Boletim de Serviço Eletrônico em 03/03/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO DE EDUCACAO - DV

NUCLEO DE ENSINO-DV

 

EDITAL nº 007/2023 DIRGRAD/DIRGE-DV

SELEÇÃO 2023-1 DE ESTUDANTES MONITORES DE APOIO (MAP) VOLUNTÁRIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS DOIS VIZINHOS

Retificação 1

 

Da ordem do Diretor Geral do Campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DIRGE-DV), a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-DV), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, para o 1º período letivo de 2023, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes voluntários para Apoio ao Corpo Docente dos Cursos de Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV).

 

1.1. O presente Edital integra o conjunto de ações que visam a diminuição da evasão, retenção e a melhoria da qualidade de ensino na UTFPR-DV e tem por objetivo selecionar estudantes, conforme requisitos previstos no item 2, para atuar como voluntários no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação do Campus, durante o primeiro período letivo de 2023 (conforme calendário acadêmico da UTFPR-DV).

 

 

 

4.1 Constituem-se atribuições do estudante voluntário:

a) auxiliar os docentes em tarefas didáticas, compatíveis com o seu grau de conhecimento relacionadas a planejamento e elaboração de material didático e execução de ações de ensino, não sendo permitido ao estudante de apoio ministrar aulas em substituição aos docentes;

b) zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;

c) participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais como semana de curso, exposição tecnológica, feira de profissões, ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso ou Departamentos Acadêmicos; 

d) elaborar semestralmente o Relatório de Atividades desenvolvidas;

e) comprovar ao professor orientador o cumprimento das horas de atividades previstas para cada mês;

f) responder um questionário contendo questões objetivas e abertas a ser elaborado pela PROGRAD, relativo às atividades desenvolvidas e à sua experiência como estudante de apoio ao docente, ao término do período de atuação previsto no presente edital;

g) participar de capacitação oferecida pela UTFPR-DV ou outro meio, em tema relativo às suas atividades de apoio ao corpo docente, caso solicitado pelo professor orientador.

 

Quadro 1 – Vagas disponíveis para seleção no 1º período letivo de 2023

 

