Boletim de Serviço Eletrônico em 20/12/2022

 

Ministério da Educação​

UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Campus de Marechal Cândido Rondon

UTFPR – UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - Campus de Dois Vizinhos

Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

E-mail: ppzunioesteutfpr@gmail.com

www.unioeste.br/pos/zootecnia

portal.utfpr.edu.br/dv/ppgzo

EDITAL Nº 45/2022 – PPZ Unioeste/ UTFPR

 

 

                                      

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS A ESTÁGIO ACADÊMICO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA, EM ASSOCIAÇÃO ENTRE UNIOESTE / CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON E UTFPR / CAMPUS DE DOIS VIZINHOS.

 

 

As Coordenadoras do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia – Unioeste/UTFPR, Prof.ª Dr.ª Maximiliane Alavarse Zambom, Portaria nº 2285/2021-GRE/Unioeste, de 27/08/2021, e a Prof.ª Dr.ª Fabiana Martins Costa Maia, Portaria de Pessoal GABIR/UTFPR nº 24, de 05/01/2022, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais;

Considerando a Resolução nº 028/2019-CEPE, de 21/03/2019, que regulamenta o Pós-Doutorado da Unioeste.

 

TORNAM PÚBLICO:

O processo de seleção de até 1 (uma) vaga para candidatos a “Estágio Acadêmico de Pós-Doutorado com Bolsa” no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ), em Associação entre Unioeste / Campus de Marechal Cândido Rondon e UTFPR / Campus Dois Vizinhos, para atuar com o Docente Supervisor na Unioeste / Campus de Mal. Cândido Rondon, no projeto especificado abaixo:

 

Docente Supervisor(a)

Linha de Pesquisa e Projeto a ser desenvolvido

Vaga

Duração do Pós-Doutorado

Financiador e valor da bolsa

 

Profª. Drª. Maximiliane Alavarse Zambom

 

Linha de Pesquisa: Produção e Nutrição de Não-Ruminantes/ Aquicultura

Projeto: Avaliação da inclusão do Nutritek na dieta de vacas em período de transição e em lactação

01 (uma)

4 (quatro) meses a partir de fevereiro de 2023, sendo obrigatório o cumprimento de no mínimo de 3 (três) meses, podendo ser prorrogado até completar 24 (vinte e quatro) meses.

Empresa: Cargill

 

Valor da bolsa:

R$ 4.000,00 (Quatro mil reais) por mês

 

1. DAS INSCRIÇÕES:

1.1 O período de inscrição para o presente processo seletivo será de 20/12/2022 a 10/01/2023

1.2 Poderão candidatar-se jovens doutores que atendam aos requisitos abaixo e demais exigências deste Edital:

a) Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País; no caso de estrangeiro, este deverá estar, no momento de implementação da bolsa, em situação regular no País;

b) Estar em dia com as obrigações eleitorais;

c) Não ser beneficiário de bolsa de estudos de qualquer natureza;

d) Não ser aposentado ou em situação equiparada;

e) Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja publicado o resultado final do presente processo seletivo;

f) Ter obtido o título de doutor há, no máximo, 15 (quinze) anos, quando da implementação da bolsa;

g) Estar de posse do seu diploma de doutorado ou documento equivalente; em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá possuir o reconhecimento de validação, conforme dispositivo legal;

h) Ter seu currículo atualizado e disponível na Plataforma Lattes;

i) Possuir em seu Currículo Lattes qualificações que demonstrem capacitação suficiente para desenvolver o projeto;

j) Ter título de doutorado nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias ou Multidisciplinar;

k) Atuar na área de “Produção e Nutrição Animal”;

l) Ter publicado nos últimos 5 (cinco) anos pelo menos 2 (dois) artigos científicos na Área de Bovinocultura de Leite em periódicos equivalentes A1-Qualis/CAPES.

1.3 Para a efetivação da inscrição, o candidato deverá enviar exclusivamente para o e-mail ppzunioesteutfpr@gmail.com até o dia 10 de janeiro de 2023, os seguintes documentos:

1.4 O candidato estrangeiro deve atender as exigências do MEC e, além de cumprir os demais itens de seleção e admissão, deve demonstrar suficiência em Língua Portuguesa, conforme regulamentação vigente na Instituição.

 

2. DAS VAGAS:

2.1. O processo de seleção oferece 1 (uma) vaga para candidatos a “Estágio Acadêmico de Pós-Doutorado COM Bolsa” no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ) da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon, sob a supervisão da Profª. Drª. Maximiliane Alavarse Zambom, para atuar nos projetos elencados na primeira página deste Edital.

 

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO:

3.1 Para a classificação dos candidatos será utilizada a pontuação obtida no Currículo Lattes, calculada conforme Anexo I deste Edital.

