Boletim de Serviço Eletrônico em 25/04/2023

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CONSELHO DE PESQUISA E POS-GRADUACAO

RESOLUÇÃO COPPG/UTFPR Nº 114, DE 25 DE abril DE 2023

  

Dispõe sobre a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Gestão da Manutenção Industrial - Campus Medianeira.

O CONSELHO PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso de suas atribuições, considerando o disposto na Deliberação nº. 10, de 04 de agosto de 2000 do Conselho Diretor;

Considerando o Parágrafo 1º do Artigo 25 do Estatuto da UTFPR, aprovado pela Portaria Ministerial nº. 303 de 17/04/2008;

Considerando o Artigo 17 do Regimento Geral da UTFPR, aprovado pela Deliberação nº. 07/09-COUNI, de 05 de junho de 2009;

Considerando o Artigo 9 do Regulamento do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, aprovado pela Deliberação 05/2010-COUNI;

Considerando o decreto Nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017;

Considerando o decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017;

Considerando a Resolução 01 do CNE/CES de 06 de abril de 2018;

Considerando o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, aprovado pela Resolução COPPG n° 033-19, de 30 de setembro de 2019;

Considerando o Parecer nº 09/2023, anexo ao processo SEI nº 3394401, intitulado “Relato_Relato Final”, relatado pelo conselheiro Gilson Adamczuk Oliveira, aprovado na 2ª Reunião Ordinária do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, realizada em 13 de abril de 2023;

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º Aprovar o Projeto Pedagógico do do Curso de Especialização em Gestão da Manutenção Industrial - Campus Medianeira.

Parágrafo único. O objeto aprovado por meio desta resolução não se tornará público devido ao caráter sigiloso da proposta, considerando o contexto mercadológico envolvido.

Art. 2º A presente Resolução será publicada no Boletim de Serviço Eletrônico da UTFPR e entrará em vigor a partir de 25 de abril de 2023.

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRESIDENTE DO CONSELHO, em (at) 25/04/2023, às 13:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO:

GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: Engenharia/Tecnologia/Gestão (90193000)                              

COORDENAÇÃO: Igor Fernando Basso

E-mail: igorbasso@utfpr.edu.br

 

MEDIANEIRA PR

16/02/2023

I.      APRESENTAÇÃO DO CURSO

 

Título: Curso de Especialização em Gestão da Manutenção Industrial

Modalidade:   [   X    ] - Presencial    [      ] - À Distância

Distribuição de Carga Horária:

Carga Horária Total: 360 horas

Presencial

Remota Assíncrona

288 (80%)

72 (20%)

 

Carga Horária Total de 360 (trezentos e sessenta) horas, das quais 288 (duzentos e oitenta e oito) horas são referentes a aulas e atividades presenciais e 72 (setenta e duas) horas com atividades não presenciais ou assíncronas, disponibilizadas via plataforma Moodle. Por meio da plataforma também poderão ser executadas avaliações e simulados.

As aulas presenciais serão realizadas nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Medianeira.

 

A  - Justificativa, Objetivo e Público-alvo:

O ambiente econômico globalizado e altamente competitivo no qual as empresas se encontram, exige um esforço de todos os departamentos de uma organização para otimizar os recursos necessários à produção. Neste contexto, a manutenção surge como uma função estratégica da organização a fim de aumentar a produtividade, os ganhos e sua competitividade perante o mercado.

 

O principal objetivo da manutenção é garantir a disponibilidade da função dos ativos atendendo ao processo produtivo ou serviço com confiabilidade, segurança, preservação do meio ambiente e custos adequados. Para tanto, dentre as atividades do departamento da manutenção de uma organização destaca-se: i) desenvolver um programa de manutenção adequado para cada componente/sistema de cada ativo, considerando a criticidade do ativo para a produção; ii) organizar planos e procedimentos para atuar em falhas inesperadas; iii) definir, em conjunto com o departamento de produção, os períodos mais adequados para realizar as intervenções nos ativos; iv) planejar e organizar os recursos humanos e materiais da manutenção; v) realizar o histórico de inspeções e intervenções nos ativos e desenvolver relatórios gerenciais dos indicadores de manutenção a fim de planejar próximas atividades; e, vi) criar planos para análise das falhas e proposição de melhorias para prevenção das falhas. Portanto, para que estas atividades sejam desenvolvidas com êxito, destaca-se a importância da capacitação em nível de gestão dos profissionais de manutenção.

 

Nos últimos anos a região Oeste do Paraná vêm se desenvolvendo significativamente devido ao crescimento expressivo das cooperativas agroindustriais. Este crescimento demanda mão de obra qualificada com alto conhecimento, especialmente relativo à área de gestão da manutenção. Nesse contexto, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Medianeira propõe o curso de especialização em Gestão da Manutenção Industrial com intuito de contribuir diretamente para a demanda de profissionais qualificados e, indiretamente, para o desenvolvimento econômico e social no âmbito regional.

 

Objetivos

Esse curso de especialização tem por objetivo geral capacitar profissionais, de nível superior, que atuam ou desejem atuar na gestão da manutenção industrial através da formalização do conhecimento e técnicas aplicadas a operacionalização e gestão da manutenção.

Os objetivos específicos são:

proporcionar uma visão holística e sistemática da manutenção industrial praticada nas empresas;

capacitar profissionais a planejar, organizar e controlar estrategicamente a manutenção de sistemas;

apresentar e discutir novos conceitos e técnicas aplicados na gestão da manutenção industrial;

apresentar e discutir fundamentos de economia de interesse no gerenciamento dos custos de manutenção;

apresentar e discutir conceitos de gestão dos ativos;

capacitar profissionais com perfil de liderança para gerir estrategicamente as equipes de manutenção.

 

Público-Alvo

Engenheiros, tecnólogos, administradores, gestores de manutenção e/ou processos industriais, interessados em desenvolver habilidades e competências para atuação na área de Gestão da Manutenção Industrial.

 

B - Vagas Ofertadas:

Serão ofertadas 40 (quarenta) vagas para a comunidade externa. Sobre o número total de alunos matriculados haverá um acréscimo de 10% (dez por cento), em vagas adicionais, visando a capacitação de servidores, conforme política institucional da UTFPR.

