Boletim de Serviço Eletrônico em 24/02/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CAMPUS GUARAPUAVA

DIR. RELACOES EMPRES. E COMUNITARIAS -GP

 

EDITAL nº 01/2023

 

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA VISITA TÉCNICA INSTITUCIONAL À USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

 

A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (UTFPR) - Campus Guarapuava, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para visita técnica a ser realizada na Usina Hidrelétrica de Itaipu em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

 

1. DO OBJETO

O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica do Campus Guarapuava da UTFPR para participarem de uma visita técnica institucional, a ser realizada nos dias 16/03 e 17/03, na Usina Hidrelétrica de Itaipu localizada em Foz do Iguaçu-PR.

 

2. DA VISITA TÉCNICA

2.1 - A organização da visita é realizada pelas seguintes instituições: CREA-PR e UTFPR Campus Guarapuava. 

2.2 - A visita será realizada nas seguintes condições:

2.3 - A UTFPR Campus Guarapuava não fornecerá qualquer tipo de recurso financeiro aos estudantes, restringindo-se apenas ao transporte até o local da Visita Técnica.

2.4 - A organização do local de pernoite do dia 16/03 para o dia 17/03 será realizada pelo CREA Júnior, pelo e-mail creajrutfprguarapuava@gmail.com. O(a) aluno(a) contemplado com uma vaga no edital deve entrar em contato com o CREA Júnior para aderir ou não à opção informada.

2.5 - Será estabelecido, no dia da viagem, um ponto de encontro na região central da cidade de Foz do Iguaçu para a saída até a Usina de Itaipu, bem como um horário adequado para este fim. 

2.6 - Serão seguidas todas as orientações do capítulo VI da Instrução Normativa  PROPLAD/UTFPR nº 11, de  31 de março de 2022.

2.7 - Para a visita é  obrigatório  o  uso  de calçados fechados, sem salto, e de roupas com comprimento abaixo do joelho.

2.8 - É  proibido  entrar  com  bebidas  alcoólicas; gases, líquidos e sólidos inflamáveis;  malas,  mochilas, bolsas, sacolas e afins; armas e objetos pontiagudos  e  cortantes  no interior da usina. A Usina disponibiliza guarda-volumes não gratuitos.

2.9 - A  Visita  Técnica inicia com  um passeio externo, com uma parada no Mirante Central para exibição do vídeo institucional, e segue para o passeio interno à Usina, com acesso à área industrial, passando pela sala de comando central, interior da barragem, galeria dos geradores e eixo da unidade geradora, com duração aproximada de 3 horas

2.10 - Os recursos deste edital são provenientes da ação 20RK, fonte 100000000 (custeio do Campus).

2.11 - Havendo indisponibilidade financeira a UTFPR Campus Guarapuava se reserva no direito de cancelar a Visita Técnica.

 

3. DAS VAGAS 

3.1 - Pelo presente edital, serão selecionados 19 discentes do curso de Engenharia Civil e 19 discentes do curso de Engenharia Mecânica, sendo:

 

4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

4.1 - Estar regularmente matriculado no curso de Engenharia Civil ou no curso de Engenharia Mecânica da UTFPR Campus Guarapuava;

4.2 - Ter mais de 18 (dezoito) anos completos até o dia 16/03/2023;

4.3 - Ser cadastrado(a) como membro do CREA Júnior do Paraná (https://creajr.crea-pr.org.br/inscreva-se);


 

5. DA  INSCRIÇÃO

5.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma no Anexo I.

5.2 - Para inscrever-se, o candidato deverá responder ao seguinte formulário: https://forms.gle/hu3KNnB1UJumMYBN7.

5.3 - Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital, tampouco, após o prazo final de recebimento estabelecido no cronograma no Anexo I.

5.4 - Dúvidas sobre o preenchimento do formulário podem ser enviadas ao email depec-gp@utfpr.edu.br

 

6. DA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

6.1 - A classificação e seleção dos candidatos será realizada pela DIREC-GP por meio da conferência das informações preenchidas no formulário do item 5.2

6.2 - Esta comissão classificará e selecionará os candidatos por ordem decrescente da soma simples dos pontos obtidos nos seguintes critérios:

6.2.1 - Coeficiente de rendimento (CR) absoluto, multiplicado por 40.

6.2.2 - Valor TOTAL obtido na Ficha de pontuação (Anexo II), multiplicado por 0,6.

