Boletim de Serviço Eletrônico em 24/02/2023

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT

EDITAL 6/2023 - DIRGRAD

SELEÇÃO 2023-1 DE ESTUDANTES MONITORES DE APOIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO (MAP) DO CAMPUS CURITIBA

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece no presente Edital, as inscrições para a seleção de estudantes monitores para atuação no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação do campus. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

 

1. OBJETO 

O presente Edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação do campus Curitiba, para atuação como Monitores de Apoio aos Docentes de Graduação (MAP) do campus, no primeiro período letivo de 2023 (conforme calendário acadêmico da UTFPR). Os estudantes selecionados receberão auxílio financeiro na forma de bolsa. Este edital integra o conjunto de ações que visam a diminuição da evasão, retenção, e a melhoria da qualidade de ensino na UTFPR.

 

2. VAGAS E REQUISITOS

2.1 - O candidato deve ser estudante regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UTFPR, campus Curitiba.

2.2 - A quantidade, descrição e demais requisitos para a candidatura a cada uma das vagas, estão detalhados no Anexo II.

2.3 - As vagas serão disponibilizadas exclusivamente por meio deste edital, sendo, portanto, a concessão da vaga condicionada ao atendimento do estabelecido no edital.

 

3. BOLSA E PERÍODO DE ATIVIDADES

3.1 - O valor da bolsa será de R$600,00 (seiscentos reais), correspondente a um período de 30 ou 31 dias, ou proporcional ao número de dias. Para o cálculo do valor proporcional inferior a 30 dias, considera-se 30 dias, conforme o Quadro 1.



 

Quadro 1 - Parcelas de bolsa, períodos de atividades e valores correspondentes.

Parcela (mês)

Período de atividades

Valor da bolsa

1 de 5 (mar)

15/03/2023 a 23/03/2023

R$ 180,00

2 de 5 (abr)

24/03/2023 a 23/04/2023

R$ 600,00

3 de 5 (mai)

24/04/2023 a 23/05/2023

R$ 600,00

4 de 5 (jun)

24/05/2023 a 22/06/2023

R$ 600,00

5 de 5 (jul)

23/06/2023 a 07/07/2023

R$ 300,00

 

3.2 - A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante selecionado. É de responsabilidade do estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.
3.3 - A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, com cadastro no Sistema de Transferência de Reservas (STR), que pode ser consultado na  lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf.
3.4 - O estudante selecionado deverá manter seus dados bancários atualizados no Sistema de Alunos no Portal do Aluno da UTFPR (na aba de Dados Pessoais).
3.5 - A bolsa poderá ser interrompida por solicitação do professor orientador ou do estudante.
3.6 - O estudante exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR.
3.7 - As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR, ação 20RK, fonte 8100, Programa de Apoio à diminuição da E.R. e à melhoria da Q.E. da UTFPR.
 

4. ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE DE APOIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO

4.1 - Dedicar 15 (quinze) horas semanais para atividades de apoio ao corpo docente, em horários acordados com o professor orientador, não podendo os horários coincidirem com disciplinas nas quais se encontra matriculado.

4.2 - Auxiliar os docentes no planejamento e elaboração de material didático e execução de ações de ensino, compatíveis com o seu grau de conhecimento.

4.2.1 - Não é permitido ao estudante de apoio ministrar aulas em substituição aos docentes; preencher documentos oficiais, de responsabilidade docente; corrigir provas ou outros trabalhos acadêmicos que impliquem na atribuição de mérito ou julgamento de valor.

4.3 - Comprovar ao professor orientador o cumprimento das horas de atividades previstas para cada mês.

4.4 - Responder um questionário contendo questões objetivas e abertas a ser elaborado pela PROGRAD, relativo às atividades desenvolvidas e à sua experiência como estudante monitor de apoio ao docente, ao término do período de atuação previsto no presente edital.

4.5 - Caso solicitado pelo professor orientador, participar de capacitação oferecida pela UTFPR ou outro meio, em tema relativo às suas atividades de apoio ao corpo docente.

4.6 - Caso solicitado pelo professor orientador, participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais, tais como: Semana Acadêmica de curso, Exposição Tecnológica, Feira de Profissões ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso, Departamentos Acadêmicos, Departamento de Educação ou Diretoria de Graduação.

4.7 - Comprometer-se a não acumular a bolsa referente ao presente edital com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se bolsa concedida pelo Programa de Auxílio Estudantil - PAE da UTFPR.

4.8 - Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas.

 

5. INSCRIÇÕES

5.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma do Anexo I. 

5.2 - As inscrições serão exclusivamente pelo link  https://forms.gle/mxMuGTSEJ9vDaEiu9 

5.3 - Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital.

