Boletim de Serviço Eletrônico em 09/05/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS LONDRINA

ASSESSORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - LD

 

EDITAL nº 02/2023

 

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS LONDRINA

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

O Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, nível Lato Sensu, será ofertado de acordo com a RESOLUÇÃO COPPG/UTFPR Nº 67, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2021, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução 33/2019 de 30 de setembro de 2019, do COPPG, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:

              

I - FINALIDADE DO CURSO

O Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho tem como objetivo formar/capacitar os profissionais de engenharia, agronomia e arquitetura a atuarem na área de higiene e segurança do trabalho, visando à melhoria das condições técnico-organizacionais do trabalho.

 

II - LOCAL DO CURSO

O curso será ministrado de forma presencial nas salas do Bloco K  da UTFPR – Campus Londrina. As atividades práticas (75 horas) serão realizadas de forma presencial na UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná no Campus Londrina, Av. dos Pioneiros, 3131 - Jardim Morumbi, Londrina - PR, 86036-370.

 

III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

O curso terá duração total de 620 (seiscentos e vinte) horas. As aulas presenciais serão ministradas na sexta-feira à noite de forma remota e aos sábados presencialmente, no período matutino e vespertino.

 

IV - VAGAS

Serão ofertadas 42 (quarenta e duas) vagas, sendo:

1. 04 (quatro) vagas prioritárias, reservadas aos servidores da UTFPR que estão isentos do pagamento de mensalidade;

2. 38 (trinta e oito) vagas para os interessados da comunidade, denominados de alunos pagantes;

Observações:

1. As vagas prioritárias que porventura não sejam preenchidas poderão ser remanejadas para atender a candidatos da comunidade, de acordo com o §5o do Art. 5o da Deliberação 5/2002 do CODIR.

2. O curso será aberto se, no mínimo, 35 (trinta e cinco) das vagas ofertadas aos interessados da comunidade forem preenchidas.

 

V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA

Inscrição

15/05/2023 a 11/07/2023

Seleção

12/07/2023

Resultado da Classificação

13/07/2023

Recurso

14 e 15/07/2023

Matrícula

20/07/2023 a 26/07/2023

 

VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Os interessados em participar do processo de classificação deverão:

 Efetuar a inscrição no site http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/

 Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$35,00 (trinta e cinco) reais.

 Encaminhar através do site da inscrição, até o dia 11/07/2023 cópia dos seguintes documentos:

Obs.: O certificado de conclusão é aceito apenas para inscrição e matrícula. Para fazer jus ao Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente entregar cópia do Diploma de Graduação e apresentar o documento original para autenticação em até seis meses após o início das atividades letivas, sob pena de cancelamento da matrícula.

Importante: A documentação apresentada pelos candidatos não aprovados deverá ser retirada em um prazo máximo de 30 dias após o término do processo de matrícula, sob pena de eliminação de tais documentos.

 O candidato, ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.

 O candidato deve armazenar o número do protocolo e código de acesso, gerados no momento da inscrição no sistema. Essas informações serão necessárias para acompanhar os processos de inscrição e classificação.

Observação: Os servidores da UTFPR ficam dispensados do pagamento da taxa de inscrição.

 

VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

 Início das atividades letivas

04/08/2023

Férias

17/12/2023 a 22/02/2024

07/07/2024 a 01/08/2024

Reinício das atividades letivas

23/02/2024

02/08/2024

Término das atividades letivas

05/10/2024

Data limite para entrega do Trabalho de Conclusão de Curso

08/02/2024

 

VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

A admissão ao curso de pós-graduação Lato Sensu da UTFPR, conforme Art. 15 do regulamento 33/19, de 30 de setembro de 2019, do Conselho Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (COPPG), será feita mediante Edital de Seleção, obedecendo aos requisitos estabelecidos no Projeto Pedagógico de Curso.

Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor Geral do Campus Londrina da UTFPR, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR.

Os candidatos deverão estar cientes que caso não possuam graduação nas áreas de engenharias, arquitetura ou agronomia, obterá apenas o Certificado de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, sem as atribuições conferidas ao Engenheiro de Segurança do Trabalho.

A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes e os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.

A classificação dos candidatos será pela análise do histórico escolar, em que será observado o coeficiente de rendimento obtido ao final da graduação. No caso de empate, dar-se-á preferência, pelo candidato com maior idade.

Observação: Caso não ocorra demanda para as vagas aos servidores, as mesmas serão disponibilizadas para comunidade externa e/ou egressos.

 

 IX - MATRÍCULA

1. O processo de matrícula compreende a apresentação de documentos e assinatura de contrato de prestação de serviços;

2. Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula até 20/07/2023 e concluir o processo de matrícula, junto à secretaria do curso, que atenderá na sala B207 (DESEG), no dia 20/07/2023 a 26/07/2023 das 14h às 19h, incluindo o sábado pela manhã (8h às 12h), apresentando:

3. O processo de matrícula deverá ser agendado através do e-mail: fabiane@utfpr.edu.br.

 

X – CONVÊNIO UTFPR E FUNTEF-PR

A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) atuará como apoio à UTFPR na gestão financeira do presente curso, sendo a responsável pela inscrição inicial e captação das mensalidades, e esta parceria entre a UTFPR e FUNTEF-PR é regulada pelo Convênio No. 03/2020.

 

XI - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

1. O candidato, no ato da matrícula, fará a opção de uma das seguintes condições de pagamento:

2. ​ Não haverá devolução da taxa de inscrição dos candidatos desistentes ou não classificados, caso o curso tiver sua abertura confirmada.

3. A devolução da taxa de matrícula, no caso de desistência, se fará no montante de 80% de seu valor, desde que solicitada antes do início das aulas do curso.

4. Atenção: Para fins de formalização dos serviços prestados durante o curso, será elaborado um contrato a ser assinado pelo aluno selecionado com a Fundação de Apoio da UTFPR, para quem deverão ser realizados os depósitos referentes ao pagamento do curso.

 

XII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista, acompanhado de seu Histórico Escolar.

 

XIII – INFORMAÇÕES GERAIS

1. Eventuais questões do presente edital poderão ser dirimidas, em caso de discordância, no foro da Justiça Federal de Londrina para dirimir eventuais questões decorrentes do edital, não solucionadas administrativamente.

2. Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelos e-mails da coordenação (suelisouza@utfpr.edu.br) ou da secretaria de curso (fabiane@utfpr.edu.br).

3. O presente edital será publicado em meio eletrônico no site da FUNTEF-PR e no Boletim de Serviço Eletrônico da UTFPR.

4. Casos omissos a este edital serão resolvidos pela Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação da UTFPR.

 

DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Disciplina: Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho

Carga Horária: 20h (teórica)

Objetivo:

Apresentar aos alunos a importância da engenharia de segurança do trabalho para evitar acidentes de trabalho e proporcionar um ambiente seguro, bem como a legislação e os órgãos específicos. Por fim, contextualizar as áreas de atuação na Engenharia de Segurança do trabalho.

Programa:

A evolução da Engenharia de Segurança no Trabalho; aspectos econômicos, políticos e sociais; a história do prevencionismo; entidades públicas e privadas; a engenharia de segurança do trabalho no contexto capital-trabalho; o papel e as responsabilidades do engenheiro de segurança do trabalho; Acidentes: conceituação e classificação; Causas de acidentes: fator pessoal de insegurança, ato inseguro, condição ambiental de insegurança; Consequências do acidente: lesão pessoal e prejuízo material; agente do acidentes e fonte de lesão e riscos das principais atividades laborais.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aulas expositivas dialogadas. Recursos audiovisuais utilizados nas aulas expositivas: slides e filmes. Pesquisa em sites. Leitura de artigos técnicos.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalhos em grupo.

Descrição dos trabalhos:

Primeiro Trabalho: Análise de acidentes.

Segundo Trabalho: Análise de riscos em diferentes atividades com base nas normas regulamentadoras e artigos técnicos.

Observação: Para fazer os trabalhos os alunos terão que consultar as normas regulamentadoras no site do ministério do trabalho e previdência. Deverá também consultar o site do INSS.

Forma de Avaliação:

Os dois trabalhos e a participação em atividades de sala irão compor a nota final da disciplina com os seguintes percentuais: Primeiro trabalho (40%), Segundo Trabalho (40%) e participação das atividades em sala (20%).

 

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. ANDERSON, C.; DE, O.E.A.R. Introdução à Segurança e Saúde no Trabalho. Editora Atlas, 2016.

Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527730600/epubcfi/6/34[%3Bvnd.vst.idref%3Dback02]!/4

  1. MORAES, M. V. G. de. Doenças ocupacionais : agentes: físico, químico, biológico, ergonômico. São Paulo: Iátria, 2014. ISBN 9788576140627. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000009516&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 3 jul. 2022.

  2. CAMISASSA, M. Q. Segurança e saúde no trabalho : NRs 1 a 37 comentadas e descomplicadas. Rio de Janeiro: Método, 2020. ISBN 9788530989842. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000020637&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 3 jul. 2022.

