Boletim de Serviço Eletrônico em 05/01/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT

 

EDITAL PPGEM-CT 08/2022

RECREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PARA 2023

 

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM-CT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Curitiba torna público que no período de 06 Janeiro de 2023 até 06 de fevereiro de 2023 estará aberta a inscrição para o recredenciamento dos docentes permanentes e colaboradores atuantes nos cursos de mestrado e doutorado do PPGEM-CT. Os candidatos devem atender aos requisitos especificados neste edital.

 

1. OBJETIVO DO EDITAL

Elaborar a lista de docentes credenciados nos cursos de mestrado e doutorado do PPGEM-CT. A lista, contendo a classificação dos candidatos, será utilizada para definir os docentes permanentes e colaboradores para o ano de 2023. O recredenciamento tem validade de um (1) ano. As listas serão divulgadas no sítio do PPGEM-CT: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct.

 

 

2. VAGAS

Todos os docentes permanentes e colaboradores do PPGEM-CT em 2022 poderão solicitar o recredenciamento para o ano de 2023.

 

 

3. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Serão considerados elegíveis para o recredenciamento os docentes permanentes e colaboradores que satisfaçam os seguintes requisitos e condições:

a) estarem cadastrados como docentes permanentes ou colaboradores do PPGEM-CT no ano de 2022 na plataforma Sucupira da CAPES;

b) enviarem a documentação especificada neste edital para a coordenação do PPGEM-CT até o dia 06 de fevereiro de 2023, para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br;

c) não atuarem, no ato da inscrição, como docente credenciado permanente em mais de dois (2) Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, além do PPGEM-CT.

Obs.: docentes credenciados em outro(s) Programa(s) deverão informar à coordenação do PPGEM-CT, indicando a carga horária dedicada a cada programa de pós-graduação.

 

 

4. PROCEDIMENTOS PARA O RECREDENCIAMENTO

Comissão Permanente de Credenciamento, Descredenciamento e Recredenciamento de Docentes do PPGEM-CT, designada pela Portaria do Diretor-Geral nº 146, de 24 de março de 2021, determina os seguintes procedimentos para o recredenciamento de docentes nos cursos de mestrado e doutorado do PPGEM-CT:

a) apresentar a planilha do Apêndice II com a publicação de periódicos no período de 2019 a 2022 com discentes de mestrado, doutorado ou egresso do PPGEM-CT, que deve estar em conformidade com as informações apresentadas no Currículo Lattes do docente e ao processo de avaliação do PPGEM-CT (Plataforma Sucupira);

b) apresentar a planilha do Apêndice III com a produção total do ano de 2022, em conformidade com as informações apresentadas no Currículo Lattes do docente;

c) apresentar detalhamento de cada produção do ano de 2022, comprovando a respectiva classificação em correspondência com os itens da planilha (Classificação do periódico, trabalho com coautor docente do PPGEM-CT, tipo de titulação de discente, etc.).

I) a produção de artigos em periódicos deve ser classificada obrigatoriamente com lista de classificação de periódicos "Qualis 2017-2020" para efeitos do cálculo do indicador QTDM do PPGEM-CT, disponível no sítio Plataforma Sucupira;

Se o periódico não constar na lista e possuir fator de impacto do JCR 2021 ou CiteScore Scopus 2021, pode ser considerado: 

- A4 para JCR 2021 ≥ 1,0  e  B1 para JCR 2021 < 1,0;

- A4 para CiteScore Scopus 2021  ≥ 3,0 e B1 para CiteScore Scopus 2021 < 3,0  e  ≥ 1,5.

