Boletim de Serviço Eletrônico em 23/11/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT

EDITAL 70/2022 - DIRGRAD

PROGRAMA DE BOLSISTAS E MONITORES DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS DO CAMPUS CURITIBA DA UTFPR

Conforme Nota Jurídica 01189 (documento SEI 3125236) da PROJU, 21.11.2022.

 

O Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas do Câmpus Curitiba (DALEM-CT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) , juntamente com a Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Campus Curitiba (DIRGRAD-CT), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, para o ano letivo de 2023, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para o Programa de Bolsistas e Monitores do DALEM-CT.

 

1. DO OBJETO

1.1 - O Programa de Bolsistas e Monitores do DALEM-CT tem como finalidade a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Letras Inglês e Letras Português/Inglês do Campus Curitiba, podendo, quando da sua conclusão, ser pontuado como Atividade Complementar. Tal melhoria pode ser obtida de forma direta, com o envolvimento dos acadêmicos desses cursos como monitores de disciplinas e/ou de projetos de pesquisa e extensão; e, de forma indireta, com a participação de acadêmicos de outros cursos como bolsistas de apoio ao corpo docente.

 

2. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

2.1 - As despesas decorrentes do presente Edital são custeadas com recursos de arrecadação própria do DALEM-CT advindas de verba de dotação geral, elemento de despesa 339018.00 (Auxílio Financeiro a Estudantes) e 339000.00 (Aplicações Diretas).

 

3. DAS NORMAS GERAIS

3.1 - Serão concedidas 12 (doze) bolsas no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) cada, para o período de 10 (dez) meses, totalizando R$ 84.000,00 (vinte e oito mil reais). As bolsas atenderão demandas distintas do departamento e estão organizadas em tipo, quantidade e público alvo, conforme quadro a seguir:

 

Quadro 1: Tipos de bolsas, Quantidade e Público Alvo

Tipo de bolsa

Quantidade

Público alvo

  1. Monitor de disciplinas

04

Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Letras Inglês e Letras Português/Inglês

  1. Monitor para projetos de pesquisa e extensão

05

Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Letras Inglês e Letras Português/Inglês

  1. Monitor de apoio ao corpo docente

03

Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Letras Inglês, Letras Português/Inglês, Sistemas da Informação, Engenharia de Computação

 

3.2 - Este edital está fundamentado no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação (COEPP) por meio da Resolução n° 15/2009; pela Instrução Normativa nº 03/2009, relativa aos procedimentos operacionais para a implantação do Programa de Monitoria.

3.3 - A concessão da Monitoria está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

3.4 - O valor da Bolsa-Monitoria será de R$700,00 para os meses de março a dezembro de 2023.

3.5 - A bolsa correspondente à atuação mensal será creditada em conta corrente ou poupança de titularidade do estudante, podendo ser interrompida por solicitação do professor orientador ou pelo próprio estudante.

3.5.1 - A abertura da conta corrente ou conta poupança deverá ser providenciada pelo aluno, caso não a possua.

3.6 - Os Estudantes-Monitores exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 15 (quinze) horas semanais, que deverão ser distribuídas em atividades de atendimento e atividades de preparação de material didático/atendimento, a combinar com o Professor-Orientador.

3.7 - As atividades desenvolvidas pelos Estudantes-Monitores poderão ser do tipo atendimento remoto e/ou presencial, a depender das instruções normativas publicadas pela Reitoria da UTFPR e/ou DIRGE-CT, vigentes no período de execução orçamentária do presente edital.

3.8 - Em caso de atendimento remoto, os Estudantes-Monitores devem possuir recursos próprios para conexão de internet, equipamentos de hardware, e softwares apropriados para realização desse tipo de atendimento, o qual é caracterizado por:

I) Capacidade de comunicação em tempo real por texto, vídeo e áudio através de computador e/ou smartphone;

II) Capacidade de envio de fotos/figuras de resoluções parciais ou integrais de exercícios, deduções, textos, explicações, desenhos, esquemas, gráficos, etc;

III) Capacidade de exportar em tempo real a imagem do ambiente de trabalho (desktop) do computador ou smartphone.

