Boletim de Serviço Eletrônico em 20/03/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

REITORIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

 

EDITAL PROPPG 08/2023

PARTICIPAÇÃO DE PESQUISADORES EM EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS APOIADOS COM RECURSOS (DIÁRIAS) DA FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), torna público o Edital para solicitação de Apoio à Participação em Eventos Técnico-Científicos com recursos oriundos da Chamada Pública 13/2021 da Fundação Araucária (FA).

 

DOS OBJETIVOS

Apoiar, com a concessão de diárias, a apresentação de trabalhos na forma oral ou pôster em Eventos Técnico-Científicos relevantes, de abrangência nacional ou internacional, a serem realizados até 05 de dezembro de 2023, relacionados com ciência e tecnologia, nas diversas áreas de conhecimento e que apresentem aderência aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) que vêm sendo fomentados pela Fundação Araucária ou que apontam adesão a algum dos ecossistemas de inovação, áreas prioritárias e/ou transversais identificadas pelo Conselho Paranaense de Ciência, a saber:

Áreas prioritárias do CCT-Paraná:

• Agricultura & Agronegócio;

• Biotecnologia & Saúde;

• Energias Inteligentes;

• Cidades Inteligentes;

• Educação, Sociedade & Economia.

Áreas transversais:

• Desenvolvimento Sustentável;

• Transformação Digital.

Em relação às áreas prioritárias segue detalhamento na Nota Técnica 02/2021 da Fundação Araucária (http://www.fappr.pr.gov.br/Pagina/Atos-Notas-e-Comunicados).

Também se tem como objetivo fomentar a participação de pesquisadores em Eventos Científicos com aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (www.odsbrasil.gov.br).

 

ELEGIBILIDADE

Para participar deste Edital, o(a) proponente não pode possuir pendências administrativas junto à DIRPPG do campus de lotação e à PROPPG, bem como não estar gozando de licença, afastamento integral ou estar em período de férias, no período do evento.

São elegíveis à solicitação de apoio, os(as) servidores(as) ativos(as) do quadro permanente da UTFPR, em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva ou 40 horas.

Somente poderá ser apoiada a participação do(a) pesquisador(a) em evento científico que tenha assegurado a publicação (em formato impresso ou eletrônico) de documento específico: Anais dos trabalhos apresentados, estudos de caso, textos das conferências, palestras, resultados de pesquisas, mesas redondas, entre outros, sob a forma de textos completos ou resumos expandidos.

Os textos publicados deverão ser previamente selecionados por Comissão Científica do vento.

As publicações relativas aos eventos (material de divulgação, artigos publicados em periódicos especializados, anais entre outras) deverão acatar o contido no Ato da Diretoria Executiva nº 029/2011, quanto as logomarcas (https://www.fappr.pr.gov.br/sites/fundacao-araucaria/arquivos_restritos/files/documento/2020-06/ato029-2011_logomarca.pdf).

Somente poderá ser apoiada a participação do(a) pesquisador(a) em evento relacionado com Ciência e Tecnologia, nas diversas áreas de conhecimento e que apresentem aderência aos NAPIs que vêm sendo fomentados pela Fundação Araucária ou que apontam adesão a algum dos ecossistemas de inovação, áreas prioritárias e/ou transversais, elencadas no item 1.1, identificadas pelo Conselho Paranaense de Ciência, o que deverá ser informado no ANEXO A.

Parágrafo único: O Evento a ser apoiado deverá possuir aderência a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (ver www.odsbrasil.gov.br).

O(a) pesquisador(a) também deverá:

Garantir que o trabalho a ser apresentado seja inédito e que o evento tenha aderência direta a sua área de atuação;

Apresentar o comprovante de aceite do trabalho científico (artigo completo ou resumo expandido) em evento científico qualificado que justifique a solicitação de diária(s);

Apresentar a cópia do trabalho científico (artigo completo ou resumo expandido) onde aparece o nome do solicitante do apoio e da UTFPR;

Apresentar o Formulário de Solicitação de Apoio (ANEXO A) e o Termo de Compromisso para Prestação de Contas (ANEXO B);

Possuir de 2020 até a data de solicitação do recurso, ao menos uma publicação que se enquadre em uma das opções abaixo:

artigo publicado com SNIP ou JCR, maior que zero ou que esteja na base Scopus ou Web of Science, na área de abrangência do evento;

artigo publicado que possua Qualis A1 até no mínimo B1 (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf), na área de abrangência do evento, de acordo com a base atual do CAPES Periódicos vigente;

livro ou capítulo de livro publicado, na área de abrangência do evento;

patente concedida ou registro de software concedido, na área de abrangência do evento.

