Boletim de Serviço Eletrônico em 11/01/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIR. DE GRAD.E EDUCACAO PROFISSIONAL -FB

SECRETARIA DE GESTAO ACADEMICA - FB

 

EDITAL nº 01/2023 - SEGEA-FB

MATRÍCULA PARA  VETERANOS - GRADUAÇÃO - 1º SEMESTRE DE 2023

 

DA FINALIDADE

O Diretor-Geral do campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, nomeado pela Portaria de Pessoal GABIR/UTFPR nº 836 de 25 de maio de 2021, no uso das suas competências conferidas à função pela Portaria Institucional nº 1783 de 07 de outubro de 2016, alterada pela Portaria do Reitor nº 1583, de 28 de agosto de 2019, torna pública as instruções sobre o processo de matrícula do 1º semestre de 2023 para os veteranos dos cursos de graduação do campus Francisco Beltrão.

 

DO CRONOGRAMA

1ª ETAPA:
REQUERIMENTO DE MATRÍCULA

13 e 14 de fevereiro de 2023

Horário: das 09h do dia 13 às 18h do dia 14

2ª ETAPA:
ANÁLISE DE TURMAS
Evento interno, sem participação dos estudantes.

15 de fevereiro de 2023

3ª ETAPA:
AJUSTE/CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA

16 de fevereiro de 2023
Horário: das 09h às 18h

4ª ETAPA:
INCLUSÃO DE UNIDADES CURRICULARES

17 de fevereiro de 2023
Horário: das 09h às 18h

5ª ETAPA:
MATRÍCULA INTERCAMPUS

01 de março de 2023

Horário: das 09h às 18h

6ª ETAPA:
MATRÍCULA EXTERNA REQUERIMENTO

01 de março de 2023

Horário: das 10h às 12h e das 13h30 às 17h

 

 

DO INÍCIO DO PERÍODO LETIVO

O 1º semestre letivo terá início em 02 de março de 2023.

 

DA OFERTA DAS TURMAS

​Todas as turmas ofertadas no 1º semestre de 2023, serão na modalidade presencial.

 

DO PERÍODO DE MATRÍCULA

1ª ETAPA: REQUERIMENTO DE MATRÍCULA
(dias 13 e 14 de fevereiro)

O Requerimento de Matrícula é apenas uma solicitação de matrícula, não significa que ao realizá-lo você já estará matriculado.

O Requerimento de Matrícula será feito exclusivamente via Internet, através do site http://portal.utfpr.edu.br/alunos/portal-do-aluno.

Não serão analisadas solicitações de matrícula por qualquer outro meio que não seja via Requerimento de Matrícula por meio do Portal do Aluno.

 

 ETAPA: ANÁLISE 
(dia 15 de fevereiro)

Esta etapa é interna, realizada pela Secretaria de Gestão Acadêmica e Departamento de Registros Acadêmicos, sem a participação do estudante.

 

3ª ETAPA: RESULTADO DOS REQUERIMENTOS DE MATRÍCULA 
(dia 16 de fevereiro das 9h às 18h)

“Confirmação de Matrícula” ou “Ajuste de Matrícula”

O estudante deverá verificar o resultado de seu Requerimento de Matrícula, via Internet (http://portal.utfpr.edu.br/alunos/portal-do-aluno).

O resultado poderá ser apresentado de duas maneiras:

  1. Confirmação de Matrícula:

 

  1. Ajuste de matrícula (o estudante não conseguiu vaga em alguma unidade curricular que solicitou)

 

4ª ETAPA: INCLUSÃO DE UNIDADES CURRICULARES
(dia 17 de fevereiro, das 9h às 18h)

A Inclusão de unidades curriculares será feita via Internet, (http://portal.utfpr.edu.br/alunos/portal-do-aluno), nas datas especificadas no Cronograma.

Não será possível alterar a matrícula em unidade curricular com “VAGA GARANTIDA”.

Condicionada à existência de vagas, os estudantes poderão incluir unidades curriculares até a carga horária máxima semanal permitida.

Nesta etapa as vagas são preenchidas por ordem de chegada do pedido, ou seja, quem solicitar primeiro consegue vaga.

Nesta etapa o estudante pode acessar e inserir unidades curriculares que não sejam do seu curso, mas do mesmo campus (Francisco Beltrão), as quais serão contabilizadas como Enriquecimento Curricular.

Neste caso, fique atento pois nenhuma equivalência automática será realizada, já que a disciplina não pertence ao seu curso!

Os estudantes que porventura não tenham requerido matrícula nas datas de requerimento, terão o dia da INCLUSÃO como último prazo para realizar sua matrícula, escolhendo o que lhe for adequado dentre as unidades curriculares com vagas restantes.

Após o dia da Inclusão, não efetuando matrícula em nenhuma unidade curricular do campus de origem, o estudante será declarado desistente, perdendo a vaga na Universidade por falta de matrícula.

 

5ª ETAPA: MATRÍCULA INTERCAMPUS 
(dia 01 de março, das 9h às 18h)

Condicionada à existência de vagas, os estudantes poderão incluir até três unidades curriculares de outros campi, até a carga horária máxima semanal permitida. Estas unidades curriculares também são contabilizadas como Enriquecimento curricular; então se já solicitou enriquecimento curricular no período de inclusão, será descontado aqui.

