|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS MEDIANEIRA Laboratório Multiusuário de Agro Tecnologias (AgriLab) do Campus Medianeira |
|
|
Retificado em 22/03/2023
EDITAL nº 01/2023 – COMITÊ DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS
Seleção de Bolsista Nível Superior para o LabMult - Laboratório Multiusuário de Agro Tecnologias (Agrilab)
O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário de Agro Tecnologias (Agrilab), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 20 a 31 de março de 2023 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível superior, com recursos oriundos da Chamada Pública 23/2022 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.
1. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
A quantidade de cotas a ser distribuída pela UTFPR a cada LabMult contemplado no Edital PROPPG 15/2023 dependerá do resultado final da Chamada Pública 23/2022 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária).
A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de graduação concluído e consistirá em 24 parcelas no valor mensal de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). O recurso financeiro para a parcela de bolsa-técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária.
São requisitos para os candidatos:
Ter concluído curso de graduação em Computação, Elétrica, Eletrônica, Controle e Automação, Sistemas de Informação ou Manutenção Industrial;
Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no LabMult Agrilab da UTFPR;
Estar desvinculado (a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.
Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório
DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf). Ambos os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: agrilab-md@utfpr.edu.br. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.
DO PROCESSO DE SELEÇÃO
A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.3 do presente edital, na página do LabMult (https://agrilab.md.utfpr.edu.br). Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.
O LabMult irá ofertar o número total de bolsas que eventualmente venha a receber no Edital PROPPG 15/2023. Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação.
A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR
A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
Avaliação do currículo lattes (peso 5,0), sendo que pontuação do currículo lattes será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;
Prova de conhecimentos técnicos (PCT) na área de atuação do Laboratório Multiusuário (peso 5,0).
i) A realização da PCT será oral e poderá ser realizada de forma PRESENCIAL ou REMOTA;
ii) A PCT remota será online, com transmissão síncrona via plataforma Google Meet ou semelhante;
iii) A convocação para a PCT feita pelo site do Agrilab (https://agrilab.md.utfpr.edu.br) a partir do dia 3 de abril de 2023;
iv) Cada candidato será convocado individualmente pela banca examinadora em horário e local especificado. Caso o mesmo esteja ausente, será automaticamente desclassificado.
v) O candidato responderá para a banca examinadora 1 (uma) questão de cada um dos temas abaixo, sendo limitado o tempo de 5 minutos de resposta por questão.
Internet das Coisas (IoT - Internet of Things);
Programação;
Agricultura digital;
Geoprocessamento.
vi) Como critérios de avaliação serão considerados a seguir:
Capacidade de articulação dos conceitos, conteúdos e informações atualizadas sobre o tema proposto (50 pontos);
Adequada fundamentação teórica na abordagem do tema proposto (35 pontos);
Atendimento ao tempo estipulado da resposta (15 pontos).
vii) Não será permitida a consulta de materiais durante a arguição do candidato, este obrigatoriamente deverá estar com a câmera e áudios ligados durante o processo avaliativo.
viii) Na ocorrência de problemas de ordem técnica por parte dos membros da banca examinadora e que inviabilize a avaliação do candidato, será designado um novo horário e/ou dia para a avaliação.
DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.5 do presente edital na página do Agrilab (https://agrilab.md.utfpr.edu.br), e o(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:
ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.
ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.
Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.
O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: agrilab-md@utfpr.edu.br.
Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do Agrilab, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.
DISPOSIÇÕES GERAIS
Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.
Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.
O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR junto a Fundação Araucária não seja contemplada ou caso não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação Araucária.
Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
6.1 |
Período de Inscrição |
De 20 a 31/03/2023 |
6.2 |
Convocação para a Prova de Conhecimento Técnico (Entrevista) |
A partir do dia 03/04/2023 |
6.3 |
Resultado preliminar da seleção |
06/04/2023 |
6.4 |
Interposição de Recursos |
10 a 12/04/2023 |
6.5 |
Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital |
A partir do dia 13/04/2023 |
6.6 |
Envio dos documentos de contratação descritos no item 4.1 |
Até o dia 24/04/2023 |
Medianeira, 22 de março de 2023.
