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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA Centro de Caracterização Multiusuário em Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais (C²MMa) do Campus Ponta Grossa |
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EDITAL nº 01/2023 – COMITÊ DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS
Seleção de Bolsista Nível Superior para o LabMult Centro de Caracterização Multiusuário em Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais (C²MMa)
O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário Centro de Caracterização Multiusuário em Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais (C²MMa), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 20 a 28 de março de 2023 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível superior, com recursos oriundos da Chamada Pública 23/2022 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.
1. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
1.1 A quantidade de cotas a ser distribuída pela UTFPR a cada LabMult contemplado no Edital PROPPG 15/2023 dependerá do resultado final da Chamada Pública 23/2022 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária).
1.2 A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de graduação concluído e consistirá em 24 parcelas no valor mensal de R$ 2.500,00. O recurso financeiro para a parcela de bolsa-técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária.
1.3 São requisitos para os candidatos:
a) Ter concluído curso de graduação em Química ou Engenharia Química;
b) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no LabMult Centro de Caracterização Multiusuário em Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais - C²MMa da UTFPR, Campus Ponta Grossa;
c) Estar desvinculado (a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.
Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório
2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes. Além da cópia do diploma de graduação, na área de Química ou Engenharia Química, os candidatos deverão apresentar pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (DOCUMENTADO) inserindo as pontuações em cada Item 1.1, 1.2 e 1.3, assim como todos os DOCUMENTOS COMPROVANTES DA PONTUAÇÃO, considerando o período de 2019-2023 (últimos cinco anos).
Todos os ANEXOS e documentos comprovantes deverão ser unificados em formato pdf antes de serem enviados, preferencialmente na seguinte ordem:
Formulário preenchido (ANEXO I);
Cópia atualizada de seu currículo lattes;
Cópia do diploma de graduação na área de Química ou Engenharia Química;
Pontuação previamente calculada (ANEXO II); e
Documentos comprovantes, ordenados conforme cada Item e cada Atividade se apresenta no ANEXO II.
O arquivo pdf único contendo os ANEXOS e os documentos comprovantes requeridos neste edital devem ser encaminhados para o e-mail: cmma-pg@utfpr.edu.br. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.
3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LabMult (https://portal.utfpr.edu.br/pg/c2mma) na área “Editais”. Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.
3.2 O LabMult irá ofertar o número total de bolsas que eventualmente venha a receber no Edital PROPPG 15/2023. Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação.
A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR
3.3 A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
a) Avaliação do currículo lattes e da pontuação confirmada pela comissão mediante conferência dos documentos comprovantes, considerando o período de 2019-2023 (últimos cinco anos), sendo que a pontuação do currículo lattes será calculada segundo os critérios estabelecidos no ANEXO II e conforme a equação abaixo:
Pontuação = (P1 x 0,3 + P2 x 0,1 + P3 x 0,6)
em que,
P1= pontos confirmados no Item 1.1,
P2 = pontos confirmados no Item 1.2 e
P3 = pontos confirmados no Item 1.3.
Sendo que a média ponderada obtida pela equação acima será convertida em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez).
4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
4.1 Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.5 do presente edital na página do Centro de Caracterização Multiusuário em Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais – C²MMa (https://portal.utfpr.edu.br/pg/c2mma) na área “Editais”, e o(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:
ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.
ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.
4.2 Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.
4.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: cmma-pg@utfpr.edu.br.
4.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do Centro de Caracterização Multiusuário em Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais – C²MMa, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.
5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.
5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.
5.3 O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
5.3 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR junto a Fundação Araucária não seja contemplada ou caso não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação Araucária.
5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
6.1 |
Período de Inscrição |
De 20 a 28/03/2023 |
6.2 |
Resultado preliminar da seleção |
06/04/2023 |
6.4 |
Interposição de Recursos |
10/04 a 11/04 |
6.5 |
Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital |
A partir do dia 13/04 |
6.6 |
Envio dos documentos de contratação descritos no item 4.1 |
Até o dia 20/04 |
Ponta Grossa, 16 de março de 2023.