As unidades curriculares intercampus devem ser cursadas na modalidade em que serão ofertadas. Se “presencial” no Campus de origem, devem ser cursadas presencialmente no Campus que está ofertando.

 

6ª ETAPA: MATRÍCULA EXTERNA
(dia 01 de março)

Nesta etapa, são atendidos alunos diplomados em qualquer curso superior e alunos cursando graduação em instituições externas conveniadas.

 

LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Legislações disponíveis em: http://portal.utfpr.edu.br/documentos/graduacao-e-educacao-profissional/prograd, dentre as quais destacamos:

 

DA SENHA DE ACESSO

Todos os procedimentos necessários para a matrícula dependem de senha para acesso.

A senha é pessoal, intransferível e obrigatória para a matrícula. Ela pode ser recuperada no portal do aluno;

Se estiver com problemas em sua senha, deve se apresentar ao Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) com ANTECEDÊNCIA.

Será bloqueada a matrícula do estudante que estiver com situação irregular nos departamentos da UTFPR até que se regularize a situação.

Caso tenha modificado algum documento ou recebido certificado de reservista, deverá procurar o Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) para regularizar sua documentação.

O estudante que não conseguir realizar seu requerimento de matrícula pela internet deverá contatar o Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) (derac-fb@utfpr.edu.br) imediatamente para que sejam tomadas as providências necessárias. Problemas na matrícula não informados durante a fase de Requerimento de Matrícula não serão aceitos como justificativa para qualquer procedimento posterior.

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

As turmas e horários estarão oficialmente disponibilizadas no Portal do Aluno, seção “Turmas Abertas” até 15 dias antes do início do período de requerimento de matrícula.

 Em caráter experimental, os horários serão publicados também no endereço eletrônico https://utfpr.edupage.org/timetable/?, sendo que, para todos os fins, o horário oficial é o constante no Sistema Acadêmico.

Os estudantes com as situações: trancados, em mobilidade acadêmica ou afastados para estudos no exterior que pretendem solicitar matrícula em unidades curriculares devem informar o Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) com antecedência.

A matrícula será por unidade curricular para todos os períodos, respeitando o turno do aluno, condicionada às vagas ofertadas nas turmas das unidades curriculares.

A carga horária semanal máxima permitida para o aluno varia de acordo com o curso, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação da UTPFR. Orientamos que o estudante faça uma análise minuciosa das unidades curriculares que deseja cursar para não se sobrecarregar com muitas disciplinas.

O estudante poderá matricular-se em até 3 (três) unidades curriculares como enriquecimento curricular.

As unidades curriculares feitas como enriquecimento curricular, ou que passaram a ser enriquecimento curricular devido a mudanças de matriz não são aceitas como pré-requisito.

O estudante não poderá se matricular em unidades curriculares cujos horários das turmas ofertadas sejam sobrepostos (ou seja, em que haja choque de horários).

O preenchimento das vagas se dará na prioridade vigente conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação da UTPFR – RODP - Resolução nº 81/2019 – COGEP, disponível em: https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1033898&id_orgao_publicacao=0

As disciplinas “Tópicos Especiais” possuem ementário rotativo, sendo que para cada código de disciplina “Tópicos Especiais” existente na matriz de seu curso, o aluno poderá matricular-se apenas uma vez ao longo de todo o curso, ainda que sejam propostos ementários diversos. Exemplo: se seu curso possui UMA disciplina de Tópicos Especiais, você só poderá fazê-la UMA vez, mesmo que ao longo dos anos sejam ofertados ementários diferentes.

ATENÇÃO para a oferta de TURMAS CONJUNTAS para mais de um curso, TURMAS OPTATIVAS, TURMAS ESPECIAIS, conforme Anexos.

 

DO CICLO DE HUMANIDADES

O Ciclo de Humanidades tem o objetivo de contribuir com a formação humanística dos egressos dos cursos de graduação da UTFPR. O Ciclo de Humanidades é composto por disciplinas de três áreas: a) Ciências Humanas, b) Ciências Sociais Aplicadas e c) Linguística, Letras e Artes, podendo incluir também, se houver a possibilidade de oferta, componentes curriculares da área de atividade física, saúde e qualidade de vida.

Como as disciplinas do Ciclo de Humanidades atualmente estão presentes somente na matriz do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (COEAS), desta forma no período de requerimento, as disciplinas do Ciclo aparecerão somente para os estudantes deste curso. Para os estudantes dos demais cursos, as disciplinas do Ciclo de Humanidades lhes será visível somente na etapa 5 - INCLUSÃO. Por isso, confira na tabela anexa, a lista de disciplinas disponíveis para o próximo semestre. Caso tenha dúvidas sobre o Ciclo de Humanidades em seu curso, procure o/a coordenador/a para obter mais informações.

 

DAS DISCIPLINAS DE INGLÊS

A partir do segundo semestre de 2022, estão sendo ofertadas disciplinas de língua inglesa nos cursos de bacharelados. Trata-se de uma iniciativa inédita na UTFPR. A busca pelo desenvolvimento da proficiência em língua inglesa, visa alinhar a educação desta instituição superior federal às demandas do mundo contemporâneo, no qual o idioma inglês é conceituado como língua franca entre falantes não-nativosalém disso, a língua de contato no contexto do mercado de trabalho, negócios e acadêmico. Neste semestre, serão ofertadas uma turma de Língua Inglesa 1 e uma turma de Língua Inglesa 2 (esta tem como pré-requisito, Língua Inglesa 1) conforme tabela do Anexo I.

