Boletim de Serviço Eletrônico em 28/11/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT

EDITAL 71/2022 - DIRGRAD

Processo Seletivo de Bolsistas de Iniciação Científica para o projeto: NAPI-SOLAR do Laboratório de Energia Solar (LABENS/DAELT) em parceria com a Fundação Araucária

 

O Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (Daelt) e a Diretoria de Graduação do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DIGRAD-CT), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de 06(seis) vagas de bolsistas de Iniciação Científica, para atuação no Projeto de Pesquisa patrocinado pela Fundação Araucária denominado de NAPI-SOLAR que visa a elaboração de uma Metodologia de Auditoria em Sistemas Fotovoltaicos no âmbito do Programa RENOVA-PR.

 

1. DO OBJETO

O presente edital tem a finalidade a seleção de Bolsistas de Iniciação cientifica, que sejam alunos da graduação em Engenharia, para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa acima descrito e atendimento das previsões de pessoal feitas no próprio projeto.

 

2. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

As despesas decorrentes do presente Edital são custeadas com recursos provenientes da Fundação Araucária, destinados a pesquisa desenvolvida pelos NAPI-SOLAR com o projeto portador do título: METODOLOGIA DE AUDITORIA EM SISTEMAS FOTOVOLTAICAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RENOVA-PR, que está vinculado junto à FUTEF (Fundação de Apoio à Universidade Tecnológica Federal do Paraná) na forma de projeto cujo número identificador é 909-CT-FA-CONV 284/2022-NAPI SOLAR 3793-1 13540-2, com vigência de 25/05/2022 a 24/05/2024.

 

3. DAS NORMAS GERAIS:

3.1 A concessão das bolsas está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital, focados principalmente no que será descrito nos itens 4.1 e 4.2.

3.2 O valor da bolsa será de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais que serão depositados em conta do bolsista, no Banco do Brasil-001 ou na Caixa Econômica Federal-104.

3.3 Os bolsistas exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 80 (oitenta) horas mensais de atividades para as vagas descritas 3.1 e 3.2. Não há possibilidade de pagamento de hora extra.

3.4 Os estudantes bolsistas deverão realizar seus horários de atividades de pesquisa no Laboratório de Energia Solar (LABENS) da UTFPR-CT, em comum acordo com o supervisor designado, não podendo estes horários coincidir com suas atividades acadêmicas regulares.

3.5 A formalização da bolsa ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a Instituição e o estudante bolsista.

3.6 O Termo de Acordo terá duração de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por interesse do desenvolvimento do projeto em prazo superior.

3.7 O Termo de Acordo pode ser rescindido a qualquer momento a critério da UTFPR ou por solicitação do bolsista mediante comunicação prévia.

3.8 No caso de rescisão antecipada a UTFPR poderá chamar o próximo estudante bolsista classificado nesse edital ou realizar um novo processo seletivo. O novo Termo de Acordo poderá ter vigência por 12 meses ou pelos meses remanescentes do Termo de Acordo anterior.

 

4. DAS VAGAS DE ‘BOLSA DE PESQUISA –INICIAÇÃO CIENTÍFICA’ DISPONÍVEL NO CÂMPUS.

Estão disponíveis 06 vagas para seleção no Campus Curitiba, conforme:

4.1

Comissionamento e gerenciamento de geradores fotovoltaicos (03 vagas);

4.2

Aplicativos e sistemas de monitoramento de geradores fotovoltaicos (03 vagas).

 

5. DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE BOLSISTA

Constitui atribuição básica do estudante bolsista o desenvolvimento de tarefas relacionadas ao Projeto, conforme a demanda estabelecida pelo supervisor e descritas, mas não limitadas, a seguir, para cada uma das vagas listadas na seção 3:

Vaga 4.1:

  1. Realizar análise de literatura no âmbito do projeto;

  2. Estudar e aplicar técnicas de comissionamento, monitoramento e gerenciamento em usinas fotovoltaicas e estações solarimétricas;

  3. Auxiliar no desenvolvimento e implementação de software em sistemas embarcados e em microcomputadores;

  4. Auxiliar na especificação de componentes e equipamentos, bem como nos seus processos de seleção e aquisição;

  5. Realizar a montagem e testes de protótipos;

  6. Auxiliar na obtenção e análise de resultados experimentais;

  7. Organizar o laboratório e zelar pelo patrimônio e nome da UTFPR, bem como cumprir suas normas internas;

  8. Redigir relatórios técnicos e artigos científicos;

  9. Elaborar mensalmente o relatório de atividades desenvolvidas;

  10. Ser assíduo, responsável, eficiente, ter ética e manter discrição profissional;

  11. Manter o sigilo sobre todas as atividades desenvolvidas conforme o termo de sigilo e confidencialidade a ser assinado na implementação da bolsa.