Parágrafo único: Solicitações de apoio para eventos constantes nas bases Scopus ou Web of Science ficam dispensadas do item V;

Obter pontuação maior ou igual a 5 pontos, após a avaliação do Evento, de acordo com os critérios de avaliação pré-estabelecidos no ANEXO C deste Edital;

Somente será apoiada a participação de um dos autores do artigo científico. Havendo mais de uma solicitação para um mesmo artigo, ambas serão automaticamente desconsideradas.

Não serão admitidas propostas de participação em cursos, workshops ou eventos similares.

Serão apoiadas até 3 propostas (inscrições) por campus, para um mesmo evento, sendo que o critério de seleção neste caso, deverá ser a ordem de entrada do processo SEI na DIRPPG, desde que esteja com a documentação completa.

Um(a) mesmo(a) pesquisador(a) somente poderá ser contemplado(a) uma única vez neste Edital.

 

RECURSOS FINANCEIROS

O recurso financeiro destinado a este Edital, proveniente da Chamada Pública 13/2021 da Fundação Araucária é de R$ 159.883,36 (cento e cinquenta e nove mil, oitocentos e oitenta e três reais e trinta e seis centavos).

Parágrafo único: Poderá ser acrescido a este valor, o rendimento proveniente da aplicação financeira deste montante e valores não utilizados no Programa de Apoio a Organização de Eventos da UTFPR, desde que autorizados pela Fundação Araucária.

As descentralizações orçamentárias e financeiras estão condicionadas à disponibilidade de créditos orçamentários liberados à UTFPR/FUNTEF pela Fundação Araucária.

 

PERÍODO DE APOIO

Eventos técnico-científicos que sejam realizados até 05 de dezembro de 2023.

 

ITENS FINANCIÁVEIS E VALORES LIMITES PARA SOLICITAÇÃO

Recursos destinados a concessão de diárias para participação em eventos no país e no exterior (de acordo com os critérios de elegibilidade deste Edital), correspondentes exclusivamente ao período de realização do mesmo, limitado a 07 (sete) dias para eventos nacionais e 09 (nove) dias para eventos internacionais, incluindo os dias destinados ao deslocamento de ida e volta independentemente do local de sua realização.

As diárias nacionais serão concedidas por dia de afastamento da sede, sendo dividida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede. Os valores seguirão o estipulado na Chamada da Fundação Araucária 13/2021, conforme segue:

No país: Capitais Estaduais R$ 230,00 (duzentos e trinta reais);

No país: Distrito Federal R$ 290,00 (duzentos e noventa reais);

No país: Demais Municípios R$ 180,00 (cento e oitenta reais);

As diárias internacionais serão concedidas por dia de afastamento da sede, segundo o ANEXO E ou ANEXO F deste Edital, devendo ser aplicado o menor valor de diárias entre os dois Anexos, sendo dividida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede.

O valor da diária será definido em função do local do evento, devendo ser respeitado o valor do Anexo 3 da Chamada FA 13/2021 (ANEXO F deste Edital) e o limite da diária para o Servidor Público Federal.

Para eventos realizados no Brasil, o limite que poderá ser solicitado é de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e para eventos internacionais o limite é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

 

SOLICITAÇÃO PELO PESQUISADOR

As solicitações deverão ser apresentadas, em fluxo contínuo até o dia 05 de novembro de 2023 ou até o término do recurso financeiro, por meio de processo administrativo no Sistema Eletrônico de Informações - SEI (tipo Pesquisa: Projeto e Acompanhamento) que deverá ser enviado à DIRPPG do campus de origem do Coordenador, que verificará a adequação da solicitação a este Edital, dará anuência e encaminhará a Proposta à PROPPG.