 

DAS DISCIPLINAS DO CALEM

O Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas do campus Francisco Beltrão oferece cursos de Língua Inglesa e Francesa. A matrícula nestas disciplinas/turmas, segue edital próprio do CALEM.

 

DAS MUDANÇAS DE MATRIZ CURRICULAR

A partir do 1º semestre de 2023, novas matrizes curriculares começam a rodar no campus.

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos omissos serão dirimidos pela Secretaria de Gestão Acadêmica, ouvida a Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Campus Francisco Beltrão.

 

Francisco Beltrão, 11 de janeiro de 2023

 

(assinado eletronicamente)

ANDRÉ ZUBER

Diretor-Geral em exerício

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANDRE ZUBER, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 11/01/2023, às 15:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3219140 e o código CRC (and the CRC code) 84DA87EF.



ANEXOS

 

ANEXO I

Disciplinas e turmas ofertadas em 2023/1

Nome da disciplina

Turmas

Disciplina

Professor

Algorítmos

3EA

INF001

Teruo Matos

Algorítmos

3EQ

INF001

Francisco Antônio Fernandes Reinaldo

Algoritmos e Programação

2EAS

INF009

Flavio de Almeida e Silva

Análise de Alimentos

5EA

ALI005

Alexandre da Trindade Alfaro

Análise de sistemas

4IN

AS34L

Michel Albonico

Análise e Simulação de Processos químicos

8EA, 9EQ

QUI042

Wilmar Steffen

Análise Sensorial

6EA

ALI008

Vania de Cássia da Fonseca Burgardt

Aplicações distribuídas

7IN

AD37L

Marcos Mincov Tenório

Arquitetura de computadores

1SI

ACO102

Marcos Mincov Tenório

Avaliação de Impactos Ambientais

7EAS

AMB056

Michelle Milanez França

Banco de dados 1

4IN

BD34L

Teruo Matos

Bioindicadores Ambientais

5EAS

BIO017

Rodrigo Lingnau

Biologia Celular

1EAS e 2EAS

BIO020

Elisangela Dusman

Biologia Celular

1EQ, 2EQ

BIO020

Elisangela Dusman

Biologia celular

1AGR1

BIO012

Ana Carolina Fioreze

Biologia celular

1AGR2

BIO012

Ana Carolina Fioreze

Bioquímica 1

6EQ, 2EA

BIO001

Maria Helene Giovanetti Canteri

Bioquímica Geral

4EAS

BIO019

Eder da Costa dos Santos

Cálculo 1

3EAS

MAT015

Liliane Hellmann

Cálculo 1

2AGR

MAT015

Renato Hallal

Cálculo 2

3EAS

MAT016

Jonas Joacir Radtke

Cálculo 4 A

4EQ

MAT007

Eduardo Michel Vieira Gomes

Cálculo de Reatores

6EQ

QUI030

Michele Di Domênico

Cálculo de reatores 2

7EQ

QUI033

Ana Paula de Oliveira Schmitz

Cálculo diferencial e integral

2EQ

MAT003

Maycow Gonçalves Carneiro

Cálculo Diferencial e Integral 2

2EA

MAT003

Maycow Gonçalves Carneiro

Cálculo Diferencial e Integral 3 B

3EA

MAT004

Eduardo Michel Viera Gomes

Cálculo diferencial e integral 3 B

3EQ

MAT004

Eduardo Michel Vieira Gomes

Cálculo numérico

4EA

MAT006

Jonas Joacir Radtke

Cálculo numérico

4EQ

MAT006

Jonas Joacir Radtke

Canto Coral

2EQ

HUM010

Mauro Cesar Cislaghi

Cartografia Básica

2EAS

GEO007

Fernando Cesar Manosso

Climatologia

4EAS

GEO006

Fernando Cesar Manosso

Comunicação Oral e Escrita

1EAS e 1EA

HLA019

Carina Lingnau

Comunicação Oral e escrita

1EQ

HLA019

Carina Merkle Lingnau

Comunicação oral e escrita

1AGR

LET001

Carina Merkle Lingnau

Controle de Processos

9EA, 8EQ

QUI038

Douglas Junior Nicolin

Desenho técnico

1EAS

DES004

Elaine Schornobay Lui

Desenho técnico

1EA

DES004

Guilherme Cella

Desenho técnico

1AGR

DES001

Guilherme Cella

Desenho técnico para engenharias

2EA, 2EQ

ENG002

Guilherme Cella

Desenvolvimento de novos produtos

8EA

ALI012

Cleusa Inês Weber

Desenvolvimento de sistemas WE

6IN

DS36L

Adair José Rohling

Didática aplicada à informática

5IN

DA35L

Wellton da Costa de Oliveira

Didática geral

4IN

DG34L

Rodrigo Kummer

Dispositivos móveis

7IN

DM37L

Teruo Matos

Ecologia Geral

2EAS

BIO011

Rodrigo Lingnau

Ecologia Geral

2AGR

BIO011

