Boletim de Serviço Eletrônico em 19/12/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana - CT

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL URBANA – PPGSAU

Edital PPGSAU Nº 04/2022 - Seleção de Doutorado

 

A Diretora Geral do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, torna público o Edital do Processo de Seleção Continuada para ingresso no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU), conforme processo definido pelo Colegiado do Programa e disposto no seu Regulamento Interno.

I - Vagas

1.1. Serão aceitos até 20 candidatos, sendo até 05 selecionados na categoria de alunos especiais, e os demais na categoria de alunos regulares, de acordo com a lista de classificação.

Parágrafo único. Será disponibilizado pelo Programa até 20% das vagas para Servidores de Instituições Públicas de Ensino Superior e Universidades Públicas Estaduais, segundo Resolução COPPG No 079/2012. O candidato servidor deverá se submeter igualmente a todas as regras do processo seletivo definidas neste Edital de Seleção.

1.2. As vagas são destinadas a portadores de título de mestre e, excepcionalmente, a candidatos não portadores de título de mestre, conforme critérios previstos na Resolução PPGSAU No. 01, de 20 de setembro de 2022.

1.3. Conforme Resolução COPPG No 68 (publicada em 22/12/2021) e Instrução Normativa PROPPG No 21 (publicada em 26/07/2022), serão destinadas vagas para grupos de pessoas negras (pretas ou pardas), indígenas e de pessoas com deficiência (PcD).

1.3.1. Será disponibilizado 30% do total de vagas ofertadas neste Edital, para pessoas autodeclaradas negras, de acordo com a classificação prevista No Art.4º da Resolução COPPG No 68. As demais vagas serão preenchidas pela classificação entre todos os candidatos.

1.3.2. No caso de inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, 01 vaga será adicionada para concorrência exclusiva deste público.

1.3.3. No caso de inscrição de ao menos uma pessoa com deficiência, 01 vaga será adicionada para concorrência exclusiva deste público.

Parágrafo único. Os candidatos indígenas ou com deficiência que optarem pelas cotas concorrerão exclusivamente a estas vagas reservadas.

1.4. No processo seletivo serão preservados os princípios de mérito acadêmico, não sendo permitido nenhum tipo de diferenciação de etapas do processo e de notas eliminatórias para os candidatos que optarem pelo acesso nas diferentes modalidades previstas nos itens 1.2 e 1.3 deste Edital.

 

II - Ingresso

2.1. O ingresso de candidatos selecionados no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana, conforme os critérios do presente Edital, acontecerá mediante a apresentação dos documentos previstos na Instrução Normativa PROPPG No 3, de 29 de dezembro de 2021.  

2.2. O ingresso poderá ocorrer na categoria de Aluno Regular ou Aluno Especial, conforme previsto no Art. 34 da Resolução COUNI No 78, de 14 de abril de 2022.

 

III - Procedimentos para inscrição:

3.1. A ficha de inscrição deverá ser preenchida exclusivamente online.

3.2. O candidato deverá indicar, na ficha de inscrição, em qual das Linhas de Pesquisa pretende desenvolver sua Proposta de Tese e o(s) nome(s) de possível(is) orientador(es). A lista com os nomes dos professores, potenciais orientadores, encontra-se no site do Programa.

3.3. Enviar por e-mail (ppgsau-ct@utfpr.edu.br), impreterivelmente até a data limite definida para o período de inscrições (item 7 deste Edital) todos os documentos indicados no Anexo A do presente Edital, em formato Portable Document Project (PDF).

Parágrafo único. A ausência de qualquer documento previsto no Anexo A do presente Edital implica na eliminação automática do candidato.

3.4. O(a) candidato(a) que concorrer às vagas previstas para negros (conforme item 1.3 deste Edital) deverá enviar, adicionalmente, documento de autodeclaração indicando enquadrar-se nesta categoria. Uma comissão institucional fará análise de tal documento e emitirá deferimento/indeferimento, nos termos do Art. 8º da Resolução COPPG No 68, de dezembro de 2021.

3.5. O(a) candidato(a) que concorrer à vaga prevista para pessoa com deficiência deverá enviar, adicionalmente, documento(s) que comprove o enquadramento, conforme previsto no Art. 9º da Resolução COPPG No 68, de dezembro de 2021. Será constituída uma comissão com profissionais da Área de Medicina da UTFPR para análise do(s) documento(s).