  3. Higiene e segurança do trabalho. Rio de Janeiro: GEN LTC, 2019. ISBN 9788535291766. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000016947&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 3 jul. 2022.

  4. ALMEIDA, A. P. de. CLT comentada. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. ISBN 9786553621947. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000022979&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 3 jul. 2022.

  5. CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes. São Paulo: Atlas, 2016. ISBN 9788597008135. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000009847&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 3 jul. 2022.

  6. MONTEIRO, A. L. Acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. São Paulo: Saraiva, 2020. ISBN 9788553617500. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000019931&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 3 jul. 2022.

  7. BARSANO, P. R. Legislação aplicada à segurança do trabalho. São Paulo: Erica, 2014. ISBN 9788536507644. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000009242&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 3 jul. 2022.

 

Disciplina: Higiene do Trabalho – Agentes Físicos

Carga Horária: 50h

Teórica: 30h

Prática: 20h

Objetivo:

Conceituar os tipos de riscos físicos: ruído, sobrecarga térmica, vibração, iluminação. Conhecer e analisar os critérios de avaliação, técnicas de medição e medidas de controle.

Programa:

Agentes Físicos –Conceituação, classificação e reconhecimento dos riscos físicos; ruídos: conceitos gerais e ocorrência, física do som, critérios de avaliação, práticas e técnicas de medição, análise de medidas de controle; vibrações: conceitos gerais e ocorrência, física das vibrações, critérios de avaliação, práticas e técnicas de medição, análise de medidas de controle; trabalho prático de controle de ruídos e vibrações; sobrecarga térmica: conceitos gerais e ocorrências, transmissão de calor, prática de técnicas de medição, critérios de avaliação, medidas de avaliação e controle; temperaturas baixas: conceitos gerais e ocorrência, critérios de avaliação, medidas de controle e avaliação, trabalho prático; iluminação: conceitos gerais, níveis de iluminamento, efeitos estroboscópicos, técnicas de medição, fatores interferentes na iluminação, iluminação especial, laboratório de avaliação e análise de projeto de iluminação; pressões elevadas e baixas: conceituação e ocorrência, avaliação e medidas de controle.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Nas aulas presenciais: serão aulas expositivas dialogadas. Debates e atividades monitoradas. Exemplos práticos e cases demostrando erros comuns nas identificações e critérios de identificação dos agentes físicos. Riscos, reponsabilidades e consequências na identificação e avaliação de agentes físicos ao trabalhador e profissional de segurança.

Recursos audiovisuais utilizados: slides, filmes, computador, livros, dentre outros. Utilização de tecnologias (softwares free para aplicação dos métodos multicritérios para tomada de decisão) e com possibilidade de visita a plantas industriais para observações prática.

Os conteúdos serão desenvolvidos a partir de estudos de caso.

Na parte de iluminação os alunos deverão realizar medições de iluminação em diversas salas ou ambientes da Universidade e apresentar relatório de conformidades e inconformidades.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Exercícios e estudos de casos, em duplas ou em grupo. Resolução de problemas. Análise de ambientes (parte prática). Prova teórica.

Forma de Avaliação:

O processo de avaliação é contínuo. As avaliações incluem: Participação em sala de aula e participação nas atividades (trabalhos e provas).

As atividades serão desenvolvidas individuais e/ou em grupo.

Cada bloco de 5 horas/aula constituirá 1 peso na atividade avaliativa, correspondendo a uma nota parcial. A média final (MF) será obtida através da soma simples das notas das atividades e divisão pelos pesos.

 

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando ti nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. Atlas, E. Segurança e Medicina do Trabalho. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597022537/

  2. Barsano, Roberto, P., Barbosa, Pereira, R. Higiene e Segurança do Trabalho. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536514154/

  3. BARSANO, Roberto, P., BARBOSA, Pereira, R. Segurança do Trabalho - Guia Prático e Didático. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536505329/

  4. BRASIL, NOVA NR-09. Secretaria do Trabalho. https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/ctpp-nrs/norma-regulamentadora-no-9-nr-9

  5. BRASIL, NR15. Secretaria do Trabalho. https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/ctpp-nrs/norma-regulamentadora-no-15-nr-15

  6. FUNDACENTRO, Fundação Jorge Duplat Figueiredo de Medicina do Trabalho. NHO 10 - Norma de Higiene Ocupacional 10. Procedimento Técnico: Avaliação da exposição ocupacional a vibrações de mãos e braços. [FUNDACENTRO]. Retirado de https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/centrais-de-conteudo/biblioteca/nhos

  7. FUNDACENTRO, Fundação Jorge Duplat Figueiredo de Medicina do Trabalho. NHO 09 - Norma de Higiene Ocupacional 09. Procedimento Técnico: Avaliação da exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro. [FUNDACENTRO]. Retirado de https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/centrais-de-conteudo/biblioteca/nhos

  8. FUNDACENTRO, Fundação Jorge Duplat Figueiredo de Medicina do Trabalho. NHO 01 - Norma de Higiene Ocupacional 01. Procedimento Técnico: Avaliação da exposição ocupacional ao ruído. [FUNDACENTRO]. Retirado de https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/centrais-de-conteudo/biblioteca/nhos

  9. FUNDACENTRO, Fundação Jorge Duplat Figueiredo de Medicina do Trabalho. NHO 06 - Norma de Higiene Ocupacional 01. Procedimento Técnico: Avaliação da exposição ocupacional ao ruído. [FUNDACENTRO].

  10. https://carf.fazenda.gov.br/sincon/public/pages/ConsultarJurisprudencia/consultarJurisprudenciaCarf.jsf

  11. INSS. MANUAL DE APOSENTADORIA ESPECIAL. 2022. https://www.gov.br/esocial/pt-br/segurado-especial

LTR, 2017

  1. MONTEIRO, Lopes, A. Acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788553608379/

  2. MORAES, de, M.V. G. Doenças Ocupacionais - Agentes: Físico, Químico, Biológico, Ergonômico. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788576140818/

  3. SALIBA, T. M. Manual Prático de Higiene Ocupacional e PPRA. Rio de Janeiro:

  4. SPINELLI, R. Higiene Ocupacional. São Paulo: SENAC, 2011.

  5. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA de NORMAS TÉCNICAS - ABNT. ABNT NBR ISO/CIE 8995-1: Iluminação de ambientes de trabalho. Parte 1: Interior. RJ: ABNT, 2013.

  6. BRASIL. MINISTÉRIO do TRABALHO e PREVIDÊNCIA. Normas Regulamentadoras. NR-17 e Anexos: Ergonomia. Brasília, 2022.

  7. MOREIRA, V. de A. Iluminação Elétrica. Ed. Blucher, RJ: 1999.

  8. SEARS, Francis Weston; ZEMANSKY, Mark Waldo; YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A. Física. 12. ed. São Paulo, SP: Pearson Addison-Wesley, c2008-2009. 4 v. ISBN 9788588639300 (v.1, v.2, v.3, v.4).

  9. TIPLER, Paul Allen,; MOSCA, Gene. Física: para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c2009. 3 v. ISBN 9788521617105 (v.2,v.3).

 

Disciplina: Higiene do Trabalho – Agentes Químicos

Carga Horária: 40h

Teórica: 20h

Prática: 20h

Objetivo:

Conceituar os tipos de agentes químicos.

Conhecer e analisar os critérios de avaliação, técnicas de medição e medidas de controle.

Programa:

Agentes Químicos – Conceituação, classificação e reconhecimento dos riscos químicos; limites de tolerância; técnicas de reconhecimento; contaminantes sólidos e líquidos: classificação e ocorrência, estratégia de amostragem, técnicas de avaliação; contaminantes gasosos: classificação e ocorrência, estratégia de amostragem, técnicas de avaliação; medidas de controle coletivo para agentes químicos; medidas de controle individual; estudos de casos específicos; riscos relativos ao manuseio, armazenagem e transporte de substâncias agressivas.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Nas aulas presenciais: serão aulas expositivas dialogadas. debates e atividades monitoradas. Exemplos práticos e cases de indústrias com exposição aos processos químicos (gases, vapores e particulados).

Recursos audiovisuais utilizados: slides, filmes, computador, livros, dentre outros.

Utilização de tecnologias (planilhas de tratamento estatístico, softwares free para aplicação dos métodos multicritérios para tomada de decisão).

Os conteúdos serão desenvolvidos a partir de estudos de caso.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Estudo de caso em grupo de fichas de produtos químicos usuais em indústrias com estruturação de plano de amostragem em campo. Prática de coleta de agentes químicos em ambiente controlado (laboratório) e análise de resultados obtidos.

Exercícios e estudos de casos, individuais ou em grupo.

Forma de Avaliação:

O processo de avaliação é contínuo. As avaliações incluem: Participação em sala de aula e participação nas atividades.