Comunidade externa

40

Capacitação de servidores

4

Total de vagas ofertadas

44

 

Caso as vagas para capacitação de servidores não sejam completamente preenchidas, as vagas remanescentes serão ofertadas para a lista de espera dos alunos externos, de acordo com o segundo parágrafo da Art. 16 da resolução n°33, de 30 de setembro de 2019.

 

C - Critérios de Seleção e Requisitos para Ingresso:

O curso será aberto aos candidatos diplomados em cursos de graduação. O candidato que colou grau e cujo diploma esteja em trâmite, deve apresentar o Comprovante de Conclusão do Curso de Graduação, emitido pela instituição de ensino do qual é proveniente, onde conste: a data de colação de grau, os dados de reconhecimento do curso e a informação de que o respectivo diploma está em trâmite.

 

C.1) Seleção de candidatos da comunidade externa

A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistência. A classificação dos candidatos será feita através dos seguintes critérios:

Havendo empate entre os candidatos, a precedência na classificação será decidida de acordo com os seguintes critérios, sucessivamente:

  1. O que tiver maior tempo formado na graduação;

  2. O de maior idade.

 

C.2) Seleção de servidores

A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistência. Os critérios para seleção de servidores seguirão como descrito no Art. 5° da Portaria n°0726, de 30 de julho de 2008.

 

D - Exigência e Modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso: [    ] - SIM [  X  ] - NÃO

A resolução CNE/CES n°1, de 06 de abril de 2018, não exige a realização de Trabalho de Conclusão de Curso, corroborando com o citado na resolução n°33, de 30 de setembro de 2019, no capítulo IX Art. 26: “Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é opcional para os cursos de pós-graduação Lato-Sensus da UTFPR”. Portanto, não será exigido Trabalho de Conclusão de Curso nesta pós-graduação.

 

E - Previsão de oferta de Disciplinas Isoladas: [    ] - SIM [  X  ] - NÃO

 

F - Dos procedimentos para segunda chamada e recuperação de rendimento

Ao aluno que não atingir nota final igual ou superior a 7,0 (sete), considerando todas as atividades avaliativas previstas para cada disciplina é assegurado segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, desde que a(s) justificativa(s) apresentada(s) seja(m) deferida(s) pela coordenação do curso.

 

Os alunos que não conseguiram nota suficiente e que desejem realizar segunda chamada, deverão protocolar o Requerimento devidamente justificado, em até 10 dias após o resultado da avaliação, no DERAC. O coordenador terá um prazo de 15 dias para Análise do Requerimento. Após o parecer da análise pelo coordenador, o professor da disciplina terá um prazo de 20 dias para efetuar a avaliação e deverá apresentar o resultado final ao aluno em até 10 dias após a avaliação.

 

II.    MATRIZ CURRICULAR:

 

A - Plano de Ensino das Disciplinas:

Disciplina:

GESTÃO DE ATIVOS

Carga Horária Total: 20 horas

Presencial: 16 horas

Assíncrona: 4 horas

Objetivo:

Capacitar os discentes na análise dos custos envolvidos no ciclo de vida dos ativos, bem como análise da depreciação e viabilidade econômica de substituição/reformas dos ativos industriais.

Programa:

Fundamentos e Conceitos da Gestão de Ativos; Análise do Ciclo de Vida dos Ativos; Sistemas de Gestão de Ativos; Certificação da Gestão de Ativos ISO 5500X e PAS 55; Gestão de Ativos Baseada em Gestão de Risco (ISO 31000); Etapas da Implementação de um Sistema de Gestão de Ativos; Verificação e Melhoria do Sistema de Gestão de Ativos.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula mista (teórica e prática), resolução de exercícios, estudos de casos e trabalhos individuais ou em grupos.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Relatórios; Lista de exercícios; Apresentação de Trabalhos que abordem aspectos práticos da disciplina.

Forma de Avaliação:

A nota será composta por relatório (50%); Lista de exercícios (25%) e Seminário (25%).

Bibliografia:

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 55000: Gestão de Ativos – visão geral, princípios e terminologia. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.

  2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 55001: Gestão de Ativos – sistemas de gestão - requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.

  3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 55002: Gestão de Ativos – sistemas de gestão – diretrizes para a aplicação da ANBT NBR ISO 55001. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.

  4. PINTO, A. K.; NASCIF, J. Manutenção: função estratégica. 4ª ed. Rio de Janeiro/RJ: Qualitymark Editora, 2012.

  5. HIGGINS, L. R.; BRAUTIGAM, D. P.; MOBLEY, R. K. Maintenance Engineering Handbook. New York: McGraw-Hill, 2014.

Consulta a base da BiblioTec em 01/02/2023.

 

Disciplina:

ORGANIZAÇÃO, CONTROLE E PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO

Carga Horária Total: 40 horas

Presencial: 32 horas

Assíncrona: 8 horas

Objetivo:

O objetivo dessa disciplina é proporcionar aos discentes a compreensão das atividades relacionadas a organização, planejamento e controle da manutenção, de forma que os discentes sejam capazes de elaborar sistemas e planos de manutenção.

Programa:

Conceitos de Planejamento e Controle de Manutenção; Tipos de Manutenção: Corretiva, Preventiva, Preditiva. Definição de PCM. Função do PCM no Setor de Manutenção. Endereçamento de Máquina (TAG), Mapeamento de Processo, Geração, Emissão e Acompanhamento de Ordens de Serviço (OS) e Planos de Manutenção (PM´s Preventiva e Preditiva). Planejamento e Execução de grandes paradas para manutenção. Processo de Lubrificação industrial e técnicas preditivas aplicadas no monitoramento da qualidade dos lubrificantes. Processo de tomada de decisão nas atividades de manutenção. Gestão da manutenção industrial na indústria 4.0 (I4.0).

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aulas expositivas, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Realização de trabalhos práticos individuais ou em grupo que versará sobre os assuntos práticos.

Forma de Avaliação:

A nota final será composta por: (50%) resolução de exercícios individuais e (50%) trabalho de grupo para desenvolvimento de estudos de caso.

Bibliografia:

  1. ALMEIDA, P. S. Manutenção Mecânica Industrial: princípios técnicos e operações. São Paulo: Érica, 2016.

  2. DHILLON, B. S. Engineering Systems Reliability, Safety, and Maintenance: an integrated approach. Boca Raton: CRC Press, 2017.

