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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS DOIS VIZINHOS Laboratório Multiusuário de Biotecnologia Ambiental e Alimentos do Campus de Dois Vizinhos |
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EDITAL 02/2023 – SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL MÉDIO PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO de BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL E ALIMENTOS (LABIA)
O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário de Biotecnologia Ambiental e Alimentos (LABIA), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria e Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), informa que no período de 19/04/2023 a 05/05/2023 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer por 1 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível médio, com recursos da PROPPG/UTFPR.
1. OBJETIVO GERAL
1.1 O objetivo deste Edital é contribuir para a consolidação dos Laboratórios Multiusuários da UTFPR em relação à necessidade de recursos humanos, por meio da concessão de cotas de Bolsas de Apoio Técnico de Nível Médio, com recursos oriundos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, visando potencializar o desenvolvimento de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.
Parágrafo único: Para efeito deste Edital, Laboratório Multiusuário é definido como uma unidade da Instituição que justifique a presença de um técnico especializado e que cumulativamente:
a) Congregue equipamentos específicos para pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;
b) Preste serviços especializados, relacionados à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;
c) Possua equipe técnico-científica de competência reconhecida;
d) Disponibilize a sua infraestrutura laboratorial e de serviços, conforme suas regras de uso, para grupos de pesquisa da UTFPR e de outras instituições brasileiras ou do exterior;
e) Atenda, conforme sua especificidade, às necessidades de análises e de soluções para produtos e processos apresentados pela comunidade externa.
2. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
2.1 As Bolsas de Apoio Técnico objeto deste Edital são de Nível Médio (NM): Aluno com ensino médio concluído e regularmente matriculado em curso de graduação na UTFPR. O bolsista de apoio técnico deverá exercer atividades técnicas específicas, atuando exclusivamente no LabMult LABIA da UTFPR campus Dois Vizinhos para o qual foi selecionado.
2.2. Cada cota de bolsa tem duração de 12 (doze) meses e valor mensal de R$ 700,00 (setecentos reais).
2.3 Os bolsistas deverão exercer suas atividades em regime de 20 horas semanais, exclusivamente no LabMult LABIA da UTFPR campus Dois Vizinhos para o qual foi selecionado.
2.4 Os bolsistas não poderão acumular bolsas de qualquer natureza ou manter vínculo empregatício, no momento da implementação e durante a vigência da bolsa deste Edital.
2.5 São requisitos para os candidatos:
a) Estar matriculado, no mínimo, no quarto (4º) período de curso de graduação da UTFPR, Campus Dois Vizinhos;
b) Possuir experiência prévia em atividades laboratoriais.
3. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
3.1 Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 5.1 do presente Edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II. Ambos os documentos, bem como cópia do Histórico Escolar (para comprovação do tem a) do item 2.5), devem ser encaminhados para o e-mail: labia-dv@utfpr.edu.br. Os arquivos deverão ser enviados em um único arquivo em formato PDF, nomeado com o nome completo do candidato e a sigla do LABIA (exemplo: Nome_Sobrenome_LABIA). O candidato deverá identificar o e-mail como “Assunto: Inscrição no processo seletivo para bolsista-técnico do LABIA”. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.
3.2 A análise documental será feita conforme data prevista no item 5.3 do presente Edital.
4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
4.1 - A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
a) Avaliação do histórico escolar (peso 1);
b) Avaliação de experiência prévia em atividades laboratoriais (peso 2).
4.2. A nota final de cada candidato será dada pela seguinte equação:
Média = [(Nota item a) * 1 + (Nota Item b) * 2)]
2
4.3. As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida no ANEXO II, devidamente comprovada. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez).
5. CRONOGRAMA
ETAPA |
Período ou data |
5.1 Inscrições |
19/04/2023 a 05/05/2023 |
5.2 Divulgação das inscrições deferidas |
09/05/2023 |
5.3 Análise documental dos candidatos |
10/05/2023 a 11/05/2023 |
5.4 Publicação do resultado preliminar |
12/05/2023 |
5.5 Período de interposição de recurso ao resultado preliminar |
15/05/2023 a 16/05/2023 |
5.6 Publicação do resultado final |
17/05/2023 |
6. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
6.1 O resultado preliminar será divulgado de acordo com a data descrita nos item 5.4 do presente Edital no Boletim de Serviço Eletrônico e divulgado na página institucional do LABMULT LABIA, na seção Editais (http://portal.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/labia).
6.2 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota e o primeiro colocado será contemplado com a cota de bolsa objeto do presente Edital, ficando os demais candidatos em lista de espera e, caso ocorra desistência da bolsa pelo contemplado ou se houver concessão de novas cotas de bolsa, os candidatos subsequentes poderão ser contemplados seguindo a ordem de classificação.
6.3 Após a divulgação do resultado preliminar, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado, até a data prevista no item 5.5 do presente Edital.
6.4 O recurso deverá estar fundamentado e deve ser encaminhado via e-mail: labia-dv@utfpr.edu.br.
6.5 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do LabMult LABIA, de acordo com o cronograma do item 5 deste Edital.
7. DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. Os casos omissos serão analisados pela DIRPPG do Campus Dois Vizinhos, podendo ser remetidos à comissão ad hoc especialmente designada para este fim.
7.2. O candidato, ao se inscrever, declara estar ciente e concordar com os termos deste Edital.
7.3 O presente Edital tem validade de 12 meses a contar da data de sua publicação.
7.3. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
10.5. Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE).
