|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS LONDRINA ASSESSORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - LD |
|
|
EDITAL nº 01/2023
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS LONDRINA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
O Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, nível Lato Sensu, será ofertado de acordo com a RESOLUÇÃO COPPG/UTFPR Nº 67, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2021, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução 33/2019 de 30 de setembro de 2019, do COPPG, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:
I - FINALIDADE DO CURSO
O Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho tem como objetivo formar/capacitar os profissionais de engenharia, agronomia e arquitetura a atuarem na área de higiene e segurança do trabalho, visando à melhoria das condições técnico-organizacionais do trabalho.
II - LOCAL DO CURSO
O curso será ministrado de forma presencial nas salas do Bloco K da UTFPR – Campus Londrina. As atividades práticas (75 horas) serão realizadas de forma presencial na UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná no Campus Londrina, Av. dos Pioneiros, 3131 - Jardim Morumbi, Londrina - PR, 86036-370.
III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO
O curso terá duração total de 620 (seiscentos e vinte) horas. As aulas presenciais serão ministradas na sexta-feira à noite e aos sábados, no período matutino e vespertino.
IV - VAGAS
Serão ofertadas 42 (quarenta e duas) vagas, sendo:
1. 04 (quatro) vagas prioritárias, reservadas aos servidores da UTFPR que estão isentos do pagamento de mensalidade;
2. 38 (trinta e oito) vagas para os interessados da comunidade, denominados de alunos pagantes;
Observações:
1. As vagas prioritárias que porventura não sejam preenchidas poderão ser remanejadas para atender a candidatos da comunidade, de acordo com o §5o do Art. 5o da Deliberação 5/2002 do CODIR.
2. O curso será aberto se, no mínimo, 35 (trinta e cinco) das vagas ofertadas aos interessados da comunidade forem preenchidas.
V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA
Inscrição |
01/03/2023 a 10/04/2023 |
Seleção |
11/04/2023 |
Resultado da Classificação |
12/04/2023 |
Recurso |
13 e 14/04/2023 |
Matrícula |
17/04/2023 a 28/04/2023 |
VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
Os interessados em participar do processo de classificação deverão:
Efetuar a inscrição no site http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/
Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$35,00 (trinta e cinco) reais.
Encaminhar através do site da inscrição, até o dia 10/04/2023 cópia dos seguintes documentos:
Documento de identidade e CPF;
Diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação contendo a data de colação de grau do aluno;
Obs.: O certificado de conclusão é aceito apenas para inscrição e matrícula. Para fazer jus ao Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente entregar cópia do Diploma de Graduação e apresentar o documento original para autenticação em até seis meses após o início das atividades letivas, sob pena de cancelamento da matrícula.
Histórico escolar do curso de graduação;
Para o candidato estrangeiro, poderá ser solicitada documentação complementar, após análise inicial. Os documentos necessários para esta situação serão requeridos pela secretaria do curso, em atendimento à legislação vigente;
Importante: A documentação apresentada pelos candidatos não aprovados deverá ser retirada em um prazo máximo de 30 dias após o término do processo de matrícula, sob pena de eliminação de tais documentos.
O candidato, ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.
O candidato deve armazenar o número do protocolo e código de acesso, gerados no momento da inscrição no sistema. Essas informações serão necessárias para acompanhar os processos de inscrição e classificação.
Observação: Os servidores da UTFPR ficam dispensados do pagamento da taxa de inscrição.
VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO
Início das atividades letivas |
05/05/2023 |
Férias |
09/07/2023 a 03/08/2023 17/12/2023 a 22/02/2024 |
Reinício das atividades letivas |
23/02/2024 |
Término das atividades letivas |
06/07/2024 |
Data limite para entrega do Trabalho de Conclusão de Curso |
03/11/2024 |
VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO
A admissão ao curso de pós-graduação Lato Sensu da UTFPR, conforme Art. 15 do regulamento 33/19, de 30 de setembro de 2019, do Conselho Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (COPPG), será feita mediante Edital de Seleção, obedecendo aos requisitos estabelecidos no Projeto Pedagógico de Curso.
Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor Geral do Campus Londrina da UTFPR, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR.
Os candidatos deverão estar cientes que caso não possuam graduação nas áreas de engenharias, arquitetura ou agronomia, obterá apenas o Certificado de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, sem as atribuições conferidas ao Engenheiro de Segurança do Trabalho.
A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes e os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.
A classificação dos candidatos será pela análise do histórico escolar, em que será observado o coeficiente de rendimento obtido ao final da graduação. No caso de empate, dar-se-á preferência, pelo candidato com maior idade.
Observação: Caso não ocorra demanda para as vagas aos servidores, as mesmas serão disponibilizadas para comunidade externa e/ou egressos.
IX - MATRÍCULA
1. O processo de matrícula compreende a apresentação de documentos e assinatura de contrato de prestação de serviços;
2. Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula até 14/04/2023 e concluir o processo de matrícula, junto à secretaria do curso, que atenderá na sala B207 (DESEG), no dia 17/04/2023 a 28/04/2023 das 14h às 19h, incluindo o sábado pela manhã (8h às 12h), apresentando:
Os originais e uma cópia dos documentos postados na fase de inscrição;
Documentação para estrangeiros, quando solicitada pela coordenação.
