|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS PATO BRANCO DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-PB |
|
|
EDITAL nº 21/2023 - DIRGRAD
PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO ENTRE O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS- UTFPR CAMPUS PATO BRANCO - BRASIL E O INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E AVE (IPCA) - PORTUGAL
A Direção-Geral (DIRGE) em conjunto com a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, tornam público que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes ao Programa de Dupla Diplomação com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) ‐ Portugal, de acordo com o que estabelece o presente Edital. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
1. DO OBJETO
O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes do Curso de Ciências Contábeis da UTFPR do Campus Pato Branco para participarem do Programa de Dupla Diplomação com o Curso de Mestrado em Auditoria e Mestrado em Contabilidade e Finanças do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) ‐ Portugal.
2. DO PROGRAMA E ACORDO DE DUPLA DIPLOMAÇÃO
2.1 - O Programa de Dupla Diplomação objeto deste edital faz parte das ações empreendidas pela UTFPR para internacionalização de seus cursos de graduação.
2.2 - O estudante da UTFPR, participante deste programa, que concluir todas as etapas previstas no Acordo de Dupla Diplomação, após concluir o Curso de Ciências Contábeis na UTFPR Campus Pato Branco, receberá diploma de Bacharel em Ciências Contábeis expedido pela UTFPR e o certificado de habilitações referente ao Mestrado do IPCA. Após a formatura na UTFPR, o egresso também poderá requerer o certificado de equivalência de grau de Licenciatura junto ao governo português, seguindo os trâmites a serem informados oportunamente.
2.3 - O Acordo de Dupla Diplomação objeto deste Edital tem os seguintes objetivos:
2.3.1 - Promover a mobilidade internacional dos estudantes do Curso de Ciências do Campus Pato Branco, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana.
2.3.2 - Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis do Campus Pato Branco.
2.3.3 - Contribuir para o intercâmbio de docentes entre as duas instituições possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa.
2.3.4 - Estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino de graduação na UTFPR e no IPCA.
3. DAS NORMAS GERAIS
3.1 - Para ter validade, a duração do período de mobilidade internacional será no mínimo de dois semestres letivos do IPCA, podendo ser prorrogado, caso a caso, e em comum acordo entre as coordenações, incluído neste período o tempo necessário para a entrega da Dissertação/Projeto/Estágio do IPCA e apresentações/defesas públicas.
3.2 - A Dissertação/Projeto/Estágio do IPCA são equivalentes ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da UTFPR, de acordo com as normas regulamentares das duas instituições, no que se refere ao funcionamento e defesa dos mesmos ou regulamento específico comum que se entenda relevante estabelecer para as duas instituições.
3.3 - O estudante selecionado para o programa de Dupla Diplomação deverá cumprir um Acordo de Estudos a ser desenvolvido durante o período em que se encontrar em mobilidade internacional na instituição parceira.
3.4 - O Acordo de Estudos, no modelo do IPCA, será elaborado pelo estudante com a orientação e aprovação da coordenação ou professor responsável por atividade de internacionalização (PRA-Int) do seu curso na UTFPR, em conformidade com as regras estabelecidas no Acordo de Dupla Diplomação.
3.5 - A definição do tema do projeto de mestrado do orientador (IPCA) e do co-orientador (UTFPR) será realizada em comum acordo entre o acadêmico, a instância responsável no curso da UTFPR e a instância responsável no curso do IPCA.
3.5.1 - Os temas disponíveis para os projetos de mestrado serão divulgados pelo IPCA no decorrer do semestre anterior ao início do programa, de modo que possibilite a atribuição dos temas aos estudantes antes do início das atividades no IPCA. O PRA-Int do curso, juntamente à comissão de seleção deste edital, são responsáveis por consultar os estudantes sobre seus temas de interesse, atribuir os temas aos estudantes e informar ao IPCA a lista de estudantes, temas e co-orientadores da UTFPR respeitando o prazo estabelecido pelo IPCA para isso.