As atividades serão desenvolvidas individuais e/ou em grupo.

Cada bloco de 5 horas/aula constituirá 1 peso na atividade avaliativa, correspondendo a uma nota parcial. A média final (MF) será obtida através da soma simples das notas das atividades e divisão pelos pesos.

 

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. BARSANO, Roberto, P., BARBOSA, Pereira, R. Segurança do Trabalho - Guia Prático e Didático. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536505329/

  2. Atlas, E. Segurança e Medicina do Trabalho. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597022537/

  3. Barsano, Roberto, P., Barbosa, Pereira, R. Higiene e Segurança do Trabalho. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536514154/

  4. MONTEIRO, Lopes, A. Acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788553608379/

  5. MORAES, de, M.V. G. Doenças Ocupacionais - Agentes: Físico, Químico, Biológico, Ergonômico. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788576140818/

  6. SALIBA, Tuffi Messias. Curso Básico de Segurança e Higiene Ocupacional. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://eds.p.ebscohost.com/eds/detail/detail?vid=0&sid=e488854c-eef4-453e-9517-58d868749690%40redis&bdata=Jmxhbmc9cHQtYnImc2l0ZT1lZHMtbGl2ZSZzY29wZT1zaXRl#AN=utfpr.281741&db=cat07269a

  7. FUNDACENTRO, Fundação Jorge Duplat Figueiredo de Medicina do Trabalho. NHO 08 - Norma de Higiene Ocupacional 08. Procedimento Técnico: Coleta de material particulado sólido suspenso no ar de ambientes de ambientes de trabalho. [FUNDACENTRO]. Retirado de https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/centrais-de-conteudo/biblioteca/nhos

  8. [ACGIH] AMERICAN CONFERENCE 0F GOVERNMENTAL INDUSTRIAL HYGIENISTS. 2018 TLVs e BEIs – Limites de Exposição (TLVs) para Substâncias Químicas e Agentes Físicos & Índices Biológicos de Exposição (BEIs). Cincinnati - Ohio, USA: ACGIH, 2022. (Edição em Português traduzida pela Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais – ABHO (São Paulo)).

  9. BREVIGLIERO, Ezio; POSSEBON, José; SPINELLI, Robson. Higiene ocupacional: agentes biológicos, químicos e físicos. 8. ed. São Paulo, SP: SENAC São Paulo, 2015. 453 p. ISBN 9788539608715

  10. BRASIL. Ministério do Trabalho. NR-09 Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos. Portaria SEPRT 8.873, de 23/07/2021. Retirado de https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-09-atualizada-2021-com-anexos-vibra-e-calor.pdf

  11. BRASIL. Ministério do Trabalho. NR-15 Atividades e Operações Insalubres. Anexo 11 Agentes Químicos Cuja Insalubridade é Caracterizada por Limite de Tolerância e Inspeção no Local de Trabalho. Portaria 3214 de 08 de junho de 1978. Retirado de https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-15-anexo-11.pdf

  12. BRASIL. Ministério do Trabalho. NR-15 Atividades e Operações Insalubres. Anexo 12 Limites de Tolerância para Poeiras Mineiras. Portaria 3214 de 08 de junho de 1978. Retirado de https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-15-anexo-12.pdf

  13. BRASIL. Ministério do Trabalho. NR-15 Atividades e Operações Insalubres. Anexo 13 Agentes Químicos. Portaria 3214 de 08 de junho de 1978. Retirado de https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-15-anexo-13.pdf

 

Disciplina: Higiene do Trabalho - Radiações Eletromagnéticas

Carga Horária: 20h

Teórica: 15h

Prática: 5h

Objetivo:

Conceituar os tipos de radiações eletromagnéticas: Ionizantes e Não Ionizantes. Conhecer e analisar os critérios de avaliação, técnicas de medição e medidas de controle.

Programa:

Radiações Eletromagnéticas –Radiação ionizante: conceituação, ocorrência, classificação, técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle; radiação não ionizante: conceitos gerais; radio freqüência: conceituação, ocorrência, classificação, técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle; radiação infravermelha: conceituação, ocorrência, classificação, técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle; radiação ultravioleta: conceito, ocorrência, classificação; técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada.

Recursos audiovisuais utilizados: slides, computador, livros, dentre outros.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da verificação da participação em atividades programadas e da verificação do desempenho em tarefas/trabalhos e provas.

Obs.: As provas correspondem 50% da nota final da disciplina.

 

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. BITELLI, T. Dosimetria e higiene das radiações: Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Politécnico da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1982.

  2. Equipe Atlas. Segurança e medicina do trabalho. Manuais de legislação Atlas. Edição 62. São Paulo: Atlas, 2008.

  3. FERRREIRA, V. L. Segurança em eletricidade: trabalhar com segurança é essencial. São Paulo: LTr, 2005.

  4. GEVERT, Sérgio Luiz. Radiações ionizantes. Curitiba, 1993. 137 f. Monografia (Especialização) - CEFET-PR. Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Curitiba, 1993.

  5. HENDEE, William R.; IBBOTT, Geoffrey S.; HENDEE, Eric G. Radiation therapy physics. 3rd. ed. Hoboken, NJ: Wiley-Liss, c2005. xvii, 450 p. ISBN 0471394939.

  6. HOXTER, E. A Introdução à Técnica Radiográfica: Siemens, AG. São Paulo: Edgard Blücher, 1977.

  7. LENSI, M. Solda oxiacetilênica: para técnicos, especialistas e aprendizes do ramo. São Paulo: Hemus, 1975.

  8. OKUNO, Emico; YOSHIMURA, Elisabeth Mateus. Física das radiações. São Paulo, SP: Oficina de Textos, 2010. 296 p. ISBN 9788579750052.

  9. SEGURANÇA e medicina do trabalho: legislação: Normas regulamentadoras NR's de 1 a 34. 4. ed. São Paulo: Método, 2012. 1100 p. ISBN 9788530939885.

  10. SEGURANÇA e medicina do trabalho: Lei n.6.514, de 22 de Dezembro de 1977, normas regulamentadoras (NR) aprovadas pela portaria n.3.214, de Junho de 1978. 69.ed. São Paulo: EDIPRO, 2012. 393 p. (Legislação (EDIPRO)

 

Disciplina: Higiene do Trabalho - Ventilação aplicada à Engenharia de Segurança

Carga Horária: 30h

Teórica: 25h

Prática: 5h

Objetivo:

Conceituar os tipos de ventilação. Conhecer e analisar os critérios de avaliação, técnicas de medição e medidas de controle.

Programa:

Ventilação aplicada à Engenharia de Segurança –Conceituação; Ventilação geral: ventilação para conforto térmico, ventilação natural; ventilação local exaustora aplicada ao controle de contaminantes dos ambientes de trabalho; trabalho prático de ventilação; medição de velocidade de ar.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada por meio de slides. Exercícios práticos sobre temas do programa.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual e Trabalho em grupo para composição da nota final.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da verificação da participação em atividades programadas e da verificação do desempenho em tarefas/trabalhos.

Obs.: Os trabalhos em grupo correspondem a 40% da nota final da disciplina e o trabalho individual a 60 %.

 

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. CLEZAR, Carlos Alfredo; NOGUEIRA, Antonio Carlos Ribeiro. Ventilação industrial. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2009. 240 p. ISBN 9788532803993.

  2. CORBELLA, Oscar; YANNAS, Simos. Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos: conforto ambiental. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, RJ: Revan, 2009. 305 p. ISBN 9788571063976.

  3. COSTA, Ennio Cruz da. Ventilação. 1. ed. São Paulo, SP: Blucher, 2005. 256 p. ISBN 9788521203537.

  4. CREDER, Hélio. Instalações de ar condicionado. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 318 p ISBN 85-216-1346-6.

  5. MACINTYRE, A. J. Ventilação industrial e controle de poluição. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1990.

  6. MESQUITA, A. L. S.; GUIMARAES, F. A.; NEFUSSI, N. Engenharia de ventilação industrial. São Paulo: Edgard Blücher, 1977.

  7. MONTENEGRO, G. A. Ventilação e Cobertas. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

  8. RUAS, Álvaro Cesar. Avaliação de conforto térmico: contribuição à aplicação prática das normas internacionais. São Paulo: Ministério do Trabalho, FUNDACENTRO, 2001.

  9. SCIGLIANO & VILSON HOLLO Índice de Ventilação Natural. São Paulo: PINI, 2001.

  10. TORREIRA, R. P. Elementos básicos de ar condicionado: para engenheiros, técnicos e especialistas do ramo. São Paulo: Hemus, 1983.

 

Disciplina: O Ambiente e as Doenças do Trabalho

Carga Horária: 50h

Teórica: 40h

Prática: 10h

Objetivo:

Reconhecer e aplicar os conceitos relacionados ao ambiente e doenças do trabalho, bem como as noções de primeiros socorros e toxicologia de acordo com a legislação, para aplicabilidade à saúde do trabalhador na práxis profissional.

