Boletim de Serviço Eletrônico em 02/01/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT

 

EDITAL PPGEM-CT 10/2023

BOLSAS DE DOUTORADO

(PARA COTAS DISPONÍVEIS ENTRE MARÇO/2023 E FEVEREIRO/2024)

 

A Comissão Permanente de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais do Campus Curitiba (PPGEM-CT) receberá, no período de 06/01/2023 até 06/02/2023, inscrições para concessão de bolsas de doutorado.

 

1. OBJETIVO DO EDITAL

Elaborar a lista classificatória de candidatos, dentre os alunos regularmente matriculados no curso de doutorado do PPGEM-CT, para alocação de bolsas.

A lista, contendo a classificação dos candidatos, será utilizada para a alocação de bolsas de doutorado da quota do Programa (CAPES-DS, CNPq e Recursos Próprios UTFPR) disponíveis no período de 01/03/2023 até 28/02/2024, e divulgada no sítio do PPGEM-CT: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct.

 

 

2. REQUISITOS DO CANDIDATO

Para ser elegível neste edital, o candidato deve satisfazer os seguintes requisitos:

2.1. Estar matriculado como aluno regular no PPGEM-CT há menos de 48 meses (no momento da implementação da bolsa), ou estar aprovado/inscrito no último processo de seleção de doutorado;

          I – A bolsa será concedida até o limite de 48 meses de permanência no Programa como aluno regular;

         II – Para os alunos em ingresso no PPGEM-CT, a bolsa só será concedida se aprovados no edital de seleção.

2.2. Não ter recebido bolsa de doutorado em outro programa. Caso o tempo de bolsa em outro programa seja inferior a 48 meses, o discente só terá direito a diferença de meses para 48;

2.3. Ser indicado pelo orientador;

2.4. Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa do curso.

 

 

3. PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO

Enviar a documentação relacionada abaixo para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br, em arquivo único, formato PDF, durante o período de 06/01/2023 a 06/02/2023:

  1. Ficha de inscrição – Anexo I do edital;

  2. Planilha de pontuação preenchida – Anexo II do edital;

  3. Cópia do histórico escolar do curso de graduação;

  4. Cópia do histórico escolar do curso de mestrado;

  5. Comprovantes de todas as atividades pontuadas no Anexo II.

Informações complementares da inscrição:

i) O arquivo a ser enviado deverá obrigatoriamente ser em formato PDF, contendo os documentos na ordem mencionada acima.

ii) A assinatura do professor orientador na ficha de inscrição poderá ser substituída por uma mensagem via e-mail, enviada pelo professor ao aluno, informando que concorda com sua candidatura à bolsa. Uma cópia da mensagem deverá ser unida ao arquivo, após a ficha de inscrição (item 1);

iii) A ficha de inscrição e a planilha de pontuação poderão ser preenchidas a mão e digitalizadas em formato PDF, devendo, entretanto, serem legíveis;

iv) A comprovação dos coeficientes de rendimento da graduação e da pós-graduação é realizada mediante a apresentação dos históricos escolares (cf. itens 3 e 4);

v) Para comprovar a publicação de artigo em periódico e em anais de congresso deverá ser apresentada cópia da primeira página do artigo. As demais atividades deverão ser comprovadas por histórico, certificado, declarações, conforme for o caso;

vi) Somente serão pontuados os itens listados na planilha (Anexo II), que estejam devidamente comprovados, ou seja, informações incluídas na planilha de pontuação mas não comprovadas serão desconsideradas;

vii) O assunto do e-mail deverá ser, obrigatoriamente: "Edital PPGEM-CT 10/2022 - Bolsas doutorado - NOME DO ALUNO".

 

 

4. REQUISITOS PARA CONCESSÃO DE BOLSA, DURAÇÃO DAS BOLSAS, REVOGAÇÃO DA CONCESSÃO, CANCELAMENTO DE BOLSA

O candidato à bolsa, ao se inscrever neste edital, declara estar ciente e concordar com o exposto nos regulamentos das agências de fomento CAPES e CNPq, conforme links:

CAPES: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-no-pais/programa-de-demanda-social-ds

CNPq: http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352?COMPANY_ID=10132#rn17064

e, ao receber a oferta da bolsa, deverá apresentar a documentação exigida para cada caso descriminado imediatamente abaixo (itens 4.1 e 4.2).

 

4.1. Bolsas CAPES – Demanda Social. Informações constantes no Regulamento do Programa de Demanda Social - Anexo da Portaria No 76, de 14 de abril de 2010;

4.2. Bolsas CNPq. Informações constantes no RN-017/2006 CNPq - Bolsas por Quota no País.

 

 

5. PROCEDIMENTOS PARA CLASSIFICAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS

A Comissão de Bolsas do PPGEM-CT, composta por quatro professores e um discente, procederá a seleção dos candidatos que atendam aos requisitos enumerados na Seção 2 deste edital.

Para efeitos de pontuação e classificação, serão considerados aspectos relacionados ao desempenho acadêmico e currículo do candidato, conforme planilha (Anexo II), e aspectos relacionados a distribuição de bolsas entre as áreas de concentração do PPGEM-CT.