3.6 - Ao retornar à UTFPR o estudante que obtiver êxito no cumprimento do plano de estudos, terá as respectivas disciplinas convalidadas de acordo com os termos do Acordo de Dupla Diplomação.
3.6.1 - A lista de convalidação das disciplinas se encontra no Anexo III deste edital.
3.7 - Ao retornar à UTFPR o estudante que obtiver êxito no cumprimento do Acordo de Estudos, dependendo do Acordo para o seu curso e caso existam disciplinas faltantes, deverá concluir todas as disciplinas faltantes para a integralização do curso.
3.8 - As despesas com passagens de ida e volta, traslados terrestres, seguro saúde, emissão de passaporte, obtenção de vistos, despesas com moradia e alimentação, bem como outras despesas decorrentes da mobilidade internacional serão de responsabilidade do estudante. Não há previsão de concessão de auxílio financeiro aos estudantes por parte da UTFPR, a qual fica isenta de qualquer ônus decorrente do Programa ao qual se refere este edital.
3.9 - Posteriormente ao processo de seleção objeto deste edital, os estudantes selecionados devem proceder a sua candidatura completa, conforme item 12. CANDIDATURA COMPLETA - PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS APÓS O RESULTADO FINAL.
3.10 - O candidato que, após leitura e compreensão do conteúdo deste edital e a ele se habilitar, declara, inequívoco conhecimento e concordância quanto aos termos e regulação em seus dispositivos.
4. DAS VAGAS
4.1 - Pelo presente edital, serão selecionados até 04 estudantes do curso de Ciências Contábeis da UTFPR Campus Pato Branco, podendo optar entre o Mestrado em Auditoria ou o Mestrado em Contabilidade e Finanças do IPCA. Este número de vagas foi informado pelo IPCA.
4.2 - O início previsto para as atividades de Dupla Diplomação no IPCA será em setembro de 2023.
5. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
5.1 - Estar matriculado no curso de Ciências Contábeis da UTFPR Campus Pato Branco cursando, no mínimo, o 6º período da matriz semestral ou 4º ano da matriz anual do curso na data do fechamento das inscrições.
5.2 - Ter concluído todas as disciplinas do seu curso na UTFPR até, no mínimo, o 5º período da matriz semestral ou 3º ano da matriz anual, antes de iniciar as atividades no IPCA
5.3 - Possuir coeficiente de rendimento (CR) absoluto mínimo de 0,7 no ato da inscrição.
5.4 - Ter a possibilidade de morar em Portugal por pelo menos dois semestres letivos do IPCA.
6. DA INSCRIÇÃO
6.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma no Anexo I.
6.2 - Para inscrever-se, o candidato deverá enviar e-mail para casagrande@utfpr.edu.br obedecendo às seguintes especificações:
6.2.1 - Título Inscrição DD IPCA seleção 2023
6.2.2 - No corpo do e-mail, informar:
- Nome completo do Estudante
- Número do RA (Registro Acadêmico)
- e-mail do Estudante
- Telefone Celular para contato
- Data de nascimento
- Curso UTFPR
- Ano ou semestre de frequência UTFPR
- Duração Mobilidade IPCA
6.2.3 - Anexar os seguintes documentos:
6.2.3.1 - Anexo II deste edital, preenchido e assinado nos espaços solicitados, em formato PDF. O anexo II é composto por: Ficha de inscrição; Declaração de bolsas Termo de desistência de bolsas; Ficha de pontuação.
6.2.3.2 - Documentação comprobatória para cada uma das atividades que o candidato declara pontuar na Ficha de Pontuação. Não serão computadas as atividades realizadas pelo estudante anteriormente ao seu ingresso na UTFPR.
6.2.3.3 - Currículo Lattes atualizado e documentado em formato PDF. O currículo deverá ser obrigatoriamente preenchido na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br), no modo completo. Em nenhuma hipótese será aceito outro formato de currículo.
6.2.3.4 - Histórico Escolar atualizado em formato PDF, obtido no Portal do Aluno (http://portal.utfpr.edu.br/secretaria). Certifique-se de que não há páginas cortadas e que apareça o link e data de acesso em todas as páginas.