  3. HIGGINS, L. R.; BRAUTIGAM, D. P.; MOBLEY, R. K. Maintenance Engineering Handbook. New York: McGraw-Hill, 2014.

  4. XENOS, H. G. Gerenciando a Manutenção Produtiva: o caminho para eliminar falhas nos equipamentos e aumentar a produtividade. 2ª ed. Nova Lima: Falconi, 2014.

  5. MOSCHIN, J. Gerenciamento de Parada de Manutenção: um projeto de sucesso ao alcance de suas mãos. Rio de Janeiro: Brasport, 2015.

  6. TAYLOR, Z. Designing High Availability Systems: design for Six Sigma and classical reliability techniques with practical real-life examples. New Jersey: Wiley Publisher, 2014.

  7. SILVA, D. S.; LIMA, E. V. O Planejamento e Controle da Manutenção na Indústria 4.0. IX ConBepro Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, Ponta Grossa, PR, Brasil, 04 a 06 de dezembro de 2019. Acesso livre disponível em: http://aprepro.org.br/conbrepro/2019/anais/arquivos/09302019_100936_5d920250791a4.pdf, acesso em: 17 set. 2022.

  8. SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1ª ed. São Paulo: Edipro, 2016.

Consulta a base da BiblioTec em 31/01/2023.

 

Disciplina:

GESTÃO DA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Carga Horária Total: 30 horas

Presencial: 24 horas

Assíncrona: 6 horas

Objetivo:

Apresentar aos discentes conceitos relacionados à segurança e saúde de trabalho e meio ambiente correlacionando as atividades de manutenção, avaliando formas de aplicar as legislações vigentes.

Programa:

Definição de Acidente de Trabalho; Ergonomia do Trabalho e Doenças ou Lesões; Causa de Acidentes; Riscos Físicos, Mecânicos, Químicos, Biológicos e Ergonômicos. Introdução a Legislação (Normas Regulamentadoras); NR 6: Equipamentos de Proteção Individua (EPI); NR 10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; NR 12: Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos; NR 13: Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações; NR 25: Resíduos Industriais; NR 33: Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados; NR 35: Trabalho em Altura; Riscos e Impactos Ambientais na Manutenção Industrial; Legislação Ambiental (ISO 14000); Gerenciamento, Armazenamento e Transporte de Resíduos Gerados pela Manutenção Industrial.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aulas práticas através da utilização de equipamentos: decibelímetro, luxímetro e termômetro de globo; Emissão de laudos; Aprendizagem baseada em problemas onde o trabalhador esteja exposto a riscos ambientais, sendo necessários os discentes proporem mecanismos de neutralização; Sala de aula invertida.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Laudo técnico de avaliação ambiental; Lista de exercícios.

Forma de Avaliação:

Relatórios (40%); avaliação objetiva/descritiva (60%).

Bibliografia:

  1. CHIRMICI, A; OLIVEIRA, E. A. R. Introdução à Segurança e Saúde no Trabalho. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

  2. FILHO, A. N. B. Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2018.

  3. CAMISASSA, M. Q. Segurança e Saúde no Trabalho: NRs 1 a 37 comentadas e descomplicadas. 8ª ed. Rio de Janeiro: Método, 2022.

  4. JARDIM, A.; YOSHIDA, C.; FILHO, J. V. M. Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Barueri: Editora Manole, 2012.

  5. ARLINDO JR, P.; ROMÉRO, M. A.; BRUNA, G. C. Curso de Gestão Ambiental. Barueri: Manole, 2014.

  6. MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. Legislação - Normas regulamentadoras NRs 1 a 37 – Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/ctpp-nrs/normas-regulamentadoras-nrs, acesso em 16/02/2023.

Consulta a base da BiblioTec em 16/02/2023.

 

Disciplina:

ENGENHARIA ECONÔMICA

Carga Horária Total: 30 horas

Presencial: 24 horas

Assíncrona: 6 horas

Objetivo:

Compreender os principais conceitos e o fluxo de informações financeiras da organização para poder atuar na apuração e gestão de custos e tomar decisões de investimento, visando otimizar o resultado financeiro da organização.

Programa:

Conceitos Fundamentais de Engenharia Econômica; Projeção do Fluxo de Caixa; Matemática Financeira; Métodos Determinísticos de Análise de Investimentos (TIR, VPL e VAUE); Simulação de Resultados para a Tomada de Decisões; Ponto de Equilíbrio; Conceitos para Apuração e Análise dos Custos de Manutenção; Sistemas de Custo para Manutenção; Gestão de Custos para Decisão.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aulas expositivas, seminários, e aplicação de estudos de casos práticos envolvendo apuração e gestão de custos e estudos de caso na análise de viabilidade econômica e financeira de projetos.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Estudos de casos práticos.

Forma de Avaliação:

Avaliação continuada dos alunos com acompanhamento e feedback nos estudos de casos práticos que desenvolverão em sala de aula e de forma assíncrona.

Bibliografia:

  1. BRANCO FILHO, G. Custos de Manutenção. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.

  2. LEMES JUNIOR, A. B.; RIGO, C. M.; CHEROMIN, A. P. M. S. Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

  3. ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. Rio de Janeiro: Atlas, 2022.

  4. ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2020.

  5. BORNIA, A. C. Análise Gerencial de Custos: aplicação em empresas modernas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

  6. HANSEN, D. R.; MOWEN, M. M. Gestão de Custos: contabilidade e controle. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2012.

Consulta a base da BiblioTec em 31/01/2023.

 

Disciplina:

MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE - RMC

Carga Horária Total: 30 horas

Presencial: 24 horas

Assíncrona: 6 horas

Objetivo:

A disciplina tem por objetivo introduzir conceitos básicos de engenharia da confiabilidade e de manutenção centrada em confiabilidade (RCM - Reliability Centered Maintenance). Demonstrar ferramentas e técnicas de engenharia de confiabilidade e formas de aplicá-los na gestão da manutenção.