3.8.1 - A UTFPR não disponibilizará recursos para atendimento remoto, como acesso a computador e internet.

3.8.2 - Em casos específicos, o estudante poderá utilizar a infraestrutura de equipamentos e conexão de internet do campus da UTFPR, desde que obedecidas as condições de segurança sanitária determinadas pela UTFPR ou por legislação específica, autorizado pela Comissão de Biossegurança do campus e homologado pela DIRGRAD.

3.8.3 - O Estudante-Monitor será desligado do programa caso fique impossibilitado de realizar o atendimento remoto e/ou presencial.

3.8.4 - Não serão disponibilizados, ao Estudante-Monitor, recursos financeiros além das cotas de bolsa já previstas.

3.9 - Os Estudantes-Monitores deverão propor seus Horários de Atividades, em comum acordo com os Professores-Orientadores, não podendo estes coincidirem com suas atividades acadêmicas regulares.

3.9.1 - Os Estudantes-Monitores têm autonomia para ajustar os horários propostos de acordo com a sua disponibilidade e a demanda dos alunos, observando o limite de 5 horas diárias e 15 horas semanais de atividades.

3.10 - O Professor-Orientador deve estar ministrando a disciplina/unidade curricular.

3.10.1 - O Professor-Orientador é responsável por acompanhar as atividades de monitoria, verificar os horários das atividades, bem como receber Ficha de Inscrição, Termo de Acordo, Ficha de Controle de Frequência, Relatório Mensal de Atendimento e demais documentações fornecidas em formato digital pelo seu respectivo Estudante-Monitor, bem como encaminhar as documentações conforme orientação do DALEM-CT.

3.10.2 - Cada Estudante-Monitor terá um único Professor-Orientador.

3.10.3 - Em caso de impossibilidade do Professor-Orientador por motivo de afastamento e/ou troca de disciplina, o Estudante-Monitor será orientado por pelo novo professor que atuará na disciplina a que a bolsa está vinculada.

3.11 - A formalização da Monitoria ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre o DALEM-CT e o Estudante-Monitor.

 

4. DAS ATRIBUIÇÕES DOS ESTUDANTES-MONITORES

Por se tratar de um edital destinado a diferentes tipos de bolsas, as atribuições dos estudantes-monitores também são distintas, conforme a seguir.

4.1 - Constituem-se atribuições do ESTUDANTE-MONITOR DE DISCIPLINAS (tipo 1):

I) Realizar assistência aos estudantes dos Cursos de Licenciatura em Letras Inglês e Letras Português/Inglês, das disciplinas do Quadro 1 do item 5.2 deste Edital;

II) Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;

III) Participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais, como Semana Acadêmica de curso ou outros eventos promovidos pela Coordenação dos Cursos de Licenciatura em Letras Inglês e Letras Português/Inglês ou a Chefia do DALEM-CT, quando solicitados;

IV) Elaborar a Ficha de Controle de Frequência (Apêndice II) e o Relatório Mensal de Atendimento (Apêndice III) e enviar mensalmente ao professor orientador.

 

4.2 - Constituem-se atribuições do ESTUDANTE-MONITOR DE PESQUISA/EXTENSÃO (tipo 2):

I) Dedicar 15 (quinze) horas semanais para atividades relativas à bolsa, de acordo com o plano de trabalho, conforme suas características e especificidades, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;

II) Comprometer-se em realizar as atividades solicitadas pelo professor orientador e comparecer pontualmente aos encontros de orientação agendados;

III) Auxiliar os docentes em tarefas pertinentes ao projeto a que estão vinculados, compatíveis com o seu grau de conhecimento;

IV) Apresentar ao professor orientador, ao final do presente Edital, um relatório de atividades;

V) Comprometer-se a não acumular essa bolsa com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil Emergencial Covid-19;

VI) Fazer referência à sua condição de estudante bolsista do DALEM-CT em publicações e trabalhos apresentados sempre que tiver relação com o projeto contemplado por este edital;

VII) Devolver ao DALEM-CT quaisquer pagamentos recebidos indevidamente, ou em caso de não serem cumpridos os requisitos e compromissos estabelecidos neste edital e/ou no plano de trabalho apresentado;

VIII) Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas.