3.6. O(a) candidato(a) que concorrer à vaga prevista para indígenas deverá enviar, adicionalmente, documento(s) que comprove o enquadramento, conforme previsto no Art. 11º da Resolução COPPG No 68, de dezembro de 2021. Será constituída uma comissão institucional específica para análise do(s) documento(s).

 

IV - Processo de Seleção de Candidatos

4.1. O processo seletivo ocorre em 5 (cinco) etapas, conforme descrito a seguir.

Etapa 1 – Homologação de inscrições: conferência de documentos em estrita observância ao disposto no item 3 do presente Edital.

A Coordenação do PPGSAU expedirá e publicará no seu site uma Lista Geral com os nomes dos candidatos aceitos na primeira etapa, ou seja, que tiveram suas inscrições homologadas.

Etapa 2 – Avaliação de Proposta de Pesquisa: a pontuação dos projetos ocorrerá conforme os critérios da Tabela 1.

 

       Tabela 1 – Indicadores de pontuação dos Projetos.

Indicador

Percentual Considerado

Qualidade da redação do projeto e clareza da proposta

20 %

Atualidade da revisão bibliográfica e coerência da apresentação do estado da arte

20 %

Originalidade e pertinência da proposta

20 %

Exequibilidade do projeto em relação ao cronograma de execução e dos recursos financeiros.

20 %

Potencial de geração de impacto e de produção científica/técnica da proposta.

20 %

 

Etapa 3 – Avaliação e pontuação de Currículo: os currículos serão avaliados segundo os critérios dos Anexos B e C e as pontuações serão valoradas conforme previsto na Tabela 2.

 

Tabela 2 – Indicadores para pontuação de currículo e histórico escolar dos candidatos.

Indicador

Percentual Considerado

Produção científica na área de Ciências Ambientais da CAPES (Anexo B).

80%

Os históricos escolares de graduação e de pós-graduação (Anexo C).

20%

 

Etapa 4 – Análise e Defesa do Memorial:

a) Serão convocados para a defesa de memorial, os candidatos que obtiverem nota igual ou maior que 7,0 na média aritmética entre as etapas 2 e 3.

b) A Análise do Memorial considerará a descrição da trajetória pessoal, profissional e acadêmica do candidato, incluindo: formação, escolha profissional, direcionamento de carreira, linha(s) de atuação, realizações, objetivos, planos e motivações para seu desenvolvimento profissional, situando o doutorado pretendido no seu planejamento de vida pessoal e profissional, assim como sua aderência ao PPGSAU, conforme Tabela 3.

 

Tabela 3 – Indicadores de Análise do memorial dos candidatos.

Indicador

Percentual Considerado

Coerência da trajetória profissional e a Proposta de Tese.

50 %

Coerência entre a trajetória do candidato e as linhas de pesquisas e projetos estruturantes do PPGSAU.

50 %

 

 

Etapa 5 – Seleção dos Candidatos:

a) A Comissão de Seleção do PPGSAU fará a classificação dos candidatos, considerando os critérios indicados na Tabela 4.

b) A Comissão de Seleção do PPGSAU indicará os candidatos selecionados e seus potenciais orientadores à Coordenação do Programa.

Parágrafo único: poderão ser admitidos no curso apenas candidatos que alcançarem a pontuação mínima correspondente a 60 % dos critérios da Tabela 4.

 

 Tabela 4 – Indicadores para Classificação dos Candidatos.

Indicador

Percentual Considerado

Média das etapas 2 e 3

50 %

Análise e Defesa do Memorial do Candidato

50 %

 

4.2. Após a divulgação da Lista Classificatória o candidato poderá, a seu critério, interpor recurso ao resultado da classificação, observando o prazo específico estabelecido no cronograma (item 7 deste Edital).

4.2.1. O documento de recurso deverá ser apropriadamente fundamentado e consubstanciado estritamente em relação aos critérios de avaliação previstos no presente Edital e nos documentos apresentados por ocasião de sua inscrição, sendo vedado o acréscimo de qualquer documento após esse prazo.

4.2.2. O recurso deverá ser enviado obrigatoriamente por e-mail (ppgsau-ct@utfpr.edu.br) e a análise será atribuída a uma comissão especialmente designada para esse fim.

 

V - Matrícula no Programa

5.1. A matrícula somente poderá ser realizada após o cumprimento de todas as etapas do processo seletivo e de acordo com o calendário de atividades acadêmicas do PPGSAU, sendo de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) selecionado(a) realizar as ações necessárias para sua efetivação.

