Boletim de Serviço Eletrônico em 07/03/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS GUARAPUAVA

DEPARTAMENTO DE APOIO DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU DO CAMPUS GUARAPUAVA

 

EDITAL Nº 10/2022 - VAGAS REMANESCENTES

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS GUARAPUAVA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO 4.0

 

Pelo presente, fazemos saber aos interessados que se acham abertas as inscrições para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO 4.0, nível Lato Sensu, para preenchimento de vagas remanescentes oriundas do Edital nº 10/2022-DIRPPG-GP, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - COPPG, conforme Resolução nº 100/2022 de acordo com o Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução 33/2019 de 30 de setembro de 2019, do COPPG, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:

                       

I - FINALIDADE DO CURSO

Área de concentração: Engenharia/Tecnologia/Gestão – código (9019193000).

Nível: Especialização (Pós-Graduação "Lato-Sensu")

Este curso de especialização tem como objetivo geral capacitar profissionais, de nível superior, na gestão dos recursos humanos e materiais aplicados nas atividades de manutenção, tornando-o capaz de realizar o planejamento e operacionalização da gestão da manutenção industrial. Também capacita para a realização do desenvolvimento de ferramentas, métodos e metodologias de gerenciamento das atividades de manutenção, para adequação das estruturas de gestão da manutenção à indústria 4.0, promovendo: antecipação de falhas, aumento de disponibilidade e garantia de confiabilidade operacional, redução de custo, redução de intervenção humana nas tarefas de manutenção, automatização de atividades e processos de manutenção/operação de instalações industriais

Os seguintes profissionais são o público-alvo:  Engenheiros, tecnólogos, administradores, gestores de manutenção e/ou processos industriais, interessados nos conhecimentos inerentes em Engenharia de manutenção com aplicação de tecnologias da indústria 4.0.

 

II - LOCAL DO CURSO

O curso será ministrado por meio de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), Moodle Institucional da UTFPR, e de serviço de conferência web. A sede física do curso se localiza na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Guarapuava, situada à Avenida Laura Pacheco Bastos, 800 - Industrial, Guarapuava – PR e admite alunos de qualquer localidade do país.

 

III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

A carga horária total do curso é de 360 horas e o tempo de duração de 12 meses (1 ano).  A carga horária à distância consiste em:

 

i. As aulas síncronas serão às sextas-feiras (das 19h às 22h30), aos sábados (das 09h00 às 18h00) e eventualmente aos domingos das 09h00 às 18h00. Com intervalos para lanche e almoço.

ii.  As aulas são ministradas ao vivo e 100% online. As aulas não poderão ser gravadas porque  não há autorização de gravação nem por parte dos alunos e nem por parte dos professores, respeitando o direito de imagem como previsto no Art. 5º Constituição Federal (CF/88) previsto nos termos V e X.

iii. Esporadicamente poderá haver intervalos de finais de semana livres de aula (conforme calendário da execução do curso).

iv. A plataforma MOODLE será utilizada para disponibilização de material, exercícios, artigos, avaliações, etc. A plataforma Google Meet será utilizada para realização das aulas online.

v. Não há obrigatoriedade de desenvolvimento de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)-Monografia para conclusão do curso.

 

IV – VAGAS

O curso oferece 53 vagas para concorrência pública. Sobre o número total de alunos matriculados a UTFPR se reserva o direito de acrescer vagas adicionais (10%) visando a capacitação de servidores, conforme política institucional da UTFPR. A turma será aberta se houver no mínimo 90 candidatos selecionados com matrícula confirmada.

 

V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA

 

Período de Inscrição

07/03/2023 a 13/03/2023

Resultado da classificação

15/03/2023

Interposição de Recurso

16/03/2023/2022 a 25/03/2023

Obs: 10 dias conforme nota jurídica (não impede a realização da matrícula dos demais)

Período de Matrícula

16/03/2023 a 19/03/2023

Segunda chamada para matrícula

não há

 

VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Os interessados em participar do processo de classificação deverão:

  1. Efetuar a inscrição no site: http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/

  1. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).

  1. Encaminhar dados bancários para o e-mail engeman-gp@utfpr.edu.br para eventual ressarcimento.

  1. Encaminhar através do site da inscrição, até o dia 13/03/2023 (último dia da inscrição), cópia dos seguintes documentos (frente e verso, se houver):

Obs: O certificado de conclusão é aceito apenas para inscrição e matrícula. Para fazer jus ao Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o(a) estudante deverá obrigatoriamente providenciar o Diploma de Graduação;

Para o(a) candidato(a) estrangeiro(a), poderá ser solicitada documentação complementar, após análise inicial. Os documentos necessários para esta situação serão requeridos pela secretaria do curso, em atendimento à legislação vigente (cópia autenticada dos documentos solicitados).

