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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS LONDRINA PROG. POS-GRAD. TECNOL. DE ALIMENTOS |
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EDITAL nº 03/2023
SELEÇÃO DE PESQUISADOR ASSOCIADO AO PROGRAMA (PAP) PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTICAMPI EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
A UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ por meio das Direções-Gerais dos Campi Francisco Beltrão e Londrina, da Coordenação e do Colegiado do curso de Pós-Graduação Multicampi em Tecnologia de Alimentos – campus Francisco Beltrão / campus Londrina (PPGTAL-FB/LD), torna pública a seleção de Pesquisador Associado ao Programa (PAP) no regime de fluxo contínuo. O PAP tem por objetivo exercer atividades de coorientação pesquisa/extensão em parceria com o docente permanente do programa de modo a fomentar sua produção acadêmica e de pesquisa alinhada ao PPGTAL-FB/LD, conforme o que se segue.
1. DO NÚMERO DE VAGAS
1.1 Este processo de seleção visa o preenchimento de duas vagas anuais até o limite de seis (6) vagas na quadrienal de avaliação do PPGTAL-FB/LD vigente segundo cronograma de avaliação dos Programas de Pós-Graduação da CAPES.
1.2 O limite anual de vagas poderá ser alterado desde que respeitado o limite máximo de seis (6) vagas na quadrienal do ciclo avaliativo da CAPES.
2. PUBLICAÇÃO
O presente edital será publicado na página do PPGTAL-FB/LD em
https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/editais
3. DA CANDIDATURA
Para se candidatar a uma vaga de PAP no PPGTAL-FB/LD, são necessários os seguintes requisitos:
3.1 Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;
3.2 Possuir título de doutor independente da natureza do PPGTAL-FB/LD;
3.3 Participar de pelo menos um grupo de pesquisa homologado pela PROPPG no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;
3.4 Participar de um projeto de pesquisa cadastrado pelo PPGTAL-FB/LD no Sucupira (CAPES).
4. DA INSCRIÇÃO
4.1 As inscrições serão realizadas com o envio integral da documentação exigida no item 4.3 no ato da inscrição.
4.2 As inscrições neste Edital serão fluxo contínuo e deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail, até o dia 01 de cada mês, por meio do e-mail ppgtal-ld@utfpr.edu.br, anexando os documentos em formato digital em arquivo PDF, sem exceder 10 Mb. Assunto do e-mail “Inscrição para Pesquisador Associado ao Programa (PAP)”
4.3 Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
Plano de Trabalho contendo as atividades acadêmicas, de pesquisa e de coorientações a serem desenvolvidas junto ao PPGTAL-FB/LD por, no mínimo 12 meses, podendo ser renovado por até, no máximo, 30 meses conforme Modelo do Anexo I. O Plano de trabalho deve possuir aderência ao Programa (o candidato poderá encontrar a área de concentração, linhas de pesquisa e projetos temáticos disponíveis em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/sobre);
Carta de apresentação de um docente permanente do PPGTAL-FB/LD indicado pelo candidato, declarando que está de acordo com o plano de trabalho apresentado pelo candidato e que o tema possui correlação com linha de pesquisa do PPGTAL-FB/LD (Anexo II);
4.4 O candidato deve solicitar confirmação do recebimento do e-mail com a respectiva documentação de sua inscrição;
4.5 Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo o programa do direito de excluir do processo aquele que não apresentar documentação completa;
4.6 Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.
4. DO PROCESSO
O processo de seleção dos candidatos seguirá os seguintes trâmites:
4.1 A partir da solicitação, a Coordenação do PPGTAL-FB/LD encaminhará à Comissão Permanente de Acompanhamento e Avaliação (CAAP) a documentação apresentada para análise;
4.2 Análise de documentos pela CAAP que emitirá parecer recomendando ou não com base na pertinência da proposta e na adequação às linhas de pesquisa e de atuação do PPGTAL-FB/LD conforme Instrução Normativa da PROPPG/UTFPR vigente que trata da Participação de Pesquisadores Associados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
4.3 Após análise do parecer, o Colegiado deliberará acerca do ingresso, ou não, do pesquisador associado;
4.4 Os candidatos poderão solicitar recurso após a divulgação do resultado final pela Coordenação do Programa, no site do PPTGTAL–FB/LD.
