Boletim de Serviço Eletrônico em 12/12/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

PROGRAMA DE POS-GRAD EM ENG AMBIENTAL-FB

 

EDITAL nº 005/2022

 

CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL: ANÁLISE E TECNOLOGIA AMBIENTAL - PPGEA-FB


 

1 . APRESENTAÇÃO 

1.1 A Direção Geral juntamente com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental– PPGEA, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Francisco Beltrão, faz saber que no período de 12 de dezembro de 2022 a 02 de fevereiro de 2023 estarão abertas as inscrições para o processo de credenciamento para Docentes Permanentes e Colaboradores. 

1.2 A área de concentração do PPGEA-FB é Meio Ambiente e é composto de duas linhas de linhas de pesquisa. 

1.2.1 A linha de pesquisa de Análise Ambiental procura tratar de estudos voltados à compreensão, diagnósticos e prognósticos do meio físico, químico e biológico, por meio de técnicas analíticas, estudos dos solos, processos atmosféricos, marcadores ambientais, geoprocessamento e sensoriamento remoto, bem como a avaliação de impactos nos diferentes sistemas ambientais, como as bacias hidrográficas e seus recursos hídricos, a biodiversidade e a geodiversidade, de modo a subsidiar estratégias para a conservação da natureza, o saneamento ambiental adequado. 

1.2.2 A  linha de pesquisa de Tecnologia Ambiental, aborda assuntos relacionados às tecnologias voltadas à proteção e conservação do meio ambiente, afetado por atividades naturais ou antrópicas; objetivando aprimorar os sistemas de tratamento de resíduos sólidos e líquidos, visando a redução, recuperação e reaproveitamento dos mesmos com intuito de minimizar a carga poluidora destes no ambiente. A linha também tem objetivo de promover o monitoramento ambiental de recursos hídricos, em termos físicos, químicos, biológicos e toxicológicos; além de promover a aplicação de novas tecnologias na preservação, prevenção e tratamento dos recursos naturais por meio de processos biotecnológicos.

 

2. OBJETIVO DO EDITAL 

2.1 Selecionar docentes para atuarem na função de Docente Permanente (interno ou externo à UTFPR) ou Docente Colaborador (externo à UTFPR) junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental. 

 

 

 

2.2 São atribuições do Docente Permanente, definidas no Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução COUNI/UTFPR nº 78, de 14 de abril de 2022:

I - Ministrar uma disciplina regular, anualmente, no Programa;

II - Orientar, no mínimo, um mestrado anualmente no Programa;

III - Propor, executar e participar de Projeto de Pesquisa do Programa;

IV - Manter produtividade científica regular com publicações relevantes para a Área de Avaliação do Programa na CAPES;

V - Colaborar com a administração do Programa.

2.3 O Docente Permanente deve manter os índices de produção acadêmica conforme critérios estabelecidos em Resolução Interna específica para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento do PPGEA-FB.

2.4 São atribuições do Docente Colaborador, definidas no Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução COUNI/UTFPR nº 78, de 14 de abril de 2022:

I - Lecionar disciplinas com participação conjunta de docente Permanente ou Colaborador do Programa;

II - Orientar OU coorientar um único discente do mestrado anualmente no Programa;

III - Contribuir com a produção intelectual do Programa;

IV - Colaborar com a administração do Programa.

2.5 No caso de Docente externo à UTFPR, deverá seguir as diretrizes da RESOLUÇÃO COPPG/UTFPR Nº 73, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2022, disponível em Docente Externo Permanente em PPGs UTFPR.


 

3. DAS VAGAS 

3.1 Serão ofertadas 02 (duas) vagas para Docentes Permanentes (internos ou externos à UTFPR), e 01 (uma) vaga para Docente Colaborador (externo à UTFPR), para candidatos aprovados mas não classificados nas vagas das de Docentes Permanentes, em ordem de classificação.


 

4. REQUISITOS DO CANDIDATO 

4.1 Para se candidatar ao credenciamento de Docentes Permanentes ou Colaboradores no PPGEA-FB é necessário:

 

5. PERÍODO E LOCAL DA INSCRIÇÃO 

5.1 As inscrições deverão ser realizadas no período de 12 de dezembro de 2022 a 02 de fevereiro de 2023. A documentação comprobatória, deverá ser enviada em arquivo único pdf, para o email da comissão de seleção: selecao-ppgea-fb@utfpr.edu.br.

5.2 Documentação necessária para a inscrição: 

 

6. PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO 

6.1 O processo de seleção será realizado por comissão designada para esta finalidade e será embasado na Análise do Currículo com ênfase na produção científica, tomando por referência o Anexo II deste edital. 

6.1.1 Além dos requisitos para admissão descritos no item 4; a pontuação final do candidato (S) deverá ser de, no mínimo 2,0 pontos, avaliada e calculada de acordo com a fórmula abaixo: 

 

S = [(P1*0,7)+(P2*0,15)+(P3*0,05)+(P4*0,1)] / 2 (anos=2021+2022)

 

Sendo: 

P1 - produção científica; P2 - produção técnica; P3 - livros ou capítulos de livros; P4 - atuação profissional. Os pesos de cada grupo avaliado estão de acordo com a Avaliação CAPES 2017-2020 - Comitê de Engenharias 1.