5.4 - Em caso de múltiplas inscrições do mesmo estudante, será considerada somente a realizada por último dentro do prazo de inscrições.

5.5 - Não será permitida a substituição daqueles ou a anexação de novos documentos após o período de inscrições.

5.6 - A UTFPR não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a quaisquer motivos de ordem técnica ocorridos nos aparelhos eletrônicos ou conexão de dados do estudante.

 

6. DA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO

6.1 - A classificação e seleção dos candidatos, para cada uma das vagas, será realizada pelo professor orientador responsável pela respectiva vaga, conforme Anexo II.

6.2 - Caso considere necessário, o professor orientador poderá solicitar o apoio de outro(s) professor(es) ou da Coordenação de Curso para a classificação e seleção.

6.3 - Caso não existam candidatos ou os candidatos consultados não manifestem o interesse em ocupar a vaga, o professor orientador da vaga poderá indicar um estudante que atenda aos requisitos do Anexo II, para ocupar a vaga.

6.4 - Em caso de não haver candidatos inscritos para qualquer uma das vagas do edital, o professor orientador da vaga poderá indicar um estudante que atenda aos requisitos do Anexo II, para ocupar a vaga.

6.5 - A Coordenação do Curso ou chefia do Departamento deverá informar o resultado preliminar e resultado final da classificação e seleção ao DEPED, no prazo estabelecido no cronograma do Anexo I.

 

7. DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS E RESULTADO FINAL

7.1 - O resultado preliminar, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD, conforme cronograma no Anexo I deste edital.

7.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, deverão ser protocolados pelo formulário https://forms.gle/zhp79657x4CvBRuUA  até12h00 do dia 14 de março de 2023.

7.3 - O resultado final, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD, conforme cronograma no Anexo I deste edital.

 

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.

8.2 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente edital serão dirimidas pela DIREGRAD, observada a legislação vigente.

8.3 - Ao participarem do presente edital, os estudantes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.

8.4 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

8.5 - A efetivação dos pagamentos dos auxílios financeiros na forma de bolsas, previstos neste edital, está condicionada à disponibilidade orçamentária da UTFPR.

8.5 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

 

 

Curitiba, 24 de fevereiro de 2023.

 

Prof. Dr Rodrigo Lupinacci Villanova
Diretor Adjunto de Graduação e Educação Profissional
Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)

 

Profª. Drª Rossana Aparecida Finau

Diretora-Geral

Campus Curitiba

(Assinado Eletronicamente)



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RODRIGO LUPINACCI VILLANOVA, DIRETOR(A) ADJUNTO(A), em (at) 24/02/2023, às 16:04, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 24/02/2023, às 17:25, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3279110 e o código CRC (and the CRC code) 9F01684B.



ANEXO I

 

Inscrição dos Candidatos

28/02/2023 a 06/03/2023

Seleção dos Candidatos

07/03/2023 a 10/03/2023 

Divulgação Resultado Preliminar

13/03/2023 

Interposição de recursos quanto ao resultado preliminar

14/03/2023 até 12h

Resultado da Interposição de Recursos

14/03/2023

 Divulgação do resultado final

Até 14/03/2023

Entrega do Termo de Acordo e Plano de Trabalho

15/03/2023

Início das Atividades do Estudante-Monitor

15/03/2023

Entrega da Ficha de Frequência (referente 1ª parcela)

20/03/2023

Entrega da Ficha de Frequência (referente 2ªparcela)

20/04/2023

Entrega da Ficha de Frequência (referente 3ª parcela)

20/05/2023

Entrega da Ficha de Frequência (referente 4ª parcela)

20/06/2023

Entrega da Ficha de Frequência (referente 5ª parcela)

04/07/2023

 

ANEXO II

VAGAS E REQUISITOS

 

Departamento

Código da disciplina

 disciplina

 Requisitos para a vaga

Supervisor

 DACOC

 CC75J

 Geoprocessamento

Aluno de engenharia civil ou engenharia ambiental e sanitária que já tenha cursado as disciplinas de Topografia (CC72E) e Geoprocessamento (CC75J ou CC7AH).

 Clarice Farian de Lemos

 DACOC

Engenharia Civil

 CC77F

 Concreto Armado

Aluno de engenharia civil ou engenharia ambiental e sanitária que tenha sido aprovado com nota igual ou superior a 7 na disciplina de Concreto Armado (CC77F).

 Daniela Gutstein

 DACOC

-

Engenharia Civil

 CC76F

 Mecânica dos Solos A

Aluno de Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental e Sanitária que já tenha cursado a disciplinas de Mecânica dos Solos A (CC76F) ou Mecânica dos Solos (CC75A) e que tenha disponibilidade de horário sexta-feira à tarde.