II) artigos em periódicos sem classificação e/ou sem JCR 2021 ou com CiteScore Scopus inferior a 1,5 não serão computados.

d) realizar a inscrição, conforme detalhado no Apêndice I, referente a este edital no período de 06 de janeiro até 06 de fevereiro de 2023;

e) para ser recredenciado, o docente deve satisfazer os dois critérios abaixo:

1) possuir produção com discentes de mestrado ou de doutorado ou egressos do PPGEM-CT, no período 2019 a 2022, de QTDM igual ou superior a 2,00, onde:

QTDM = 1,000*A1 + 0,875*A2 + 0,750*A3 + 0,625*A4 + 0,500*B1 + 0,375*B2 + 1,000*CPAT + 0,625*DPAT

onde A1, A2, A3, A4, B1 e B2 são as quantidades de artigos publicados em períodos com as respectivas classificações na "Lista de classificação de periódicos para efeitos do cálculo do indicador QTDM do PPGEM-CT ou Qualis Capes 2021 se disponível"; DPAT é o número de pedidos de depósitos de patentes e CPAT o número de concessões de patentes, nacionais ou internacionais.

Um (1) artigo ao menos, utilizado para o cálculo do QTDM, deve pertencer ao estrato A, ou seja, A4 ou superior, ou comprovar um (1) depósito ou concessão de patente no período.

A produção em coautoria com docentes do PPGEM-CT deverá ser dividida pelo número de docentes coautores.

2) ter titulado, como orientador principal, pelo menos dois (2) alunos de mestrado ou um (1) de doutorado no PPGEM-CT no período de 2019-2022.

 

Para os professores credenciados a menos de três (3) anos, o cálculo do QTDM será feito considerando a produção total (isto é, com e sem discentes). Esses professores também estão isentos do cumprimento do critério 2 (titulação de alunos).

Só serão recredenciados os docentes que atenderem aos requisitos anteriores e que entregarem a documentação no prazo, com todas as informações necessárias para o preenchimento do relatório referente ao ano de 2022.

 

 

5. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

5.1.  Forma e local de divulgação para o recredenciamento

O resultado do processo de recredenciamento será publicado na forma de lista em ordem alfabética de candidatos recredenciados e descredenciados e de docentes que terão sua situação avaliada pelo colegiado, até às 18h00 do dia 17 de fevereiro de 2023, por meio do sítio do PPGEM-CT: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ctOs casos a serem avaliados pelo colegiado serão analisados na reunião do colegiado a ser realizada em data posterior a divulgação dos resultados.

5.2. Recursos

a) Recursos fundamentados relacionados ao resultado do processo de recredenciamento deverão ser enviados para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br, até dois dias úteis após a divulgação do resultado.

b) Havendo solicitação de recurso, o resultado final do processo de recredenciamento será publicado até às 18h00 do dia 03 de março de 2023, por meio do sítio do PPGEM-CT: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct

 

 

6. VALIDADE DO RECREDENCIAMENTO

O recredenciamento terá validade para o ano de 2023, sendo que, após a reinclusão no quadro do PPGEM-CT, o docente estará sujeito aos critérios estabelecidos no Regulamento e Resoluções Específicas do Programa.

 

 

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

O não cumprimento das normas definidas neste edital, ou em comunicados da coordenação do PPGEM-CT, acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo de recredenciamento, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.

Os casos omissos neste edital serão decididos pelo Colegiado do PPGEM-CT.

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

 

O presente edital será divulgado no sítio do PPGEM-CT:  http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct.

 

 

Curitiba, 02 de Janeiro de 2023

 

 

LUCAS FREITAS BERTI - Coordenador do PPGEM-CT

ADMILSON TEIXEIRA FRANCO - Presidente da Comissão Permanente de Credenciamento, Descredenciamento e Recredenciamento de Docentes do PPGEM-CT

JÚLIO CÉSAR RODRIGUES DE AZEVEDO - Diretor de Pesquisa e Pós Graduação - DIRPPG-CT

ROSSANA APARECIDA FINAU - Diretora Geral do Campus Curitiba da UTFPR


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCAS FREITAS BERTI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 02/01/2023, às 11:19, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ADMILSON TEIXEIRA FRANCO, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 03/01/2023, às 11:05, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 03/01/2023, às 14:17, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.062159/2022-92 SEI nº 3175082