Eder da Costa dos Santos

Economia

6EA

ADM001

Paula Regina Zarelli

Educação a distância

8IN

ED38L

Rodrigo Kummer

Educação Ambiental

7EAS

AMB057

Adir Silvério Cembranel

Educação de jovens e adultos

8IN

EJ38L

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

Educação, trabalho e sociedade

9EAS

HCH005

Mayara Cristina Yamanoe

Eletrotécnica e Instrumentação

6EAS, 8EQ

FIS018

Meire Cristina Fugihara

Embalagens

9EA

ALI016

Vania de Cassia da Fonseca Burgardt

Empreendedorismo

8IN

EM38L

Lindomar Subtil de Oliveira

Empreendedorismo

6EAS

HSA005

Lindomar Subtil de Oliveira

Empreendedorismo e Inovação tecnológica

9EA, 9EQ

ADM006

Lindomar Subtil de Oliveira

Energia e Desenvolvimento Sustentável

9EAS

AM019

Denise Andreia Szymczak

Engenharia Bioquímica

7EQ

QUI034

Michele Di Domenico

Engenharia de Bioprocessos

7EA

BIO003

Eder da Costa dos Santos

Engenharia de Software

3IN

ES33L

Michel Albonico

Engenharia Genética

4EQ

BIO006

Elisangela Dusman

Equações Diferenciais Ordinárias

5EAS

MAT023

Camila Nicola Boeri Di Domenico

Equações Diferenciais Ordinárias

3EA

MAT005

Maycow Gonçalves Carneiro

Equações Diferenciais Ordinárias

3EQ

MAT005

Maiquiel Schmidt de Oliveira

Estática e Mecânica dos Sólidos

5EA, 5EQ

QUI009

Douglas da Costa Ferreira

Estatística Aplicada a Experimentos

5EA, 8EAS

EST002

Eduardo Pacola

Estrutura de dados 1

3IN

ED33L

Flavio Almeida e Silva

Fenômenos de superfície

6EQ

QUI031

Thalita Grando Rauen

Fenômenos de transferência 1

5EA

QUI007

Wagner da Silveira

Fenômenos de transferência 1

5EQ

QUI025

Wagner da Silveira

Fenômenos de Transferência 2

6EA, 6EAS

QUI011

Wagner da Silveira

Fenômenos de transferência 2

6EQ

QUI029

Fernanda Batista de Souza

Fenômenos de transferência 3

7EQ

QUI035

Fernanda Batista de Souza

Filosofia da ciência

9EAS

HCH014

Rodrigo Kummer

Física 1

2EA

FIS001

Meire Cristina Fugihara

Física 2

3EA

FIS002

Alexsander Ramos Duarte

Física 3

4EA

FIS003

Guilherme Bertoldo

Física Básica 1

2EQ

FIS005

Jeconias Rocha Guimarães

Física Básica 2

3EQ

FIS006

Alexsander Ramos Duarte

Física Básica 3

4EQ

FIS007

Guilherme Bertoldo

Física Experimental

6EAS

FIS008

Meire Cristina Fugihara

Física experimental

5EQ

FIS008

Guilherme Bertoldo

Físico-Química

3EA

QUI003

Thalita Grando Rauen

Fundamentos da física

3EAS

FIS011

Jeconias Rocha Guimarães

Fundamentos da física

2AGR

FIS011

Jeconias Rocha Guimarães

Fundamentos da física 2

4EAS

FIS017

Alexsanter Ramos Duarte

Fundamentos da física 3

5EAS

FIS013

Guilherme Bertoldo

Fundamentos da nutrição

2EA

ALI002

Fabiane Picinin de Castro Cislaghi

Fundamentos de álgebra linear para engenharias

2EAS

MAT020

Maiquiel Schmidt de Oliveira

Fundamentos de álgebra linear

1SI

MAT028

Maiquiel Schmidt de Oliveira

Fundamentos de Cálculo Diferencial e Integral

4IN

CD34L

Tereza Rachel Mafioletti

Fundamentos de Engenharia e Segurança no trabalho

9EAS, 6EA, 9EQ

ENG005

Adir Silvério Cembranel

Fundamentos de geometria analítica e álgebra linear

3IN

GA33L

Stefane Layana Gafuri

Fundamentos de sistema de informação

1SI

FIS104

Paulo Junior Varela

Genética Molecular

3EQ

BIO005

Ana Carolina Fioreze

Geologia e Pedologia

3EAS

GEO009

Michelle Milanez Fança

Geologia e Pedologia

2AGR

GEO004

Jonatas Piva

Geoprocessamento

3EAS

GEO010

Fernando Cesar Manosso

Geotecnia Ambiental

8EAS

AMB048

Elaine Shornobay Lui

Gerenciamento e Tratamento de água

7EAS

AMB044

Ticiane Sauer Pokrywiecki

Gerenciamento e tratamento de efluentes industriais

9EAS

AMB045

Ticiane Sauer Pokrywiecki

Gerenciamento e tratamento de emissões atmosféricas

9EAS

AMB025

Marcelo Bortoli

Gerenciamento e tratamento de esgoto sanitário

8EAS

AMB046

Ticiane Sauer Pokrywiecki

Gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos

6EAS

AMB049

Priscila Soraia da Conceição Ribeiro

Gestão da Inovação e da Tecnologia

7EA

ADM004

Lindomar Subtil de Oliveira e Andriele de Prá Carvalho

Gestão da produção

9EA

ADM002

Andriele de Prá Carvalho

Gestão de pessoas

6IN

GP36L

Melaine Roberta Camarotto

Gestão de pessoas

8EAS

HSA004

Melaine Roberta Camarotto

Gestão de projetos

5EAS

ADM019

Lindomar Subtil de Oliveira

Gestão Econômica e Financeira

3EAS

HSA003

Andriele de Prá Carvalho

Hidráulica

7EAS

AMB042

Wagner de Aguiar

Hidrologia

5EAS

AMB043

Wagner de Aguiar

Higiene e Segurança dos Alimentos

5EA, 7EAS

ALI006

Ellen Porto Pinto

História da educação

4IN

HE34L

José Lucio Machado

História da técnica e da tecnologia

4EA, 7EQ

HUM007

José Lucio Machado

História e Cultura Afro

8IN

HI3L

José Lucio Machado

História e Cultura Afro-Brasileira

2EAS

EDU017

José Lucio Machado

Informática e sociedade

1SI

IES103

Rafael Wild

Informática na educação

3IN

IE33L

Rafael Wild

Inovação sociotécnica

8EAS

ADM020

Andriele de Prá Carvalho

Instalações prediais e hidrossanitárias

9EAS

AMB050

Elaine Schornobay Lui

Instrumento musical - Violino

7EAS

HLA013

Mauro Cesar Cislaghi

Inteligência artificial

7IN

IA37L

Francisco Antonio Reinaldo

Interação ser humano computador

5IN

IS35L

Maici Duarte Leite

Intervenção pedagógica e necessidades

8IN

IP38L

Fernanda Dorne

Introdução à Agronomia

1AGR

AGR001

Samuel Luiz Fioreze

Introdução à computação

1SI

ICO101

Wellton da Costa de Oliveira

Introdução à Engenharia Ambiental e Sanitária

1EAS

AMB036

Adir Silvério Cembranel e Marlise Schoenhals

Introdução à Engenharia de Alimentos

1EA

ALI086

Alexandre da Trindade Alfaro

Introdução à Engenharia Química

1EQ

QUI085

André Zuber

Introdução à física

1EQ, 2EAS

FIS010

Eduardo Pacola

Introdução à física

1AGR

FIS010

Eduardo Pacola

Introdução à polímeros

7EQ

QUI049

Ana Paula Romio

Introdução aos processos químicos

4EA

QUI004

Douglas Junior Nicolin

Introdução aos processos químicos

4EQ

QUI024

Douglas Junior Nicolin

Laboratório para engenharia 1

7EQ1

QUI036

Juan Carlos Pokrywiecki

Laboratório para engenharia 1

7EQ2

QUI036

Juan Carlos Pokrywiecki

Laboratório para engenharia química 2

8EQ

QUI039

Ana Paula Romio

Laboratório para engenharia química 3

9EQ

QUI043

Ana Paula de Oliveira Schmitz

Legislação Ambiental

4EAS

AMB053

Marlise Schoenhals

Leitura e letramento acadêmico

1SI

LET018

Carina Merkle Lingnau

Libras 1

5IN

LI35L

Renan Andrade

Língua Inglesa I

4EAS, 3EQ, 5EA

HSA004

Fatima Aparecida Cezarin dos Santos

Língua Inglesa II

2EQ e 5EAS

HLA005

Daiane da Silva Lourenço

Linguagem de Programação

2IN

LP32L

Michel Albonico

Linguagem, cultura e sociedade

2EQ

HUM013

Daiane da Silva Lourenço

Materiais para indústria de alimentos

7EA

ALI011

Alexandre da Trindade Alfaro

Matérias-primas alimentícias

5EA

ALI007

João Francisco Marchi

Mecânica dos Sólidos

5EAS

MEC004

Douglas da Costa Ferreira

Mecânica Geral

4EAS

MEC001

Douglas da Costa Ferreira

Metodologia da Pesquisa

1EA

ENG001

Edilaine Grabicosk

Metodologia da pesquisa em educação

3IN

MP33L

Carina M. Lingnau

Microbiologia de Alimentos

4EA

ALI004

Cleusa Inês Weber

Microbiologia Geral

5EAS

BIO016

Claudia Eugenia Castro Bravo

Microbiologia Geral

3EA

BIO002

Claudia Eugência Castro Bravo

Microbiologia Geral

2AGR1

BIO008

Claudia Eugenia Castro Bravo

Microbiologia Geral

2AGR2

BIO008

Claudia Eugenia Castro Bravo

Microscopia de Alimentos

7EA

ALI030

Luciano Lucchetta

Morfossistemática e Anatomia Vegetal

2AGR1

BIO010

Ronan Carlos Colombo

Morfossistemática e Anatomia Vegetal

2AGR2

BIO010

Ronan Carlos Colombo

Multimídia

6IN

MU36L

Wellton da Costa de Oliveira

Música Instrumental

4EAS

HLA012

Mauro Cesar Cislaghi