Vaga 4.2:

  1. Realizar análise de literatura no âmbito do projeto;

  2. Desenvolver aplicações para ambiente WEB;

  3. Especificar, implementar e manter base de dados na nuvem;

  4. Implementar comunicação de dados em diferentes tipos de protocolos;

  5. Adquirir conhecimentos quanto a novas linguagens de programação;

  6. Estudo e desenvolvimento teórico e prático de Energia Solar, Sistemas Fotovoltaicos e Estações Solarimétricas;

  7. Auxiliar no comissionamento e monitoramento de Geradores Fotovoltaicos e Estações Solarimétricas;

  8. Auxiliar na especificação de equipamentos no âmbito do projeto;

  9. Realizar a montagem e testes de protótipos;

  10. Auxiliar na obtenção e análise de resultados experimentais;

  11. Organizar o laboratório e zelar pelo patrimônio e nome da UTFPR, bem como cumprir suas normas internas;

  12. Redigir relatórios técnicos e artigos científicos;

  13. Elaborar mensalmente o relatório de atividades desenvolvidas;

  14. Ser assíduo, responsável, eficiente, ter ética e manter discrição profissional;

  15. Manter o sigilo sobre todas as atividades desenvolvidas conforme o termo de sigilo e confidencialidade a ser assinado na implementação da bolsa.

 

6. DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES

6.1 As vagas 4.1 deste edital de seleção de bolsista são destinadas aos estudantes regularmente matriculados a partir do segundo período no curso de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, da UTFPR.

As vagas 4.2 deste edital de seleção de bolsista são destinadas aos estudantes regularmente matriculados a partir do segundo período no curso de graduação em Engenharia Eletrônica, ou Engenharia de Computação, Engenharia Mecatrônica, Sistemas da Informação, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, do Campus de Curitiba da UTFPR.

6.2 Os estudantes participantes deverão demonstrar, em entrevista individual, as competências compatíveis com a área de atuação pretendida, apresentadas nas Seções 3, 4 e 5 deste edital. Na entrevista, também serão considerados os seguintes aspectos:

  1. Experiência prévia na participação em projetos de Pesquisa Tecnológica, Desenvolvimento e Inovação;

  2. Desempenho acadêmico;

  3. Capacidade de trabalhar com autonomia;

  4. Capacidade de trabalhar em equipe;

  5. Responsabilidade, comprometimento, e respeito aos horários e prazos.

6.3   Para concorrer ao processo de seleção da Bolsa de Pesquisa o candidato deverá:

  1. Comprovar a disponibilidade de carga horária compatível com a necessidade do projeto, sendo no mínimo 20 horas semanais, totalizando 80 horas mensais para as vagas 3.1 e3.2, para atuação no laboratório de pesquisa e distribuídas em comum acordo com o supervisor.

  2. Não receber outra bolsa da UTFPR ou de outros órgãos públicos de fomente obrasileiros, excetuando-se o Auxílio Estudantil (antiga Bolsa-Permanência), se for o seu caso consultar o regulamento do curso. Não pode haver acúmulo ilegal de bolsas.

  3. Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR nem na sua instituição de origem (quando externo à UTFPR).

 

7. DAS INSCRIÇÕES

7.1 Somente serão aceitas inscrições mediante a entrega do formulário de inscrição, Anexo 1, preenchido e assinado, juntamente com a documentação exigida no item 7.5 deste edital.

7.2 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar, em hipótese alguma, desconhecimento.

7.3 As fichas de inscrição serão disponibilizadas diretamente no Daelt – Campus Curitiba e devolvidas nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro de 2022 entre os horários das 9:00 às 19 horas.

7.4 As inscrições poderão ser prorrogadas conforme necessidade, sem prévio aviso.

7.5 Documentação exigida de caráter eliminatório:

 - Cópia do RG (ou passaporte, se estrangeiro);

 - Cópia do CPF (ou passaporte, se estrangeiro);

- Se possuir, comprovante de participação em projetos de Pesquisa, Extensão ou Inovação ou quaisquer outras experiências profissionais na área do curso;

- Histórico escolar da graduação atualizado;

- Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado.

As cópias dos documentos citados no item 6.5 não necessitam de autenticação em cartório;

O candidato responsabiliza-se pela exatidão e veracidade das informações prestadas.

 

8. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O candidato será excluído do processo de seleção se não entregar o formulário de inscrição no prazo estabelecido ou se as informações prestadas não forem verdadeiras.

 

9. DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

 

9.1 Na seleção do Estudante Bolsista serão avaliados a partir da entrega dos documentos e dos respectivos currículos vitae, apresentados individualmente na hora da realização de um PITCH PESSOAL, pontuando os seguintes itens:

  1. Atuação em projetos de Pesquisa, Extensão ou Inovação ou quaisquer outras experiências profissionais na área do projeto, com documentação comprobatória: máximo de 20 pontos (5 pontos por projeto ou ano de experiência).

  2. Coeficiente de rendimento acadêmico do candidato no curso que será transformado em pontuação máxima e proporcional a pontuação de 50 pontos.

  3. Avaliação de conhecimentos e aderência do candidato aos requisitos da vaga, conforme seções 5 e 6 deste edital, por meio de PITCH PESSOAL, com no máximo 5 minutos com a banca de seleção tendo mais 5 minutos para questionar sobre o apresentando. A pontuação máxima deste item será de 30 pontos.

