bolsa com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil Emergencial Covid-19;
VI) Fazer referência à sua condição de estudante bolsista do DALEM-CT em publicações e trabalhos apresentados sempre que tiver relação com o projeto contemplado por este edital;
VII) Devolver ao DALEM-CT quaisquer pagamentos recebidos indevidamente, ou em caso de não serem cumpridos os requisitos e compromissos estabelecidos neste edital e/ou no plano de trabalho apresentado;
VIII) Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas.
4.3 - Constituem-se atribuições do ESTUDANTE-MONITOR DE APOIO AO CORPO DOCENTE (tipo 3):
I) Dedicar 15 (quinze) horas semanais para atividades relativas à bolsa, de acordo com o plano de trabalho, conforme suas características e especificidades, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;
II) Comprometer-se em realizar as atividades solicitadas pelo professor orientador e comparecer pontualmente aos compromissos agendados;
III) Auxiliar os docentes no planejamento das ações para sala de aula, eventos, pesquisa, extensão e divulgação, no que tange a/à/ao:
a) Cuidado e zelo dos equipamentos e diferentes espaços do DALEM-CT (laboratórios, salas de aula, espaço dos professores e da gestão do departamento);
VI). Comprometer-se a não acumular essa bolsa com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil Emergencial Covid-19;
VII) Devolver ao DALEM-CT quaisquer pagamentos recebidos indevidamente, ou em caso de não serem cumpridos os requisitos e compromissos estabelecidos neste edital e/ou no plano de trabalho apresentado
5. DOS ESTUDANTES QUE SERÃO ATENDIDOS PELOS ESTUDANTES-MONITORES DE DISCIPLINAS
5.1 - O atendimento é destinado aos estudantes regularmente matriculados nos Cursos de Licenciatura em Letras Inglês e Letras Português/Inglês do campus Curitiba da UTFPR.
5.1.1 - Os estudantes poderão solicitar assistência referente às disciplinas detalhadas no Quadro 2 do item 6.1 deste Edital.
6. DAS VAGAS DE BOLSA MONITORIA DISPONÍVEIS NO DALEM-CT
6.1 - Serão ofertadas no contexto deste edital 12 (doze) vagas, conforme Quadro 1 do item 3.1 deste Edital. As vagas disponíveis estão detalhadas nos Quadros 2, 3 e 4.
Quadro 2: Vagas para ESTUDANTE-MONITOR DE DISCIPLINA
Disciplina |
Vagas |
Laboratório em Leitura e Escrita em Língua Inglesa 1 e 2 |
1 (uma) |
Prática de Linguística Aplicada ao Ensino |
1 (uma) |
Língua Inglesa Elementar, Básico I e II, Intermediário I e II |
1 (uma) |
Quadro 3: Vagas para ESTUDANTE-MONITOR DE PESQUISA E EXTENSÃO
Nome do Projeto e Orientador |
Tipo do Projeto |
Descrição do Projeto |
Número Vagas |
NuCli Elisa Novaski Cordeiro |
Extensão |
O Nucli oferece várias ações de ensino de língua e formação de professores no que se refere à internacionalização da universidade. Essas ações necessitam de apoio nas questões de secretaria. |
01 (uma) |
Travessias de mulheres migrantes em contexto de migração contemporânea
Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque |
Extensão |
Esse projeto propõe rodas de conversa com mulheres migrantes recentes no Brasil e tem por objetivo discutir questões que lhes interessem e que possam promover trocas entre mulheres em um ambiente seguro e acolhedor. A feminização das migrações tem sido cada vez mais tema de estudo por já ser uma realidade. Sabe-se também que muitas vezes mulheres, a depender de sua cultura, quando estão acompanhadas por homens devem portar-se de determinadas maneiras. Rodas de conversa entre mulheres pode propiciar um ambiente em que mulheres possam expressar-se de diferentes formas, abrindo-se, trocando experiências com outras migrantes e promovendo encontros importantes e necessários. |
01 (uma) |
O Modernismo e a Tradição em Joyce, Woolf e Mansfield: tradução de ensaios, cartas e diários Jaqueline Bohn Donada |
Pesquisa |
O projeto promove um estudo do Modernismo de língua inglesa e sua relação com a tradição literária conforme observada nas obras de James Joyce, Katherine Mansfield e Virginia Woolf. O objetivo principal do projeto é produzir traduções anotadas de textos selecionados de cada um dos autores em que essas questões venham à tona. O projeto abrigará também um grupo de estudos sobre o tema |
