Boletim de Serviço Eletrônico em 21/03/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD. PROG. DE POS-GRAD. EM QUIMICA-CT

 

EDITAL DE BOLSAS 04/2023 - PPGQ – CADASTRO DE RESERVA

RETIFICADO 21/03/2023

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) receberá inscrições para bolsas de mestrado, no período de 20 à 26 de março de 2023, de alunos regularmente matriculados que, atendendo aos requisitos especificados abaixo e por indicação de seus orientadores, desejam receber bolsa da cota do programa.

 

1. OBJETIVO DO EDITAL

1.1 Elaborar uma lista de candidatos para alocação de cota de bolsa do programa e formar cadastro de reserva para concessão de bolsas para o primeiro semestre de 2023. As cotas de bolsas serão preenchidas à medida que forem liberadas. A lista terá validade até 31 de julho de 2023.

 

2. BOLSAS OFERECIDAS

2.1. As bolsas que surgirem durante o prazo de vigência desse edital (20 de março à 31 de julho de 2023) serão alocadas conforme lista de espera, em ordem de classificação.

2.1. A bolsa de mestrado terá o valor mensal estipulado de acordo com o órgão concedente e será paga diretamente ao (à) bolsista por agências de fomento externo ou UTFPR (DIRPPG ou PROPPG). O final da vigência da bolsa será estabelecido de acordo com o prazo máximo estabelecido pelas agências de fomento ou UTFPR (DIRPPG ou PROPPG).

 

3. REQUISITOS DO CANDIDATO

3.1. Estar regularmente matriculado no PPGQ tendo ingressado a partir do primeiro semestre de 2022;

3.2. Dedicar-se exclusivamente às atividades acadêmicas e de pesquisa do curso;

3.3. Estar em conformidade com os requisitos listados no Regulamento Interno do PPGQ, regulamento Stricto Sensu da UTFPR e atender as exigências do concedente da bolsa de estudo;

3.4. Não acumular a bolsa com outra recebida de qualquer agência de fomento;

3.5. Caso a bolsa seja da categoria DS/CAPES, é obrigatório que os requisitos, direitos e deveres do(a) bolsista estejam de acordo com o definido pela Portaria n° 76, de 14 de abril de 2010 da CAPES.

 

4. PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO

4.1. Enviar a documentação abaixo relacionada para o email ppgq-ct@utfpr.edu.br, em ARQUIVO ÚNICO (formato PDF) durante o período de 20  à 26/03/2023 (até 23:59h):

a) Ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo I do edital);

b) Cópia do histórico escolar no PPGQ (caso o candidato já tenha cursado disciplinas ofertadas ou validadas pelo PPGQ);

c) Planilha de pontuação do CV Lattes preenchida e assinada (Anexo II do edital);

d) Currículo Lattes com a produção compreendida entre 2018 à 2022;

e) Comprovantes de todas as atividades pontuadas no Anexo II.

Obs: Pedidos de inscrição enviados fora do prazo estabelecido pelo edital e/ou com a ausência de qualquer item acima descrito não serão homologadas. Somente serão aceitas inscrições mediante o envio de todos os itens acima citados, sendo obrigatória a assinatura nos itens a e c. Esta assinatura poderá ser manual ou digitalizada. Não será recebida, em qualquer hipótese, documentação após o horário e a data limite para entrega. Não será permitida substituição ou anexação de novos documentos àqueles entregues no ato da inscrição. A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.

4.2. Informações complementares da inscrição:

a) O arquivo a ser enviado deverá obrigatoriamente ser em formato PDF (ARQUIVO ÚNICO), com os documentos na ordem mencionada acima;

b) A ficha de inscrição e a planilha de pontuação deverão ser preenchidas de forma legível;

c) Somente serão pontuados os itens listados na planilha (Anexo II), que estejam devidamente comprovados (vide descrições no Anexo II;

d) O assunto do e-mail deverá ser, obrigatoriamente: "Edital PPGQ 04/2023 - Bolsas mestrado - NOME DO ALUNO".