IMPORTANTE: Em até seis meses após o início das atividades letivas do curso, o(a) aluno(a) deve enviar via SEDEX ou entregar pessoalmente na UTFPR – Campus Guarapuava os seguintes documentos (frente e verso, se houver):

  1. Para Brasileiros, documento de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF) - cópia autenticada;

  2. Para Estrangeiros, passaporte e/ou carteira de registro nacional de migrante (CRNM). Na falta de um dos documentos, cópia do documento de identidade do seu país - cópia autenticada;

  3. Diploma de graduação de curso superior contendo a data de colação de grau e legalmente reconhecido pelo Ministério da Educação (se estrangeiro, autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem) - cópia autenticada;

  4. Histórico escolar do curso de graduação - cópia autenticada;

  5. Comprovante de Residência - cópia autenticada;

  6. Curriculum Vitae - cópia simples;

 

O endereço para entrega pessoalmente ou encaminhamento por correios (modalidade SEDEX) é:

 

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Guarapuava

MBA em Engenharia de Manutenção 4.0

Sala R-307 COGERH da UTFPR-GP

Avenida Profa. Laura Pacheco Bastos, nº 800 – Industrial. CEP: 85053-525 Guarapuava - PR

O(a) candidato(a), ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.

O(a) candidato(a) deve armazenar o número do protocolo e código de acesso, gerados no momento da inscrição no sistema. Essas informações serão necessárias para acompanhar os processos de inscrição e classificação.

 

VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

 

Início das atividades letivas

31/03/2023

Férias

09/07/2023

Reinício das atividades letivas

04/08/2023

Férias

22/12/2023

Reinício das atividades letivas

01/02/2024

Término das atividades letivas

31/03/2024

 

VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

 

  1. Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor Geral do Campus Guarapuava, conforme Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR;

  1. A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes na concorrência pública. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.

  1. A Seleção dos Candidatos será feita pelos seguintes critérios e obedecerá à seguinte prioridade

   (i) Pela ordem de inscrição, ou seja, os(as) candidatos(as) serão classificados (as) em ordem crescente de inscrição até o preenchimento das vagas.

  (ii) Idade mais avançada para critério de desempate. Em caso de empate, a vaga será destinada  para o candidato mais idoso.

  1. O resultado da seleção será publicado no site de inscrição, na data indicada no item V;

 

  1. A interposição de recurso, em relação ao resultado do processo de seleção, deve ser feita junto à:  Assessoria de Pós-Graduação Lato Sensu, das 8:00 horas às 18:00 horas ou por e-mail para a secretaria do curso (engeman-gp@utfpr.edu.br), até a data indicada no item V do presente documento.

 

IX – MATRÍCULA

 

O processo de matrícula compreende a apresentação de documentos.

 

  1. Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula até 19/03/2023.

  1. Os candidatos selecionados deverão concluir o processo de matrícula, encaminhando por e-mail para a secretaria do curso (engeman-gp@utfpr.edu.br) até 19/03/2023 a cópia dos seguintes documentos:

           Cópia simples dos documentos postados na fase de inscrição;

           Foto 3x4 com fundo branco;

           Documentação para estrangeiros, quando solicitada pela coordenação.

  1. No ato da matrícula deverá ser assinado digitalmente o contrato de prestação de serviços, disponível, para leitura e conhecimento prévio, no site de inscrição;

  1. Os candidatos que não fizerem a matrícula até a data limite perderão suas vagas, sendo as mesmas preenchidas a partir da lista de espera.

 

X – CONVÊNIO UTFPR E FUNTEF-PR

A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) atuará como apoio à UTFPR na gestão financeira do presente curso, sendo a responsável pela inscrição inicial e captação das mensalidades, e esta parceria entre a UTFPR e FUNTEF-PR é regulada pelo Convênio celebrado pelo Contrato nº 26/2022.

 

XI - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

 

  1. O candidato, no ato da matrícula, fará a opção de uma das seguintes condições de pagamento:

  1. Não haverá a devolução da taxa de inscrição dos candidatos desistentes ou não classificados, caso o curso tiver sua abertura confirmada.

  1. A devolução da taxa de matrícula, no caso de desistência, se fará no montante de 80% de seu valor, desde que solicitada antes do início das aulas do curso.

  1. Atenção: Para fins de formalização dos serviços prestados durante o curso, será elaborado um contrato a ser assinado pelo aluno selecionado com a Fundação de Apoio da UTFPR, para quem deverá ser realizado o pagamento do curso. O contrato será assinado digitalmente.

 

XII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista, acompanhado de seu Histórico Escolar.

 

XIII – INFORMAÇÕES GERAIS

 

  1. O candidato não selecionado poderá interpor recurso, conforme prazos estabelecidos no item V do edital de abertura, nos termos do artigo 59 da lei 9.784/99.

  1. Eventuais questões do presente edital poderão ser dirimidas, em caso de discordância, no foro da Justiça Federal para dirimir eventuais questões decorrentes do edital, não solucionadas administrativamente.