Programa:

Conceito e importância; serviços de medicina do trabalho: atribuições e relacionamento com a engenharia de segurança; relação entre agentes ambientais e doenças do trabalho; fatores oriundos das doenças do trabalho que influenciam a produtividade e o bem-estar do trabalhador; estudo de doenças do trabalho: doenças causadas por agentes físicos, químicos e biológicos; doenças do trabalho na indústria e no meio rural; aspectos epidemiológicos das doenças do trabalho.

Noções de fisiologias aplicáveis e primeiros socorros; primeiros socorros; material de primeiros socorros; feridas, queimaduras e hemorragias; fraturas, torções e luxações; corpos estranhos nos olhos, nariz e garganta; intoxicação e envenenamento; parada respiratória e cardíaca; respiração artificial e massagem cardíaca; estado de inconsciência; transporte de acidentados; equipes de primeiros socorros.

Agentes tóxicos; vias de penetração e eliminação dos tóxicos no organismo; mecanismos de proteção do organismo; absorção e metabolismo; mecanismos de desintoxicação; sistemas enzimáticos; limites de tolerância; limites de tolerância biológicos; métodos de investigação toxicológica.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

As aulas serão expositivas e dialogadas, estudos de casos, exemplos clássicos, debates e atividades extraclasses. Recursos audiovisuais: slides, vídeos, computador, livros, quadro-negro, dentre outros. Utilização de tecnologias (softwares free para aplicação dos métodos multicritérios para tomada de decisão), materiais médico-hospitalares, bonecos de simulação humana. Os conteúdos serão desenvolvidos a partir de estudos de caso.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Exercícios e estudos de casos, individuais ou em grupo. Resolução de problemas e avaliações individuais e/ou em grupo.

Forma de Avaliação:

O processo de avaliação é progressivo e contínuo. As avaliações incluem: participação em sala de aula, análise de artigos científicos, preparação, organização e apresentação de seminários, avaliações escritas, estudos e compreensão de casos, entre outros. As atividades poderão ser desenvolvidas individualmente e/ou em grupos.

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. Atlas, E. Segurança e Medicina do Trabalho. [Minha Biblioteca]. Retirado de: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597022537/.

  2. BARSANO, Roberto, P., BARBOSA, Pereira, R. Segurança do Trabalho - Guia Prático e Didático. [Minha Biblioteca]. Retirado de: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536505329/ 

  3. BUSCHINELLI, J., T., P., Toxicologia ocupacional – São Paulo, Fundacentro, 2020. ISBN 978-85-92984-30-4. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://www.anamt.org.br/portal/2020/04/14/fundacentro-divulga-livro-sobre-toxicologia-ocupacional/

  4. CASSAR, Bomfim, V. CLT Organizada - Consolidação das Leis do Trabalho. [Minha Biblioteca]. Retirado de: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788530984717/ 

  5. MORAES, de, M.V. G. Doenças Ocupacionais - Agentes: Físico, Químico, Biológico, Ergonômico. [Minha Biblioteca]. Retirado de: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788576140818/

  6. NATALE, Tomaz, S. Proteção Radiológica e Dosimetria - Efeitos Genéticos e Biológicos, Principais Cuidados e Normas de Segurança. [Minha Biblioteca]. Retirado de: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521305/

  7. HAUBERT, M.Primeiros socorros. Porto Alegre: SAGAH, 2018. ISBN 9788595024885. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000014499&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 4 jul. 2022

 

Disciplina: Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações

Carga Horária: 80h

Teórica: 75h

Prática: 5h

Objetivo:

Apresentar aos alunos os conceitos e aplicações para Engenharia de Segurança do Trabalho da Prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações na construção civil, elétrica e mecânica.

Programa:

Civil - Localização industrial; arranjo físico; edificações: fases construtiva e operacional; estruturas e superfícies de trabalho; transporte, armazenagem e manuseio de materiais; tanques, silos e tubulações; cor, sinalização e rotulagem; características da construção civil; riscos principais; obras de construção, demolição e reformas; análise dos subsistemas: pessoal, equipamento, material e ambiente; prazo, custo, segurança e qualidade; análise de programas convencionais; definição de responsabilidades e atribuições; controle do risco; instruções e treinamento; promoções e divulgações; programa de segurança na construção civil.

Elétrica - Cabines de transformação; aterramento elétrico; pára-raios; eletricidade estática; instalações elétricas provisórias; legislação e normas relativas à proteção contra choques elétricos; equipamentos e dispositivos elétricos; área de utilidades; manutenção preventiva e engenharia de segurança; riscos na eletrificação rural; acidentes com cercas energizadas.

Mecânica - Conceituação e importância; projeto de proteção de máquinas; ferramentas manuais; ferramentas motorizadas; equipamentos de proteção individual; sistemas de proteção coletiva; manutenção preventiva; soldagem e corte; NR11- transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais; NR12 – máquinas e equipamentos; prensas – cuidados na operação e manutenção; layout; transporte de cargas perigosas.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Nas aulas presenciais: serão aulas expositivas dialogadas. debates e atividades monitoradas. Exemplos práticos e cases.

Recursos audiovisuais utilizados: slides, filmes, computador, livros, dentre outros. Utilização de tecnologias (softwares free para aplicação dos métodos multicritérios para tomada de decisão). Os conteúdos serão desenvolvidos a partir de estudos de caso.

Na parte de Civil acontecerá uma visita técnica a um canteiro de obras.

Na parte de elétrica terão práticas de campo.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Exercícios e estudos de casos, individuais ou em grupo. Resolução de problemas.

Forma de Avaliação:

As atividades serão desenvolvidas individuais e/ou em grupo. A composição final da nota que envolve trabalhos e provas terão pesos diferentes, pois engloba três disciplinas.

 

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. ANJOS, M. S. dos. Segurança do trabalho na construção civil. São Paulo: Erica, 2019. ISBN 9788536531687. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000015112&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 3 jul. 2022.

  2. Segurança e saúde na indústria da construção: prevenção e inovação[s. l.]: Câmara Brasileira da Indústria da Construção, 2019. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat07269a&AN=utfpr.289008&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 3 jul. 2022.

  3. RODRIGUES, F. R. Prevenindo acidentes na construção civil. 2. ed. [s. l.]: LTr, 2013. ISBN 9788536125305. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat07269a&AN=utfpr.277696&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 3 jul. 2022.

  4. MORI, L. M. de; PEINADO, H. S. Segurança do trabalho na construção civil[s. l.]: PINI, [s. d.]. ISBN 9788572664707. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat07269a&AN=utfpr.286743&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 3 jul. 2022.

  5. OLIVEIRA, C. A. D. de. Aplicando os procedimentos técnicos em segurança e saúde no trabalho na área da construção: atendendo às exigências de segurança e saúde no trabalho nos contratos de prestação de serviços[s. l.]: LTr, 2005. ISBN 85-361-0648-4. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat07269a&AN=utfpr.215702&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 3 jul. 2022.

  6. BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora nº 18 (NR 18): SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-18-atualizada-2020-1.pdf.

  7. BRASIL. MINISTÉRIO do TRABALHO e PREVIDÊNCIA. Normas Regulamentadoras. NR-10 e Anexos: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Brasília, 2019.

  8. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 5410: Instalações Elétricas de Baixa Tensão. RJ: ABNT, 2005.

  9. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 5419-1: Sistemas Proteção c/ Descargas Atmosféricas. Parte 1: Sistemas Gerais. RJ, 2018.

  10. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 5419-4: Sistemas Proteção contra Descargas Atmosféricas. Parte 4: Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura. RJ: ABNT, 2018.

  11. CASTRO, de, B. A. Segurança do trabalho em eletricidade 1ª edição. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536530871/

  12. JR., S., dos, J. R. NR-10: Segurança em Eletricidade - Uma Visão Prática. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536518039/

  13. ZOCCHIO, Álvaro. Prática da prevenção de acidentes: ABC da segurança do trabalho, 7ª edição. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522472994/

  14. SENAI. Operador de caldeiras: prevenção e combate a incêndios. Rio de Janeiro: Divisão de Ensino e Treinamento, 1984.

  15. TORREIRA, R. P. Manual de segurança industrial. São Paulo: Margus, 1999.

  16. ZOCCHIO, A.; PEDRO, L. C. F. Segurança em trabalhos com maquinaria. São Paulo: LTr, 2002.

 

Disciplina: Proteção Contra Incêndio e Explosões

Carga Horária: 60h

Teórica: 55h

Prática: 5h

Objetivo:

Capacitar o profissional a reconhecer os principais riscos de incêndio e explosão e avaliar seu alcance e consequência, assim como estar apto a emitir parecer sobre questões ligadas à prevenção e combate a incêndio e explosões. Habilitar o profissional a especificar, coordenar, ativar, desativar e manter sistemas de proteção contra incêndio e explosões.