 

5. PROCEDIMENTOS PARA SELEÇÃO

5.1. A seleção será realizada pela Comissão de Bolsas do PPGQ constituída pela Portaria de Pessoal GADIR-CT/UTFPR nº 1, de 02 de janeiro de 2023, tomando como referência o Art. 9o da Portaria CAPES n° 76, de 14 de Abril de 2010, que regulamenta o Programa de Demanda Social (DS), fixando os requisitos para concessão de bolsa, conforme já expresso no item 3 deste Edital.

5.2. Para seleção dos bolsistas será estabelecida uma lista classificatória com base na Planilha de Pontuação do CV Lattes (Anexo II), que foi devidamente preenchida pelo candidato. Será considerado como critério de desempate o tempo restante para a titulação. 

 

6. EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. Será excluído do processo de seleção o candidato:

a) que já tenha finalizado três ou mais semestres como aluno regular do PPGQ;

b) que não entregar todos os documentos requisitados no prazo estabelecido;

c) se as informações prestadas não forem verdadeiras.

 

7. CRONOGRAMA

7.1 Esse edital respeitará o seguinte cronograma:

 

ETAPA

DATA/PRAZO

Inscrições

20 à 26/03/2023

Divulgação das inscrições homologadas e resultado preliminar (no site do PPGQ)

Até 28/03/2023

Interposição de Recursos (enviar para o email ppgq-ct@utfpr.edu.br)

Até 30/03/2023

Resultado Final

Até 31/03/2023

 

7.2. O candidato poderá interpor recurso. Os recursos devem ser enviados para email ppgq-ct@utfpr.edu.br, conforme prazo estabelecido na seção 7 deste edital. As informações inerentes ao processo de seleção de bolsista serão publicadas na página do PPGQ no endereço: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgq/editais.

 

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. A inscrição do candidato indica seu conhecimento e concordância com o contido no presente Edital e regulamentos da UTFPR.

8.2. Os casos omissões serão resolvidos pelo Colegiado do PPGQ.

8.3. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

 

PUBLIQUE-SE.

 

Curitiba, 21 de março de 2023

 

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Curitiba da UTFPR

Diretoria Geral do Campus Curitiba da UTFPR

 

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 21/03/2023, às 12:10, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FRANCIS KANASHIRO MENEGHETTI, DIRETOR(A), em (at) 21/03/2023, às 21:22, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3341564 e o código CRC (and the CRC code) E6E3161C.



ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE MESTRADO - PPGQ

 

1) Informações Gerais do Candidato:

Nome do candidato(a):

Nome do orientador(a):

Título do projeto:

 

 

2) Formação Acadêmica (graduação):

Nome da instituição:

Curso:

Ano de conclusão:

 

 

 

______________________________

Assinatura candidato

 

 

 

ANEXO II

FICHA PARA PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

 

Nome do Candidato(a):

 

O preenchimento dessa ficha de pontuação deve ser feito pelo candidato(a). Preencher somente a coluna “pontos solicitados” e “número da página do comprovante”. A coluna pontos homologados será preenchida pela Comissão de Bolsas do PPGQ.

1

Formação acadêmica e titulação (máximo 20 pontos)

Valor

Pontos solicitados

Pontos homologados

No da página do comprovante

1.1

Especialização em nível de pós-graduação na área de Química (carga horária mínima: 360 horas-aula)*

10,0

 

 

 

1.2

Especialização em nível de pós-graduação em outra área do conhecimento (carga horária mínima: 360 horas-aula)*

5,0

 

 

 

1.3

Segunda graduação**

3,0

     
 

subtotal

       

Comprovação:

*diploma ou certificado de conclusão com a carga horária cursada e histórico escolar;

** diploma ou certificado de conclusão

 

 

2

Formação complementar (últimos 5 anos; máx. 20 pontos)

Valor

Pontos solicitados

Pontos homologados

No da página do comprovante

2.1

Cursos de curta duração (qualificação e atualização profissional) (0,5 pontos/20 horas)*

0,5

 

 

2.2

Participação em eventos internacionais ou fora do país (Congressos, Simpósios, Workshops) (2 pontos/evento)**

2,0

 

 

 

2.3

Participação em eventos nacionais (Congressos, Simpósios, Workshops) (1 pontos/evento)***

1,0

     

2.4

Participação em eventos regionais ou locais (Congressos, Simpósios, Workshops) (0,5 pontos/evento)****

0,5

     
 

subtotal

       

Comprovação:

*certificado contendo a carga horária cursada;

** certificado especificando que o candidato participou do evento internacional (encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições e diferentes países).

