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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS PATO BRANCO DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-PB |
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EDITAL nº 16/2023
SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS - PET AGRONOMIA
RETIFICADO
A Diretoria-Geral (DIRGE-PB) e a Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Pato Branco (DIRGRAD-PB) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), juntamente com o Tutor do Grupo PET- Agronomia, considerando a Lei nº 11.180/2005, a Portaria MEC nº 3.385/2005 e tendo em vista o parágrafo único do artigo 17° da Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010, torna público que estão abertas as inscrições para processo seletivo para ingresso ao PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET de 2023.
1. PREÂMBULO
O Programa de Educação Tutorial está vinculado à Diretoria de Políticas e Programas de Graduação – DIPES, da Secretaria de Educação Superior – SESU, subordinada ao Ministério da Educação – MEC. O Programa de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem por objetivos:
1. Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
2. Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.
3. Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
4. Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.
5. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior.
6. Introduzir novas práticas pedagógicas na graduação.
7. Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação.
8. Contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior-IES, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero.
2. DO OBJETO
O presente edital destina-se ao preenchimento de cinco (05) vagas para alunos bolsistas e seis (06) vagas para alunos não-bolsistas. O preenchimento das vagas se dará com base nos critérios estabelecidos neste edital.
3. DAS BOLSAS
Os alunos bolsistas selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$700,00 (setecentos reais), depositados em conta corrente, com recursos do PROGRAMA – PET. O início das atividades de bolsista será a partir de maio de 2023. O pagamento das bolsas aos discentes bolsistas se dará enquanto estes estiverem vinculados ao programa através do SIGPET (Sistema de Gestão do Programa de Educação Tutorial), tendo como origem os recursos do PROGRAMA – PET/FNDE.
4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
Poderão candidatar-se a bolsista PET – Agronomia os alunos, que atendam às seguintes condições de caráter classificatório:
1. Estar regularmente matriculado do primeiro ao sexto período como estudante de graduação do curso de Agronomia da UTFPR-PB.
2. Apresentar coeficiente de rendimento acadêmico (CR) igual ou superior a 0,6.
3. Ter disponibilidade de vinte horas semanais para dedicar-se às atividades do programa.
5. DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO
As inscrições deverão ser realizadas no período de 05 a 14 de abril de 2023, via e-mail: petagronomiautfpr@gmail.com.
6. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO
Os interessados em ingressar no PET – Agronomia deverão apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos:
a. Cópia da carteira de identidade e CPF.
b. Cópia do histórico escolar do curso de graduação.
c. Cadastro preenchido (Anexo I)
d. Curriculum vitae, conforme modelo disponível na Plataforma Lattes, contendo os documentos comprobatórios das atividades realizadas.
e. Projeto de atuação contendo a descrição dos motivos do interesse em ingressar no PET e propostas de projetos a serem desenvolvidos no Grupo PET, com no máximo 4 laudas, no formato A4, com margens de 2 cm, datada e assinada.
Observações: A falta de qualquer documento descrito acima resulta na desclassificação do discente deste processo seletivo. Os documentos deverão ser enviados digitalizados via e-mail e no formato de pdf. Recomenda-se que o nome do seja o nome do candidato e o assunto do e-mail: "Processo Seletivo PET-Agronomia". A responsabilidade pela conferência e veracidade da documentação é de exclusividade do discente, sob pena de eliminação deste processo seletivo.
7. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
A seleção dos candidatos será feita por comissão composta pelo tutor e no mínimo dois (02) discentes bolsistas do grupo PET - Agronomia, que classificará os candidatos de acordo com os seguintes critérios:
Período de Inscrição |
05 à 14/04/2023 |
Divulgação das Inscrições Homologadas |
19/04/2023 |
Dinâmica de grupo |
20 a 25/04/2023 |
Defesa de projetos |
20 a 25/04/2023 |
01/05/2023 |
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Interposição de recursos |
02 a 03/05/2023 |
Resultado final |
07/05/2023 |
Observação: Somente serão classificados discentes que obtiverem nota final superior a 7,0 pontos, sendo a classificação em ordem decrescente.
O não comparecimento do candidato em qualquer uma das fases do processo de seleção caracterizará desistência por parte do mesmo.
8. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
1. Desempenho superior na defesa de projeto.
2. Ter cursado o ensino médio em escola pública.
9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO, VALIDADE DO EDITAL, RECURSO E CREDENCIAMENTO AO GRUPO
A relação com os nomes dos candidatos selecionados será divulgada até o dia 01 de maio de 2023 na página de Editais da DIRGRAD-PB. O resultado do presente edital terá validade por 12 meses, a contar da data da publicação. A interposição de recursos poderá ser realizada entre os dias 02 e 03 de maio de 2023. Os candidatos classificados serão credenciados após o resultado final mediante convocação do tutor via e-mail. O não comparecimento para reunião com tutor após a convocação implicará na perda da vaga. Por quaisquer eventualidades, suplentes serão contatados com antecedência pelo tutor para eventual credenciamento ao grupo.
10. DOS CASOS OMISSOS
Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela DIRGRAD-PB.
A justiça federal é o foro competente para dirimir questões não solucionadas administrativamente.
Pato Branco, 10 de abril de 2023.
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUSTAVO LACERDA DIAS, DIRETOR(A), em (at) 10/04/2023, às 10:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 10/04/2023, às 11:45, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3379618 e o código CRC (and the CRC code) A47EB898. |
ANEXO I
FICHA DE INSCRIÇÃO
Dados do candidato
Nome:
CPF: R.G. :
N° Matrícula/UTFPR (RA): Período que está matriculado:
Data de Nascimento: __/__/____
Cidade: UF:
End. Residencial.: CEP:
Tel. ou Cel.:
E-mail:
Exerce atividade profissional com vínculo empregatício?
( ) Não ( ) Sim Qual?.......................................................................................
Exerce atividade profissional sem vínculo empregatício?
( ) Não ( ) Sim Qual?.....................................................................................
Já foi bolsista? ( ) Não ( ) Sim
Qual programa/área?..............................................
Atualmente, possui vínculo acadêmico com algum professor do Câmpus Pato Branco?
( ) Não ( ) Sim
Qual projeto? .................................................................
Quantas horas por semana você tem disponível para trabalhar no PET?.........................
Declaro serem verdadeiras as respostas acima, bem como aceito as condições e as normas estabelecidas no EDITAL Nº 16/2023- DIRGRAD, para o ingresso no Programa de Educação Tutorial – PET Agronomia.
Pato Branco, ___de ________ de 2023.
Assinatura do (a) candidato (a)
Documentos em Anexo
( ) Curriculum vitae, conforme modelo disponível na Plataforma Lattes com os documentos comprobatórios das atividades realizadas.
( ) Histórico Escolar e matrícula acadêmica contendo as disciplinas cursadas/matriculadas e o rendimento escolar.
( ) Cópia de documento de identidade oficial.
( ) Cópia do CPF.
( ) Projeto de atuação descrevendo o motivo do interesse de ingressar no PET, bem como propostas de projetos a serem desenvolvidos no Grupo PET, com no máximo 4 laudas, no formato A4, com margens de 2 cm, datada e assinada.
( ) Cadastro preenchido (Anexo I).
Pato Branco, de ________ de 2023.
Assinatura do (a) candidato (a)
Referência: Processo nº 23064.001595/2023-76 | SEI nº 3379618 |