 

4.3 - Constituem-se atribuições do ESTUDANTE-MONITOR DE APOIO AO CORPO DOCENTE (tipo 3):

I) Dedicar 15 (quinze) horas semanais para atividades relativas à bolsa, de acordo com o plano de trabalho, conforme suas características e especificidades, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;

II) Comprometer-se em realizar as atividades solicitadas pelo professor orientador e comparecer pontualmente aos compromissos agendados;

  1. elaborar planilhas;
  2. contribuir com a organização de eventos promovidos pelo DALEM-CT em atividades de divulgação, planejamento e execução;
  3. organizar materiais e conteúdos em forma de apresentação.

III) Auxiliar os docentes no planejamento das ações para sala de aula, eventos, pesquisa, extensão e divulgação, no que tange a/à/ao:

a)  Cuidado e zelo dos equipamentos e diferentes espaços do DALEM-CT (laboratórios, salas de aula, espaço dos professores e da gestão do departamento);

  1. Deixar ambientes prontos para execução das atividades docentes, de pesquisa e e de extensão, conforme solicitação dos docentes;
  2. Cuidar das reservas e manutenção de equipamentos para as aulas e outras atividades desenvolvidas pelos docentes.
  1.   Auxiliar o DALEM-CT, no que tange a/à/ao:
  1. Cuidar e zelar pelos laboratórios do DALEM-CT
  2. Cuidar e zelar pelos computadores de professores e técnicos do DALEM-CT
  3. Atender os discentes usuários dos laboratórios do DALEM-CT
  4. Instalar softwares necessários a atividades de aula, eventos, pesquisa e extensão
  5. Deixar ambientes prontos para execução das atividades práticas;
  6. Cuidar das reservas e manutenção de equipamentos para as aulas e para as práticas dos estudantes.

 

  1. Participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais, como Semana Acadêmica de curso, Exposição Tecnológica, Feira de Profissões, SEPEL, EnTRAD, ou outros eventos promovidos pelos grupos de pesquisa, Coordenação de Curso ou Departamento Acadêmico;

VI). Comprometer-se a não acumular essa bolsa com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil Emergencial Covid-19;

VII) Devolver ao DALEM-CT quaisquer pagamentos recebidos indevidamente, ou em caso de não serem cumpridos os requisitos e compromissos estabelecidos neste edital e/ou no plano de trabalho apresentado

 

5. DOS ESTUDANTES QUE SERÃO ATENDIDOS PELOS ESTUDANTES-MONITORES DE DISCIPLINAS

5.1 - O atendimento é destinado aos estudantes regularmente matriculados nos Cursos de Licenciatura em Letras Inglês e Letras Português/Inglês do campus Curitiba da UTFPR.

5.1.1 - Os estudantes poderão solicitar assistência referente às disciplinas detalhadas no Quadro 2 do item 6.1 deste Edital.

 

6. DAS VAGAS DE BOLSA MONITORIA DISPONÍVEIS NO DALEM-CT

6.1 - Serão ofertadas no contexto deste edital 12 (doze) vagas, conforme Quadro 1 do item 3.1 deste Edital. As vagas disponíveis estão detalhadas nos Quadros 2, 3 e 4.