Programa:

Introdução à Engenharia de Confiabilidade; Modelos de Risco e Fases da Vida de um Item; Análise da Confiabilidade, Mantenabilidade e Disponibilidade; Análise dos modos de falhas e dos efeitos (FMEA); Análise de Árvore de Falhas (FTA); Análise de Weibull; Conceito de Manutenção Centrada na Confiabilidade (RMC - Reliability Centered Maintenance); Etapas para Implantação da RMC; Otimização da MCC; Métodos e ferramentas para aumento da confiabilidade; Outros aspectos da manutenção; Natureza das falhas; Tratamento e gestão das falhas; Influência da manutenção sobre a confiabilidade; Manutenção centrada na confiabilidade; Análise da causa-raiz de falha; Análise de falhas ocorridas;

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

O processo de ensino e aprendizagem dar-se-á a partir da atuação do aluno com os materiais disponibilizados em aula, ambientes virtuais de aprendizagem e por meio da interação com o professor e colegas nas atividades propostas. Serão adotadas metodologias ativas como: Aprendizagem baseada em problemas, Discussão de Cases e Instrução pelos pares.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Atividade 1: Estudo de Case para compreender os fundamentos;

Atividade 2: Estudo de Case para compreender a aplicação das ferramentas de MCC;

Atividade 3: Estudo de Case para interpretação dos resultados e propor ferramentas de MCC;

Atividade 4: Seminário de Aplicação de MCC em setor/equipamento/máquina na empresa que atuam.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é formativa* e somativa**. Os alunos devem entregar as resoluções de atividades e realizar, ao final do período letivo, uma prova.

__________________

*A avaliação formativa ocorre quando há o acompanhamento dos alunos, passo a passo, nas atividades e trabalhos desenvolvidos, de modo a verificar suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se necessário, adequar alguns aspectos do curso de acordo com as necessidades identificadas.

**A avaliação somativa é geralmente aplicada no final de um curso. Este tipo de avaliação busca quantificar se o aluno aprendeu aquilo que estava previsto nos objetivos de aprendizagem do curso. Ou seja, a avaliação somativa quer comprovar se a meta educacional proposta e definida foi alcançada pelo aluno.

Bibliografia:

  1. MOUBRAY, J. Manutenção centrada em confiabilidade. [s.l.]: Aladon Ltd, 2000.

  2. FOGLIATO, F. S.; RIBEIRO, J. L. D. Confiabilidade e Manutenção Industrial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

  3. SILVEIRA, A. M.; VILSEKE, A. J.; PEZZATTO, A. T.; GREGÓRIO, G. F. P. Confiabilidade de sistemas. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

  4. SMITH, A. M.; HINCHELIFFE, G. R. RCM: gateway to world class maintenance. Amsterdam: Elsevier, 2004.

  5. SIFONTE, J. R.; REYES-PICKNELL, J. V. Reliability Centered Maintenance – Reengineered: practical optimization of the RCM process with RCM-R. Boca Raton: CRC Press, 2017.

Consulta a base da BiblioTec em 01/02/2023.

 

Disciplina:

GESTÃO DA QUALIDADE NA MANUTENÇÃO

Carga Horária Total: 20 horas

Presencial: 16 horas

Assíncrona: 4 horas

Objetivo:

O objetivo dessa disciplina é apresentar ao discente as principais ferramentas, técnicas e programas aplicados a Gestão da Qualidade demonstrando sua aplicabilidade para a gestão da manutenção com foco na qualidade.

Programa:

Fundamentos da Qualidade; Conceitos de Gestão da Qualidade e Suas Dimensões; Ferramentas de Qualidade Aplicadas a Manutenção Industrial; Evolução temporal da manutenção; Manutenção Produtiva Total (TPM); Modelo atual de gestão da manutenção; Indicadores e sistemas de medição de desempenho; Importância da confiabilidade estatística (Ex: Seis Sigma); Introdução a implantação da Gestão da Qualidade Total; Documentação, Implementação e Certificação ISO – ISO 9000 e ISO 9001 e princípios de auditoria.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Estudos de caso, trabalhos e dinâmicas em sala de aula.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Projeto: Aplicação/Avaliação do controle de qualidade dentre de uma empresa.

Forma de Avaliação:

Prova 5.0 pontos; Trabalhos 2.0 pontos; Projeto 3.0 pontos.

Bibliografia:

  1. CARPINETT, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2016.

  2. CARPINETT, L. C. R.; GEROLAMO, M. C. Gestão da Qualidade ISO 9001:2015: requisitos e integração com a ISO 14001:2015. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2016.

  3. PALADINI, E. P. Gestão e Avaliação da Qualidade: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2019.

  4. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 9000: Sistemas de gestão da qualidade – fundamentos e vocabulários. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

  5. LANDIVA, T. H. Gestão da Qualidade Total. São Paulo: Platos, 2021.

  6. RODRIGUES, M. V. Ações para a Qualidade: gestão estratégica e integrada para a melhoria dos processos na busca da qualidade e produtividade (GEIQ). São Paulo: Atlas, 2020.

Consulta a base da BiblioTec em 01/02/2023.

 

Disciplina:

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Carga Horária Total: 30 horas

Presencial: 24 horas

Assíncrona: 6 horas

Objetivo:

Apresentar as formas de geração e aspectos do consumo eficiente de energia. Analisar meios para tornar o consumo de energia mais eficientes em um ambiente produtivo.

Programa:

Conceitos e fundamentos; Aspectos sociais, econômicos e ambientais; Matriz energética; Fontes energéticas e combustíveis alternativos; Usos finais de energia; Qualidade da energia; Estrutura tarifária; Eficiência energética: conceitos e fundamentos; Dimensões, barreiras e mecanismos de promoção; Instalações e equipamentos energeticamente eficientes; Introdução ao sistema de gestão energética; Indicadores de performance; Auditoria energética; Análise econômica em projetos; Projetos nos usos finais.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aulas expositivas dialogadas, apresentação de seminários e estudo de casos.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Exercícios, estudos de casos, realização de seminários e projetos.

Forma de Avaliação:

Seminário (25%), atividades individuais ou em grupos (75%).

Bibliografia:

  1. REIS, L. B.; SANTOS, E. C. Energia Elétrica e Sustentabilidade: aspectos tecnológicos, socioambientais e legais. Barueri: Editora Manole, 2014.

  2. MOREIRA, J. R. S. Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética. Rio de Janeiro: LTC, 2021.

  3. BARROS, B. F.; BORELLI, R.; GEDRA, R. L. Gerenciamento de Energia: ações administrativas e técnicas de uso adequado da energia elétrica. São Paulo: Érica, 2020.