Operações unitárias 1

6EQ, 6EAS

QUI028

Juan Carlos Pokrywiecki

Operações unitárias 2

7EQ, 7EA

QUI032

Claiton Zanini Brusamarello

Operações unitárias 3

8EQ

QUI037

Gabriel Cassemiro Mariano

Operações unitárias de transferência de calor e massa

8EA

QUI013

Gabriel Cassemiro Mariano

Operações Unitárias de transferência de quantidade de movimento

6EA

QUI010

Ana Paula Romio

Operações unitárias II

7EA

OP36E

Gabriel Cassemiro Mariano

Organização do trabalho pedagógico

7IN

OT37L

Fernanda Dorne

Otimização de processos químicos

9EQ

QUI044

Vilmar Steffen

Planejamento de projetos

9EA

ALI015

João Francisco Marchi

Políticas educacionais

5IN

PL35L

Fernanda Dorne

Poluição dos Solos

6EAS

GEO005

Jonatas Piva

Prática de Ensino da Computação

6IN

PE36L

Maici Duarte Leite

Prática de Ensino de computação

7IN

PC37L

Maici Duarte Leite

Prática de Orquestra

4EAS

ART004

Mauro Cesar Cislaghi

Pré-Cálculo

1EAS – 1EQ, 2EAS

MAT012

Liliane Helmann

Pré-Cálculo

1EA2 e 1EQ2

MAT012

Liliane Helmann

Pré-Cálculo

1EA1 e 1EQ1

MAT012

Renato Hallal

Pré-cálculo

1AGR

MAT012

Renato Hallal

Probabilidade e estatística

5IN

PE35L

Tereza Rachel Mafioletti

Probabilidade e estatística

2EQ, 7EAS, 4EA

EST003

Eduardo Pacola

Processos bioquímicos para águas residuárias

8EAS

AMB047

Marcelo Bortoli

Programação econômica e financeira

2EQ

ADM005

Andriele de Prá Carvalho

Programação orientada à objetos 1

4IN

PO34L

Adair José Rohling

Programação orientada à objetos 2

5IN

PO35L

Wellton da Costa de Oliveira

Projeto de software educacionais

6IN

PS36L

Paulo Junior Varela

Projetos para engenharia química

8EQ

QUI040

Claiton Zanini Brusamarello

Qualidade da água

6EAS

AMB054

Priscila Soraia da Conceição Ribeiro

Química analítica – prática

4EA

QUI006

Alessandra Machado Lunkes

Química Analítica - teórica

3EAS e 4EQ

QUI022

Silvane Morés

Química analítica experimental

5EQ1

QUI027

Silvane Morés

Química analítica experimental

5EQ2

QUI027

Silvane Morés

Química analítica instrumental

6EA, 5EQ

QUI026

Silvane Morés

Química e Bioquímica de Alimentos

3EA

ALI003

Ellen Porto Pinto

Química Geral Experimental

1EAS1

QUI017

Maria Helene G. Canteri

Química Geral Experimental

1EAS2

QUI017

Tania Maria Cassol

Química Geral Experimental

1EA1

QUI017

Edilaine Grabicosk

Química Geral Experimental

1EA2

QUI017

Davi Zacarias de Souza

Química Geral Experimental

1EQ1

QUI017

Edilaine Grabicosk

Química Geral Experimental

1EQ2

QUI017

Edilaine Grabicosk

Química Geral Experimental

1AGR1

QUI017

Samuel Fioreze

Química Geral Experimental

1AGR2

QUI017

Samuel Fioreze

Química Geral Teórica

1EAS

QUI108

Davi Zacarias xxxxx

Química Geral Teórica

1EA

QUI108

Tania Maria Cassol

Química Geral Teórica

1EQ

QUI108

Tania Maria Cassol

Química Geral Teórica

1AGR

QUI084

Davi Zacarias de Souza

Química orgânica

3EAS e 2EA

QUI107

Alessandra Machado Lunkes

Química orgânica experimental

3EQ1

QUI021

Claudio Roberto Novello

Química orgânica teórica

3EQ

QUI020

Claudio Roberto Novello

Química orgânica teórica 1

2EQ

QUI019

Tânia Maria Cassol

Recuperação de áreas degradadas

9EAS

AMB040

Denise Andreia Szymczak

Redes de computadores

3IN

RC33L

Marcos Mincov Tenório

Relações Humanas e Liderança

3EA, 2EQ

HUM005

Melaine Roberta Camarotto

Robótica educacional

6IN

RB3L

Wellton da Costa de Oliveira

Saúde Ambiental

6EAS

ABM055

Priscila Soraia da Conceição Ribeiro

Sistema da qualidade em alimentos

6EA

ALI010

Vania de Cássia da Fonseca Burgardt

Sistema de Colega e Transporte de Esgoto

8EAS

AMB051

Elaine Shornobay Lui

Sistema de Drenagem urbana

8EAS

AMB052

Wagner de Aguiar

Sistema de Gestão Ambiental

7EAS

AMB059

Marlise Schoenhals

Sociedade e política no Brasil

5EQ

HUM004

