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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS TOLEDO Central Analítica Multiusuária do Campus Toledo |
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EDITAL 01/2023 – COMITÊ DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS
Seleção de Bolsista Nível Superior para o LabMult Laboratório Multiusuário Central Analítica, do campus Toledo
O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário (LabMult) Central Analítica, do campus Toledo, homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 20 a 30 de março de 2023 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível superior, com recursos oriundos da Chamada Pública 23/2022 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.
1. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
1.1 A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de graduação concluído e consistirá em 24 parcelas no valor mensal de R$ 2.500,00. O recurso financeiro para a parcela de bolsa-técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária.
1.3 São requisitos para os candidatos:
a) Ter concluído curso de graduação em Química, Biologia, Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Tecnologia em Processos Químicos;
b) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no LabMult Central Analítica, do campus Toledo da UTFPR;
c) Estar desvinculado(a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.
Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório
2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf). Ambos os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: labmulti-td@utfpr.edu.br. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.
3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LabMult http://www.utfpr.edu.br/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/laboratorios/laboratorio-central-analitica-labca. Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.
3.2 O LabMult irá ofertar o número total de bolsas que eventualmente venha a receber no Edital PROPPG 15/2023. Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação. A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR
3.3 A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
a) Avaliação do currículo lattes (peso 4,0), sendo que pontuação do currículo lattes será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;
b) Prova de conhecimentos técnicos (PCT) na área de atuação do Laboratório Multiusuário (peso, 6,0);
c) A realização da PCT será online e oral com transmissão por videoconferência utilizando-se as plataformas zoom e google meet;
d) Todos os candidatos deverão estar presentes no dia 03/04/2023 às 14:00hs (horário de Brasília) na sala do Google Meet ou equivalente disponível na página do laboratório: http://www.utfpr.edu.br/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/laboratorios/laboratorio-central-analitica-labca
e) Cada candidato será convocado individualmente pela banca examinadora a acessar outra sala para realização da prova oral. A sequência será por ordem alfabética e no momento de sua convocação, caso o mesmo esteja ausente, será automaticamente desclassificado.
f) O candidato responderá para a banca examinadora 1 (uma) questão de cada um dos temas abaixo, sendo limitado o tempo de 5 minutos de resposta por questão.
- Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE);
- Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR);
- Liofilização;
- Microscopia Eletrônica de Varredura.
g) Como critérios de avaliação serão considerados a seguir:
- Capacidade de articulação dos conceitos, conteúdos e informações atualizadas sobre o tema proposto (50 pontos)
- Adequada fundamentação teórica na abordagem do tema proposto (35 pontos)
- Atendimento ao tempo estipulado da resposta. (15 pontos)
h) Em hipótese alguma será tolerada a consulta de materiais acessórios durante a arguição do candidato, este obrigatoriamente deverá estar com a câmera e áudios ligados durante o processo avaliativo. A avaliação será gravada, para possiveis consultas.
i) A UTFPR não se responsabiliza por questões de ordem técnica por parte do candidato que impeçam ou prejudiquem a realização da prova.
j) Para fins de registro e avaliação, toda a etapa da prova será gravada, sendo o seu teor de propriedade exclusiva da comissão de avaliação do presente edital.
k) Na possibilidade de problemas de ordem técnica por parte dos membros da banca examinadora e que inviabilize a avaliação do candidato, será designado um novo horário e/ou dia para a avaliação.
4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
4.1 Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.5 do presente edital na página do Laboratório Central Analítica (LABCA) http://www.utfpr.edu.br/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/laboratorios/laboratorio-central-analitica-labca, e o(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:
ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.
ANEXO IV (V_FA): Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.
4.2 Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.
4.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: labmulti-td@utfpr.edu.br.
4.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do Laboratório Central Analítica – LABCA, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.
5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.
5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.
5.3 O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
5.3 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR junto a Fundação Araucária não seja contemplada ou caso não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação Araucária.
