Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS LONDRINA DIR. DE GRAD. E EDUC. PROFISSIONAL - LD |
|||
EDITAL 4/2023 - DIRGRAD
SELEÇÃO DE BOLSISTA PET – 01/2023
A Diretoria Geral (DIRGE-LD) em conjunto com a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-LD) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina, no uso de suas atribuições e considerando a Lei nº 11.180/2005, a Portaria MEC nº 3.385/2005, tendo em vista o parágrafo único do artigo 17° da Portaria 976, de 27 de julho de 2010, alterada pela Portaria nº 343, de 24 de abril de 2013, tornam público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso de discentes ao PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET.
1. PREÂMBULO
O Programa de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de alunos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem por objetivos:
1.1. Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
1.2. Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, da diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
1.3. Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
1.4. Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.
1.5. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.
1.6. Introduzir novas práticas pedagógicas na graduação;
1.7. Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação; e
1.8. Contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior-IES, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero.
2. DOS CRITÉRIOS DE DESLIGAMENTO DO PROGRAMA
Após o seu ingresso no projeto, o aluno petiano poderá ser desligado do programa caso:
a. For reprovado em mais de uma disciplina após o seu ingresso.
b. Conclusão, trancamento de matrícula institucional ou abandono do curso de graduação.
c. Baixa adesão às atividades do PET, levando em conta a avaliação interna do grupo.
3. DOS COMPROMISSOS DO ALUNO BOLSISTA
I - zelar pela qualidade acadêmica do PET;
II - participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor;
III - participar, durante a sua permanência no PET, de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
IV - manter bom rendimento no curso de graduação;
V - contribuir com o processo de formação de seus colegas estudantes da IES, não necessariamente da mesma área de formação, especialmente no ano de ingresso na instituição;
VI - publicar ou apresentar em evento de natureza científica pelo menos um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo;
VII - fazer referência à sua condição de bolsista do PET nas publicações e trabalhos apresentados;
VIII - cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso.
4. DAS BOLSAS
Os alunos selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) depositados em conta corrente específica, oriundo de recursos do PROGRAMA – PET, creditado pelo FNDE, com duração conforme o Edital 09/2010 do referido programa.
5. DAS VAGAS
5.1 Este Edital destina-se ao preenchimento de 7 (sete) vagas para ingresso no dia 1º de abril de 2023.
5.2 O preenchimento das vagas obedecerá ao resultado da seleção em ordem decrescente de pontuação, sendo os 10 (dez) primeiros admitidos no Programa e os demais seguintes mantidos habilitados em lista de espera.
5.3 O estudante em lista de espera, na ordem estabelecida pelo processo de seleção, quando convocado(a) deve comprovar que mantem os pré-requisitos descritos no item 3 deste edital à época da referida convocação, sob pena de exclusão do processo.
6. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
Poderão candidatar-se a bolsista PET os alunos, que atendam às seguintes condições:
I - estar regularmente matriculado como estudante de graduação, do segundo ao quinto período do curso de Tecnologia em Alimentos;
II - apresentar bom rendimento acadêmico de acordo com os parâmetros fixados pelo colegiado máximo de ensino de graduação da IES (coeficiente igual ou maior que 0,6);
III - ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do programa; e
IV - Não ser bolsista de qualquer outro programa, (para fins de processo seletivo não há implicações, porém caso selecionado o candidato tem livre arbítrio para escolha de permanência com apenas uma das bolsas).
7. DO PERÍODO E FORMA DAS INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser realizadas de forma on-line no período de 13 de março até às 23h59 do dia 20 de março de 2023. Não serão aceitas inscrições fora do prazo.
8. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO
Os seguintes documentos são exigidos para a inscrição:
I - Cópia digital (em PDF) do Histórico Escolar do curso de Graduação (disponível no Portal do Aluno) identificado pelo seu nome, enviado para o e-mail alimentospet@gmail.com
II - Ficha de inscrição, disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwoGI-w3duZ7gY0fY4nyn6AweNlKYTXIwSGrlrv9gGlOn9sg/viewform
9. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
9.1 A seleção dos bolsistas será feita por uma comissão designada pela Diretoria Geral do campus, composta pela tutora e mais cinco integrantes.
