Boletim de Serviço Eletrônico em 20/03/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS TOLEDO

Central Analítica Multiusuária do Campus Toledo

 

EDITAL 01/2023 – COMITÊ DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS

Seleção de Bolsista Nível Superior para o LabMult Laboratório Multiusuário Central Analítica, do campus Toledo

 

O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário (LabMult) Central Analítica, do campus Toledo, homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 20 a 30 de março de 2023 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível superior, com recursos oriundos da Chamada Pública 23/2022 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.

 

1. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS

1.1 A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de graduação concluído e consistirá em 24 parcelas no valor mensal de R$ 2.500,00. O recurso financeiro para a parcela de bolsa-técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária.

1.3 São requisitos para os candidatos:

a) Ter concluído curso de graduação em Química, Biologia, Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Tecnologia em Processos Químicos;

b) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no LabMult Central Analítica, do campus Toledo da UTFPR;

c) Estar desvinculado(a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.

Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório

 

2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf). Ambos os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: labmulti-td@utfpr.edu.br. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.

 

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LabMult http://www.utfpr.edu.br/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/laboratorios/laboratorio-central-analitica-labca. Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética. 

3.2 O LabMult irá ofertar o número total de bolsas que eventualmente venha a receber no Edital PROPPG 15/2023. Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação. A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR

3.3 A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:

a) Avaliação do currículo lattes (peso 4,0), sendo que pontuação do currículo lattes será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II; 

b) Prova de conhecimentos técnicos (PCT) na área de atuação do Laboratório Multiusuário (peso, 6,0);

c) A realização da PCT será online e oral com transmissão por videoconferência utilizando-se as plataformas zoom e  google meet;

d) Todos os candidatos deverão estar presentes no dia 03/04/2023 às 14:00hs (horário de Brasília) na sala do Google Meet ou equivalente disponível na página do laboratório: http://www.utfpr.edu.br/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/laboratorios/laboratorio-central-analitica-labca

e) Cada candidato será convocado individualmente pela banca examinadora a acessar outra sala para realização da prova oral. A sequência será por ordem alfabética e no momento de sua convocação, caso o mesmo esteja ausente, será automaticamente desclassificado.

f) O candidato responderá para a banca examinadora 1 (uma) questão de cada um dos temas abaixo, sendo limitado o tempo de 5 minutos de resposta por questão.

- Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE);

- Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR);

- Liofilização;

- Microscopia Eletrônica de Varredura.

g) Como critérios de avaliação serão considerados a seguir:

- Capacidade de articulação dos conceitos, conteúdos e informações atualizadas sobre o tema proposto (50 pontos)

- Adequada fundamentação teórica na abordagem do tema proposto (35 pontos)

- Atendimento ao tempo estipulado da resposta. (15 pontos)

h) Em hipótese alguma será tolerada a consulta de materiais acessórios durante a arguição do candidato, este obrigatoriamente deverá estar com a câmera e áudios ligados durante o processo avaliativo. A avaliação será gravada, para possiveis consultas.

i) A UTFPR não se responsabiliza por questões de ordem técnica por parte do candidato que impeçam ou prejudiquem a realização da prova.

j) Para fins de registro e avaliação, toda a etapa da prova será gravada, sendo o seu teor de propriedade exclusiva da comissão de avaliação do presente edital.

k) Na possibilidade de problemas de ordem técnica por parte dos membros da banca examinadora e que inviabilize a avaliação do candidato, será designado um novo horário e/ou dia para a avaliação.

 

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

4.1 Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.5 do presente edital na página do Laboratório Central Analítica (LABCA) http://www.utfpr.edu.br/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/laboratorios/laboratorio-central-analitica-labca, e o(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:

4.2 Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.

4.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: labmulti-td@utfpr.edu.br. 

4.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do Laboratório Central Analítica – LABCA, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.

 

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim. 

5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.

5.3 O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.

5.3 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR junto a Fundação Araucária não seja contemplada ou caso não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação Araucária.

5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.