01 (uma) |
Círculo das pedagogias contra-hegemônicas
Walker Douglas Pincerati e Jaqueline Bohn Donada |
Extensão |
Este projeto propõe um estudo em torno do conceito de pedagogias contra-hegemônicas e seu status na educação brasileira, especificamente no ensino de inglês. Ao longo do projeto serão realizados três eventos de leituras coletivas de textos selecionados e produção de materiais de estudo. Ao final, espera-se produzir uma cartilha sobre pedagogias contra-hegemônicas e suas implicações para o ensino de línguas |
01 (uma) |
DALÉM DIDÁTICO Andressa Brawerman Albini e Walker Douglas Pincerati |
Extensão |
Elaboração e adaptação de REAs para o site Dalem Didático a fim de disponibilizar para professores (especialmente da rede pública) parte do material didático elaborado no curso de Letras Inglês. |
01 (uma) |
A formação docente e a multissensorialidade: perspectivas
Fabiana Almeida, Jacqueline Lindstron e Elizabeth Pazello |
Pesquisa |
O projeto objetiva promover o estudo da abordagem multissensorial, tema originário da área de transtornos e dificuldades de aprendizagem, assim como da alfabetização em língua inglesa e do ensino bilíngue, para contribuir para a formação do professor de língua estrangeira. Assim, o projeto organizará todo o material já produzido até o momento pelas 4 edições anteriores do projeto-mãe, compreendendo recursos educacionais, relatos, artigos, trabalhos de conclusão de curso e oficinas |
01 (uma) |
Quadro 4: Vagas para ESTUDANTE-MONITOR DE APOIO AO CORPO DOCENTE
Atividade e Orientador |
Descrição da Vaga |
Requisito dos candidatos |
Vagas |
Monitor de TI Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira Martins |
Apoio à manutenção dos laboratórios, das salas dos professores e da gestão do DALEM, bem como das salas de aula que são de responsabilidade do departamento |
Experiência com manutenção de computadores e instalação de Softwares; noções de organização |
1 (uma) |
Monitor de apoio à CHEFIA DO DALEM Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira Martins
|
Apoio ao atendimento de professores e alunos dos cursos de Letras Inglês e do Calem, em atividades relacionadas à prática docente e às aplicações de Exames de Proficiência pelo departamento
|
Habilidades relacionais, noções de organização, conhecimentos de ferramentas digitais de editor de textos, planilhas de cálculo e sistemas de apresentações |
1 (uma) |
Monitor de apoio à COORDENAÇÃO LETRAS INGLÊS Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque |
Apoio às atividades relacionadas a dinâmica de operacionalização da coordenação do Curso de Letras Inglês |
Habilidades relacionais, noções de organização, conhecimentos de ferramentas digitais de editor de textos, planilhas de cálculo e sistemas de apresentações |
1 (uma) |
7. DAS INSCRIÇÕES
7.1 - Para concorrer ao processo de seleção da Bolsa-Monitoria, o candidato deverá:
I) Estar matriculado a partir do segundo período (no momento da inscrição) e não ter previsão de formatura antes do fim da vigência da bolsa;
II) Para as vagas de ESTUDANTE-MONITOR DE DISCIPLINA, ter sido aprovado na disciplina/unidade curricular que caracteriza a área da Monitoria pretendida para a bolsa;
III) Comprovar haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da Monitora;
IV) Não receber outra bolsa, excetuando-se a Bolsa-Permanência, se for o seu caso; e
V) Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.
7.2 - Somente será aceita uma inscrição por estudante mediante Formulário de Inscrição online a ser preenchido no seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/3Nbr9sVCE1VrXYUk9.
7.2.1 - Na inscrição para ESTUDANTE-MONITOR DE DISCIPLINA, o estudante poderá optar por até duas disciplinas, escolhidas em ordem de prioridade, para concorrer a apenas uma vaga de monitoria remunerada.