CÓDIGO DAS DISCIPLINAS

DISCIPLINAS/UNIDADES CURRICULARES

PROFESSOR-ORIENTADOR / RESPONSÁVEL PELA SELEÇÃO

VAGAS

1

AD37F

ASSOCIATIVISMO, COOPERATIVISMO E DESENVOLVIMENTO RURAL

FELIPE RODRIGUES ALCIDES

1

2

MT11AG

MA11FL

ÁLGEBRA LINEAR

MATEMÁTICA

LUCIANA BOEMER CESAR PEREIRA

1

3

BE36C

BIOESTATÍSTICA

LILIAN DE SOUZA VISMARA

1

4

BF35F

BIOMETRIA FLORESTAL

VERIDIANA PADOIN WEBER

1

5

BG32C

BI12R

BIOQUÍMICA

BIOQUÍMICA

MARCELA DE PAIVA FOLETTO FELIPE

1

6

BI14I

BIOQUÍMICA 1

MARCELA DE PAIVA FOLETTO FELIPE

1

7

BT34C

BOTÂNICA TAXONÔMICA 1

FERNANDA FERRARI

1

8

BT35C

BOTÂNICA TAXONÔMICA 2

FERNANDA FERRARI

1

9

BT42B

BOTÂNICA APLICADA À PRODUÇÃO ANIMAL

LILIAN MAYER

1

10

CD12BB

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 1

CAROLINE DALL'AGNOL

1

11

CA13BB

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 2

CAROLINE DALL'AGNOL

1

12

CR39F

CONSTRUÇÕES RURAIS

FELIPE RODRIGUES ALCIDES

1

13

DM32C

DIVERSIDADE DE MICRO-ORGANISMOS

FERNANDA FERRARI

1

14

EC37F

ECONOMIA FLORESTAL

ELISABETE VUADEN

1

15

EL39C

ENTOMOLOGIA FLORESTAL

ELTON CELTON DE OLIVEIRA

1

16

EN15R

ENTOMOLOGIA

CARLOS RODRIGO BROCARDO

1

17

FA37C

FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA

CARLOS RODRIGO BROCARDO

1

18

FE32F

FUNDAMENTOS DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

FELIPE RODRIGUES ALCIDES

1

19

FT16I

FENÔMENOS DE TRANSPORTES A

GRACIELLE JOHANN

1

20

FV43B

FISIOLOGIA VEGETAL

LILIAN MAYER

1

21

GA38F

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ENGENHARIA FLORESTAL

ALYNE R. SIGUEL GEMIN

1

22

GG34C

GENÉTICA GERAL E HUMANA

NÉDIA DE CASTILHOS GHISI

1

23

GP36C

GEOLOGIA E PEDOLOGIA

JÚLIO CESAR DE ALMEIDA MARSOLA

1

24

GR18I

GERENCIAMENTO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

MARINA CELANT DE PRÁ

1

25

GS15R

GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO

ALYNE R. SIGUEL GEMIN

1

26

CH11ZO

CITOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL

LILIAN MAYER

1

27

IP36F

INDUSTRIALIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS

FLÁVIA ALVES PEREIRA

1

28

MB12R

MICROBIOLOGIA E BIOLOGIA DO SOLO

CARLOS ALBERTO CASALI

1

29

MC16R

MC36F

MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO

MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO

PAULO CESAR CONCEIÇÃO

1

30

MJ38F

MANEJO FLORESTAL

VERIDIANA PADOIN WEBER

1

31

MS45B

MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO

PAULO CESAR CONCEIÇÃO

1

32

PE12R

PE14I

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

LILIAN DE SOUZA VISMARA

1

33

PF17I

PROCESSOS FERMENTATIVOS INDUSTRIAIS

ANDRÉIA ANSCHAU

1

34

PF30F

CRESCIMENTO E PRODUÇÃO FLORESTAL

VERIDIANA PADOIN WEBER

1

35

PL37C

PALEONTOLOGIA

JÚLIO CESAR DE ALMEIDA MARSOLA

1

36

QG11AG

QUÍMICA GERAL APLICADA

RENATA PADILHA DE SOUZA

1

37

SR13R

SR45B

SOCIOLOGIA RURAL

SOCIOLOGIA RURAL

SIDEMAR PRESOTTO NUNES

1

38

SS16R

ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO

SIDEMAR PRESOTTO NUNES

1

39

TM38F

TECNOLOGIA DA MADEIRA II

FLÁVIA ALVES PEREIRA

1

40

TP14R

TOPOGRAFIA II

MARIA MADALENA SANTOS DA SILVA

1

41

TP45B

TOPOGRAFIA

MARIA MADALENA SANTOS DA SILVA

1

42

ZO34C

ZOOLOGIA 2

ELTON CELTON DE OLIVEIRA

1

44

ZO36C

ZOOLOGIA 3

ELTON CELTON DE OLIVEIRA

1

 

 

 

 

 

6. INSCRIÇÕES

6.1 As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma do Anexo 1.

6.2 O Formulário de Inscrição estará disponível exclusivamente no endereço eletrônico abaixo, o qual deve ser preenchido e enviado no prazo disposto no cronograma previsto no anexo 1 deste Edital:

 

https://forms.gle/g1onRgRNwK2oaL1w6

 

6.3 Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital.

6.4 Exclusivamente no ato de inscrição, o candidato deverá enviar os arquivos, em formato “.pdf”, referentes aos itens 7.1 alínea “a” (link de um vídeo de 1 à 3 minutos que contemple os critérios estabelecidos neste edital) e “d” deste edital. 