3.2 Em caso de empate na pontuação obtida no Currículo Lattes, serão utilizados os seguintes critérios para desempate: 1º) Maior idade do(a) candidato(a); 2º) O(A) candidato(a) casado(a) e com filho(s).

3.3 O resultado final da seleção será divulgado em edital no dia 25 de janeiro de 2023. Os candidatos selecionados deverão providenciar e entregar na Secretaria do PPZ no dia 30 de janeiro de 2023 a documentação necessária (física e original) conforme as orientações divulgadas no edital do resultado final, que será repassada para a Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação da Unioeste efetivar a matrícula no Programa dos aprovados.

 

4. DAS OBRIGAÇÕES DO PÓS-DOUTORANDO:

4.1 O pós-doutorando deverá:

a) Dedicar-se às atividades do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, conforme cronograma elaborado em conjunto com o Supervisor;

b) Apresentar desempenho satisfatório de acordo com as exigências da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia;

4.2 O pós-doutorando será desligado do Estágio Acadêmico de Pós-Doutorado nas seguintes situações:

a) Por infringência ao Regulamento do Pós-Doutorado da Unioeste (Resolução nº 028/2019-CEPE, de 21/03/2019);

b) Caso a Coordenação do PPZ entenda que o desempenho do bolsista esteja insatisfatório.

 

5. DA VALIDADE DA SELEÇÃO:

5.1 Os candidatos selecionados para as vagas disponíveis serão convocados pelo Edital do resultado final da seleção, com início das atividades a partir de 01 de fevereiro de 2023.

 

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS:

6.1 Informações adicionais poderão ser obtidas no site do PPZ em www.unioeste.br/pos/zootecnia, pelos telefones (45) 3284-7912 (de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h – Unioeste, Campus Marechal Cândido Rondon) e (46) 3536-8907 (de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30min às 17h – UTFPR, Campus Dois Vizinhos) e pelo e-mail ppzunioesteutfpr@gmail.com.

6.2 O presente Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) e nas páginas www.unioeste.br/pos/zootecnia e https://portal.utfpr.edu.br/dv/ppgzo.

6.3 Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia – Unioeste/ UTFPR.

6.4 Os candidatos têm direito ao pedido de recurso dentro de no máximo 24 horas após a divulgação dos resultados Provisório e Final do Processo Seletivo, como constantes no item 7 deste edital. Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail ppzunioesteutfpr@gmail.com devidamente documentados para análise do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - Unioeste/ UTFPR.

6.5 Ficam eleitos os Foros da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Francisco Beltrão ou de Marechal Cândido Rondon, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões decorrentes deste Edital não resolvidas administrativamente.

 

 

PUBLIQUE-SE.

 

Marechal Cândido Rondon, 19 de dezembro de 2022.

Dois Vizinhos, 19 de dezembro de 2022.

 

Maximiliane Alavarse Zambom

Coordenadora PPZ-Unioeste-UTFPR

Sede Unioeste

 

Fabiana Martins Costa Maia

Coordenadora PPZ-Unioeste-UTFPR

Sede UTFPR

 

Paula Fernandes Montanher

Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Substituta
UTFPR – campus Dois Vizinhos

 

Éverton Ricardi Lozano da Silva
Diretor Geral
UTFPR – campus Dois Vizinhos

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MAXIMILIANE ALAVARSE ZAMBOM, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 20/12/2022, às 07:20, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FABIANA MARTINS COSTA MAIA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 20/12/2022, às 07:27, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULA FERNANDES MONTANHER, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 20/12/2022, às 08:00, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 20/12/2022, às 08:25, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3181052 e o código CRC (and the CRC code) 78F9380F.



ANEXO I DO EDITAL Nº 45/2022-PPZ

FICHA DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PÓS-DOUTORADO COM BOLSA

 

Nome:___________________________________________________ Pontuação: _______

 

 

1. Atividade de Ensino (na Área de Ciências Agrárias)

    (Máximo 20 pontos)

Peso

(A)

Qtidade (B)

Total de Pontos A x B

1.1 Docência no Ensino Médio (Escola Agrícola) (hora/semestre)

0,3

 

 

1.2 Docência na Graduação (hora/semestre)

0,6

 

 

1.4 Orientações concluídas

 

 

 

1.4.2 Orientação de TCC

1,0

 

 

1.4.3 Orientação de Monitoria

0,4

 

 

1.4.4 Orientação de Iniciação Científica  

1,0

 

 

1.4.6 Orientação de dissertação de mestrado (stricto sensu)

3,0

 

 

1.4.7 Orientação de tese de doutorado (stricto sensu)

4,0

 

 

1.4.8 Coorientação de dissertação/tese (stricto sensu)

1,0

 