*** certificado especificando que o candidato participou do evento nacional (encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições e/ou estados brasileiros).

**** certificado especificando que o candidato participou do evento regional ou local (encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais).

 

 

3

Atuação Profissional (últimos 5 anos; máximo 20 pontos)

Valor

Pontos solicitados

Pontos homologados

No da página do comprovante

3.1

Estágios (1 ponto/semestre)*

1,0

 

 

 

3.2

Iniciação científica (voluntário ou bolsista)(2 pontos/semestre)*

2,0

 

 

 

3.3

Monitoria acadêmica (1 ponto/semestre)*

1,0

     

3.4

Consultorias e outras atividades profissionais na área (1
pontos/semestre)**

1,0

     

3.5

Docência ou outras experiências em empregos formais (2
pontos/semestre de atuação)**

2,0

     

3.6

Participação em projetos de pesquisa financiados por órgãos de
fomento públicos ou privados (1 ponto/projeto)***

1,0

     
 

subtotal

       

Comprovação:

* certificado contendo o período em que a atividade foi realizada.

** contrato de trabalho ou registro em carteira, com as datas de inicío e término da atividade.

*** certificado ou declaração do coordenador do projeto (com os dados do projeto de pesquisa) atestando a participação do candidato.

 

 

 

4

Produção em Ciência e Tecnologia - Publicações (últimos 5 anos;
pontuação livre)

Valor

Pontos solicitados

Pontos homologados

No da página do comprovante

4.1

Artigos publicados ou aceitos. Qualis A (área Química) (10 pontos por artigo)*

10,0

 

 

 

4.2

Artigos publicados ou aceitos. Qualis B (área Química) (5 pontos por artigo)*

5,0

 

 

 

4.3

Artigos publicados ou aceitos. Qualis C ou sem classificação
(área Química) (2 pontos por artigo)*

2,0

     

4.4

Livros com ISBN e corpo editorial (6 pontos/livro)**

6,0

     

4.5

Livros com ISBN sem corpo editorial (4 pontos/livro)**

4,0

     

4.6

Capítulos em livros com ISBN e corpo editorial (3 pontos/capítulo)***

3,0

     

4.7

Capítulos em livros com ISBN sem corpo editorial (2 pontos/capítulo)***

2,0

     

4.8

Textos em jornais ou revistas (1ponto/artigo)

1,0

     

4.9

Trabalhos completos ou resumos expandidos em Anais de Congressos, Simpósios ou Workshops (1 ponto/trabalho ou
resumo)****

1,0

     

4.10

Resumos publicados em Anais de Congressos, Simpósios ou
Workshops (0,5 ponto/trabalho ou resumo)****

0,5

     

4.11

Apresentação oral em Congressos, Simpósios ou Workshops (1,0
ponto/trabalho ou resumo)****

1,0

     

4.12

Patente de produtos, processo ou software desenvolvido e
registrado (5 pontos/item)

5,0

     

4.13

Outras produções acadêmicas (relatórios, pareceres, revisão de
artigos, etc.) (1 pontos/atividade)

1,0

     
 

subtotal

       

Comprovação:
* Artigo aceito: apresentar carta de aceite do editor-chefe; artigo pulbicado: primeira página do artigo, onde consta o título, lista de autores, periódico, data da publicação e número DOI.
** Cópia da capa, contra-capa, onde consta o título da obra, autores, ISBN, data de publicação, edição/editora.
*** Cópia da capa, contra-capa (onde consta o título da obra, autores, ISBN, data de publicação, edição/editora, e da primeira página do capítulo.
**** Comprovar o tipo do resumo (simples, expandido ou trabalho completo) através da cópia do certificado de apresentação no evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples, expandido ou trabalho completo. No caso de apresentação oral, apresentar certificado que conste que o trabalho foi apresentado oralmente.

 

______________________________

Assinatura candidato


Referência: Processo nº 23064.013159/2023-40 SEI nº 3341564