6.5. A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.

6.6 Não será permitida a substituição daqueles ou a anexação de novos documentos após o período de inscrições.

6.7 A Universidade Tecnológica Federal do Paraná não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a quaisquer motivos de ordem técnica ocorridos nos aparelhos eletrônicos ou conexão de dados do estudante.

 

7.1 A classificação dos candidatos será feita pelo professor orientador/Responsável pela seleção das respectivas vagas descritas no Quadro 1 a partir dos seguintes critérios:

a) Vídeo de apresentação do candidato – 00 a 18 pontos, sendo:

b) Coeficiente de rendimento normalizado – 00 a 25 pontos calculados conforme conversão do Quadro 2:

Quadro 2 - Conversão do Coeficiente de Rendimento Normalizado em pontos

Coeficiente de Rendimento Normalizado

Pontos

0,0000 a 0,5000

00 pontos

0,5001 a 0,6000

05 pontos

0,6001 a 0,7000

10 pontos

0,7001 a 0,8000

15 pontos

0,8001 a 0,9000

20 pontos

0,9001 a 1,0000

25 pontos

c) Nota na disciplina a que concorre calculados conforme conversão em pontos (Quadro 3):

Quadro 3 - Conversão da nota da disciplina em pontos

Nota na disciplina

Pontos

6,0 a 6,4

04 pontos

6,5 a 6,9

08 pontos

7,0 a 7,4

12 pontos

7,5 a 7,9

16 pontos

8,0 a 8,4

20 pontos

8,5 a 8,9

24 pontos

9,0 a 9,4

28 pontos

9,5 a 10,0

32 pontos

Obs.: Quando o cálculo envolver mais de uma disciplina, será considerada a média aritmética simples entre elas. 

 

d) Currículo Lattes documentado – 00 a 25 pontos, sendo:

 

7.2 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontos, em números inteiros, com base nos critérios estabelecidos no item 7.1 e ficha avaliativa prevista no anexo 2 deste Edital.

7.3 O candidato será desclassificado do processo de seleção se:

a) Não preencher e enviar o Formulário de Inscrição no prazo estabelecido;

b) Deixar de enviar no ato da inscrição arquivo contendo o endereço de acesso para o vídeo de apresentação previsto no item 7.1 alínea a.

c) Prestar informações/declarações falsas ou incompletas durante o processo de inscrição ou de seleção;

7.4 Havendo empate na classificação dos candidatos, o desempate será feito com base nos seguintes critérios, em ordem sequencial:

 

8.1 O resultado preliminar, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD-DV, conforme cronograma no Anexo 1 deste edital.

8.2 Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados de acordo com as datas apresentadas no cronograma no Anexo 1 deste edital. 

8.3 Os recursos devem ser encaminhados  encaminhados para a DIRGRAD-DV, no endereço eletrônico editais-dirgrad-dv@utfpr.edu.br, com o assunto RECURSO EDITAL nº 007/2023 DIRGRAD/DIRGE-DV.

8.4 O resultado final, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD-DV, conforme cronograma no Anexo 1 deste edital.

 

9.1 Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.

9.2 A UTFPR-DV resguarda-se no direito de alteração e/ou cancelamento do presente edital, em parte ou totalmente, com ou sem aviso prévio aos inscritos e/ou selecionados, seja por motivos de razão administrativa ou orçamentária.

9.3 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente edital serão dirimidas pela DIRGRAD-DV, observada a legislação vigente.

9.4 Ao participarem do presente edital, os estudantes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.

9.5 O presente edital, os resultados de suas etapas e demais informações relativas serão publicados no seguinte endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos.

9.6 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.


 

 

Dois Vizinhos, 02 de março de 2023.

 

 

Documento assinado eletronicamente por:

 

EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA

Diretor-Geral

Campus Dois Vizinhos

 

 

 

MARINA CELANT DE PRÁ

Diretora de Graduação e Educação Profissional

Campus Dois Vizinhos


 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 02/03/2023, às 17:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARINA CELANT DE PRA, DIRETOR(A), em (at) 02/03/2023, às 18:31, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3291588 e o código CRC (and the CRC code) D689C74F.



