|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA GERAL - CAMPUS DOIS VIZINHOS DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV |
|
|
EDITAL Nº 001/2023 – DIRGRAD/dirge-DV
CHAMADA DE SELEÇÃO DE ALUNOS DO CAMPUS DOIS VIZINHOS DA UTFPR PARA CURSAR AS DISCIPLINAS DESIGN DE PROCESSOS E DESIGN DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Da ordem do Diretor-Geral do campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Diretoria de Graduação e Educação Profissional, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições para cursar a disciplina Design de Processos ou a disciplina Design de Produtos e Serviços do campus Dois Vizinhos da UTFPR para o primeiro período letivo do ano de 2023, conforme cronograma (item 12), e de acordo com o que estabelece o presente Edital.
DOS OBJETOS
O objeto do presente edital é a seleção de alunos do campus Dois Vizinhos para cursar a disciplina Design de Processos ou a disciplina Design de Produtos e Serviços.
A disciplina Design de Processos tem caráter de disciplina optativa semipresencial, com carga horária total de 120h (sendo 30h de aulas teóricas, 30h de aulas práticas, e 60h de atividades não presenciais). O objetivo central da disciplina é desenvolver soluções tecnológicas e/ou processuais, realizar testes e até protótipos conceituais baseados nos projetos desenvolvidos por meio da interação UTFPR e empresa tendo como processo o envolvimento dos alunos de diferentes cursos do campus Dois Vizinhos.
A disciplina Design de Produtos e Serviços tem caráter de disciplina optativa semipresencial, com carga horária total de 120h (sendo 30h de atividades teóricas e 90h de atividades não presenciais). O objetivo central da disciplina é desenvolver soluções tecnológicas, realizar testes e até protótipos conceituais baseados em propostas desenvolvidos por alunos de diferentes cursos do campus Dois Vizinhos para problemas reais apresentados à UTFPR por empresas parceiras, por meio de acordos de cooperação técnica.
DAS VAGAS
Serão disponibilizadas 10 (dez) vagas para a disciplina semipresencial Design de Processos para ser cursada no primeiro período letivo do ano 2023.
Serão disponibilizadas 10 (dez) vagas para a disciplina semipresencial Design de Produtos e Serviços para ser cursada no primeiro período letivo do ano 2023. O número de vagas poderá ser aumentado caso o número de empresas interessadas em aderir à proposta da disciplina inviabilize a formação de equipes com menos de quatro membros.
da oferta daS disciplinaS
A disciplina Design de Processos será ofertada nos horários: 5T1, 5T2, 5T3, e 5T4.
A disciplina Design de Produtos e Serviços será ofertada nos horários: 4T4 e 4T5.
DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO /DAS CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA INSCRIÇÃO
A seleção de estudantes para cursar as disciplinas Design de Processos e Design de Produtos e Serviços do campus Dois Vizinhos da UTFPR são destinada aos estudantes que atendam às condições:
Estar regularmente matriculado(a), a partir do sexto semestre, em um dos cursos de graduação ofertados no campus Dois Vizinhos da UTFPR;
Apresentar coeficiente de rendimento escolar normalizado igual ou superior a 0,5.
DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Os alunos que não atenderem os critérios para inscrição (item 4 deste edital) serão automaticamente desclassificados.
Os alunos serão classificados em ordem decrescente, a partir de pontuação obtida pela soma simples dos critérios descritos no Quadro 1:
Quadro 1: Critérios de seleção
Critério |
Pontuação |
Máximo |
Ter participado de programa Institucionalizado de Iniciação Científica e/ou Iniciação Tecnológica e/ou Extensão e/ou PET (ou grupos de tutoria) e/ou Projeto de Ensino como bolsista ou voluntário |
05 pontos a cada semestre de atividade |
15 pontos |
Ter participado de Programa de Monitoria |
03 pontos a cada semestre de atividade |
06 pontos |
Ter participado de Diretoria de Empresa Júnior e/ou Centro Acadêmico e/ou DCE |
04 pontos cada ano de atividade |
04 pontos |
Ter participado de eventos e/ou cursos de empreendedorismo e inovação |
03 pontos a cada 15 horas de atividade |
07 pontos |
Ter projeto no Hotel Tecnológico ou Incubadora Tecnológica |
02 pontos a cada mês de atividade |
10 pontos |
Ter realizado estágio ou ter trabalhado na sua área de formação |
03 pontos a cada 100 horas de atividade |
12 pontos |
Ter participado de atividade de voluntariado vinculada às atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão |
0,5 ponto a cada mês de atividade |
06 pontos |
Avaliação online conduzida pela comissão de seleção |
|
40 pontos |
Em caso de empate na classificação será utilizado o coeficiente de rendimento escolar normalizado (retirado do coeficiente escolar) multiplicado por dois.