6.3 - Cabe à DIREC-GP a ratificação ou desclassificação de documentos, culminando neste caso, em ajuste para menor da pontuação previamente preenchida pelo candidato.

6.4 - Em hipótese alguma a DIREC-GP aumentará a pontuação previamente preenchida pelo candidato.

6.5 - Caso ocorra empate entre os candidatos, o desempate será efetuado aplicando-se os seguintes critérios na ordem em que se apresenta:

6.5.1 - Estudante com maior coeficiente de rendimento escolar.

6.5.2 - Estudante com maior número de disciplinas, do curso, concluídas com êxito até a data da inscrição.

6.5.3 - Estudante com maior idade.

6.6 - Vagas remanescentes da ampla concorrência serão redistribuídas de um curso para outro.

6.7 - Vagas remanescentes de membros dirigentes serão redistribuídas para a ampla concorrência do curso correspondente.

 

7. DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS E RESULTADO FINAL

7.1 - O resultado preliminar da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado pela DIREC Guarapuava, conforme cronograma no Anexo I.

7.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados por meio do endereço eletrônico: depec-gp@utfpr.edu.br, até as 23h59 do dia 12/03/2023 com assunto RECURSO EDITAL 01/2023 - DIREC-GP.

7.3 - Caso tenham sido solicitados recursos, o resultado será  homologado e publicado pela DIREC-GP, conforme cronograma no Anexo I.

7.4 - O resultado final  da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado pela DIREC-GP, conforme cronograma no Anexo I.

7.5 - Os resultados das etapas descritas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

7.6 - O(a) aluno(a) deve realizar o preenchimento de formulário próprio de credenciamento da Usina Hidrelétrica de Itaipu até o dia 14/03/2023. O link para preenchimento será disponibilizado junto com o resultado final.


 

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

8.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.

8.2 As dúvidas ou omissões acerca do presente Edital, observadas a legislação vigente, serão dirimidas por meio do e-mail: depec-gp@utfpr.edu.br

8.3 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

8.4 - Os candidatos inscritos declaram aceitar e ter ampla e irrestrita ciência dos termos constantes do presente edital e das demais regulações institucionais.

8.5 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

 

 

Guarapuava, 24 de fevereiro de 2023.

 

 

 

Luan José Franchini Ferreira 

Diretor-Geral Substituto

UTFPR – Campus Guarapuava


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUAN JOSE FRANCHINI FERREIRA, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 24/02/2023, às 08:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I - CRONOGRAMA

 

Atividade

Data ou período

Inscrição dos candidatos

da data de publicação deste edital até 07/03/2023.

Divulgação do resultado preliminar

até 10/03/2023

Interposição de recurso quanto ao resultado preliminar

até as 23h59 do dia 12/03/2023.

Resultado da interposição de recursos quanto ao resultado preliminar, caso existam e divulgação do resultado final

13/03/2023

Preenchimento de formulário individual de credenciamento a ser informado junto ao Resultado Final

até 14/03/2023

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO II - FICHA DE PONTUAÇÃO

 

Critérios

Pontuação

Total

Participação como bolsista de Iniciação Científica

20 pontos/mês

 

Participação como voluntário de Iniciação Científica

10 pontos/mês

 

Participação como bolsista em Projeto de Extensão

20 pontos/mês ou 0.25 pontos/hora

 

Participação como voluntário em Projeto de Extensão

10 pontos/mês ou 0.125 pontos/hora

 

Participação como Equipe Executora em Projeto de Extensão ou Evento de Extensão

1 ponto por participação

 

Participação como bolsista de Monitoria

20 pontos/mês ou 0.25 pontos/hora

 

Participação como voluntário de Monitoria

10 pontos/mês ou 0.125 pontos/hora

 

Participação como bolsista do PROEM

20 pontos/mês ou 0.25 pontos/hora

 

Participação como bolsista da Comissão de Cultura

20 pontos/mês ou 0.25 pontos/hora

 

Participação como membro de Empresa Júnior

5 pontos/mês

 

Participação como membro de Centro Acadêmico e/ou DCE

5 pontos/mês

 

 

Total

 


Coeficiente absoluto x 40 + Total da ficha de pontuação x 0,60 = Total final.


Referência: Processo nº 23064.004912/2023-14 SEI nº 3265643