4.6 Após completados todos os trâmites, o Colegiado do PPGTAL–FB/LD dará ciência do resultado final às DIRPPGs dos Campi de Francisco Beltrão e Londrina por meio de processo no Sistema Eletrônico de Informação (SEI)
5. DOS RESULTADOS
5.1 O Resultado final preliminar será divulgado até o dia 28 de cada mês, relativo às candidaturas em submetidas no período.
5.2 Pedidos de recursos deverão ser enviados por e-mail em formato digital em arquivo PDF para a coordenação do PPGTAL-FB/LD (ppgtal-ld@utfpr.edu.br), em até (cinco) 5 dias úteis após a divulgação no site do Resultado final preliminar.
5.3 Os resultados dos recursos serão publicados na página do PPGTAL-FB/LD até cinco (5) dias úteis após a interposição.
5.4 O Resultado final, após recursos, com os nomes dos candidatos aprovados, será publicado na página do PPGTAL-FB/LD até o dia 05 do mês subsequente ao envio das inscrições. (https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgal-ld/editais)
6. DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1 Informações sobre o processo de seleção não serão repassadas por telefone e podem ser obtidas na página https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld ou pelo e-mail ppgtal-ld@utfpr.edu.br
6.2 O presente edital está de acordo com a Instrução Normativa da PROPPG/UTFPR vigente que trata da Participação de Pesquisadores Associados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
6.3 A Participação de Pesquisadores Associados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná não confere nenhuma espécie de remuneração ou bolsa,
6.4 Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e aceitar as normas que regulamentam a atividade do Pesquisador Associado ao Programa e as normas deste edital.
6.5 Os casos omissos serão apreciados pelo Colegiado do PPGTAL-FB/LD.
6.6 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Londrina, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital não solucionadas administrativamente.
6.7 Este edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço eletrônico (BSE) da UTFPR e na página do PPGTAL-FB/LD.
Prof. Dr. Hernan Vielmo
Diretor Geral da UTFPR campus Francisco Beltrão
Prof. Dr. Sidney Alves Lourenço
Diretor Geral da UTFPR campus Londrina
Profa. Dra. Alessandra Machado-Lunkes
Coordenadora do Programa de Pós-graduação Multicampi em Tecnologia de Alimentos
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALESSANDRA MACHADO LUNKES, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 22/05/2023, às 08:56, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIDNEY ALVES LOURENCO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 22/05/2023, às 09:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 23/05/2023, às 10:56, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3397904 e o código CRC (and the CRC code) F17EDD67. |
Anexo I
MODELO DE PLANO DE ATIVIDADES
Docente: ________________________________________________________________________
O plano de atividades inclui uma descrição do que se pretende desenvolver no PPGTAL-FB/LD, salientando-se o planejamento das atividades de ensino, pesquisa, coorientação e disponibilidade para atividades extensão para o período pretendido. Os itens a serem apresentados são:
1. ENSINO/OFERTA DE DISCIPLINAS: informar as disciplinas (obrigatórias e/ou optativas) que se dispõe a ministrar no curso;
2. PLANEJAMENTO DE PUBLICAÇÕES: informar o planejamento da produção intelectual, indicando os trabalhos no prelo e aceitos para publicação e previsão de publicação em periódicos científicos ou tecnológicos;
3. ATIVIDADE DE EXTENSÃO: informar potenciais atividades de extensão que aproximem a pesquisa acadêmica com a comunidade;
4. ORIENTAÇÕES: informar a capacidade de orientação, indicando as orientações atuais e a disponibilidade;
5. ATIVIDADE DE PESQUISA: descrever das atividades que o candidato propõe para contribuir na execução de projetos temáticos em andamento no PPGTAL-FB/LD (plano de estudos, análise de resultados e publicação). Serão avaliados de forma positiva projetos de pesquisa que contemplem o aprimoramento e readequação de resultados de pesquisa dos projetos temáticos do programa
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Anexo II
CARTA APRESENTAÇÃO
Local e data
Ilmo(a). Coordenador(a),
Venho, por meio desta, apresentar
(indique os pontos chaves do currículo lattes, experiência profissional e/outros itens que façam jus ao pleito de pesquisador associado ao PPGTAL-FB/LD)
Desde já agradeço sua atenção, subscrevendo-me.
Nome completo e assinatura
Referência: Processo nº 23064.018684/2023-51 | SEI nº 3397904 |