  4. ROMÉRO, M. A.; REIS, L. B. Eficiência Energética em Edifícios. Barueri: Editora Manole, 2012.

  5. REIS, L. B. Matrizes Energéticas: conceitos e usos em gestão e planejamento. Barueri: Editora Manole, 2011.

  6. SANTOS, M. A. Fontes de Energia Nova e Renovável. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

Consulta a base da BiblioTec em 02/02/2023.

 

Disciplina:

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL - TPM

Carga Horária Total: 30 horas

Presencial: 24 horas

Assíncrona: 6 horas

Objetivo:

O objetivo dessa disciplina é apresentar a metodologia da Manutenção Produtiva Total (total productive maintenance – TPM), seus pilares e etapas para implementação em uma organização.

Programa:

Evolução dos sistemas produtivos; Evolução dos sistemas de Manutenção; Os oito Pilares da Manutenção Produtiva Total; Passos para implantação da TPM; Passos para implantação da Manutenção Autônoma; Desafios dos gestores da TPM; Auditorias do sistema TPM.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aulas expositivas com estudos dirigidos, resolução de exercícios, estudos de casos e trabalhos individuais ou em grupos.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Está previsto a realização de trabalhos individuais ou em grupos abordando aspectos práticos da disciplinam, sobre responsabilidade do professor.

Forma de Avaliação:

Nota Final = Exercícios (20%) + Estudos de Casos (20%) + Trabalhos Individuais ou em Grupos (60%).

Bibliografia:

  1. AGUSTIADY, T.K.; CUDNEY, E.A. Total Productive Maintenance: strategies and implementation guide. Boca Raton: CRC Press, 2016.

  2. DENNIS, P. Lean Production Simplified: a plain-language guide to the world’s most powerful production system. 3rd ed. London: CRC Press, 2015.

  3. XENOS, H. G. Gerenciando a Manutenção Produtiva: o caminho para eliminar falhas nos equipamentos e aumentar a produtividade. 2ª ed. Nova Lima: Falconi, 2014.

  4. LEVITT, J. TPM Reloaded: total productive maintenance. New York: Industrial Press, 2010.

  5. GREGÓRIO, G. F. P.; SANTOS, D. F.; PRATA, A. B. Engenharia de Manutenção. Porto Alegre: Grupo A, 2018.

Consulta a base da BiblioTec em 31/01/2023.

 

Disciplina:

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Carga Horária Total: 20 horas

Presencial: 16 horas

Assíncrona: 4 horas

Objetivo:

Apresentar ao discente metodologias e ferramentas para organizar e gerenciar os recursos humanos nas atividades de manutenção.

Programa:

Conceitos, Origens e Evolução da Gestão de Pessoas; Contexto da Gestão de Pessoas; Gestão de Pessoas Ambientes Dinâmicos e Competitivos; Novos Conceitos e Tendências da Gestão de Pessoas; Desafios da Gestão de Pessoas; Desafios Competitivos da Gestão de Pessoas; Políticas e Estratégias de Recursos Humanos; Planejamento Estratégico; Recursos Humanos Estratégicos; Planejamento Estratégico de Recursos Humanos.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva, sala de aula invertida e estudo de casos.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Avaliação descritiva/objetiva e estudos de casos.

Forma de Avaliação:

Seminário (40%) e Avaliação (60%).

Bibliografia:

  1. DUTRA, J. S.; DUTRA, T. A.; DUTRA, G. A. Gestão de Pessoas: realidade atual e desafios futuros. São Paulo: Atlas: 2017.

  2. BRANDÃO, H. P. Mapeamento de Competências: ferramentas, exercícios e aplicações em gestão de pessoas. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

  3. FERREIRA, P. I. Gestão de Pessoas: gestão por competências. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

  4. OLIVEIRA, L. O. Gestão Estratégica de Recursos Humanos. 2ª ed. Porto Alegre: SAGAH, 2017.

  5. RIBEIRO, A. L. Gestão de Treinamento de Pessoas. São Paulo: Saraiva, 2018.

Consulta a base da BiblioTec em 03/02/2023.

 

Disciplina:

LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES

Carga Horária Total: 20 horas

Presencial: 16 horas

Assíncrona: 4 horas

Objetivo:

Apresentar aos discentes técnicas de motivação, mediação de conflitos e liderança aplicadas na gestão de equipes de manutenção.

Programa:

Conceito de Motivação; Teoria sobre Motivação; Abordagem Comportamental; Motivação de Pessoas no Ambiente de Trabalho; Liderança nos Diversos Contextos; Teoria da Liderança com Base nos Traços de Personalidade; Teoria dos Estilos Comportamentais; Teorias Situacionais; Gestão de Conflitos; Abordagens Recentes de Liderança; Grupos e Equipes de Trabalhos.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Apresentação de seminários; Aplicação de um estudo de caso; Aula expositiva; Sala de aula invertida.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Exercícios, Estudo de caso, Aplicação Prática.

Forma de Avaliação:

Seminário (40%) e Avaliação (30%), Relatórios de Estudos de caso (30%).

Bibliografia:

  1. FIGUEIREDO, J. Liderança: uma questão de competência. São Paulo: Saraiva, 2012.

  2. BRILLO, J.; BOONSTRA, J. Liderança e Cultura Organizacional para Inovação. São Paulo: Saraiva, 2019.

  3. DUTRA, J. S.; DUTRA, T. A.; DUTRA, G. A. Gestão de Pessoas: realidade atual e desafios futuros. São Paulo: Atlas: 2017.

  4. MARTINELLI, D. P. Negociação e Solução de Conflitos: do impasse ao ganha-ganha com melhor estilo. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2020.

  5. SILVA, L. A. M. G. Mediação de Conflitos. São Paulo: Atlas, 2013.

Consulta a base da BiblioTec em 03/02/2023.

 

Disciplina:

MANUTENÇÃO PREDITIVA

Carga Horária Total: 30 horas

Presencial: 24 horas

Assíncrona: 6 horas

Objetivo:

Apresentar as principais técnicas aplicadas em manutenção preditiva e sensores e ferramentas atuais para monitoramento de equipamentos, bem como as ferramentas para gerenciar, tratar e analisar os dados coletados.