  1.  Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelos telefones/WhatsApp: (41) 99900-0950  e (42) 99949-2172, ou pelo e-mail da secretaria do curso (engeman-gp@utfpr.edu.br).

  1. O presente edital será publicado em meio eletrônico nos sites:

 

FUNTEF:  http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/

EMAN4.0 UTFPR-GP:  https://engeman.gp.utfpr.edu.br/

DIRPPG-GP: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/especializacao/gp/engenharia-de-manutencao

 

  1. Casos omissos a este edital serão resolvidos pela Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação.

 

Guarapuava, 06 de março de 2023.

 

 

Assinam eletronicamente este documento:

 

Marjorie Maria Bellinello
Coordenadora do Curso

 

Joice Cristini Kuritza
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação

 

Marcelo Henrique Granza
Diretor-Geral do Campus

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARJORIE MARIA BELLINELLO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 06/03/2023, às 10:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JOICE CRISTINI KURITZA, DIRETOR(A), em (at) 06/03/2023, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO HENRIQUE GRANZA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 06/03/2023, às 21:10, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3299495 e o código CRC (and the CRC code) 142F4AB0.



Relação de links desse edital:

 

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Campus Guarapuava (DIRPPG-GP): http://portal.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/guarapuava

Pós-Graduação Lato Sensu-Especializações: http://www.utfpr.edu.br/cursos/especializacao/gp/engenharia-de-manutencao

Inscrição | Postagem de documentos | Consulta seleção: http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/

Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR: http://portal.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/proppg/lato-sensu/regulamento_lato_sensu_2018/view

 

DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO 4.0

 

Disciplina 01: PCM na indústria 4.0

Carga Horária: 48 horas

Objetivo: Esta disciplina visa proporcionar aos discentes a compreensão do sistema gestão das atividades de manutenção para indústria 4.0, enfatizando a estrutura e documentação gerada e monitorada pelo Planejamento e Controle de Manutenção (PCM).

Programa: Conceitos de Planejamento e Controle de manutenção na indústria 4.0.  Tipos de Manutenção: Corretiva, Preventiva e Preditiva. Definição de PCM. Função do PCM no setor de manutenção. Endereçamento de máquina (TAG), mapeamento de processo, geração, emissão e acompanhamento de ordens de serviço (OS) e Planos de Manutenção (PM´s preventiva e preditiva). Planejamento e Execução de Paradas. Análises de estratégias técnicas, sobretudo métodos de execução, para redução do tempo do caminho crítico e, consequentemente, duração da Parada.  Gestão de manutenção para Smart Factory . Planejamento remoto (Cloud computing e Data Analytics). Atividades de Manutenção executadas na NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações. Realidade aumentada aplicada na análise de falhas.

Metodologias de ensino aprendizagem: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem.

Previsão de Trabalhos Discentes: Realização de trabalhos práticos individuais ou em grupo que versará sobre os assuntos práticos

Forma de Avaliação: A nota final será composta por: (50%) resolução de exercícios individuais e (50%) trabalho de grupo para desenvolvimento de estudos de caso.

Bibliografia Atualizada:

 

       1.HIGGINS, L.; R.; BRAUTIGAM, D. P.; MOBLEY, R. K. Maintenance Engineering Handbook. 8th ed. New York: McGraw-Hill, 2014.  

       2.LUNDGREN, C.; BOKRANTZ, J.; SKOOGH, A.(2021). A strategy development process for Smart Maintenance implementation. Journal of Manufacturing Technology                Management,no.9, vol. 32,pp. 142-166. Doi  10.1108/JMTM-06-2020-0222 . Acesso disponível do artigo pela plataforma EMERALD no link:                                                         www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JMTM-06-2020-0222/full/pdf?title=a-strategy-development-process-for-smart-maintenance-implementation

       3. LEGISLAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO. Norma Regulamentadora NR-13 - caldeiras, vasos de pressão e tubulações. Brasília, atualização Portaria MTb n.º                       1.084, de 28 de  setembro de 2017. 

       4. SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1a. ed. São Paulo: Edipro, 2018.   

       5.SILVA,D.S.;LIMA,E.V. O Planejamento e Controle da Manutenção na Indústria 4.0. IX ConBepro Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, Ponta Grossa, PR,                 Brasil, 04 a 06  de dezembro de 2019. Acesso livre disponível em: http://aprepro.org.br/conbrepro/2019/anais/arquivos/09302019_100936_5d920250791a4.pdf.

 

 

Disciplina 02: Fundamentos de SSMA e Gestão da Qualidade na Indústria 4.0

Carga Horária: 30 horas

Objetivo: Proporcionar aos acadêmicos o conhecimento técnico correlacionado às áreas de Segurança no Trabalho, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), Qualidade e Gestão de Resíduos Industriais na Manutenção da Indústria 4.0, de forma a aplicar as legislações vigentes, ferramentas dispostas e atualizadas e maior tomada aos processos tecnológicos e de trabalho.