Parágrafo único: A DIRPPG de cada campus somente enviará à PROPPG as 3 (três) primeiras solicitações de inscrição em cada Evento, conforme item 2.8 deste Edital.

As solicitações devem chegar na PROPPG com antecedência mínima de 30 dias da data do deslocamento para o Evento, caso contrário terão a solicitação indeferida.

No momento da submissão da solicitação, o pesquisador deverá anexar ao processo SEI, de forma digitalizada, legível e em arquivos separados, os seguintes documentos, nesta ordem:

Formulário de Solicitação de Apoio (ANEXO A);

Termo de compromisso para a prestação de contas (ANEXO B);

Critérios de Avaliação do Apoio Solicitado (ANEXO C);

Comprovante do aceite DEFINITIVO do trabalho científico (artigo completo ou resumo expandido) em evento científico qualificado que justifique a solicitação do apoio financeiro;

Cópia do trabalho científico (artigo completo ou resumo expandido) onde aparece o nome do solicitante do apoio e da UTFPR; Folder ou página inicial do evento, onde conste os principais dados do evento;

Documento ou cópia de página de internet que comprove o atendimento ao item 2.5.V do Edital;

A não apresentação dos documentos solicitados no item 6.3 elimina a proposta.

 

ANÁLISE E DEFINIÇÃO DO VALOR A SER DEFERIDO

A DIRPPG utilizará os documentos submetidos pelo pesquisador para analisar a solicitação e caso a DIRPPG indefira a solicitação, deverá encaminhar mensagem ao solicitante informando o motivo.

Caso a DIRPPG verifique que a documentação atende ao Edital, deverá enviar o processo SEI à PROPPG, com um DESPACHO, contendo sua ANUÊNCIA e o valor do auxílio com a respectiva quantidade de diárias, a ser despendido para o pesquisador, de acordo com o item 5 deste Edital.

Para a definição do valor a ser deferido pela DIRPPG serão considerados os subitens do item 5, levando-se em conta a tabela de diárias do servidor público federal e àqueles contidos na Chamada 13/2021 da Fundação Araucária.

A relevância do evento e a aderência do pesquisador ao evento serão analisadas por parecerista designado pela PROPPG, de acordo com os critérios dispostos no ANEXO C. Quando a relevância do evento já tiver sido avaliada no âmbito deste Edital, as análises posteriores poderão ser realizadas pela própria PROPPG. Serão atendidas as solicitações que alcançarem pontuação final maior ou igual a 5 pontos.

A interposição de recurso quanto a decisão da solicitação deverá ser enviada à PROPPG pelo mesmo processo SEI criado pelo pesquisador para pleitar o recurso, em no máximo 5 (cinco) dias úteis a partir da divulgação do resultado da análise da solicitação, que analisará o pedido, por meio de Comissão estabelecida para esta finalidade, apresentando a devolutiva ao proponente em até 10 (dez) dias úteis. Não será permitida a inclusão de documentos à proposta original no processo de interposição de recurso.

 

EXECUÇÃO DOS RECURSOS APROVADOS

A execução dos recursos será realizada pela PROPPG por meio de requisições nominais encaminhadas à FUNTEF que depositará o valor aprovado diretamente na conta do solicitante.

A execução dos recursos financeiros está condicionada à disponibilidade de créditos orçamentários liberados à UTFPR.

Caso não se concretize a participação do pesquisador no evento, após o pagamento das diárias, o pesquisador ficará obrigado a restituir os eventuais recursos financeiros recebidos, integralmente. Nesta eventualidade, o pesquisador ficará inelegível para nova solicitação no presente Edital.