5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
6. DATAS IMPORTANTES
6.1 |
Período de Inscrição |
De 20 a 30/03/2023 |
6.2 |
Prova |
03/04/2023 |
6.3 |
Resultado preliminar da seleção |
04/04/2023 |
6.4 |
Interposição de Recursos |
05/04 e 06/04/2023 |
6.5 |
Resultado final |
07/04/2023 |
6.6 |
Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital |
A partir do dia 11/04 |
6.7 |
Envio dos documentos de contratação descritos no item 4.1 |
Até o dia 18/04 |
Toledo, 16 de março de 2023.
(Assinado eletronicamente por)
Prof. Dr. Ricardo Fiori Zara
Supervisor do LabCA - Toledo
MARIANA SBARAINI CORDEIRO
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação
Campus Toledo
Profa. Dra. Cláudia Regina Xavier
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
ANEXO I do EDITAL № 01/2023
FICHA DE INSCRIÇÃO Seleção de Bolsista Nível Superior
NOME COMPLETO:
CURSO DE FORMAÇÃO:
E-MAIL: Descreva a experiência prévia que possui na operação de equipamentos instrumentais de análise: _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado.
Para a comissão preencher após a classificação: CLASSIFICAÇÃO:___________ |
ANEXO II do EDITAL № 01/2023
1. Critérios para a pontuação do Currículo Lattes
As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2018-2023.
1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital)
Atividade |
Pontos por ocorrência |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela comissão |
|
a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES |
A1 |
10 |
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|
A2 |
8,5 |
|
|
|
|
B1 |
7,0 |
|
|
|
|
B2 |
5,5 |
||||
B3 |
4,0 |
|
|
|
|
B4 |
2,5 |
|
|
|
|
B5 |
1,0 |
|
|
|
|
C |
0,7 |
|
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|
b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES. |
internacional |
1,0 |
|
|
|
nacional |
0,5 |
||||
c) Patente (pedido ou registro) |
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3 e 7 respectivamente |
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||
d) Livro científico*** |
|
5 |
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e) Capítulo de livro*** |
|
2 |
* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.
** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.
***Necessariamente com ISBN
1.2 Publicações em eventos
Atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
|
a) Trabalho completo*** |
Internacional/Nacional* |
1,0 |
4,0 |
|
|
|
regional/local** |
0,3 |
1,0 |
|
|
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b) Resumo (simples ou expandido)*** |
Internacional/Nacional* |
0,5 |
2,0 |
|
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|
regional/local |
0,2 |
1,0 |
|
|
|
*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.
** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.
***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.
1.3 Pontuação de experiência profissional
Discriminação da atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
a) Monitoria* |
0,3 |
1,0 |
|
|
|
b) Iniciação científica/tecnológica* |
0,5 |
- |
|
|
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c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação* |
0,5 |
- |
|
|
|
d) Atividade profissional de ensino* |
0,5 |
2,0 |
|
|
|
e) Atividade profissional técnica na área de Química* |
1,5 |
- |
|
|
|
f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída |
Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 |
|
|
|
e) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento |
Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 |
|
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*Pontuados por semestre (proporcional)
ANEXO III - DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL
(Preenchimento individual)
Eu,_______________________________________________________,CPF:___________________, RG:_________________, candidato(a) à bolsa-técnico nos termos do Programa de Bolsas Técnico da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PROPPG 15/2023, DECLARO que, caso seja contemplado(a), tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa Técnico desta Chamada Pública.
__________, de _________ de 2023.
_______________________________________
(Assinatura)
Nome do candidato:
Link do Currículos Lattes:
E-mail:
Telefone:
________________________________________
(Assinatura e Carimbo)
Nome do Supervisor:
Campus da UTFPR:
E-mail:
Telefone:
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RICARDO FIORI ZARA, SUPERVISOR(A), em (at) 16/03/2023, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARIANA SBARAINI CORDEIRO, DIRETOR(A), em (at) 16/03/2023, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 17/03/2023, às 14:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3330545 e o código CRC (and the CRC code) A9E8D90A. |
Referência: Processo nº 23064.012468/2023-01 | SEI nº 3330545 |