 Quadro 2: Vagas para ESTUDANTE-MONITOR DE DISCIPLINA

Disciplina

Vagas

Laboratório em Leitura e Escrita em Língua Inglesa 1 e 2

1 (uma)

Prática de Linguística Aplicada ao Ensino

1 (uma)

Língua Inglesa Elementar, Básico I e II, Intermediário I e II

1 (uma)

 

 Quadro 3: Vagas para ESTUDANTE-MONITOR DE PESQUISA E EXTENSÃO

Nome do Projeto e Orientador

Tipo do Projeto

Descrição do Projeto

Número Vagas

NuCli

Elisa Novaski Cordeiro

Extensão

O Nucli oferece várias ações de ensino de língua e formação de professores no que se refere à internacionalização da universidade. Essas ações necessitam de apoio nas questões de secretaria.

01 (uma)

Travessias de mulheres migrantes em contexto de migração contemporânea

 

Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque

Extensão

Esse projeto propõe rodas de conversa com mulheres migrantes recentes no Brasil e tem por objetivo discutir questões que lhes interessem e que possam

promover trocas entre mulheres em um ambiente seguro e acolhedor. A feminização das migrações tem sido cada vez mais tema de estudo por já ser uma

realidade. Sabe-se também que muitas vezes mulheres, a depender de sua cultura, quando estão acompanhadas por homens devem portar-se de determinadas

maneiras. Rodas de conversa entre mulheres pode propiciar um ambiente em que mulheres possam expressar-se de diferentes formas, abrindo-se, trocando

experiências com outras migrantes e promovendo encontros importantes e necessários.

01 (uma)

O Modernismo e a Tradição em Joyce, Woolf e Mansfield: tradução de ensaios, cartas e diários

Jaqueline Bohn Donada

Pesquisa

O projeto promove um estudo do Modernismo de língua inglesa e sua relação com a tradição literária conforme observada nas obras de James Joyce, Katherine Mansfield e Virginia Woolf. O objetivo principal do projeto é produzir traduções anotadas de textos selecionados de cada um dos autores em que essas questões venham à tona. O projeto abrigará também um grupo de estudos sobre o tema

01 (uma)

Círculo das pedagogias contra-hegemônicas

 

Walker Douglas Pincerati e Jaqueline Bohn Donada

Extensão

Este projeto propõe um estudo em torno do conceito de pedagogias contra-hegemônicas e seu status na educação brasileira, especificamente no ensino de inglês. Ao longo do projeto serão realizados três eventos de leituras coletivas de textos selecionados e produção de materiais de estudo. Ao final, espera-se produzir uma cartilha sobre pedagogias contra-hegemônicas e suas implicações para o ensino de línguas

01 (uma)

DALÉM DIDÁTICO

Andressa Brawerman Albini e Walker Douglas Pincerati

Extensão

Elaboração e adaptação de REAs para o site Dalem Didático a fim de disponibilizar para professores (especialmente da rede pública) parte do material didático elaborado no curso de Letras Inglês.

01 (uma)

A formação docente e a multissensorialidade: perspectivas

 

Fabiana Almeida,

Jacqueline Lindstron e

Elizabeth Pazello

Pesquisa

O projeto objetiva promover o estudo da abordagem multissensorial, tema originário da área de transtornos e dificuldades de aprendizagem, assim como da alfabetização em língua inglesa e do ensino bilíngue,  para contribuir para  a formação do professor de língua estrangeira.

Assim, o projeto organizará todo o material já produzido até o momento pelas 4 edições anteriores do projeto-mãe, compreendendo recursos educacionais, relatos, artigos, trabalhos de conclusão de curso e oficinas

01 (uma)

 

Quadro 4: Vagas para ESTUDANTE-MONITOR DE APOIO AO CORPO DOCENTE

Atividade e Orientador

Descrição da Vaga

Requisito dos candidatos

Vagas

Monitor de TI

Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira Martins

Apoio à manutenção dos laboratórios, das salas dos professores e da gestão do DALEM, bem como das salas de aula que são de responsabilidade do departamento

Experiência com manutenção de computadores e instalação de Softwares; noções de organização

1 (uma)