Após a execução financeira, a PROPPG encaminhará o processo SEI/UTFPR ao setor de origem do pesquisador contemplado para que sejam inseridos os documentos necessários para a prestação de contas.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Até 5 (cinco) dias uteis após a participação no evento, o solicitante deverá encaminhar à PROPPG a prestação de contas no mesmo processo do SEI utilizado para a solicitação do apoio. Deverão ser encaminhados os seguintes documentos:

Relatório Técnico Individual de Participação em Evento da Fundação Araucária (ANEXO D);

Passagens terrestres ou aéreas de ida e volta ou comprovantes de pedágio, postos de gasolina em casos de deslocamento de carro;

Documento de comprovação de apresentação oral ou pôster no evento (comprovante de cumprimento de objeto);

Documento de comprovação do atendimento ao item 14.4 da Chamada FA 13/2021, que solicita a aplicação das logomarcas da Fundação Araucária e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em apresentações orais e em pôsteres (por exemplo, com uma foto do painel ou da apresentação oral onde aparecem as referidas logomarcas). Essas estão disponíveis no site da FA, menu “Arquivos” (http://www.fappr.pr.gov.br/Pagina/Logomarcas).

Observação: O descumprimento parcial ou total dos itens acima implicará na devolução integral do recurso repassado para a execução da proposta.

O pesquisador que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias. Na hipótese do pesquisador retornar à sede em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituirá as diárias recebidas em excesso, no prazo de 5 (cinco) dias (Lei 8112, art. 59).

O pesquisador deve manter toda a documentação comprobatória de elegibilidade e de cumprimento de requisitos para a definição de valores de apoio financeiro. Valores apoiados em excesso, por qualquer motivo, deverão ser restituídos pelo servidor ao órgão executor do convênio (FUNTEF).

Parágrafo único: Os documentos originais devem ser mantidos na guarda do solicitante para prestações de contas parciais e finais.

A prestação de contas será analisada pela PROPPG e pela FUNTEF. Em caso de reprovação, o servidor deverá restituir ao erário os valores recebidos integralmente.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O acompanhamento deste Edital será feito pela Comissão Institucional responsável pelo acompanhamento do Programa de Apoio Institucional para Organização e Participação em Eventos Técnico‐ Científicos.

O descumprimento de preceitos estabelecidos neste Edital ou o uso de informações falsas fornecidas pelo solicitante poderá tornar, a critério da Comissão estabelecida para análise do caso, o mesmo inelegível para editais  da PROPPG nos 2 (dois) anos subsequentes ao deste edital.

A análise das solicitações estará condicionada ao calendário de recessos e feriados da UTFPR.

Ao submeter a inscrição, o proponente declara estar ciente e concordar com os termos do presente Edital.

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

Os casos omissos a este Edital serão analisados pela PROPPG, podendo ser remetido à Comissão especialmente estabelecida para este fim, caso se julgue necessário.

Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.

 

Curitiba, 20 de março de 2023.

 

Prof. Dra. Claudia Regina Xavier

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 20/03/2023, às 14:22, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO A

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE APOIO PARA PARTICIPAÇÃO DE PESQUISADORES EM EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS APOIADOS COM RECURSOS (DIÁRIAS) DA FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA DA CHAMADA FA 13/2021

 

                                                                                              1. IDENTIFICAÇÃO

Nome completo do solicitante (autor/co-autor do trabalho a ser apresentado):                                                                                                                                  

 

CPF:

 

Campus:

 

Setor/Departamento:

 

Celular: ( )

E-mail:

 

Link do Lattes:

 

Nome do Programa de Pós-Graduação que faz parte (se fizer parte):

 

Nome do Grupo de Pesquisa que participa:

Nome do Evento:

Link do Evento:

 

Instituição Promotora:

 

Data do Evento:

Local do Evento (cidade/estado/país):

 

Título do trabalho a ser apresentado:

 

Área do Evento (utilizar área de avaliação da CAPES):

 

Quantidade de diárias solicitadas: _____ diárias

 

Valor solicitado: R$

DECLARAÇÕES:

( ) Declaro estar ciente que o Evento que participarei assegura a publicação (em formato impresso ou eletrônico) de documento específico: Anais dos trabalhos apresentados, estudos de caso, textos das conferências, palestras, resultados de pesquisas, mesas redondas, entre outros, preferencialmente sob a forma de textos completos ou resumos expandidos.