5.2. A definição da orientação será feita no processo de matrícula, considerando a aderência do(a) candidato(a) selecionado(a) e de sua proposta de pesquisa ao(s) Projeto(s) Estruturante(s), à Linha de Pesquisas e ao(à) potencial orientador(a).

5.3. O período de matrícula seguirá o calendário acadêmico da pós-graduação e será divulgado no site do programa, antecedendo a fase letiva subsequente ao término do processo seletivo.

5.4. Conforme Instrução Normativa PROPPG/UTFPR Nº 3, de 29 de dezembro de 2021, o candidato selecionado deverá comparecer na secretaria de pós-graduação Stricto sensu (sede Ecoville) e entregar cópia autenticada da documentação abaixo relacionada.  A apresentação de cópia simples dos documentos, acompanhados de suas versões originais desobriga o candidato a apresenta-los na versão autenticada.

a) Ficha de Inscrição preenchida, impressa e assinada.

b) Diploma de Graduação, frente e verso.

c) Histórico Escolar da Graduação com informação de coeficiente de rendimento ou equivalente.

d) Diploma de Mestrado, frente e verso (quando cabível) ou declaração de Conclusão de Curso assinada pelo representante IES de Pós-Graduação. Observar que, no caso da apresentação de declaração de conclusão de curso de mestrado, é necessária a apresentação do diploma em até 1 (um) ano após a matrícula no curso, sob pena de desligamento automático.

e) Documento de identificação, para brasileiros, que especifique RG e CPF, contendo foto e órgão expedidor.

f) Certidão de nascimento ou casamento.

g) Currículo Lattes atualizado.

5.5. Candidatos estrangeiros deverão observar os documentos previstos no Art. 7º da Instrução Normativa PROPPG/UTFPR Nº 3, de 29 de dezembro de 2021.

 

VI - Informações complementares

6.1. A Comissão de Seleção e a Coordenação do PPGSAU não se responsabilizam por qualquer eventual falha no sistema de recebimento de inscrições online, no envio eletrônico de documentos durante o período de inscrições ou, tampouco, na interposição de recursos aos resultados parciais ou final do processo seletivo.

6.2. Informações adicionais serão publicadas no site do programa.

6.3. A leitura do Regulamento Geral do PPGSAU é obrigatória para todos os candidatos ingressantes no programa.

 

VII - Cronograma – Processo Seletivo para ingresso no segundo quadrimestre de 2023

 

7.1

Período de inscrições e envio de documentos.

De 20/12/2022 à 24/04/2023.

7.2

Publicação das inscrições homologadas.

Até 27/04/2023.

7.3

Publicação da Lista de classificação (candidatos selecionados para etapa 4).

Até 02/05/2023.

7.4

Recursos.

De 03/05/2023 a 05/05/2023.

7.5

Análise de recursos.

De 05/05/2023 a 08/05/2023.

7.6

Análise e defesa de memorial.

De 03/05/2023 a 10/05/2023.

7.7

Publicação da Lista de classificação (resultado final).

Até 12/05/2023.

7.8

Apresentação de documentos para matrícula e início das atividades regulares (segundo quadrimestre de 2023).

Verificar calendário para ano letivo 2023 na página eletrônica do programa.

 

 

VIII - Disposições gerais

8.1. Os candidatos que se inscreverem no processo seletivo aceitam, automaticamente, todos os critérios previstos no presente Edital.

8.2. Fica eleito o foro da Justiça Federal de Curitiba para solucionar questões que eventualmente não forem resolvidas administrativamente.  

8.3. Este Edital entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico da UTFPR – Campus Curitiba.

 

 

Curitiba, 13 de dezembro de 2022.

 

Profa. Dra. Lucia Regina Rocha Martins

Coordenação do PPGSAU

 

 

Prof. Dr.  Júlio Cesar Rodrigues de Azevedo

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Curitiba

 

 

Profa. Dra. Rossana Aparecida Finau

Diretora Geral do Câmpus Curitiba

 

 

 

 

 

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIA REGINA ROCHA MARTINS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 13/12/2022, às 19:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 14/12/2022, às 09:49, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 14/12/2022, às 13:55, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3169905 e o código CRC (and the CRC code) 26C0C4EB.