Monitor de apoio à CHEFIA DO DALEM

Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira Martins

 

Apoio ao atendimento de professores e alunos dos cursos de Letras Inglês e do Calem, em atividades relacionadas à prática docente e às aplicações de Exames de Proficiência pelo departamento

 

Habilidades relacionais, noções de organização, conhecimentos de ferramentas digitais de editor de textos, planilhas de cálculo e sistemas de apresentações

1 (uma)

Monitor de apoio à COORDENAÇÃO LETRAS INGLÊS

Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque

Apoio às atividades relacionadas a dinâmica de operacionalização da coordenação do Curso de Letras Inglês

Habilidades relacionais, noções de organização, conhecimentos de ferramentas digitais de editor de textos, planilhas de cálculo e sistemas de apresentações

1 (uma)

 

7. DAS INSCRIÇÕES

7.1 - Para concorrer ao processo de seleção da Bolsa-Monitoria, o candidato deverá:

I) Estar matriculado a partir do segundo período (no momento da inscrição) e não ter previsão de formatura antes do fim da vigência da bolsa;

II) Para as vagas de ESTUDANTE-MONITOR DE DISCIPLINA, ter sido aprovado na disciplina/unidade curricular que caracteriza a área da Monitoria pretendida para a bolsa;

III) Comprovar haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da Monitora;

IV) Não receber outra bolsa, excetuando-se a Bolsa-Permanência, se for o seu caso; e

V) Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

7.2 - Somente será aceita uma inscrição por estudante mediante Formulário de Inscrição online a ser preenchido no seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/3Nbr9sVCE1VrXYUk9.

7.2.1 - Na inscrição para ESTUDANTE-MONITOR DE DISCIPLINA, o estudante poderá optar por até duas disciplinas, escolhidas em ordem de prioridade, para concorrer a apenas uma vaga de monitoria remunerada.

7.3 - A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital, no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, nas Instruções Normativas nº 03/2009 e nº 08/2020, e na Resolução nº 49/2020.

7.4 - O candidato será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição on-line (Item 7.2 do Edital) no prazo estabelecido no CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I e se as informações prestadas não forem verdadeiras.

 

8. DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

8.1 - A seleção dos Estudantes-Monitores será feita a partir de processo seletivo elaborado pelos Professores-Orientadores, conforme critérios apresentados nos quadros a seguir.

 

 Quadro 5: Critérios de seleção para ESTUDANTE-MONITOR DE DISCIPLINAS

Critérios de seleção para as disciplinas de Laboratório em Leitura e Escrita

em língua Inglesa 1 e 2

 Seleção e classificação dos candidatos será realizada por uma banca composta de no mínimo dois professores e vai considerar:

 

- Nota do candidato na disciplina referente à vaga de monitoria/bolsa e nas disciplinas afins;

- Disponibilidade para atuar como monitor/bolsista;

- Entrevista (podendo ser remota) a ser realizada em língua inglesa para atestar a proficiência do candidato;

- Produção de um parágrafo acerca de um dos tópicos do conteúdo programático da disciplina;

- Participação como bolsista/monitor voluntário.

 

Em caso de empate na classificação final, o Coeficiente de Rendimento será usado como critério de desempate.

 

Critérios de seleção para a disciplina de Prática de Linguística Aplicada ao Ensino

Seleção e classificação dos candidatos será realizada por uma banca composta de no mínimo dois professores e vai considerar:

 

- Nota do candidato na disciplina referente à vaga de monitoria/bolsa;

- Disponibilidade para atuar como bolsista/monitor e nas disciplinas afins;

- Entrevista (podendo ser remota) a ser realizada em língua inglesa para atestar a proficiência do candidato;

- Produção de um parágrafo acerca de um dos tópicos do conteúdo programático da disciplina;

- Participação como bolsista/monitor voluntário.

 

Em caso de empate na classificação final, o Coeficiente de Rendimento será usado como critério de desempate.