( ) Declaro estar ciente que os textos publicados nos Anais do Evento em que participarei são previamente selecionados por Comissão Científica do evento. E, que as publicações relativas aos eventos (material de divulgação, artigos publicados em periódicos especializados, anais entre outras) deverão acatar o contido no Ato da Diretoria Executiva nº 029/2011, quanto as logomarcas (https://www.fappr.pr.gov.br/sites/fundacao-araucaria/arquivos_restritos/files/documento/2020-06/ato029-2011_logomarca.pdf).

 

________, ___ de _____ de 20__.

 

 

_______________________________________

Nome do pesquisador e assinatura

 

 

 

ANEXO B

TERMO DE COMPROMISSO PARA A PRESTAÇÃO DE CONTAS – EDITAL PROPPG 08/2023

 

Eu, ___________________________________________________, declaro estar em conformidade com todos os requisitos do edital PROPPG 08/2023

para solicitação de apoio financeiro para inscrição em eventos. Mais especificamente declaro:

a) Ser docente/pesquisador vinculado à UTFPR (item 2.2 da chamada 13/2021 da Fundação Araucária) sendo do quadro permanente ativo da UTFPR,

em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva ou 40 horas;

b) Não ter sido beneficiado, mais de uma vez com recursos do presente Edital;

c) Que aplicarei as logomarcas da Fundação Araucária, da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) na divulgação e publicações

relativas às propostas apoiadas;

d) Estar sem pendências administrativas junto à DIRPPG e à PROPPG;

e) Não estar gozando de licença (lei 8112, Capítulo IV - Das Licenças) ou afastamento integral (lei 8112, Capítulo V - Dos Afastamentos);

f) Que manterei toda a documentação comprobatória de elegibilidade e de cumprimento de requisitos para a definição de valores de apoio financeiro;

g) Que apresentarei, em até 5 dias úteis após o evento, os seguintes documentos digitalizados via SEI para prestação de contas:

  • Relatório Técnico Individual de Participação em Evento da Fundação Araucária (ANEXO D do Edital);

  • Documento de comprovação de apresentação do trabalho, em nome do proponente;

  • Documento de comprovação do atendimento ao item 14.4 da Chamada FA 13/2021, que solicita a aplicação das logomarcas da Fundação Araucária e

  • da Superintendência de Ciência,

  • Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em apresentações orais e em pôsteres (por exemplo, com uma foto do painel ou da apresentação oral onde aparecem

  • as referidas logomarcas).

h) Estar ciente de que a não participação no evento resultará na obrigação de devolução do valor pago pela sua inscrição no evento,

no prazo de 5 (cinco) dias (lei 8112, art. 59).

 

 

________, ___ de _____ de 20__.

 

 

 

_______________________________________

Nome do pesquisador e assinatura

 

 

 

ANEXO C

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO APOIO SOLICITADO

Informe sua área de atuação: (o solicitante deve informar sua área de atuação)

Nome do Evento: (o solicitante deve informar o nome do evento)

Link do Evento: (o solicitante deve informar o link do evento)

Link do Lattes do proponente: (o solicitante deve informar o link de seu currículo Lattes)

Critérios

Descrição/Referência

Informação a ser fornecida pelo solicitante (máximo de 100 carácteres por item)

Pontuação

Aderência do Evento a área de atuação do pesquisador

A área de atuação do solicitante deve ter aderência com a área do evento. Critério eliminatório.

(o solicitante deve justificar a aderência do evento a sua área de atuação)

Caso a área de atuação informada pelo solicitante não seja aderente a área do evento, a solicitação será indeferida.

 

Aderência do Evento a uma Área Prioritária ou Transversal ou NAPI da Fundação Araucária (item 1.1 do Edital)

O Evento deve possuir aderência a pelo menos uma área prioritária ou transversal ou NAPIs da Fundação Araucária. Critério eliminatório.

Áreas Prioritárias: ( ) Agricultura & Agronegócio; ( ) Biotecnologia & Saúde; ( ) Energias Inteligentes;

( ) Cidades Inteligentes; ( ) Educação, Sociedade & Economia.

Áreas transversais: ( ) Desenvolvimento Sustentável; ( ) Transformação Digital.