Programa: Definição de Acidente de Trabalho. Segurança, do Trabalho, Qualidade e a Indústria 4.0. Ergonomia do Trabalho e Doenças ou Lesões. Causas de Acidentes: Negligência, Imprudência e Imperícia. Riscos Físicos, Mecânicos, Químicos, Biológicos e Ergonômicos. Ações seguras voltadas às NRs: NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI; NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos; NR 13 - Caldeiras; Vasos de Pressão e Tubulações; NR 25 - Resíduos Industriais; NR 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados; NR 35 - Trabalho em Altura. Introdução à Gestão da Qualidade Industrial. Conceitos da qualidade e suas dimensões. Ferramentas da Qualidade Aplicadas a Manutenção. Sistema HAZOP. Documentação, implementação e certificação ISO, legislação aplicada e portaria reguladoras de Conselhos Regionais - CREAs. Panorama e aplicação dos 5S ao ambiente industrial. Riscos e Impactos Ambientais na Manutenção Industrial. ISO 14000 e Legislação Ambiental aplicada a Manutenção Industrial. Gerenciamento, Armazenamento e Transporte de Resíduos Gerados pela Manutenção industrial.

Metodologias de ensino aprendizagem: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem. Resolução de atividades durante as aulas, sob a orientação do professor da disciplina, que deverão ser entregues via sistema Moodle.

Previsão de Trabalhos Discentes: Realização de trabalhos práticos individuais e em grupo que versará sobre os assuntos práticos.

Forma de Avaliação: A nota final será composta por: (50%) resolução de exercícios individuais e (50%) trabalho de grupo para desenvolvimento de estudos de caso.

Bibliografia Atualizada:

 

  1. CAMISASSA, M. Segurança e Saúde no Trabalho - NRs 1 a 37  Comentadas e Descomplicadas. 8ª ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Editora Método, 2022.

  2. IIDA, I. Ergonomia: Projeto e produção. 3a ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2016.

  3. NUNES, F. Segurança e Saúde no Trabalho - Esquematizada. 3a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

  4. SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. 19a ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2021.

  5. SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1a.ed. São Paulo: Edipro, 2018.

 

Disciplina 03: TPM na indústria 4.0

Carga Horária: 30 horas

Objetivo: Apresentar a metodologia da Manutenção Produtiva Total (do inglês TPM -Total Productive Maintenance), seus pilares, estruturas funcionais e fases da implantação da mesma a indústria. Importância da TPM no processo de gestão na indústria 4.0

Programa: Evolução dos sistemas produtivos. Evolução dos sistemas de Manutenção. Os oito Pilares da Manutenção Produtiva Total. Passos para implantação da TPM. Etapas para implantação da Manutenção Autônoma. Desafios dos gestores da TPM. Auditorias do sistema TPM. Adaptação do conceito da metodologia TPM na indústria 4.0

Metodologias de ensino aprendizagem: Aula expositiva com estudos dirigidos, resolução de exercícios, estudos de casos e trabalhos individuais ou em grupos. 

Previsão de Trabalhos Discentes: Está previsto a realização de trabalhos individuais ou em grupos abordando aspectos práticos da disciplina, sob a responsabilidade de um professor tutor. A tutoria poderá ser desenvolvida durante as atividades do módulo ou à distância pelo mesmo professor do módulo ou outro com conhecimento equivalente.

Forma de Avaliação: Nota Final = Exercícios (20%) + Estudos de Casos (20%) + Trabalhos Individuais ou em grupos (60%).

Bibliografia Atualizada:

 

  1. AGUSTIADY, T.K.; CUDNEY, E.A. Total Productive Maintenance: Strategies and Implementation guide. 1st ed. Boca Raton, Florida: CRC Press, 2015.

  2. DENNIS, P. Lean Production Simplified – a Plain-language Guide to the World’s Most Powerful Production System. 3rd ed. London: CRC Press, 2015.

  3. SADER, S.;HUSTI,I.; DARÓCZI ,M. Enhancing failure mode and effects analysis using auto machine learning: a case study of the agricultural machinery industry. Processes 2020, n. 8, vol.2, 224; https://doi.org/10.3390/pr8020224. Disponível na base científica aberta MDPI: https://www.mdpi.com/2227-9717/8/2/224/htm.

  4. SILVA,D.S.;LIMA,E.V. O Planejamento e Controle da Manutenção na Indústria 4.0. IX ConBepro Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, Ponta Grossa, PR, Brasil, 04 a 06 de dezembro de 2019. Acesso livre disponível em: http://aprepro.org.br/conbrepro/2019/anais/arquivos/09302019_100936_5d920250791a4.pdf.