9.2. A comissão será responsável pela avaliação, que constará:
I. Histórico escolar da graduação (peso=1,0 ponto);
II. Prova escrita de conhecimento sobre o PET (peso = 3,0 pontos), conforme cronograma (item 13). Temas: Conhecimento sobre o PET, Disponíveis em: http://portal.mec.gov.br/pet/;
III. Entrevista em grupo, em formato de dinâmica, com a comissão de seleção, que avaliará a pontuação por quesito, sendo cada um deles: a disponibilidade semanal em horas (> 20h); disponibilidade no período da tarde; boa habilidade de se comunicar em grupo e expor suas ideias; participação anterior em projeto de pesquisa ou extensão; boa interação entre os candidatos e argumentação sobre sua contribuição ao programa (peso = 6,0 pontos), conforme cronograma (item 13).
9.3. A pontuação máxima (nota final - NF) do processo será de 10 (dez) pontos, comandos os 3 itens do item 9.2.
9.4. A seleção e entrevista com a comissão de seleção será realizada no dia 24 de março de 2023, no período vespertino, com horários e locais publicados em edital próprio, no dia 24/03/2023.
9.5. Em caso de empate na nota final, terá preferência o candidato que, pela ordem:
a) obtiver maior nota na Entrevista (E);
b) obtiver maior coeficiente de rendimento (CR);
c) Maior idade.
9.5. Candidatos/as que não comparecerem na seleção e entrevista, exceto por motivos de saúde com atestado médico, serão desclassificados/as.
9.6. Somente serão classificados discentes que obtiverem nota final superior a 6,0 pontos, sendo a classificação em ordem decrescente.
10. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO
A relação com os nomes dos candidatos selecionados será divulgada no dia 24 de março de 2023, o dia 27 de março de 2023 está designado para recurso e o dia 28 de março de 2023 para o resultado final divulgado no link: http://portal.utfpr.edu.br/editais#c5=abertos&b_start=0&c6=londrina&c7=%2FPlone%2Feditais%2Fgraduacao-e-educacao-profissional
11. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
Da publicação do resultado, o candidato poderá, a seu critério, interpor recurso contra a decisão da comissão. O recurso deverá ser enviado do e-mail do candidato ao e-mail da Assessoria da Diretoria da Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Câmpus Londrina, asgrad-ld@utfpr.edu.br, até às 17h do dia 27 de março de 2023, expondo claramente os fundamentos de fato e de direito e sua justificativa.
12. CASOS OMISSOS
12.1 Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela Diretoria de Graduação do campus.
12.2 Fica estabelecido o Fórum da Justiça Federal - Seção Judiciária do Paraná - Subseção de Londrina, para as questões decorrentes deste edital.
13. DO CRONOGRAMA
O cronograma (datas importantes) contemplando os principais eventos do processo seletivo está disposto no quadro 1.
Quadro 1: Cronograma do processo seletivo discente
Eventos |
Data/Período |
Publicação do Edital |
10/03/2023 |
Inscrições |
13/03/2023 a 20/03/2023 |
Divulgação das entrevistas |
21/03/2023 |
Entrevistas |
21/03/2023 |
Divulgação dos candidatos selecionados |
24/03/2023 |
Recurso |
27/03/2023 |
Divulgação do resultado final da seleção |
28/03/2023 |
Início dos trabalhos no grupo PET |
01/04/2023 |
Londrina, PR, 10 de março de 2023
Sidney Alves Lourenço
Diretor-Geral do Campus Londrina
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIDNEY ALVES LOURENCO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 10/03/2023, às 15:14, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3317066 e o código CRC (and the CRC code) 3BA220C5. |