NAPI _________________________ (informar o nome do NAPI mais aderente, se for o caso).

 

(o solicitante deve assinalar a melhor opção e justificar a aderência do evento à área ou NAPI indicado)

Caso não seja observada a aderência informada, a solicitação será indeferida.

Aderência do Evento a um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (www.odsbrasil.gov.br)

O Evento deve possuir aderência a um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Critério eliminatório.

 

(o solicitante deve informar o(s) ODS aderentes e justificar a aderência do evento ao(s) mesmo(s)

Caso não seja observada a aderência informada, a solicitação será indeferida.

Consolidação

A análise da consolidação do evento pode ser analisada em função da quantidade de edições já realizadas.

 

(o solicitante deve informar a quantidade de edições do evento)

10 ou mais edições: 3 pontos

entre 5 e 9 edições: 2 pontos

menos de 4 edições: 1 ponto

não informado: 0 pontos

Abrangência

A análise do alcance do evento (internacional ou nacional), pode ser feita em função das Associações e/ou Sociedades envolvidas no evento bem como do corpo de palestrantes.

 

(o solicitante deve informar as Associações e/ou Sociedades envolvidas no evento, bem como o corpo de palestrantes. Ex.: American

Chemical Society, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental)

Evento com abrangência Internacional: 2 pontos

Evento com abrangência Nacional: 1 ponto

Demais casos: 0 pontos

Organização

Existem Sociedades de Área, Associações Científicas ou Universidades renomadas envolvidas na organização do evento?

 

(o solicitante deve informar as Associações/Sociedades/Universidades envolvidas na organização do evento)

Sim: 1 ponto

Não: 0 pontos

 

Qual o nível (nacional/internacional) de Composição do Comitê Científico?

 

(o solicitante deve informar a composição e a nacionalidade dos membros do Comitê Científico)

Internacional: 2 pontos

Nacional: 1 ponto

Não possui: 0 pontos

 

Forma de análise dos artigos. A análise do artigo científica é feita por pares?

 

(o solicitante deve informar a forma de avaliação dos artigos científicos)

Sim: 1 ponto

Não: 0 pontos

* A pontuação máxima que pode ser obtida pelo solicitante é de 9 pontos e a nota de corte para obtenção do apoio financeiro deve ser maior ou igual a 5 pontos.

 

 

ANEXO D

RELATÓRIO TÉCNICO INDIVIDUAL DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO COM RECURSOS (DIÁRIAS) DA FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA

Chamada: CP 13/2021: Programa de Apoio Institucional para Organização e Participação em Eventos Técnico – Científicos - Edital PROPPG-UTFPR 08/2023

Título do Evento:

 

Instituição Promotora:

 

Setor/Departamento:

 

Nome do pesquisador:

 

E-mail:

 

Área do Evento (utilizar área de avaliação da CAPES):

 

Abrangência: ( ) Internacional ( ) Nacional ( ) Regional ( ) Estadual ( ) Local

 

Data do Evento:

 

Local do Evento (cidade/estado/país):

 

Assinalar as Áreas Prioritárias/Transversais ou NAPIs que foram aderentes ao Evento.

 

Áreas Prioritárias:

( ) Agricultura & Agronegócio; ( ) Biotecnologia & Saúde;

( ) Energias Inteligentes; ( ) Cidades Inteligentes;

( ) Educação, Sociedade & Economia.

Áreas transversais:

( ) Desenvolvimento Sustentável;

( ) Transformação Digital.

NAPI _________________________ (informar o nome do NAPI aderente, se houver).

