Boletim de Serviço Eletrônico em 21/03/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais - Campus Curitiba

 

EDITAL 01/2023 – COMITÊ DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS

SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL SUPERIOR PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE EQUIPAMENTOS E ANÁLISES AMBIENTAIS (LAMEAA)

 

O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEAA) homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 21 de março a 31 de março de 2023 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível superior, com recursos oriundos da Chamada Pública 23/2022 Programa Institucional Bolsa-Técnico (Fundação Araucária), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.

1. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS

1.1 A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de graduação concluído e consistirá em 24 (vinte e quatro) meses e valor mensal de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). O recurso financeiro para a cota de bolsa técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária.

1.3 São requisitos para os candidatos:

a) Ter concluído curso de graduação em Química, Tecnologia em Processos Ambientais ou Tecnologia em áreas afins às áreas Química e Ambiental;

b) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEAA) da UTFPR;

c) Estar desvinculado (a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.

Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório.

 

2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo a ficha de inscrição (ANEXO I) e o Anexo II, inserindo as pontuações em cada item, assim como todos os DOCUMENTOS COMPROVANTES DA PONTUAÇÃO; estes documentos deverão ser unificados em formato pdf antes de serem enviados. Os documentos devem ser encaminhados para o e-mail lameaa.ct@gmail.com. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.

 

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LabMult https://portal.utfpr.edu.br/ct/lameaa  (na opção “Editais”). Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.

3.2 O(a) candidato(a) será chamada(a) respeitando a ordem de classificação. A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação de substituição de bolsista junto à Fundação Araucária.

3.3 A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:

a) Avaliação da pontuação mediante conferência dos documentos comprovantes (peso 8,0), sendo que pontuação será calculada segundo critérios estabelecidos no Anexo B;

b) Prova de conhecimentos técnicos na área de atuação do Laboratório Multiusuário (peso 2,0). A prova será aplicada utilizando a plataforma Google Classroom, em horário previamente divulgado aos candidatos que tiverem suas inscrições homologadas e versará sobre os seguintes conteúdos:

a) técnicas cromatográficas: Cromatografia Gasosa e Cromatografia Líquida;

b) espectroscopia da região do UV-Vis;

c) conceito do processo de secagem de amostras por liofilização;

d) boas práticas de laboratório.

 

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

4.1 Os resultados serão divulgados de acordo com as datas descritas nos itens 6.3 e 6.5 do presente edital na página do Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEAA) https://portal.utfpr.edu.br/ct/lameaa (opção “Editais”) e o(a) candidato(a) aprovado(a) deverá enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:

1. ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.

b. ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.

4.2 Após a divulgação do resultado da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.

4.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: lameaa.ct@gmail.com.

4.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do LAMEAA, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.

 

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.

5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.

5.3 O período de validade do presente edital é de 6 meses a partir da data de divulgação do resultado final.

5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.

 

6. DATAS IMPORTANTES

6.1

Período de inscrição

De 21 de março a 31 de março de 2023 (horário limite para envio: 18h)

6.2

Homologação das inscrições

03 de abril de 2023

6.3

Análise da pontuação e avaliação online

05 de abril de 2023

6.4

Resultado preliminar da seleção

06 de abril de 2023

6.5

Interposição de Recursos

de 10 a 12 de abril de 2023

6.6

Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital

13 de abril de 2023

6.7

Envio de documentos de contratação, descritos no item 4.1, à PROPPG

20 de abril de 2023

Curitiba, 21 de março de 2023.

 

 

Profº Drº Thomaz Aurélio Pagioro                           Profª Drª Cláudia Regina Xavier

    Supervisor do LAMEAA                                    Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THOMAZ AURELIO PAGIORO, SUPERVISOR(A), em (at) 21/03/2023, às 08:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FRANCIS KANASHIRO MENEGHETTI, DIRETOR(A), em (at) 21/03/2023, às 10:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 21/03/2023, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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_______________________________________________________________________________

ANEXO I DO EDITAL № 01/2023

SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL SUPERIOR PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE EQUIPAMENTOS E ANÁLISES AMBIENTAIS (LAMEAA)

 

FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL 01/2023 Seleção de Bolsista Nível Superior

NOME COMPLETO:

CURSO DE FORMAÇÃO:

E-MAIL:

Descreva a experiência prévia que possui na operação de equipamentos instrumentais de análise: ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

 

Para a comissão preencher após a classificação

CLASSIFICAÇÃO:___________

 

ANEXO II DO EDITAL № 01/2023

SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL SUPERIOR PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE EQUIPAMENTOS E ANÁLISES AMBIENTAIS (LAMEAA)

 

1. Critérios para a pontuação do Currículo Lattes Os comprovantes atividades descritas nos currículos serão valorados de acordo com a pontuação con1da neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2019-2023 (últimos cinco anos).

1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital)

Atividade

Pontos por ocorrência

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s

Confirmados pela comissão

a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES

A1

10

     

A2

8,5

     

B1

7,0

     

B2

5,5

     

B3

4,0

     

B4

2,5

     

B5

1,0

     

C

0,7

     

b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES.

Internacional

1,0

     

Nacional

0,5

     

c) Patente (pedido ou registro)

 

3 e 7 respectivamente

     

d) Livro científico***

 

5

     

e) Capítulo de livro***

 

2

     

* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.

** A distinção entre nacional e internacionalserá feita a partir do idioma de publicação.

***Necessariamente com ISBN

 

1.2 Publicações em eventos

Atividade

Pontos

Pontuação máxima por atividade

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Trabalho completo***

Internacional/Nacional*

1,0

4,0

     

regional/local**

0,3

1,0

     

b) Resumo (simples ou expandido)***

Internacional/Nacional*

0,5

2,0

     

regional/local

0,2

1,0

     

*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.

** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.

***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.

 

1.3 Pontuação de experiência profissional

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação máxima por atividade

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Monitoria*

0,3

1,0

     

b) Iniciação científica/tecnológica*

0,5

-      

c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação*

0,5

-      

d) Atividade profissional de ensino

0,5

2,0

     

e) Atividade profissional técnica na área de análises laboratoriais*

1,5

-      

f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída

Mestrado (1,0) Doutorado (2,0)

2,0

     

g) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento

Mestrado (1,0) Doutorado (2,0)

2,0

     

*Pontuados por semestre (proporcional)

 

ANEXO III - DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL (PREENCHIMENTO INDIVIDUAL)

Eu, _______________________________________________________, CPF: _____________________, RG: ______________________, candidato(a) à bolsa-técnico nos termos do Programa de Bolsas Técnico da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PROPPG 15/2021, DECLARO que, caso seja contemplado(a), tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa Técnico desta Chamada Pública.

 

 

__________, de _________ de 2022.

 

_______________________________________

(Assinatura)

Nome do candidato:

E-mail:

Telefone:

 

________________________________________

(Assinatura e Carimbo)

Nome do Supervisor:

Campus da UTFPR:

E-mail:

Telefone:

 

 

ANEXO IV - PLANO DE TRABALHO E DECLARAÇÃO DE BOLSISTA (ESTE DOCUMENTO EM FORMATO EDITÁVEL SERÁ OPORTUNAMENTE DISPONIBILIZADO APÓS FINALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO)


Referência: Processo nº 23064.013233/2023-28 SEI nº 3338964