Ronaldo Izzo

DADIN

DI65G

Modelo Digital 1

Estar cursando entre o segundo e quarto período do curso de Bacharelado em Design ou Tecnologia em Design Gráfico

 Juliane de Bassi Padilha

DADIN

 DI83D

Metodologia de Projeto Gráfico

Disponibilidade para se dedicar para as 15 horas semanais, conhecimento básico sobre método de projeto gráfico e interesse em trabalhar com pesquisa e elaboração de material didático.

Anna Lucia da Silva Araujo Vörös

DAELN

ELN8E

Conceitos Ambientais Aplicados

Saber programar em javascript. Seria bom conhecer React e react Native

Simone Crocetti

DAELN

EEF21

Desenho Técnico Aplicado

Acadêmico dos cursos de Engenharia Elétrica ou Mecatrônica ou Eletrônica ou Tecnologia de Sistema de Telecomunicações a partir do 4º período.

Fernando Castaldo

DAELN

ELSP01

ELSC01

Smart Project e Smart Challenge

Estudantes do terceiro período em diante, tenha facilidade com ferramentas digitais de apresentação, comunicação e gestão.

keiko veronica Ono Fonseca

DAELN

EL72F

Eletricidade

Aprovação em eletricidade (EL72F, EL63A, ELP21 ou EEB21)

Simone Croceti

DAELT

FI70A

Mecânica Geral 1

 

Carlo Alessandro Zanetti Pece

DAELT

ET72F

Eletricidade e  Magnetismo

 

Juan Camilo Castellanos Rodriguez

DAEST

MA70H

Probabilida de e Estatística

Ter concluído a disciplina Probabilidade e Estatística com aprovação

Silvana Heidemann Rocha

DAEST

EST70A

EST70B

Introdução à Estatística e Noções de Estatística

Conhecimento básico de produção e pós edição de materiais audiovisuais.

Conhecimento do Pacote Adobe ou similares.

Mauricio Koubay do Amaral

DAFIS

FI72N

Física Experimental 1

 Aprovação em Física experimental 01ou Fluídos e Termodinâmica experimental

Sara Rachel Orsimoretto

DALIC

CE70B

CE70C

Comunicação oral e escrita/ comunicação linguística

 

Evandro

DALIC

CE75A

Audiovisual l

Os candidatos devem ter os conhecimentos e habilidades necessárias à produção audiovisual, como: edição e finalização, captação em vídeo com câmera portátil, manipulação e tratamento simples de imagens.

Carolina Fernandes

DAMAT

MAT7T 1 e MAT7T 2

Tópicos Matemáticos e Tópicos Matemáticos 2

Aprovados em Cálculo Diferencial e Integral 1 e Geometria Analítica e Álgebra Linear (ou disciplinas que contemplem os conteúdos).

Patricia Aparecida Manholi

DAMAT

MAT71 D

Recursos Tecnológicos aplicados à Matemática

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática e conhecimentos nos recursos computacionais: Planilhas Eletrônicas, GeoGebra, LaTeX e Matlab.

Nara Bobko

DAMAT

MA70G

Equações Diferenciai s Ordinárias

Cursado Cálculo Diferencial e Integral 1 (ou afins) e Geometria Analitica e Algebra Linear(ou afins), e ter noções de Latex(Overleaf) e Geogebra.

Patricia Sanez Pacheco

DAMAT

MA72I

Álgebra Linear

Ter cursado pelo menos a disciplina de Álgebra Linear e/ou afins, ter conhecimento básico de Geogebra e de Latex.

Denise de Siqueira

DAINF

IF71A

IF71B

Computação 1

Ter cursado a Disciplina Computação 1

 Luiz Nacamura Junior

DAQBI

QB70D

Química

aprovação nas disciplinas QB71H - Introdução à Química e QB71J - Práticas de Química Geral, QB72B - Química Analítica I

Luiz Marcos de Lira Faria

DEAAU

AU62k-S53

Estudo da Forma 2

Aprovação na disciplina: Estudo da Forma 2

Isabel Maria de Melo Borba

DAINF

CSF30

Estrutura De Dados 2

Nota na disciplina e coeficiente

Juliana De Santi

DEAAU

AU69k- S53

Projeto Arquitetônico 7

Saber utilizar Autocad, Sketchup e ArqGis

Orlando Pinto Ribeiro

DAMEC

ME72A, ME73A, ME72G, ME73G

Desenho Auxiliado por Computador 1, Desenho Auxiliado por Computador 2

Suporte de TI para as aulas de CAD

Irapuan Santos

DEPED

ED70N

Educação Inclusiva e Diversidade

Estudante de Licenciatura

Marta Rejane Proença Filietaz

 

ANEXO III CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

 

 

 

Nome da disciplina

 

Critério de seleção do bolsista

 

Critério de seleção de entrevista 

 

Geoprocessamento

 

Entrevista, Disponibilidade de horários e CR

Verificar o nível de conhecimento nas práticas de Topografia e no Software QGIS

 

Concreto Armado

 

 

CR e entrevista.