 

Informar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que forma aderentes ao Evento:

 

Título do trabalho apresentado:

 

Resumo do trabalho apresentado: (até 15 linhas)

 

O trabalho apresentado é resultado de pesquisa apoiada pela Fundação Araucária:

( ) SIM - O projeto de pesquisa e a apresentação de resultados teve apoio da Fundação Araucária

( ) NÃO – A apresentação de resultados teve apoio da Fundação Araucária

Temas Relevantes abordados: (até 10 linhas)

 

Impacto dos temas abordados em relação ao trabalho de pesquisa:

 

Apoio da Fundação Araucária (valor do auxílio/diárias): R$

 

Síntese das atividades realizadas e principais resultados obtidos: (até 5 linhas)

 

Conclusões e recomendações do evento: (até 5 linhas)

 

Resultados: Indicar link das publicações do trabalho em anais do evento ou outros

 

________, ___ de _____ de 20____.

 

 

 

______________________________________

Nome do pesquisador e assinatura

 

 

 

ANEXO E

REFERÊNCIA MÁXIMA DE DIÁRIA NO EXTERIOR PARA SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL (DECRETO Nº 6.576, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008)

 

GRUPOS

PAÍSES

Classe I

Classe II

Classe III

Classe IV

Classe V

A

Afeganistão, Armênia, Bangladesh, Belarus, Benin, Bolívia, Burkina-Fasso, Butão, Chile, Comores, República Popular Democrática da Coréia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Eslovênia, Filipinas, Gâmbia, Guiana, Guiné Bissau, Guiné, Honduras, Indonésia, Irã, Iraque, Laos, Líbano, Malásia, Maldivas, Marrocos, Mongólia, Myanmar, Namíbia, Nauru, Nepal, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Rep. Centro Africana, República Togolesa, Salomão, Samoa,  Serra Leoa, Síria, Somália, Sri Lanka, Suriname, Tadjiquistão, Tailândia, Timor Leste, Tonga, Tunísia, Turcomenistão, Turquia, Tuvalu, Vietnã, Zimbábue.

220

200

190

180

170

B

África do Sul, Albânia, Andorra, Argélia, Argentina, Austrália, Belize, Bósnia-Herzegóvina, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Catar, Chade, China, Chipre, Colômbia,  Dominica, Egito, Eritréia, Estônia, Etiópia, Gana, Geórgia, Guiné- Equatorial, Haiti, Hungria, Iêmen, Ilhas Marshall, Índia, Kiribati, Lesoto, Líbia, Macedônia, Madagascar, Malauí, Micronésia, Moçambique, Moldávia, Níger, Nigéria, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Paquistão, Peru, Polônia, Quênia, República Dominicana, República Eslovaca, Romênia, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Sudão, Tanzânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela.

300

280

270

260

250

C

Antígua e Barbuda, Arábia Saudita, Azerbaidjão, Bahamas, Bareine, Botsuana, Brunei Darussalam, Bulgária, Canadá, Cingapura, Congo, Costa do Marfim, Cuba, Djibuti, Emirados Árabes, Fiji, Gabão, Guatemala, Jamaica, Jordânia, Letônia, Libéria, Lituânia, Mali, Malta, Maurício, Mauritânia, México, República Democrática do Congo, República Tcheca, Rússia, San Marino, Santa Lúcia, São Cristovão e Névis, São Vicente e Granadinas, Taiwan, Trinidad e Tobago, Ucrânia, Uganda, Zâmbia.

350

330

320

310

300

D

Alemanha, Angola, Áustria, Barbados, Bélgica, Cazaquistão, Coréia do Sul, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Granada, Grécia, Hong Kong, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Kuaite, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Montenegro, Noruega, Omã, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Quirguiz, Seicheles, Sérvia, Suazilândia, Suécia, Suíça, Vanuatu. 

460

420

390

370

350

 

 

 

ANEXO F

REFERÊNCIA MÁXIMA DE DIÁRIA SEGUNDO O ANEXO III DA CHAMADA FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA 13/2021

ITEM DE DESPESA

LOCALIDADE

Valor Unitário

Diárias no Brasil

Capitais Estaduais

R$ 230,00

 

Distrito Federal

R$ 290,00

 

Demais Municípios

R$ 180,00

Diárias no Exterior

(Valor US$/dia)*

África

US$ 187,00

 

América do Norte

US$ 210,00

 

América Latina

US$ 130,00

 

Ásia

US$ 257,00

 

Europa

US$ 236,00

* Valores baseados no anexo do Decreto n.º 2428/2019 da Lei Complementar 104 de 07/07/2004.

 


Referência: Processo nº 23064.012016/2023-11 SEI nº 3331839