Boletim de Serviço Eletrônico em 10/01/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PRO-REITORIA DE REL.EMPR. E COMUNITARIAS

DIRET. DE RELACOES INTERINSTITUCIONAIS

 

EDITAL Nº 01/2023

PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA DOUTORADO NA UNIVERSIDADE DE SHINSHU COM BOLSA DO GOVERNO JAPONÊS

Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC) da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, por meio de sua Diretoria de Relações Interinstitucionais (DIRINTER), no uso de suas atribuições legais, torna público o processo de pré-seleção de candidatos para doutorado na Universidade de Shinshu, Japão, com bolsa do governo japonês.

1. OBJETO

O presente instrumento visa pré-selecionar candidatos que cumpram todos os requisitos aqui expostos, para indicação a doutorado na Universidade de Shinshu, a convite daquela instituição. Caberá exclusivamente à instituição japonesa realizar a seleção entre os candidatos pré-selecionados pela UTFPR e, caso julguem algum candidato como sendo apto a realizar as próximas etapas do processo, orientá-lo sobre a seleção final para a bolsa do governo japonês.

2. REQUISITOS

Os requisitos para a pré-seleção da UTFPR são:

2.1. Ser estudante regularmente matriculado ou egresso de um curso de mestrado da UTFPR.

2.1.1. No caso de estudantes regulares, a previsão de término do curso e de finalização de quaisquer pendências referentes a ele deve ser anterior a setembro de 2023.

2.1.2. Ainda que a Universidade de Shinshu não tenha delimitado uma área prioritária, recomenda-se que os interessados verifiquem as áreas de pesquisa oferecidas na instituição japonesa: https://www.shinshu-u.ac.jp/english/research

2.2. Ter nascido em ou após 2 de abril de 1988, devido aos critérios do Governo Japonês para a atribuição da bolsa, conforme informações publicadas na página da Embaixada do Japão no Brasil (https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/pesquisa.html) e confirmadas pela equipe da Universidade de Shinshu.

2.3. Comprovar proficiência em língua inglesa, conforme orientações abaixo:

2.3.1. A comprovação de proficiência deve ser feita por meio de resultado de teste oficial ou declaração de escola de idiomas que faça referência ao nível do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR / QCER). Serão aceitos os níveis B2, C1 e C2.

2.3.2. No caso de testes de proficiência online, serão aceitos apenas aqueles que possuam a devida fiscalização da identidade do usuário, por meio da apresentação de documento de identificação com foto no momento do teste à entidade que o oferta e/ou fiscalização por vídeo durante toda a prova.

2.3.3. No caso de testes cujo resultado não traga referência clara ao nível do CEFR / QCER, serão aceitos apenas aqueles que possuam tabela de conversão da nota do teste para o nível do CEFR / QCER publicada na internet.

2.3.4. Não serão aceitas declarações de escola de idiomas que não possuam referência clara ao nível do quadro comum europeu, bem como declarações sem assinatura do responsável da escola.

2.3.5. No caso de declarações de conclusão de nível B2 parcial (p. ex.: B2.1, B2.2, etc.), serão aceitas apenas aquelas que se refiram à última etapa no nível. O candidato é responsável por solicitar à sua escola de idiomas a inclusão dessa informação na declaração.

2.3.6. O teste de proficiência ou o curso correspondente à declaração devem ter sido realizados entre janeiro de 2021 e janeiro de 2023. Não serão aceitas declarações ou certificados referentes a cursos ou testes realizados antes de janeiro de 2021, ainda que o documento tenha sido emitido dentro do período solicitado.

2.4. Alternativamente ao item 2.3, ou de modo complementar, o candidato poderá comprovar proficiência em língua japonesa. O teste aceito será o JLPT e o nível mínimo será o N2. No caso do JLPT, não se aplica a validade estipulada no item 2.3.6, conforme informações oficiais dos órgãos responsáveis pelo teste: https://jlpt.jp/e/faq/.

3. INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas de 10 a 16 de janeiro de 2023, por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível no seguinte endereço: https://portal.utfpr.edu.br/internacional/mobilidade/mei/pre-selecao-doutorado-sit

No formulário, o candidato deverá preencher suas informações pessoais, anexar o(s) certificado(s) de proficiência e indicar um possível professor orientador da Universidade de Shinshu. Informações sobre os pesquisadores da instituição japonesa podem ser acessadas no seguinte endereço: http://soar-rd.shinshu-u.ac.jp/search/index.html?lang=en

4. RESULTADO DA PRÉ-SELEÇÃO

No dia 17 de janeiro de 2023, será publicada a lista preliminar de candidatos pré-selecionados, na página do edital: .