6.3 - Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital, tampouco, após o prazo final de recebimento estabelecido no cronograma no Anexo I.
7. DA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
7.1 - A classificação e seleção dos candidatos será realizada por uma comissão composta por, pelo menos, 03 (três) professores indicados pelo coordenador de curso.
7.2 - Esta comissão classificará e selecionará os candidatos por ordem decrescente da soma simples dos pontos obtidos nos seguintes critérios:
7.2.1 - Coeficiente de rendimento (CR) absoluto, multiplicado por 50.
7.2.2 - Valor TOTAL obtido na Ficha de pontuação, multiplicado por 0,5.
7.3 - Cabe à Comissão de seleção a ratificação ou desclassificação de documentos, culminando neste caso, em ajuste para menor da pontuação previamente preenchida pelo candidato.
7.4 - Em hipótese alguma a comissão aumentará a pontuação previamente preenchida pelo candidato.
7.5 - Caso ocorra empate entre os candidatos, o desempate será efetuado aplicando-se os seguintes critérios na ordem em que se apresenta:
7.5.1 - Estudante com maior coeficiente de rendimento escolar.
7.5.2 - Estudante com maior número de disciplinas, do curso, concluídas com êxito até a data da inscrição.
7.5.3 - Estudante com maior idade.
8. DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS
8.1 - O resultado preliminar da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado pela DIRGRAD Campus Pato Branco, conforme cronograma no Anexo I.
8.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados por meio do endereço eletrônico: casagrande@utfpr.edu.br até as 23h59 do dia 03 de maio de 2023 com assunto RECURSO EDITAL 21/2023 – DIRGRAD Campus Pato Branco
8.2.1 O período de recursos não se destina ao envio de documentação, obrigatória ou complementar, que não tenha sido apresentada no ato da inscrição.
8.3 - Caso tenham sido solicitados recursos, o resultado será homologado e publicado pela DIRGRAD Campus Pato Branco, conforme cronograma no Anexo I.
9. CANCELAMENTO VOLUNTÁRIO DA INSCRIÇÃO
Do início do período de inscrições até o dia 04 de maio, os candidatos poderão cancelar sua inscrição no programa voluntariamente, bastando para isso comunicar a comissão por e-mail casagrande@utfpr.edu.br. Os cancelamentos ocorridos até o dia 04 de maio não serão considerados como desistência.
10. RESULTADO FINAL
10.1 - O resultado final da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado pela DIRGRAD Campus Pato Branco conforme cronograma no Anexo I.
10.2 - Os resultados das etapas descritas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
11. DESISTÊNCIA
11.1 - Após a publicação da classificação final, será considerado desistente o candidato que:
a) Informar a comissão pelo e-mail casagrande@utfpr.edu.br que não tem mais interesse em realizar a mobilidade.
b) Descumprir os prazos informados pela comissão, DIRINTER ou pela instituição receptora em qualquer das fases seguintes do processo.
c) Não providenciar toda a documentação solicitada pela DIRINTER ou pela instituição receptora nas próximas etapas.
d) Não responder as tentativas de contato da comissão, DIRINTER ou da instituição receptora pelos meios informados no ato da inscrição (e-mail ou telefone).
11.2 - Nesses casos, será dada ao candidato a oportunidade de justificar sua desistência. A justificativa será então encaminhada para análise de uma comissão formada por, pelo menos, um membro da PROGRAD e um membro da DIRINTER.
11.3 - Serão aceitas como justificativas as situações imprevistas, devidamente comprovadas, que influenciem no planejamento financeiro ou na situação psicopedagógica do estudante, por exemplo: alteração substancial de capacidade financeira do estudante ou do responsável por sua manutenção no país de destino, por motivos de saúde ou demissão, doença grave de familiar próximo ou do estudante etc.
11.4 - Candidatos desistentes cujas justificativas sejam aceitas pela comissão poderão se inscrever novamente em editais posteriores do programa, concorrendo em igualdade com os outros estudantes quando cumpridos os requisitos.