ANEXO 1 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL

 

Quadro 5 - Cronograma de atividades

Atividade

Data/Período

Inscrição dos candidatos

Da data de publicação do edital à 05/03/202307/03/2023

Envio da relação de candidatos classificados e ficha avaliativa pelo professor

09/03/2023 até às 12h0023h59

Resultado preliminar do processo de seleção

10/03/2023

Recurso do resultado preliminar 

13/03/2023

Resultado final - divulgação dos estudantes selecionados

14/03/2023

Início das atividades

15/03/2023

Período das atividades

15/03/2023 a 07/07/2023

 

 

 

ANEXO 2 - FICHA AVALIATIVA 

 

Quadro 6 - Ficha Avaliativa

Registro Acadêmico Nº XXXXXXX

CLASSIFICAÇÃO: Xº lugar

Pontos do estudante para fins de classificação – Cálculo: Pontuação = Total de pontos do item 8.1(a+b+c+d) – pontuação mínima: 04 / pontuação máxima: 100

Pontuação:

 

Item 7.1 a – Video – Cálculo: 8.1a=C(1+2+3+4+5) – pontuação mínima: 0 / pontuação máxima: 18

Vídeo enviado/disponível para avaliação (   ) sim (   ) não - obs. Eliminatório

Critério de avaliação do vídeo

0 pontos

1 pontos

2 pontos

3 pontos

4 pontos

Total de pontos: 

C1. Tempo mínimo e máximo 

Não respeita o tempo mínimo e máximo (vídeo de 1 à 3 minutos)

 

Respeita o tempo mínimo e máximo (vídeo de 1 à 3 minutos)

 

 

 

C2. Apresentação, motivação e disponibilidade

O candidato não faz sua apresentação básica pessoais e acadêmica e suas motivações para trabalhar no apoio aos docentes, bem como não informa sua disponibilidade de tempo para acompanhar eventualmente, as atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) a critério do orientador.

O candidato apresenta informações básicas pessoais e acadêmicas, citando suas motivações para trabalhar como monitor, contudo, possui pouca disponibilidade de tempo para, eventualmente, acompanhar as atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) a critério do orientador.

O candidato apresenta informações básicas pessoais e acadêmicas, contudo, não cita suas motivações para trabalhar no apoio aos docentes, apesar de dispor de tempo para, eventualmente, acompanhar as atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) a critério do orientador.

O candidato apresenta informações básicas pessoais e acadêmicas, cita suas motivações para trabalhar no apoio aos docentes, bem como, possui disponibilidade de tempo para, eventualmente, acompanhar atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) a critério do orientador.

O candidato apresenta informações básicas pessoais e acadêmicas, cita suas motivações para trabalhar no apoio aos docentes, bem como, possui disponibilidade de tempo para acompanhar atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) a critério do orientador.

 

C3. Conhecimento de recursos tecnológicos digitais e metodologias ativas 

O candidato apresenta elementos que identificam nenhum conhecimento sobre o uso de recursos tecnológicos digitais, não cita exemplo de recurso nem estabelece relação com o uso de metodologias ativas.

O candidato apresenta elementos que identificam pouco conhecimento sobre o uso de recursos tecnológicos digitais, citando exemplo de recurso, porém não estabelece relação com o uso de metodologias ativas.

O candidato apresenta elementos que identificam um bom conhecimento sobre o uso de recursos tecnológicos digitais, citando exemplo de recurso, porém não estabelece relação com o uso de metodologias ativas.

O candidato apresenta elementos que identificam um ótimo conhecimento sobre o uso de recursos tecnológicos digitais, citando exemplo de recurso e sua relação com metodologias.