 

Critérios de seleção para as disciplinas de Língua Inglesa Elementar,

Básico I e II, Intermediário I e II

 Seleção e classificação dos candidatos será realizada por uma banca composta de no mínimo dois professores e vai considerar:

 

- Entrevista feita em língua inglesa para verificação da habilidade linguística dos candidatos;

- Disponibilidade para atuar como bolsista/monitor e nas disciplinas afins;

- Conhecimentos básicos de informática;  

- Conhecimentos para elaboração de plano de aula;

- Conhecimentos para tarefas envolvidas em preparação de eventos e criação de cartazes.

Em caso de empate na classificação final, o Coeficiente de Rendimento será usado como critério de desempate.

 

Quadro 6: Critérios de seleção para ESTUDANTE-MONITOR DE PESQUISA E EXTENSÃO

NOME DO PROJETO

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA OS PROJETOS

NuCli

  • Ser aluno de Letras Inglês
  • Participação em projetos de extensão do departamento (não se trata de um critério eliminatório, mas será considerado na pontuação)
  • Estar cursando o segundo período ou períodos acima do segundo
  • Ter disponibilidade de horário
  • Ter habilidade com o canva e plataformas de criação de conteúdo
  • Ter habilidade no manejo de redes sociais

Travessias de mulheres migrantes em contexto de migração contemporânea

  • Ser aluno(a) do curso Letras Inglês;
  • Estar cursando o segundo período ou períodos acima do segundo;
  • Participação no Programa de Extensão PFOL ou programa/projeto semelhante (monitoria voluntária/bolsista) (não se trata de um critério eliminatório, mas será considerado na pontuação);
  • Participação em voluntariado no atendimento direto a pessoas;
  • Participação em grupos, coletivos que tratem de projetos que olhem para o feminino (não se trata de um critério eliminatório, mas será considerado na pontuação);
  • Ter disponibilidade de horário de participação

O Modernismo e a Tradição em Joyce, Woolf e Mansfield: tradução de ensaios, cartas e diários

- Ser aluno da Licenciatura em Letras Inglês;

- Número de disciplinas de literatura cursadas e nota recebida;

- Disponibilidade de horário;

- Coeficiente acadêmico;

- Declaração de interesse na escrita em língua inglesa.

Círculo das pedagogias contra-hegemônicas

  • Ser aluno da Licenciatura em Letras Inglês;

- Declaração de interesse no projeto (escrita);

- Entrevista;

- Disponibilidade de horário

Dalem Didático

  • Ser aluno da Licenciatura em Letras Inglês;
  • Coeficiente acadêmico
  • Experiência comprovada na elaboração de REAs

A formação docente e a multissensorialidade: perspectivas

  • Ser aluno da Licenciatura em Letras Inglês;
  • Seleção e classificação dos candidatos será realizada por uma banca composta dos professores proponentes;
  • Nota do candidato nas disciplinas afins;
  • disponibilidade para atuar como bolsista;
  • Entrevista (podendo ser remota) a ser realizada em língua inglesa para atestar a proficiência do candidato;
  • Produção de um parágrafo acerca do interesse do  conteúdo do projeto;
  • Participação como bolsista/monitor voluntário
 

 

 

 

Quadro 7: Critérios de seleção para ESTUDANTE-MONITOR DE APOIO AO CORPO DOCENTE

Critérios de seleção para bolsa MONITOR DE TI - atividades de laboratório

Disponibilidade de horário

máximo 10 pontos

Experiência em atividades de manutenção de hardware e software

máximo 10 pontos

Entrevista com banca avaliadora para conhecimento das habilidades de comunicação, interação, motivação, relacionamento com pares, e trabalho em equipe

 

Em caso de empate na classificação final, o Coeficiente de Rendimento será usado como critério de desempate

máximo 10 pontos

 