11.5 - Não serão aceitas como justificativas situações previsíveis, acerca das quais haja informações acessíveis ao estudante, principalmente as relacionadas aos custos necessários à participação no programa: emissão de passaporte, requerimento do visto, compra de passagens, manutenção no país de destino etc. Entende-se que a pesquisa de custos e o planejamento financeiro devem acontecer antes da inscrição no programa, ou no máximo até o fim do período reservado ao cancelamento voluntário da inscrição (04 de maio).
11.6 - Candidatos desistentes cujas justificativas não sejam aceitas pela comissão ficarão impossibilitados de se inscrever no programa pelos dois semestres subsequentes ao semestre em que ocorreu a desistência.
11.7 - Ficam também impossibilitados de se inscrever no programa, pelos dois semestres subsequentes ao semestre em que ocorreu a desistência, os candidatos desistentes que não encaminhem justificativa ou que encaminhem justificativas sem as devidas comprovações.
11.8 - Os procedimentos e medidas expostos acima visam otimizar o uso dos recursos humanos e materiais das instituições envolvidas, bem como não prejudicar candidatos que de fato desejem e estejam aptos a realizar a mobilidade, tendo estes realizado o devido planejamento.
12. CANDIDATURA COMPLETA - PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS APÓS O RESULTADO FINAL
12.1 - Imediatamente após a publicação do resultado final, os estudantes selecionados deverão realizar a etapa de candidatura completa junto à DIRINTER. Esta etapa consiste na preparação e envio, para a DIRINTER, dos documentos exigidos pelo IPCA para emissão da carta de aceite. Esta etapa deverá ser finalizada no máximo de 09 de maio impreterivelmente. A documentação a ser encaminhada no e-mail casagrande@utfpr.edu.br é:
12.1.1 - Acordo de estudos aprovado pela coordenação ou PRA-Int do curso (no modelo do IPCA).
12.1.2 - Caso já possua, cópia do passaporte válido até 01 de janeiro de 2025 ou data posterior (alunos que não possuem já devem encaminhar imediatamente o pedido na Polícia Federal e anexar comprovantes da solicitação e do pagamento das taxas com data anterior ou igual a 04 de maio de 2023)
12.1.3 - Histórico escolar, emitido com código de validação na aba Declarações do Portal do Aluno.
12.1.4 - Currículo (no modelo do IPB).
12.2 - Os modelos e as instruções para o envio da candidatura completa à DIRINTER estão disponíveis no seguinte endereço: http://portal.utfpr.edu.br/internacional/mobilidade/dupla-diplomacao/dupla-diplomacao-no-ipb/informacoes-para-estudantes-selecionados-no-edital
12.3 - Não serão aceitos outros documentos no intuito de substituir os listados acima (EXCETO o passaporte), também não serão aceitas outras formas de envio que não a mencionada na página de orientações da DIRINTER: http://portal.utfpr.edu.br/internacional/mobilidade/dupla-diplomacao/dupla-diplomacao-no-ipb/informacoes-para-estudantes-selecionados-no-edital, ou ainda, o envio fora do prazo mencionado de 09 de maio.
12.4 - O atraso na entrega ou a falta de qualquer um dos documentos, EXCETO o passaporte, implica a desclassificação do candidato para participação no programa de Dupla Diplomação.
12.5 - Estudantes que não tenham passaporte válido (conforme item 12.1.2) no momento da inscrição devem solicitar imediatamente, anexando comprovantes da solicitação e do pagamento das taxas com data anterior ou igual a 09 de maio de 2023.
12.6 – Serão classificados até 4 candidatos, não havendo previsão de lista de espera para candidatos não classificados nessa edição.
13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
13.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.
13.2 As dúvidas ou omissões acerca do presente Edital, observadas a legislação vigente, serão dirimidas por meio do e-mail: casagrande@utfpr.edu.br
13.3 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
13.4 - Os candidatos inscritos declaram aceitar e ter ampla e irrestrita ciência dos termos constantes do presente edital e das demais regulações institucionais.