Dois Vizinhos, 18 de abril de 2023
(assinado eletronicamente)
Milene Oliveira Pereira
Supervisora do LabMult LABIA
Campus de Dois Vizinhos
(assinado eletronicamente)
Michele Potrich
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação
Campus de Dois Vizinhos
(assinado eletronicamente)
Cláudia Regina Xavier
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MILENE OLIVEIRA PEREIRA, SUPERVISOR(A), em (at) 18/04/2023, às 15:10, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, DIRETOR(A), em (at) 18/04/2023, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROBERTO MOLINA DE SOUZA, PRO-REITOR ADJUNTO, em (at) 19/04/2023, às 16:08, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3383468 e o código CRC (and the CRC code) 893A962E. |
ANEXO I DO EDITAL № 02/2023
Formulário de inscrição
I - Identificação:
Nome: _________________________________________________________
Idade: __________________________________________________________
Curso de graduação que está cursando: _______________________________
Período: _____________________________ CR: _______________________
II - Atividades a serem desenvolvidas:
As atividades relacionadas à bolsa-técnico do Laboratório Multiusuário de Biotecnologia Ambiental e Alimentos (LABIA) estão abaixo indicadas:
Elaboração e revisão de documentos word, tais como formulários, modelos de relatórios, organização de informações e arquivos;
Elaboração de dados em planilhas Excel;
Acompanhamento de reuniões do Comitê Gestor e da Equipe Técnica, elaborando atas com registro de todas as informações discutidas e respectivos encaminhamentos;
Acompanhar e assessorar os usuários do LabMult LABIA;
Auxiliar no sistema de reservas de equipamentos e relatório de uso;
Confeccionar e atualizar os Procedimentos Operacionais Padronizados dos equipamentos e de análises;
Preparar soluções necessárias para calibração, limpeza e operação dos equipamentos;
Participar de treinamento, calibração e operacionalização dos equipamentos;
Auxiliar na mudança e organização do laboratório;
Auxiliar na realização de orçamentos para serviços de reparo/manutenção ou aquisição de itens de laboratório;
Auxiliar na divulgação e atualização das atividades do laboratório nas mídias sociais;
Escrever e apresentar o relatório final.
III - Reconhecimento pessoal:
Assinale a opção que melhor corresponde a sua percepção atual:
( ) - Estou ciente e sinto-me plenamente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário;
( ) - Estou ciente e sinto-me parcialmente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário;
( ) - Estou ciente e sinto-me pouco apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário.
IV - Motivação:
Descreva, em linhas gerais (máximo 10 linhas), quais são suas principais aptidões e motivações para ocupar a vaga de bolsista a qual se refere esse processo de seleção:
__________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Local de Data:
Nome e assinatura do candidato:
ANEXO I DO EDITAL № 02/2023
1. Critérios para a pontuação do Currículo Lattes
As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2019-2023 (inlcusive).
1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o SNIP vigente na data de publicação do edital)
Atividade |
Pontos por ocorrência |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela comissão |
|
a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico em função da faixa de SNIP (Source Normalized Impact per Paper)* obtida da Base Scopus (2019) |
SNIP ≥ 1,501 |
10 |
|
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|
1,001 ≤ SNIP ≤ 1,500 |
8,0 |
|
|
|
|
0,501 ≤ SNIP ≤ 1,000 |
6,0 |
|
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|
0,001 ≤ SNIP ≤ 0,500 |
4,0 |
|
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|
|
b) Artigo publicado em periódico científico que não tenha SNIP** |
internacional |
1,0 |
|
|
|
nacional |
0,5 |
|
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|
|
c) Patente solicitada |
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3 |
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d) Patente concedida |
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7 |
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e) Livro científico*** |
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5 |
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f) Capítulo de livro*** |
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2 |
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* Comprovar por meio de print da página da Plataforma Scopus (https://blog.scopus.com/posts/journal-metrics-in-scopus-source-normalized-impact-per-paper-snip).
** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.
***Necessariamente com ISBN
1.2 Publicações em eventos
Atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
|
a) Trabalho completo*** |
Internacional/Nacional* |
1,0 |
4,0 |
|
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|
regional/local** |
0,3 |
1,0 |
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b) Resumo (simples ou expandido)*** |
Internacional/Nacional* |
0,5 |
2,0 |
|
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|
regional/local |
0,2 |
1,0 |
|
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|
*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.
** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.
***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.
1.3 Pontuação de experiência profissional
Os documentos comprobatórios dos itens a), b) e c) deverão conter o período referente à participação como bolsista ou voluntário, conter data e estar assinado. Não serão aceitas declarações emitidas por orientadores. No documento comprobatório do item d) deve constar a modalidade do estágio (não obrigatório).
Discriminação da atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
a) Monitoria* |
0,3 |
1,0 |
|
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|
b) Iniciação científica/tecnológica (PIBIC, PIBIT, PIVIC, PIVIT )* |
0,5 |
- |
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|
c) Participação em projetos de extensão/inovação* |
0,4 |
- |
|
|
|
d) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação* |
0,5 |
- |
|
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|
e) Atividade profissional de ensino* |
0,5 |
2,0 |
|
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|
f) Atividade profissional técnica na área de Biotecnologia Ambiental e/ou Biotecnologia de Alimentos * |
1,5 |
- |
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g) Curso/treinamento em Biossegurança e/ou Boas Práticas de Laboratório** |
0,4 |
0,4 |
|
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|
h) Curso/treinamento em métodos instrumentais de análises (métodos colorimétricos, espectrofotométricos)** |
0,4 |
0,4 |
|
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i) Curso/treinamento em química analítica** |
0,4 |
0,4 |
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j) Curso/treinamento em microbiologia** |
0,4 |
0,4 |
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*Pontuados por semestre (proporcional)
**Pontuados por 40 horas (proporcional)
Referência: Processo nº 23064.017345/2023-58 | SEI nº 3383468 |