O candidato apresenta elementos que identificam um excelente conhecimento sobre o uso de recursos tecnológicos digitais e metodologias ativas, citando exemplos de recurso e sua relação com metodologias ativas.

 

C4. Qualidade do vídeo

O candidato apresenta dificuldades em relação ao uso de técnicas de gravação, utilizando-se de tom de voz e linguagem muito baixa, de difícil clareza e compreensão, com enquadramento que não favorece a visualização do candidato, com cortes e muitos elementos de distração.

O candidato apresenta dificuldades em relação ao uso de técnicas de gravação, utilizando-se de tom de voz e linguagem muito baixa, porém, clara e compreensível, com enquadramento que não favorece a visualização do candidato, com cortes e muitos elementos de distração.

O candidato apresenta bom uso de técnicas de gravação, utilizando-se de tom de voz e linguagem muito baixa, porém, clara e compreensível, com enquadramento que favorece a visualização do candidato, com poucos cortes e elementos de distração.

O candidato apresenta ótimo uso de técnicas de gravação, utilizando-se de tom de voz e linguagem clara e compreensível, com enquadramento que favorece a visualização do candidato, com poucos cortes e elementos de distração.

O candidato apresenta excelente uso de técnicas de gravação, utilizando-se de tom de voz e linguagem clara e compreensível, com enquadramento que favorece a visualização do candidato, sem cortes e elementos de distração.

 

C5. Propostas de estratégias de ação que auxiliem no combate à evasão e retenção de estudantes

O candidato apresenta diferentes estratégias de ação ou de incentivo à permanência de estudantes, mas não cita exemplos de como as implantaria no decorrer do período letivo nem mesmo estabelece relação com a (s) disciplina (s) a que concorre.

O candidato apresenta diferentes estratégias de ação ou de incentivo à permanência de estudantes, mas não cita exemplos de como as implantaria no decorrer do período letivo, apesar de estabelecer relação com a (s) disciplina (s) a que concorre.

O candidato apresenta diferentes estratégias de ação ou de incentivo à permanência de estudantes, mas não cita exemplos de como as implantaria no decorrer do período letivo, mesmo estabelecendo relação com a (s) disciplina (s) a que concorre.

O candidato apresenta diferentes estratégias de ação ou de incentivo à permanência de estudantes, dando exemplos de como as implantaria no decorrer do período letivo, porém, não estabelece relação com a (s) disciplina (s) a que concorre.

O candidato apresenta diferentes estratégias de ação ou de incentivo à permanência de estudantes, dando exemplos de como as implantaria no decorrer do período letivo e, estabelece relação com a (s) disciplina (s) a que concorre.

.

 

Item 7.1 b - Coeficiente de rendimento normalizado - Cálculo: Cálculo conforme tabela de conversão prevista para o item – pontuação mínima: 0 / pontuação máxima: 25

Total de pontos:

Item 7.1 c - Nota(s) na disciplina(s) a que concorre (Quadro 2) - Cálculo conforme tabela de conversão prevista para o item– pontuação mínima: 4 / pontuação máxima: 32

Total de pontos:

Item 7.1 d - Currículo Lattes documentado - Cálculo: 8.1d=C(6+7+8+9+10) – pontuação mínima: 0 / pontuação máxima: 25

Currículo Lattes documentado enviado/disponível para avaliação (   ) sim (   ) não

Critério de avaliação do Currículo

01 ponto por mês

Total de pontos:

C6. Experiência em monitoria

 

C7. Experiência em projetos de ensino

 

C8. Experiência em projetos de pesquisa

 

C9. Experiência em projetos de extensão

 

C10. Experiência em Grupos Tutoriais, Inovação, Cultura, Protagonismo, Recursos Educacionais, PIBID, Hotel Tecnológico ou Residência Pedagógica - 01 ponto por mês de experiência - (pontuação mínima e máxima - 00 a 05 pontos);

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.003932/2023-60 SEI nº 3291588