13.5 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUSTAVO LACERDA DIAS, DIRETOR(A), em (at) 25/04/2023, às 16:16, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 26/04/2023, às 16:53, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3406649 e o código CRC (and the CRC code) 09D46677. |
ANEXO I
Cronograma de execução do edital
Atividade |
Data ou período |
Inscrição dos candidatos |
da data de publicação deste edital até 28 de abril 2023 |
Divulgação do resultado preliminar |
Até 02 de maio de 2023 até as 23h59. |
Interposição de recurso quanto ao resultado preliminar |
até as 23h59 do dia 03 de maio de 2023 |
Resultado da interposição de recursos quanto ao resultado preliminar, caso existam. |
4 de maio de 2023 até as 23h59. |
Divulgação do resultado final |
Até 8 de maio de 2023 até as 23h59 |
Candidatura completa dos candidatos |
até 9 de maio de 2023 |
Candidatura completa dos candidatos chamados em lista de espera |
até 12 de maio de2023 |
ANEXO II
Ficha de inscrição; Declaração de bolsas; Termo de desistência de bolsas; Ficha de pontuação
- FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome completo |
|
Data de Nasc. |
|
RG |
|
CPF |
|
Endereço |
|
Cidade |
|
CEP |
|
|
|
Celular |
|
Campus |
|
Curso |
|
Registro Acadêmico (RA) |
|
mês/ano de ingresso no curso |
|
Período em que encontra (conforme Histórico) |
|
_____________________, _____ de __________________ de 2023
___________________________________
Assinatura
- DECLARAÇÃO DE BOLSAS (preencher e assinar caso não possua bolsa no ato da inscrição)
Eu, ____________________________________________________, portador(a) do CPF __________________________ e do RG __________________________, estudante regularmente matriculado no ______ período do curso ____________________________________________________ da UTFPR Campus __________________________, RA _______________, declaro não possuir vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais.
_________________________, _____ de __________________ de 2023.
___________________________________
Assinatura
- TERMO DE DESISTÊNCIA DE BOLSAS (preencher e assinar caso possua bolsa no ato da inscrição)
Eu, ____________________________________________________, portador(a) do CPF __________________________ e do RG __________________________, estudante regularmente matriculado no ______ período do curso ____________________________________________________ da UTFPR Campus __________________________, RA _______________, assumo o compromisso de desistir de quaisquer vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais no momento da participação da mobilidade internacional.
_________________________, _____ de __________________ de 2023.
___________________________________
Assinatura
- FICHA DE PONTUAÇÃO
Nome completo: _______________________________________________________________
1) Coeficiente de rendimento (CR) absoluto. Item 4.3 do edital: “Possuir coeficiente de rendimento (CR) absoluto mínimo de 0,7 no ato da inscrição.”
CR Declarado |
CR Declarado x 50 |
CR Declarado x 50 homologado (não preencher)
|
2) Atividades acadêmicas e profissionais - Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes. Não serão computadas as atividades realizadas pelo estudante anteriormente ao seu ingresso na UTFPR.