 

1.5 Orientações em andamento

 

 

 

1.5.2 Orientação de TCC

0,5

 

 

1.5.3 Orientação de Monitoria

0,2

 

 

1.5.4 Orientação de Iniciação Científica

0,5

 

 

1.5.5 Orientação de monografia de pós-graduação (lato sensu)

0,5

 

 

1.5.6 Coorientação de dissertação/tese (stricto sensu)

0,5

 

 

SUB-TOTAL 1

 

 

 

2. Atividade de Pesquisa e/ou Extensão (Máximo 70 pontos)

Peso

(A)

Qtidade (B)

Total de Pontos A x B

2.1 Membro grupo de pesquisa cadastrado no CNPq

1,0

 

 

2.2 Participação em projeto concluído cadastrado no CNPq ou em outro órgão de fomento

0,5

 

 

2.3 Participação em projeto em andamento cadastrado no CNPq a em órgão de fomento

0,25

 

 

2.5 Produção Técnica-Científica

 

 

 

2.5.1 Livro editado, organizado, traduzido e capítulo de livro

4,0

 

 

2.5.2 Artigo em revista indexada Qualis/Capes A1 na área

10,0

 

 

2.5.3 Artigo em revista indexada Qualis/Capes A2 na área

8,5

 

 

2.5.4 Artigo em revista indexada Qualis/Capes B1 na área

7,0

 

 

2.5.5 Artigo em revista indexada Qualis/Capes B2 na área

5,5

 

 

2.5.6 Artigo em revista indexada Qualis/Capes B3 na área

4,0

 

 

2.5.7 Artigo em revista indexada Qualis/Capes B4 na área

2,5

 

 

2.5.8 Artigo em revista indexada Qualis/Capes B5 na área

1,0

 

 

2.5.9 Artigo em revista indexada Qualis/Capes C na área

0,5

 

 

2.5.10 Resumos publicados em anais de eventos técnico-científicos (Internacional) máximo: 10

1,0

 

 

2.5.11 Resumos publicados em anais de eventos técnico-científicos (Nacional) máximo: 7

0,5

 

 

2.5.12 Resumos publicados em anais de eventos técnico-científicos (Regional/Local) máximo: 4

0,25

 

 

SUB-TOTAL 2

 

 

3. Outras Atividades (na Área de Ciências Agrárias)

    (Máximo 10 pontos)

Peso

(A)

Qtidade (B)

Total de Pontos A x B

3.4 Participação em evento técnico-científico no exterior

0,5

 

 

3.5 Participação em evento técnico-científico no Brasil

0,4

 

 

3.6 Participação em conselho editorial

1,0

 

 

3.8 Curso de curta duração ministrado (mínimo 8 h/curso)

1,0

 

 

3.9 Participação em curso de curta duração (mínimo 8 h/curso)

0,1

 

 

3.10 Palestra ministrada

0,5

 

 

3.11 Docência em curso atualização e/ou extensão

0,75

 

 

3.14 Banca de dissertação

0,3

 

 

3.15 Banca de tese

0,5

 

 

3.16 Banca de especialização/seminário

0,1

 

 

3.17 Banca de qualificação de dissertação

0,15

 

 

3.18 Banca de qualificação de tese

0,25

 

 

3.19 Banca de TCC

0,2

 

 

3.21 Artigo em jornal/revista

0,25

 

 

SUB-TOTAL 3

 

TOTAL (sub-total 1 + sub-total 2 + sub-total 3) =

 

 

ANEXO II DO EDITAL Nº 45/2022-PPZ

FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

 

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

DADOS PESSOAIS:

Nome do candidato:

 

Data de Nascimento:

 

Naturalidade:

 

CPF e RG (ou documento equivalente no caso de candidatos estrangeiros):

 

Graduação:

- Universidade:

- País:

- Ano de Conclusão:

 

Doutorado:

- Universidade:

- País:

- Ano de Conclusão:

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO:

Nome do Programa de Pós-Graduação ou onde será desenvolvido o Estágio:

Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

Área de Concentração:

Produção e Nutrição Animal

Linha de Pesquisa:

(X) Produção e Nutrição de Ruminantes / Forragicultura

Campus:

Unioeste / Marechal Cândido Rondon

Centro:

Centro de Ciências Agrárias

Título do Projeto de Pesquisa:

(     )  Avaliação da inclusão do Nutritek na dieta de vacas em período de transição e em lactação

Supervisor:

Profª Drª Maximiliane Alavarse Zambom

Financiamento com bolsa (se sim, informar o órgão de fomento):

(   )SIM –  Cargill

Período do Estágio (dia/mês/ano):

Início: 01/02/2023


Referência: Processo nº 23064.062535/2022-49 SEI nº 3181052