5.1. Critérios de pontuação:

Os critérios de pontuação para classificação dos candidatos são: 

1Coeficiente de rendimento acadêmico do candidato no curso de graduação (peso 0,20/1,0);

2. Coeficiente de rendimento acadêmico do candidato no curso de mestrado (peso 0,25/1,0);

3. Publicações de artigos em congressos e periódicos e depósitos de patente e patentes concedidas (peso 0,50/1,0);

4. Duas cartas de recomendação (peso 0,05/1,0) (serão utilizadas as mesmas cartas do processo de Seleção);

 

Os pesos desses itens apresentam-se na Tabela 1 e as pontuações absolutas estão detalhadas na planilha do Anexo II - Planilha de Pontuação

 

Tabela 1 – Pesos dos critérios para classificação dos candidatos.

Item

Peso

1. Histórico escolar do curso de graduação (coeficiente de rendimento escolar)

0,20

2. Histórico escolar do curso de mestrado (coeficiente de rendimento escolar)

0,25

3. Produção bibliográfica e técnica (cf.  detalhado no item 3 desta subseção)

0,50

4. Cartas de recomendação

0,05

 

O candidato que já tenha finalizado um ou mais quadrimestres como aluno do PPGEM-CT e que possua coeficiente de rendimento inferior a 7,0 será automaticamente desclassificado do processo de seleção deste edital.

Desempate: como primeiro critério de desempate, será melhor classificado o candidato que possuir o maior número de artigos completos publicados (soma dos artigos publicados em periódicos e dos artigos publicados em anais de congressos). Se persistir o empate, será melhor classificado o candidato que possuir o maior coeficiente de rendimento acadêmico no curso de mestrado.

 

5.2. Critérios de distribuição de bolsas do PPGEM-CT.

As bolsas serão distribuídas de acordo com o seguinte procedimento sequencial:

i) Cálculo da pontuação de cada candidato;

ii) Classificação, em ordem decrescente de pontuação, dos candidatos dentro de cada uma das áreas de concentração;

iii) Compõem-se os conjuntos Ci's, em que cada conjunto é definido como Ci = {conjunto formado pelos candidatos classificados na i-ésima posição de cada uma das áreas de concentração}, sendo o índice "i" um número natural não nulo;

iv) Para cada um dos conjuntos Ci's, classificar em ordem decrescente de pontuação, os candidatos pertencentes ao conjunto;

v) As bolsas disponíveis serão distribuídas, primeiramente, dentre os candidatos pertencentes ao conjunto C1, de acordo com a ordem de classificação dentro deste conjunto. O procedimento pode se repetir, de modo ordenado (ordem crescente do índice "i"), para os demais conjuntos Ci's (i=2,3,4, ...) até serem alocadas todas as bolsas disponíveis referentes a este edital.

 

 

6. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

As inscrições homologadas e o resultado da classificação preliminar* serão disponibilizados na página de internet do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct) até o dia 23 de fevereiro de 2023.

 

* Pedidos de recursos quanto ao resultado da classificação deverão ser enviados para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br, até dois dias úteis após a divulgação do resultado de classificação. Os pedidos de recursos deverão ser impetrados pelo candidato mediante carta direcionada à comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM-CT), na qual conste de forma clara o seu questionamento e a coerente fundamentação argumentativa que o sustenta, podendo, se for o caso, ser acrescida de documentos comprobatórios relacionados ao cerne da contestação em questão. A carta deve conter ainda o nome completo do candidato, o número do seu RG e sua assinatura. Os pedidos de recurso realizados sob condições diferentes das descritas neste parágrafo serão desconsiderados. Os resultados dos pedidos de recurso serão publicados na página do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct) em até quatro dias úteis após a divulgação do resultado de classificação.

 

 

7. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos neste edital serão decididos pelo Colegiado do PPGEM-CT da UTFPR.

 

 

8. PUBLICAÇÃO

Este edital será publicado na página do PPGEM-CT:  

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct

 

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

Ao se inscrever o candidato declara ter ciência e aceitar o constante neste edital.

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste edital.

 

 

10. DATAS IMPORTANTES

As datas importantes (cronograma) referentes a este edital são informadas na Tabela 2.

 

Tabela 2 – Cronograma

Atividade

Períodos/Datas

1. Inscrições

De 06/01/2023 a 06/02/2023

2. Data limite para divulgação das inscrições homologadas* e do resultado classificatório preliminar

23/02/2023

3. Data limite para os candidatos enviarem pedidos de recurso com relação à homologação de inscrições e ao resultado preliminar (pelo e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br)

27/02/2023

4. Data limite para divulgação do resultado dos pedidos de recurso e da classificação final

01/03/2023

 

*Inscrição homologada indica a entrega de toda a documentação e verificação da elegibilidade, e não necessariamente a aprovação no processo classificatório.

 

 

Curitiba, 20 de dezembro de 2022.

 

 

LUCAS FREITAS BERTI- Coordenador do PPGEM-CT

MÁRCIO MAFRA -  Presidente da Comissão Permanente de Bolsas do PPGEM-CT

JÚLIO CÉSAR RODRIGUES DE AZEVEDO - Diretor de Pesquisa e Pós Graduação - DIRPPG-CT

ROSSANA APARECIDA FINAU -  Diretora Geral do Campus Curitiba da UTFPR


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCAS FREITAS BERTI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 22/12/2022, às 16:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCIO MAFRA, PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A), em (at) 22/12/2022, às 16:42, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 22/12/2022, às 17:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 22/12/2022, às 18:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.061952/2022-74 SEI nº 3171949