2.1. Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes
2.2.1. Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) apresentados em eventos (Pontuação máxima: 10 pontos)
Pontuação |
Pontos Declarados |
Pontos homologados (não preencher) |
||
a) Resumo publicado (até duas páginas) |
internacional |
0,5 pontos por resumo |
|
|
nacional |
0,3 pontos por resumo |
|
|
|
regional/local |
0,1 pontos por resumo |
|
|
|
b) Resumo expandido e trabalho completo (acima de três páginas) |
internacional |
1 ponto por resumo |
|
|
nacional |
0,5 pontos por resumo |
|
|
|
regional/local |
0,3 pontos por resumo |
|
|
|
TOTAL |
|
|
2.2.2. Produção científica e tecnológica (Pontuação máxima: 10 pontos)
Discriminação da atividade |
Pontuação |
Pontos Declarados |
Pontos homologados (não preencher) |
|
c) Artigo publicado em periódico científico listado no Qualis-CAPES |
Internacional |
3 pontos por artigo |
|
|
Nacional |
1 ponto por artigo |
|
|
|
d) Artigo publicado em periódico científico não listado no Qualis-CAPES |
Internacional |
1 ponto por artigo |
|
|
Nacional |
0,5 pontos por artigo |
|
|
|
TOTAL |
|
|
2.2.3.Atividades de iniciação científica e estágios (Pontuação máxima: 70 pontos)
Discriminação da atividade |
Pontuação |
Pontos Declarados |
Pontos homologados (não preencher) |
e) Iniciação Científica (PIBIC, PIBIT e Ações Afirmativas), devidamente comprovada com documento emitido pelo departamento de pós-graduação ou órgão equivalente na IES |
10 pontos por semestre |
|
|
f) Monitorias e estágios vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão (exceto estágio obrigatório de final de curso) |
5 pontos por semestre |
|
|
g) Participação em Centro Acadêmico e DCE |
2 pontos por semestre |
|
|
h) Cursos de Língua Estrangeira |
5 pontos por semestre |
|
|
TOTAL |
|
|
2.2.4. Experiência profissional (Pontuação máxima: 10 pontos)
Discriminação da atividade |
Pontuação |
Pontos Declarados |
Pontos homologados (não preencher) |
i) Experiência profissional em Ciências Contábeis |
2 pontos por ano |
|
|
TOTAL |
|
|
Somatório das Atividades acadêmicas e profissionais |
TOTAL x 0,5 |
Pontos Declarados |
Pontos homologados (não preencher)
|
3) Totalização Declarada:
P1 = CR Declarado x 50
|
P2 = TOTAL das Atividades x 0,5 declarado |
Totalização: P1 + P2 declarado
|
Homologada (não preencher):
P1 = CR Declarado x 50 homologado
|
P2 = TOTAL das Atividades x 0,5 homologado |
Totalização: P1 + P2 homologado
|
_________________________, _____ de __________________ de 2023.
___________________________________
Assinatura
ANEXO III
MESTRADOS - IPCA |
||
MESTRADO EM AUDITORIA |
||
Sem. |
Unidades Curriculares |
ECTS |
S1 |
Complementos de Contabilidade Financeira |
6,5 |
S1 |
Auditoria Financeira Avançada |
6,5 |
S1 |
Auditoria Assistida por Computador e Técnicas de Amostragem |
4 |
S1 |
Auditoria Interna |
4 |
S1 |
Fusões, Aquisições e Restruturações Empresariais |
4 |
S1 |
Opção 1* |
5 |
S2 |
Auditoria Pública |
5 |
S2 |
Direito das Sociedades e dos Valores Mobiliários |
5 |
S2 |
Auditoria nas Atividades Financeiras e Seguradora |
5 |
S2 |
Fiscalidade e Auditoria Tributária |
6 |
S2 |
Metodologias de Investigação para a Auditoria |
4 |
S2 |
Opção 2* |
5 |
S2 |
Dissertação /Projeto/Estágio de Natureza Profissional |
|
|
|
|
|
Disciplinas para Opção 1 e 2 - Mestrado em Auditoria |
|
|
Ética, Deontologia e Responsabilidade Social |
5 |
|
Avaliação das Empresas e de Negócios |