Programa:

Conceito, importância e participação da engenharia de segurança do trabalho na proteção contra incêndios; legislação e normas brasileiras relativas à proteção contra incêndio; química e física do fogo; produtos de combustão e seus respectivos efeitos; Proteção estrutural: identificação, seleção e análise de materiais; conceito e avaliação de carga-incêndio; importância da análise dos processos industriais sob o ponto de vista incêndio; proteção especial contra incêndio; incêndios florestais; sistema de detecção e alarme; agentes extintores; sistemas fixos e equipamentos móveis de combate a incêndio; rede de hidrantes; equipe de combate a incêndio; Inspeções oficiais: órgãos públicos e seguradoras; laboratórios de ensaios no Brasil.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aulas presenciais:

Teóricas através de explanação com apoio de slides (powerpoint) e vídeos;

Práticas com a utilização dos sistemas disponíveis no local.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Atividades em Grupo.

Forma de Avaliação:

A avaliação será efetuada através das atividades desenvolvidas em grupo e seminários. Os grupos deverão contar com 5 pessoas (máximo 8 equipes). Os seminários deverão versar sobre tema escolhido dentre os listados abaixo, ou tema sugerido pela equipe e aprovado pelo professor:

 

1. Reprodutibilidade do projeto de segurança no ambiente real (residencial, industrial, comercial);

2. Detalhes de segurança em operação de centrais de GLP;

3. Análise de estabelecimento de armazenamento e comércio de GLP;

4. Testes, vistorias e certificação de extintores de incêndio;

5. Análise de caso(s) de ocorrência de incêndios ou explosões significativas;

6. Prevenção de incêndio em cozinhas industriais;

7. Análise de estabelecimento de armazenamento e comércio de fogos de artifício – NR19a;

8. Incêndios Florestais ou agrícolas.

 

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. BALARIM, C. R.; BALARIM, L. P. C. Prevenção contra incêndio: sistemática de cálculo. Ponta Grossa: UEPG, 1992.

  2. CAMILLO JÚNIOR, A. B. Manual de prevenção e combate a incêndios. 3. ed. São Paulo: SENAC, 2001.

  3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, Diversas normas.

  4. NATIONAL FIRE PROTECTION ASSOCIATION - NFPA- National Fire Code

_____, Fire Protection Handbook

_____, Diversos periódicos.

  1. Corpo de Bombeiros do Paraná – Código de Segurança contra Incêndio e Pânico – 2015.

  2. MACINTYRE, A.J. Instalações Hidráulicas, Editora Guanabara Dois, Rio de Janeiro, 1982.

  3. JORDÃO, D. M. Manual de Instalações Elétricas em Indústrias Químicas, Petroquímicas e de Petróleo – atmosferas Explosivas, Qualitymark Editora, Rio de Janeiro, 2002.

  4. SEITO, A.I. et al. A Segurança contra incêndio no Brasil. Projeto Editora, São Paulo, 2008. p. 496.

  5. BRENTANO, Telmo. Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndio nas Edificações. 5ª. Ed, Porto Alegre. Edição do Autor, 2016. P. 708.

 

Disciplina: Ergonomia

Carga Horária: 30h

Teórica: 25h

Prática: 5h

Objetivo:

Apresentar e alinhar os conhecimentos da Ergonomia, contextualizando com a legislação vigente e sua aplicabilidade prática.

Programa:

Histórico, conceitos, noções de fisiologia e biomecânica do trabalho; Ergonomia Física, Cognitiva e Organizacional; dimensionamento de postos de trabalho; Avaliação ambiental para a ergonomia; sistema homem-máquina; Dispositivos de controle e informações escritas e visuais, limitações sensoriais; trabalho em turno; riscos ergonômicos mais comuns.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

As aulas serão divididas em teóricas e práticas, sendo as primeiras com uso de slides, vídeos e fotos, trazendo o conteúdo programático e casos reais. Além disso, serão promovidos debates e discussão de cases e vivências na ergonomia. A segunda parte será apresentação de ferramentas e técnicas de ergonomia para a aplicação prática do conteúdo.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho em grupo.

Forma de Avaliação:

As avaliações da disciplina serão realizadas através de trabalho prático-teórico, onde os discentes elaborarão uma Análise Ergonômica do trabalho de um posto de trabalho, utilizando todos os conceitos apresentados em Aula. O Trabalho somará 8 pontos, enquanto a participação em sala de aula e presença somarão 2 pontos. A nota final será obtida através da soma simples das duas notas.

 

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. Ida, I. Ergonomia - Projeto e Produção. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521215271/

  2. Abrahão, Júlia, Sznelwar, Laerte, Silvino, Alexandre, Sarmet, Maurício, Pinho, Diana. Introdução à ergonomia: da prática à teoria. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521214403/

  3. Souza, de, D. A. Ergonomia aplicada. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595026568/

  4. BARSANO, Roberto, P., BARBOSA, Pereira, R. Segurança do Trabalho - Guia Prático e Didático. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536505329/

  5. MORAES, de, M.V. G. Doenças Ocupacionais - Agentes: Físico, Químico, Biológico, Ergonômico. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788576140818/

  6. KROEMER E GRANDJEAN. Manual de Ergonomia: Adaptando o trabalho ao Homem, 2004.

  7. GUERIN, F. Compreender o Trabalho Para Transformá-lo: a Prática da Ergonomia, 2001.

  8. COUTO, H., COUTO, D. Ergonomia 4.0: Dos Conceitos Básicos à 4 Revolução Industria, 2020.

 

Disciplina: Administração Aplicada a Engenharia de Segurança

Carga Horária: 30h (teórica)

Objetivo:

Apresentar aos alunos os conceitos e princípios de administração associado às políticas e programa de engenharia de segurança do trabalho.

Programa:

Conceitos  e  princípios  de  administração;  política  e  programa  de  engenharia  de  segurança  do trabalho;  organização  dos  serviços  especializados  de  segurança  do  trabalho;  interrelacionamento de engenharia de segurança com as demais áreas da empresa; aspectos éticos da profissão  de  engenheiro  de  segurança  do  trabalho;  recursos  de  informática  de  interesse  da engenharia  de  segurança  do  trabalho;  relação  custo-benefício;  elaboração  orçamentária  para execução  de  um  Programa  de  Segurança;  entidades  e  associações  nacionais,  estrangeiras  e internacionais dedicadas e relacionadas à prevenção de acidentes.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

As aulas expositivas, trabalhos em grupo e estudos de caso dirigidos.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho em grupo e Prova individual.

Forma de Avaliação:

Será realizada uma avaliação sob forma de trabalho com valor 10 e peso 4.

Será realizada uma avaliação sob forma de prova com valor 10 e peso 6.

 

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. IRELAND, R. Duane; HITT, Michael A.; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica. 3. ed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2015. 461 p. ISBN 9788522116416.

  2. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. 2. ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2011. xiii, 240 p. ISBN 9788576058762.

  3. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 22. ed., rev. ampl. São Paulo, SP: Atlas, 2005. 335 p. ISBN 8522441235.

  4. CAVALCANTI, Glauco; TOLOTTI, Márcia. Empreendedorismo: decolando para o futuro: as lições do voo livre aplicadas ao mundo corporativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 152 p. ISBN 9788535252132.

  5. ROZENFELD, Henrique et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo, SP: Saraiva, 2006. 542 p. ISBN 8502054465.

 

Disciplina: Legislação e Normas Técnicas

Carga Horária: 20h (teórica)

Objetivo:

Apresentar aos alunos os conceitos relacionados à legislação relacionada à engenharia de segurança do trabalho, assim como as normas técnicas que à regem.

Programa:

Conceituação, constituição, lei, decreto e portaria; hierarquia: Legislação Federal, Estadual e Municipal; Legislação acidentária; legislação previdenciária; legislação sindical; consolidação das leis do trabalho; trabalho da mulher e do menor; atribuições do engenheiro e do técnico de segurança do trabalho; responsabilidade profissional, trabalhista, civil e criminal; co-responsabilidade; portarias normativas e outros dispositivos legais; embargo e interdição; convenções e recomendações da organização internacional do trabalho (OIT). Normas nacionais, estrangeiras e internacionais; técnicas do preparo de normas, instruções e ordens de serviço; importância da utilização de normas técnicas internas para a engenharia de segurança.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Nas aulas presenciais: serão aulas expositivas dialogadas. debates e atividades monitoradas. Exemplos práticos e cases. Recursos audiovisuais utilizados: slides, filmes, computador, livros, dentre outros. Utilização de tecnologias (softwares free para aplicação dos métodos multicritérios para tomada de decisão). Os conteúdos serão desenvolvidos a partir de estudos de caso.