Serão pré-selecionados os candidatos com inscrição completa que cumprirem os itens 2.1, 2.2 e 2.3 desse edital, bem como os respectivos subitens.

Serão recebidos recursos referentes à lista preliminar de candidatos pré-selecionados até o dia 19 de janeiro de 2023. Os recursos deverão ser encaminhados exclusivamente por e-mail à DIRINTER (dirinter@utfpr.edu.br).

A lista final de candidatos pré-selecionados será publicada no dia 20 de janeiro de 2023, na página do edital: https://portal.utfpr.edu.br/editais/relacoes-internacionais/reitoria/pre-selecao-de-candidatos-para-doutorado-na-universidade-de-shinshu-com-bolsa-do-governo-japones-2023.

5. INDICAÇÃO À UNIVERSIDADE DE SHINSHU

A DIRINTER encaminhará, no dia 20 de janeiro de 2023, a lista dos candidatos pré-selecionados à Universidade de Shinshu. As informações que constarão na lista são: nome, programa de mestrado, coeficiente de rendimento, idioma e nível de proficiência, e-mail, telefone e possível orientador. Ao se inscreverem, todos os candidatos concordam que tais informações sejam compartilhadas com a Universidade de Shinshu.

6. ETAPAS POSTERIORES À INDICAÇÃO

A Universidade de Shinshu, utilizando critérios próprios, decidirá qual ou quais candidatos entrevistará, baseando-se nas informações prestadas pela DIRINTER, podendo também não selecionar nenhum dos candidatos pré-selecionados. Não caberá qualquer tipo de recurso a partir desta etapa do processo.

Todos os candidatos devem estar preparados para providenciar, durante o mês de fevereiro, documentos como: cópia do passaporte, foto recente no tamanho 4,5cm x 3,5cm, CV simplificado em inglês, resumo da dissertação de mestrado em inglês e traduções juramentadas em inglês do histórico e diploma do mestrado (no caso de candidatos que não tenham finalizado o mestrado no momento da pré-seleção, traduções juramentadas em inglês do histórico e diploma do curso de graduação).

Outros documentos específicos do processo serão solicitados diretamente ao candidato selecionado pela Universidade de Shinshu, entre eles: formulário de inscrição, projeto de pesquisa e certificado de saúde preenchido e assinado por um médico.

O candidato também deve estar preparado para enviar, por conta própria, a documentação solicitada por correio expresso à instituição japonesa.

A Universidade de Shinshu ficará responsável por gerir a candidatura do estudante selecionado junto ao governo japonês e a informar sobre o resultado final do processo.

7. SOBRE A BOLSA

A bolsa do governo japonês abrange o pagamento mensal no valor aproximado de 145.000,00 JPY, passagens de ida e volta para o Japão e isenção de taxas acadêmicas durante todo o programa.

Todos os detalhes deverão ser confirmados diretamente com a equipe da Universidade de Shinshu durante o mês de fevereiro ou posteriormente. A DIRINTER não se responsabiliza por qualquer alteração realizada pelo governo japonês.

8. POSSÍVEIS ALTERAÇÕES DEVIDO À PANDEMIA

Todos os candidatos devem estar cientes de que, na medida em que a pandemia causada pelo novo coronavírus impactar as atividades da UTFPR e dos órgãos e instituições envolvidas, o programa do qual trata esse edital poderá sofrer alterações, incluindo o adiamento ou cancelamento.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e concordar com as disposições do edital.

Os casos omissos serão analisados pela Diretoria de Relações Interinstitucionais (DIRINTER).

Este edital, seus adendos ou novos editais de alterações no edital original serão publicados no site de editais da UTFPR: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente. 

 

Curitiba, 10 de janeiro de 2023.

 

(Assinado Eletronicamente)

PAULO CÉZAR STADZISZ

Diretor de Relações Interinstitucionais


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULO CEZAR STADZISZ, DIRETOR(A), em (at) 10/01/2023, às 11:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3217681 e o código CRC (and the CRC code) C77ED82A.



 


Referência: Processo nº 23064.000520/2023-78 SEI nº 3217681