Profa Dra. Daniele Toniolo Dias Ferreira Rosa Profa. Dra. Cláudia Regina Xavier
Supervisora do LabMult C²MMa-PG Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) DANIELE TONIOLO DIAS FERREIRA ROSA, SUPERVISOR(A), em (at) 16/03/2023, às 16:17, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIANO AUGUSTO LOURENCATO, DIRETOR(A), em (at) 17/03/2023, às 13:42, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 17/03/2023, às 14:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3332856 e o código CRC (and the CRC code) 07FC745E. |
ANEXO I do EDITAL № 01/2023
FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL 01/2023 Seleção de Bolsista Nível Superior
NOME COMPLETO: CURSO DE FORMAÇÃO: E-MAIL:
Descreva a experiência prévia que possui na operação de equipamentos instrumentais de análise: ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes e o diploma de graduação na área de Química ou Engenharia Química
Para a comissão preencher após a classificação CLASSIFICAÇÃO:___________
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ANEXO II do EDITAL № 01/2023
As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo documentado. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2019-2023 (últimos cinco anos).
1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos em Química ou Engenharias II vigente na data de publicação do edital)
Atividade |
Pontos por ocorrência |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela comissão |
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a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES em Química ou Engenharias II |
A1 |
10 |
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A2 |
8,5 |
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B1 |
7,0 |
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|
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B2 |
5,5 |
|
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B3 |
4,0 |
|
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B4 |
2,5 |
|
|
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B5 |
1,0 |
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C |
0,7 |
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b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES. |
internacional |
1,0 |
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nacional |
0,5 |
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c) Patente (pedido ou registro) |
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3 e 7 respectivamente |
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d) Livro científico*** |
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5 |
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e) Capítulo de livro*** |
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2 |
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* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.
** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.
***Necessariamente com ISBN
1.2 Publicações em eventos
Atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
|
a) Trabalho completo*** |
Internacional/Nacional* |
1,0 |
4,0 |
|
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regional/local** |
0,3 |
1,0 |
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b) Resumo (simples ou expandido)*** |
Internacional/Nacional* |
0,5 |
2,0 |
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regional/local |
0,2 |
1,0 |
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*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.
** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.
***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.
1.3 Pontuação de experiência profissional
Discriminação da atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
a) Iniciação científica/tecnológica* |
0,2 |
0,4 |
|
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|
b) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação* |
0,2 |
0,4 |
|
|
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c) Atividade profissional de ensino* |
0,5 |
2,0 |
|
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d) Atividade profissional técnica na área de microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia fotoacústica e cromatografia líquida e gasosa* |
1,5 |
- |
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|
e) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída
|
Mestrado (2,0) Doutorado (4,0) |
4,0 |
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f) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento
|
Mestrado (2,0) Doutorado (4,0) |
4,0 |
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*Pontuados por semestre (proporcional). A comprovação profissional exigida no item (d) pode ser comprovada por meio de declaração emitida por supervisor ou coordenador responsável pela área.
ANEXO III - DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL
(Preenchimento individual)
Eu, _______________________________________________________, CPF: _____________________, RG: ______________________, candidato(a) à bolsa-técnico nos termos do Programa de Bolsas Técnico da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PROPPG 15/2023, DECLARO que, caso seja contemplado(a), tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa Técnico desta Chamada Pública.
__________, de _________ de 2023.
_______________________________________
(Assinatura)
Nome do candidato:
Link do Currículos Lattes:
E-mail:
Telefone:
________________________________________
(Assinatura e Carimbo)
Nome do Supervisor:
Campus da UTFPR:
E-mail:
Telefone:
CHAMADA PÚBLICA 23/2022
PROGRAMA INSTITUCIONAL BOLSA-TÉCNICO
ANEXO V - Plano de Trabalho e Declaração do Bolsista
1. IDENTIFICAÇÃO
Instituição/Campus |
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Pesquisador responsável pelo bolsista |
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Nome do bolsista |
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2. SÍNTESE DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA
1 |
2 |
3 |
4 |
(adicionar mais linhas se necessário) |
3. DECLARAÇÃO
4. ASSINATURAS
Os abaixo-assinados declaram que o presente documento foi estabelecido de comum acordo, assumindo as tarefas e responsabilidades que lhes caberão durante o período de realização do mesmo. |
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Local e data: |
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Assinatura do Bolsista |
Assinatura do Pesquisador Responsável pelo bolsista |
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Assinatura da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
1“Art. 7º O tratamento de dados pessoais somente poderá ser realizado nas seguintes hipóteses:
IV – para a realização de estudos por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;”
“Art. 11. O tratamento de dados pessoais sensíveis somente poderá ocorrer nas seguintes hipóteses:
II – sem fornecimento de consentimento do titular, nas hipóteses em que for indispensável para:
c) realização de estudos por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais sensíveis;
Referência: Processo nº 23064.012669/2023-08 | SEI nº 3332856 |