Serão disponibilizados materiais (vídeos e tutoriais) para a resolução de problemas por meio de estudos de caso. Estudo dirigido, leitura e interpretação de textos, pesquisa, projeto, debate, estudo de caso, seminário, brainstorming, dentre outros. As atividades serão desenvolvidas via plataforma moodle ou outra plataforma reconhecida pela Universidade.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Exercícios e estudos de casos, individuais ou em grupo. Resolução de problemas.

Forma de Avaliação:

O processo de avaliação é contínuo. As avaliações incluem: Participação em sala de aula, Análise de artigos científicos, Preparação, organização e apresentação de seminários, Avaliações escritas, Desenvolvimento de estudos de casos, entre outros.

As atividades serão desenvolvidas individuais e/ou em grupo.

Cada bloco de 5 horas/aula constituirá 1 peso na atividade avaliativa, correspondendo a uma nota parcial. A média final (MF) será obtida através da soma simples das notas das atividades e divisão pelos pesos.

 

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. AMORIM JUNIOR, Cléber Nilson. SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO: PRINCÍPIOS NORTEADORES. Edição: 3ª. 2021. Editora LTR.

  2. BARROS JÚNIOR, Edmilson de Almeida. PERÍCIAS JUDICIAIS E EXTRAJUDICIAIS: GUIA PRÁTICO PARA JURISTAS, PERITOS E ASSISTENTES TÉCNICOS DE TODAS AS ÁREAS. (eBook). Edição: 2017. Editora: Kindle.

  3. BUONO NETO, Antonio; BUONO, Elaine Arbex. PERÍCIAS JUDICIAIS NA MEDICINA DO TRABALHO. Edição: 2020. Editora: JH Mizumo.

  4. MORAES, Giovanni. FUNDAMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE PERÍCIAS TRABALHISTAS, PREVIDENCIÁRIA, AMBIENTAIS, ACIDENTÁRIAS E MÉDICA - ASPECTOS TÉCNICOS. Edição: 2ª - 2016. Editora: ‎ GVC.

  5. OPITZ JUNIOR, João Baptista; OPITZ NETO, João Baptista. PERÍCIA MÉDICA - VISÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA. Edição: 2019. Editora: Lujur.

  6. PRETTI, Gleibe. COMO TRABALHAR NO TRIBUNAL NA FUNÇÃO PERITO JUDICIAL?. Edição: 2017. Editora Ícone.

  7. RIGOLETTO, Ivan de Paula. PERÍCIA TÉCNICA: ASPECTOS DO DIREITO E DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Edição: 2018. Editora:‎ Alínea.

  8. SALIBA, Tuffi Messias. JURISPRUDÊNCIA DE INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE, ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO E PROVA PERICIAL: COMENTADAS E ANOTADAS. Edição: 3ª 2021. Editora LTR.

  9. SALIBA, Tuffi Messias. PROVA PERICIAL EM SEGURANÇA E HIGIENE OCUPACIONAL. 4ª EDIÇÃO – 2021. EDITORA: LTR.

  10. SILVA FILHO, José Augusto da. SEGURANÇA DO TRABALHO: GERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS - GRO/PGR. Edição: 2021. Editora LTR.

  11. SALIBA, Tuffi Messias. PROVA PERICIAL EM SEGURANÇA E HIGIENE OCUPACIONAL. Edição: 4ª. 2021. Editora LTR.

  12. SOUZA, André Aguerri Pimenta. ERGONOMIA EM TEMPOS DE HOME OFFICE: O MAIS NOVO DESAFIO PARA AS CORPORAÇÕES. Edição: 2020. Editora Kindle.

  13. VÁZQUEZ, Carmen. PROVA PERICIAL - DA PROVA CIENTÍFICA À PROVA PERICIAL. Edição: 2021. Editora: Juspodivm.

 

Disciplina: Proteção do Meio Ambiente

Carga Horária: 45h (teórica)

Objetivo:

Apresentar aos alunos os conceitos relacionados à Proteção do Meio Ambiente aplicado à Engenharia de Segurança do Trabalho.

Programa:

Meio Ambiente

Importância da preservação do meio ambiente; Conceitos e definições; Aspectos legais, institucionais e órgãos regulamentadores; Estudos de proteção do meio ambiente no âmbito industrial.

Saneamento

A preservação do meio ambiente e a qualidade do ar; Protocolo de GHG (Greenhouse Gases); Gestão racional do uso de energia e Energia Verde em sistemas Agroindustriais; A preservação do meio ambiente e a qualidade da água; Gestão e conservação de água em sistemas Agroindustriais; Proteção dos Recursos Hídricos e Gestão de efluentes; A preservação do meio ambiente e a conservação do solo; Gestão de Resíduos Sólidos em sistemas Agroindustriais. Logística Reversa.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aulas presenciais: Aulas expositivas dialogadas serão realizadas em consonância com o desenvolvimento de trabalhos práticos e atividades monitoradas. Exemplos práticos e cases serão utilizados para a capacitação dos alunos por meio de metodologias ativas. Recursos audiovisuais que podem ser utilizados: slides, filmes e softwares específicos para o meio ambiente que promovam a utilização de tecnologias sustentáveis. Os conteúdos serão desenvolvidos a partir de estudos de caso.

Material de apoio didático: Materiais didáticos digitais (vídeos, livros, apostilas e tutoriais) serão disponibilizados para a construção e resolução de problemas por meio de estudos de caso. Estudos dirigidos com o uso de material didático serão associados a processos projetuais que envolvam grupos de alunos e promovam a leitura, interpretação de textos, pesquisa e o desenvolvimento de projetos/atividades. Será utilizada a plataforma moodle ou Classroom para comunicação com os alunos.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Atividades individuais e/ou em grupo.

Forma de Avaliação:

O processo de avaliação a ser utilizado será contínuo.

As avaliações podem incluir: Participação em sala de aula; Análise de artigos científicos; Preparação, organização e apresentação de seminários; Avaliações escritas; Desenvolvimento de estudos de casos; atividades didáticas e práticas, dentre outros processos pedagógicos.

As atividades serão desenvolvidas individualmente e/ou em grupo.

Cada bloco de 5 horas/aula constituirá 1 peso na atividade avaliativa, correspondendo a uma notação parcial.

A média final (MF) será obtida através da soma simples das notas das atividades e divisão pelos pesos adotados.

 

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. SILVA, e, A. A., REZENDE, Teixeira, M. E., TAVEIRA, Pinho, P.T.A. D. Segurança do Trabalho e Meio Ambiente – A dupla atuação. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536532431/

  2. FILHO, B., Nunes, A. Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, 5ª edição. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597018752/

  3. BARSANO, Roberto, P., BARBOSA, Pereira, R. Segurança do Trabalho - Guia Prático e Didático. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536505329/

  4. Atlas, E. Segurança e Medicina do Trabalho. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597022537/

  5. MONTEIRO, Lopes, A. Acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788553608379/

  6. BEZERRA, J. F. M.; KAWAI, H.; COSTA, J. R.; VIDAL, W. L.; OHNO, R. H.; JORDÃO, E P. CETESB: Avaliação de desempenho de estações de tratamento de esgotos. São Paulo: CETESB, 1991.

  7. MOTA, Suetônio. Introdução à engenharia ambiental. 4. ed. Rio de Janeiro: ABES, 2006 388 p. ISBN 85-7022-139-8.

  8. DI BERNARDO, L.; DI BERNARDO, A.; CENTURIONE FILHO, P. L. Ensaios de tratabilidade de água e dos resíduos gerados em estações de tratamento de água. São Carlos: RiMa, 2002.

  9. PHILIPPI JÚNIOR, Arlindo; ROMÉRO, Marcelo de Andrade; BRUNA, Gilda Collet (ed.). Curso de gestão ambiental. São Paulo, SP: Manole, 2004. xx, 1045 p. (Coleção ambiental; 1). ISBN 8520420559

  10. DERISIO, José Carlos. Introdução ao controle de poluição ambiental. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Signus, 2007. 192 p. ISBN 9788587803290

  11. TAQUES, Ricardo Martins. Uma avaliação sobre diferentes padrões de modelagens para índices e indicadores de poluição do ar em ontologias. 2018. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial. Área de Concentração: Infomática Industrial, Curitiba, 2018. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4188/1/CT_CPGEI_M_Taques%2c%20Ricardo%20Martins_2018.pdf;. Acesso em: 31 jul. 2019

  12. COOPER, C. David; ALLEY, F. C. Air pollution control: a design approach. 4rd ed. Prospect Heights, Ill.: Waveland, c2011. 839 p. ISBN 978-1-57766-678-3.

  13. BRUINS, Randall J. F.; HEBERLING, Matthew T. Economics and ecological risk assessment: applications to watershed management. Boca Raton: CRC Press, 2005. 446 p. ISBN 1566706394.

  14. MANCUSO, Pedro Caetano Sanches; SANTOS, Hilton Felício dos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Reúso de água. São Paulo, SP: Manole, 2003. 579 p. ISBN 85-204-1450-8.