5 |
|
Métodos de Previsão do Fracasso Empresarial |
5 |
|
Auditoria Forense |
5 |
|
Controlo de Gestão |
5 |
|
Auditoria da Sustentabilidade |
5 |
|
Auditoria Estratégica e Previsional |
5 |
|
Auditoria da Sustentabilidade |
5 |
|
Auditoria Estratégica e Previsional |
5 |
GRADUAÇÃO - UTFPR |
|||
MATRIZ ANUAL - 2006 |
|||
Ano |
Código |
Unidades Curriculares |
CH |
3 |
TF33B |
TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS DE FINANÇAS |
60 |
3 |
AT34B |
AUDITORIA CONTÁBIL |
90 |
3 |
CA33B |
CONTABILIDADE AVANÇADA |
150 |
1 |
AP34B |
ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETO |
60 |
4 |
TB34B |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
60 |
3 |
EG33B |
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL |
60 |
4 |
CT34B |
CONTROLADORIA |
90 |
MATRIZ SEMESTRAL - 2020 |
|||
Sem. |
Código |
Unidades Curriculares |
CH |
6 |
FE26B |
FINANÇAS EMPRESARIAIS |
60 |
7 |
AC27B |
AUDITORIA CONTÁBIL I |
30 |
8 |
AC28B |
AUDITORIA CONTÁBIL II |
60 |
5 |
CA25B |
CONTABILIDADE AVANÇADA I |
60 |
6 |
CA26B |
CONTABILIDADE AVANÇADA II |
60 |
5 |
MT25B |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I |
30 |
6 |
MT26B |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II |
30 |
7 |
TC27B |
TCC I |
30 |
8 |
TC28B |
TCC II |
30 |
3 |
EC23B |
ÉTICA APLICADA À CONTABILIDADE |
30 |
7 |
CR27B |
CONTROLADORIA I |
30 |
8 |
CR28B |
CONTROLADORIA II |
30 |
|
MESTRADO EM CONTABILIDADE E FINANÇAS |
ECTS |
Sem. |
Unidades Curriculares |
6 |
S1 |
Metodologias de Investigação e de Elaboração de Trabalhos |
6 |
S1 |
Complementos de Finanças Empresariais |
6 |
S1 |
Complementos de Contabilidade Financeira |
6 |
S1 |
Mercados e Instrumentos Financeiros |
6 |
S1 |
Opção 1* |
6 |
S2 |
Tópicos Avançados de Fiscalidade |
6 |
S2 |
Contabilidade de Grupos Económicos |
6 |
S2 |
Avaliação de Empresas e de Negócios |
6 |
S2 |
Novas Tendências de Contabilidade de Gestão |
6 |
S2 |
Opção 2* |
6 |
S2 |
Dissertação /Projeto/Estágio de Natureza Profissional |
6 |
|
Disciplinas para Opção 1 e 2 - Mestrado em Contabilidade e finanças |
|
|
Análise e Gestão de Risco* |
6 |
|
Auditoria Financeira* |
6 |
|
Complemento de Contabilidade e Finanças Públicas* |
6 |
|
Finanças Comportamentais* |
6 |
|
Finanças Internacionais* |
6 |
|
Tratamento e Análise de Dados* |
6 |
|
Sistema de Controle e Gestão |
6 |
|
Tratamento e Análise de Dados* |
6 |
|
Sistema de Controle e Gestão |
6 |
MATRIZ ANUAL - 2006 |
|||
Ano |
Código |
Unidades Curriculares |
CH |
1 |
AP34B |
ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETO |
60 |
3 |
CA33B |
CONTABILIDADE AVANÇADA |
150 |
3 |
AT34B |
AUDITORIA CONTÁBIL |
90 |
4 |
CT34B |
CONTROLADORIA |
90 |
MATRIZ SEMESTRAL - 2020 |
|||
Sem. |
Código |
Unidades Curriculares |
CH |
5 |
MT25B |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I |
30 |
6 |
MT26B |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II |
30 |
5 |
CA25B |
CONTABILIDADE AVANÇADA I |
60 |
6 |
CA26B |
CONTABILIDADE AVANÇADA II |
60 |
7 |
AC27B |
AUDITORIA CONTÁBIL I |
30 |
8 |
AC28B |
AUDITORIA CONTÁBIL II |
60 |
7 |
CR27B |
CONTROLADORIA I |
30 |
8 |
CR28B |
CONTROLADORIA II |
30 |
Obs. A coordenação do curso de Ciências Contábeis, juntamente com o colegiado do curso, poderá analisar solicitações para convalidação de disciplinas, observando o princípio do esforço equivalente.
Referência: Processo nº 23064.001595/2023-76 | SEI nº 3406649 |