_______________________________________________________________________________

SEÇÃO DE ANEXOS

SE NÃO FOR UTILIZAR, APAGUE A PARTIR DA LINHA

 

EDITAL DE SELEÇÃO PPGSAU -  ANEXO A

 DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA INSCRIÇÃO

1 - PROPOSTA DE TESE:

Apresentar Projeto de Pesquisa conforme Normas Brasileiras para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, contendo no máximo 10 páginas de elementos textuais, contemplando a seguinte estrutura mínima:

 

2 - DOCUMENTOS ADICIONAIS E OBRIGATÓRIOS (preferencialmente em arquivo único, formato PDF)

 

2.1. Apêndice:

Memorial descritivo (máximo 2 páginas) contendo a justificativa (motivação) para entrada no PPGSAU e a correlação entre a expectativa quanto ao curso de doutorado e a projeção profissional.

 

2.2. Anexos:

Observações importantes:

1 - É imprescindível que a Proposta de Tese tenha aderência (e indique claramente) a um dos três projetos estruturantes do Programa disponibilizados no site, a saber:

2 - Os documentos comprobatórios do currículo deverão ser apresentados da seguinte forma:

  1. Artigos em periódicos: inclusão da primeira página do artigo, com o nome do periódico, título do artigo e autores.

  2. Livros e Capítulos de Livros: capa e contracapa; sumário; apresentação/informações dos autores; ficha catalográfica; duas páginas iniciais de cada capítulo (no caso de coletânea) ou duas páginas do capítulo inicial e do capítulo final (no caso de obra completa).

  3. Artigos em eventos Internacionais ou Nacionais: impressão da primeira página do artigo, com o nome do evento, título do artigo e autores.

 

 

EDITAL DE SELEÇÃO PPGSAU -  ANEXO B

PLANILHA DE PONTUAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Percentil Scopus (PS)

Pontuação por item

Pontuação

Solicitada

Preenchido pelo(a) candidato (a)

Pontuação

Validada pela Comissão

 

≥ 87,5

1

 

 

≥ 75

0,87

 

 

≥ 62,5

0,75

 

 

≥ 50

0,62

 

 

≥ 37,5

0,50

 

 

≥ 25

0,37

 

 

≥ 12,5

0,25

 

 

≥ 0,01

0,125

 

 

Não constante do Scopus, mas presente no Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais.

Pontuação equivalente ao estrato Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais1

 

 

Não constante do Scopus e não constante no Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais, a critério da Comissão de Seleção2.

0 a 1

 

 

Livros segundo os critérios da Área de Ciências Ambientais3 .

0 a 2

 

 

Capítulos de Livros segundo os critérios da Área de Ciências Ambientais.

0 a 1

 

 

Artigos em eventos na área de Ciências Ambientais (limitados a 10 artigos).

0 a 0,25

 

 

Artigos em eventos em outras áreas (limitados a 10 artigos).

0 a 0,125

 

 

 

 

(         ) pontos

(         ) pontos

 

Observações:

1. Se, até a data do término do período de inscrições, a tabela oficial do Qualis-CAPES não tenha sido atualizada, será considerada classificação Qualis 2013-2016, disponível na Plataforma Sucupira, cujos estratos possuem a seguinte pontuação correspondente: A1=1; A2=0,85; B1= 0,70; B2=0,55; B3=0,40; B4=0,25; B5=0,10. Caso haja atualização, será considerada a nova versão e pontuação correspondente.

2. A pontuação de periódicos não constantes do Scopus e não constantes do Qualis-CAPES será atribuída mediante avaliação do periódico pela Comissão de Seleção, com base nos critérios da Área de Ciências Ambientais.

3. A pontuação de livros, capítulos e eventos, será atribuída pela Comissão de Seleção, mediante avaliação dos documentos comprobatórios e com base nos critérios da Área de Ciências Ambientais.

 

 

EDITAL DE SELEÇÃO PPGSAU -  ANEXO C

PLANILHA DE PONTUAÇÃO DO HISTÓRICO ESCOLAR

Score Graduação

Pontuação

Score Pós-Graduação

Pontuação

≥ 85

1,0

≥ 85 ou A

1,0

≥ 70

0,85

≥ 70 ou B

0,85

≥ 50

0,7

 

 

 

Observação: A pontuação será computada conforme documentação constante no histórico escolar. Se não houver score calculado, a comissão calculará a média aritmética das notas ou conceitos do histórico para compor a Planilha de Pontuação deste Anexo.

 

 


Referência: Processo nº 23064.029181/2022-21 SEI nº 3169905