7.3 - A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital, no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, nas Instruções Normativas nº 03/2009 e nº 08/2020, e na Resolução nº 49/2020.
7.4 - O candidato será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição on-line (Item 7.2 do Edital) no prazo estabelecido no CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I e se as informações prestadas não forem verdadeiras.
8. DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
8.1 - A seleção dos Estudantes-Monitores será feita a partir de processo seletivo elaborado pelos Professores-Orientadores, conforme critérios apresentados nos quadros a seguir.
Quadro 5: Critérios de seleção para ESTUDANTE-MONITOR DE DISCIPLINAS
Critérios de seleção para as disciplinas de Laboratório em Leitura e Escrita em língua Inglesa 1 e 2 |
Seleção e classificação dos candidatos será realizada por uma banca composta de no mínimo dois professores e vai considerar:
- Nota do candidato na disciplina referente à vaga de monitoria/bolsa e nas disciplinas afins; - Disponibilidade para atuar como monitor/bolsista; - Entrevista (podendo ser remota) a ser realizada em língua inglesa para atestar a proficiência do candidato; - Produção de um parágrafo acerca de um dos tópicos do conteúdo programático da disciplina; - Participação como bolsista/monitor voluntário.
Em caso de empate na classificação final, o Coeficiente de Rendimento será usado como critério de desempate. |
Critérios de seleção para a disciplina de Prática de Linguística Aplicada ao Ensino |
Seleção e classificação dos candidatos será realizada por uma banca composta de no mínimo dois professores e vai considerar:
- Nota do candidato na disciplina referente à vaga de monitoria/bolsa; - Disponibilidade para atuar como bolsista/monitor e nas disciplinas afins; - Entrevista (podendo ser remota) a ser realizada em língua inglesa para atestar a proficiência do candidato; - Produção de um parágrafo acerca de um dos tópicos do conteúdo programático da disciplina; - Participação como bolsista/monitor voluntário.
Em caso de empate na classificação final, o Coeficiente de Rendimento será usado como critério de desempate. |
Critérios de seleção para as disciplinas de Língua Inglesa Elementar, Básico I e II, Intermediário I e II |
Seleção e classificação dos candidatos será realizada por uma banca composta de no mínimo dois professores e vai considerar:
- Entrevista feita em língua inglesa para verificação da habilidade linguística dos candidatos; - Disponibilidade para atuar como bolsista/monitor e nas disciplinas afins; - Conhecimentos básicos de informática; - Conhecimentos para elaboração de plano de aula; - Conhecimentos para tarefas envolvidas em preparação de eventos e criação de cartazes. Em caso de empate na classificação final, o Coeficiente de Rendimento será usado como critério de desempate. |
Quadro 6: Critérios de seleção para ESTUDANTE-MONITOR DE PESQUISA E EXTENSÃO
NOME DO PROJETO |
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA OS PROJETOS |
NuCli |
|
Travessias de mulheres migrantes em contexto de migração contemporânea |
|
O Modernismo e a Tradição em Joyce, Woolf e Mansfield: tradução de ensaios, cartas e diários |
- Ser aluno da Licenciatura em Letras Inglês; - Número de disciplinas de literatura cursadas e nota recebida; - Disponibilidade de horário; - Coeficiente acadêmico; - Declaração de interesse na escrita em língua inglesa. |
Círculo das pedagogias contra-hegemônicas |
- Declaração de interesse no projeto (escrita); - Entrevista; - Disponibilidade de horário |
Dalem Didático |
|
A formação docente e a multissensorialidade: perspectivas |
|
Quadro 7: Critérios de seleção para ESTUDANTE-MONITOR DE APOIO AO CORPO DOCENTE
Critérios de seleção para bolsa MONITOR DE TI - atividades de laboratório |
|
Disponibilidade de horário |
máximo 10 pontos |