As atividades elencadas no Quadro 1 (item 5.2 deste edital) e realizadas anteriormente ao ingresso do aluno na UTFPR não serão computadas para fins de classificação.
A avaliação conduzida pela comissão de seleção ocorrerá de forma online e individualizada, e se dará em horários previamente definidos para cada candidato conforme cronograma (item 12 desse edital).
A relação dos links de acesso às salas virtuais, bem como dos horários da avaliação de cada candidato, será publicada juntamente com a homologação das inscrições, conforme cronograma (item 12 desse edital).
DAS INSCRIÇÕES
Os alunos interessados em participar do processo de seleção deverão preencher o formulário disponibilizado no link https://forms.gle/kBwnZ1AevjJGwp8LA conforme cronograma (item 12 desse edital).
Exclusivamente no ato de inscrição, o candidato deverá submeter:
Arquivo contendo vídeo de dois a três minutos que contemple informações a respeito do perfil estabelecidos nos itens 4 e 5.2, bem como outros aspectos que julgar interessante;
Currículo lattes e respectivos comprovantes no que se refere ao item 5.2 deste edital. A ausência ou a indisponibilidade de acesso ao(s) arquivo(s) comprobatórios não exclui o candidato da seleção, porém, será atribuída pontuação 0 (zero) ao respectivo item no processo classificatório.
A UTFPR-DV não se responsabiliza por inscrições e arquivos não recebidos em razão de ordem técnica, indisponibilidade de rede de internet ou domínio de acesso que impossibilitem a transmissão e/ou consulta de dados e arquivos.
da COMISSÃO DE SELEÇÃO
A comissão de seleção será designada pelo Diretor-Geral e composta por professores das disciplinas.
do RESULTADO PRELIMINAR DO PROCESSO DE SELEÇÃO
A relação preliminar dos estudantes selecionados para cursar a disciplina Design de Processos ou a disciplina Design de Produtos e Serviços do campus Dois Vizinhos da UTFPR no primeiro período letivo do ano de 2023, será publicada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no link http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos conforme cronograma (item 12 desse edital).
do RECURSO DO RESULTADO PRELIMINAR
Os recursos do resultado preliminar, devidamente fundamentados, deverão ser encaminhados exclusivamente para o e-mail editais-dirgrad-dv@utfpr.edu.br conforme cronograma (item 12 desse edital)
Todos os recursos serão analisados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Dois Vizinhos da UTFPR.
do RESULTADO FINAL
A relação final dos estudantes selecionados para cursar a disciplina Design de Processos ou a disciplina Design de Produtos e Serviços do campus Dois Vizinhos da UTFPR no primeiro período letivo do ano de 2023, será publicada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no link http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos conforme cronograma (item 12 desse edital).
MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS
A Comissão de Seleção encaminhará à SEGEA-DV a lista com os classificados, de acordo com as vagas previstas nesse edital, para que se proceda o registro da matrícula conforme cronograma (item 12 desse edital)
do cronograma
O cronograma (datas importantes) contemplando os principais eventos e datas/prazos para a operacionalização do processo seletivo consta do Quadro 2:
Quadro 2: Cronograma
Datas |
|
Inscrição dos candidatos |
A partir do dia 13/02/2023 às 23h59min do dia 23/02/2023 |
Homologação das inscrições e divulgação dos horários das avaliações |
Até às 23h59min do dia 24/02/2023 |
Avaliações on line |
27/02/2023 a 01/03/2023 |
Resultado preliminar |
Até às 23h59min do dia 02/03/2023 |
Recurso contra o resultado preliminar |
Até às 23h59min do dia 03/03/2023 |
Resultado final e divulgação dos estudantes selecionados |
Até às 23h59min do dia 06/03/2023 |
Período das atividades da disciplina |
Conforme calendário acadêmico |
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.
Os casos omissos acerca do presente Edital serão dirimidos pela DIRGRAD-DV, observada a legislação vigente.
O candidato ao se inscrever declara ter conhecimento e aceitar as normas e condições previstas neste Edital.
O presente Edital será publicado na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Dois Vizinhos da UTFPR http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos.
Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão.
Dois Vizinhos, 06 de fevereiro de 2023
Everton Ricardi Lozano da Silva
Diretor-Geral
Campus Dois Vizinhos
Marina Celant De Prá
Diretora de Graduação e Educação Profissional
Campus Dois Vizinhos
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARINA CELANT DE PRA, DIRETOR(A), em (at) 06/02/2023, às 17:16, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 07/02/2023, às 14:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3239127 e o código CRC (and the CRC code) 206A2884. |
Referência: Processo nº 23064.063452/2022-77 | SEI nº 3239127 |