9.2 PITCH PESSOAL somente será realizado com os candidatos que apresentarem a documentação do item 7.5 que apresenta caráter classificatório e eliminatório.

9.3 Os PITCHS das vagas 4.1 e 4.2 serão realizadas no LABENS, bloco A – térreo do Campus Curitiba (ou em outro local do Campus Curitiba a ser determinado), no dia 05 de dezembro de 2022, com início às 14h00, por ordem de chegada.

9.4 A nota final corresponderá à soma das notas obtidas nos critérios de avaliação (item 8.1). Os candidatos classificados serão listados de acordo com as notas finais, em ordem decrescente, observados os critérios de desempate (item 8.5).

9.5 Em caso de empate na classificação final, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

9.5.1 Obtiver maior pontuação no item 9.1, alínea III.

9.5.2 Obtiver maior coeficiente de rendimento acadêmico.

9.6 A banca de seleção será formada pelos seguintes docentes pesquisadores proponentes do projeto:

Prof. Dr. Roberto Cândido

Prof. Dr. Jair Urbanetz Junior

Prof. Dr. Jorge Assade Leludak

Prof. Dr. Gerson Máximo Tiepolo

 

 

10. DA PERDA DO DIREITO À BOLSA AUXÍLIO AO ESTUDANTE

O candidato perderá o direito à bolsa auxílio se não cumprir as normas estabelecidas neste Edital ou se não apresentar desempenho compatível com as atividades do plano de trabalho.

 

11. RESULTADODO PROCESSO DE SELEÇÃO

O resultado preliminar da seleção do estudante bolsista, para as vagas disponíveis de bolsa auxílio, será divulgado pela DIRGRAD, a partir do dia 07 de dezembro de 2022, no site da UTFPR, http://portal.utfpr.edu.br/editais .

 

12. RECURSOS

12.1 O prazo para interposição de recursos em relação ao resultado do presente edital será até às 17h do dia 08 de dezembro de 2022. os recursos deverão ser enviados via e-mail para robertocandido@utfpr.edu.br até às 17h do dia 08/12/2022.

12.2 O resultado dos recursos será publicado no site da UTFPR no dia 09 de dezembro de 2022, pelo link http://portal.utfpr.edu.br/editais .

 

13. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividade

Local

Horário

Data

Inscrição dos candidatos

Pessoalmente na Secretaria do DAELT

Até 19:00 horas

29/11; 30/11; 01/12

Entrevistas

LABENS (bloco A – térreo) do Campus Curitiba

14:00 horas

05/12/2022

Divulgação do Resultado Provisório

site UTFPR

Até 17:00 horas

07/12/2022

Recursos

via e-mail conforme item 12.1

Até 17:00 horas

08/12/2022

Divulgação do Resultado Final

site UTFPR

Até 17:00 horas

09/12/2022

Início das atividades

LABENS, Sala CA009 do Campus Curitiba sede Centro

06/02/2023

 

 

14. DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 A UTFPR não se responsabiliza por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos ou falhas na transmissão de dados.

13.2 Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na eliminação do candidato do processo de seleção.

13.3 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pelo LABENS/DAELT, observada a legislação vigente.

13.4 As partes elegem o Foro da Justiça Federal de Curitiba, seção Judiciária do Paraná – PR, com exclusão de qualquer outro, para dirimir quaisquer dúvidas decorrentes deste instrumento.

 

 

Curitiba, 25 de novembro de 2022.

 

Rodrigo Lupinacci Villanova

Diretor Adjunto de Graduação e Educação Profissional

Campus Curitiba

(assinado eletronicamente)

 

 

Rossana Aparecida Finau

Diretora-Geral

Campus Curitiba

(assinado eletronicamente)

 

 

 

 

 



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RODRIGO LUPINACCI VILLANOVA, DIRETOR(A) ADJUNTO(A), em (at) 25/11/2022, às 19:56, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 28/11/2022, às 17:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3140712 e o código CRC (and the CRC code) A6B99D33.



Anexo 1 - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

Edital de Seleção – UTFPR - Curitiba

Bolsa de Iniciação Científica junto ao Projetode Pesquisa Metodologia de Auditoria em Sistemas Fotovoltaicos no âmbito do Programa RENOVA-PR.

 

IDENTIFICAÇÃO

Nome:

Data de Nascimento:

 

ENDEREÇO PARA CONTATO

Rua:

Bairro:                                                                       CEP:

Localidade:

Telefone:                                                                    e-mail:

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Curso:

Período:

RA:

 

Disponibilidade de Horário:

Anexar plano de horário semanal (de segunda à sexta) compatível com a carga horária mensal do projeto incluindo as disciplinas do curso de graduação.

 

Área de atuação pretendida:

(  )

Vagas 4.1 - Comissionamento e gerenciamento de geradores fotovoltaicos (03 vagas);

(  )

Vaga 4.2 - Aplicativos e sistemas de monitoramento de geradores fotovoltaicos (03 vagas);

 

Curitiba, ____ de ____________ de 2022.

 

 

Assinatura do aluno