  15. GONÇALVES, Ricardo Franci; (Coord.) PROGRAMA DE PESQUISA EM SANEAMENTO BÁSICO (BRASIL). Uso racional da água em edificações. Vitória, ES: ABES, 2006. 332 p. ISBN 8570221541.

  16. ASANO, Takashi. Wasterwater reclamation and reuse. Boca Raton: CRC Press, 1998. 1528 p. (Water quality management library; 10). ISBN 1566766206.

  17. CHEHEBE, José Ribamar B. Análise do ciclo de vida de produtos: ferramenta gerencial da ISO 14000. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark, 1998. xiv, 104 p. ISBN 8573031697.

  18. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO. ISO 14001:2004 - Environmental management systems - Requirements with guidance for use. Geneva: ISO, 2004.

 

Disciplina: Gerência de Riscos

Carga Horária: 60h (teórica)

Proporcionar conhecimento dos conceitos e técnicas de análise, avaliação e gerenciamento de riscos de acidentes.

Programa:

Métodos estatísticos aplicados à análise e avaliação de riscos.

Fundamentos matemáticos: confiabilidade e álgebra booleana; análise de riscos: análise preliminar de riscos, análise de modos de falha e efeito, série de riscos, análise de árvores de falhas, “técnicas de incidentes críticos”; avaliação de riscos: riscos e probabilidades, distribuição de probabilidade, previsão de perdas por estatística; natureza dos riscos empresariais, riscos puros especulativos; conceituação e evolução histórica; segurança de sistemas; sistemas e subsistemas; a empresa com sistema; responsabilidade pelo produto; identificação dos riscos: inspeção de segurança, investigação e análise de acidentes: avaliação das perdas de um sistema; custo de acidentes; prevenção e controle de perdas: controle de danos, controle total de perdas; programas de prevenção e controle de perdas; planos de emergência; retenção de riscos: auto-adoção de riscos e auto-seguro; transferência de riscos; noções básicas de seguro; administração de seguros.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Atividades presenciais: aulas expositivas dialogadas, estudo de casos, debates e atividades monitoradas.

Atividades não presenciais (ambiente Moodle): leitura e interpretação de textos selecionados, pesquisas, resolução de exercícios e testes, fóruns de discussões.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Atividades presenciais: Exercícios e estudos de casos, individuais ou em grupo; resolução de problemas.

Atividades não presenciais: estudo dirigido, leitura e interpretação de textos, pesquisa, projeto, estudo de caso, pesquisa, organização e preparação de seminário, resolução de problemas, participação em testes e fóruns de discussões.

Forma de Avaliação:

O processo de avaliação é contínuo e formativo. As avaliações incluem: Participação em sala de aula; Análise de artigos e textos selecionados; Preparação, organização e apresentação de seminários; Desenvolvimento de estudos de casos; Resolução de problemas de aplicação propostos.

As atividades serão desenvolvidas individuais e/ou em grupo.

Cada bloco de 5 horas/aula constituirá 1 peso na atividade avaliativa, correspondendo a uma nota parcial. A média final (MF) será obtida através da soma simples das notas das atividades e divisão pelos pesos.

 

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. WALPOLE, R.E. Probabilidade e Estatística para Engenharia e Ciências. São Paulo: Pearson, 2009.

  2. MONTGOMERY, D. Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros. Rio de Janeiro: LTC (acesso ao texto completo via Minha Biblioteca)

  3. MATTOS, U.A.O.; MASCULO, F.S. Higiene e Segurança do Trabalho. 2ªed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019 (acesso ao texto completo via Minha Biblioteca)

  4. BARSANO, P.R.; BARBOSA, R.P. Segurança do Trabalho. São Paulo: Erica, 2012.

  5. AVEN, T.Risk Analysis: assessing uncertainties beyond expected values and probabilities. Chichester (England): John Wiley & Sons, 2008. (acesso ao texto completo via Minha Biblioteca)

  6. MODARRES, M. KAMINSKIY, M.P.; KRIVTSOV, V. Reliability Engineering and Risk Analysis: a practical guide. Boca Raton: CRC Press, 2017. (acesso ao texto completo via Minha Biblioteca)

 

Disciplina: Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento

Carga Horária: 15h (teórica)

Objetivo:

Identificar abordagens e práticas da psicologia aplicada ao contexto laboral;

Compreender a interrelação entre a psicologia e a segurança do trabalho;

Identificar instrumentos e métodos da área da psicologia aplicados na prevenção, avaliação e intervenção tanto na segurança física como psíquica do trabalhador.

Programa:

Noções de psicologia; características da personalidade; aspectos psicológicos do trabalho e no acidente; aspectos psicológicos da seleção de pessoal (PPP); o treinamento, sua importância na engenharia de segurança do trabalho; requisitos de aptidão; aspectos comportamentais na utilização do equipamento de proteção individual; Ação sindical: a atuação do engenheiro de segurança no trabalho na relação capital-trabalho; Técnicas de comunicação; desenvolvimento organizacional; relações humanas; comissões de segurança no trabalho; segurança integrada.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

A disciplina será desenvolvida por meio de aula expositiva com a utilização de slides e de vídeos com exemplos de situações para incentivar a participação dos alunos, além da utilização de estudo de casos pelos alunos e realização de exercícios sobre os temas tratados.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual ou em grupo.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da verificação da participação em atividades programadas e da verificação do desempenho em tarefas/trabalhos.

 

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. GARDNER, B. B.A empresa como sistema social. São Paulo: FUNDACENTRO, 1983.

  2. KNOWLES, M. S.O líder procura o autodesenvolvimento. São Paulo: FUNDACENTRO, 1986.

  3. ROCHA-PINTO, S. R. Dimensões Funcionais da Gestão com Pessoas. 6. ed. São Paulo FGV, 2005.

  4. ZANELLI, J. C. O psicólogo nas organizações de trabalho. São Paulo: Artmed, 2002.

  5. WHITE, R. E. Como se aperfeiçoar em administrar pessoas. São Paulo: Alta Books, 2003.

  6. BENDASSOLLI, P. F. Psicologia e trabalho: apropriações e significados. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

  7. DELA COLETA, José Augusto. Acidentes de trabalho: fator humano, contribuições da psicologia do trabalho, atividades de prevenção. São Paulo, Atlas, 1989.

  8. RODRIGUES, Marcus Vinicius Carvalho. Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

  9. DAVIS, K.; NEWSTROM, J.W. Comportamento humano no trabalho: uma abordagem psicológica. São Paulo: Pioneira, 2017.

 

Disciplina: Planificação de Emergência: Segurança em Transportes e Atendimento de Catástrofes

Carga Horária: 20h (teórica)

Objetivo:

Conhecer os riscos urbanos, transportes de produtos perigosos e materiais explosivos, técnicas de controle assim como legislação e normas vigentes quanto a proteção.

Programa:

Incêndio e explosões na área de transporte; transporte de produtos químicos; transporte aéreo, transporte ferroviário; transporte rodoviário; transporte fluvial e marítimo; planos de evacuação. Riscos urbanos; técnicas de salvamento e noções de salvamento; conceituação e identificação; enchentes; planos de ação mútua e comunitária; defesa civil.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada por meio de slides.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da verificação da participação em atividades programadas e da verificação do desempenho em tarefas/trabalhos e provas.

Obs.: As provas escritas correspondem 70% da nota final da disciplina e as demais atividades 30%.

 

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. ABREU, L. B. Emergências: pronto atendimento de acidentados de mão considerações gerais, normas de atendimento. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado – IMESP, 1993.

  2. ARAÚJO, J. A. M.; MURAD, J. R. Procedimentos para controle de riscos em situações de emergência, São Paulo: in Anais do XVII Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. FUNDACENTRO, 1978.

  3. CICCOTI, Larissa; RODRIGUES, Angela Cassia; GÜNTHER, Wanda Maria Risso. Desastres: Múltiplas Abordagens e Desafio. Editora GEM LTC: São Paulo, 2017.

  4. EDITORIAL. Sprinkler, eficaz no início do fogo. Novo Hamburgo: Revista Proteção, v.1 n. 5, 1989, MPF, 1990.

  5. MÁSCULO, U. M. F. (orgs.) Higiene e segurança do trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier/Abepro, 2011.

  6. MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL. Manual de medicina de desastres. Vol 1, 3ª ed.. Secretaria Nacional da Defesa Civil. Brasília: MIN, 2007.

  7. MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL. Módulo de formação: Noções básicas em proteção e defesa civil e em gestão de riscos. Brasília: MIN, 2017.

  8. ARAÚJO, Giovanni Moraes de. Regulamentação do transporte terrestre de produtos perigosos comentada: manual de MOPP: legislação de segurança, saúde e meio ambiente aplicada. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: GVC Gerenciamento Verde Consultoria, 2007. v.: ISBN 9788599331132

  9. ARAÚJO, Giovanni Moraes de. Segurança na armazenagem, manuseio e transporte de produtos perigosos: gerenciamento de emergência química. 2.ed. Rio de Janeiro, RJ: GVC Gerenciamento Verde Consultoria, 2005. v. ISBN 8599331051.

