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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CAMPUS GUARAPUAVA DIR. RELACOES EMPRES. E COMUNITARIAS -GP |
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EDITAL nº 01/2023
SELEÇÃO DE ALUNOS PARA VISITA TÉCNICA INSTITUCIONAL À USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU
A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (UTFPR) - Campus Guarapuava, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para visita técnica a ser realizada na Usina Hidrelétrica de Itaipu em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
1. DO OBJETO
O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica do Campus Guarapuava da UTFPR para participarem de uma visita técnica institucional, a ser realizada nos dias 16/03 e 17/03, na Usina Hidrelétrica de Itaipu localizada em Foz do Iguaçu-PR.
2. DA VISITA TÉCNICA
2.1 - A organização da visita é realizada pelas seguintes instituições: CREA-PR e UTFPR Campus Guarapuava.
2.2 - A visita será realizada nas seguintes condições:
Saída com ônibus institucional às 17:00 (aproximadamente) do dia 16/03 da UTFPR Campus Guarapuava com destino à região central da cidade de Foz do Iguaçu-PR;
Visita à Usina Hidrelétrica de Itaipu às 14:00 do dia 17/03; e
Retorno ao Campus Guarapuava da UTFPR após a visita técnica.
2.3 - A UTFPR Campus Guarapuava não fornecerá qualquer tipo de recurso financeiro aos estudantes, restringindo-se apenas ao transporte até o local da Visita Técnica.
2.4 - A organização do local de pernoite do dia 16/03 para o dia 17/03 será realizada pelo CREA Júnior, pelo e-mail creajrutfprguarapuava@gmail.com. O(a) aluno(a) contemplado com uma vaga no edital deve entrar em contato com o CREA Júnior para aderir ou não à opção informada.
2.5 - Será estabelecido, no dia da viagem, um ponto de encontro na região central da cidade de Foz do Iguaçu para a saída até a Usina de Itaipu, bem como um horário adequado para este fim.
2.6 - Serão seguidas todas as orientações do capítulo VI da Instrução Normativa PROPLAD/UTFPR nº 11, de 31 de março de 2022.
2.7 - Para a visita é obrigatório o uso de calçados fechados, sem salto, e de roupas com comprimento abaixo do joelho.
2.8 - É proibido entrar com bebidas alcoólicas; gases, líquidos e sólidos inflamáveis; malas, mochilas, bolsas, sacolas e afins; armas e objetos pontiagudos e cortantes no interior da usina. A Usina disponibiliza guarda-volumes não gratuitos.
2.9 - A Visita Técnica inicia com um passeio externo, com uma parada no Mirante Central para exibição do vídeo institucional, e segue para o passeio interno à Usina, com acesso à área industrial, passando pela sala de comando central, interior da barragem, galeria dos geradores e eixo da unidade geradora, com duração aproximada de 3 horas
2.10 - Os recursos deste edital são provenientes da ação 20RK, fonte 100000000 (custeio do Campus).
2.11 - Havendo indisponibilidade financeira a UTFPR Campus Guarapuava se reserva no direito de cancelar a Visita Técnica.
3. DAS VAGAS
3.1 - Pelo presente edital, serão selecionados 19 discentes do curso de Engenharia Civil e 19 discentes do curso de Engenharia Mecânica, sendo:
02 vagas para os membros dirigentes do CREA Júnior do Curso de Engenharia Civil;
02 vagas para os membros dirigentes do CREA Júnior do Curso de Engenharia Mecânica;
17 vagas de ampla concorrência para os discentes do curso de Engenharia Civil;
17 vagas de ampla concorrência para os discentes do curso de Engenharia Mecânica.
4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
4.1 - Estar regularmente matriculado no curso de Engenharia Civil ou no curso de Engenharia Mecânica da UTFPR Campus Guarapuava;
4.2 - Ter mais de 18 (dezoito) anos completos até o dia 16/03/2023;
4.3 - Ser cadastrado(a) como membro do CREA Júnior do Paraná (https://creajr.crea-pr.org.br/inscreva-se);
5. DA INSCRIÇÃO
5.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma no Anexo I.
5.2 - Para inscrever-se, o candidato deverá responder ao seguinte formulário: https://forms.gle/hu3KNnB1UJumMYBN7.
5.3 - Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital, tampouco, após o prazo final de recebimento estabelecido no cronograma no Anexo I.
5.4 - Dúvidas sobre o preenchimento do formulário podem ser enviadas ao email depec-gp@utfpr.edu.br
6. DA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
6.1 - A classificação e seleção dos candidatos será realizada pela DIREC-GP por meio da conferência das informações preenchidas no formulário do item 5.2
6.2 - Esta comissão classificará e selecionará os candidatos por ordem decrescente da soma simples dos pontos obtidos nos seguintes critérios:
6.2.1 - Coeficiente de rendimento (CR) absoluto, multiplicado por 40.