 

6. DATAS IMPORTANTES

6.1

Período de Inscrição

De 20 a 30/03/2023

6.2

Prova

03/04/2023

6.3

Resultado preliminar da seleção

04/04/2023

6.4

Interposição de Recursos

05/04 e 06/04/2023

6.5

Resultado final

07/04/2023

6.6

Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital

A partir do dia 11/04

6.7

Envio dos documentos de contratação descritos no item 4.1

Até o dia 18/04

 

Toledo, 16 de março de 2023.

 

 

(Assinado eletronicamente por)

     Prof. Dr. Ricardo Fiori Zara 

                                    Supervisor do LabCA - Toledo                                     

 

 

 

 

 

MARIANA SBARAINI CORDEIRO

Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação

Campus Toledo

 

 

 

 Profa. Dra. Cláudia Regina Xavier

        Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

 

 

 

 

                                                                              ANEXO I do EDITAL № 01/2023

 

                                                                                                  FICHA DE INSCRIÇÃO

                                                                                Seleção de Bolsista Nível Superior

 

 

NOME COMPLETO:

 

CURSO DE FORMAÇÃO:

 

E-MAIL: 

 

Descreva a experiência prévia que possui na operação de equipamentos instrumentais de análise:

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado. 

 

Para a comissão preencher após a classificação:

CLASSIFICAÇÃO:___________


 

                                                                               ANEXO II do EDITAL № 01/2023

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2018-2023.

 

1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital)

Atividade

Pontos por ocorrência

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela comissão

a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES 

A1

10

 

 

 

A2

8,5

 

 

 

B1

7,0

 

 

 

B2

5,5

     

B3

4,0

 

 

 

B4

2,5

 

 

 

B5

1,0

 

 

 

C

0,7

 

 

 

b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES.

internacional

1,0

 

 

 

nacional

0,5

     

c) Patente (pedido ou registro)

 

3 e 7 respectivamente

 

   

d) Livro científico***

 

5

 

 

 

e) Capítulo de livro***

 

2

     

* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.

** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.

***Necessariamente com ISBN


1.2 Publicações em eventos

Atividade 

Pontos

Pontuação máxima por atividade

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Trabalho completo***

Internacional/Nacional*

1,0

4,0

 

 

 

regional/local**

0,3

1,0

 

 

 

b) Resumo (simples ou expandido)*** 

Internacional/Nacional*

0,5

2,0

 

 

 

regional/local

0,2

1,0

 

 

 

*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e  cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.

** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.

***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.

 

1.3 Pontuação de experiência profissional

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação máxima por atividade

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Monitoria*

0,3

1,0

 

 

 

b) Iniciação científica/tecnológica*

0,5

-

 

 

 

c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação*

0,5

-

 

 

 

d) Atividade profissional de ensino*

0,5

2,0

 

 

 

e) Atividade profissional técnica na área de Química*

1,5

-

 

 

 

f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída

Mestrado (1,0)

Doutorado (2,0)

2,0

 

 

 

e) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento

Mestrado (1,0)

Doutorado (2,0)

2,0

 

 

 

*Pontuados por semestre (proporcional)

                                                         

 

                                                              ANEXO III - DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL

                                                                                 (Preenchimento individual)


 

Eu,_______________________________________________________,CPF:___________________,  RG:_________________, candidato(a) à bolsa-técnico nos termos do Programa de Bolsas Técnico da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PROPPG 15/2023, DECLARO que, caso seja contemplado(a), tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa Técnico desta Chamada Pública. 

 

 

  __________, de _________ de 2023. 


 

_______________________________________

(Assinatura)

Nome do candidato:

Link do Currículos Lattes: 

E-mail: 

Telefone:


 

________________________________________

(Assinatura e Carimbo)

Nome do Supervisor:

Campus da UTFPR: 

E-mail: 

Telefone:

 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RICARDO FIORI ZARA, SUPERVISOR(A), em (at) 16/03/2023, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARIANA SBARAINI CORDEIRO, DIRETOR(A), em (at) 16/03/2023, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 17/03/2023, às 14:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.012468/2023-01 SEI nº 3330545