  10. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA QUÍMICA E DE PRODUTOS DERIVADOS. Manual para atendimento de emergências com produtos perigosos. 4. ed. São Paulo, SP: ABIQUIM, 2002. 269 p.

  11. BRASIL. MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES. Regulamentação do transporte rodoviário de Produtos Perigosos, DL 2063 de 06/10/83; DL 96044 de 18/03/88, Brasília, 1988.

 

Disciplina: Orientação para Elaboração de Laudos Técnicos

 

Carga Horária: 20h (teórica)

Objetivo:

Conhecer a legislação aplicável às perícias de insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial. Conhecer dos sistemas eletrônicos utilizados pela Justiça do Trabalho, Justiça Cível e Justiça Federal. Saber como se habilitar para realizar perícias como perito ou assistente técnico (assinatura digital, apresentação as varas da justiça etc.). Conhecer sobre as técnicas de avaliação e instrumentalização ocupacional. Conhecer os procedimentos técnicos para avaliação das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos. Como escrever um laudo de acordo com o novo Código do Processo Civil. Estudo de casos.

Programa:

Aspectos jurídicos. Conceitos técnicos e legais da insalubridade e da periculosidade. Papel de peritos e assistentes técnicos no processo judicial. Elaboração de laudos ambientais, periciais e para a aposentadoria especial. Elaboração de quesitos.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada por meio de slides.

Aula expositiva-dialogada por meio de casos reais.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho em grupo.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da verificação da participação em atividade (40%) e trabalhos em grupo (60%).

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. Equipe Atlas. Segurança e medicina do trabalho. Manuais de legislação Atlas. Edição 87. São Paulo: Atlas, 2022.

  2. MORAES, G. A. Legislação de Segurança e Saúde Ocupacional. 1ed. Rio de Janeiro, 2006.

  3. VENDRAME, A. C. F. Gestão do risco ocupacional: o que as empresas precisam saber sobre insalubridade, periculosidade, PPRA, PPP, LTCAT, entre outros documentos legais. [s. l.]: IOB, 2005. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat07269a&AN=utfpr.223184&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 4 jul. 2022.

  4. SALIBA, T. M.; CORRÊA, M. A. C. Insalubridade e periculosidade: aspectos técnicos e práticos. 11. ed. [s. l.]: LTr, 2012. ISBN 9788536116846. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat07269a&AN=utfpr.262075&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 4 jul. 2022.

  5. Tratado de Segurança e Saúde Ocupacional, volume 3: aspectos técnicos e jurídicos: NR-13 a NR-15 / Alexandre Demetrius Pereira. – 2. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2015.

  6. Tratado de Segurança e Saúde Ocupacional, volume 4: aspectos técnicos e jurídicos: NR-16 a NR-18 / Alexandre Demetrius Pereira. – 2. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2015.

  7. SESI. Serviço Social da Indústria. Técnicas de avaliação de agentes ambientais: manual SESI. Departamento Nacional. Brasília: SESI/DN, 2007.

  8. Saliba, Tuffi Messias. Curso básico de segurança e higiene ocupacional. 7º ed. – São Paulo: LTr, 2015.

 

Disciplina: Metodologia da Pesquisa

Carga Horária: 30h (teórica)

Objetivo:

Capacitar os alunos a ler, escrever um documento científico, bem como elaborar projetos de pesquisa e trabalho monográfico dentro das normas acadêmicas.

Programa:

Conceitos fundamentais sobre Conhecimento Empírico, Teológico e Filosófico. Definição de métodos e técnicas de pesquisa. Tipos de pesquisa. Elaboração do Projeto de Pesquisa. Trabalho Monográfico.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada por meio de slides. Leitura de textos.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da verificação da participação em atividades programadas e da verificação do desempenho em trabalhos.

 

Recuperação do Rendimento Acadêmico: é assegurada ao aluno, segunda chamada de avaliações e recuperação do rendimento acadêmico, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nota final igual ou superior a 7,0 (sete); ou ao aluno com faltas acima de 25% e até 50%, nas aulas presenciais ou atividades programadas, terão as faltas compensadas quando tiverem nota final igual ou superior a 8,0 (oito), mediante avaliação da coordenação do curso.

Bibliografia:

  1. BARROS, Aidil S.; LEHFELD, Neide A.S. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Pearson Makron Books, 2007.

  2. CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. São Paulo: ARTMED, 2007.

  3. KOCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2008.

  4. MARCONI; M.A.; LAKATOS, E.M. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2009.

  5. MILLER, S. M.; CORNELSEN, J. M. Normas e Padrões para teses, Dissertações e Monografias. Londrina: Eduel, 2007.

 

DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

 

Ordem

Disciplina

Carga Horária
(horas)

Titulação

Docente Responsável

DEPTO

1

Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho

20

Doutor (15)

Especialista (5)

Sueli Tavares de Melo Souza (15)

Nilton Camargo Costa (5)

DAAMB-LD

Externo

2

Higiene do Trabalho - Agentes Físicos

10

Doutor

João Paulo Camargo de Lima

DAFIS-LD

2

Higiene do Trabalho - Agentes Físicos

15

Especialista

Stéfano Shiguero Mitamura

Externo

2

Higiene do Trabalho - Agentes Físicos

10

Mestre

José Fernando Mangili Junior

Externo

2

Higiene do Trabalho - Agentes Físicos

15

Mestre

Wilson Aparecido da Silva

Externo

2

Higiene do Trabalho - Agentes Químicos

15

Doutor

Fábio Cezar Ferreira

DAQUI-LD

2

Higiene do Trabalho - Agentes Químicos

25

Mestre (5)

Especialista (20)

Wilson Aparecido da Silva (5)

Edipo Henrique da Silva (20)

Externo

2

Higiene do Trabalho – Radiações Eletromagnéticas

20

Mestre

Jancer Frank Zanini Destro

DAELE-CP

2

Higiene do Trabalho – Ventilação aplicada à Engenharia de Segurança

30

Mestre

Alexandre César Frasson

Externo

3

O Ambiente e as Doenças do Trabalho

30

Doutor

André Luis dos Santos Silva

NUAPE-LD

3

O Ambiente e as Doenças do Trabalho

20

Doutor

Claudio Takeo Ueno

DAALM-LD

4

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações - Mecânica

30

Especialista

Nilton Camargo Costa

Externo

4

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações - Elétrica

20

Mestre

José Fernando Mangili Junior

Externo

4

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações - Civil

30

Doutor

Sueli Tavares de Melo Souza

DAAMB-LD

5

Proteção Contra Incêndio e Explosões

60

Doutor

Aron Lopes Petrucci

Externo

6

Ergonomia

30

Especialista

Samuel Domiciano Tereza

Externo

7

Administração Aplicada a Engenharia de Segurança

30

Doutor

Marco Antonio Ferreira

DAENP-LD

8

Legislação e Normas Técnicas

20

Doutor

Adilson Vieira de Araújo

Externo

9

Proteção do Meio Ambiente

25

Doutor

Ricardo Nagamine Costanzi

DAAMB-LD

9

Proteção do Meio Ambiente

20

Doutor

Bruno de Oliveira Freitas

DAAMB-LD

10

Gerência de Riscos

50

Doutor

Fabiano Moreno Peres

DAEMA-LD

10

Gerência de Riscos

10

Doutor

Reginaldo Fidelis

DAMAT-LD

11

Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento

15

Mestre

Natália Ladeira Ferreira da Silva

COGERH-LD

12

Orientação para Elaboração de Laudos Técnicos

20

Especialista

Rogério Grahl

Externo

13

Metodologia da Pesquisa

30

Doutor

Alessandra Dutra Silva

DACHS-LD

14

Planificação de Emergência: Segurança em Transportes e Atendimento de Catástrofes

10

Doutor

Fábio Cezar Ferreira

DAQUI-LD

14

Planificação de Emergência: Segurança em Transportes e Atendimento de Catástrofes

10

Doutor

Maurício Moreira dos Santos

DAAMB-LD

 

Londrina, 04 de maio de 2023.

 

SUELI TAVARES DE MELO SOUZA

Coordenador do Curso

 

EDSON FONTES DE OLIVEIRA

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação - DIRPPG-LD

 

SIDNEY ALVES LOURENÇO

Diretor Geral do Campus Londrina


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SUELI TAVARES DE MELO SOUZA, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 04/05/2023, às 18:16, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDSON FONTES DE OLIVEIRA, DIRETOR(A), em (at) 04/05/2023, às 21:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIDNEY ALVES LOURENCO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 05/05/2023, às 15:16, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3426925 e o código CRC (and the CRC code) 8862F189.



 


Referência: Processo nº 23064.034616/2022-59 SEI nº 3426925