  5. SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1a. ed. São Paulo: Edipro, 2018.

  6. XENOS, H.G. Gerenciando a Manutenção Produtiva. 2ª ed. São Paulo: Editora Falconi,2014.

 

Disciplina 04: Lean Thinking e Maintenance na Indústria 4.0

Carga Horária: 24 horas

Objetivo: Esta disciplina visa proporcionar aos discentes a compreensão do sistema de produção Lean, enfatizando o Lean Thinking e sua interação com o tema Manutenção na Indústria 4.0.

Programa: Gestão industrial na quarta revolução industrial. Conceitos elementares e histórico Lean; Princípios e pilares do pensamento Lean; Fundamentação do Lean Thinking; Avaliação dos Processos e Identificação de Desperdícios; Lean x Indústria 4.0; Ferramentas Lean aplicadas a gestão de manutenção industrial (Lean Maintenance).

Metodologias de ensino aprendizagem:  Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem.

Previsão de Trabalhos Discentes: Realização de trabalhos práticos individuais ou em grupo que versará sobre os assuntos práticos do Lean e Six Sigma.

Forma de Avaliação: A nota final será composta por: (50%) resolução de exercícios individuais e (50%) trabalho de grupo para desenvolvimento de estudos de caso.

Bibliografia Atualizada:

 

      1.PANDE, P. S.; NEUMAN, R. P.; ROLAND, C. The Six Sigma Way. 2nd ed.New York: Mcgraw-Hill, 2014. 

      2.PINTO, J.P. Manutenção Lean.1ª ed. São Paulo, SP:Lidel,2013.  

      3.SLACK, N.; BRANDON-JONES, A.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2018.

      4.   SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1a. ed. São Paulo: Edipro, 2018.

      5.    VIEIRA, P. R. C. Administração da produção: da revolução industrial à indústria 4.0. Rio de Janeiro: Autografia, 2021.

 

 

Disciplina 05: Ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas na tomada de decisão de problemas industriais

Carga Horária:  48 horas

Objetivos: Esta disciplina visa proporcionar aos alunos a análise e solução de problemas reais da indústria sob a perspectiva da Pesquisa Operacional e Inteligência Artificial, contemplando as etapas de modelagem e estruturação matemática do problema, implementação computacional e avaliação da solução.

Programa: modelagem matemática para tomada de decisão. Programação linear: solução gráfica, método simplex, teoria da dualidade e análise de sensibilidade; implementação computacional; estudos de caso de problemas da indústria. Conceito de heurísticas e estudos de caso de problemas da indústria. Conceito de Metaheurística e estudos de caso de problemas da indústria. Métodos Decisórios Multicritérios(MCDM). Machine Learning (ML) e Redes Neurais Artificiais: princípios de funcionamento e treinamento dos principais modelos de aprendizado. Implementação dos modelos matemáticos decisórios em Phyton. Estudos de caso de problemas na indústria implementando algoritmos para predição de variáveis em problemas de classificação e regressão.

Metodologias de ensino aprendizagem:  Aulas expositivas; aulas práticas contemplando a implementação computacional de problemas; estudos de caso.

Previsão de Trabalhos Discentes: trabalho em grupo contemplando a modelagem matemática e solução de problemas em estudos de caso.

Forma de Avaliação: A nota final será composta por: (50%) resolução de exercícios individuais e (50%) trabalho de grupo para desenvolvimento de estudos de caso.

Bibliografia Atualizada:

 

  1. COLIN, E. C. Pesquisa operacional: 170 aplicações em estratégia, finanças, logística, produção, marketing e vendas. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

  2. MOREIRA, D. A. Pesquisa Operacional: Curso Introdutório. 1ª. ed. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2018.

  3. FACELI, K; et al. Inteligência Artificial - Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina. 2ª ed. São Paulo: LTC,2021.

  4. FELTRIN, F. B. Redes Neurais Artificiais. 1ª ed. Ediotora: Moderna, 2020.

  5. LEE, K.F. Inteligência Artificial. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2019.

  6. MUELLER,J.P. Começando a programar em Python para leigos. 2ª ed. São Paulo,SP: Alta Books,2020.

 

Disciplina 06: Automação para Indústria 4.0

Carga Horária: 40 horas

Objetivo: Conceitos e História da Indústria 4.0. Evolução da indústria 4.0 no Brasil. Noções dos principais componentes da indústria 4.0: Internet das coisas (IOT), Sistemas Cyber Físicos, Computação em nuvem, Manufatura aditiva e Big Data Analytics. Ferramentas AI (Artificial Intelligence) aplicadas em processos industriais e principalmente as atividades de manutenção industrial.

Programa: Conectividade e Integração de Sistemas. Inteligência Artificial. Machine to Machine (M2M). Análise de Sistemas em Tempo Real, Planejamento Remoto (Big Data Analytics e Cloud Computing). Manufatura Aditiva, Robótica, Realidade Aumentada. Conceito de Gêmeo digital (digital twin). IOT e suas principais ferramentas e conceitos de automação utilizados na indústria 4.0. Sensoriamento: Introdução aos sensores, seleção e característica de sensores para gerenciamento dos parâmetros operacionais dos ativos e discretização de tempo e amplitude. 

