Boletim de Serviço Eletrônico em 26/12/2022
DOU de 23/12/2022, seção 3, página 119

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO Nº 002/2022-PS-FB

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), consoante Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 19 de maio de 2011, Portaria Interministerial nº 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC nº 1.034, de 27/07/2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para Professor Substituto para o preenchimento de 01 (uma) vaga para a carreira de Professor do Magistério Federal, nos termos do presente Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais Nº 001/2019, publicado no DOU de 06 de novembro de 2019 e disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1262866&id_orgao_publicacao=0.

 

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo será regido por este edital e pelo Edital de Condições Gerais 001/2019, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1262866&id_orgao_publicacao=0.

1.1.1 Para fins deste edital considera-se:

a) O endereço eletrônico de concursos públicos e processos seletivos: http://portal.utfpr.edu.br/editais/concursos 

b) O Campus para o qual a vaga se destina: Francisco Beltrão.

c) O endereço da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus Francisco Beltrão: Rua Gelindo João Folador, nº 2000, Bairro Novo Horizonte, CEP: 85602-863, Caixa Postal 135, Francisco Beltrão - Paraná - Brasil.

d) O e-mail de contato: cogerh-fb@utfpr.edu.br

1.2 O período de contrato será de 6 (seis) meses, sendo admitida sua prorrogação, no interesse da Administração e nas hipóteses legais vigentes, desde que o prazo do contrato não exceda 02 (dois) anos, conforme dispõe a Lei 8.745/1993.

1.3 O valor da taxa de inscrição, a remuneração e os requisitos estão disponíveis no Anexo I.

1.4 O programa está disponível no Anexo II.

1.5 Ao efetuar a inscrição, o candidato declara que leu e está de acordo com todos os termos deste Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1262866&id_orgao_publicacao=0.

 

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser realizada das: 8h do dia 30/12/2022 às 23h do dia 18/01/2023.

2.2 Último dia para pagamento da Guia de Recolhimento da União: 19/01/2023.

2.3 Período para solicitar isenção: 30/12/2022 a 07/01/2023.

2.4 Resultado da Isenção: 09/01/2023 até às 18h.

2.5 Prazo para recurso contra o indeferimento do pedido de Isenção: das 18h do dia 09/01/2023 às 18h do dia 11/01/2023.

2.6 Resposta ao recurso da isenção: 16/01/2023.

 

3. DO ENSALAMENTO

3.1 O ensalamento da Prova da Prova Escrita será divulgado no dia 24/01/2023 até às 18h.

 

4. DA BANCA EXAMINADORA

4.1 Publicação, na página do concurso, da portaria de composição da banca examinadora: 24/01/2023 até às 18h.

4.2 Prazo de recurso para impugnação de membro da banca examinadora: das 18h do dia 24/01/2023 às 18h do dia 26/01/2023.

 

5. DAS PROVAS

5.1 O Processo Seletivo será constituído de Prova Escrita, dissertativa, e Prova de Desempenho de Ensino

5.2 da Prova Escrita (PE):

5.2.1 Tipo: Dissertativa com sorteio de ponto. 

5.2.2 Sorteio do ponto: 31/01/2023 às 8h30. 

5.2.3 Data de realização da Prova Escrita: 31/01/2023 às 9h30.

5.2.4 Duração: 2h30min.

5.2.5 O acesso ao local de realização da Prova Escrita será fechado com 15 (quinze) minutos de antecedência ao início da prova. 

5.3 da Prova de Desempenho de Ensino (PDE)

5.3.1 Sorteio do ponto: 09/02/2023, em horário a ser divulgado com o Resultado da Prova Escrita. 

5.3.2 Data de realização da Prova de Desempenho de Ensino: 10/02/2023 às 14h00.

 

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1 Resultado da PE: 03/02/2023 até às 18 h.

6.2 Prazo para Recurso contra a PE: das 18h do dia 03/02/2023 às 18h do dia 05/02/2023.

6.3 Resultado do Recurso contra a PE: 08/02/2023 até às 18 h.

6.4 Resultado Final: 14/02/2023 até às 18h.

6.5 Prazo para Recurso contra o Resultado Final: das 18h do dia 14/02/2023 às 18h do dia 16/02/2023.

6.6 Resultado do Recurso contra o Resultado Final: 27/02/2023 até às 18 h.

 

  

ANEXO I AO EDITAL Nº 002/2022-PS-FB - ABERTURA

 

Área/Subárea:

VG

VG PCD

PDE

CH

Requisito(1)

Engenharia Sanitária / Saneamento Ambiental

01

0

05

40

Graduação em Engenharia Ambiental, com Pós-Graduação na área de Engenharias ou de Ciências Agrárias(2).

LEGENDA:

(1) Referência utilizada: Tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES, disponível em https://goo.gl/YoT6v7.

(2) Quando não especificada, a Pós-Graduação mínima deve ser em nível de especialização.

VG: nº total de vagas

PDE: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho de Ensino

CH: Carga horária

 

 

REMUNERAÇÃO (40 Horas)

Titulação

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Especialização

3.130,85

469,63

3.600,48

Mestrado

3.130,85

1.174,07

4.304,92

Doutorado

3.130,85

2.700,36

5.831,21

TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 90,00

 

 

ANEXO II AO EDITAL Nº 002/2022-PS-FB - ABERTURA

 

ÁREA/SUBÁREA: ENGENHARIA SANITÁRIA / SANEAMENTO AMBIENTAL

PROGRAMA

01. Desenho técnico: projeções ortogonais, cortes e perspectivas;

02. Instalações prediais hidrossanitárias;

03. Sistemas urbanos de coleta e transporte de esgoto;

04. Hidráulica aplicada na Engenharia Ambiental e Sanitária;

05. Geotecnia Aplicada à Engenharia Ambiental e Sanitária.

 

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

 

AZEVEDO NETTO, J. Manual de hidráulica. 2. ed. São Paulo: E. Blücher.

BOSCOV, M. Geotecnia ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. 248p.

GRIBBIN, J. Introdução a hidráulica, hidrologia e gestão de águas pluviais. São Paulo: Cengange Learning, 2009.

MICELI, M.; FERREIRA, P. Desenho técnico básico. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Imperial Novo Milênio, 2008. 143 p.

PORTO, R. (Org). Técnicas quantitativas para o gerenciamento de recursos hídricos. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2002. 419 p.

SILVA, E.; ALBIERO, E.; SCHMITT, A. Desenho técnico fundamental. São Paulo, SP: EPU, 1977. 123 p.

SPECK, H.; PEIXOTO, V. Manual básico de desenho técnico. 7. ed. Florianópolis, SC: Ed. da UFSC, 2013. 204 p.

TELLES, D. Esgoto sanitário: coleta, transporte, tratamento e reuso agrícola. São Paulo, SP: E. Blücher, 2003. 520 p. 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO KUSMA, PRESIDENTE DE COMISSÃO, em (at) 20/12/2022, às 15:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCOS FLAVIO DE OLIVEIRA SCHIEFLER FILHO, REITOR, em (at) 21/12/2022, às 19:17, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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