Critérios de seleção para bolsa MONITOR DE APOIO CHEFIA DO DALEM

Disponibilidade de horário

máximo 10 pontos

Conhecimentos de ferramentas digitais de editor de textos, planilhas de cálculo e sistemas de apresentações

máximo 10 pontos

Entrevista com banca avaliadora para conhecimento das habilidades de comunicação, interação, motivação, relacionamento com pares, e trabalho em equipe

 

Em caso de empate na classificação final, o Coeficiente de Rendimento será usado como critério de desempate

máximo 10 pontos

 

Critérios de seleção para bolsa MONITOR DE APOIO às atividades da

coordenação Letras Inglês

Disponibilidade de horário

máximo 10 pontos

Conhecimentos de ferramentas digitais de editor de textos, planilhas de cálculo e sistemas de apresentações

máximo 10 pontos

Entrevista com banca avaliadora para conhecimento das habilidades de comunicação, interação, motivação, relacionamento com pares, e trabalho em equipe

 

Em caso de empate na classificação final, o Coeficiente de Rendimento será usado como critério de desempate

máximo 10 pontos

 

8.2 - Caso exista somente um candidato para alguma das vagas, isto não garante a sua seleção, pois a banca examinadora poderá julgar que o mesmo não está apto para a vaga.

8.3 - Em caso de empate, os critérios de desempate serão definidos pela banca examinadora, que os divulgará a todos os candidatos inscritos na vaga.

 

9. DA PERDA DO DIREITO À BOLSA MONITORIA AO ESTUDANTE

9.1 - O candidato perderá o direito à Bolsa Monitoria se não cumprir as normas estabelecidas neste edital e no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR.

 

10. DA CERTIFICAÇÃO

10.1 - O Estudante-Monitor fará jus a uma declaração de atuação como monitor na qual constará o total de horas de trabalho realizadas desde que entregue um relatório parcial ou final de suas atividades e tenha atuado por um período mínimo de 5 meses como Estudante-Monitor.

 

11. DOS RESULTADOS

11.1 - Os resultados serão homologados e publicados pelo DALEM-CT, conforme CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I.

11.2 – Os resultados serão publicados na página do DALEM-CT, no endereço eletrônico: http://dalem.ct.utfpr.edu.br.

 

12. DOS RECURSOS

12.1 - Da publicação do resultado preliminar o candidato poderá, a seu critério, interpor recurso contra a decisão da comissão avaliadora, até às 18 horas do dia 13/02/2022.

12.2 - Os recursos devem ser encaminhados na data prevista neste edital para o e-mail dalem-ct@utfpr.edu.br, devidamente fundamentados, com assunto RECURSO EDITAL 70/2022 DIRGRAD/DALEM. Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 15/02/2022.

 

13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 - O candidato deverá basear-se no Regulamento do Programa de Monitoria ao Estudante da UTFPR, e nas instruções estabelecidas neste edital para a participação no processo seletivo de Bolsa-Monitoria.

13.2 - Os prazos constantes deste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

13.3 - As dúvidas e /ou omissões acerca do presente edital serão dirimidas pelo DALEM-CT, observada a legislação vigente.

13.4 - O critério de seleção será definido pelo Professor-Orientador de cada disciplina. Logo, para maiores informações sobre a seleção, o candidato deve entrar em contato diretamente com o Professor-Orientador da disciplina em que se inscreveu.

13.5 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://dalem.ct.utfpr.edu.br.

13.6 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

 

Curitiba, 21 de novembro de 2022.

 

Rodrigo Lupinacci Villanova
Diretor Adjunto de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)

 

Rossana Aparecida Finau
Diretora-Geral
UTFPR - Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)

 



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RODRIGO LUPINACCI VILLANOVA, DIRETOR(A) ADJUNTO(A), em (at) 21/11/2022, às 15:39, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 21/11/2022, às 16:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3126665 e o código CRC (and the CRC code) 51485617.