Experiência em atividades de manutenção de hardware e software |
máximo 10 pontos |
Entrevista com banca avaliadora para conhecimento das habilidades de comunicação, interação, motivação, relacionamento com pares, e trabalho em equipe
Em caso de empate na classificação final, o Coeficiente de Rendimento será usado como critério de desempate |
máximo 10 pontos |
Critérios de seleção para bolsa MONITOR DE APOIO CHEFIA DO DALEM |
|
Disponibilidade de horário |
máximo 10 pontos |
Conhecimentos de ferramentas digitais de editor de textos, planilhas de cálculo e sistemas de apresentações |
máximo 10 pontos |
Entrevista com banca avaliadora para conhecimento das habilidades de comunicação, interação, motivação, relacionamento com pares, e trabalho em equipe
Em caso de empate na classificação final, o Coeficiente de Rendimento será usado como critério de desempate |
máximo 10 pontos |
Critérios de seleção para bolsa MONITOR DE APOIO às atividades da coordenação Letras Inglês |
|
Disponibilidade de horário |
máximo 10 pontos |
Conhecimentos de ferramentas digitais de editor de textos, planilhas de cálculo e sistemas de apresentações |
máximo 10 pontos |
Entrevista com banca avaliadora para conhecimento das habilidades de comunicação, interação, motivação, relacionamento com pares, e trabalho em equipe
Em caso de empate na classificação final, o Coeficiente de Rendimento será usado como critério de desempate |
máximo 10 pontos |
8.2 - Caso exista somente um candidato para alguma das vagas, isto não garante a sua seleção, pois a banca examinadora poderá julgar que o mesmo não está apto para a vaga.
8.3 - Em caso de empate, os critérios de desempate serão definidos pela banca examinadora, que os divulgará a todos os candidatos inscritos na vaga.
9. DA PERDA DO DIREITO À BOLSA MONITORIA AO ESTUDANTE
9.1 - O candidato perderá o direito à Bolsa Monitoria se não cumprir as normas estabelecidas neste edital e no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR.
10. DA CERTIFICAÇÃO
10.1 - O Estudante-Monitor fará jus a uma declaração de atuação como monitor na qual constará o total de horas de trabalho realizadas desde que entregue um relatório parcial ou final de suas atividades e tenha atuado por um período mínimo de 5 meses como Estudante-Monitor.
11. DOS RESULTADOS
11.1 - Os resultados serão homologados e publicados pelo DALEM-CT, conforme CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I.
11.2 – Os resultados serão publicados na página do DALEM-CT, no endereço eletrônico: http://dalem.ct.utfpr.edu.br.
12. DOS RECURSOS
12.1 - Da publicação do resultado preliminar o candidato poderá, a seu critério, interpor recurso contra a decisão da comissão avaliadora, até às 18 horas do dia 13/02/2022.
12.2 - Os recursos devem ser encaminhados na data prevista neste edital para o e-mail dalem-ct@utfpr.edu.br, devidamente fundamentados, com assunto RECURSO EDITAL 70/2022 DIRGRAD/DALEM. Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 15/02/2022.
13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
13.1 - O candidato deverá basear-se no Regulamento do Programa de Monitoria ao Estudante da UTFPR, e nas instruções estabelecidas neste edital para a participação no processo seletivo de Bolsa-Monitoria.
13.2 - Os prazos constantes deste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.
13.3 - As dúvidas e /ou omissões acerca do presente edital serão dirimidas pelo DALEM-CT, observada a legislação vigente.
13.4 - O critério de seleção será definido pelo Professor-Orientador de cada disciplina. Logo, para maiores informações sobre a seleção, o candidato deve entrar em contato diretamente com o Professor-Orientador da disciplina em que se inscreveu.
13.5 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://dalem.ct.utfpr.edu.br.
13.6 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.
Curitiba, 21 de novembro de 2022.