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

TCC 1

7IN

TC37L

Adair José Rohling

TCC 1

9EAS

AMB034

Denise Andreia Szymczak

TCC 1

8EA

ALI014

Luciano Lucchetta

TCC 1

8EQ

QUI041

Irede Angela Lucini Dalmolin

TCC 2

8IN

TC38L

Adair Jose Rohling

TCC 2

9EA

ALI017

Luciano Lucchetta

TCC 2

9EQ

QUI046

Irede Angela Lucini Dalmolin

TCC 2

10EAS

AMB035

Denise Andreia Szymczak

Tecnologia de aves e derivados

6EA, 7EA, 8EA

ALI023

Cleusa Inês Weber

Tecnologia de bovinos e suínos

6EA, 7EA, 8EA

ALI022

Alexandre da Trindade Alfaro e João Francisco Marchi

Tecnologia de cerais, raízes e tubérculos

6EA, 7EA, 8EA

ALI018

Ellen Porto Pinto

Tecnologia de queijos e lácteos

6EA, 7EA, 8EA

ALI021

Fabiane Picinin de Castro Cislaghi

Tecnologia e Sociedade

2EAS, 7IN

HUM006

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

Tecnologia e Sociedade

5EA, 7EQ

HUM006

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

Tecnologias da Educação

8IN

TE38L

Rodrigo Kummer

Teoria das organizações e gestão escolar

6IN

TO36L

Fernanda Dorne

Termodinâmica 1

4EA, 4EQ

QUI023

Irede Angela Lucini Dalmolin

Termodinâmica 2

5EA, 5EQ

QUI008

André Zuber

Tópicos em eletrotécnica

5EA

FIS004

Meire Cristina Fugihara

Tópicos especiais em engenharia química 3 - Programação Estruturada para Engenharia

6EQ

QUI058

Wilmar Steffen

Tópicos especiais em processo e produtos alimentícios - Viticultura e Enologia

7EA, 8EA, 9EA

ALI034

Ronan Carlos Colombo

Topografia Geral

4EAS

GEO002

Ronan Carlos Colombo

Toxicologia de Alimentos

8EA

ALI013

Vania de Cássia da Fonseca Burgardt

Tratamento de resíduos industriais

9EA, 9EQ

QUI045

Marcelo Bortoli

Tratamento terciário e avançado

6EQ

QU055

Ana Paula de Oliveira Schmitz

Web Semântica e Ontologias

8IN

WS38L

Teruo Matos

Zoologia Geral

1AGR

BIO019

Rodrigo Lingnau

 

 

ANEXO II

HUMANIDADES – MATRIZES ANTIGAS

Curso

Código

Disciplina

Conjunto

Professor

COENQ

HUM010

Canto Coral

2EQ

Mauro Cesar Cislaghi

COENQ

HUM007

História da Técnica e da Tecnologia

7EQ

José Lúcio Machado

COENQ

HUM013

Linguagem, cultura e sociedade

2EQ

Daiane da Silva Lourenço

COLIN

HI3L

História e Cultura Afro-Brasileira

8IN

Jose Lucio da Silva Machado

COEAL

HLA004

Língua Inglesa I

5EA

Fátima Aparecida Cezarin dos Santos

COENQ

HLA005

Língua Inglesa II

2EQ

Daiane da Silva Lourenço

COEAL

HUM005

Relações Humanas e Liderança

3EA

Melaine Roberta Camarotto

COENQ

HUM004

Sociedade e Política no Brasil

5EQ

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

COAGR

HUM006

Tecnologia e Sociedade

2AGR

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

COEAL

HUM006

Tecnologia e Sociedade

5EA

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

 

 

ANEXO III

NOVO CICLO DE HUMANIDADES

Código

Disciplina

Turma

Professor

ADM019

Gestão de Projetos

5EAS

Lindomar Subtil de Oliveira

HLA013

Instrumento musical - Violino I

7EAS

Mauro Cesar Cislaghi

HLA012

Música Instrumental

4EAS

Mauro Cesar Cislaghi

ART004

Prática de Orquestra

4EAS

Mauro Cesar Cislaghi

EDU017

História da Técnica e da Tecnologia

2EAS

Jose Lucio da Silva Machado

HCH005

Educação, trabalho e sociedade

9EAS

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

HSA004

Gestão de Pessoas

8EAS

Melaine Roberta Camarotto

HCH014

Filosofia da Ciência

9EAS

Rodrigo Kummer

ADM020

Inovação sociotécnica

8EAS

Andriele de Pra Carvalho

 

 

 

ANEXO IV

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Curso

Código

Disciplina

Conjunto onde será ofertada

Professor

COENQ

QUI055

Tratamento terciário e avançado

6EQ

Ana Paula de Oliveira Schmitz

COENQ

QUI049

Introdução a Polímeros

7EQ

Ana Paula Romio

COENQ

QUI058

Tópicos especiais em engenharia química 3 - Programação Estruturada para Engenharia