Programa:

Definição da Manutenção Preditiva; Evolução da Manutenção Preditiva; Definições da Manutenção Prescritiva; Principais Técnicas Preditivas; Técnicas de Análise das Vibrações; Técnicas de Análises por Termografia.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aulas expositivas dialogadas, aulas práticas, estudos de casos, seminários e trabalhos individuais ou em grupo.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Realização de atividades individuais ou em grupo.

Forma de Avaliação:

Nota Final = Exercícios (40%) + Atividades Individuais ou em Grupo (60%)

Bibliografia:

  1. NEPOMUCENO, L. X. Técnicas de Manutenção Preditiva, vol. 1. São Paulo: Blucher, 1989.

  2. NEPOMUCENO, L. X. Técnicas de Manutenção Preditiva, vol. 2. São Paulo: Blucher, 1989.

  3. AHMED, H.; NANDI, A. K. Condition Monitoring with Vibration Signals: compressive sampling and learning algorithms for rotating machines. Hoboken: Wiley-IEEE Press, 2020.

  4. ANANDAN, R.; GOPALAKRISHNAN, S.; PAL, S.; ZAMAN, N. Industrial Internet of Things (IIOT):  intelligent analytics for predictive maintenance. Beverly: Wiley, 2022

  5. BARI, A.; CHAOUCHI, M.; JUNG, T. Análise Preditiva Para Leigos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2019.

Consulta a base da BiblioTec em 01/02/2023.

 

Disciplina:

ANÁLISE E TRATAMENTO PARA PREVENÇÃO DE FALHAS

Carga Horária Total: 30 horas

Presencial: 24 horas

Assíncrona: 6 horas

Objetivo:

Capacitar os discentes no desenvolvimento de sistemas para prevenção de falhas e na identificação e análise dos principais modos de falhas de componentes e elementos mecânicos.

Programa:

Definição e Modelos de Falhas; Causas Fundamentais das Falhas; Falhas Potenciais; Organização para Prevenção de Falhas; Desenvolvimento de Sistemas de Tratamentos de Falhas; Metodologia para Análise de Falhas; Ferramentas para Análise de Falhas (FMEA, FTA, PDCA, 5 porquês, 5W2H); Etapas no Processo da Análise da Falha; Principais Mecanismos de Falhas Mecânicas: Fratura Frágil e Dúctil, Fadiga, Fluência, Corrosão, Desgaste, Trincas a Quente e a Frio.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

A disciplina possui caráter teórico-prático, sendo os conteúdos abordados por meio de aulas expositivas/dialogadas; promoção de seminários; análise crítica e debates de artigos e vídeos sobre temas do conteúdo programático.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Apresentação de Seminário. Os alunos deverão apresentar estudo de caso, de alguma falha mecânica já ocorrida.

Forma de Avaliação:

Somatório parcial das atividades feitas no período. Tarefas a serem efetuadas no desenvolvimento da disciplina posteriormente avaliadas. Todas as avaliações terão nota máxima de 10 pontos, e ao final soma-se o total de pontos e divide-se pelo número de atividades realizadas.

Bibliografia:

  1. SCAPIN, C. A. Análise Sistêmica de Falhas. São Paulo: Falconi, 2007.

  2. AFFONSO, L. O. A. Equipamentos Mecânicos: análise de falhas e solução de problemas. 3ª ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2014.

  3. SACHS, P. E.; NEVILLE W. Practical Plant Failure Analysis: a guide to understanding machinery deterioration and improving equipment reliability. 2ª ed. Boca Raton: CRC Press, 2019.

  4. PELLICCIONE, A. S. Análise de Falhas em Equipamentos de Processo: mecanismos de danos e casos práticos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

  5. GEITNER, F. K.; BLOCH, H. P. Análise e Solução de Falhas em Sistemas Mecânicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

Consulta a base da BiblioTec em 01/02/2023.

 

Disciplina:

GESTÃO DE PROJETOS

Carga Horária Total: 30 horas

Presencial: 24 horas

Assíncrona: 6 horas

Objetivo:

Apresentar a estrutura e metodologia para desenvolvimento de projetos, de modo que o discente seja capaz de planejar e controlar a execução de projetos relacionados a manutenção.

Programa:

Contexto do Gerenciamento de Projetos de Manutenção; Coordenação das Atividades do Projeto e Gestão do Escopo do Projeto; Processos de Gestão do Tempo no Contexto do Projeto; Mapeamento dos Custos e Aquisições do Projeto; Gerência da Qualidade do Projeto; Dimensionamento dos Recursos do Projeto; Gerência dos Riscos do Projeto; PMBook.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Apresentação de seminários; Aplicação de um estudo de caso; Aula expositiva.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Exercícios, Estudo de caso e Aplicação prática de um projeto.

Forma de Avaliação:

Seminários (25%); Elaboração de um projeto na prática (75%).

Bibliografia:

  1. KERZNER, H. Gestão de Projetos: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2020.

  2. MENEZES, L. C. M. Gestão de Projetos. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2018.

  3. LIMA, G. P. Gestão Estratégica – Gestão de Projetos: como estrutura logicamente as ações futuras. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

  4. CALÔBA, G. Gerenciamento de Risco em Projetos: ferramentas, técnicas e exemplos para gestão integrada. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

  5. LARSON, E. W.; GRAY, C. F. Gerenciamento de Projetos: o processo gerencial. 6ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

Consulta a base da BiblioTec em 01/02/2023.

 

Observação: algumas referências utilizadas nas bibliográficas das disciplinas possuem mais de 5 anos de publicação (inferior a 2018) por não possuírem edição mais recente. Essas referências se referem a bibliografias clássicas e de autores renomados.

 

B - Pessoal de Apoio:

Atividade de apoio prevista:

 

a) Secretário(a) – servidor(a) técnico administrativo do Campus Medianeira da UTFPR

Descrição das atribuições: controle de agenda; planejamento de viagens; despacho e conferência de documentos; organização de arquivos; recepção; auxílio departamental; acompanhamento e preparação de reuniões; realização de atas; pagamento de contas e demais tarefas que lhe forem atribuídas pelo coordenador.

 

b)  Apoio técnico – servidor(a) técnico administrativo do Campus Medianeira da UTFPR

Descrição das atribuições: executar serviços de suporte na especialização, por meio de digitação de dados, atendimento ao público interno e externo e demais tarefas que lhe forem atribuídas pelo coordenador.