 

7. RESULTADO DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO 

7.1 O resultado será homologado pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental e divulgado por meio eletrônico: Portal PPGEA-FB e Redes Sociais (instagram: @ppgea_fb_utfpr)

7.2 Na divulgação do resultado do processo seletivo constará o nome de todos os classificados, em ordem decrescente de classificação de acordo com a pontuação final. Em caso de empate, o primeiro e segundo critério a serem utilizados serão a maior nota de P1 e a maior idade, respectivamente. 

 

8. CRONOGRAMA

O processo seletivo obedecerá ao seguinte cronograma:

PRAZOS

EVENTO

12/12/2022 à 02/02/2023

Período de inscrições

Até 06/02/2023

Divulgação das inscrições homologadas

Em 08/02/2023

Deliberação do Colegiado

Até 10/02/2023

Resultado preliminar com publicação dos nomes dos candidatos aprovados

Até 14/02/2023

Período para interposição de recurso ao resultado preliminar

Até 16/02/2023

Homologação do resultado final

 

9. DISPOSIÇÕES FINAIS 

9.1 Ao efetivar sua inscrição o candidato declara concordar com o presente edital e com as normas do programa. 

9.2 Este edital entrará em vigor na data de sua publicação no site do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental, da UTFPR.

 

Francisco Beltrão 05 de Dezembro de 2022.
















 


 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THALITA GRANDO RAUEN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 12/12/2022, às 09:27, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 12/12/2022, às 10:39, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3156869 e o código CRC (and the CRC code) A92FBFB8.



 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 1

 

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO COMO DOCENTE PERMANENTE NO PPGEA





 

Eu ____________________________________, venho solicitar ao Colegiado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental, o credenciamento como docente permanente na Linha de Pesquisa de 

(   ) Análise Ambiental

(   ) Tecnologia Ambiental

 

1) Nome completo:

2) Nome da Instituição/Campus:

3) Proposta de disciplina a ser ministrada no programa, com ementa:

4) Projetos científicos/tecnológicos/apoio financeiro vinculados à linha de atuação pretendida no programa em andamento que atua como coordenador ou colaborador (Título/breve descrição)

5) Projetos científicos/tecnológico/apoio financeiro vinculados à linha de atuação pretendida no programa, aprovados no período 2019-2022 em que atuou como coordenador ou colaborador (Título/breve descrição).




_________________

Nome e Assinatura


 

 

 

 

 


 

 

ANEXO II

CRITÉRIOS E INDICADORES PARA CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES

Tabela de pontuação para produção docente dos anos de 2021 e 2022 para credenciamento de novo docente. 

 

Indicadores

 

Valor/

unidade

Peso

Quantidade

(Preenchida 

pela banca)

 

 

 

 

 

 

P1

Artigos publicados em periódicos

científicos indexados no Qualis CAPES Engenharias I *

A1

1,00

 

70%

 

A2

0,90

 

A3

0,75

 

A4

0,60

 

B1

0,40

 

B2

0,30

 

B3

0,15

 

B4

0,05

 

 P2

Produção Tecnológica

indexadas no Qualis CAPES Engenharias I *

T1

1,00

15%

 

T2

0,80

 

T3

0,60

 

T4

0,40

 

T5

0,20

 

P3

Autoria de Livros Completo (L)

L1 à L5

1,00

5%

 

Autoria de Capítulos de livros (CP)

CP1 à CP5

0,50

 

P4

Trabalhos publicados em Anais de Eventos Internacionais

 

0,30

10%

 

Coordenação de Projetos de Pesquisa Com Fomento

 

0,50

 

Colaboração em Projetos de Pesquisa Com Fomento

 

0,30

 

Coordenador de grupo de pesquisa

 

0,40

 

Colaborador cadastrado em grupo de pesquisa

 

0,30

 

Orientação de Doutorado concluída

 

1,00

 

Orientação de Mestrado concluída

 

0,70

 

Coorientação de Doutorado concluída

 

0,70

 

Coorientação de Mestrado concluída

 

0,50

 

Orientação de IC

 

0,30

 

Disciplina ministrada em Programa de Pós-Graduação Stricto sensu

(por disciplina)

 

0,50

 

              *Para periódicos sem Qualis Capes na área de Engenharias I, aplica-se a aproximação do fator de impacto JCR (FI) abaixo: 

A1: FI ≥ 1,40                        A2: 1,40 ≤ FI< 0,90

A3: 0,90 ≤ F < 0,75             A4: 0,75 ≤ FI < 0,60 

B1: 0,40 ≤ FI < 0,60               B2: 0,20 ≤ FI < 0,30

B3: 0,30 ≤ FI < 0,40               B4: 0,10 ≤ FI < 0,20

 

             


Referência: Processo nº 23064.060959/2022-79 SEI nº 3156869