|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO Centro de Computação Científica e Tecnológica do Campus Cornélio Procópio |
|
|
EDITAL nº 01/2023 - COMITÊ DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS
Seleção de Bolsista Nível Superior para o LabMult CCCT-CP
O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário Centro de Computação Científica e Tecnológica (CCCT-CP), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 23 a 31 de março de 2023 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível superior, com recursos oriundos da Chamada Pública 23/2022 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.
1. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
1.1 A quantidade de cotas a ser distribuída pela UTFPR a cada LabMult contemplado no Edital PROPPG 15/2023 dependerá do resultado final da Chamada Pública 23/2022 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária).
1.2 A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de graduação concluído e consistirá em 24 parcelas no valor mensal de R$ 2.500,00. O recurso financeiro para a parcela de bolsa-técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária.
1.3 São requisitos para os candidatos:
a) Ter concluído curso de graduação em qualquer área de Ciências Exatas, ou de Engenharias, ou Técnico na área de Computação;
b) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no LabMult CCCT-CP da UTFPR, de forma remota e presencial, conforme necessidade das atividades.
c) Estar desvinculado (a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.
Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa ao candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório.
2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão realizar suas inscrições até a data prevista no item 6.1 do presente edital, pelo formulário https://forms.gle/1K4z4fAcUdHYK3V78 (cuja cópia encontra-se no ANEXO I), preenchendo as informações solicitadas. No ato da inscrição deverá ser anexado ao formulário um único documento em formato PDF, contendo:
- Currículo Lattes atualizado;
- ANEXO II deste edital devidamente preenchido com a pontuação declarada;
- Comprovantes dos itens declarados no ANEXO II.
Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.
3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LabMult (http://tiny.cc/CCCT-CP_Tecnico2023). Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.
3.2 O LabMult irá ofertar o número total de bolsas que eventualmente venha a receber no Edital PROPPG 15/2023. Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação.
3.3 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR.
3.4 A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
a) Avaliação do currículo Lattes, com nota entre 0,0 e 10,0, com peso 0,4 na nota final. A pontuação do currículo será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;
b) Prova de conhecimentos técnicos na área de atuação do Laboratório Multiusuário, com nota entre 0,0 e 10,0, com peso 0,4 na nota final, a ser realizada por meio de entrevista, através do Google Meet, previamente agendada por link que será disponibilizado para os candidatos posteriormente à inscrição. Serão avaliados os conhecimentos do(a) candidato(a) nas seguintes áreas:
- Sistemas Linux
- Utilização de sistemas operacionais de gerenciamento de máquinas virtuais e containers
- Utilização e configuração de sistemas de gerenciamento de filas para submissão de trabalhos em computadores de alto desempenho.
c) Avaliação de proposta de utilização do CCCT-CP para desenvolvimento de pesquisa do bolsista em programa de pós-graduação ou institutos de pesquisa ou equivalente, se houver. A nota atribuída será entre 0,0 e 10,0, com peso 0,2 na nota final.
4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
4.1 Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.5 do presente edital na página do LabMult (http://tiny.cc/CCCT-CP_Tecnico2023).
4.2 Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.
4.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: ccct-cp@utfpr.edu.br.
4.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do CCCT-CP, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.
4.5 O candidato aprovado deverá enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:
- ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.
- ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.
5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.
5.2 O não cumprimento das tarefas atribuídas ao bolsista poderá acarretar a perda da bolsa, e a transferência da mesma para os demais classificados, por ordem de classificação.
5.3 Os candidatos as bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras. Dúvidas quanto ao edital podem ser encaminhas para o e-mail ccct-cp@utfpr.edu.br.
5.4 O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
5.5 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR junto a Fundação Araucária não seja contemplada ou caso não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação Araucária.