Ricardo Sobjak |
Profa. Dra. Cláudia Regina Xavier |
Este edital contém 4 anexos.
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RICARDO SOBJAK, SUPERVISOR(A), em (at) 22/03/2023, às 16:44, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GIOVANA CLARICE POGGERE, DIRETOR(A), em (at) 22/03/2023, às 16:54, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 23/03/2023, às 10:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3345812 e o código CRC (and the CRC code) B4AFACE7. |
ANEXO I do EDITAL № 01/2023 - AGRILAB
FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL 01/2023 Seleção de Bolsista Nível Superior
NOME COMPLETO: CURSO DE FORMAÇÃO: E-MAIL:
Descreva a experiência prévia que possui na operação de equipamentos instrumentais de análise: ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado Para a comissão preencher após a classificação
CLASSIFICAÇÃO:___________ |
ANEXO II do EDITAL № 01/2023 - AGRILAB
1. Critérios para a pontuação do Currículo Lattes
As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2017-2021 (últimos cinco anos).
1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital)
Atividade |
Pontos por ocorrência |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela comissão |
|
a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES |
A1 |
10 |
|
|
|
A2 |
8,5 |
|
|
|
|
B1 |
7,0 |
|
|
|
|
B2 |
5,5 |
|
|
|
|
B3 |
4,0 |
|
|
|
|
B4 |
2,5 |
|
|
|
|
B5 |
1,0 |
|
|
|
|
C |
0,7 |
|
|
|
|
b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES. |
internacional |
1,0 |
|
|
|
nacional |
0,5 |
|
|
|
|
c) Patente (pedido ou registro) |
|
3 e 7 respectivamente |
|
|
|
d) Livro científico*** |
|
5 |
|
|
|
e) Capítulo de livro*** |
|
2 |
|
|
|
* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.
** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.
***Necessariamente com ISBN.
1.2 Publicações em eventos
Atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
|
a) Trabalho completo*** |
Internacional/Nacional* |
1,0 |
4,0 |
|
|
|
regional/local** |
0,3 |
1,0 |
|
|
|
|
b) Resumo (simples ou expandido)*** |
Internacional/Nacional* |
0,5 |
2,0 |
|
|
|
regional/local |
0,2 |
1,0 |
|
|
|
*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.
** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.
***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.
1.3 Pontuação de experiência profissional
Discriminação da atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
a) Monitoria* |
0,3 |
1,0 |
|
|
|
b) Iniciação científica/tecnológica* |
0,5 |
- |
|
|
|
c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação* |
0,5 |
- |
|
|
|
d) Atividade profissional de ensino* |
0,5 |
2,0 |
|
|
|
e) Atividade profissional técnica na área de Computação, Elétrica, Eletrônica, Automação e Controle, Agrícola, Agronômica e Manutenção Industrial. |
1,5 |
- |
|
|
|
f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída |
Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 |
|
|
|
e) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento |
Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 |
|
|
|
*Pontuados por semestre (proporcional)
ANEXO III do EDITAL № 01/2023 - AGRILAB
DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL
(Preenchimento individual)
Eu, _______________________________________________________, CPF: _____________________, RG: ______________________, candidato(a) à bolsa-técnico nos termos do Programa de Bolsas Técnico da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PROPPG 15/2023, DECLARO que, caso seja contemplado(a), tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa Técnico desta Chamada Pública.
__________, de _________ de 2023.
_______________________________________
(Assinatura)
Nome do candidato:
Link do Currículos Lattes:
E-mail:
Telefone:
________________________________________
(Assinatura e Carimbo)
Nome do Supervisor:
Campus da UTFPR:
E-mail:
Telefone:
Referência: Processo nº 23064.012577/2023-10 | SEI nº 3345812 |