Rodrigo Lupinacci Villanova
Diretor Adjunto de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)
Rossana Aparecida Finau
Diretora-Geral
UTFPR - Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RODRIGO LUPINACCI VILLANOVA, DIRETOR(A) ADJUNTO(A), em (at) 21/11/2022, às 15:39, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 21/11/2022, às 16:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3126665 e o código CRC (and the CRC code) 51485617. |
APÊNDICE I – CRONOGRAMA
Atividade |
Data / Período |
Publicação do edital |
Até 30/11/2022 |
Inscrição dos candidatos |
De 30/11 até até às 18h de 09/12/2022 |
Divulgação dos Inscritos |
Até às 18h de 12/12/2022 |
Recurso quanto às Inscrições |
Até às 18h de 13/12/2022 |
Homologação das Inscrições |
Até às 18h de 15/12/2022 |
Seleção e classificação dos candidatos pelos professores orientadores |
De 01 a 10/02/2023 |
Publicação do Resultado |
Até às 18h do dia 13/02/2023 |
Recurso quanto ao Resultado |
Até às 18h do dia 14/02/2023 |
Resultado do Recurso |
15/02/2023 |
Publicação do Resultado Final |
16/02/2023 |
Encaminhamento da documentação para inclusão do estudante como bolsista |
Até às 18h do dia 17/02/2023 |
Início das Atividades do Bolsista |
23/02/2023 |
Término das Atividades do bolsista selecionado |
16/12/2023 |
APÊNDICE II - FICHA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA
FICHA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA |
|||||||
Mês/Ano: |
Setor: DALEM-CT |
||||||
Bolsista: |
Ramal: 4597 |
||||||
Supervisor: |
Carga horária semanal: 15 horas |
||||||
Escolaridade: Superior |
Modalidade: Edital 70/2022 |
||||||
1. Enviar, junto com a ficha, o relatório mensal de atendimento; 2. O atraso na entrega desta ficha acarretará a suspensão temporária da bolsa; 3. Data de entrega desta ficha, ao professor orientador, é dia 21 de cada mês. |
|||||||
4. Este campo servirá para justificar as ausências, reposições e toda e qualquer outra ocorrência: |
|||||||
5. Composição de Horário Semanal: |
|||||||
Dia |
Manhã |
Tarde |
Noite |
||||
Entrada |
Saída |
Entrada |
Saída |
Entrada |
Saída |
||
Segunda |
|
|
|
|
|
|
|
Terça |
|
|
|
|
|
|
|
Quarta |
|
|
|
|
|
|
|
Quinta |
|
|
|
|
|
|
|
Sexta |
|
|
|
|
|
|
|
Sábado |
|
|
|
|
|
|
|
6. Composição dos Horários Diários |
|||||||
DIA |
MANHÃ |
TARDE |
NOITE |
||||
Entrada |
Saída |
Entrada |
Saída |
Entrada |
Saída |
||
01 |
|
|
|
|
|
|
|
02 |
|
|
|
|
|
|
|
03 |
|
|
|
|
|
|
|
04 |
|
|
|
|
|
|
|
05 |
|
|
|
|
|
|
|
06 |
|
|
|
|
|
|
|
07 |
|
|
|
|
|
|
|
08 |
|
|
|
|
|
|
|
09 |
|
|
|
|
|
|
|
10 |
|
|
|
|
|
|
|
11 |
|
|
|
|
|
|
|
12 |
|
|
|
|
|
|
|
13 |
|
|
|
|
|
|
|
14 |
|
|
|
|
|
|
|
15 |
|
|
|
|
|
|
|
16 |
|
|
|
|
|
|
|
17 |
|
|
|
|
|
|
|
18 |
|
|
|
|
|
|
|
19 |
|
|
|
|
|
|
|
20 |
|
|
|
|
|
|
|
21 |
|
|
|
|
|
|
|
22 |
|
|
|
|
|
|
|
23 |
|
|
|
|
|
|
|
24 |
|
|
|
|
|
|
|
25 |
|
|
|
|
|
|
|
26 |
|
|
|
|
|
|
|
27 |
|
|
|
|
|
|
|
28 |
|
|
|
|
|
|
|
29 |
|
|
|
|
|
|
|
30 |
|
|
|
|
|
|
|
31 |
|
|
|
|
|
|
_________________________
Assinatura do Estudante-Monitor
______________________________
Assinatura do Professor-Orientador
APÊNDICE III - RELATÓRIO MENSAL DE ATENDIMENTO
Relatório Mensal de Atendimento DALEM-CT
Edital 70/2022 DIRGRAD/DALEM
Estudante-Monitor: |
Nome da disciplina: |
||||
Professor-Orientador: |
Código da disciplina: |
||||
ATENDIMENTOS |
|||||
Dia |
Horário |
Duração (min) |
Canal |
RA e nome do aluno atendido |
Assunto |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
________________________
Assinatura do Estudante-Monitor