Metodologias de ensino aprendizagem: Aulas expositivas e dialogadas utilizando recursos digitais/virtuais como apresentação de slides, videoaulas, utilização de e-books, filmes e animações.

Previsão de Trabalhos Discentes: Está previsto listas de exercícios e/ou análise de estudos de casos individuais ou em grupos tratando de aspectos abordados na disciplina.

Forma de Avaliação: Nota Final = trabalhos e/ou listas de exercícios (50%) + resolução de um problema envolvendo ferramentas da indústria 4.0 (50%).

Bibliografia Atualizada:

 

  1. ELANGOVAN, U. Smart Automation to Smart Manufacturing: Industrial Internet of Things. New York, Momentum Press, 2019.

  2. MAGRANI, E. A internet das Coisas. 1ª ed. São Paulo: Editora FGV, 2018.

  3. MORAIS I. S.; et al. Introdução a Big data e internet das coisas (IOT). Porto Alegre: SAGAH, 2018.

  4. MUKHOPADHYAY, S. C.  Internet of things: challenges and opportunities. New York, NY: Springer, 2014.

  5. RUSSEL, S. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: GEN LTC, 2013. 

  6. SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1ª ed. São Paulo: Edipro, 2019.

 

Disciplina 07: Psicologia Aplicada na Gestão Industrial

Carga Horária: 30 horas

Objetivo: Capacitar profissionais da área de engenharia e tecnologia a técnicas voltadas ao comportamento humano, visando auxiliar no gerenciamento de conflitos na gestão industrial, aprimorar as relações humanas com foco na melhoria do desempenho, promover melhoria do clima organizacional, reduzir e/ou prevenir de acidentes de trabalho. Focando na adaptação psicológica para enfrentamentos das novas tecnologias advindas da indústria 4.0.

Programa: Princípios básicos de neurociência aplicada a psicologia e aspectos comportamentais. Introdução a aspectos de avaliação psicossociais de NRs 33 e 35 (Espaço confinado e Trabalhos em altura). Resolução de conflitos. Desenvolvimento de carreira. Técnicas de feedback e comunicação não violenta. Abordagem para melhoria do ambiente de trabalho e das relações humanas. Técnicas de acolhimento psicológico. Avaliação de estado de estado mental para prevenção de acidente de trabalho e afastamentos. Técnicas de regulação emocional e estresse. Técnicas para motivação da equipe visando prevenção de doenças mentais, redução de absenteísmo e afastamento do trabalho. Impacto do Burnout no desempenho do processo industrial. Desenvolvimento de SOFT SKILLS  aplicadas a indústria 4.0.

Metodologias de ensino aprendizagem: Aula mista (teórica e prática), resolução de exercícios, estudos de casos e trabalhos individuais ou em grupos. Com foco em práticas vivenciais.

Previsão de Trabalhos Discentes: Está previsto a realização de trabalhos individuais ou em grupos abordando aspectos práticos e vivenciais.

Forma de Avaliação: Nota Final é a igual a Estudos de Casos (50%) + Trabalhos Individuais ou em grupos (50%).

Bibliografia Atualizada:

  1. ACCORSI,A. et. al . Indústria 4.0: Impactos Sociais e Profissionais. 1ª ed. São Paulo, SP: Blucher,2020.

  2. BRASIL. Ministério do Trabalho e  Emprego. Normas regulamentadoras de segurança e saúde do  trabalho. NR-33 -Segurança  e  saúde  nos  trabalhos  em  espaços  confinados. Brasília,  DF: MTE, 2006. Acesso livre em:https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/ctpp-nrs/norma-regulamentadora-no-33-nr-33.

  3. BRASIL. Ministério do Trabalho e  Emprego. Normas regulamentadoras de segurança e saúde do  trabalho. NR-35 -Trabalhos em altura. Brasília,  DF: MTE, 2011. Acesso livre em  https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/ctpp-nrs/norma-regulamentadora-no-35-nr-35.

  4. EDMONDSON, A.C. A organização sem medo: Criando segurança psicológica no local de trabalho para aprendizado, novação e crescimento. Volume 1. 1ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books,2020.

  5. KOVALESKI, F. Gestão de recursos humanos: comparação das competências hard skills e soft skills listadas na literatura, com a percepção das empresas e especialistas da indústria 4.0. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa,2019. Acesso livre no repositório UTFPR : https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4086/1/PG_PPGEP_M_Kovaleski%2C%20Fanny_2019.pdf.

  6. ROSENBERG,M.N. Comunicação Não Violenta: O segredo para comunicar com sucesso. 1ª ed. Loures, Portugal: Alma dos livros,2022.

 

Disciplina 08: Engenharia da Confiabilidade

Carga Horária: 40 horas

Objetivo: Capacitar profissionais nos conceitos da Engenharia da Confiabilidade aplicada à Gestão de Ativos e SMART RCM.