5.6 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
5.7 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
6. DATAS IMPORTANTES
6.1 |
Período de Inscrição |
De 27 a 07/04/2023 |
6.2 |
Período de entrevistas |
De 10 a 14/04/2023 |
6.2 |
Resultado preliminar da seleção |
17/04/2023 |
6.4 |
Interposição de Recursos |
18/04 a 20/04 |
6.5 |
Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital |
A partir do dia 21/04 |
6.6 |
Envio dos documentos de contratação descritos no item 4.1 |
A partir do dia 22/04 |
Cornélio Procópio, 22 de março de 2023.
Prof. Cassio Henrique dos Santos Amador
Supervisor do CCCT-CP
Profa. Dra. Cláudia Regina Xavier
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CASSIO HENRIQUE DOS SANTOS AMADOR, SUPERVISOR(A), em (at) 27/03/2023, às 15:45, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FERNANDO JOSE ANTONIO, DIRETOR(A), em (at) 27/03/2023, às 15:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 27/03/2023, às 16:22, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3346448 e o código CRC (and the CRC code) EC8CDF6D. |
ANEXO I do EDITAL № 01/2023
Formulário de Inscrição do Google Forms:
==================================================================================================================
ANEXO II do EDITAL № 01/2023
Critérios para a pontuação do Currículo Lattes
As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2018-2023 (últimos cinco anos).
1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico
Atividade |
Pontos por ocorrência |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
|
a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES |
A1 |
10 |
|
|
A2 |
8,5 |
|
|
|
A3 |
7,0 |
|
|
|
A4 |
5,5 |
|
|
|
B1 |
4,0 |
|
|
|
B2 |
2,5 |
|
|
|
B3 |
1,0 |
|
|
|
B4 |
0,7 |
|
|
|
b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES. |
internacional |
1,0 |
|
|
nacional |
0,5 |
|
|
|
c) Patente (pedido ou registro) |
|
3 e 7 respectivamente |
|
|
d) Livro científico*** |
|
8 |
|
|
e) Capítulo de livro científico*** |
|
4 |
|
|
f) Publicação onde conste agradecimento ao uso de laboratórios |
|
1 |
|
|
* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.
** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.
***Necessariamente com ISBN
1.2 Publicações em eventos
Atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
|
a) Trabalho completo*** |
Internacional/Nacional* |
1,0 |
4,0 |
|
|
regional/local** |
0,3 |
1,0 |
|
|
|
b) Resumo (simples ou expandido)*** |
Internacional/Nacional* |
0,5 |
2,0 |
|
|
regional/local |
0,2 |
1,0 |
|
|
*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.
** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.
***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.
1.3 Pontuação de experiência profissional
Atividade |
Pontos por semestre |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
a) Monitoria* |
0,3 |
1,0 |
|
|
b) Iniciação científica/tecnológica* |
0,5 |
- |
|
|
c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação* |
0,5 |
- |
|
|
d) Atividade profissional de ensino* |
0,5 |
2,0 |
|
|
e) Atividade profissional técnica na área de computação de alto desempenho* |
1,5 |
- |
|
|
f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída ou em andamento |
Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
- |
|
|
*Pontuados por semestre (ou proporcional quando não tiver um semestre completo)
==================================================================================================================
ANEXO III - DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL
(Preenchimento individual, após pedido do supervisor do labmult)
Eu, _______________________________________________________, CPF: _____________________, RG: ______________________, candidato(a) à bolsa-técnico nos termos do Programa de Bolsas Técnico da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PROPPG 15/2023, DECLARO que, caso seja contemplado(a), tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa Técnico desta Chamada Pública.
__________, de _________ de 2023.
_______________________________________
(Assinatura)
Nome do candidato:
Link do Currículos Lattes:
E-mail:
Telefone:
________________________________________
(Assinatura e Carimbo)
Nome do Supervisor:
Campus da UTFPR:
E-mail:
Telefone:
==================================================================================================================
ANEXO IV - PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA
(Preenchimento após pedido do supervisor do labmult)
Referência: Processo nº 23064.006507/2023-22 | SEI nº 3346448 |