APÊNDICE I – CRONOGRAMA

Atividade

Data / Período

Publicação do edital

Até 30/11/2022

Inscrição dos candidatos

De 30/11 até até às 18h de 09/12/2022

Divulgação dos Inscritos

Até às 18h de 12/12/2022

Recurso quanto às Inscrições

Até às 18h de 13/12/2022

Homologação das Inscrições

Até às 18h de 15/12/2022

Seleção e classificação dos candidatos pelos professores orientadores

De 01 a 10/02/2023

Publicação do Resultado

Até às 18h do dia 13/02/2023

Recurso quanto ao Resultado

Até às 18h do dia 14/02/2023

Resultado do Recurso

15/02/2023

Publicação do Resultado Final

16/02/2023

Encaminhamento da documentação para inclusão do estudante como bolsista

Até às 18h do dia 17/02/2023

Início das Atividades do Bolsista

23/02/2023

Término das Atividades do bolsista selecionado

16/12/2023

 

 

APÊNDICE II - FICHA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA

FICHA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA

 

Mês/Ano:

Setor: DALEM-CT

 

Bolsista:

Ramal: 4597

 

Supervisor:

Carga horária semanal: 15 horas

 

Escolaridade: Superior

Modalidade: Edital 70/2022

 

1. Enviar, junto com a ficha, o relatório mensal de atendimento;

2. O atraso na entrega desta ficha acarretará a suspensão temporária da bolsa;

3. Data de entrega desta ficha, ao professor orientador, é dia 21 de cada mês.

 
 
 

4. Este campo servirá para justificar as ausências, reposições e toda e qualquer outra ocorrência:

 

5. Composição de Horário Semanal:

 

Dia

Manhã

Tarde

Noite

 

Entrada

Saída

Entrada

Saída

Entrada

Saída

 

Segunda

 

 

 

 

 

 

 

Terça

 

 

 

 

 

 

 

Quarta

 

 

 

 

 

 

 

Quinta

 

 

 

 

 

 

 

Sexta

 

 

 

 

 

 

 

Sábado

 

 

 

 

 

 

 

6. Composição dos Horários Diários

 

DIA

MANHÃ

TARDE

NOITE

 

Entrada

Saída

Entrada

Saída

Entrada

Saída

 

01

 

 

 

 

 

 

 

02

 

 

 

 

 

 

 

03

 

 

 

 

 

 

 

04

 

 

 

 

 

 

 

05

 

 

 

 

 

 

 

06

 

 

 

 

 

 

 

07

 

 

 

 

 

 

 

08

 

 

 

 

 

 

 

09

 

 

 

 

 

 

 

10

 

 

 

 

 

 

 

11

 

 

 

 

 

 

 

12

 

 

 

 

 

 

 

13

 

 

 

 

 

 

 

14

 

 

 

 

 

 

 

15

 

 

 

 

 

 

 

16

 

 

 

 

 

 

 

17

 

 

 

 

 

 

 

18

 

 

 

 

 

 

 

19

 

 

 

 

 

 

 

20

 

 

 

 

 

 

 

21

 

 

 

 

 

 

 

22

 

 

 

 

 

 

 

23

 

 

 

 

 

 

 

24

 

 

 

 

 

 

 

25

 

 

 

 

 

 

 

26

 

 

 

 

 

 

 

27

 

 

 

 

 

 

 

28

 

 

 

 

 

 

 

29

 

 

 

 

 

 

 

30

 

 

 

 

 

 

 

31

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_________________________

Assinatura do Estudante-Monitor

 

______________________________

Assinatura do Professor-Orientador

 

 

 

 

 

APÊNDICE III - RELATÓRIO MENSAL DE ATENDIMENTO

 

Relatório Mensal de Atendimento DALEM-CT

Edital 70/2022 DIRGRAD/DALEM

Estudante-Monitor:

Nome da disciplina:

Professor-Orientador:

Código da disciplina:

ATENDIMENTOS

Dia

Horário

Duração (min)

Canal

RA e nome do aluno atendido

Assunto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

________________________

Assinatura do Estudante-Monitor