Ter interesse no tema da disciplina, pró-ativo para desenvolver atividades práticas do curso.

Mecânica dos Solos A

 

CR e Disponibilidade de horários

 

Modelo Digital 1

 

Coeficiente de rendimento

 

sem entrevista

 

 

Metodologia de Projeto Gráfico

Disponibilidade para se dedicar para as 15 horas semanais, conhecimento básico sobre método de projeto gráfico e interesse em trabalhar com pesquisa e elaboração de material didático.

 

Conceitos ambientais Aplicados às TDICs

 

 

(1) Saber programar em JavaScript; (2) React e React Native e (3) CR

 

 

Disponibilidade de tempo e boa vontade para tarefas simples e complexas.

 

Desenho Técnico Aplicado

A seleção será realizada através de entrevista e/ou análise de currículo e/ou demonstração das habilidades requeridas para a vaga.

 

 

Smart Project e Smart Challenge

A seleção será realizada através de entrevista e/ou análise de currículo e/ou demonstração das habilidades requeridas para a vaga.

 

 

 

Eletricidade

CR. nota em eletricidade, disponibilidade de horários pela manhã e tarde.

 

 

 

 

 

Mecânica Geral 1

Desempenho na disciplina, desempenho nas disciplinas de fundamento (já citadas) e entrevista, aonde serão observadas a capacidade didática e a disponibilidade para o efetivo apoio à disciplina.

 

 

 

Capacidade didática (a ser testada) e disponibilidade, particularmente tempo, para o efetivo apoio à disciplina.

 

 

Eletricidade e Magnetismo

Aprovação em ET72F, CR, nota na disciplina ET72F, entrevista, e disponibilidade nos horários de laboratório.

 

Conhecimento específico da disciplina, capacidade didática, conhecimento em Matlab e disponibilidade

 

 

Probabilidade e Estatística

Maior nota na disciplina Probabilidade e Estatística; entrevista

Disponibilidade de horário compatível com os horários de funcionamento do DAEST

 

 

Introdução à Estatística e Noções de Estatística

 

 

 

 

 

Entrevista e Análise de Currículo

Entrevista com vistas às características necessárias para o desempenho da função, considerando os conhecimentos apontados nos requisitos para preenchimento das vagas e habilidades relacionais.

FÍSICA EXPERIMENT AL 01

 

 

CR , NOTA NA DISCIPLINA

 

Comunicação oral e escrita/ comunicação linguística

 

prova de correção/avaliação de um texto da disciplina de Comunicação Oral e Escrita

 

 

 

sem entrevista

 

Audiovisual

 

Entrevista com a professora

Descrição da experiência e interesse do bolsista

Tópicos Matemáticos e Tópicos Matemáticos 2

Média (M) dos coeficiente de rendimento nas disciplinas, com bonificação para alunos da Licenciatura em Matemática (M*1,2).

 

Recursos Tecnológicos aplicados à Matemática

 

Coeficiente de rendimento e comprovação dos requisitos necessárias para a vaga.

 

Iniciativa, comunicabilidade e disposição em aprender novos recursos computacionais.

 

 

 

Equações Diferenciais Ordinárias

 

 

 

 

Média das notas das disciplinas consideradas.

Caso haja empate, será realizada em horários consecutivos uma entrevista individual e depois um pequeno teste de habilidades no conhecimento de Latex. O teste consistirá na escrita de um texto matemático em tempo limitado.

 

Álgebra Linear

Comprovação dos requisito e nota(s) na disciplina.

Comprovação dos requisito e nota(s) na disciplina e disponibilidade de tempo.

Computação 1

Nota na disciplina e Coeficiente

Desenvoltura para atender alunos

 

Química

CR normalizado, nota nas disciplinas requisito e período do curso.

 

Estudo da Forma 2

Coeficiente, nota na disciplina e entrevista.

Disponibilidade de horário; pró-atividade e comprometimento.

Estrutura De Dados 2

 

Desenvoltura no atendimento de alunos

 

 

Projeto Arquitetônico 7

 

Ter cursado a disciplina e ter desempenho acadêmico superior a 9,0.

Ter disponibilidade de acompanhar as aulas nas terças e quintas feiras pela manhã no Ecoville.

 

 

Desenho Auxiliado por Computador 1, Desenho Auxiliado por Computador 2

 

 

 

 

Média das notas de ME72A e ME73A (ou ME72G e ME73G)

 

Educação Inclusiva e Diversidade

 

Coeficiente, ter cursado a disciplina e entrevista

 

Disponibilidade de horário; pró-atividade e comprometimento.