6EQ

Vilmar Steffen

COLIN

RBL

Robótica Educacional

6IN

Wellton da Costa de Oliveira

COEAL

ALI021

Tecnologia de Queijos e lácteos fermentados

6EA

Fabiane Picinin De Castro Cislaghi

COEAL

ALI018

Tecnologia de Cereais, raízes e tubérculos

7EA

Ellen Porto Pinto

COEAL

ALI034

Tópicos Especiais em Processos e Produtos Alimentícios: Viticultura e Enologia

8EA

Ronan Colombo

COEAL

ALI023

Tecnologia de Aves e Derivados

6EA

Cleusa Ines Weber

COEAL

ALI030

Microscopia de Alimentos

7EA

Luciano Lucchetta

COEAL

ALI022

Tecnologia de Bovinos e Suínos

8EA

Alexandre Da Trindade Alfaro/João Francisco Marchi

COENQ

HUM010

Canto Coral

2EQ

Mauro Cesar Cislaghi

COENQ

HUM007

História da Técnica e da Tecnologia

7EQ

José Lúcio Machado

COENQ

HUM013

Linguagem, cultura e sociedade

2EQ

Daiane da Silva Lourenço

COLIN

HI3L

História e Cultura Afro-Brasileira

8IN

Jose Lucio da Silva Machado

COEAL

HLA004

Língua Inglesa I

5EA

Fátima Aparecida Cezarin dos Santos

COENQ

HLA005

Língua Inglesa II

2EQ

Daiane da Silva Lourenço

COEAL

HUM005

Relações Humanas e Liderança

3EA

Melaine Roberta Camarotto

COENQ

HUM004

Sociedade e Política no Brasil

5EQ

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

COAGR

HUM006

Tecnologia e Sociedade

2AGR

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

COEAL

HUM006

Tecnologia e Sociedade

5EA

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

 

 

ANEXO V

TURMAS CONJUNTAS

Código Ofertado

Equivalente 1

Disciplina

Turma
ofertada

Turma
agregada 1

Turma
agregada 2

QUI042

QUI014

Análise e Simulação de Processos químicos

9EQ

8EA

 

BIO020

 

Biologia Celular

1EAS

2EAS

 

BIO020

 

Biologia Celular

1EQ

2EQ

 

BIO001

 

Bioquímica 1

2EA

6EQ

 

HLA019

 

Comunicação Oral e Escrita

1EAS

1EA

 

QUI038

QUI015

Controle de Processos

8EQ

9EA

 

ENG002

ENG004

Desenho técnico para engenharias

2EA

2EQ

 

FIS018

 

Eletrotécnica e Instrumentação

8EQ

6EAS

 

ADM006

HSA005

Empreendedorismo e Inovação tecnológica

9EA

9EQ

 

QUI009

MEC001

Estática e Mecânica dos Sólidos

5EQ

5EA

 

EST002

EST006

Estatística Aplicada a Experimentos

5EA

8EAS

 

QUI011

 

Fenômenos de Transferência 2

6EA

6EAS

 

ENG005

AMB041

Fundamentos de Engenharia e Segurança no trabalho

6EA

9EAS

9EQ

ALI006

ALI066

Higiene e Segurança dos Alimentos

5EA

7EAS

 

HUM007

 

História da técnica e da tecnologia

7EQ

4EA

 

FIS010

 

Introdução à Física

1EQ

2EAS

 

HLA004

 

Língua Inglesa I

5EA

4EAS

3EQ

HLA005

 

Língua Inglesa II

2EQ

5EAS

 

QUI028

QUI010

Operações Unitárias 1

6EQ

6EAS

 

MAT012

 

Pré-Cálculo

2EAS

1EAS

1EQ

MAT012

 

Pré-Cálculo

1EA

1EQ

 

MAT012

 

Pré-Cálculo

1EA

1EQ

 

EST003

EST001

Probabilidade e Estatística

7EAS

2EQ

4EA

QUI022

 

Química Analítica - teórica

3EAS

4EQ

 

QUI026

 

Química Analítica Instrumental

5EQ

6EA

 

QUI107

QUI002

Química orgânica

3EAS

2EA

 

HUM005

HSA004

Relações Humanas e Liderança

3EA

2EQ

 

ALI021

 

Tecnologia de Queijos e lácteos fermentados

6EA

7EA

8EA

ALI018

 

Tecnologia de Cereais, raízes e tubérculos

7EA

6EA

8EA

ALI034

 

Tópicos Especiais em Processos e Produtos Alimentícios: Viticultura e Enologia

8EA

8EA

9EA

ALI023

 

Tecnologia de Aves e Derivados

6EA

7EA

8EA

ALI022

 

Tecnologia de Bovinos e Suínos

8EA

7EA

 

HUM006

HCH010

Tecnologia e Sociedade

5EA

7EQ

 

QUI023

QUI005

Termodinâmica 1

4EQ

4EA

 

QUI008

 

Termodinâmica 2

5EQ

5EA

 

QUI045

AMB001

Tratamento de resíduos industriais

9EQ

9EA

 

HUM006

HCH010

Tecnologia e Sociedade

2AGR

7IN

 

QUI032

QUI012

Operações Unitárias 2

7EQ

7EA

 

 

 

ANEXO VI

TURMAS ESPECIAIS

Código

Nome da Disciplina

Turma

Professor

MAT012

Pré-Cálculo

2EAS

Liliane Hellmann

ENG001

Metodologia da Pesquisa

1EA

Edilaine Grabicosk

LP32L

Linguagem de Programação

2IN

Michel Albonico

 

 


Referência: Processo nº 23064.018654/2021-83 SEI nº 3219140