Programa: Introdução à Engenharia da Confiabilidade aplicada à Gestão de Ativos.Técnicas para análise de falhas. Análise de Dados de Vida (LDA - Life Data Analysis). Análise dos Modos de Falha, seus Efeitos e sua Criticidade (FMECA - Failure Mode, Effects, and Criticality Analysis).Análise de Causa Raiz (RCA - Root Cause Analysis). Norma MIL-STD-2155 - Failure Reporting, Analysis and Corrective Action Systems. Análise sistêmica da confiabilidade. Diagrama de Blocos de Confiabilidade (RBD -Reliability Block Diagram). Custo do Ciclo de Vida. Análise da Confiabilidade, Disponibilidade e Mantenabilidade (RAM - Reliability, Availability and Maintainability). Conceito de Manutenção centrada na confiabilidade (MCC) e  fases de implantação na indústria. Introdução ao conceito de SMART RCM para aplicação industrial.  

 

Metodologias de ensino aprendizagem: Aula mista (teórica e prática), resolução de exercícios, estudos de casos e trabalhos individuais ou em grupos. Para a resolução dos trabalhos e/ou exercícios poderão ser utilizados metodologias e/ou softwares específicos.

 

Previsão de Trabalhos Discentes: Está previsto a realização de trabalhos individuais ou em grupos abordando aspectos práticos da disciplina, utilizando formulários e/ou softwares específicos.

Forma de Avaliação: A nota final será composta por: (50%) resolução de exercícios individuais e (50%) trabalho de grupo para desenvolvimento de estudos de caso.

Bibliografia Atualizada: 

 

  1. ALBANO, M. et al. The Mantis Book: Cyber Physical System Based Proactive Collaborative Maintenance. 1st ed. New York,NY: Editora River Publishers, 2018.

  2. BILLINTON, R.; ALLAN RONALD, N. Reliability Evalluation of Engineering Systems – Concepts and techniques. New York, Plenum Press, Second edition, 1992. 

  3. DIBSDALE, C. Aerospace Predictive Maintenance. Series:SAE Technology Profile. SAE International, 2020.eBook.  

  4. LU, N.; NOORI, M. Risk and Reliability in Structural Engineering: Theoretical Basis. Sustainable Structural Systems Collection. New York, Momentum Press, 2019, eBook. 

  5. MOUBRAY, J. Reliability-centered maintenance (RCM II). New York, Industrial Press, 1997. 

  6. RAM, M.; DAVIM, J.P. Advanced Mathematical Techniques in Science and Engineering. Series River Publishers Series in Management Sciences and Engineering Aalborg. River Publishers, 2018.eBook. Chapter 8 – Complex System Reliability Analysis and Optmization. 

  7. SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1 ed. São Paulo: Edipro, 2018. 

  8. TIEJUN, C.; SHASHA, L. Space fault tree theory and System Reliability Analysis. EDP Sciences, 2020.eBook.

 

 

Disciplina 09: Custos e análise de investimentos para ativos industriais - ISO 55000

Carga Horária: 30 horas

Objetivo:  Apresentar os conceitos de engenharia econômica com aplicações industriais, capacitando o(a) aluno(a) em gerenciar os custos na manutenção e análise de depreciação dos ativos industriais para estruturar proposta de viabilidade econômica de troca e/ou reforma.

Programa: Conceitos fundamentais de engenharia econômica. Métodos de análise de investimento. Depreciação e substituição de equipamentos. Abordagem geral dos custos na manutenção Industrial. Análise e gerenciamento dos custos na manutenção industrial. ISO 55000 - Gestão de Ativos. Terceirização de serviços na manutenção.

Metodologias de ensino aprendizagem:  Aula mista (teórica e prática), resolução de exercícios, estudos de casos e trabalhos individuais ou em grupos.

Previsão de Trabalhos Discentes: Está previsto a realização de trabalhos individuais ou em grupos abordando aspectos práticos da disciplina.

Forma de Avaliação: A nota final será composta por: (50%) trabalhos em grupo (exercícios) e (50%) desenvolvimento de estudos de caso.

Bibliografia Atualizada:

 

     1. ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2020.  

     2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 55000: Gestão de Ativos – Geral, princípios e terminologias.  Rio de Janeiro,2016.  

     3. BLOKDYK, G. ISO 55000: A Complete Guide - 2020 Edition.1st ed. Brisbane:   Austrália: Emereo Pty Ltd,2019.

     4.HIGGINS, L. R.; BRAUTIGAM, D. P.; MOBLEY, R. K. Maintenance Engineering Handbook. 8th ed. New York: McGraw-Hill, 2014.

     5.YESCOMBE, E.R. Principles of Project Finance. 2nd ed. Oxford, UK: Academic Press Elsevier Science, 2014.