No ato da matrícula deverá ser assinado o contrato de prestação de serviços, disponível, para leitura e conhecimento prévio, no site de inscrição;
Os candidatos que não fizerem a matrícula até a data limite perderão suas vagas, sendo as mesmas preenchidas a partir da lista de espera.
3. O processo de matrícula deverá ser agendado através do e-mail: fabiane@utfpr.edu.br.
X – CONVÊNIO UTFPR E FUNTEF-PR
A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) atuará como apoio à UTFPR na gestão financeira do presente curso, sendo a responsável pela inscrição inicial e captação das mensalidades, e esta parceria entre a UTFPR e FUNTEF-PR é regulada pelo Convênio No. 03/2020.
XI - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
1. O candidato, no ato da matrícula, fará a opção de uma das seguintes condições de pagamento:
Valor do Curso à vista: Matrícula no valor de R$ 180,00 (cento e oitenta reais) e parcela única no valor de R$ 6.498,00 (seis mil quatrocentos e noventa e oito reais).
Valor do Curso parcelado - Matrícula no valor de R$ 180,00 (cento e oitenta reais) mais 19 (dezenove) parcelas fixas de R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais) com vencimentos no dia 10 (dez) de cada mês, a partir do mês de maio de 2023.
2. Não haverá devolução da taxa de inscrição dos candidatos desistentes ou não classificados, caso o curso tiver sua abertura confirmada.
3. A devolução da taxa de matrícula, no caso de desistência, se fará no montante de 80% de seu valor, desde que solicitada antes do início das aulas do curso.
4. Atenção: Para fins de formalização dos serviços prestados durante o curso, será elaborado um contrato a ser assinado pelo aluno selecionado com a Fundação de Apoio da UTFPR, para quem deverão ser realizados os depósitos referentes ao pagamento do curso.
XII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista, acompanhado de seu Histórico Escolar.
XIII – INFORMAÇÕES GERAIS
1. Eventuais questões do presente edital poderão ser dirimidas, em caso de discordância, no foro da Justiça Federal de Londrina para dirimir eventuais questões decorrentes do edital, não solucionadas administrativamente.
2. Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelos e-mails da coordenação (suelisouza@utfpr.edu.br) ou da secretaria de curso (fabiane@utfpr.edu.br).
3. O presente edital será publicado em meio eletrônico no site da FUNTEF-PR e no Boletim de Serviço Eletrônico da UTFPR.
4. Casos omissos a este edital serão resolvidos pela Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação da UTFPR.
DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Disciplina: Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho |
Carga Horária: 20h (teórica) |
Objetivo: Apresentar aos alunos a importância da engenharia de segurança do trabalho para evitar acidentes de trabalho e proporcionar um ambiente seguro, bem como a legislação e os órgãos específicos. Por fim, contextualizar as áreas de atuação na Engenharia de Segurança do trabalho. |
|
Programa: A evolução da Engenharia de Segurança no Trabalho; aspectos econômicos, políticos e sociais; a história do prevencionismo; entidades públicas e privadas; a engenharia de segurança do trabalho no contexto capital-trabalho; o papel e as responsabilidades do engenheiro de segurança do trabalho; Acidentes: conceituação e classificação; Causas de acidentes: fator pessoal de insegurança, ato inseguro, condição ambiental de insegurança; Consequências do acidente: lesão pessoal e prejuízo material; agente do acidentes e fonte de lesão e riscos das principais atividades laborais. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aulas expositivas dialogadas. Recursos audiovisuais utilizados nas aulas expositivas: slides e filmes. Pesquisa em sites. Leitura de artigos técnicos. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalhos em grupo. Descrição dos trabalhos: Primeiro Trabalho: Análise de acidentes. Segundo Trabalho: Análise de riscos em diferentes atividades com base nas normas regulamentadoras e artigos técnicos. Observação: Para fazer os trabalhos os alunos terão que consultar as normas regulamentadoras no site do ministério do trabalho e previdência. Deverá também consultar o site do INSS. |
|
Forma de Avaliação: Os dois trabalhos e a participação em atividades de sala irão compor a nota final da disciplina com os seguintes percentuais: Primeiro trabalho (40%), Segundo Trabalho (40%) e participação das atividades em sala (20%).
Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527730600/epubcfi/6/34[%3Bvnd.vst.idref%3Dback02]!/4
|
Disciplina: Higiene do Trabalho – Agentes Físicos |
Carga Horária: 50h Teórica: 30h Prática: 20h |
Objetivo: Conceituar os tipos de riscos físicos: ruído, sobrecarga térmica, vibração, iluminação. Conhecer e analisar os critérios de avaliação, técnicas de medição e medidas de controle. |
|
Programa: Agentes Físicos –Conceituação, classificação e reconhecimento dos riscos físicos; ruídos: conceitos gerais e ocorrência, física do som, critérios de avaliação, práticas e técnicas de medição, análise de medidas de controle; vibrações: conceitos gerais e ocorrência, física das vibrações, critérios de avaliação, práticas e técnicas de medição, análise de medidas de controle; trabalho prático de controle de ruídos e vibrações; sobrecarga térmica: conceitos gerais e ocorrências, transmissão de calor, prática de técnicas de medição, critérios de avaliação, medidas de avaliação e controle; temperaturas baixas: conceitos gerais e ocorrência, critérios de avaliação, medidas de controle e avaliação, trabalho prático; iluminação: conceitos gerais, níveis de iluminamento, efeitos estroboscópicos, técnicas de medição, fatores interferentes na iluminação, iluminação especial, laboratório de avaliação e análise de projeto de iluminação; pressões elevadas e baixas: conceituação e ocorrência, avaliação e medidas de controle. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: Nas aulas presenciais: serão aulas expositivas dialogadas. Debates e atividades monitoradas. Exemplos práticos e cases demostrando erros comuns nas identificações e critérios de identificação dos agentes físicos. Riscos, reponsabilidades e consequências na identificação e avaliação de agentes físicos ao trabalhador e profissional de segurança. Recursos audiovisuais utilizados: slides, filmes, computador, livros, dentre outros. Utilização de tecnologias (softwares free para aplicação dos métodos multicritérios para tomada de decisão) e com possibilidade de visita a plantas industriais para observações prática. Os conteúdos serão desenvolvidos a partir de estudos de caso. Na parte de iluminação os alunos deverão realizar medições de iluminação em diversas salas ou ambientes da Universidade e apresentar relatório de conformidades e inconformidades. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Exercícios e estudos de casos, em duplas ou em grupo. Resolução de problemas. Análise de ambientes (parte prática). Prova teórica. |
|
Forma de Avaliação: O processo de avaliação é contínuo. As avaliações incluem: Participação em sala de aula e participação nas atividades (trabalhos e provas). As atividades serão desenvolvidas individuais e/ou em grupo. Cada bloco de 5 horas/aula constituirá 1 peso na atividade avaliativa, correspondendo a uma nota parcial. A média final (MF) será obtida através da soma simples das notas das atividades e divisão pelos pesos.
Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando ti nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
LTR, 2017
|
Disciplina: Higiene do Trabalho – Agentes Químicos |
Carga Horária: 40h Teórica: 20h Prática: 20h |
Objetivo: Conceituar os tipos de agentes químicos. Conhecer e analisar os critérios de avaliação, técnicas de medição e medidas de controle. |
|
Programa: Agentes Químicos – Conceituação, classificação e reconhecimento dos riscos químicos; limites de tolerância; técnicas de reconhecimento; contaminantes sólidos e líquidos: classificação e ocorrência, estratégia de amostragem, técnicas de avaliação; contaminantes gasosos: classificação e ocorrência, estratégia de amostragem, técnicas de avaliação; medidas de controle coletivo para agentes químicos; medidas de controle individual; estudos de casos específicos; riscos relativos ao manuseio, armazenagem e transporte de substâncias agressivas. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: Nas aulas presenciais: serão aulas expositivas dialogadas. debates e atividades monitoradas. Exemplos práticos e cases de indústrias com exposição aos processos químicos (gases, vapores e particulados). Recursos audiovisuais utilizados: slides, filmes, computador, livros, dentre outros. Utilização de tecnologias (planilhas de tratamento estatístico, softwares free para aplicação dos métodos multicritérios para tomada de decisão). Os conteúdos serão desenvolvidos a partir de estudos de caso. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Estudo de caso em grupo de fichas de produtos químicos usuais em indústrias com estruturação de plano de amostragem em campo. Prática de coleta de agentes químicos em ambiente controlado (laboratório) e análise de resultados obtidos. Exercícios e estudos de casos, individuais ou em grupo. |
|
Forma de Avaliação: O processo de avaliação é contínuo. As avaliações incluem: Participação em sala de aula e participação nas atividades. As atividades serão desenvolvidas individuais e/ou em grupo. Cada bloco de 5 horas/aula constituirá 1 peso na atividade avaliativa, correspondendo a uma nota parcial. A média final (MF) será obtida através da soma simples das notas das atividades e divisão pelos pesos.
Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
|
Disciplina: Higiene do Trabalho - Radiações Eletromagnéticas |
Carga Horária: 20h Teórica: 15h Prática: 5h |
Objetivo: Conceituar os tipos de radiações eletromagnéticas: Ionizantes e Não Ionizantes. Conhecer e analisar os critérios de avaliação, técnicas de medição e medidas de controle. |
|
Programa: Radiações Eletromagnéticas –Radiação ionizante: conceituação, ocorrência, classificação, técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle; radiação não ionizante: conceitos gerais; radio freqüência: conceituação, ocorrência, classificação, técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle; radiação infravermelha: conceituação, ocorrência, classificação, técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle; radiação ultravioleta: conceito, ocorrência, classificação; técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada. Recursos audiovisuais utilizados: slides, computador, livros, dentre outros. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual. |
|
Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina é realizada por meio da verificação da participação em atividades programadas e da verificação do desempenho em tarefas/trabalhos e provas. Obs.: As provas correspondem 50% da nota final da disciplina.
Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
|
Disciplina: Higiene do Trabalho - Ventilação aplicada à Engenharia de Segurança |
Carga Horária: 30h Teórica: 25h Prática: 5h |
Objetivo: Conceituar os tipos de ventilação. Conhecer e analisar os critérios de avaliação, técnicas de medição e medidas de controle. |
|
Programa: Ventilação aplicada à Engenharia de Segurança –Conceituação; Ventilação geral: ventilação para conforto térmico, ventilação natural; ventilação local exaustora aplicada ao controle de contaminantes dos ambientes de trabalho; trabalho prático de ventilação; medição de velocidade de ar. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada por meio de slides. Exercícios práticos sobre temas do programa. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual e Trabalho em grupo para composição da nota final. |
|
Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina é realizada por meio da verificação da participação em atividades programadas e da verificação do desempenho em tarefas/trabalhos. Obs.: Os trabalhos em grupo correspondem a 40% da nota final da disciplina e o trabalho individual a 60 %.
Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
|
Disciplina: O Ambiente e as Doenças do Trabalho |
Carga Horária: 50h Teórica: 40h Prática: 10h |
Objetivo: Reconhecer e aplicar os conceitos relacionados ao ambiente e doenças do trabalho, bem como as noções de primeiros socorros e toxicologia de acordo com a legislação, para aplicabilidade à saúde do trabalhador na práxis profissional. |
|
Programa: Conceito e importância; serviços de medicina do trabalho: atribuições e relacionamento com a engenharia de segurança; relação entre agentes ambientais e doenças do trabalho; fatores oriundos das doenças do trabalho que influenciam a produtividade e o bem-estar do trabalhador; estudo de doenças do trabalho: doenças causadas por agentes físicos, químicos e biológicos; doenças do trabalho na indústria e no meio rural; aspectos epidemiológicos das doenças do trabalho. Noções de fisiologias aplicáveis e primeiros socorros; primeiros socorros; material de primeiros socorros; feridas, queimaduras e hemorragias; fraturas, torções e luxações; corpos estranhos nos olhos, nariz e garganta; intoxicação e envenenamento; parada respiratória e cardíaca; respiração artificial e massagem cardíaca; estado de inconsciência; transporte de acidentados; equipes de primeiros socorros. Agentes tóxicos; vias de penetração e eliminação dos tóxicos no organismo; mecanismos de proteção do organismo; absorção e metabolismo; mecanismos de desintoxicação; sistemas enzimáticos; limites de tolerância; limites de tolerância biológicos; métodos de investigação toxicológica. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: As aulas serão expositivas e dialogadas, estudos de casos, exemplos clássicos, debates e atividades extraclasses. Recursos audiovisuais: slides, vídeos, computador, livros, quadro-negro, dentre outros. Utilização de tecnologias (softwares free para aplicação dos métodos multicritérios para tomada de decisão), materiais médico-hospitalares, bonecos de simulação humana. Os conteúdos serão desenvolvidos a partir de estudos de caso. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Exercícios e estudos de casos, individuais ou em grupo. Resolução de problemas e avaliações individuais e/ou em grupo. |
|
Forma de Avaliação: O processo de avaliação é progressivo e contínuo. As avaliações incluem: participação em sala de aula, análise de artigos científicos, preparação, organização e apresentação de seminários, avaliações escritas, estudos e compreensão de casos, entre outros. As atividades poderão ser desenvolvidas individualmente e/ou em grupos. Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
|
Disciplina: Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações |
Carga Horária: 80h Teórica: 75h Prática: 5h |
Objetivo: Apresentar aos alunos os conceitos e aplicações para Engenharia de Segurança do Trabalho da Prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações na construção civil, elétrica e mecânica. |
|
Programa: Civil - Localização industrial; arranjo físico; edificações: fases construtiva e operacional; estruturas e superfícies de trabalho; transporte, armazenagem e manuseio de materiais; tanques, silos e tubulações; cor, sinalização e rotulagem; características da construção civil; riscos principais; obras de construção, demolição e reformas; análise dos subsistemas: pessoal, equipamento, material e ambiente; prazo, custo, segurança e qualidade; análise de programas convencionais; definição de responsabilidades e atribuições; controle do risco; instruções e treinamento; promoções e divulgações; programa de segurança na construção civil. Elétrica - Cabines de transformação; aterramento elétrico; pára-raios; eletricidade estática; instalações elétricas provisórias; legislação e normas relativas à proteção contra choques elétricos; equipamentos e dispositivos elétricos; área de utilidades; manutenção preventiva e engenharia de segurança; riscos na eletrificação rural; acidentes com cercas energizadas. Mecânica - Conceituação e importância; projeto de proteção de máquinas; ferramentas manuais; ferramentas motorizadas; equipamentos de proteção individual; sistemas de proteção coletiva; manutenção preventiva; soldagem e corte; NR11- transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais; NR12 – máquinas e equipamentos; prensas – cuidados na operação e manutenção; layout; transporte de cargas perigosas. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: Nas aulas presenciais: serão aulas expositivas dialogadas. debates e atividades monitoradas. Exemplos práticos e cases. Recursos audiovisuais utilizados: slides, filmes, computador, livros, dentre outros. Utilização de tecnologias (softwares free para aplicação dos métodos multicritérios para tomada de decisão). Os conteúdos serão desenvolvidos a partir de estudos de caso. Na parte de Civil acontecerá uma visita técnica a um canteiro de obras. Na parte de elétrica terão práticas de campo. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual. Exercícios e estudos de casos, individuais ou em grupo. Resolução de problemas. |
|
Forma de Avaliação: As atividades serão desenvolvidas individuais e/ou em grupo. A composição final da nota que envolve trabalhos e provas terão pesos diferentes, pois engloba três disciplinas.
Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
|
Disciplina: Proteção Contra Incêndio e Explosões |
Carga Horária: 60h Teórica: 55h Prática: 5h |
Objetivo: Capacitar o profissional a reconhecer os principais riscos de incêndio e explosão e avaliar seu alcance e consequência, assim como estar apto a emitir parecer sobre questões ligadas à prevenção e combate a incêndio e explosões. Habilitar o profissional a especificar, coordenar, ativar, desativar e manter sistemas de proteção contra incêndio e explosões. |
|
Programa: Conceito, importância e participação da engenharia de segurança do trabalho na proteção contra incêndios; legislação e normas brasileiras relativas à proteção contra incêndio; química e física do fogo; produtos de combustão e seus respectivos efeitos; Proteção estrutural: identificação, seleção e análise de materiais; conceito e avaliação de carga-incêndio; importância da análise dos processos industriais sob o ponto de vista incêndio; proteção especial contra incêndio; incêndios florestais; sistema de detecção e alarme; agentes extintores; sistemas fixos e equipamentos móveis de combate a incêndio; rede de hidrantes; equipe de combate a incêndio; Inspeções oficiais: órgãos públicos e seguradoras; laboratórios de ensaios no Brasil. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aulas presenciais: Teóricas através de explanação com apoio de slides (powerpoint) e vídeos; Práticas com a utilização dos sistemas disponíveis no local. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Atividades em Grupo. |
|
Forma de Avaliação: A avaliação será efetuada através das atividades desenvolvidas em grupo e seminários. Os grupos deverão contar com 5 pessoas (máximo 8 equipes). Os seminários deverão versar sobre tema escolhido dentre os listados abaixo, ou tema sugerido pela equipe e aprovado pelo professor:
1. Reprodutibilidade do projeto de segurança no ambiente real (residencial, industrial, comercial); 2. Detalhes de segurança em operação de centrais de GLP; 3. Análise de estabelecimento de armazenamento e comércio de GLP; 4. Testes, vistorias e certificação de extintores de incêndio; 5. Análise de caso(s) de ocorrência de incêndios ou explosões significativas; 6. Prevenção de incêndio em cozinhas industriais; 7. Análise de estabelecimento de armazenamento e comércio de fogos de artifício – NR19a; 8. Incêndios Florestais ou agrícolas.
Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
_____, Fire Protection Handbook _____, Diversos periódicos.
|
Disciplina: Ergonomia |
Carga Horária: 30h Teórica: 25h Prática: 5h |
Objetivo: Apresentar e alinhar os conhecimentos da Ergonomia, contextualizando com a legislação vigente e sua aplicabilidade prática. |
|
Programa: Histórico, conceitos, noções de fisiologia e biomecânica do trabalho; Ergonomia Física, Cognitiva e Organizacional; dimensionamento de postos de trabalho; Avaliação ambiental para a ergonomia; sistema homem-máquina; Dispositivos de controle e informações escritas e visuais, limitações sensoriais; trabalho em turno; riscos ergonômicos mais comuns. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: As aulas serão divididas em teóricas e práticas, sendo as primeiras com uso de slides, vídeos e fotos, trazendo o conteúdo programático e casos reais. Além disso, serão promovidos debates e discussão de cases e vivências na ergonomia. A segunda parte será apresentação de ferramentas e técnicas de ergonomia para a aplicação prática do conteúdo. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho em grupo. |
|
Forma de Avaliação: As avaliações da disciplina serão realizadas através de trabalho prático-teórico, onde os discentes elaborarão uma Análise Ergonômica do trabalho de um posto de trabalho, utilizando todos os conceitos apresentados em Aula. O Trabalho somará 8 pontos, enquanto a participação em sala de aula e presença somarão 2 pontos. A nota final será obtida através da soma simples das duas notas.
Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
|
Disciplina: Administração Aplicada a Engenharia de Segurança |
Carga Horária: 30h (teórica) |
Objetivo: Apresentar aos alunos os conceitos e princípios de administração associado às políticas e programa de engenharia de segurança do trabalho. |
|
Programa: Conceitos e princípios de administração; política e programa de engenharia de segurança do trabalho; organização dos serviços especializados de segurança do trabalho; interrelacionamento de engenharia de segurança com as demais áreas da empresa; aspectos éticos da profissão de engenheiro de segurança do trabalho; recursos de informática de interesse da engenharia de segurança do trabalho; relação custo-benefício; elaboração orçamentária para execução de um Programa de Segurança; entidades e associações nacionais, estrangeiras e internacionais dedicadas e relacionadas à prevenção de acidentes. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: As aulas expositivas, trabalhos em grupo e estudos de caso dirigidos. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho em grupo e Prova individual. |
|
Forma de Avaliação: Será realizada uma avaliação sob forma de trabalho com valor 10 e peso 4. Será realizada uma avaliação sob forma de prova com valor 10 e peso 6.
Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
|
Disciplina: Legislação e Normas Técnicas |
Carga Horária: 20h (teórica) |
Objetivo: Apresentar aos alunos os conceitos relacionados à legislação relacionada à engenharia de segurança do trabalho, assim como as normas técnicas que à regem. |
|
Programa: Conceituação, constituição, lei, decreto e portaria; hierarquia: Legislação Federal, Estadual e Municipal; Legislação acidentária; legislação previdenciária; legislação sindical; consolidação das leis do trabalho; trabalho da mulher e do menor; atribuições do engenheiro e do técnico de segurança do trabalho; responsabilidade profissional, trabalhista, civil e criminal; co-responsabilidade; portarias normativas e outros dispositivos legais; embargo e interdição; convenções e recomendações da organização internacional do trabalho (OIT). Normas nacionais, estrangeiras e internacionais; técnicas do preparo de normas, instruções e ordens de serviço; importância da utilização de normas técnicas internas para a engenharia de segurança. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: Nas aulas presenciais: serão aulas expositivas dialogadas. debates e atividades monitoradas. Exemplos práticos e cases. Recursos audiovisuais utilizados: slides, filmes, computador, livros, dentre outros. Utilização de tecnologias (softwares free para aplicação dos métodos multicritérios para tomada de decisão). Os conteúdos serão desenvolvidos a partir de estudos de caso. Serão disponibilizados materiais (vídeos e tutoriais) para a resolução de problemas por meio de estudos de caso. Estudo dirigido, leitura e interpretação de textos, pesquisa, projeto, debate, estudo de caso, seminário, brainstorming, dentre outros. As atividades serão desenvolvidas via plataforma moodle ou outra plataforma reconhecida pela Universidade. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Exercícios e estudos de casos, individuais ou em grupo. Resolução de problemas. |
|
Forma de Avaliação: O processo de avaliação é contínuo. As avaliações incluem: Participação em sala de aula, Análise de artigos científicos, Preparação, organização e apresentação de seminários, Avaliações escritas, Desenvolvimento de estudos de casos, entre outros. As atividades serão desenvolvidas individuais e/ou em grupo. Cada bloco de 5 horas/aula constituirá 1 peso na atividade avaliativa, correspondendo a uma nota parcial. A média final (MF) será obtida através da soma simples das notas das atividades e divisão pelos pesos.
Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
|
Disciplina: Proteção do Meio Ambiente |
Carga Horária: 45h (teórica) |
Objetivo: Apresentar aos alunos os conceitos relacionados à Proteção do Meio Ambiente aplicado à Engenharia de Segurança do Trabalho. |
|
Programa: Meio Ambiente Importância da preservação do meio ambiente; Conceitos e definições; Aspectos legais, institucionais e órgãos regulamentadores; Estudos de proteção do meio ambiente no âmbito industrial. Saneamento A preservação do meio ambiente e a qualidade do ar; Protocolo de GHG (Greenhouse Gases); Gestão racional do uso de energia e Energia Verde em sistemas Agroindustriais; A preservação do meio ambiente e a qualidade da água; Gestão e conservação de água em sistemas Agroindustriais; Proteção dos Recursos Hídricos e Gestão de efluentes; A preservação do meio ambiente e a conservação do solo; Gestão de Resíduos Sólidos em sistemas Agroindustriais. Logística Reversa. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aulas presenciais: Aulas expositivas dialogadas serão realizadas em consonância com o desenvolvimento de trabalhos práticos e atividades monitoradas. Exemplos práticos e cases serão utilizados para a capacitação dos alunos por meio de metodologias ativas. Recursos audiovisuais que podem ser utilizados: slides, filmes e softwares específicos para o meio ambiente que promovam a utilização de tecnologias sustentáveis. Os conteúdos serão desenvolvidos a partir de estudos de caso. Material de apoio didático: Materiais didáticos digitais (vídeos, livros, apostilas e tutoriais) serão disponibilizados para a construção e resolução de problemas por meio de estudos de caso. Estudos dirigidos com o uso de material didático serão associados a processos projetuais que envolvam grupos de alunos e promovam a leitura, interpretação de textos, pesquisa e o desenvolvimento de projetos/atividades. Será utilizada a plataforma moodle ou Classroom para comunicação com os alunos. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Atividades individuais e/ou em grupo. |
|
Forma de Avaliação: O processo de avaliação a ser utilizado será contínuo. As avaliações podem incluir: Participação em sala de aula; Análise de artigos científicos; Preparação, organização e apresentação de seminários; Avaliações escritas; Desenvolvimento de estudos de casos; atividades didáticas e práticas, dentre outros processos pedagógicos. As atividades serão desenvolvidas individualmente e/ou em grupo. Cada bloco de 5 horas/aula constituirá 1 peso na atividade avaliativa, correspondendo a uma notação parcial. A média final (MF) será obtida através da soma simples das notas das atividades e divisão pelos pesos adotados.
Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
|
Disciplina: Gerência de Riscos |
Carga Horária: 60h (teórica) |
Proporcionar conhecimento dos conceitos e técnicas de análise, avaliação e gerenciamento de riscos de acidentes. |
|
Programa: Métodos estatísticos aplicados à análise e avaliação de riscos. Fundamentos matemáticos: confiabilidade e álgebra booleana; análise de riscos: análise preliminar de riscos, análise de modos de falha e efeito, série de riscos, análise de árvores de falhas, “técnicas de incidentes críticos”; avaliação de riscos: riscos e probabilidades, distribuição de probabilidade, previsão de perdas por estatística; natureza dos riscos empresariais, riscos puros especulativos; conceituação e evolução histórica; segurança de sistemas; sistemas e subsistemas; a empresa com sistema; responsabilidade pelo produto; identificação dos riscos: inspeção de segurança, investigação e análise de acidentes: avaliação das perdas de um sistema; custo de acidentes; prevenção e controle de perdas: controle de danos, controle total de perdas; programas de prevenção e controle de perdas; planos de emergência; retenção de riscos: auto-adoção de riscos e auto-seguro; transferência de riscos; noções básicas de seguro; administração de seguros. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: Atividades presenciais: aulas expositivas dialogadas, estudo de casos, debates e atividades monitoradas. Atividades não presenciais (ambiente Moodle): leitura e interpretação de textos selecionados, pesquisas, resolução de exercícios e testes, fóruns de discussões. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Atividades presenciais: Exercícios e estudos de casos, individuais ou em grupo; resolução de problemas. Atividades não presenciais: estudo dirigido, leitura e interpretação de textos, pesquisa, projeto, estudo de caso, pesquisa, organização e preparação de seminário, resolução de problemas, participação em testes e fóruns de discussões. |
|
Forma de Avaliação: O processo de avaliação é contínuo e formativo. As avaliações incluem: Participação em sala de aula; Análise de artigos e textos selecionados; Preparação, organização e apresentação de seminários; Desenvolvimento de estudos de casos; Resolução de problemas de aplicação propostos. As atividades serão desenvolvidas individuais e/ou em grupo. Cada bloco de 5 horas/aula constituirá 1 peso na atividade avaliativa, correspondendo a uma nota parcial. A média final (MF) será obtida através da soma simples das notas das atividades e divisão pelos pesos.
Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
|
Disciplina: Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento |
Carga Horária: 15h (teórica) |
Objetivo: Identificar abordagens e práticas da psicologia aplicada ao contexto laboral; Compreender a interrelação entre a psicologia e a segurança do trabalho; Identificar instrumentos e métodos da área da psicologia aplicados na prevenção, avaliação e intervenção tanto na segurança física como psíquica do trabalhador. |
|
Programa: Noções de psicologia; características da personalidade; aspectos psicológicos do trabalho e no acidente; aspectos psicológicos da seleção de pessoal (PPP); o treinamento, sua importância na engenharia de segurança do trabalho; requisitos de aptidão; aspectos comportamentais na utilização do equipamento de proteção individual; Ação sindical: a atuação do engenheiro de segurança no trabalho na relação capital-trabalho; Técnicas de comunicação; desenvolvimento organizacional; relações humanas; comissões de segurança no trabalho; segurança integrada. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: A disciplina será desenvolvida por meio de aula expositiva com a utilização de slides e de vídeos com exemplos de situações para incentivar a participação dos alunos, além da utilização de estudo de casos pelos alunos e realização de exercícios sobre os temas tratados. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual ou em grupo. |
|
Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina é realizada por meio da verificação da participação em atividades programadas e da verificação do desempenho em tarefas/trabalhos.
Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
|
Disciplina: Planificação de Emergência: Segurança em Transportes e Atendimento de Catástrofes |
Carga Horária: 20h (teórica) |
Objetivo: Conhecer os riscos urbanos, transportes de produtos perigosos e materiais explosivos, técnicas de controle assim como legislação e normas vigentes quanto a proteção. |
|
Programa: Incêndio e explosões na área de transporte; transporte de produtos químicos; transporte aéreo, transporte ferroviário; transporte rodoviário; transporte fluvial e marítimo; planos de evacuação. Riscos urbanos; técnicas de salvamento e noções de salvamento; conceituação e identificação; enchentes; planos de ação mútua e comunitária; defesa civil. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada por meio de slides. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual. |
|
Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina é realizada por meio da verificação da participação em atividades programadas e da verificação do desempenho em tarefas/trabalhos e provas. Obs.: As provas escritas correspondem 70% da nota final da disciplina e as demais atividades 30%.
Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
|
Disciplina: Orientação para Elaboração de Laudos Técnicos
|
Carga Horária: 20h (teórica) |
Objetivo: Conhecer a legislação aplicável às perícias de insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial. Conhecer dos sistemas eletrônicos utilizados pela Justiça do Trabalho, Justiça Cível e Justiça Federal. Saber como se habilitar para realizar perícias como perito ou assistente técnico (assinatura digital, apresentação as varas da justiça etc.). Conhecer sobre as técnicas de avaliação e instrumentalização ocupacional. Conhecer os procedimentos técnicos para avaliação das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos. Como escrever um laudo de acordo com o novo Código do Processo Civil. Estudo de casos. |
|
Programa: Aspectos jurídicos. Conceitos técnicos e legais da insalubridade e da periculosidade. Papel de peritos e assistentes técnicos no processo judicial. Elaboração de laudos ambientais, periciais e para a aposentadoria especial. Elaboração de quesitos. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada por meio de slides. Aula expositiva-dialogada por meio de casos reais. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho em grupo. |
|
Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina é realizada por meio da verificação da participação em atividade (40%) e trabalhos em grupo (60%). Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
|
Disciplina: Metodologia da Pesquisa |
Carga Horária: 30h (teórica) |
Objetivo: Capacitar os alunos a ler, escrever um documento científico, bem como elaborar projetos de pesquisa e trabalho monográfico dentro das normas acadêmicas. |
|
Programa: Conceitos fundamentais sobre Conhecimento Empírico, Teológico e Filosófico. Definição de métodos e técnicas de pesquisa. Tipos de pesquisa. Elaboração do Projeto de Pesquisa. Trabalho Monográfico. |
|
Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada por meio de slides. Leitura de textos. |
|
Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual. Trabalho em grupo. |
|
Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina é realizada por meio da verificação da participação em atividades programadas e da verificação do desempenho em trabalhos.
Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso. |
|
Bibliografia:
|
DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Ordem |
Disciplina |
Carga Horária |
Titulação |
Docente Responsável |
DEPTO |
1 |
Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho |
20 |
Doutor (15) Especialista (5) |
Sueli Tavares de Melo Souza (15) Nilton Camargo Costa (5) |
DAAMB-LD Externo |
2 |
Higiene do Trabalho - Agentes Físicos |
10 |
Doutor |
João Paulo Camargo de Lima |
DAFIS-LD |
2 |
Higiene do Trabalho - Agentes Físicos |
15 |
Especialista |
Stéfano Shiguero Mitamura |
Externo |
2 |
Higiene do Trabalho - Agentes Físicos |
10 |
Mestre |
José Fernando Mangili Junior |
Externo |
2 |
Higiene do Trabalho - Agentes Físicos |
15 |
Mestre |
Wilson Aparecido da Silva |
Externo |
2 |
Higiene do Trabalho - Agentes Químicos |
15 |
Doutor |
Fábio Cezar Ferreira |
DAQUI-LD |
2 |
Higiene do Trabalho - Agentes Químicos |
25 |
Mestre (5) Especialista (20) |
Wilson Aparecido da Silva (5) Edipo Henrique da Silva (20) |
Externo |
2 |
Higiene do Trabalho – Radiações Eletromagnéticas |
20 |
Mestre |
Jancer Frank Zanini Destro |
DAELE-CP |
2 |
Higiene do Trabalho – Ventilação aplicada à Engenharia de Segurança |
30 |
Mestre |
Alexandre César Frasson |
Externo |
3 |
O Ambiente e as Doenças do Trabalho |
30 |
Doutor |
André Luis dos Santos Silva |
NUAPE-LD |
3 |
O Ambiente e as Doenças do Trabalho |
20 |
Doutor |
Claudio Takeo Ueno |
DAALM-LD |
4 |
Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações - Mecânica |
30 |
Especialista |
Nilton Camargo Costa |
Externo |
4 |
Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações - Elétrica |
20 |
Mestre |
José Fernando Mangili Junior |
Externo |
4 |
Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações - Civil |
30 |
Doutor |
Sueli Tavares de Melo Souza |
DAAMB-LD |
5 |
Proteção Contra Incêndio e Explosões |
60 |
Doutor |
Aron Lopes Petrucci |
Externo |
6 |
Ergonomia |
30 |
Especialista |
Samuel Domiciano Tereza |
Externo |
7 |
Administração Aplicada a Engenharia de Segurança |
30 |
Doutor |
Marco Antonio Ferreira |
DAENP-LD |
8 |
Legislação e Normas Técnicas |
20 |
Doutor |
Adilson Vieira de Araújo |
Externo |
9 |
Proteção do Meio Ambiente |
25 |
Doutor |
Ricardo Nagamine Costanzi |
DAAMB-LD |
9 |
Proteção do Meio Ambiente |
20 |
Doutor |
Bruno de Oliveira Freitas |
DAAMB-LD |
10 |
Gerência de Riscos |
50 |
Doutor |
Fabiano Moreno Peres |
DAEMA-LD |
10 |
Gerência de Riscos |
10 |
Doutor |
Reginaldo Fidelis |
DAMAT-LD |
11 |
Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento |
15 |
Mestre |
Natália Ladeira Ferreira da Silva |
COGERH-LD |
12 |
Orientação para Elaboração de Laudos Técnicos |
20 |
Especialista |
Rogério Grahl |
Externo |
13 |
Metodologia da Pesquisa |
30 |
Doutor |
Alessandra Dutra Silva |
DACHS-LD |
14 |
Planificação de Emergência: Segurança em Transportes e Atendimento de Catástrofes |
10 |
Doutor |
Fábio Cezar Ferreira |
DAQUI-LD |
14 |
Planificação de Emergência: Segurança em Transportes e Atendimento de Catástrofes |
10 |
Doutor |
Maurício Moreira dos Santos |
DAAMB-LD |
Londrina, 14 de fevereiro de 2023.
SUELI TAVARES DE MELO SOUZA
Coordenador do Curso
EDSON FONTES DE OLIVEIRA
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação - DIRPPG-LD
SIDNEY ALVES LOURENÇO
Diretor Geral do Campus Londrina
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SUELI TAVARES DE MELO SOUZA, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 15/02/2023, às 16:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDSON FONTES DE OLIVEIRA, DIRETOR(A), em (at) 15/02/2023, às 17:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIDNEY ALVES LOURENCO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 16/02/2023, às 16:21, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3263368 e o código CRC (and the CRC code) 7B6E128E. |
Referência: Processo nº 23064.034616/2022-59 | SEI nº 3263368 |