 

C - Cronograma de Execução

 

Início e Término das Atividades: O curso será realizado em 3 (três) semestres letivos

Início das atividades letivas

2° semestre

Férias

Meados de dezembro, janeiro e julho de cada ano

Reinício das atividades letivas

Meados de fevereiro e agosto de cada ano

Término das atividades letivas

3° semestre letivo

 

As datas específicas estarão descritas no edital de oferta de cada edição do curso que deverá ser aprovado pela DIRPPG.

 

Disciplinas, Docentes Responsáveis, Titulação e Instituições Envolvidas:

Ordem

Disciplina

Carga

Horária

(horas)

Titulação

Docente responsável

Vínculo / Atuação

1

Gestão de Ativos

20

Dr.

Marcelo Rodrigues

UTFPR-CT

2

Organização, Planejamento e Controle da Manutenção

40

Drª.

Marjorie Maria Bellinello

UTFPR-GP

3

Gestão da Segurança, Saúde e Meio Ambiente

30

Me.

Peterson Diego Kunh

UTFPR-MD

4

Engenharia Econômica

30

Dr.

Lotário Fank

UTFPR-MD

5

Manutenção Centrada na Confiabilidade - MMC

30

Dr.

Marlos Wander Grigoleto

UTFPR-MD

6

Gestão da Qualidade na Manutenção

20

Drª.

Lidiana Zocche

UTFPR-MD

7

Eficiência Energética

30

Me.

Yuri Ferruzzi

UTFPR-MD

8

Manutenção Produtiva Total - TPM

30

Dr.

Marcelo Rodrigues

UTFPR-CT

9

Gestão Estratégica de Pessoas

20

Me.

Gilberto Luiz Mattielo Junior

UTFPR-MD

10

Liderança e Gestão de Equipes

20

Me.

Gilberto Luiz Mattielo Junior

UTFPR-MD

11

Manutenção Preditiva

30

Dr.

Igor Fernando Basso

UTFPR-MD

12

Análise e Tratamento para Prevenção de Falhas

30

Dr.

Dirceu de Melo

UTFPR-MD

13

Gestão de Projetos

30

Me.

Neron Alípio Cortes Berghauser

UTFPR-MD

 

 

III.   RESUMO DO CURRÍCULO LATTES DOS DOCENTES:

 

Nome:

Dirceu de Melo

Possui graduação em Tecnologia em Eletromecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Federal do Paraná (2004), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006), Licenciatura em Eletromecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016). Foi professor colaborador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Medianeira (2007 a 2008). Foi coordenador e professor de ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Curso Técnico em Mecânica e Chefe do Departamento e desenvolvimento de Ensino do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Chapecó (2009 a 2011). Atualmente é professor ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Medianeira. Tem experiência na área de Manutenção Eletromecânica, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Sistemas Térmicos e Engenharia Agrícola com ênfase na área de Máquinas e Mecanização Agrícola.

Última atualização do currículo em 09/02/2023

Endereço - Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6781110142972940

 

Nome:

Gilberto Luiz Mattielo Junior

Psicólogo e Bacharel em Psicologia, formado pela Universidade Federal do Paraná (2008). Possui pós-graduação (Latu Sensu) em Psicologia do Trabalho pela UFPR (2009). Mestre em Educação pela UNESP - Marília (2013-2015). Formação em Coaching Psychology pela Academia do Psicólogo (2018). Atua, desde janeiro de 2010, como Servidor Público Federal na UTFPR - Campus Medianeira no cargo de Psicólogo Organizacional. Coordenador de Gestão de Recursos Humanos do referido Campus desde novembro de 2013. Além das atividades inerentes à função de coordenador, desenvolve os seguintes trabalhos: capacitação dos servidores, preparação para a aposentadoria, realização de exames admissionais, escuta psicológica e diagnóstico institucional. Experiência como professor da disciplina de Psicologia da Educação no PROFOP-EaD e da disciplina de Psicologia na Engenharia: Comunicação e Treinamento. Psicólogo Clínico na La Vie Psiquiatria e Psicologia, na Vitalizze - Centro de Treinamento e Reabilitação Física, e online. Experiência na atuação com consultoria em Psicologia Institucional e Organizacional (diagnóstico e intervenção, recrutamento e seleção, gestão por competências). Palestrante de temas ligados a Projeto de Vida do Jovem, Escolha Profissional, Janeiro Branco, entre outras, em instituições de ensino públicas e privadas.

Última atualização do currículo em 06/02/2023

Endereço - Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2338959245877844

 

Nome:

Igor Fernando Basso

Técnico em Mecânica de Usinagem pelo Senai Santo Paschoal Crepaldi - Presidente Prudente - SP (2008), Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2015), Mestre em Ciências pelo programa de Engenharia Mecânica com concentração em Manufatura pelo Departamento de Engenharia Mecânica (SEM) da Escola de Engenharia de São Carlos EESC-USP (2017) e Doutor em Ciências pelo programa de Engenharia Mecânica com concentração em Projetos, Materiais e Manufatura também pela EESC-USP (2022). Atua nas áreas de usinagem convencional, microusinagem, nanousinagem com ênfase em efeito de escala, energias e esforços de usinagem, integridade superficial e previsão das componentes da força de usinagem. Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR no Campus Medianeira, desde 2022, atuando no curso de Tecnologia em Manutenção Industrial.

Última atualização do currículo em 10/02/2023

Endereço - Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6435748782222039

 

Nome:

Lidiana Zocche

Professora do Magistério Superior da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira, lotado no Departamento de Produção e Administração. Doutorado em Engenharia de Produção -Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2014). Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2012). Atualmente é PRAE - Professor responsável pelas Atividades de Estágio e atua em pesquisas de inovação, desenvolvimento de produto e gestão de projetos e engenharia da qualidade.

Última atualização do currículo em 02/06/2022

Endereço - Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0979261939913934

 

Nome:

Lotário Fank

Doutor em Engenharia agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2013); Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002); Especialização em Administração Financeira pelo FAE/CDE de Curitiba (1996) e graduação em Administração pela FACISA - Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Foz do Iguaçu (1993). Possui vasta experiência em Administração, com ênfase na Administração Financeira, Administração de Custos e Engenharia Economia, com atuação profissional em empresa públicas e privadas. Atualmente professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Medianeira.