 

 

Disciplina 10: Confiabilidade Humana

Carga Horária: 40 horas

 

Objetivo: Apresentar a conceituação e aplicação das metodologias de análise da Confiabilidade Humana, qualitativas e quantitativas. A análise qualitativa aborda a parte comportamental aplicada ao design de tarefas para minimização do erro humano em sua execução. A análise quantitativa aborda os métodos aplicados no tratamento estatístico do erro humano, usando exemplos aplicados à indústria.

Programa: Conceitos e definições relacionados à análise da confiabilidade humana (HRA – Human Reliability Analysis) . Aspectos sensoriais e cognitivos relacionados à confiabilidade humana. Relação homem-máquina. Análise de Risco considerando a Performance Humana.  Construção da análise de risco por Árvore de Falhas (FTA – Fault Tree Analysis). Técnicas de modelagem da confiabilidade humana para quantificação.  Estratégias para redução dos riscos de falha humana nas tarefas de manutenção. Seleção de Procedimentos . Método para identificação de Pontos Críticos. Aplicações quantitativas da Confiabilidade Humana. Modelagem cognitiva e simulação probabilística dinâmica. Impacto da Confiabilidade Humana na indústria 4.0

Metodologias de ensino aprendizagem: Aula mista (teórica e prática), resolução de exercícios, estudos de casos e trabalhos individuais ou em grupos. Para a resolução dos trabalhos e/ou exercícios poderão ser utilizados metodologias e/ou softwares específicos.

Previsão de Trabalhos Discentes: Está prevista a realização de trabalhos individuais ou em grupos abordando aspectos práticos da disciplina, utilizando formulários e/ou softwares específicos.

Forma de Avaliação: A nota final será composta por (50%) resolução de exercícios e (50%) trabalho de grupo para desenvolvimento de estudos de caso.

Bibliografia Atualizada:

 

  1. DHILLON, B. S. Human Reliability, Error, and Human Factors in Engineering Maintenance with Reference to Aviation and Power Generation. CRC Press is an imprint of the Taylor & Francis Group, 2009.

  2. DHILLON, B.S. Human Reliability, Error, and Human Factors in Power Generation. 1st ed. Switzerland : Springer International ,2014.

  3. HOBBS, A.; REASON, J. Managing Maintenance Error: A practical guide. 1st ed. New York,NY: Ashgate, 2003.

  4. PALEROSSI, C.A. Confiabilidade Humana: Conceitos, Análises, Avaliação e Desafios. 1ª ed. São Paulo, SP: ALL PRINT Editora,2011.

  5.  SPURGIN, A.J. Human Reliability Assessment: Theory and Practice.1st edition. New York,NY:CRC PRESS Taylor & Francis Group,2010.

 

 

 

DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO 4.0

 

Seq.

Disciplina

Carga Horária (horas)

Titulação

Docente Responsável

Link para o Currículo Lattes

Instituição

01

PCM na indústria 4.0

48

Dra.

Marjorie Maria Bellinello

http://lattes.cnpq.br/8909250312645491

UTFPR-GP

02

Fundamentos de SSMA e Gestão da Qualidade na Indústria 4.0

30

Msc.

Rafael Henrique Mainardes Ferreira

http://lattes.cnpq.br/1200725488975224

UNICENTRO

03

TPM na indústria 4.0

30

Dr.

Marcelo Rodrigues

http://lattes.cnpq.br/1815467899411453

UTFPR - CT

04

Lean Thinking e Maintenance na indústria 4.0

24

Msc.

Marcel Matsuzaki da Silva

http://lattes.cnpq.br/9445771895334434

MATSUZAKI consultoría

05

 

Ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas na tomada de decisão de problemas industriais

24

Dra.

Thalita Monteiro Obal

http://lattes.cnpq.br/7574246674522809

UTFPR-GP

24

Esp.

Alécio Julio Silva

 http://lattes.cnpq.br/3367526309062042

AJS consultoría

06

Automação para Indústria 4.0

40

Dr.

Eduardo Filgueiras Damasceno

 

http://lattes.cnpq.br/7333630388674575

UTFPR-CP

07

Psicologia Aplicada na Gestão Industrial

30

Esp.

Alcimeri Savoldi Miranda

 

http://lattes.cnpq.br/9738341374081769

 

DYNAMIS Psicologia Integrada e Leão™ Coca-Cola Brasil

08

Engenharia da Confiabilidade

40

Dr.

Carlos Henrique Mariano

 http://lattes.cnpq.br/3913128429310602

UTFPR-CT

09

Custos e análise de investimentos para ativos industriais - ISO 55000

30

Msc.

Adriano Martins de Souza

http://lattes.cnpq.br/6283958764035345

UTFPR-GP

10

Confiabilidade Humana

40

Dra.

Marjorie Maria Bellinello

http://lattes.cnpq.br/8909250312645491

UTFPR-GP

 

Obs.: O quadro de professores poderá sofrer alterações sem perda de conteúdo ou de qualidade das aulas


Referência: Processo nº 23064.061890/2022-09 SEI nº 3299495