6.2.2 - Valor TOTAL obtido na Ficha de pontuação (Anexo II), multiplicado por 0,6.
6.3 - Cabe à DIREC-GP a ratificação ou desclassificação de documentos, culminando neste caso, em ajuste para menor da pontuação previamente preenchida pelo candidato.
6.4 - Em hipótese alguma a DIREC-GP aumentará a pontuação previamente preenchida pelo candidato.
6.5 - Caso ocorra empate entre os candidatos, o desempate será efetuado aplicando-se os seguintes critérios na ordem em que se apresenta:
6.5.1 - Estudante com maior coeficiente de rendimento escolar.
6.5.2 - Estudante com maior número de disciplinas, do curso, concluídas com êxito até a data da inscrição.
6.5.3 - Estudante com maior idade.
6.6 - Vagas remanescentes da ampla concorrência serão redistribuídas de um curso para outro.
6.7 - Vagas remanescentes de membros dirigentes serão redistribuídas para a ampla concorrência do curso correspondente.
7. DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS E RESULTADO FINAL
7.1 - O resultado preliminar da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado pela DIREC Guarapuava, conforme cronograma no Anexo I.
7.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados por meio do endereço eletrônico: depec-gp@utfpr.edu.br, até as 23h59 do dia 12/03/2023 com assunto RECURSO EDITAL 01/2023 - DIREC-GP.
7.3 - Caso tenham sido solicitados recursos, o resultado será homologado e publicado pela DIREC-GP, conforme cronograma no Anexo I.
7.4 - O resultado final da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado pela DIREC-GP, conforme cronograma no Anexo I.
7.5 - Os resultados das etapas descritas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
7.6 - O(a) aluno(a) deve realizar o preenchimento de formulário próprio de credenciamento da Usina Hidrelétrica de Itaipu até o dia 14/03/2023. O link para preenchimento será disponibilizado junto com o resultado final.
8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
8.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.
8.2 As dúvidas ou omissões acerca do presente Edital, observadas a legislação vigente, serão dirimidas por meio do e-mail: depec-gp@utfpr.edu.br
8.3 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
8.4 - Os candidatos inscritos declaram aceitar e ter ampla e irrestrita ciência dos termos constantes do presente edital e das demais regulações institucionais.
8.5 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.
Guarapuava, 24 de fevereiro de 2023.
Luan José Franchini Ferreira
Diretor-Geral Substituto
UTFPR – Campus Guarapuava
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUAN JOSE FRANCHINI FERREIRA, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 24/02/2023, às 08:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3265643 e o código CRC (and the CRC code) 65014876. |
ANEXO I - CRONOGRAMA
Atividade |
Data ou período |
Inscrição dos candidatos |
da data de publicação deste edital até 07/03/2023. |
Divulgação do resultado preliminar |
até 10/03/2023 |
Interposição de recurso quanto ao resultado preliminar |
até as 23h59 do dia 12/03/2023. |
Resultado da interposição de recursos quanto ao resultado preliminar, caso existam e divulgação do resultado final |
13/03/2023 |
Preenchimento de formulário individual de credenciamento a ser informado junto ao Resultado Final |
até 14/03/2023 |
ANEXO II - FICHA DE PONTUAÇÃO
Critérios |
Pontuação |
Total |
Participação como bolsista de Iniciação Científica |
20 pontos/mês |
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Participação como voluntário de Iniciação Científica |
10 pontos/mês |
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Participação como bolsista em Projeto de Extensão |
20 pontos/mês ou 0.25 pontos/hora |
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Participação como voluntário em Projeto de Extensão |
10 pontos/mês ou 0.125 pontos/hora |
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Participação como Equipe Executora em Projeto de Extensão ou Evento de Extensão |
1 ponto por participação |
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Participação como bolsista de Monitoria |
20 pontos/mês ou 0.25 pontos/hora |
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Participação como voluntário de Monitoria |
10 pontos/mês ou 0.125 pontos/hora |
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Participação como bolsista do PROEM |
20 pontos/mês ou 0.25 pontos/hora |
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Participação como bolsista da Comissão de Cultura |
20 pontos/mês ou 0.25 pontos/hora |
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Participação como membro de Empresa Júnior |
5 pontos/mês |
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Participação como membro de Centro Acadêmico e/ou DCE |
5 pontos/mês |
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Total |
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Coeficiente absoluto x 40 + Total da ficha de pontuação x 0,60 = Total final.
Referência: Processo nº 23064.004912/2023-14 | SEI nº 3265643 |