Última atualização do currículo em 16/02/2023

Endereço - Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6764537007509968

 

Nome:

Marcelo Rodrigues

Doutor em Educação pela Universidade Del Mar (Udelmar - Chile 2013), Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - 2003), Graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 1998), Técnico em Eletrotécnica (CEFET-PR - 1989) e Eletricista Diesel-elétrica de Locomotivas (SENAI/RFFSA - 1988). Desde 1989 é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (CEFET-PR/UTFPR) Campus Curitiba. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e de Produção com ênfase na Gestão de Ativos (ISO 55000), Confiabilidade Humana, Gerenciamento de Risco e Gerência de Manutenção (PCM, TPM, RCM e WCM), atuando nos seguintes temas: qualificação profissional, gestão de manutenção, indicadores de manutenção, tecnologia e qualidade na manutenção, fator humano na manutenção, análise de falhas (RCA), confiabilidade de sistemas e confiabilidade humana. Coordenador do Curso de Especialização em Gerência de Manutenção na UTFPR e do Curso de Especialização em Energias renováveis. Membro do comitê técnico da Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos ABRAMAN Regional Sul PR/SC/RS (desde 2001). Autor de livros na área de Gestão de Manutenção. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa com Usinas Hidrelétricas (UHE's) brasileiras com o objetivo de garantir a confiabilidade e disponibilidade do sistema de geração de energia (P&D ANEEL).

Última atualização do currículo em 07/02/2023

Endereço - Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1815467899411453

 

Nome:

Marjorie Maria Bellinello

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Tecnologia do Paraná (UTFPR), Campus Guarapuava. Possui Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP) e M.Sc. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Tecnologia do Paraná (UTFPR). Também realizou Pós-doutorado em confiabilidade e análise de risco para ativos industriais na Università Politecnica delle Marche (UNIVPM), Itália. É autora e coautora de mais de 20 publicações em revistas, capítulos de livros e anais de conferências nacionais e internacionais. Participou como pesquisadora em diversos projetos nacionais e internacionais junto a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Politécnica de Marche (UNIVPM) e Universidade de Nottingham. Seus interesses de pesquisa incluem gestão industrial, otimização de problemas operacionais usando métodos científicos e matemáticos, engenharia de confiabilidade e análise de risco, engenharia de manutenção, confiabilidade humana e técnicas de inteligência artificial aplicadas à teoria de tomada de decisão e tecnologias da indústria 4.0. Também é revisora regular de periódicos internacionais, incluindo Expert Systems with Applications, ASCE-ASME de risco e incerteza em sistemas de engenharia, Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering. Journal of Intelligent Manufacturing (JIMS) e Processes (MDPI). Possui cerca de 20 anos de experiência profissional acadêmica e industrial na área de engenharia de manutenção em diversos campos industriais (alimentos e bebidas, indústria química, usina hidrelétrica, siderúrgica, fábrica automotiva, papel e celulose). Atualmente desenvolve projetos de pesquisa com Usinas Hidrelétricas (UHE's) brasileiras com o objetivo de garantir a confiabilidade e disponibilidade do sistema de geração de energia (P&D ANEEL)

Última atualização do currículo em 13/02/2023

Endereço - Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8909250312645491

 

Nome:

Marlos Wander Grigoleto

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2019), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Medianeira. Atuando nas áreas de Empreendeodrismo e Inovação, Engenharia da Produção, Fontes alternativas de energia, Resistência dos Materiais, Hidroponia e Manutenção Industrial. Atuação na área de Propriedade Intelectual e extensionista!

Última atualização do currículo em 16/02/2023

Endereço - Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1924226929371825

 

Nome:

Neron Alípio Cortes Berghauser

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (antiga FACISA), Licenciatura em Ensino de Administração (UTFPR Medianeira), Especialização em Formação Socioeconômica do Brasil pela Universidade Salgado de Oliveira e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - Área de concentração Qualidade e Produtividade. Ministra as disciplinas de Gestão de Projetos, Administração, Empreendedorismo, Metodologia da Pesquisa e Introdução a Engenharia nos cursos de Tecnologia em Manutenção Industrial e Engenharia de Produção da UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira. Também trabalha como professor em cursos de Especialização da área de Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, e no programa de Formação de Professores - PROFOP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Plano de Negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção, Projeto e Desenvolvimento do Produto, Arranjo Físico, Gestão da Manutenção e Gestão de Projetos. Exerce atividades de mentoring na Divisão de Empreendedorismo e Inovação - DIEMI - da Incubadora de Inovações da UTFPR Campus Medianeira. Atualmente é aluno do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Marechal Cândido Rondo, orientado pela professora Dr. Sandra Maria Coltre.

Última atualização do currículo em 16/02/2023

Endereço - Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8379871658339520

 

Nome:

Peterson Diego Kunh

Possui graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL pela Universidade Estadual do Paraná (2005). Especialização MBA - GESTÃO EMPRESARIAL pela UNIPAR (2007), ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO pela FAG (2010). MESTRADO EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO pela UTFPR-Campus de Ponta Grossa (2010). PROFOP - LICENCIATURA EM MATEMÁTICA pela UTFPR-Campus de Medianeira (2019). DOUTORANDO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA pela UNIOESTE-Cascavel (2020). Atualmente é Professor do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus de Medianeira, ocupando o cargo de Assessor de Cursos Lato Sensu do Campus Medianeira. Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (EAD).

Última atualização do currículo em 13/02/2023

Endereço - Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5500506330968503

 

Nome:

Yuri Ferruzzi

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1993) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004). Especialização em Metodologia do Ensino pela Universidade Paranaense, UNIPAR (1999). Atualmente é professor de engenharia da Universidade Tecnologia Federal do Paraná - Campus Medianeira. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: energia eólica, vento, controle, automação, controle de processos, máquinas elétricas, medidas eletromecânicas, materiais elétricos, engenharia de segurança do trabalho, e metodologia da pesquisa. Projetos e execuções desenvolvidos na Área de Instalações Elétricas.

Última atualização do currículo em 16/02/2023

Endereço - Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7086039813319930

 


Referência: Processo nº 23064.005275/2023-95 SEI nº 3408185